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Ver Versão Completa : Pajero sport 2.8 4m40 ano 2000



rafaelcantalice
27/12/2013, 23:13
Amigo, chego há pouco. Comprei uma Pajero Sport ano 2000 com motor 2.8 . Esse é o mei primeiro carro à Diesel e confesso que tinha muita vontade de parar na bomba e pedir para abastecer diesel. Espero ter alegrias com ela.


O carró tem 132 mil KM que não sei se são originais já que hoje em dia vemos de tudo quando o assunto é revenda mas ela anda bem de suspensão e o ex dono me pareceu ser uma pessoa séria, andei 20 km hoje com ela e parei na garagem então não deu muito tempo de namorar ela.

O couro tem algumas peças que demandam substituição e espero que o pior nela seja mesmo o couro pq sendo de classe média e comprando uma pajero velhinha já viram né!!!!

Peço aos amigos dicas de manutenção, o que devo ver, o que devo cuidar.... espero fazer amigos aqui! Obrigado a todos.

Posto fotos amanhã

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00358_zpsd86c9d3e.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00358_zpsd86c9d3e.jpg.html)

gdpraciano
28/12/2013, 10:12
Amigo, chego há pouco. Comprei uma Pajero Sport ano 2000 com motor 2.8 . Esse é o mei primeiro carro à Diesel e confesso que tinha muita vontade de parar na bomba e pedir para abastecer diesel. Espero ter alegrias com ela.


O carró tem 132 mil KM que não sei se são originais já que hoje em dia vemos de tudo quando o assunto é revenda mas ela anda bem de suspensão e o ex dono me pareceu ser uma pessoa séria, andei 20 km hoje com ela e parei na garagem então não deu muito tempo de namorar ela.

O couro tem algumas peças que demandam substituição e espero que o pior nela seja mesmo o couro pq sendo de classe média e comprando uma pajero velhinha já viram né!!!!

Peço aos amigos dicas de manutenção, o que devo ver, o que devo cuidar.... espero fazer amigos aqui! Obrigado a todos.

Posto fotos amanhã

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00358_zpsd86c9d3e.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00358_zpsd86c9d3e.jpg.html)

Parabéns, belo carro! Cuida logo de trocar as correias e óleos antes que tenha surpresas por conta disso. Dá tmb uma bela revisada na suspensão e freios! é 4x4? se for, faz tudo isso e vai pegar uma praia e posto fotos!

rafaelcantalice
28/12/2013, 14:13
Obrigado pela dica amigo. O antigo proprietário disse que trocou a corrente de comando e as correias que de fato é novinha . Como eu faço para saber se a corrente de comando foi mesmo trocada?

A suspensão está muito boa, 4 amortecedores novos e falta instalar os dois batentes superiores que o antigo dono me entregou novo também e com nota da concessionária. Me parece que a pessoa cuidava bastante do carro.

A tração eu confesso que ainda não tive coragem de acionar pelo simples fato de não saber como proceder. Vou dar uma lida no manual dela para entender o funcionamento.

Obrigado pela ajuda

Nill Ferreira
29/12/2013, 10:33
Opa amigo, bom dia...
A minha tbm e 2000, a tração dela e forte. Porém, costumo acionar com o carro embreado e abaixo dos 40km, não sei se faço certo hehe.

rafaelcantalice
29/12/2013, 10:46
Opa amigo, bom dia...
A minha tbm e 2000, a tração dela e forte. Porém, costumo acionar com o carro embreado e abaixo dos 40km, não sei se faço certo hehe.

Rapaz, também não sei se faço certo mas eu parei ela e coloquei em N já que a minha é automática.


Sabe como é né.... tudo que é desconhecido o "cabra" tem um medo danado.



Alguém sabe a pressão de trabalho da turbina dela?

rafaelcantalice
20/10/2014, 15:09
Algumas coisas aconteceram nesse tempo... seguem umas atualizações

Instalação do manimetro de pressão de turbina


http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00764_zps6b6dae3c.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00764_zps6b6dae3c.jpg.html)

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Um tempo passou e então dei um bom mole. Havia um furo num tubo que leva água da turbina para o bloco ou vice versa!!! Estava completando quase diariamente o nível pois minha mulher usava o carro e um sábado fui trabalhar com ela.... há 160 km/h lembrei de olhar para o marcador e eis que.... ferveu.

Olha o cano que rompeu.

