PDA

Ver Versão Completa : Instalação de ar condicionado no fase 1

Carlos-Lima
27/12/2013, 22:11
Prezados colegas,

Estou estudando como adaptar um ar condicionado em um fase 1. Alguém conhece quem já tenha feito isso? Como ficou?

Agradeço a ajuda.

Carlos Lima

guilhermeabreu
28/12/2013, 10:29
Prezados colegas,

Estou estudando como adaptar um ar condicionado em um fase 1. Alguém conhece quem já tenha feito isso? Como ficou?

Agradeço a ajuda.

Carlos Lima

CARLOS LIMA

Eu tenho um F-I e coloquei ar cond. , GELA BAKARAI .

Meu motor é o MWM 2.8 usei o compressor original do motor , usei o condensador original do motor que é o da S-10 95 em diante ( na TECONOAUTO R$389,00 ) e usei a caixa evaporadora de 45.000BTUS de 6 saídas universal de micronibus ( na TECNOAUTO R$1140,00 ) , gela muito , se vc colocar a caixa evaporadora de 3 saídas 15.000BTUS vai se arrepender pq não vai gelar nada .

Se o seu motor for outro , use o compressor que tiver + condensador da S-10 e esta caixa evaporadora de 45.000BTUS não terá erro , coloquei a caixa evaporadora embaixo do painel de fora a fora do lado direito . GELA MUUUUUITO .

MaGao
28/12/2013, 20:44
Carlos,

Uso compressor de S10 também com evaporadora de microonibus volare e caixa de 18000btu.. realmente falta potência.. tem que por uma grande mesmo!

Abraços,

Carlos-Lima
29/12/2013, 00:47
Grato pela dica!!!!

jdutra
01/01/2014, 23:41
CARLOS LIMA

Meu motor é o MWM 2.8 usei o compressor original do motor , usei o condensador original do motor que é o da S-10 95 em diante ( na TECONOAUTO R$389,00 ) e usei a caixa evaporadora de 45.000BTUS de 6 saídas universal de micronibus ( na TECNOAUTO R$1140,00 ) , gela muito , se vc colocar a caixa evaporadora de 3 saídas 15.000BTUS vai se arrepender pq não vai gelar nada .

Se o seu motor for outro , use o compressor que tiver + condensador da S-10 e esta caixa evaporadora de 45.000BTUS não terá erro , coloquei a caixa evaporadora embaixo do painel de fora a fora do lado direito . GELA MUUUUUITO .

Amigo,

Teria uma foto do local de instalação da caixa evaporadora para ver como ficou?

Abraços,

Jonas

govastki
03/01/2014, 13:16
Posta fotos para vermos como ficou?

Aproveitando, quais os itens de um ar condicionado?

Ventoinha, Radiador, Compressor e Evaporadora? Tem mais alguma coisa ?

CARLOS LIMA

govastki
03/01/2014, 13:22
Amigos,

Achei esta de 30 mil, gostei do tamanho fisico, será que dá conta de um F1?

Caixa evaporadora universal 30.000 Btu 12V 5 Difusores - Cinza - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/9,caixa-evaporadora-universal-30000-btu-12v-5-difusores---cinza.aspx)

Carlos,

Uso compressor de S10 também com evaporadora de microonibus volare e caixa de 18000btu.. realmente falta potência.. tem que por uma grande mesmo!

Abraços,

guilhermeabreu
09/01/2014, 14:50
Amigo,

Teria uma foto do local de instalação da caixa evaporadora para ver como ficou?

Abraços,

Jonas

JDUTRA

Da uma olhada no FROTA4X4 no CORAÇÃO VALENTE tem fotos de como ficou lá .

guilhermeabreu
09/01/2014, 14:58
Amigos,

Achei esta de 30 mil, gostei do tamanho fisico, será que dá conta de um F1?

Caixa evaporadora universal 30.000 Btu 12V 5 Difusores - Cinza - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/9,caixa-evaporadora-universal-30000-btu-12v-5-difusores---cinza.aspx)

GOVASTKI

Tem fotos no FROTA 4X4 .

