Ver Versão Completa : Passeio Livre para Reconhecimento de Trajeto (Joanópolis a Monte Verde) 29/12/2013
Alexandre Mello
27/12/2013, 12:02
Ponto de Encontro: Posto Graal Mairiporã - Rodovia Fernão Dias Km 61,5 - Próximo ao Centro de Mairiporã
Data: 29/12/2013 (Domingo) - Horário: 09h
Rádios: VHF(146.550 MHz) TalkAbout (Canal 14 Subcanal 0)
Trajeto do Passeio: Joanópolis (Cachoeira dos Pretos) a Monte Verde (via Estradas de Terra Rurais)
Confirmados:
01 - Alexandre Mello - Tracker - São Paulo
02 - MVSEIXAS - Engesa / GV - São Paulo
03 - Cesar Gerab - TR4 - São Paulo
Cesar Gerab
27/12/2013, 22:30
Mello, já comprei meu presentinho de natal, nao sei se é bom, mas ainda nao chegou ( Cool Gadgets at the Right Price - Worldwide Free Shipping - DealExtreme (http://m.dealextreme.com/p/baofeng-1-5-lcd-5w-136-174mhz-400-470mhz-dual-band-walkie-talkie-w-1-led-flashlight-black-129389)) .. vcs acham q eu consigo sem rádio? Abraço, Cesar
MVSEIXAS
27/12/2013, 23:21
Tenho 2 rádios TalkAbout.
Levo um para vc usar domingo.
Seixas
Mello, já comprei meu presentinho de natal, nao sei se é bom, mas ainda nao chegou ( Cool Gadgets at the Right Price - Worldwide Free Shipping - DealExtreme (http://m.dealextreme.com/p/baofeng-1-5-lcd-5w-136-174mhz-400-470mhz-dual-band-walkie-talkie-w-1-led-flashlight-black-129389)) .. vcs acham q eu consigo sem rádio? Abraço, Cesar
Alexandre Mello
27/12/2013, 23:55
Muitos colegas estão utilizando estes HT's Baofeng. Instalando uma Antena Externa o alcance melhora muito.
HT de melhor custo / benefício para um rádio Dual Band.
paulo.serejo
27/12/2013, 23:58
Pessoal, postem como está o caminho. Eu ia de Defender para Monte Verde, mas forças sobrenaturais me obrigam a ir de Ecosport. Putz. Então só posso passar em trechos fáceis. Estarei por lá na segunda quinzena de janeiro. Bom passeio!
Alexandre Mello
28/12/2013, 00:31
Pessoal, postem como está o caminho. Eu ia de Defender para Monte Verde, mas forças sobrenaturais me obrigam a ir de Ecosport. Putz. Então só posso passar em trechos fáceis. Estarei por lá na segunda quinzena de janeiro. Bom passeio!
Pode deixar Paulo, iremos comentar sobre as condições das estradas por lá. Fazem 2 anos que não vou para Monte Verde, embora more próximo, pois estou no início da Fernão Dias em São Paulo.
Se estiver tranquilo e não gastarmos muito tempo por lá, verei com os colegas a possibilidade de estender o trajeto até Gonçalves (Pedra São Domingos).
Você ai em Brasília - DF está próximo de 2 locais que estou cobiçando fazer uma Expedição:
Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Estadual do Jalapão (TO).
Estou planejando atingir estes dois objetivos agora em 2014... Projetos em fase de elaboração...
Alexandre Mello
28/12/2013, 00:37
Eduardo Velo, você que está "corujando" o Tópico neste instante, enviei uma MP para você, meu camarada!
Me responda por lá, ou por aqui mesmo... O que for mais prático.
Abraços!
Cesar Gerab
28/12/2013, 12:02
Valeu, Seixas!.. Tentei pegar o TA do meu irmão mas não rolou, vai me ajudar bastante!
Mello, boa noticia que escolhi um bom custo/beneficio :D... Acho q no passeio seguinte já estarei com ele, pois o DX informa que já despachou pro Brasil...
Amanhã as 9h estarei lá.. Abraços!
PS - não consigo mandar (nem receber) MP com meus contatos pois ainda não tenho 50 msgs postadas no forum :S... Será que terei q postar 32 msgs aleatórias para chegar nas 50, rs?
Cesar Gerab
28/12/2013, 12:08
Alexandre, acho que te achei no facebook e (enquanto não posso mandar msg privada por aqui) mandei meus telefones para vc lá... Tem um homonimo seu com umas fotos com uma tracker placas DUP-xxxx lá... se não for seu perfil vai ter um carinha não entendendo nada do porquê de um cidadão mandar os telefones para ele, rs....
Cesar Gerab
28/12/2013, 12:10
@Alexandre, esqueci de dizer q o FB me avisou que minha mensagem estaria na sua pasta outros.. vc precisará clicar em Mensagens e depois em Outros para vê-la... Abraços
Eduardo Velo
28/12/2013, 14:12
Eduardo Velo, você que está "corujando" o Tópico neste instante, enviei uma MP para você, meu camarada! Me responda por lá, ou por aqui mesmo... O que for mais prático.
Abraços!
Respondi pra vc em MP ... como disse vou estar trabalhando esse fds , mas acho que se der pra vc esticar até a cach. Pedro David em SF Xavier seria um bom aproveitamento do domingo com esse solzão que ta fazendo ...
abs ...
Ponto de Encontro: Posto Graal Mairiporã - Rodovia Fernão Dias Km 61,5 - Próximo ao Centro de Mairiporã
Data: 29/12/2013 (Domingo) - Horário: 09h
Rádios: VHF(146.550 MHz) TalkAbout (Canal 14 Subcanal 0)
Trajeto do Passeio: Joanópolis (Cachoeira dos Pretos) a Monte Verde (via Estradas de Terra Rurais)
Confirmados:
01 - Alexandre Mello - Tracker - São Paulo
02 - MVSEIXAS - Engesa / GV - São Paulo
03 - Cesar Gerab - TR4 - São Paulo
Olá amigos. Vocês aceitam mais um participante? Gostaria de me unir ao grupo e participar deste passeio.
Pretendo ir com um Tracker/08 original cinza.
[ ] ´s Nório
Alexandre Mello
28/12/2013, 17:40
Olá amigos. Vocês aceitam mais um participante? Gostaria de me unir ao grupo e participar deste passeio.
Pretendo ir com um Tracker/08 original cinza.
[ ] ´s Nório
Será mais um Reconhecimento das condições das Estradas Rurais do que um Passeio. Almoçaremos em Monte Verde, local bacana para as patroas / zequinhas se distraírem com as lojas enquanto conversamos em algum bar / restaurante, tomando uns aperitivos.
Abri este Tópico depois de já ter combinado com o MVSEIXAS e o Cesar Gerab, justamente para ver se aparecia mais alguém interessado em se juntar a nós, aproveitando o último final de semana de 2013 fazendo Off Road.
Seja bem-vindo ao nosso pequeno comboio.
Alexandre Mello
28/12/2013, 17:46
Respondi pra vc em MP ... como disse vou estar trabalhando esse fds , mas acho que se der pra vc esticar até a cach. Pedro David em SF Xavier seria um bom aproveitamento do domingo com esse solzão que ta fazendo ...
abs ...
Recebi suas MP's e respondi algumas. Interessante seria combinarmos um final de semana em janeiro e fazermos o restante do reconhecimento de trajeto.
Seguir sentido São Francisco Xavier é mais interessante do que seguir sentido Gonçalves, como eu havia proposto a você.
Como nunca segui sentido SFX, preciso do auxílio de um veterano em off road, ou seja, você e o Carlão para planejarmos juntos o roteiro que você propôs por MP.
Veja um final de semana livre em janeiro e vamos juntos fazer o planilhamento do roteiro.
Alexandre Mello
28/12/2013, 17:57
Alexandre, acho que te achei no facebook e (enquanto não posso mandar msg privada por aqui) mandei meus telefones para vc lá... Tem um homonimo seu com umas fotos com uma tracker placas DUP-xxxx lá... se não for seu perfil vai ter um carinha não entendendo nada do porquê de um cidadão mandar os telefones para ele, rs....
Sou eu mesmo, inclusive alterei as fotos do Perfil e da Linha do Tempo hoje pela manhã. Ambas as fotos foram tiradas na Fazenda Terra da Mata no 1º Encontro e Exposição que ocorreu por lá dia 13/10/2013.
Não recebi nenhuma mensagem sua no Facebook. Pode enviar por e-mail para alexandremello@uninove.edu.br que lhe retorno a mensagem.
