Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida: Ranger v6 4x4 1999 é boa?



Diones92
29/12/2013, 01:35
Pessoal, preciso de ajuda. Tenho já uma s10 flex rodeio 2011 que é meu xodó, mas infelizmente, devido a estradas pantaneiras péssimas, estou sendo obrigado a comprar mais uma camionete, só que desta vez 4x4, optei por ficar com 2 carros ao invés de trocar a minha por uma de maior valor 4x4. Andei vendo algumas em geral, e me deparei com uma ranger v6 a gasolina e gnv 4x4 ano 1999 cabine estendida, e com uma toyota hilux 1998 cabine simples a diesel com carroceria de madeira, um pouco mais cara. Ambas mexeram com a minha cabeça, mas ainda prefiro a ranger pelo preço comparado as demais a diesel e pelo estado de conservação!!
Gostaria de saber se alguém usa esta camionete para o serviço pesado, e se sim, o que me dizem dela? Gostaria de saber também sobre mecânica, sobre a dificuldade de encontrar peças para ela. Gostaria também de saber qual a melhor forma de erguer ela o máximo do chão, e qual o maior pneu que consigo colocar nela sem raspar muito.
No geral, gostaria de saber se colocando um snorkel nela, ela vai aguentar o repuxo no pantanal, pois as estradas são realmente feias. Não conheço ninguém que tenha para uso pesado para poder me responder.
Ela fica boa de barro se eu colocar pneus mud maiores e mais largos nela?
Quanto de peso ela aguenta carregar na carroceria? 1000kg, ou menos como a s10 flex?
Quais vocês acreditam que são os pontos negativos dessa ranger v6 4x4?
E o comércio dessa camionete? É frio ou tem muita procura?
Estou pagando R$23mil reais nela. Acreditam que o valor está alto, baixo, ou é o que vale realmente?
Estou entre comprar essa ranger ou uma hilux 1998 com carroceria de madeira, um pouco mais cara. Mas em relação a conservação a ranger é mil vezes melhor do que a Hilux, e acredito que de conforto ela também deva ser.
Gostaria que me respondessem com toda sinceridade possível.

Thiago Serpa
29/12/2013, 23:01
Boa Noite Diones!

Sou proprietário de uma V6 1998, acredito que seja a mesma mecânica (tem a repower com 210 cv, talvez pelo ano pode ser o motor da sua também). Tenho a caminhonete a cerca de três anos, sendo que há seis meses ela é meu único carro.

Mercado – Depois de vender uma ranger V6, dois sandero e um focus sedan posso te falar que tem mercado pra tudo. De todos os carros o focus sedan foi o mais chato para vender. Assim como ele a Ranger V6 tem o dono certo. Vendi essa Ranger um ano atrás mas tive que desfazer o negocio. Em 2014 se der coragem coloco ela a venda de novo.

Desempenho – o motor anda muito. Forte, patina as rodas traseiras com facilidade. O cambio tem relações longas, com isso gira baixo aproveitando bem o torque do motor. Não espere economia. Na cidade 6,5 – 7 km/l e pouco mais de 8 km/l na rodovia.

Mecanica – Até hoje não tive problemas com peças. A maioria encontrei em Campo Grande mesmo. As poucas vezes que recorri a peças de fora foi mais pela diferença de preço que qualquer outra coisa. Viva o Mercado Livre! A minha não dá muita manutenção. Paro a cada 5000 km para troca de óleo e revisão.

Onde o bixo pega:

Vou te passar as dicas que gostaria que alguém tivesse me passado:

Direção – O sistema de direção desta ranger é meio sensível. Se a bomba estiver “gemendo” no esterço do volante leve num especialista para ver antes da compra. Pode ser ar no sistema ou pode ser uma demanda de manutenção puxada com troca da caixa e da bomba. (isso aconteceu comigo). Troquei a caixa e a bomba pra nunca mais ter problemas.

Transmissão –Minha ranger tinha o sistema de roda livre a vácuo. No dia que precisei nã funcionou. Troquei pelo sistema da AVM. Simples, “barato” e eficiente. Importante verificar se tem folga na ponta de eixo dianteira para a roda livre não ser “cuspida” pra fora sozinha como aconteceu comigo.