Agora a minha receita deu errado no início por insistencia do cara do ar condicionado que teimou em dizer que a caixa de 15.000BTUS ficaria boa , depois qdo eu troquei a carroceria EXIGÍ que ele colocasse a caixa de 45.000 BTUS de 6 saídas e ficou 1000% .

Agora esta de 30.000BTUS de 5 saídas pode ser que fique boa , meu irmão colocou desta no F-II dele , mas ele mora em Resende-RJ e ele não sente muito calor e ainda não usou pois o ENGESA dele esta no PLÍNIO trocando a carroceria , mas a diferença de preço é mínima e vc vai arriscar ?????? Tudo bem cada um tem o seu cada um , meu irmão é teimoso e cabeça dura , falei com ele mas ele colocou esta de 30.000 BTUS espero que ele não se arrependa , a minha receita ficou 1000% e moro num lugar que faz 41ºC no verão e ele gela muito mesmo neste tempo de 41ºC e qdo o tempo fica mais fresco nos 26ºC eu regulo no termostato e na velocidade do ventilador .

Não vale a pena vc economizar na caixa evaporadora sob o risco de passar calor no verão . Vai na receita que deu certo sem erro .

E os ítens do ar condicionado são estes que vc colocou + conecções , filtros e a mão de obra .

abmedeiros
25/06/2014, 19:31
Boa noite PessoALL

Alguém tem fotos de como ficou??
Pretendo colocar ar no meu carro também.

Abs

André
Engesa F1 86

guilhermeabreu
26/06/2014, 00:40
Boa noite PessoALL

Alguém tem fotos de como ficou??
Pretendo colocar ar no meu carro também.

Abs

André
Engesa F1 86

Como falei acima tem lá no FROTA 4X4 do CORAÇÃO VALENTE .

Lauro Paiva
26/06/2014, 11:00
CARLOS LIMA

Guilherme,

Eu tenho um javali, (que a 4 anos estou reformando,kkk) com o mesmo motor o mwm 2.8, vc poderia colocar umas fotos da instalação do seu ar condicionado????
Vai ajudar MUIIIIITTOOOOO,
OBRIGADO!!!!

Lauro Paiva
26/06/2014, 11:12
Guilherme,

Eu tenho um javali, (que a 4 anos estou reformando,kkk) com o mesmo motor o mwm 2.8, vc poderia colocar umas fotos da instalação do seu ar condicionado????
OBRIGADO!!!!

Guilherme,

Parte 2 da pergunta,kkk
Tem ar quente nessa disposição de ar condicionado que vc colocou na sua vtr?
Quero ter essa opção, pretendo, um diaaaaaa, ir a lugares frios
OBRIGADO DESDE JÁ, A PROPÓSITO LI QUASE TODOS OS POSTS SOBRE RADIADOR E SUA LUTA PARA ACERTAR o radiador certo.

abçs gélidos,kkk

guilhermeabreu
27/06/2014, 14:37
Guilherme,

OBRIGADO!!!!

LAURO PAIVA

Como falei as fotos estão no FROTA 4X4 do CORAÇÃO VALENTE .

Vicente Guimaraes
27/06/2014, 14:40
No meu coloquei tambem um kit de 45000 btus. Foi adquirido na Technoar no RJ, tem o menor preço;

Só ar gelado.

http://3.bp.blogspot.com/-EWuLPkGCGSs/U3tRuKdJcuI/AAAAAAAADHc/NgBURH_c5m8/s1600/ar.jpg

http://3.bp.blogspot.com/--qB9feAdsLo/U3tRut7EuAI/AAAAAAAADHk/nFnU3iFnsV4/s1600/ar2.jpg

guilhermeabreu
27/06/2014, 14:42
Guilherme,

Parte 2 da pergunta,kkk
Tem ar quente nessa disposição de ar condicionado que vc colocou na sua vtr?
Quero ter essa opção, pretendo, um diaaaaaa, ir a lugares frios
OBRIGADO DESDE JÁ, A PROPÓSITO LI QUASE TODOS OS POSTS SOBRE RADIADOR E SUA LUTA PARA ACERTAR o radiador certo.

