Ver Versão Completa : Realizei um sonho de um 4x4 !!!!!
Marcio fortaleza
27/12/2013, 02:12
Galera comprei um vitara 94/95 muito bem conservado, mas não sei bem alguns macetes do carro tipo sobre diferencial, calibragem de pneus e muitas outras, se alguém puder me dar umas dicas fico muito agradecido.... abraços e aguardo contato de alguém!!!!
Marcio fortaleza
27/12/2013, 02:16
Quando eu comprei o carro o ex-dono disse ter feito o motor há seis meses, mas quando vou subir dunas as vezes acho ele meio sem forças nas subidas... outras dúvidas a aceleração dele é muito inconstante, hora é 10.000 giros e hora é 15.000 e as vezes dá até 20.000, isso tá fazendo ele beber muito na média de 6km a 7km por litro....
prgaviaop
27/12/2013, 14:27
Bem vindo, Márcio!
Você vai gostar do vitarinha. É uma viatura fantástica.
O manual recomenda 23 libras nos quatro pneus. Quanto à rotação, corte um zero na sua leitura dos números. As RPM são 1.000, 1.500 e 2.000. É normal que a rotação em marcha lenta seja mais alta enquanto a viatura esquenta. Sua oscilação depois disso pode ter causas distintas. Sugiro uma escaneada na injeção eletrônica. Dependendo do que for, pode ser a explicação para a falta de força nas subidas e o alto consumo. Mas a falta de força pode também ser impressão sua, que ainda está se acostumando, e o consumo é influenciado por fatores como tipo de piso no uso predominante, tamanho dos pneus, qualidade do combustível, peso do pé do motorista etc.
Dê uma olhada e do que mais precisar, o fórum tá lotado de informação e de gente pra ajudar.
Posta fotos da viatura aí pra admirarmos!
Abraço
Fernando Camelier
28/12/2013, 12:45
Bem vindo amigo,
Também adquiri um Vitara recentemente e fui subir umas dunas em Mangue Seco/Ba. Ele não é nada fraco, na reduzida é um monstrinho.
Quando puder passe suas impressões sobre o carro e também as soluções que porventura venha a encontrar.
Pra qualquer dúvida estamos aí...
Boas trilhas!
Elton GR
28/12/2013, 13:09
Sou novo por aqui, assim como no mundo 4x4, mas vou passar a minha impressão: adquiri um Jimny no início de dezembro e já andei por vários lugares interessantes (atoleiros, subidas cheias de erosão com piso de barro escorregadio e também de pedra, subidas e descidas bem íngremes, e o carrinho só me surpreende. Quando penso: "aqui ele não passa", eis que o obstáculo é superado com uma tranquilidade e suavidade impressionante. Porém, nestas situações mais críticas, vou na reduzida mesmo, e não tem conversa. Em outras eu usei só a 4x4 e o Hulk também se mostrou valente pra caramba. Agora... moro num morro, o mesmo durante toda a minha vida, e diga-se de passagem: o Jimny não sobe, em marcha normal, com a mesma desenvoltura de Uno Mille, por exemplo, que tenho em minha firma. O "Uninho", em marcha normal é muito mais "agressivo" que o Jimny, assim como é também bem mais que o Uno Vivace de minha esposa, também 1.0 (este sim se assemelha ao Jimny).
Por que digo isso? Não sou especialista em mecânica ou motores, mas a percepção que tenho é de que optou-se por usar uma relação no Jimny, na 4x2, que prima pela economia e suavidade, deixando-o mais suave para o uso urbano. Mas quando o piso piora... saem de cena o Uninho, porque o "bicho pega", e o Jimny encara... e encara legal. E quanto pior o piso, mais você percebe a robustez de chassi, de suspensão, e a força. Então, acredito que esta "sensação" de pouca força, salvo algum problema ou ajuste fino, seja proveniente desta situação. Acho que o Vitara, assim como o Jimny, não foram concebidos para esbanjar força na 4x2. Eles guardam toda sua competência para os momentos e situações que isso seja realmente exigido, e aí, muda-se a configuração de tração, e "vãosimbora".
Enfim: adorando a experiência.