50 Posts não é nada... Em 2 semanas no máximo você consegue enviar 30 Posts apenas batendo papo após o passeio de amanhã... Depois irá virar mais um "tagarela" aqui no 4x4 Brasil...:chorandoderir:
Alexandre Mello
28/12/2013, 18:01
@Alexandre, esqueci de dizer q o FB me avisou que minha mensagem estaria na sua pasta outros.. vc precisará clicar em Mensagens e depois em Outros para vê-la... Abraços
Também não chegou nada na pasta outros... Envia para o e-mail que indiquei no Post anterior.
Ameaçou chover forte por aqui e nada... Se tiver chovido por lá amanhã teremos um pouco mais de emoção com um pouco de lama pelo caminho.
Eduardo Velo
28/12/2013, 20:05
Alexandre , o caminho pra SF Xavier é o mesmo da cach. dos pretos , é só continuar , o asfalto termina na cach. dos pretos depois é terra até SF Xavier , 5 km antes fica a cach. de Pedro David ... http://goo.gl/maps/IdOZP , da pra ir até lá e voltar pra ir pra M. Verde depois ...
https://www.google.com.br/search?q=cachoeira+pedro+david&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=xEi_UujTOtHnkAfK6oHoBA&sqi=2&ved=0CCsQsAQ&biw=1600&bih=775
abs ...
Será mais um Reconhecimento das condições das Estradas Rurais do que um Passeio. Almoçaremos em Monte Verde, local bacana para as patroas / zequinhas se distraírem com as lojas enquanto conversamos em algum bar / restaurante, tomando uns aperitivos.
Abri este Tópico depois de já ter combinado com o MVSEIXAS e o Cesar Gerab, justamente para ver se aparecia mais alguém interessado em se juntar a nós, aproveitando o último final de semana de 2013 fazendo Off Road.
Seja bem-vindo ao nosso pequeno comboio.
Obrigado Alexandre. Estarei no posto Graal às 9:00 Hs. com um Tracker cinza.
Preciso ver se meu HT ainda está funcionando pq faz mais de 1 ano que não uso.
[ ] ´s Nório Japa
Cesar Gerab
28/12/2013, 21:06
@Alexandre, mandei meus contatos por e-mail para vc... Qq problema nos falamos por celular... Abraços!
Alexandre Mello
28/12/2013, 22:43
@Alexandre, mandei meus contatos por e-mail para vc... Qq problema nos falamos por celular... Abraços!
Blz Cesar, recebi seu e-mail e respondi enviando meu celular para contato.
Se continuar a fazer este calor, um banho de cachoeira como sugeriu o Eduardo Velo será irresistível amanhã.
Alexandre Mello
28/12/2013, 22:52
Alexandre , o caminho pra SF Xavier é o mesmo da cach. dos pretos , é só continuar , o asfalto termina na cach. dos pretos depois é terra até SF Xavier , 5 km antes fica a cach. de Pedro David ... http://goo.gl/maps/IdOZP , da pra ir até lá e voltar pra ir pra M. Verde depois ...
https://www.google.com.br/search?q=cachoeira+pedro+david&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=xEi_UujTOtHnkAfK6oHoBA&sqi=2&ved=0CCsQsAQ&biw=1600&bih=775
abs ...
Edu, com este calor que está fazendo, verei com os colegas de irmos até lá e tomarmos uma ducha na cachoeira.
A intenção é explorar os caminhos por lá. Cachoeira Pedro David nunca fui até lá.
Cesar Gerab
30/12/2013, 00:07
@Alexandre e galera, obrigado pelo ótimo dia de passeio e pela ajuda e dicas!
@Seixas, obrigado pelo "aluguel" do TA.. as 100 latinhas eu pago em cerveja ou em soda diet, rs! Falando em 100 latinhas, achou a carteira?
Abraços a todos, mais uma vez muito obrigado e até a próxima!!!!!!
Alexandre Mello
30/12/2013, 09:53
Trajetos Percorridos:
Joanópolis (Pico do Lopo via Trilha do Sabão até as Rampas de Salto de Asa Delta) - 20 Km por Estradas de Terra.
Joanópolis a Monte Verde - Almoçamos na Cachoeira dos Pretos em Joanópolis - 33 Km por Estradas de Terra.
Monte Verde a Gonçalves - Degustamos Petiscos e Bebidas em Gonçalves a noite - 52 Km por Estradas de Terra.
Gonçalves a Córrego do Bom Jesus - Trecho percorrido à noite - 22 Km por Estradas de Terra.
Percurso Total por Estradas de Terra: 127 Km.
Percorremos o trajeto de Monte Verde a Gonçalves debaixo de chuva forte, impossibilitando curtir a paisagem de maneira adequada com os vidros fechados.
Gonçalves a Córrego do Bom Jesus percorremos em trecho noturno, impossibilitando também curtir a bela paisagem que se tem do topo das montanhas pelas estradas de terra rurais.
Todos os trajetos foram bem tranquilos, e podem ser percorridos facilmente por qualquer veículo 4x4 em condições originais, sem preparação alguma.
Lista dos Aventureiros neste Passeio:
01 - Alexandre Mello - Tracker - São Paulo - SP
02 - MVSEIXAS - Engesa Fase 4 - São Paulo - SP
03 - Cesar Gerab - TR4 - São Paulo - SP
04 - Nório Ota e Família - Tracker - São Paulo - SP
05 - Edgar e Zequinhas - Troller - São Paulo - SP
06 - Gwan - Camper - São Paulo - SP
Apesar de ter sido um Passeio Leve, conseguimos finalizar 2013 da melhor maneira, curtindo a Natureza e fazendo Off Road, inclusive debaixo de muita chuva em alguns trechos.
Agradecendo a todos pelo companheirismo. Não conhecia ninguém desta turma e só o que tenho a dizer é que foi bastante agradável ter passado o domingo com todos vocês.
Meus agradecimentos especiais ao Nório Ota e ao Cesar Gerab, que mesmo às 16h30 em Monte Verde resolveram se juntar a mim e percorrer mais 74 Km por Estradas de Terra. Cheguei em casa às 23h30 e os demais colegas um pouco mais tarde, por morarem mais distante da Fernão Dias.
Um forte abraço a todos e que em 2014 possamos compartilhar e curtir novas aventuras.
MVSEIXAS
30/12/2013, 18:32
Saúdo a todos que participaram do passeio, que foi muito legal!
Perdi minha carteira (tinha uns trocados e um bilhete do metro), mas ganhei novos valorosos amigos!
Cesar, pague minhas 100 latinhas, cabra!
Mello, não continuei, pois o papai fresco aqui estava atendendo a um chamado de minha princesinha Sofia!
Feliz 2014 a todos, e até a próxima!
Seixas!
Alexandre Mello
30/12/2013, 19:30
Saúdo a todos que participaram do passeio, que foi muito legal!
Perdi minha carteira (tinha uns trocados e um bilhete do metro), mas ganhei novos valorosos amigos!
Cesar, pague minhas 100 latinhas, cabra!
Mello, não continuei, pois o papai fresco aqui estava atendendo a um chamado de minha princesinha Sofia!
Feliz 2014 a todos, e até a próxima!
Seixas!
Perdeu mesmo... Estava na esperança de que você iria encontrar a carteira escondida em algum canto do Engesa...
Você só tomou Água Mineral (sem rótulo na garrafa - origem desconhecida) e Soda Limonada. Recusou minhas Heineken... Se tivesse bebido teria culpado a cerveja...
Tenho aquela foto... Não irei postar... Ficará de recordação...
E os Prisioneiros da Roda Direita Traseira, já verificou o problema?
O visual entre Monte Verde e Gonçalves é mais bacana do que entre Joanópolis e Monte Verde. Pelo menos descobrimos que existem muitas atrações pelo caminho neste reconhecimento.
Final de Janeiro teremos um próxima.
Abraços, meu camarada!
Alexandre Mello
30/12/2013, 21:42
445202
445204
445205
445207
Eduardo Velo
31/12/2013, 09:56
Belo passeio pessoal , uma pena não poder participar ...
Seixas , o engesão foi sem problemas ?? estava no S. Rogerio qdo o meu estava com problema na BI , resolveram depois de uns 15 dias indo e vindo ... rs , e o seu ficou OK ?? Ainda bem que não perdeu documentos importantes qdo perdeu a carteira ...
Essa região é muito linda , se vcs começarem a rodar por Cambuí , Paraisópolis , Gonçalves , Costas , S. Mateus , Monte Verde ... deixa pra outra oportunidade subir a Pedra de S. Domingos , perto de Costas , Cach. Pedro David , perto de SFX , muitas cachoeiras no triangulo entre C. do Bom Jesus , Paraisópolis e Gonçalves ... o que não tem nessa região é hospedagem boa com preço bom , são caras e todas são ruins pelo preço , pq cobram como hotel 5 estrelas e nem 1/2 estrela ganhariam ... rs , deveriam cobrar pelo que são ... , por isso conheci muito essa região fazendo bate e volta muitos finais de semana desde os anos 90 ...