O sistema de 4x4 da ranger é elétrico e a falta de uso costuma dar problemas. Teste se ele funciona direitinho,. A reduzida so engata com os pes na embreagem e freio.

Pneus – Atualmente estou com um jogo de BF 31 AT. Não precisei fazer nenhuma modificação. Para 33 da pra colocar, mas tende a raspar. A vantagem é que essas ranger tem rodas R15, com isso o Pneu grande fica mais barato ante os R16 e R17.

Minha Ranger não tem GNV. Alias acho que nunca viu Gás. Preste bem atenção se a instalação foi bem feita. Atente para as Luzes da injeção (Check Engine – Amarela). Se ela estiver acesa leve numa oficina para fazer o scan. Na minha todas as vezes que acendeu foi problema na bomba de combustível, mas pode ser diversas coisas entre elas o tal do “cabeçote trincado”.

Verifique o estado da embreagem. Esta caminhonete tem dois servos de embreagem hidráulica, deve ser bem macia.

Capacidade de carga da CS, 1000 kg.

Para uso fora de estrada é um bom veículo. Resistente e aguenta o tranco, mas cobra caro na hora de repor peças, como falei anteriormente. Para uso no off road, é forte. A reduzida ajuda nas horas mais difíceis, a altura ajuda muito.

Quando comprei a minha procurei uma V6 Estendida, mas não encontrei. Acabei ficando com a Cabine Simples com caçamba de sete pés.

Atualmente estou apenas com a Ranger como meu carro do dia a dia. Posso afirmar que é o carro mais legal que já tive. Carinhosamente chamada de rebocador. Hoje ela está na oficina. Tomei coragem e decidi reformar ela inteira, o famoso banho de tinta. O dono anterior tinha feito um serviço que não ficou muito legal.

Referente ao preço, R$ 23.000,00 ela tem que estar impecável de mecânica e aparência.

Diones92
30/12/2013, 02:15
Obrigado pelas dicas Thiago! Então resumindo, ela é uma boa camionete, porem de peças caras e com um comércio meio frio.
Nas estradas pesadas ela é boa pela altura do solo, mas a tração dela não é muito confiável e pode me deixar na mão por ser elétrica.
Sobre o lance da roda livre dela ser a vacuo e vc ter trocado por outro sistema eu nao entendi muito bem. Gostaria que você me explicasse melhor isso, tambem o lance da ponta de eixo e de cuspir fora a roda livre.
Sobre a capacidade de carga de 1000kg me alegra bastante, pois da minha s10 é só 600kg, e como uso pneus muito mais altos que os originais quando coloco uns 500kg os pneus já raspam muito na lataria, e a camionete já abaixa muiro a traseira.
Sobre a economia, se realmente ela fizer 6.5 na cidade e 8 na estrada com um motor forte v6 a gasolina, irei ficar muito feliz, pois ela irá fazer a mesma média que minha s10 flex faz só que um motor minúsculo 2.4.
Ainda continuo com a dúvida entre comprar essa ranger v6 4x4 cabine estendida, ou uma hilux 1998. Sei que você tem ranger, mas mesmo assim, gostaria que me respondesse, será que a ranger aguenta em estradas pesadas tanto quanto a hilux sem me deixar apé?
E a suspensão da ranger? O que você me diz? É resistente ou é fragil?
Sei que nao tem muito jeito de comparar, mas você que é proprietário de uma, acredita que essa v6 4x4 tenha mais pontos positivos ou negativos do que a diesel do mesmo ano?
Desde já agradeço.

hugocsl
30/12/2013, 11:50
O preço está o de mercado, esse carro não deve desvalorizar muito mais que isso pois já atingiu um tipo de patamar mínimo, então se vc comprar pode ser que venda pelo mesmo preço daqui a 5 anos, desde que o carro esteja em boas condições.

A suspensão dianteira é o ponto fraco, a barra de torção não aquenta muito pau e de tempos em tempos tem que trocar o embuchamento e principalmente as bieletas que vivem estourando, mas é barato de troca-las.

Esse v6 roda fácil 500 mil kms sem retifica e os 163 cavalos levam fácil 1T na caçamba. Esse motor tb se comporta muito bem no GNV, desde que bem instalado e com manutenção em dia, com cabos e velas de qualidade, se vc vacilar na manutenção vai fritar o cabeçote ai é preju na certa.

