Ver Versão Completa : Tração 4x4 l200 triton
fabricionj
28/12/2013, 10:30
Tenho uma L200 Triton 11/12 3,2 aut. que quando ligo a o 4x4 h ou L a luz que indica a tração ligada, no painel, fica picando e as rodas dianteiras não tracionam. Fui na oficina colocamos no elevador e quando liga a tração o cardã dianteiro gira, mas as rodas dianteiras não rodam. No inicio achei que o problema fosse o diferencial dianteiro, mas não faz barulho nenhum tanto no 4x4 ou 4x2. Porém o diferencial dianteiro não recebe a força do cardã dianteiro. A caixa transferência esta funcionando ja que quando ligado a tração o cardã dianteiro gira. Alguma sugestão? Desde já agradeço.
Fernando Pinheiro
28/12/2013, 17:08
Fabricio,
O problema deve estar na roda livre automática. Não sei como é o sistema da Triton, mas acredito que seja semelhante ao da Pajero. No caso da Pajero, a roda livre é automática e é acionada por vácuo. Duas válvulas solenóides usam o vácuo do motor para acionar uma alavanca que liga e desliga a roda livre. Se apenas uma delas estiver queimada, não haverá força suficiente para desacoplar o sistema.
Todavia, na Pajero (e acredito também na L 200), quando o sistema falha, ocorre o acoplamento da roda livre, e a luz da tração fica piscando mesmo no 4x2, ou seja, quando ocorre algum defeito no sistema, a roda livre fica acionada para não deixar o motorista na mão. Pelo que você relata, me parece ser algum problema na roda livre, que não está acoplando por outros motivos, pois quando ocorre problema nas válvulas, a posição normal é a roda acoplada, que só desacopla com o vácuo do motor.
Levante o carro com o motor desligado, vire uma roda e veja se a oposta vira em sentido inverso. Se isto não ocorrer, então a roda livre está desacoplada.
Sds.,
Fernando Pinheiro
Marcelo-HPE
28/12/2013, 18:54
Amigo , procure pela válvulas solenoides de vácuo que acionam o atuador que fica próximo ao diferêncial dianteiro , Elas ficam proxímas ao filtro de ar presas a lataria , geralmente elas ficam com mal contato nos conectores elétricos . se tiver que substituir vc vai gastar umas 800,00 dilmas .
abs,
joao miguel kowal
28/12/2013, 20:50
nao prescisa colocar as valvulas solenoide original nao eu tenho uma l 200 HPE SPORT ano 2005 eu adaptei outra solenoide e o trem ficou bom paguei baratinho nas minhas solenoide que eu adaptei...
Fernando Pinheiro
28/12/2013, 22:38
Amigo , procure pela válvulas solenoides de vácuo que acionam o atuador que fica próximo ao diferêncial dianteiro , Elas ficam proxímas ao filtro de ar presas a lataria , geralmente elas ficam com mal contato nos conectores elétricos . se tiver que substituir vc vai gastar umas 800,00 dilmas .
abs,
Troquei as válvulas da Pajero (que acredito seja igual as da Triton), e não custou tanto assim. Acho que uns R$450,00 ou R$500,00 na Miltfort. Porém, quando o problema é na válvula solenóide a roda fica acionada permanentemente. Melhor testar as válvulas, pois acredito que o mecanismo possa estar emperrado por falta de uso, ou excesso de barro.
Sds.
Fernando Pinheiro
fabricionj
28/12/2013, 22:45
Fernando, é pra levantar o carro com motor desligado e tração no 4x4 ou 4x2? girando a roda em um sentido a outra deve girar no sentido contrario pra confirmar que esta acoplada. Obrigado.
fabricionj
28/12/2013, 22:47
Vou verificar a valvula e retorno. Obrigado.
joao miguel kowal
28/12/2013, 23:02
tenta ver se ela com o 4x4 engatado ela ta rodando o eixo cardan do 4x4
Fernando Pinheiro
29/12/2013, 03:33
Fernando, é pra levantar o carro com motor desligado e tração no 4x4 ou 4x2? girando a roda em um sentido a outra deve girar no sentido contrario pra confirmar que esta acoplada. Obrigado.
Quando as rodas livres estão desacopladas, então o diferencial não irá atuar, pois gira apenas a roda que vc estiver movimentando. Então, se vc levantar o carro em 4x2, com o motor desligado e desengatado, as rodas devem girar livre, ou seja, se vc girar uma roda a outra deverá manter-se parada. Porém, ao acionar o 4x4, com o motor ligado, mas em N, então, ao girar uma roda, a outra deverá girar em sentido contrário, pois a roda livre está acoplada.
O que achei estranho no relato, foi o não acoplamento da roda. Normalmente, quando ocorre pane nos solenóides, a roda fica acoplada. Então, se ela não estiver acoplando, ou ligaram os solenóides de forma invertida, e ai a luz do 4x4 iria piscar constantemente, pois em 4x2 o veículo estaria com a roda acoplada, ou tem barro e o acoplamento está emperrado.