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00958_zps01d86908.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00958_zps01d86908.jpg.html)

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O que resolvi fazer foi climpar uma mangueira de borracha envolvida com inox ( aerokip ) e então substitui uma parecida que ia para a BI e a em questão que furou

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00959_zps885c9d7b.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00959_zps885c9d7b.jpg.html)

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Foi entao que comecei a pesquisar sobre o motor e percebi dos problemas de aquecimento das pajeros e que apesar de saber que o maior influenciado era o 2.5 e não o 2.8 resolvi desmontar a parte de cima para ver como estava. A junta não queimou

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01072_zpsc7ab90fa.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01072_zpsc7ab90fa.jpg.html)

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http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00945_zpsa7df0037.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00945_zpsa7df0037.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00940_zps81faefee.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00940_zps81faefee.jpg.html)

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rafaelcantalice
20/10/2014, 15:19
Seguindo com a preventiva, aproveitei que estava tudo desmontado e resolvi mexer em bicos injetores

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/IMG-20140510-WA0021_zps1430a837.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/IMG-20140510-WA0021_zps1430a837.jpg.html)

Liguei em uma loja Bosch Car Service para ver o preço do serviço e sentar em uma trozoba enorme.

Os bicos foram restados e:

2 tinham 130 kg de pressão sendo o correto 150 kg
1 tinha 140 Kg
1 Tinha 140 Kg e travava.

Em resumo um cilindro não estava injetando diesel. Ia dar uma m***a em algum lugar, provavelmente na bomba injetora.

Todos os bicos foram desmontados, limpos, uma peça interna polida, a pressão ajustada para 150 kg, retentores trocados, remontados e testados para medir o leque, a pressão e a estanqueidade. Ficou tudo 100% e gastei absurdos R$120,00

Como cada elemento custa R$ 60,00 na próxima nem vou me dar a todo esse trabalho, vou trocar logo os elementos internos deles 4.

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00934_zpsee3f63df.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00934_zpsee3f63df.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM00937_zpsd09fb03e.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM00937_zpsd09fb03e.jpg.html)

Carro ligado e um problema apareceu. O carro não ligava na primeira partida do dia

Velas aquecedoras OK

LEvamos o carro para a Bosch Truck Service que fez os bicos.

Tiraram a bomba do lugar e constatou-se que havia ferrugem no tanque e indo de lá para a bomba. O cara me explicou um monte de coisa e dada a importancia da peça para o funcionamento do carro diesel resolvi fazer uma geral na bomba mesmo nao precisando tanto ( medo )

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01194_zps5c9be499.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01194_zps5c9be499.jpg.html)

rafaelcantalice
20/10/2014, 15:27
Quando acabou vieram uns probleminhas e umas decepções.

1º Me disseram que o sensor de velocidade da caixa estava queimado pq o carro estava demorando muito para trocar de marcha e o RPM não funcionava.

Fui lá explicar a eles o que era, onde estava e o que fazia o LPS.... eu mesmo desmontei tudo, tirei ele e ecoloquei no lugar certinho e acabou o problema da troca de marcha.

O RPM falo depois.

2º Dias depois o carro não pegava novamente pela manhã ( mesmo sintoma de antes de fazer a bomba ) retornei na Bosch.
Os caras queriam sem nem meter a mão no carro trocar o cabeçote do filtro de combustível. Um rapaz ( devia ter uns 18 anos ) foi lá para desmontar a peça enquanto o dono da oficina foi buscar a peça, o preço dela e da MO e esse rapaz verificou umas mangueiras com abraçadeiras sem pressão. Resumo... trocou a mangueira, a abraçadeira e até agora está OK.

Pergunta... será que era necessário mesmo ter feito minha bomba ou já havia essa entrada de ar? Pulga atrás da orelha e decepção com a empresa.... confiança interrompida.



O RPM que segundo eles era um problema no alternador eu verifiquei quando em casa lavando ela.

Algumas tomadas soltas e...

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01243_zpsbd943a37.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01243_zpsbd943a37.jpg.html)

Lá atrás e embaixo do lado direito a tomada solta.

RPM resolvido

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01246_zpsf4e53a1f.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01246_zpsf4e53a1f.jpg.html)

rafaelcantalice
20/10/2014, 15:32
Mecanica em dia e chega a hora de limpeza

E das boas.

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No interior muita coisa ainda para fazer para ficar como espero, comecei pelo couro.

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http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01259_zps77fdb59f.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01259_zps77fdb59f.jpg.html)

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http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01262_zpsb68671c2.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01262_zpsb68671c2.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/IMG_20140901_092134_zps1c89d05d.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/IMG_20140901_092134_zps1c89d05d.jpg.html)

rafaelcantalice
20/10/2014, 15:37
Bucha da alavanca do 4x4.