O sistema de tração desse carro é elétrico então pode dar problema no alagado, sempre mantenha ele bem lubrificado e com os conectores insolados, ou coloque um kit de tração manual, vc acha dele na internet é só pesquisar.

A manutenção é tranquila, não da muito problema não e é relativamente barato de manter....

Boa sorte com carro!

Edintruder
30/12/2013, 13:57
Esse motor costuma encrencar com o uso do GNV. Os cabeçotes trincam após um bom tempo de uso com o GNV. Consumo elevado, muito elevado na gasolina, mas tem muito torque. Eu já tive Ranger, dá bastante manutenção de suspensão dianteira, porém por ser motor a gasolina a suspensão dura mais, e embreagem, que de uma hora para outra simplesmente te deixa na mão. Eu iria de Hilux pela durabilidade, diesel e manutenção mais barata que a Ranger V6. Anda menos, mas dura muito mais.

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 22:05
É o seguinte...a galera falou tudo!

Motor com GNV é complicadinho....costuma pipocar cabeçote. Mas acho que se não abusar muito...não tem porque ter problema.

Suspensão dianteira de Ranger enche o saco mesmo mas temos que lever em conta que o V6 é mais leve que o motor diesel da Ranger....assim podemos dizer com grande segurança que a suspensão dianteira da Ranger não vai ter problema na sua mão (nisso eu discordo de você, Edin...nossas Rangers eram a diesel. Já vi gente com Ranger a gasolina que não sabe o que é problema na suspensão dianteira além do desalinhamento).

O serviço de embuchamento da suspensão dianteira da Ranger é caro e chato de ser feito, mas considerando que o V6 deve ser mais leve que qualquer motor diesel que equipou a Ranger, acho que dificilmente terá problema nesse quesito. A minha diesel precisou de 100 mil km andando em estrada ruim para dar problema.

Roda livre a melhor solução é eliminar ela. Acopla direto. Tem aqui no forum um tópico que eu mesmo criei sobre esse assunto, como desativar a RL. Não faz diferença nenhuma na Ranger. O aumento de consumo é marginal e nas versões a diesel não dá nem para dizer que o consumo aumentou.

Honestamente eu iria de Ranger, sem pestanejar. Hilux com caçamba de madeira é sinônimo de carro malhado. Ranger V6 pelo menos não costuma ser muito trabalhada. E com relação a peças, isso dai como disseram nossos colegas acima, Mercado Livre, Ebay existe para isso mesmo!

[]s

Diones92
30/01/2014, 22:25
Obrigado amigos, de verdade, as informações de vocês foram muito úteis para mim. Decidi juntar o dinheiro com a minha s10 e tirar uma camionete mais nova. Quero comprar um veículo e esquecer de mecânico por um bom tempo. E pelo jeito com nenhuma dessas eu iria conseguir. Mesmo assim, agradeço!

CaioFonseca
01/09/2015, 12:54
Fala Galera,

Estou muito afim de adquirir uma 4x4, e me apareceu uma Ford RANGER CD 4.0 v6 4x4 99, está muito linda, so o banco de couro está meio degastado, andei nela e tudo mais, parece estar bem alinhada! ouvi falar muito bem do motor V6, e li muito sobre ele, o qual é um motor muito forte, só que tem um porém, ela ja está com 200 mil km rodados e queria saber se é uma furada pegar com o alto km! SE A GALERA do forum puder me ajudar, eu agradeço!510735510736

Moisés S.M
01/09/2015, 13:56
Se a manutenção estiver em dia não é furada não.Tive 3 v6 em casa,sendo que uma ainda continua comigo...200km é pouco pra esse motor,motor pra no minimo 450 mil km.Nunca tive grandes problemas com a minha,porem sempre troquei óleo e filtro de óleo a cada 5 mil km.Essa Ranger v6 4x4 cd é um luxo na estrada,parece um sedã.