Sou novo por aqui, assim como no mundo 4x4, mas vou passar a minha impressão: adquiri um Jimny no início de dezembro e já andei por vários lugares interessantes (atoleiros, subidas cheias de erosão com piso de barro escorregadio e também de pedra, subidas e descidas bem íngremes, e o carrinho só me surpreende. Quando penso: "aqui ele não passa", eis que o obstáculo é superado com uma tranquilidade e suavidade impressionante. Porém, nestas situações mais críticas, vou na reduzida mesmo, e não tem conversa. Em outras eu usei só a 4x4 e o Hulk também se mostrou valente pra caramba. Agora... moro num morro, o mesmo durante toda a minha vida, e diga-se de passagem: o Jimny não sobe, em marcha normal, com a mesma desenvoltura de Uno Mille, por exemplo, que tenho em minha firma. O "Uninho", em marcha normal é muito mais "agressivo" que o Jimny, assim como é também bem mais que o Uno Vivace de minha esposa, também 1.0 (este sim se assemelha ao Jimny).
Por que digo isso? Não sou especialista em mecânica ou motores, mas a percepção que tenho é de que optou-se por usar uma relação no Jimny, na 4x2, que prima pela economia e suavidade, deixando-o mais suave para o uso urbano. Mas quando o piso piora... saem de cena o Uninho, porque o "bicho pega", e o Jimny encara... e encara legal. E quanto pior o piso, mais você percebe a robustez de chassi, de suspensão, e a força. Então, acredito que esta "sensação" de pouca força, salvo algum problema ou ajuste fino, seja proveniente desta situação. Acho que o Vitara, assim como o Jimny, não foram concebidos para esbanjar força na 4x2. Eles guardam toda sua competência para os momentos e situações que isso seja realmente exigido, e aí, muda-se a configuração de tração, e "vãosimbora".
Enfim: adorando a experiência.
tens q ver q o uninho tem roda 13 e pneu corta pizza, enquanto o Jimny tem roda 15 com pneu beeeeemmm maior, e a potencia de motor de um pra outro aumenta pouco...
Diz a propaganda do Jimny que a reduzida dobra o torque, ou seja, seria como se fosse um carro 2.6 +/-.
Eu fui ver o Jimny 4Sport e achei que tem mta coisa debaixo do carro, ali na frente tem umas mangueiras amostra, debaixo tem akeles braços estabilizadores...pergunto a vc, isso não engata nas pedras, barro e outras coisas nas trilhas mais pesadas?
Abraços
Elton GR
01/01/2014, 00:12
Eu fui ver o Jimny 4Sport e achei que tem mta coisa debaixo do carro, ali na frente tem umas mangueiras amostra, debaixo tem akeles braços estabilizadores...pergunto a vc, isso não engata nas pedras, barro e outras coisas nas trilhas mais pesadas?
Abraços
Caro Edio, fiz trilhas bem maneiras mas não tão pesadas, e até o presente momento não tive qualquer problema. Apesar disso, pretendo confeccionar e instalar no próximo mês algumas proteções para as partes inferiores, e também do radiador.
rogerjunior
01/01/2014, 01:03
tens q ver q o uninho tem roda 13 e pneu corta pizza, enquanto o Jimny tem roda 15 com pneu beeeeemmm maior, e a potencia de motor de um pra outro aumenta pouco...
Diz a propaganda do Jimny que a reduzida dobra o torque, ou seja, seria como se fosse um carro 2.6 +/-.
Eu fui ver o Jimny 4Sport e achei que tem mta coisa debaixo do carro, ali na frente tem umas mangueiras amostra, debaixo tem akeles braços estabilizadores...pergunto a vc, isso não engata nas pedras, barro e outras coisas nas trilhas mais pesadas?
Abraços
Edio,nada ligado ao chassi atrapalha na trilha. Os tubos rígidos que viu são a alimentação pneumático da roda livre, que próximo à elas já deixam de setem tubos rígidos e se tornam mangueiras flexíveis. Aí vejo uma pequena possibilidade de se ter um problema. Caso na trilha um galho ou quaisquer outra coisa que enrosca nessa mangueira de modo fazer com que se solte, o Jimny petdrria a tração na dianteira e isso é perigoso. É uma possibilidade mínima de acontecer, mas se existe, tem que ser considerado.
É por isso que num eventual pproblema na alimentação pneumática da roda livre, seja desgaste ou mesmo problemas no compressor ou válvulas 5/2 vias (eu acho) com duplo comando solenóide, eu ao invés de substituir o equipamento, colocaria um par de roda livre mecânica que é 100% confiável. A barra estabilizadora está lá para aumentar a margem de segurança quanto a estabilidade, porém muitos tiram para aumentar o curso da suspensãona trilha.