abçs gélidos,kkk

LAURO PAIVA

Cara vc mora em Caravelas-BA e quer colocar ar quente só para fazer uma viagem em lugares frios uma vez na vida e outra na morte ???? Rsrsrsrsrsrsrs

Mas falando sério , como vc sabe moro em campos que é tão quente como Caravelas e não coloquei ar quente no meu ENGESA , mas se vc realmente quer colocar é só seguir a instalãção de uma S-10 que tem ar quente , não tem segredo .

E minha curiosidade : o seu JAVA não esquenta com este motor qdo el passa dos 3.000rpm ???? Se caso não esquenta , qual o radiador que vc usou ???

Abraço

Vicente Guimaraes
27/06/2014, 17:34
Tem uns aquecedores portateis que podem quebrar o galho

Aquecedor De Ambientes Portátil À Gas: Camping, Varanda.. - R$ 113,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563685696-aquecedor-de-ambientes-portatil-gas-camping-varanda-_JM)

zé dedão
27/06/2014, 18:19

Aquecedor De Ambientes Portátil À Gas: Camping, Varanda.. - R$ 113,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563685696-AQUECEDOR-DE-AMBIENTES-PORTATIL-GAS-CAMPING-VARANDA-_JM)

Muito cuidado com este tipo de aquecedor dentro do carro. Ele gera calor direto e dentro da viatura pode causar queimaduras caso encoste a perna. Cuidado também com o contato dele com os bancos. Enfim, não acho seguro o uso dentro do carro. É bom para acampamento.
Minha opinião. Respeitando as outras

Abs Fred

guilhermeabreu
28/06/2014, 00:33

Aquecedor De Ambientes Portátil À Gas: Camping, Varanda.. - R$ 113,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563685696-aquecedor-de-ambientes-portatil-gas-camping-varanda-_JM)

VICENTE

Vc quer matar o ÔME ?????????? Aquecedor a gás em ambiente fechado é morte certa , tem que ser elétrico .

guilhermeabreu
28/06/2014, 00:38
Muito cuidado com este tipo de aquecedor dentro do carro. Ele gera calor direto e dentro da viatura pode causar queimaduras caso encoste a perna. Cuidado também com o contato dele com os bancos. Enfim, não acho seguro o uso dentro do carro. É bom para acampamento.
Minha opinião. Respeitando as outras

Abs Fred

ZÉ DEDÃO

O VICENTE viajou nesta , ele só pode ter falado de sacanagem , rsrsrsrsrsrs .

Desculpe aí GRANDE VICENTE , mas é incocebível um aquecdor a gás dentro do carro , qdo escrevi minha resposta nem havia lido a do FRED , mas ele esta certo tb naquilo que falou .

LAURO PAIVA , uma viagem num lugar bem frio dentro de um ENGESA e vc todo encapotado fica BÃO DEMAIS sentir um friozinho de vez em qdo .

Mas da pra instalar sim , como falei é só seguir como é instalado na S-10 , só que vc terá um monte de mangueiras para vazar e perder água e ferver o seu motor . Vc vai procurar chifre em cabeça de cavalo .

Vicente Guimaraes
28/06/2014, 11:58
Guilherme, eu coloquei o link errado, eu me referia ao produto abaixo

Aquecedor + Ventilador El 1e00 étrico Veicular +brinde Tapa Cd Dvd R$44,99 - VIRTUALKAR | TodaOferta (http://todaoferta.uol.com.br/comprar/aquecedor-ventilador-eletrico-veicular-brinde-tapa-cd-dvd-CAMZQ6MDGW#rmcl)

468345

Zé Dedão sugiro que vc coloque seu nome completo aqui no Forum, em vez deste apelido estranho ;)

guilhermeabreu
01/07/2014, 00:24
Guilherme, eu coloquei o link errado, eu me referia ao produto abaixo