Boa passagem de ano a todos , 2014 com muito barro , poeira , erosões e pedras soltas pelo caminho ...
ABS ...
445202
445204
445205
445207
As fotos ficaram muito boas Alexandre. Realmente o passeio foi ótimo, com S. Pedro colaborando com chuva durante uma boa parte do percurso. Fiquei impressionado com seu conhecimento das trilhas da região, parabéns e obrigado pela excelente companhia e por compartilhar suas experiências.
Cesar a sua estreia no offroad foi da melhor forma possível e tenho certeza que daqui pra frente vc nem vai mais pensar se aventurar com seu Stilo ou qq 4x2 pelas buraqueiras por ai. Quando eu for fazer uma trilha média de Jeep vou tentar arranjar uma vaga de Zequinha para vc com algum amigo, pois meus dois filhos já tem vaga reservada no meu Jeep.
Pena que o Seixas, Edgar e Gwan não puderam fazer a parte noturna com muita chuva, mas o Seixas, como Pai Fresco já foi um herói por ter conseguido Alvará para o dia.
Agradeço a todos pelo excelente dia e tomara que possamos realizar muitos passeios em 2.014.
[ ] ´s Nório
Paulo, o acesso para Monte Verde está totalmente asfaltada. A maioria das estradas de terra que levam a algumas atrações da região podem ser feitas com qualquer veiculo 4x2. Com chuva acredito que carros com tração dianteira podem enroscar.
[ ] ´s
Nório
paulo.serejo
31/12/2013, 15:17
Paulo, o acesso para Monte Verde está totalmente asfaltada. A maioria das estradas de terra que levam a algumas atrações da região podem ser feitas com qualquer veiculo 4x2. Com chuva acredito que carros com tração dianteira podem enroscar.
Alexandre e JeepOta
Valeu pelas informações! Vou passear com cuidado, pois estarei com minha mulher e filhos. Se a coisa engrossar, faço meia volta e vou pro boteco mais próximo...
Quando vier para as bandas de cá, Alexandre, me avisa. Até hoje não conheço o Jalapão. A Chapada dos Veadeiros é muito bacana. E ao norte dela está a cidade de Cavalcante, que tem pousadas e muitas cachoeiras. No caminho pra lá você passa pelo ponto plano mais alto do Brasil. Vale uma foto.
Abraços e Feliz 2014 para todos!
Paulo
Alexandre Mello
01/01/2014, 23:52
Alexandre e JeepOta
Valeu pelas informações! Vou passear com cuidado, pois estarei com minha mulher e filhos. Se a coisa engrossar, faço meia volta e vou pro boteco mais próximo...
Quando vier para as bandas de cá, Alexandre, me avisa. Até hoje não conheço o Jalapão. A Chapada dos Veadeiros é muito bacana. E ao norte dela está a cidade de Cavalcante, que tem pousadas e muitas cachoeiras. No caminho pra lá você passa pelo ponto plano mais alto do Brasil. Vale uma foto.
Abraços e Feliz 2014 para todos!
Paulo
Se vocês curtem Trekking em Montanhas, vale a pena passar 2 ou 3 dias em Monte Verde para subir aos Picos pelas trilhas. Se o dia estiver ensolarado, o visual de cima das montanhas é muito bacana. Entretanto, tem que ter disposição para caminhar, pois as subidas são íngremes e variam de nível entre os Picos da região.
Agora se vocês curtem chegar ao topo das Montanhas de carro, então é melhor conhecerem Gonçalves e chegarem ao topo dos Picos de carro, além de curtirem as Cachoeiras da Região.
Como o Nório lhe disse, as Estradas de Terra estão tranquilas de se transitar por elas. Além disso, sempre passam alguns veículos e no caso de algum problema, certamente terá alguém para ajudar.
Pretendo tirar férias e conhecer Chapada dos Veadeiros, incluindo a cidade de Cavalcante - GO que você sugeriu, mais o Parque Estadual do Jalapão. Assim que meus planos começarem a ganhar forma, entrarei em contato contigo para fazermos alguns trechos juntos.
Abraços!
Alexandre Mello
02/01/2014, 00:06
As fotos ficaram muito boas Alexandre. Realmente o passeio foi ótimo, com S. Pedro colaborando com chuva durante uma boa parte do percurso. Fiquei impressionado com seu conhecimento das trilhas da região, parabéns e obrigado pela excelente companhia e por compartilhar suas experiências.
Cesar a sua estreia no offroad foi da melhor forma possível e tenho certeza que daqui pra frente vc nem vai mais pensar se aventurar com seu Stilo ou qq 4x2 pelas buraqueiras por ai. Quando eu for fazer uma trilha média de Jeep vou tentar arranjar uma vaga de Zequinha para vc com algum amigo, pois meus dois filhos já tem vaga reservada no meu Jeep.
Pena que o Seixas, Edgar e Gwan não puderam fazer a parte noturna com muita chuva, mas o Seixas, como Pai Fresco já foi um herói por ter conseguido Alvará para o dia.
Agradeço a todos pelo excelente dia e tomara que possamos realizar muitos passeios em 2.014.
[ ] ´s Nório
Grande Nório...
A última vez que passei por aqueles itinerários que fizemos, foi há 2 anos atrás... O objetivo do Passeio foi justamente fazer um Reconhecimento das Condições das Estradas de Terra. Infelizmente, não tivemos tempo de visitarmos Cachoeiras e de subirmos em alguns Picos como a Pedra São Domingos e a Cachoeira Pedro David, locais muito bacanas.
Entretanto, apesar da chuva, foi possível apreciar alguns locais bacanas como o Pico do Lopo, almoçarmos na Cachoeira dos Pretos e uma visita a vila de Monte Verde, distrito de Camanducaia - MG.
Pretendo fazer um retorno a região, com visitação a alguns pontos onde não pudemos ir, em um comboio maior.
Fiquei chateado por ter acabado a bateria do seu HT... Você "modulou" pouco durante todo o passeio e no retorno a São Paulo, quando começamos a conversar e o papo estava bom... A bateria do HT arriou... É a "Lei de Murphy" em ação...
Eduardo Velo
02/01/2014, 07:40
Pessoal , comprei HT Baofeng com eliminador pra auto , vale pena ter um desses de reserva , consegue usar com o eliminador na boa ... o outro HT que tenho é o GP 78 que a gente consegue falar carregando , uso um conversor de 12V cc / 120V ac pra carregar e não interferir na comunicação ... , mas esse Baofeng UV/5R é melhor pra conversar carregando ...
Rádio Comunicador Ht - Baofeng Uv-5r Dual Band Com Ptt Fone - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531230225-radio-comunicador-ht-baofeng-uv-5r-dual-band-com-ptt-fone-_JM)
Baofeng Eliminator Bateria De Carro Para Uv-5r + Frete Grati (Carregadores e Baterias) a BRL 60 em PrecioLandia Brasil (8h65ef) (http://www.preciolandia.com/br/baofeng-eliminator-bateria-de-carro-para-8h65ef-a.html)
Alexandre Mello
02/01/2014, 10:26
Velo, esse HT Baofeng UV-5R já se tornou popular entre os colegas aqui do Fórum 4x4 Brasil. Cesar Gerab está esperando o dele chegar. Um HT com Carregador Veicular é fundamental. A bateria desses HT's tem autonomia muito baixa. Como as vezes começo a "tagarelar" demais, optei por um Rádio Fixo.
O "Japa" conversou pouco durante todo o passeio e no retorno a SP, quando minha "Patroa" já estava cochilando e a Rodovia entediante com a chuva, começamos a usar bastante o rádio, foi quando a bateria do HT dele arriou e seguimos em comboio, 3 viaturas isoladas, sem comunicação, apenas pelo visual dos retrovisores, muito chato.
Eduardo Velo
02/01/2014, 13:29
Cachoeira dos Pretos é muito bacana , mas olha o que aconteceu ...
G1 - Adolescente morre após cair de uma altura de 75 metros em Joanópolis - notícias em Vale do Paraíba e Região (http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/12/adolescente-morre-apos-cair-de-uma-altura-de-75-metros-em-joanopolis.html)
Como a gente gosta muito de ir pra cachoeiras e represas nessa época , temos que redobrar a atenção ...
Tinha um PY fixo , mas acabei achando melhor ficar com o HT pq as conversas são sempre próximas ... e saindo do carro ele fica comigo e da pra continuar conversando ...
Qdo vão pra esses lados novamente ??