Elton, eu retirei o meu Jimny já com as proteções e elas são extremamente necessárias. Quando der, não deixa de por no seu Jimny. Já para a proteção do radiador, penso em utilizar o mesmo esquema de proteção do Jimny DDS. Procure imagens no Google que vai ter uma melhor compreensão sobtr o que falo.
No mais, é isso Galera!
Feliz Ano Novo.
Roger
Elton GR
03/01/2014, 08:52
Elton, eu retirei o meu Jimny já com as proteções e elas são extremamente necessárias. Quando der, não deixa de por no seu Jimny. Já para a proteção do radiador, penso em utilizar o mesmo esquema de proteção do Jimny DDS. Procure imagens no Google que vai ter uma melhor compreensão sobtr o que falo.
Beleza Roger, vou providenciar sim, o mais rápido possível. Mas, aproveitando sua dica: quais as proteções que você tem na sua viatura? Esta do radiador, o que já tenho percebido em algumas fotos que tenho visto, é uma grade daquela cheia de furos redondos (provavelmente em aço inox) na frente do mesmo. Seria isso mesmo???
Vlw
ontem tbm realizei meu sonho de +/- 10 anos, comprei meu primeiro 4x4. Um Vitara 98 impecavel....todo original e com tudo funcionando, ate o AC....dirigi ele por 140km desde a cidade onde busquei ate em casa, peguei asfalto e calçamento, o carro tem algumas coisas esquisitas, de jipe, demora a embalar e demora a freiar....tem mto torque em baixa, e as marchas sao longas, na 5ª dá pra andar tranquilamente a 2000 rpm....no calçamento parece que vai desmontar e pula como um cabrito!!!! mas a posição de pilotagem eh excelente!!!!! no final achei ele show de bola, agora é aproveitar o brinquedo!!!!
Abraços
Fernando Camelier
03/01/2014, 14:41
ontem tbm realizei meu sonho de +/- 10 anos, comprei meu primeiro 4x4. Um Vitara 98 impecavel....todo original e com tudo funcionando, ate o AC....dirigi ele por 140km desde a cidade onde busquei ate em casa, peguei asfalto e calçamento, o carro tem algumas coisas esquisitas, de jipe, demora a embalar e demora a freiar....tem mto torque em baixa, e as marchas sao longas, na 5ª dá pra andar tranquilamente a 2000 rpm....no calçamento parece que vai desmontar e pula como um cabrito!!!! mas a posição de pilotagem eh excelente!!!!! no final achei ele show de bola, agora é aproveitar o brinquedo!!!!
Abraços
Parabéns pela aquisição!
É importante que você poste sempre suas impressões sobre a viatura e as soluções que você encontra.
Se tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar.
Abração!
rogerjunior
03/01/2014, 17:54
Beleza Roger, vou providenciar sim, o mais rápido possível. Mas, aproveitando sua dica: quais as proteções que você tem na sua viatura? Esta do radiador, o que já tenho percebido em algumas fotos que tenho visto, é uma grade daquela cheia de furos redondos (provavelmente em aço inox) na frente do mesmo. Seria isso mesmo???
Vlw
Grande Elton,
Eu retirei o carro com as três proteções! Do tanque, da caixa de transmissão/redução e cárter/radiador. A do tanque e da cx transmissão/redução ficaram ótimas e já ajudaram bem em vários trajetos que fiz.
Entretanto, não gostei da chapa de proteção que foi colocada para o cárter/radiador. Sei que o cárter já fica protegido mais pelo eixo rígido dianteiro do que pela chapa, porém ela é essencial para proteger o radiador quando se entra em lugares alagados.
O que poderia ter ficado melhor?
Acontece que essa chapa é a mesma utilizada no Jimny 4All e 4Sun, estes dois modelos tem ângulos de ataque menor do que o 4 Sport. E justamente nisso que eu tive um pequeno "problema", meu Jimny tem ângulo de ataque para subir em determinados lugares, porém a chapa de proteção bate por ter ficado num ângulo menor do que do carro. Aí se for subir um degrau num afloramento rochoso, a chapa bate e com isso desloca ela um pouco e vai amassando, já que ela não é totalmente rígida, ela fica pressa por suportes no fundo e na frente, sendo que na frente é fixada com arruela/parafuso e porca.
Se subo um barranco de terra, costuma a "viatura" retirar terra e grama ou só terra do lugar, terra que fica entre a chapa e o eixo rígido...