CaioFonseca
01/09/2015, 14:09
Fala Moisés! obrigado pelo retorno! eu resolvi perguntar porque todo mecânico que converso e pergunto sobre essa caminhonete, quer me fazer desistir do carro rsrs e fico com medo! mas to muito afim! a, tem outro detalhe, ele é a gás, nao sei se isso interfere na opinião rsrs vlwwww

Múcio Luiz
01/09/2015, 14:25
Caio, é uma tremenda caminhonete, ainda mais se for a XLT. Esse motor é ótimo, forte e durável. GNV você vai encontrar gente contra e a favor. Eu já tive vários carros movidos a GNV e não tive o que reclamar. Mas um detalhe: nunca comprei um carro já convertido; comprei os carros originais a gasolina ou flex e mandei fazer a conversão numa oficina de confiança. Com isso problema zero. Não tenho GNV na Explorer (SUV da Ranger) porque na minha região não tem disponível esse combustível, senão já tinha instalado. Morro com 5,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada, mas o V6 é sensacional. Pra mim, o ponto fraco da Ranger e da Explorer é a suspensão dianteira. Nada mais.

GNV é trocar filtro de ar, velas e cabos de velas anualmente ou a cada 15.000 km (o que vier primeiro) sempre de qualidade. Na Ranger/Explorer, dê preferência à velas NGK Iridium e cabos 8mm, Motorcraft, NGK ou Bosch.

Uma ajuda quanto ao GNV: http://www.oficinabrasil.com.br/avalicao-do-reparador/420-ford-ranger-americana-e-sinonimo-de-resistencia-e-alto-custo-de-manutencao

"Motor
A família de motores V6 a gasolina que equipa as Ford Ranger dos anos 90 mostra-se incrivelmente resistente de acordo com o Conselho Editorial. “É difícil se deparar até mesmo com ferrugem no líquido de arrefecimento”, afirmou Claúdio Cobeio, da Cobeio Car, empresa que atende cerca de 60 clientes (cadastrados) com o modelo. Três delas possuem respectivamente 350.000km, 400.000km e 610.000km rodados. A última citada pertence a um cliente que comercializa peças para caminhões em todo o Brasil. As três estão equipadas com GNV (gás natural veicular), visto o 4.0 aceitar muito bem o combustível.
Os 162cv de força e os 31,1 m.kgf (311 Nm) de torque a 2.750rpm, fazem do modelo um automóvel prazeroso de dirigir e valente quando carregado. Segundo o conselheiro Paulo Aguiar da Engin Engenharia Automotiva, o único “porém” é o consumo urbano, que fica na casa dos 4km/l. Na estrada a média é 7km/l. Este é o principal fator para a maioria das Ranger estarem atualmente equipadas com o combustível gás natural ou até mesmo álcool (convertida)."

[]s!

CaioFonseca
02/09/2015, 12:47
vlw Múcio! estou analisando tudo!

Neto Morruga
06/09/2015, 20:43
Cara se tiver tudo ok,digo,testa tração,motor e cambio,manda bala que uma puta caminhonete,forte,bonita,confortável
e o melhor,é uma ranger kkkkkk
E fora que este motor e um puta motor,o melhor que ja fizeram pra ranger.

Roberto Ranger V6
22/09/2015, 20:17
Tenho uma 1998 - XLT V6 - 4x4 com GNV a mais de três anos.
Este motor passa fácil os 500 mil km sem problemas, desde que as manutenções sejam realizadas em dia.
A suspensão dianteira eh o ponto fraco da Ranger, vale a pena ir a um mecânico de confiança e realizar uma vistoria nos pivos, bandejas... etc.
Assim que pegar ela de uma boa limpada na caixa de fusíveis do motor e da cabine (um WD resolve), dessa forma resolve possíveis maus contatos que por ventura venham a ocorrer.
Você tem que ter plena consciência que estará pegando uma Pick Up, e a manutenção eh mais cara se comparando com os veículos de passeio.

Espero ter ajudado!

jardels
30/09/2015, 22:48
Amigos,

Aproveitando a pergunta do Caio, o que devemos VERIFICAR quando for ver o carro. Por acaso, amanhã, vou ver uma exatamente igual: RANGER CD 4.0 v6 4x4 99.

Jardel

jardels
30/09/2015, 22:50
Caio,

Conseguiu comprar?

Jardel

Reynaldo Gomes
19/11/2015, 10:13
Thiago

tenho uma ranger 99 ja gastei quase oque paguei fiz o motor troquei cabeçotes troquei bicos injetores o maior problema e que nao achei uma mao de obra qualificada para v6 na grande maioria os caras nao sabe nem a sequencia dos cabos de vela por favor me indique uma oficina boa para levar a minha ranger ela esta falhando. muito obrigado.