MVSEIXAS
02/01/2014, 14:41
Mello, boa tarde.
Inicialmente, gostaria de dizer em minha defesa, que a água mineral, pelo menos, não é a bonafont! A origem é de Águas de Lindóia!
A Soda limonada estava beeeeemmm gelada, mas não tenho defesa para a recusa das Heineken...
Sobre a foto, para que a mesma não pare no Jornal Nacional (ou mesmo no Datena), pode envia-la para o meu email: mvseixas@yahoo.com.br?
Sobre os prisioneiros - atuais foragidos, irei levar ao mecânico já na próxima semana para "recapiturá-los".
Espero na próxima poder fazer o roteiro inteiro, e também com a companhia de todos, incluindo nosso camarada Eduardo Velo!
Abraços para vc também, meu camarada!
Perdeu mesmo... Estava na esperança de que você iria encontrar a carteira escondida em algum canto do Engesa...
Você só tomou Água Mineral (sem rótulo na garrafa - origem desconhecida) e Soda Limonada. Recusou minhas Heineken... Se tivesse bebido teria culpado a cerveja...
Tenho aquela foto... Não irei postar... Ficará de recordação...
E os Prisioneiros da Roda Direita Traseira, já verificou o problema?
O visual entre Monte Verde e Gonçalves é mais bacana do que entre Joanópolis e Monte Verde. Pelo menos descobrimos que existem muitas atrações pelo caminho neste reconhecimento.
Final de Janeiro teremos um próxima.
Abraços, meu camarada!
Boa tarde pessoal. Tenho meu HT Icon v68 há mais de 10 anos e já comprei usado. Por ficar muito tempo sem uso, está falhando algumas vezes e quando percebia que ninguém modulava por algum tempo, eu desligava e ligava novamente. Ai voltava a funcionar. Levei bateria reserva mas na hora não funcionou. Estou pensando em instalar um fixo, mas preciso que seja possível usar tanto no Tracker como no CJ5. Alguém sabe quem faz a instalação?
[ ]´s
Nório
ecoperegrino
02/01/2014, 18:57
Nao sei se vale a pena ficar baldeando radio fixo de uma viatura para outra.
Vc vai precisar de 2 suportes . Duas antenas, dois cabos, etc.
MVSEIXAS
02/01/2014, 19:49
O nº 611 da Sta. Efigênia é uma galeria, em que a maioria das lojas é especializada em rádios HT, PX, etc...
Comprei meus rádios com a segunda loja do lado esquerdo.
Abs.
Seixas
Boa tarde pessoal. Tenho meu HT Icon v68 há mais de 10 anos e já comprei usado. Por ficar muito tempo sem uso, está falhando algumas vezes e quando percebia que ninguém modulava por algum tempo, eu desligava e ligava novamente. Ai voltava a funcionar. Levei bateria reserva mas na hora não funcionou. Estou pensando em instalar um fixo, mas preciso que seja possível usar tanto no Tracker como no CJ5. Alguém sabe quem faz a instalação?
[ ]´s
Nório
O nº 611 da Sta. Efigênia é uma galeria, em que a maioria das lojas é especializada em rádios HT, PX, etc...
Comprei meus rádios com a segunda loja do lado esquerdo.
Abs.
Seixas
Boa tarde Seixas. Comprei meu HT lá mesmo, não me lembro em qual loja porque faz muito tempo. Há uns dois anos passei por lá e perguntei em várias lojas se alguém fazia instalação em jipes mas ninguém fazia. Me indicaram um lugar na Duque de Caxias e fui lá mas o cara tinha mudado.
Ecoperegrino, como pretendo usar o fixo nas duas viaturas, alternadamente, vou precisar ter 2 antenas, cabos, etc... porém pretendia ter apenas um radio.
Cesar Gerab
02/01/2014, 23:03
[ ] ´s Nório
Valeu Nório! Com a ajuda de vcs ficou mais sussa ainda... Acho que não estou sendo prematuro quando digo que a partir de agora "ao menos" um 4x4 na garagem vou ter sempre... Mesmo na terra batida senti a diferença entre meu valente Stilo (e o antecessor Corsa) e a viatura nova...
Agradeço a predisposição pra me encaixar de zequinha por aí.. tenho certeza q preciso passar pela experiência de pelo menos uma trilha mais pesada na vida ;)...
Um excelente 2014 a todos e que venham os novos passeios!
Abraços, Cesar
paulo.serejo
03/01/2014, 19:27
Se vocês curtem Trekking em Montanhas, vale a pena passar 2 ou 3 dias em Monte Verde para subir aos Picos pelas trilhas. Se o dia estiver ensolarado, o visual de cima das montanhas é muito bacana. Entretanto, tem que ter disposição para caminhar, pois as subidas são íngremes e variam de nível entre os Picos da região.
Agora se vocês curtem chegar ao topo das Montanhas de carro, então é melhor conhecerem Gonçalves e chegarem ao topo dos Picos de carro, além de curtirem as Cachoeiras da Região.
Como o Nório lhe disse, as Estradas de Terra estão tranquilas de se transitar por elas. Além disso, sempre passam alguns veículos e no caso de algum problema, certamente terá alguém para ajudar.
Pretendo tirar férias e conhecer Chapada dos Veadeiros, incluindo a cidade de Cavalcante - GO que você sugeriu, mais o Parque Estadual do Jalapão. Assim que meus planos começarem a ganhar forma, entrarei em contato contigo para fazermos alguns trechos juntos.
Abraços!
ok. Alexandre,
fico na escuta.
abs.
Fala Pessoal, td bem?
Alguém fez a trilha do sabão recentemente pra falar como está? Esse trecho de Monte Verde até Joanópolis / Cachoeira dos Pretos fiz no dia do ano novo pq tava em em MV e aproveitei pra conhecer a cachoeira tb, é muito tranquilo o trecho, inclusive fiz de carro normal ele sem problema algum, nem uma raspadinha embaixo pra dizer que teve emoção.....kkkk
Abs.
Alexandre Mello
04/01/2014, 11:27
Fala Pessoal, td bem?
Alguém fez a trilha do sabão recentemente pra falar como está? Esse trecho de Monte Verde até Joanópolis / Cachoeira dos Pretos fiz no dia do ano novo pq tava em em MV e aproveitei pra conhecer a cachoeira tb, é muito tranquilo o trecho, inclusive fiz de carro normal ele sem problema algum, nem uma raspadinha embaixo pra dizer que teve emoção.....kkkk
Abs.
Fizemos sim. Dá uma olhada no Post #23 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/132566-passeio-livre-para-reconhecimento-de-trajeto-joanopolis-monte-verde-29-12-2013-a-2.html#post2064181) em que fiz um resumo dos trajetos percorridos.
A intenção do comboio foi de fazer Passeio Leve, portanto, evitamos caminhos mais complicados. Até porque haviam 2 veículos originais (TR4 e Tracker) e saímos na intenção de apreciar trechos de Estradas de Terra, sem comprometer nenhum dos veículos.
Se fossemos fazer trilhas, teria aberto Tópico na Seção de "Trilhas" e não de "Passeios".
Fernando Pinheiro
04/01/2014, 12:21
Trajetos Percorridos:
Joanópolis (Pico do Lopo via Trilha do Sabão até as Rampas de Salto de Asa Delta) - 20 Km por Estradas de Terra.
Joanópolis a Monte Verde - Almoçamos na Cachoeira dos Pretos em Joanópolis - 33 Km por Estradas de Terra.
Monte Verde a Gonçalves - Degustamos Petiscos e Bebidas em Gonçalves a noite - 52 Km por Estradas de Terra.
Gonçalves a Córrego do Bom Jesus - Trecho percorrido à noite - 22 Km por Estradas de Terra.
Percurso Total por Estradas de Terra: 127 Km.
Percorremos o trajeto de Monte Verde a Gonçalves debaixo de chuva forte, impossibilitando curtir a paisagem de maneira adequada com os vidros fechados.
Gonçalves a Córrego do Bom Jesus percorremos em trecho noturno, impossibilitando também curtir a bela paisagem que se tem do topo das montanhas pelas estradas de terra rurais.
Todos os trajetos foram bem tranquilos, e podem ser percorridos facilmente por qualquer veículo 4x4 em condições originais, sem preparação alguma.
Lista dos Aventureiros neste Passeio:
01 - Alexandre Mello - Tracker - São Paulo - SP
02 - MVSEIXAS - Engesa Fase 4 - São Paulo - SP
03 - Cesar Gerab - TR4 - São Paulo - SP
04 - Nório Ota e Família - Tracker - São Paulo - SP
05 - Edgar e Zequinhas - Troller - São Paulo - SP
06 - Gwan - Camper - São Paulo - SP
Apesar de ter sido um Passeio Leve, conseguimos finalizar 2013 da melhor maneira, curtindo a Natureza e fazendo Off Road, inclusive debaixo de muita chuva em alguns trechos.