Aquecedor + Ventilador El 1e00 étrico Veicular +brinde Tapa Cd Dvd R$44,99 - VIRTUALKAR | TodaOferta (http://todaoferta.uol.com.br/comprar/aquecedor-ventilador-eletrico-veicular-brinde-tapa-cd-dvd-CAMZQ6MDGW#rmcl)

468345

Zé Dedão sugiro que vc coloque seu nome completo aqui no Forum, em vez deste apelido estranho ;)

Eu tinha certeza que vc havia se enganado na informação .

Esta aí a solução pra friaca e " baratim baratim " .

Abraço

Lauro Paiva
03/07/2014, 21:42
Esse negócio de forum é muito bom, mas ainda sou meio lento para achar as coisas...

Lauro Paiva
03/07/2014, 21:43
Obrigado pelas dicas, desculpa a demora em responder

Lauro Paiva
03/07/2014, 21:49
Caro Dr. Guilerme, esse carro está pulando de de oficina em oficina a 4 anos... peguei todo tipo de picareta, uma vez ele ficou um ano em benevides no pará e quando fui buscar o carro (na ilusão de voltar dirigindo, ele estava com a caixa de transferência rachada, o semi eixo solto, emfim voltei de cegonha do pará até aqui na Bahia.) ele não andava.
Comprei um motor novo e conheci um garoto, técnico de mecânica e que faz engenharia mecânica, muito bom agora eu espero que ele ande,kkk
Andou a poucos dias https://www.facebook.com/lauro.paiva.52/posts/239277499615151 como o senhor pode ver nesse vídeo muito mau feito por mim.
Andou um pouco e volta para a lanternagem agora e depois finalizar, ufa...

LAURO PAIVA

Cara vc mora em Caravelas-BA e quer colocar ar quente só para fazer uma viagem em lugares frios uma vez na vida e outra na morte ???? Rsrsrsrsrsrsrs

Mas falando sério , como vc sabe moro em campos que é tão quente como Caravelas e não coloquei ar quente no meu ENGESA , mas se vc realmente quer colocar é só seguir a instalãção de uma S-10 que tem ar quente , não tem segredo .

E minha curiosidade : o seu JAVA não esquenta com este motor qdo el passa dos 3.000rpm ???? Se caso não esquenta , qual o radiador que vc usou ???

Abraço

Lauro Paiva
03/07/2014, 21:53
Prezado Vicente, um senhor ar condicionado, correndo o risco de ser indiscreto, quanto a empresa lhe cobrou pela instalação?
E obrigado pelas fotografias.

No meu coloquei tambem um kit de 45000 btus. Foi adquirido na Technoar no RJ, tem o menor preço;

Só ar gelado.

http://3.bp.blogspot.com/-EWuLPkGCGSs/U3tRuKdJcuI/AAAAAAAADHc/NgBURH_c5m8/s1600/ar.jpg

http://3.bp.blogspot.com/--qB9feAdsLo/U3tRut7EuAI/AAAAAAAADHk/nFnU3iFnsV4/s1600/ar2.jpg

guilhermeabreu
04/07/2014, 00:37
Caro Dr. Guilerme, esse carro está pulando de de oficina em oficina a 4 anos... peguei todo tipo de picareta, uma vez ele ficou um ano em benevides no pará e quando fui buscar o carro (na ilusão de voltar dirigindo, ele estava com a caixa de transferência rachada, o semi eixo solto, emfim voltei de cegonha do pará até aqui na Bahia.) ele não andava.
Comprei um motor novo e conheci um garoto, técnico de mecânica e que faz engenharia mecânica, muito bom agora eu espero que ele ande,kkk
Andou a poucos dias https://www.facebook.com/lauro.paiva.52/posts/239277499615151 como o senhor pode ver nesse vídeo muito mau feito por mim.
Andou um pouco e volta para a lanternagem agora e depois finalizar, ufa...