Fui verificar o estado da minha e não havia uma lá....

Vamos confeccionar uma.

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01395_zps76189ca1.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01395_zps76189ca1.jpg.html)

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http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01391_zps118b520e.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01391_zps118b520e.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01390_zps9cf645e9.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01390_zps9cf645e9.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01398_zpse2f58c95.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01398_zpse2f58c95.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01399_zps4b51a54a.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01399_zps4b51a54a.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01403_zpsf10c94cc.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01403_zpsf10c94cc.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/CAM01402_zpsbf14113b.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/CAM01402_zpsbf14113b.jpg.html)




Eis que chegamos aos dias de hoje!!!

Marcelo Schuch
20/10/2014, 20:27
Parabéns Rafael pela viatura, tive uma PS 2001 2.8, deixou saudades..... só uma dica se ferveu o motor, o liquido de arrefecimento também ferveu não refrigerando o óleo da caixa at que deve ter sofrido com o aquecimento, de uma olhada na cor do mesmo, dicas de um especialista em caixas AT que me passou, abraço e continue postando fotos da vtr.

rafaelcantalice
20/10/2014, 21:32
Parabéns Rafael pela viatura, tive uma PS 2001 2.8, deixou saudades..... só uma dica se ferveu o motor, o liquido de arrefecimento também ferveu não refrigerando o óleo da caixa at que deve ter sofrido com o aquecimento, de uma olhada na cor do mesmo, dicas de um especialista em caixas AT que me passou, abraço e continue postando fotos da vtr.


Obrigado amigo e obrigado também pela dica. O fluido da caixa do meu carro de fato estou meio preocupado pq a cor dele é clara e comprei 5 litros de castrol tqm sp3 e ele é vermelho vermelho.... tenho que comprar um filtro e fazer a troca do fluido dela. Vou fazer umas 2 trocas de 5 litros pq vai ficar misturado o fluido que está lá com o novo.

Marcelo Schuch
20/10/2014, 21:50
Amigo penso que vc abrindo o carter da caixa at para trocar o oleo e o filtro devera pegar uns 6 a 7 litros na reposição, do total de 9,5 talvez seja desnecessário executar outra troca logo, talvez andar uns 50 km (MIL) dai trocar outra vez, importante também limpar,varetar o radiador e colocar fluido original MIT, na epoca paguei 90 dilmas o galao de 4 litros (VAI 2).

rafaelcantalice
23/04/2017, 03:42
Desenterrando meu tópico..
É complicado ter um carro diesel nesse mundo e depender de mecanico. Nesse tempo tive alguns problemas, após o carro esquentar, a luz de óleo começou a piscar e então resolvi abrir a parte de baixo já que já havia feito bomba, bicos e cabeçote. Sofri com mecanico enrolando, após o carro pronto, lá estava a luz a piscar novamente. Um manometro instalado no painel constatou que a pressão de óleo está ótima e a luz seguia piscando. Problema elétrico. Não deu para ficar chateado apesar dos suados reais gastos mas a manutenção está feita e isso é o que me importa no fim.

Como tenho outros carros, deixei a pajero na mão de meu pai, bastante cuidadoso. Certo dia ele me liga dizendo que o carro morreu no meio da rua e não queria mais pegar..... ferrou... pensei na hora. Parou eu um posto e radiador seco, a água colocada quando gerava o motor na chave ia até o teto. Adeus junta.

Cabeçote na retífica outra vez, constatado que o comando estava desgastado e comprei um novo. Foi bem barato como a maioria das peças para a pajero sport 4m40.

Como já passei por boas com mecanico decidi que dessa vez quem vai fazer o serviço sou eu. Sim.. sou mexanico. na verdade brinco de carros preparados há alguns anos e tenho algum conhecimento com o assunto. Não sou totalmente leigo.. só um pouquinho!