Abs.
Fernando Pinheiro
fabricionj
02/01/2014, 16:09
Fernando, testei como vc explicou. Nao acopla no 4x4 nem em 4x2. Tem alguma forma de testar se as válvulas estão funcionando? ate pra saber se só umas está com defeito ou as duas. Obrigado.
Fernando Pinheiro
02/01/2014, 16:29
Fabricio,
Se não acopla, então o problema não deve ser as válvulas. Entenda: Por uma questão de garantia de que o sistema não vai deixa-lo na mão, a posição normal do sistema é acoplado. Então, quando há falha no sistema de vácuo das válvulas, a roda volta para posição acionada, e apenas com o vácuo ela desacopla. Assim, caso queime algum solenoide, as rodas acoplam e o 4x4 engata. Por isso, acho que a alavanca está emperrada por barro, ou algo mais sério está comprometendo o acionamento.
Para testar as válvulas, primeiro localize-as. Geralmente (na Pajero Sport é assim), elas ficam no cofre do motor, no para-lamas do lado do passageiro, abaixo do filtro de ar. Primeiro, teste a ligação elétrica que chega no solenoide. Para isso, ligue uma lâmpada de 12 volts. no fio que alimenta o solenoide. Ligue a chave do carro e engate ou desengate a tração 4x4 e veja se a lâmpada acende ou apaga. Se nada ocorrer com a lâmpada, então o problema já foi identificado.
Para testar os solenoides, basta fazer o teste com um multímetro para ver se eles não estão queimados, ou teste-os ligando uma lâmpada em série.
Tome cuidado com as ligações das mangueiras de vácuo, pois os solenoides trabalham de forma inversa: um aciona a tração quando está aberto, o e outro quando está fechado. Não é bicho de sete cabeças.
Para maiores esclarecimentos: Pajero flashing light fix (http://4wd.blogeasy.com/article.view.run?articleID=318776) ou procure aqui no fórum, pois o assunto já foi discutido.
Boa sorte.
Fernando Pinheiro
fabricionj
03/01/2014, 12:17
Fernando,
as válvulas estão funcionando porem não chega energia até elas. Sabe se tem como rastrear esse sensores. Obrigado.
Fernando Pinheiro
03/01/2014, 16:38
Fabricio,
No link que eu mandei você consegue ver todo o sistema da roda livre. Eu deve ter algo mais detalhado nos meus arquivos, e postarei aqui. Todavia, a falta de energia nos solenoides deverá manter a roda livre acionada e a luz verde da tração 4x4 ficará piscando (nas Pajero é assim).
Para você entender o funcionamento, consulte também: Pajero Club Brasil ? Exibir tópico - Solenoides de Vácuo (tração 4x4. 4x2 e ABS) (http://www.pajeroclub.com.br/forum/viewtopic.php?t=482) ou no nosso fórum, em http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104075-luz-indicadora-da-tracao-pajero-sport.html
Att.
Fernando Pinheiro
fabricionj
09/03/2014, 11:22
Testei recentemente e esta chegando energia nas válvulas solenoides. vou testar novas válvulas.
fabricionj
16/03/2014, 15:01
Problema resolvido,
Tive dificuldade por que ao levar no mecânico ele afirmou que não chegava energia nas válvulas. Mas seguindo as orientações do Fernando cheguei a conclusão que o problema não era na válvulas solenoides. Então, resolvi olhar o atuador e diferencial. Ao remover o sanfonado do atuador caiu uma trava que ligava o atuador ao diferencial e que fazia o atuador funcionar livre. Coloquei a trava no lugar e problema resolvido e pickup testada. Quero agradecer ao site e a todos que ajudaram opinando, em especial o Fernando Pinheiro.
Junior-L200Power
16/03/2014, 15:56
Que bom que resolveu o problema Fabricio!!
Sempre que tiver algum problema venha ao forum que tentaremos sempre ajudar!!
Parabens pela sua atitude, vc voltou aki e contou como resolveu o problema!!
Tem muitos que só vem aki pegar informação pro problema e depois somem, não contam como resolveu nem se resolveu e como foi tudo...e nós aqui do forum não gostamos disso!!
Pois a pessoa só "suga" o forum e não contribui com nada!!
Grande abraço amigo e aproveite o 4x4 agora..hehe!!
edinhosouza
18/12/2014, 13:55
Olá pessoal sou novo aqui no forum, tenho uma l200 outdoor 2007 e a tal luz do 4x4 ñ para de piscar no painel troquei as solenóides resolveu por dois meses e voltou já limpei todo o sistema testei o sensor que fica na cx reduzida e nada de resolver alguem aí pode dar uma força pro amigo aqui,ficaria muito grato.
Paulino Jack
02/06/2018, 12:34
Alguém pode me dar uma luz , minha L200 Triton está com as luzes da tração piscando mesmo desengatada no comando, quando engato para de piscar e ficar normal, verifiquei que a coifa da cápsula de vácuo está furada.
Esse pode ser o problema?
Alguém pode respinder
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