Agradecendo a todos pelo companheirismo. Não conhecia ninguém desta turma e só o que tenho a dizer é que foi bastante agradável ter passado o domingo com todos vocês.
Meus agradecimentos especiais ao Nório Ota e ao Cesar Gerab, que mesmo às 16h30 em Monte Verde resolveram se juntar a mim e percorrer mais 74 Km por Estradas de Terra. Cheguei em casa às 23h30 e os demais colegas um pouco mais tarde, por morarem mais distante da Fernão Dias.
Um forte abraço a todos e que em 2014 possamos compartilhar e curtir novas aventuras.
Alexandre,
Vc. tem o mapa do percurso para que eu possa fazer este passeio? Tenho GPS Garmin, ou pode ser pelo Google.
Grato,
Fernando Pinheiro
Oi Alexandre, não precisa ficar ofendido ou sair dando lição de como usar o fórum. Foi apenas uma pergunta pra obter informações desse trecho que eu não conheço, apenas queria saber se há algum nível de dificuldade ou é apenas uma estradinha de terra como a de Monte Verde a Joanópolis.
Ah pelas fotos eu vi a Camper em MV passando pela avenida enquanto estava andado por lá.
E realmente é uma região muito bonita para se passear com a família e tirar muitas fotos, que tiver a oportunidade de subir nas pedras em MV e pegar o céu aberto vai ter uma bela vista.
Feliz Ano Novo a todos.
tBueno, se vc fizer a "trilha" do sabão sentido Joanópolis a Extrema de 4x2 sem chuva vai sentir um pouco de emoção em apenas um ou dois trechos em subida. Se chover, só com 4x4.
Uma opção para vc percorrer o mesmo trecho com 4x2 com chuva seria sentido Extrema a Joanópolis, pois a subida por Extrema é asfaltada e o trecho "sabão" para Joanópolis vc fará descendo, tipo tobogã. Todo o percurso é sinalizado e não tem como se perder.
Nório
tBueno, se vc fizer a "trilha" do sabão sentido Joanópolis a Extrema de 4x2 sem chuva vai sentir um pouco de emoção em apenas um ou dois trechos em subida. Se chover, só com 4x4.
Uma opção para vc percorrer o mesmo trecho com 4x2 com chuva seria sentido Extrema a Joanópolis, pois a subida por Extrema é asfaltada e o trecho "sabão" para Joanópolis vc fará descendo, tipo tobogã. Todo o percurso é sinalizado e não tem como se perder.
Nório
Valeu Nório, qq dia que tiver a toa vou pegar a patroa e dar uma volta por lá pra conhecer, acha que vale a pena o visual da região pela trilha do sabão?
Normalmente eu gosto de viajar com meu Samuca, só não fui dessa vez pq depois da última brincadeira tá precisando de uma revisão (e não deu tempo ainda), provavelmente trocar os rolamentos que ficam na frente por conta da quantidade de lama que passamos, e tá fazendo um barulho, além de uma regulada básica no freio traseiro pq tambor e lama não são muito amigos....hehehe
Ter um 4x4 é ser feliz, mesmo que ele te deixe pobre.....kkkkkk
Abs.
tBueno, considerando que é relativamente perto da Gde. S. Paulo, com certeza vale o passeio, tanto pelo visual das cidades de Joanópolis e região na primeira rampa e Extrema na segunda rampa, como pela trilha do sabão. O problema é que sem chuva no sabão não tem emoção, mas se chover provavelmente o pico do Lopo estará coberto pela neblina, o que prejudicará o visual.
Alexandre Mello
05/01/2014, 15:48
Alexandre,
Vc. tem o mapa do percurso para que eu possa fazer este passeio? Tenho GPS Garmin, ou pode ser pelo Google.
Grato,
Fernando Pinheiro
Na Wikiloc Wikiloc - Joanópolis - Rampa salto Asa Delta trilha - Joanópolis, São Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4099120) tem o trajeto da "Trilha do Sabão" que termina nas Rampas de Salto de Asa Delta.
De Joanópolis (Cachoeira dos Pretos) a Monte Verde, o trajeto é bem sinalizado, basta seguir as placas pelas Estradas de Terra.
De Monte Verde a Gonçalves a sinalização nas Estradas de Terra é mais precária. No trecho do "Circuito dos Romeiros", existe boa sinalização, mas quando chega a bifurcação após uns 25 Km por Estradas de Terra sentido Gonçalves, a sinalização desaparece. Encontrei alguns moradores locais com os quais fui obtendo informações de quais caminhos deveria seguir.
Neste "Reconhecimento de Trajeto" o percurso foi bastante longo como você observou (127 Km). No caso de você querer conhecer a região, comece devagar, fazendo primeiro a "Trilha do Sabão" e o trecho "Cachoeira dos Pretos a Monte Verde".
Minha intenção é refazer este trajeto, cortando algumas partes agora em Janeiro, juntamente com outros camaradas aqui do Fórum 4x4 Brasil e do Facebook. Se estiver a fim, sinta-se convidado a nos acompanhar. Em comboio o Passeio fica sempre mais agradável e mais seguro.
Abraços!
Alexandre Mello
05/01/2014, 15:57
Boa tarde Seixas. Comprei meu HT lá mesmo, não me lembro em qual loja porque faz muito tempo. Há uns dois anos passei por lá e perguntei em várias lojas se alguém fazia instalação em jipes mas ninguém fazia. Me indicaram um lugar na Duque de Caxias e fui lá mas o cara tinha mudado.
Ecoperegrino, como pretendo usar o fixo nas duas viaturas, alternadamente, vou precisar ter 2 antenas, cabos, etc... porém pretendia ter apenas um radio.
Nório, se precisar de equipamentos ou acessórios para radiocomunicação, neste mesmo endereço que você mencionou (Rua Santa Ifigênia, 611 - Centro) tem o Box da Loja Bravo Victor. Procura pelo Rafael / Gilson / Dan, que os caras são bons de negócio. Conheço eles há vários anos de radioamadorismo, principalmente o Rafael.
Costumo comprar equipamentos e acessórios com eles sempre que preciso. Fica ai a dica.
Fernando Pinheiro
05/01/2014, 16:23
Na Wikiloc Wikiloc - Joanópolis - Rampa salto Asa Delta trilha - Joanópolis, São Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4099120) tem o trajeto da "Trilha do Sabão" que termina nas Rampas de Salto de Asa Delta.
De Joanópolis (Cachoeira dos Pretos) a Monte Verde, o trajeto é bem sinalizado, basta seguir as placas pelas Estradas de Terra.
De Monte Verde a Gonçalves a sinalização nas Estradas de Terra é mais precária. No trecho do "Circuito dos Romeiros", existe boa sinalização, mas quando chega a bifurcação após uns 25 Km por Estradas de Terra sentido Gonçalves, a sinalização desaparece. Encontrei alguns moradores locais com os quais fui obtendo informações de quais caminhos deveria seguir.
Neste "Reconhecimento de Trajeto" o percurso foi bastante longo como você observou (127 Km). No caso de você querer conhecer a região, comece devagar, fazendo primeiro a "Trilha do Sabão" e o trecho "Cachoeira dos Pretos a Monte Verde".
Minha intenção é refazer este trajeto, cortando algumas partes agora em Janeiro, juntamente com outros camaradas aqui do Fórum 4x4 Brasil e do Facebook. Se estiver a fim, sinta-se convidado a nos acompanhar. Em comboio o Passeio fica sempre mais agradável e mais seguro.
Abraços!
Valeu Alexandre, grato pela resposta e pleno convite. Realmente, indo em comboio é mais seguro, mas nem imaginava ir sozinho. Me avisa quando vc pretende ir que me programo. Minha proposta e de passeios off road.
Abs.,
Fernando Pinheiro
Eduardo Velo
05/01/2014, 17:27
Alexandre , nesse site que vc colocou tem o caminho que passa pela cach. dos pretos e segue pra SFXavier ... Wikiloc - Turma4x4.com.br - 4x4 Joanópolis - Cachoeira dos Pretos - São Francisco Xavier [0017] trilha - Joanópolis, São Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=708049) .
Esses passeios pelos morros são mais comuns no inverno , achei legal estarem comentando agora no verão pq fica bom ir a noite em qqer desses picos , até na Pedra Grande ou Pedra de S. Domingos ...
Fernando , fui muitas vzs sozinho da cach. dos pretos até M. Verde , pode ir se quiser pq esse caminho é bem frequentado , sempre tem carros passando , ia de Fiesta 1.0 sem nenhum problema ...