O que poderia ser feito?
Bom, reparei que nos Jimnys By DDs, a preparação foi bem pensado e levaram este incoveniente em conta. Eles simplesmente utilizaram a mesma fixação e contorno angular do skid plate que fica logo ali na frente da longarina e manilhas... e lá no fundo não sei bem como fixaram. Mas, além de ficar "rígida" a chapa obedece o ângulo de ataque do modelo 4Sport...
No meu caso, além de ter a chapa já empenada/amassada nos suportes (o que fica até muito dificil de desmontar) ela deslocou para trás e com isso, ao passar no quebra-molas/lombadas/saliência a suspensão trabalha e a ponta da chapa raspa no facão/braço de articulação da suspensão...
Nesse negócio de atritar, retirou um pouco de material do facão que é de ferro fundido, material menos duro do que a chapa... muito pouco mesmo, nada que comprometa a peça, alí é só lixar um pouquinho e lançar um spray oxiblack de proteção que fica novo novamente...
Eu penso, juntamente com um bom caldereiro/serralheiro, fazer uma em prática parecido com o Jimny By DDS... só estou mesmo esperando arrumar um tempinho, pois ando trabalhando muito, quando não trabalho, estou passeando de Jipe...rsrs
Ah, eu paguei aqui em BH, na concessionária Suzuki, R$440,00 em cada chapa...
Abraços,
Roger
Grande Elton,
Eu retirei o carro com as três proteções! Do tanque, da caixa de transmissão/redução e cárter/radiador. A do tanque e da cx transmissão/redução ficaram ótimas e já ajudaram bem em vários trajetos que fiz.
Entretanto, não gostei da chapa de proteção que foi colocada para o cárter/radiador. Sei que o cárter já fica protegido mais pelo eixo rígido dianteiro do que pela chapa, porém ela é essencial para proteger o radiador quando se entra em lugares alagados.
O que poderia ter ficado melhor?
Acontece que essa chapa é a mesma utilizada no Jimny 4All e 4Sun, estes dois modelos tem ângulos de ataque menor do que o 4 Sport. E justamente nisso que eu tive um pequeno "problema", meu Jimny tem ângulo de ataque para subir em determinados lugares, porém a chapa de proteção bate por ter ficado num ângulo menor do que do carro. Aí se for subir um degrau num afloramento rochoso, a chapa bate e com isso desloca ela um pouco e vai amassando, já que ela não é totalmente rígida, ela fica pressa por suportes no fundo e na frente, sendo que na frente é fixada com arruela/parafuso e porca.
Se subo um barranco de terra, costuma a "viatura" retirar terra e grama ou só terra do lugar, terra que fica entre a chapa e o eixo rígido...
O que poderia ser feito?
Bom, reparei que nos Jimnys By DDs, a preparação foi bem pensado e levaram este incoveniente em conta. Eles simplesmente utilizaram a mesma fixação e contorno angular do skid plate que fica logo ali na frente da longarina e manilhas... e lá no fundo não sei bem como fixaram. Mas, além de ficar "rígida" a chapa obedece o ângulo de ataque do modelo 4Sport...
No meu caso, além de ter a chapa já empenada/amassada nos suportes (o que fica até muito dificil de desmontar) ela deslocou para trás e com isso, ao passar no quebra-molas/lombadas/saliência a suspensão trabalha e a ponta da chapa raspa no facão/braço de articulação da suspensão...
Nesse negócio de atritar, retirou um pouco de material do facão que é de ferro fundido, material menos duro do que a chapa... muito pouco mesmo, nada que comprometa a peça, alí é só lixar um pouquinho e lançar um spray oxiblack de proteção que fica novo novamente...
Eu penso, juntamente com um bom caldereiro/serralheiro, fazer uma em prática parecido com o Jimny By DDS... só estou mesmo esperando arrumar um tempinho, pois ando trabalhando muito, quando não trabalho, estou passeando de Jipe...rsrs
Ah, eu paguei aqui em BH, na concessionária Suzuki, R$440,00 em cada chapa...
Abraços,
Roger
meu !!!! que carro hein, deverias ter orçado tudo em um serralheiro, isso eh facil para ele fazerem, eh so dobrar, furar e fixar..uma chapa 5 mm tah bom... Eu tbm to pensando em fazer pro meu Vitara, pq não tem nada e não gostei dakela caixa de marcha pra baixo das longarinas!!!!
Abraços
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