Abrindo caminho para o trabalho

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/0319f311-5ff1-4ab4-bc0a-5687aebce6da_zpsmq7zbkg3.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/0319f311-5ff1-4ab4-bc0a-5687aebce6da_zpsmq7zbkg3.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/4fca3aa9-9a33-4391-a7fb-5c4feb5a27fe_zpsemeqhsaw.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/4fca3aa9-9a33-4391-a7fb-5c4feb5a27fe_zpsemeqhsaw.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/8b658f8d-ff6f-463f-a3df-a2b5111c151b_zpsnknekrsi.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/8b658f8d-ff6f-463f-a3df-a2b5111c151b_zpsnknekrsi.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/d668ab86-e522-4814-a9ee-209cb512dda3_zpsx4udsxwc.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/d668ab86-e522-4814-a9ee-209cb512dda3_zpsx4udsxwc.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/cfa8e74e-1990-45ef-820b-f8d15092e7c2_zpswmovyq8s.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/cfa8e74e-1990-45ef-820b-f8d15092e7c2_zpswmovyq8s.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/cf414b11-1695-4d7b-8363-55dddfc0b053_zpsdrrbqgqa.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/cf414b11-1695-4d7b-8363-55dddfc0b053_zpsdrrbqgqa.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/3f9f081b-b849-430e-8269-95fce09263ba_zpsden585ec.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/3f9f081b-b849-430e-8269-95fce09263ba_zpsden585ec.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/c3f6a2e3-6aa1-43aa-b7e3-01eb8b0ff2b0_zps9cixvrt6.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/c3f6a2e3-6aa1-43aa-b7e3-01eb8b0ff2b0_zps9cixvrt6.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/0dd09f70-c880-4ff4-92e8-b52d145dcae1_zpsleu54hmz.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/0dd09f70-c880-4ff4-92e8-b52d145dcae1_zpsleu54hmz.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/a5f2bfc0-60fd-439f-8c2a-a866e842227c_zpso5wxr4sq.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/a5f2bfc0-60fd-439f-8c2a-a866e842227c_zpso5wxr4sq.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/64337cbe-5cec-48ac-9112-04324120bcaa_zpslktjbdjo.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/64337cbe-5cec-48ac-9112-04324120bcaa_zpslktjbdjo.jpg.html)

http://i19.photobucket.com/albums/b180/8526/Carros/Pajero/93c48f5d-456a-4a0e-9a2b-246def224ec9_zpshybav5je.jpg (http://s19.photobucket.com/user/8526/media/Carros/Pajero/93c48f5d-456a-4a0e-9a2b-246def224ec9_zpshybav5je.jpg.html)


Até aqui eu decidi tirar a tampa dianteira do motor para conferir o alinhamento das engrenagens e não tem muito mistério dado que meu carro está sem os dois eixos balanceadores.

Tirei bomba de vácuo, de direção hidráulica, compressor do ar condicionado, alternador e com o carinho de dono estou fazendo a limpeza de todo o óleo que ela estava jogando para fora por má montagem anterior e manutenção de tudo o que precisa. Sem pressa. e Sem pressão.

Atualizações em breve

adalbertosousa
25/04/2017, 17:41
Parabéns. Mantenha o diário de bordo atualizado pra nós

nelsonmatos
14/06/2017, 01:05
Boa noite meus amigos, eu estou com os mesmo problemas dos demais amigos em relação a mecânico de diesel. Aqui no Rio é complicado. Rafael, esse sensor que você fala da caixa é de velocidade correto? Ele tem um bom acesso????
A minha viatura, está me dando dor de cabeça, ela começou a esquentar, aí vi que tinha um vazamento na mangueira da turbina, eu consertei até aí beleza. Como não estava andando com o carro resolvi dar uma geral da bomba injetora e a mesma estava cheio de ferrugem, eu fiz o serviço num tal de carrapicho na taquara. Mesmo assim voltou a aquecer, só que no painel. Troquei o sensor de temperatura quando comprei em janeiro/2017, como a peça é paralela eu acredito que seja a mesma. Eu já fiz o tal teste de ligar o carro sem a tampa do radiador e não joga água ao ligar, mas percebo que vai água para o reservatório de expansão, só que me parece que depois que esfria volta um pouco para o radiador. Já fiz a limpeza do radiador e coloquei a válvula termostática nova. Agora condenaram a parte elétrica do painel. rsssss

Tem algum teste especifico para saber se é cabeçote??? Lembrando que, uma mangueira fica quente e a outra quase quente, aonde vai o cavalo de água (válvula termostática). As mangueiras não ficam inchadas em nenhum momento, na minha humilde opinião estou achando que esta injetando mais diesel e com isso fazendo a mesma esquentar, semana passada não teve jeito, ela chegou no vermelho e travou la em cima, até pensei que iria fundir o motor, mas encostei o carro e coloquei no Neutro e liguei o ar condicionado, a rotação caiu quase a 500 rpm e a temperatura abaixou junto......vai entender