Alexandre , qdo vão marcar o passeio ??
Fernando Pinheiro
05/01/2014, 21:12
Eduardo,
Valeu. Eu já estive na Cachoeira dos Pretos, mas fui pelo asfalto, e a ida para Monte Verde ficou só na vontade. Mas gostaria de conhecer outros passeios por lá, mas coisa leve para não apavorar a mulherada.
Sds.
Fernando Pinheiro
guinhote
07/01/2014, 08:34
Cesar, bom dia.
Sabe informar se esse radio tem carregador veicular, ou quanto tempo aproximadamente dura a bateria?
Valeu.
Horacio Teles
07/01/2014, 22:02
Eu tenho um rádio desse (Baofeng). A bateria dura muito (passa o dia ligado, falando, que até esquece). Tem carregador veicular sim. Eu não comprei. Tudo isso está disponível na DX. Se tiver sorte, chega sem taxas. O meu chegou. Outros colegas que compraram na mesma época, pagaram taxas variadas. Coisas de BR.
Cesar, bom dia.
Sabe informar se esse radio tem carregador veicular, ou quanto tempo aproximadamente dura a bateria?
Valeu.
Cesar Gerab
08/01/2014, 01:01
Marcos, o meu ainda não chegou, mas tb (assim como o Horacio) n procurei carregador veicular... tenho acompanhado os correios e minha encomenda ainda está do outro lado do mundo... quando chegar te falo se sera taxada (acho q nao pois paguei 40 doleta... e ja comprei telefone celular bem mais caro sem ser taxado...) abraços!
guinhote
08/01/2014, 08:31
Valeu Horacio e Cesar.
Comprei um na DX também. Aproveitei e comprei um eliminador de bateria pra carro... 8 doleta a mais, num ia fazer muita diferença.
Vamos aguardar chegar agora né.
Estou acompanhando o tópico de vocês e achei bem legal o passeio que fizerem. Numa próxima vez que tiver, se me aceitarem no grupo eu gostaria de participar. Sou novo nisso. A unica vez que meu TR4 saiu do asfalto foi pra descer e subir a serra de Cunha/SP a Paraty/RJ.
Meu carro não tem nenhuma modificação, portanto conto com vcs pra saber se dá pra ir ou não.
Abraços.
Eduardo Velo
08/01/2014, 08:51
Marcos, o meu ainda não chegou, mas tb (assim como o Horacio) n procurei carregador veicular... tenho acompanhado os correios e minha encomenda ainda está do outro lado do mundo... quando chegar te falo se sera taxada (acho q nao pois paguei 40 doleta... e ja comprei telefone celular bem mais caro sem ser taxado...) abraços!
Um dos taxados que o Horácio comentou fui eu ... rsrs
Comprei o HT + eliminador de bateria = U$ 48,00 , como o Tavares , e fui taxado em R$ 24,80 , mas mesmo assim é bem mais em conta que comprar por aqui ...
Alexandre Mello
08/01/2014, 08:52
Valeu Horacio e Cesar.
Comprei um na DX também. Aproveitei e comprei um eliminador de bateria pra carro... 8 doleta a mais, num ia fazer muita diferença.
Vamos aguardar chegar agora né.
Estou acompanhando o tópico de vocês e achei bem legal o passeio que fizerem. Numa próxima vez que tiver, se me aceitarem no grupo eu gostaria de participar. Sou novo nisso. A unica vez que meu TR4 saiu do asfalto foi pra descer e subir a serra de Cunha/SP a Paraty/RJ.
Meu carro não tem nenhuma modificação, portanto conto com vcs pra saber se dá pra ir ou não.
Abraços.
Tavares, certamente você será bem-vindo ao comboio em um próximo passeio pela região.
Rádio faz muita falta em comboio, diria até que é um equipamento obrigatório e essencial para deslocamentos em comboio.
Em Novembro desci e subi o trecho Cunha-SP Paraty-RJ da ER e lamentei o fato de ter restado apenas 9,4 Km de trecho não asfaltado e que está em processo acelerado de pavimentação.
Seja bem-vindo e continue nos acompanhando...
Eduardo Velo
08/01/2014, 09:43
Alexandre , vou te mostrar um caminho pra ir por boa parte de terra de Paraibuna até Cunha -
http://goo.gl/maps/baqJy
Saindo de Paraibuna contorna a Represa até Redenção , trecho de terra antes do asfalto pra Paraitinga , entra por baixo de Paraitinga e pega estrada de terra que passa Cach. Grande , Lagoinha , depois terra de novo até Cunha ... passeio demorado , mas muito bacana ...
abs ...
Cesar Gerab
08/01/2014, 10:16
Velo, obrigado pela dica!!!!!
Estava comentando com o Alexandre que queria repetir "adequadamente" a descida de Cunha a Paraty com a TR4 quando ele me contou que a aventura "já era".. Fiz a descida em 2005 com um corsa mil no meio da chuva e cheguei a achar que fosse ficar preso e dormir no meio da "estrada"..
Com esse trajeto novo, não irei conseguir ter minha revanche, mas terei um pouco de descontração no caminho... PERGUNTA IMPORTANTE: dá pra fazer esse trajeto sugerido sozinho numa TR4 original?!?!?!?!?
Seguem fotinhos da época.. eu "ferrado e feliz", já a noite, no meio da encrenca (cheguei bem em Paraty e o destino final ainda estava loonge, Arraial da Ajuda, rs...) e do valente corsinha (que não sabia que não era um 4x4... aliás meus 4x2 todos tinham essa sindrome de dupla personalidade...)
Abraços,
Cesar
Horacio Teles
08/01/2014, 10:28
Usei a Cunha/Paraty no famigerado 15 de novembro passado. 12 horas de SP ao Litoral Norte. Optei por Cunha depois da confusão na Tamoios e na Oswaldo Cruz. A descida foi tranquila. Ficou um pouco demorada porque tinha muito carro de passeio no percurso, fugindo dos problemas das estradas. No fim de ano, soube que a estrada ficou fechada por causa de deslizamentos das encostas.
Pelo que vi, nem em 2015 a descida estará asfaltada. Tem trechos por lá que com alargamento, teria que passar em túnel. Aliás, duvido que saia um dia. Podem até dar uma melhorada no piso para o tráfego de carros de passeio, isso lá para a próxima década. Aposto.
Tavares, certamente você será bem-vindo ao comboio em um próximo passeio pela região.
Rádio faz muita falta em comboio, diria até que é um equipamento obrigatório e essencial para deslocamentos em comboio.
Em Novembro desci e subi o trecho Cunha-SP Paraty-RJ da ER e lamentei o fato de ter restado apenas 9,4 Km de trecho não asfaltado e que está em processo acelerado de pavimentação.
Seja bem-vindo e continue nos acompanhando...
Alexandre , vou te mostrar um caminho pra ir por boa parte de terra de Paraibuna até Cunha -
Saindo de Paraibuna contorna a Represa até Redenção , trecho de terra antes do asfalto pra Paraitinga , entra por baixo de Paraitinga e pega estrada de terra que passa Cach. Grande , Lagoinha , depois terra de novo até Cunha ... passeio demorado , mas muito bacana ...
abs ...
Eduardo Velo, parece ser bem legal esse passeio.
Alexandre e pessoal, mais uma opção para combinarmos fazer nesse ano, mas acredito que é preciso pelo menos dois dias para melhor aproveitamento. Aliás acho que já está na hora de começarmos a marcar o retorno para a região de Gonçalves, o que vc acha?
[ ]´s
Nório
Eduardo Velo
08/01/2014, 11:09
Velo, obrigado pela dica!!!!! B]PERGUNTA IMPORTANTE: dá pra fazer esse trajeto sugerido sozinho numa TR4 original?!?!?!?!?
[/B] Abraços, Cesar
Tranquilo , da pra fazer na boa , no inicio do trajeto saindo de Paraibuna tem o funil da represa
Se gosta de fotos , esse trecho passa bem perto da represa , tem as casas flutuantes e sempre tem animais na pista ... e no final do trajeto entrando em Redenção Velha tem a igreja que é bem antiga ... http://goo.gl/maps/yavhc
De Paraitinga até a Cachoeira Grande por terra - http://goo.gl/maps/Dg1UX - esse trecho tem muitos pés de frutas e umas fotos do rio ...