CARO LAURO

VC já leu todo o meu tópico do CORAÇÃO VALENTE ???? Vc não vai aguentar pq são mais de 100 páginas , mas eu sofri muito e vc APENAS COMEÇOU NO SOFRIMENTO .

Infelizmente vc na minha opinião errou em reformar a lata , pois Caravelas é beira de praia e daqui a 3 anos no mpaximo estará todo podre de novo , mas na próxima reform sugiro a vc em comprar a carrceria de fibra como fiz NUNCA MAIS VOLTEI EM FUNILEIRO/LANTERNEIRO .

Não terei CUPIM DE FERRO NUNCA MAIS .

Mas o meu ar cond. é este aí que o VICENTE esta colocando no dele , ou seja o VICENTE colocou este pq ele andou no meu e gostou muito GEEEELA MESMO e vc deve colocar este tb no seu que não vai se arrepender e qto ao ar quente esquece , compra um aquecedor deste portátil que o VICENTE colocou aí e vai resolver bem no dia que vc for num lugar com neve .

Abraço

Vicente Guimaraes
04/07/2014, 00:45
Lauro, eu comprei o kit na Technoauto custou 3.000 (já vem com tudo, compressor, radiador, suportes, presilhas, anéis, mangueiras, tudo.. tudo..) a instalação esta incluída no pacote da reforma do meu Engesa.

O meu kit é idêntico mesmo ao do Guilherme, realmente gela muito.

Lauro Paiva
06/07/2014, 21:56
Obrigado Vicente, é uma boa dica.
Assim que meu java estiver andando (espero que não demore muito +/- 2 meses,kkk) Vou dar um pulinho no rio e espero fazer lá meu ar condicionado.
Gostaria que tivesse também o ar quente, se possível.
O meu motor está com o compressor instalado, será que tenho que retira-lo para viajar?
Ou fazer algo para isola-lo?
Valeu pela ajuda!!!

Vicente Guimaraes
06/07/2014, 22:25
Assim que meu java estiver andando (espero que não demore muito +/- 2 meses,kkk) Vou dar um pulinho no rio e espero fazer lá meu ar condicionado.
O meu motor está com o compressor instalado, será que tenho que retira-lo para viajar?
Valeu pela ajuda!!!

Eu acho que eles tem kits com ar quente também. Acho que vc pode viajar com o compressor sem problemas

Veja aqui neste link Kit de Ar Condicionado Automotivo (http://technoauto.com.br/)

Lauro Paiva
07/07/2014, 00:06
Valeu!!!
Muito obrigado!!!!

solanocardia
07/07/2014, 14:19
Acabei de instalar uma caixa evaporadora na mala da Camper e pensei em trocar o condensador original por um maior. Porém o original é de cobre e o técnico me falou para não trocar.
Se puder coloque um condensador de cobre ao invés de aluminio. Ele é mais resistente, mais fácil de reparar (importante para que faz trilha) e maior condutividade térmica e oxida com mais dificuldade.
Vai aí a dica.

guilhermeabreu
07/07/2014, 14:38
Valeu pela ajuda!!!

LAURO

Pode viajar com o compresor no lugar , a ÚNICA coisa que vc tem que fazer é FECHAR OS ORIFÍCIOS DE ENTRADA E SAÍDA DOS CANOS DO COMPRESSOR , ALÍ NÃO PODE ENTRAR NADA DE NADA PRINCIPALENTE ÁGUA E LAMA .

Lauro Paiva
08/07/2014, 07:04
Obrigado doutor, as saídas tem aquela tampa plástica nas entradas/saídas.
Vou ficar mais tranquilo agora!!!

guilhermeabreu
08/07/2014, 20:38
Obrigado doutor, as saídas tem aquela tampa plástica nas entradas/saídas.
Vou ficar mais tranquilo agora!!!

Além da tampa plastica que tem sugiro a vc encher tudo por fora com silicone , pq se a tampa cair com a trepidação e entrar água lama areia , vc vai perder o compressor . E silicone é baratinho .