pedrocuba
17/07/2017, 14:56
Boa noite meus amigos, eu estou com os mesmo problemas dos demais amigos em relação a mecânico de diesel. Aqui no Rio é complicado. Rafael, esse sensor que você fala da caixa é de velocidade correto? Ele tem um bom acesso????
A minha viatura, está me dando dor de cabeça, ela começou a esquentar, aí vi que tinha um vazamento na mangueira da turbina, eu consertei até aí beleza. Como não estava andando com o carro resolvi dar uma geral da bomba injetora e a mesma estava cheio de ferrugem, eu fiz o serviço num tal de carrapicho na taquara. Mesmo assim voltou a aquecer, só que no painel. Troquei o sensor de temperatura quando comprei em janeiro/2017, como a peça é paralela eu acredito que seja a mesma. Eu já fiz o tal teste de ligar o carro sem a tampa do radiador e não joga água ao ligar, mas percebo que vai água para o reservatório de expansão, só que me parece que depois que esfria volta um pouco para o radiador. Já fiz a limpeza do radiador e coloquei a válvula termostática nova. Agora condenaram a parte elétrica do painel. rsssss

Tem algum teste especifico para saber se é cabeçote??? Lembrando que, uma mangueira fica quente e a outra quase quente, aonde vai o cavalo de água (válvula termostática). As mangueiras não ficam inchadas em nenhum momento, na minha humilde opinião estou achando que esta injetando mais diesel e com isso fazendo a mesma esquentar, semana passada não teve jeito, ela chegou no vermelho e travou la em cima, até pensei que iria fundir o motor, mas encostei o carro e coloquei no Neutro e liguei o ar condicionado, a rotação caiu quase a 500 rpm e a temperatura abaixou junto......vai entender

coloque um copo dágua no tubinho do reservatório de expansão, ligue o carro e veja se sai bolhas.

Pajero overheating problem - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NhUI8vLVN-g&t=23s)

se a junta não estiver queimada (saindo água por lá tb), 90% de chances de ser cabeçote

rafaelcantalice
15/08/2017, 11:36
Boa noite meus amigos, eu estou com os mesmo problemas dos demais amigos em relação a mecânico de diesel. Aqui no Rio é complicado. Rafael, esse sensor que você fala da caixa é de velocidade correto? Ele tem um bom acesso????
A minha viatura, está me dando dor de cabeça, ela começou a esquentar, aí vi que tinha um vazamento na mangueira da turbina, eu consertei até aí beleza. Como não estava andando com o carro resolvi dar uma geral da bomba injetora e a mesma estava cheio de ferrugem, eu fiz o serviço num tal de carrapicho na taquara. Mesmo assim voltou a aquecer, só que no painel. Troquei o sensor de temperatura quando comprei em janeiro/2017, como a peça é paralela eu acredito que seja a mesma. Eu já fiz o tal teste de ligar o carro sem a tampa do radiador e não joga água ao ligar, mas percebo que vai água para o reservatório de expansão, só que me parece que depois que esfria volta um pouco para o radiador. Já fiz a limpeza do radiador e coloquei a válvula termostática nova. Agora condenaram a parte elétrica do painel. rsssss

Tem algum teste especifico para saber se é cabeçote??? Lembrando que, uma mangueira fica quente e a outra quase quente, aonde vai o cavalo de água (válvula termostática). As mangueiras não ficam inchadas em nenhum momento, na minha humilde opinião estou achando que esta injetando mais diesel e com isso fazendo a mesma esquentar, semana passada não teve jeito, ela chegou no vermelho e travou la em cima, até pensei que iria fundir o motor, mas encostei o carro e coloquei no Neutro e liguei o ar condicionado, a rotação caiu quase a 500 rpm e a temperatura abaixou junto......vai entender


O teste da junta de cabeçote é feito por uma ferramenta específica. Procura na loja do mecanico por ela.
Quanto a estar injetando mais diesel e esquentando, é mais simples enxergar pela fumaça escura mas vale vc avaliar a regulagem dos bicos injetores e da bomba

nelsonmatos
15/08/2017, 18:37
Eu retirei o cabeçote e dei um mole, não reparei a posição dos parafusos, mas precisamente os 4 maiores...... fiz até um tópico.

soneca_ita
12/01/2019, 10:57
Bom dia amigo, pode dar umas dicas de onde começar para desmontar o console do cambio, a minha e automatica também, vou verificar a bucha da alavanca de tração. mexo um pouco com mecânica, a dificuldade é desmontar sem quebrar nadapois as vezes tem alguma trava ou parafuso escondido para melhorar o acabamento e dificultar a desmontagem. Agradeço se tiver fotos.


Bucha da alavanca do 4x4.

Fui verificar o estado da minha e não havia uma lá....

Vamos confeccionar uma.
...
Eis que chegamos aos dias de hoje!!!