O restante do trajeto até Cunha é deslocamento por terra ... na descida pra Paraty qdo chegar numa igreja á esq. tem uma cachoeira tipo escorrega e no final da descida á dir. tem uma ponte pênsil com acesso ao rio , nesse calor vale uma parada nos 2 , além da cachoeira no caminho bem na beira da estrada ...
guinhote
08/01/2014, 12:56
Então... eu fiz esse trajeto no dia 29 de dezembro/13... Realmente estão trabalhando na estrada.... mas pelo que eu vi.... acho que vai longe ainda... Tem muito lugar que ocorre deslizamento... aí eles estão fazendo algumas estruturas pra segurar, etc... Num sei... há tempos eles falam que vão melhorar o lugar, mas sempre a galera do meio ambiente consegue segurar as obras... Creio que vai demorar muito tempo ainda... Antes das Olimpiadas num fica pronto....
Usei a Cunha/Paraty no famigerado 15 de novembro passado. 12 horas de SP ao Litoral Norte. Optei por Cunha depois da confusão na Tamoios e na Oswaldo Cruz. A descida foi tranquila. Ficou um pouco demorada porque tinha muito carro de passeio no percurso, fugindo dos problemas das estradas. No fim de ano, soube que a estrada ficou fechada por causa de deslizamentos das encostas.
Pelo que vi, nem em 2015 a descida estará asfaltada. Tem trechos por lá que com alargamento, teria que passar em túnel. Aliás, duvido que saia um dia. Podem até dar uma melhorada no piso para o tráfego de carros de passeio, isso lá para a próxima década. Aposto.
Igorsan21
08/01/2014, 13:51
E ai pessoal,
Depois da trilha da Petrobras, eu e a patroa demos uma sumida. Foi um final de ano corrido onde não consegui dar muita atenção à Viatura e acompanhar o forum. Espero que estajam todos bem. Minha meta numero 1 para esse ano é voltar a curtir os passeios.
Assim que tiver um próximo eu to dentro.
Abraço a todos.
Igor
Alexandre Mello
08/01/2014, 15:22
E ai pessoal,
Depois da trilha da Petrobras, eu e a patroa demos uma sumida. Foi um final de ano corrido onde não consegui dar muita atenção à Viatura e acompanhar o forum. Espero que estajam todos bem. Minha meta numero 1 para esse ano é voltar a curtir os passeios.
Assim que tiver um próximo eu to dentro.
Abraço a todos.
Igor
Fala Igor...
Você não foi o único que "sumiu" por aqui... Também "esfriei" um pouco devido as "correrias" de final de ano.
Aquele Passeio deu o que valer... Vamos fazer muitos outros este ano, certamente.
Estou planejando 2 idas a Canastra este ano... Conto contigo.
Um abraço a você a a "patroa".
Alexandre Mello
08/01/2014, 15:39
abs ...
Velo, bacana este roteiro. Conheço algumas dessas cidades pequenas do Vale do Paraíba como Paraibuna, S.L. Paraitinga, Natividade e Redenção da Serra, mas nunca fiz um "tour" pela região da represa.
Vale a pena fazermos um reconhecimento por aquelas bandas, para planejar um passeio sentido Ubatuba-SP ou Paraty-RJ.
Alexandre Mello
08/01/2014, 15:43
Velo, obrigado pela dica!!!!!
Estava comentando com o Alexandre que queria repetir "adequadamente" a descida de Cunha a Paraty com a TR4 quando ele me contou que a aventura "já era".. Fiz a descida em 2005 com um corsa mil no meio da chuva e cheguei a achar que fosse ficar preso e dormir no meio da "estrada"..
Com esse trajeto novo, não irei conseguir ter minha revanche, mas terei um pouco de descontração no caminho... PERGUNTA IMPORTANTE: dá pra fazer esse trajeto sugerido sozinho numa TR4 original?!?!?!?!?
Seguem fotinhos da época.. eu "ferrado e feliz", já a noite, no meio da encrenca (cheguei bem em Paraty e o destino final ainda estava loonge, Arraial da Ajuda, rs...) e do valente corsinha (que não sabia que não era um 4x4... aliás meus 4x2 todos tinham essa sindrome de dupla personalidade...)
Abraços,
Cesar
Duas coisas que nunca mais serão as mesmas naquela região:
- Estrada Real: Cunha-SP / Paraty-RJ (Apenas 9,4 Km Não Asfaltados)
- Vila de Trindade / Distrito de Paraty (Os "Funkeiros-Farofeiros" e os Vendedores Ambulantes dominaram o lugar)
Alexandre Mello
08/01/2014, 15:53
Horacio, concordo contigo... Aquelas obras estão com jeito de sem previsão de término... O que deixa o trajeto (que aliás é muito bonito a nível de natureza) contrastando com as Máquinas Pesadas, Caminhões, Guaritas e Banheiros Químicos espalhados pelo trecho ainda não pavimentado, coisas que infelizmente são comuns em nosso país...
Tamoios e seus famigerados congestionamentos... Em épocas de feriados prolongados, como o de 15/11 que você citou, a situação fica ainda pior... Aquelas Obras de Duplicação que nunca terminam...
É mais viável ir e voltar pela Estrada da Petrobrás do que pela Rodovia dos Tamoios.
Alexandre Mello
08/01/2014, 15:57
Eduardo Velo, parece ser bem legal esse passeio.
Alexandre e pessoal, mais uma opção para combinarmos fazer nesse ano, mas acredito que é preciso pelo menos dois dias para melhor aproveitamento. Aliás acho que já está na hora de começarmos a marcar o retorno para a região de Gonçalves, o que vc acha?
[ ]´s
Nório
Nório, o Velo também me questionou sobre quando será o próximo passeio por aquela região... Estou pensando em planejarmos algo para o final deste mês.
Este roteiro que o Velo sugeriu pela região de Paraibuna-SP é bastante interessante. Como você reparou e concordo contigo, o ideal é que seja feito em um final de semana completo, com pernoite pela região no sábado e retorno no domingo, para não ficar cansativo.
Alexandre Mello
08/01/2014, 16:02
... na descida pra Paraty qdo chegar numa igreja á esq. tem uma cachoeira tipo escorrega e no final da descida á dir. tem uma ponte pênsil com acesso ao rio , nesse calor vale uma parada nos 2 , além da cachoeira no caminho bem na beira da estrada ...
Complexo de Cachoeiras da Penha, onde tem o Marco Inicial da Estrada Real, Caminho Velho. Essa cachoeira que tem uma pedra enorme que serve de tobogã natural é conhecida como Poço do Tarzan, lugar realmente fantástico para um banho em seu enorme poço natural...
Só de lembrar daquela região sinto vontade de retornar para lá... Paraty é um lugar muito quente... Não tem como não curtir as cachoeiras da região.
Igorsan21
09/01/2014, 14:13
Legal, quando souber a data, me avisa para eu ver se não vai ter ninguem no sitio, ai a gente pode ficar lá.
Os passeios que são de fim de semana por SP eu to dentro.
Abraço
Fernando Pinheiro
09/01/2014, 18:11
Abraços!
Alexandre,
Você pretende refazer o passeio ainda neste mês?
Grato,
Fernando Pinheiro
Cesar Gerab
21/01/2014, 17:17
Galera, meu Baofeng finalmente chegou (até que não demorou, menos de um mês) e escapei das taxas.. Pra minha surpresa liguei e a bateria está quase cheia!!!!
Abraços
447829
Um dos taxados que o Horácio comentou fui eu ... rsrs
Comprei o HT + eliminador de bateria = U$ 48,00 , como o Tavares , e fui taxado em R$ 24,80 , mas mesmo assim é bem mais em conta que comprar por aqui ...
guinhote
21/01/2014, 18:34
Boa Cesar... Estou esperando o meu chegar também... igualzinho esse...rsrsrs
É dificil pra começar a usar? tem que configurar alguma coisa?
Valeu...
Galera, meu Baofeng finalmente chegou (até que não demorou, menos de um mês) e escapei das taxas.. Pra minha surpresa liguei e a bateria está quase cheia!!!!
Abraços
447829
Cesar Gerab
22/01/2014, 10:29
Bom dia, Marcos! Td bem?
Ainda não comecei a brincar com o "bixinho" .. ontem só liguei ele e recebi uma mensagem de voz "In 'Hello' Mode", hehehehe
Imagino que não deva ter complicações maiores do que carregar a bateria, ligar, selecionar a frequencia (VHF/UHF) e canal que teu comboio está usando (ok, ok, ainda preciso descobrir com quais botões seleciono a frequencia...) e sair fritando a bateria de tanto falar, rs
Devo fuçar nele no fds.. se tiver algo diferente do previsto comento aqui.
Abraços!
Boa Cesar... Estou esperando o meu chegar também... igualzinho esse...rsrsrs
É dificil pra começar a usar? tem que configurar alguma coisa?
Valeu...
Alexandre Mello
22/01/2014, 14:50
Abraços
447829
Bacana César... Agora já tem comunicação durante os Passeios Off Road... Andar sem Rádio e sem Zequinha para conversar é terrível...