Sou proprietário de uma V6 1998, acredito que seja a mesma mecânica (tem a repower com 210 cv, talvez pelo ano pode ser o motor da sua também). Tenho a caminhonete a cerca de três anos, sendo que há seis meses ela é meu único carro.

Mercado – Depois de vender uma ranger V6, dois sandero e um focus sedan posso te falar que tem mercado pra tudo. De todos os carros o focus sedan foi o mais chato para vender. Assim como ele a Ranger V6 tem o dono certo. Vendi essa Ranger um ano atrás mas tive que desfazer o negocio. Em 2014 se der coragem coloco ela a venda de novo.

Desempenho – o motor anda muito. Forte, patina as rodas traseiras com facilidade. O cambio tem relações longas, com isso gira baixo aproveitando bem o torque do motor. Não espere economia. Na cidade 6,5 – 7 km/l e pouco mais de 8 km/l na rodovia.

Mecanica – Até hoje não tive problemas com peças. A maioria encontrei em Campo Grande mesmo. As poucas vezes que recorri a peças de fora foi mais pela diferença de preço que qualquer outra coisa. Viva o Mercado Livre! A minha não dá muita manutenção. Paro a cada 5000 km para troca de óleo e revisão.

Onde o bixo pega:

Vou te passar as dicas que gostaria que alguém tivesse me passado:

Direção – O sistema de direção desta ranger é meio sensível. Se a bomba estiver “gemendo” no esterço do volante leve num especialista para ver antes da compra. Pode ser ar no sistema ou pode ser uma demanda de manutenção puxada com troca da caixa e da bomba. (isso aconteceu comigo). Troquei a caixa e a bomba pra nunca mais ter problemas.

Transmissão –Minha ranger tinha o sistema de roda livre a vácuo. No dia que precisei nã funcionou. Troquei pelo sistema da AVM. Simples, “barato” e eficiente. Importante verificar se tem folga na ponta de eixo dianteira para a roda livre não ser “cuspida” pra fora sozinha como aconteceu comigo.

O sistema de 4x4 da ranger é elétrico e a falta de uso costuma dar problemas. Teste se ele funciona direitinho,. A reduzida so engata com os pes na embreagem e freio.

Pneus – Atualmente estou com um jogo de BF 31 AT. Não precisei fazer nenhuma modificação. Para 33 da pra colocar, mas tende a raspar. A vantagem é que essas ranger tem rodas R15, com isso o Pneu grande fica mais barato ante os R16 e R17.

Minha Ranger não tem GNV. Alias acho que nunca viu Gás. Preste bem atenção se a instalação foi bem feita. Atente para as Luzes da injeção (Check Engine – Amarela). Se ela estiver acesa leve numa oficina para fazer o scan. Na minha todas as vezes que acendeu foi problema na bomba de combustível, mas pode ser diversas coisas entre elas o tal do “cabeçote trincado”.

Verifique o estado da embreagem. Esta caminhonete tem dois servos de embreagem hidráulica, deve ser bem macia.

Capacidade de carga da CS, 1000 kg.

Para uso fora de estrada é um bom veículo. Resistente e aguenta o tranco, mas cobra caro na hora de repor peças, como falei anteriormente. Para uso no off road, é forte. A reduzida ajuda nas horas mais difíceis, a altura ajuda muito.

Quando comprei a minha procurei uma V6 Estendida, mas não encontrei. Acabei ficando com a Cabine Simples com caçamba de sete pés.

Atualmente estou apenas com a Ranger como meu carro do dia a dia. Posso afirmar que é o carro mais legal que já tive. Carinhosamente chamada de rebocador. Hoje ela está na oficina. Tomei coragem e decidi reformar ela inteira, o famoso banho de tinta. O dono anterior tinha feito um serviço que não ficou muito legal.

Referente ao preço, R$ 23.000,00 ela tem que estar impecável de mecânica e aparência.[/QUOTE]

aabreu
01/12/2015, 09:29
Bom dia amigos! Espero que todos estejam muito bem?

Olha só, quem puder me ajudar eu agradeço bastante. Sempre quis comprar uma Ranger CD 4x4 V6 ano de 99 a 2001 e agora que deu uma "folguinha" no orçamento, acho que eu consigo. O que eu devo olhar?

Andei lendo algumas coisas, mas se puderem me ajudar com dicas, tenho receio dos motores V6 a gasolina por conta de terem algum problema e ter de gastar para fazer, principalmente os que são da mesma linha do Mustang. Olhei uma que esta com a luz indicadora de "Check Gage" acessa, porem a caminhonete estava com combustivel na reserva...será que é isso? O que mais posso me atentar na hora da compra? Como avaliar a tração 4x4, barulho no motor, etc?

Não pretendo colocar no barro. Quero utiliza-la com as crianças para passeio e para algumas atividades sociais que realizo.

Quem puder me ajudar com dicas ou até me indicar alguma em bom estado aqui em São Paulo, eu agradeço.

Um grande abraço a todos!

Adolfo

Marcelo Corradi
01/12/2015, 10:46
Bom dia Abreu.
A Ranger é um carrão, você vai gostar muito. Esse motor V6 então, é excelente. Sobre o check gage, provavelmente era por causa do combustível na reserva, isso faz a luz acender.
Se você quiser um carro com gnv, procure por um que a instalação tenha sido bem feita,sem gambiarras ou pegue uma sem e instale você mesmo. A tração 4x4 um bom teste é ver se ela liga e desliga bem. Se as luzes do painel acenderem e apagarem direitinho já é um bom sinal.

Vinicius Hauagge
01/12/2015, 11:01
Realmente é um baita carro... a luz provavelmente era o combustível... Além das coisas normais que se verifica no momento da compra de um carro usado (é um veículo com 15 anos de uso) leve em uma oficina e peça para passarem o scanner e verificar se há algum erro....

Marcelo Corradi
01/12/2015, 12:21
O motor não tem muito mistério, veja se o nível da água e do oleo não estão baixos, o que poderia indicar um problema. Observe se ela bate tucho, principalmente ao ligar. Se não bater, já é um bom sinal de saúde desse motor.

KevSanches
01/12/2015, 18:05
Opa, olá! Fico muito feliz por ver mais um sonho a caminho de ser realizado!
Procure, como foi dito pelo Marcelo, ligar a desligar a tração, ver se funciona tranquilo, e também andar com ela um pouco, vê se acontece algum estralo.
Dá uma olhada nos fluídos de motor, e vê como está o estado deles. Se parecem ser trocados periodicamente, ou se parecem estar velhos. E procure por excesso de lama na parte de baixo, pra saber se a caminhonete sofreu muito desaforo... Fora isso, é um puta motor, e puta caminhonete. Bem confortável na frente, e atrás bem espaçosa, na medida do possível. Espero que dê tudo certo com a compra!
E, não sei se tu está atento, mas a versão 01/02 possui motor de 210 cv, ao contrário dos outros, com 162. Para diferenciar os dois, só ver se no motor está escrito SOHC ou OHV. E, a caixa do filtro de ar do OHV é mais cônica, enquanto a do SOHC é mais quadradinha.

Thiago Serpa
02/12/2015, 08:27
Bom dia Abreu! Tive uma 1998 v6 cacamba 7 pes por 5 anos. Se servir de ajuda segue resumo:
1) numeracao do motor costuma dar problema de desgaste. Verifique a condicao desse numero no motor. Qq vistoriadora particular pode verificar.
2) essa ranger costuma dar problema na caixa de direcao. Verifique se ela faz barulho fora do normal principalmente no esterco. Se fizer "inheeee" pode ser problema na bomba e a cx de direcao costuma ir pro saco junto.
3) check gage eh alerta de combustivel. Nornak. Por precaucao passe rastreador no motor.
4) essa caminhonete vem com pneu 235 original. Cabe ate o 31 sem mexer mas isso forca os terminais de direcao. Olhe para eles com carinho.
5) se precisar trocar capriche na bomba de combustivel. Ela merece...
6) verifique se a lenta esta estavel. Acelere ate 3000 e veja se engasga. Depois repita a aceleracao com giro mais alto. Se engasgar em alta pode ser a bomba de combustivel sem pressao.
7) cuidado com rotatorias e esquinas. Um v6 somado com traseira leve e pura diversao.... kkkkkkkk