Falando em Passeios, está na hora de marcarmos um possível retorno a região de Gonçalves, desta vez com pernoite para apreciarmos as Cachoeiras da região, ou então um pouco mais a frente pela Rodovia Fernão Dias, na região de São Thomé das Letras.
Estava comentando sobre isso com o Nório por e-mail. Antes da Expedição Canastra no Carnaval, fazermos algum Passeio bacana pelo Sul de MG.
Ideia em fase de planejamento...
Cesar Gerab
22/01/2014, 22:58
Fala Marcos! Blz?
Digamos q não achei sozinho o "botão de sintonia", rs.. Mas achei solidários colegas que compartilham o manual de instruções em portugues (não, não vem manual na caixa, nem sequer em chines, rs).... ainda não sei o quando ler o manual ira me ajudar, mas segue o link: http://www.qsl.net/pu1xtb/Manual_Baofeng_UV5R_PT.pdf
Espero que isso nos ajude! Caso contrario o povo dos comboios nos dão uma força, rs! Abraços!
....
Imagino que não deva ter complicações maiores do que carregar a bateria, ligar, selecionar a frequencia (...) e sair fritando a bateria de tanto falar, rs (...)
Abraços!
Cesar Gerab
22/01/2014, 23:04
Fala Alexandre, blz!
Agora que até o manual de instruções em portugues do Baofeng já tenho, to pronto pra várias, uhauhuhauhauhauhua... Totalmente apoiado! Não sendo no final de semana de 22/fev (compromissos marcados), estou 95% dentro!
PS - Já qe vc tocou no assunto.. em relação a Expedição Canastra, já entrei em contato com a Ivette, da pousada!
Bacana César... Agora já tem comunicação durante os Passeios Off Road... Andar sem Rádio e sem Zequinha para conversar é terrível...
Falando em Passeios, está na hora de marcarmos um possível retorno a região de Gonçalves, desta vez com pernoite para apreciarmos as Cachoeiras da região, ou então um pouco mais a frente pela Rodovia Fernão Dias, na região de São Thomé das Letras.
Estava comentando sobre isso com o Nório por e-mail. Antes da Expedição Canastra no Carnaval, fazermos algum Passeio bacana pelo Sul de MG.
Ideia em fase de planejamento...
Experiência Off Road
16/02/2014, 00:11
Abraços!
Boa noite!
Foi uma surpresa muito agradável descobrir esse post!
Eu e um grupo de amigos realizamos passeios e trilhas off road, com o mesmo perfil e objetivo que vi neste post.
Nosso objetivo é divulgar a experiência off road como fora de desestressar do dia a dia, de curtir a natureza e suas belas paisagens, curtir a família e a viatura, além de fazer novas amizades. Afinal, onde mais é possível ter tudo isso junto?
Bom, quando forem novamente à região de Joanópolis, Monte Verde, Gonçalves etc, se aceitarem mais um participante, por favor avisem-me. Acompanharei este post para ficar por dentro das novidades.
Tenho uma Suzuki Grand Vitara 2001 2.5 V6, equipada com lift de 2", pneus AT e quem sabe, logo logo um guincho.
Se souberem de alguém interessado em um passeio no próximo dia 22/02, estaremos reunindo uma galera para ir de Guarulhos, passando por Guararema, Terra Branca e saindo lá na Tamoios. Nos despediremos no Frango Assado da Airton Senna.
É passeio livre e de reconhecimento das estradas de terra e também para contemplar as paisagens.
Obrigado e parabéns pelo post.
Samuel
Alexandre Mello
17/02/2014, 12:28
Boa noite!
Foi uma surpresa muito agradável descobrir esse post!
Eu e um grupo de amigos realizamos passeios e trilhas off road, com o mesmo perfil e objetivo que vi neste post.
Nosso objetivo é divulgar a experiência off road como fora de desestressar do dia a dia, de curtir a natureza e suas belas paisagens, curtir a família e a viatura, além de fazer novas amizades. Afinal, onde mais é possível ter tudo isso junto?
Bom, quando forem novamente à região de Joanópolis, Monte Verde, Gonçalves etc, se aceitarem mais um participante, por favor avisem-me. Acompanharei este post para ficar por dentro das novidades.
Tenho uma Suzuki Grand Vitara 2001 2.5 V6, equipada com lift de 2", pneus AT e quem sabe, logo logo um guincho.
Se souberem de alguém interessado em um passeio no próximo dia 22/02, estaremos reunindo uma galera para ir de Guarulhos, passando por Guararema, Terra Branca e saindo lá na Tamoios. Nos despediremos no Frango Assado da Airton Senna.
É passeio livre e de reconhecimento das estradas de terra e também para contemplar as paisagens.
Obrigado e parabéns pelo post.
Samuel
Samuel,
Fico contente em saber que existem colegas Off Roaders que também apreciam não apenas rodar na terra simplesmente a procura de desafios, mas principalmente rodar em Off Road a procura de bons locais para curtir e apreciar o que a natureza nos proporciona, locais estes onde poucas pessoas conseguem chegar, podendo dividir estas incríveis "Experiências Off Road" com familiares e amigos, buscando sempre novas amizades, em harmonia com a natureza e com o coletivo.
Tenho utilizado muito o Fórum 4x4 Brasil com a finalidade de principalmente fazer novos amigos, compartilhando com eles minhas descobertas de novos lugares para prática de Off Road, valorizando sempre o espírito de companheirismo e equipe, abrindo espaço principalmente ao novos colegas iniciantes, que são os que mais se encantam com os locais que visitamos.
Achei bacana seu Tópico: "Rota dos Tamoios - 22/02 - Guarulhos => Rod. dos Tamoios". Só não irei participar contigo por causa de 2 Expedições que estão em curso, cujos Tópicos estão abertos também aqui no 4x4 Brasil:
Expedição Canastra (Carnaval): http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/133533-expedicao-serra-da-canastra-canarval-2014-01-04-de-marco-convite-aberto.html
Expedição São Thomé das Letra (Semana Santa): http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/134486-expedicao-sao-thome-das-letras-no-feriado-da-semana-santa-18-21-de-abril-de-2014-a.html
A abertura deste Tópico foi para reconhecimento de trajeto, efetuado com alguns camaradas que conheci por aqui, pessoal muito gente boa mesmo.
A intenção é a de repetir este trajeto em Abril ou Maio.
Enviarei um e-mail para você com maiores detalhes.
Agradeço pelas suas belas palavras e ficarei contente também em conhecer você e os demais membros do grupo.
Um forte abraço!
Experiência Off Road
17/02/2014, 21:16
Samuel,
Fico contente em saber que existem colegas Off Roaders que também apreciam não apenas rodar na terra simplesmente a procura de desafios, mas principalmente rodar em Off Road a procura de bons locais para curtir e apreciar o que a natureza nos proporciona, locais estes onde poucas pessoas conseguem chegar, podendo dividir estas incríveis "Experiências Off Road" com familiares e amigos, buscando sempre novas amizades, em harmonia com a natureza e com o coletivo.
Tenho utilizado muito o Fórum 4x4 Brasil com a finalidade de principalmente fazer novos amigos, compartilhando com eles minhas descobertas de novos lugares para prática de Off Road, valorizando sempre o espírito de companheirismo e equipe, abrindo espaço principalmente ao novos colegas iniciantes, que são os que mais se encantam com os locais que visitamos.
Achei bacana seu Tópico: "Rota dos Tamoios - 22/02 - Guarulhos => Rod. dos Tamoios". Só não irei participar contigo por causa de 2 Expedições que estão em curso, cujos Tópicos estão abertos também aqui no 4x4 Brasil:
Expedição Canastra (Carnaval): http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/133533-expedicao-serra-da-canastra-canarval-2014-01-04-de-marco-convite-aberto.html
Expedição São Thomé das Letra (Semana Santa): http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/134486-expedicao-sao-thome-das-letras-no-feriado-da-semana-santa-18-21-de-abril-de-2014-a.html
A abertura deste Tópico foi para reconhecimento de trajeto, efetuado com alguns camaradas que conheci por aqui, pessoal muito gente boa mesmo.
A intenção é a de repetir este trajeto em Abril ou Maio.
Enviarei um e-mail para você com maiores detalhes.
Agradeço pelas suas belas palavras e ficarei contente também em conhecer você e os demais membros do grupo.
Um forte abraço!
Boa noite Alexandre!
Fico contente com a receptividade.
Acompanharei o tópico e aguardo notícias do agendamento no passeio na "Rota de Monte Verde".
Abs.
Samuel
Obs.: Depois postarei no tópico "Rota dos Tamoios" as fotos..