PDA

Ver Versão Completa : Problema Elétrica - Painel - Marruá



jdutra
26/12/2013, 23:08
Pessoal,

Meu Marruá está com pequeno problema no painel.

Quando ligo os faróis por exemplo, o ponteiro da temperatura sobe levemente, outros ponteiros também acho que sofrem algum efeito, mas menor.
Quando ligo a seta, o ponteiro do voltímetro oscila, o da temperatura também.
Quando uso o rádio VHF, transmissão, o ponteiro da temperatura sobe bastante (1/4).
Detalhe que tenho caixa de fusível e tudo isso está ligado na caixa.

O som era a única coisa que eu tinha ligado direto na bateria, e quando aumentava o volume nas batidas também oscilava o painel e isso eu resolvi com um Mega Capacitor após o positivo da bateria e antes do módulo (que não é muito forte, 400W RMS).

Detalhe: bateria nova, alternador carregando ok, tudo medido no multimetro.


De tudo que li na Internet sobre o assunto, falam em problemas de aterramento.

Agora que aterramento?

Será que é o da própria bateria no motor?

Desconfio também que pode ser o positivo da caixa de fusível que quando ligado esses equipamentos não dá vazão à corrente exigida...será?

Bom, aguardo dicas em busca do problema.

Alguém sabe quais os pontos de aterramento do Marruá ou da Caixa de Fusíveis?

Abraços,

Jonas

dinhorlf
26/12/2013, 23:30
amigo, a bateria é aterrada na carroceria logo abaixo dela, (lado direito visto de frente), cada lampada e instrumento tem um aterramento proprio, todos fios (marrons) se juntam e são presos na carroceria no ladoesquerdo junto ao calço da cabine, do mesmo ponto vai um cabo para o arranque e outro para o chassis.

BAND.RE
27/12/2013, 22:46
Estive na Academia Militar das Agulhas Negras AMAN, fui buscar um EE-34 e UM EE-15 QUE arrematei no leilão do Exército....e conversando sobre os Marruas com um Major do batalhão de infantaria motorizada, ele me disse que alguns estão apresentando defeito no painel de instrumentos, as luzes e os instrumentos estavam oscilando.... e que a Agrale estava tentado resolver o problema.....e que em alguns veiculos já foi feito recal para o exército

jdutra
27/12/2013, 23:12
Estive na Academia Militar das Agulhas Negras AMAN, fui buscar um EE-34 e UM EE-15 QUE arrematei no leilão do Exército....e conversando sobre os Marruas com um Major do batalhão de infantaria motorizada, ele me disse que alguns estão apresentando defeito no painel de instrumentos, as luzes e os instrumentos estavam oscilando.... e que a Agrale estava tentado resolver o problema.....e que em alguns veiculos já foi feito recal para o exército


Caro amigo BAND.RE

Interessante a informação.
Vou entrar em contato com a Agrale para ver se descubro algo novo.

Abraços,

Jonas

Eduardo Velo
28/12/2013, 00:16
Isso é aterramento , no meu tb faz isso ... ja esteve pior
O Aterramento dos instrumentos são todos no mesmo ponto , instalei 2 barras em pontos diferentes para aterrar os instrumentos separados , na teoria não era pra dar problema pq todo aterramento é na carcaça , mas qdo aterrei separado diminuiu bastante esses efeitos nos ponteiros ...
Jtron Zero Linha Linha / Terra Row / cobre de aterramento Faixa 10 - Blocos de terminais de cobre - Frete Grátis - DealExtreme (http://dx.com/pt/p/jtron-zero-line-row-ground-row-copper-grounding-strip-10-terminal-blocks-copper-266145)
Solda com estanho o terminal de aterramento que vc vai ligar no barramento .

abs ...

jdutra
30/12/2013, 11:23
Isso é aterramento , no meu tb faz isso ... ja esteve pior
O Aterramento dos instrumentos são todos no mesmo ponto , instalei 2 barras em pontos diferentes para aterrar os instrumentos separados , na teoria não era pra dar problema pq todo aterramento é na carcaça , mas qdo aterrei separado diminuiu bastante esses efeitos nos ponteiros ...
Jtron Zero Linha Linha / Terra Row / cobre de aterramento Faixa 10 - Blocos de terminais de cobre - Frete Grátis - DealExtreme (http://dx.com/pt/p/jtron-zero-line-row-ground-row-copper-grounding-strip-10-terminal-blocks-copper-266145)
Solda com estanho o terminal de aterramento que vc vai ligar no barramento .

abs ...

Eduardo,

Isso é que é estranho. Na teoria não pode dar problema.
O único problema que entendo que possa existir de se aterrar tudo em um mesmo ponto seria a bitola do fio do aterramento que deve suportar toda a corrente necessária...ademais deixo aos entendidos a explicação científica do problema.

Abraços,

Feliz 2014 a todos, com muita saúde, sucesso nos negócios, família, e muitas alegrias com seu 4x4....

Jonas

jdutra
24/02/2014, 23:03
Pessoal,
Finalmente tirei um tempo e comecei a testar mais a fundo o problema do aterramento.
O que descobri até o momento.
Uma diferença de potencial de 0,5 volt entre dois pontos massas do veículo.
No exemplo específico, meu módulo do som está aterrado em um parafuso que fixa o ventilador do ar frio no meio do painel.
Esse parafuso tem uma diferença de 0,5 volt, em alguns momentos eu li 0,3 volt, entre um parafuso que fixa a barra de direção.
Isso não poderia ocorrer correto?
Detalhe: medindo a diferença de potencial entre o positivo e negativo do meu módulo fecha exatamente com a diferença de potencial entre o borne positivo e negativo da bateria.
Então a conclusão que chego que este parafuso da barra de direção que também seria massa, tem 0,5v de alguma forma que não poderia.
Ligar um fio entre o parafuso que fixa a direção e esse outro parafuso que uso para massa do módulo seria uma forma de uniformizar a massa do veículo no geral?
Ou me recomendam continuar com outros testes...
Alguém já viu algo semelhante. Achei muito estranho um ponto de massa do veículo com 0,5 volt em relação á outro ponto de massa.
Meu texto está meio confuso, mas agradeço qualquer ajuda.
Abraços,
Jonas

jdutra
04/03/2014, 22:01
Pessoal,
Novidades...
A diferença de 0,5volt que existia no terra do módulo foi resolvida.
Tirei o fio, lixei bem, removi a tinta e o primer no ponto de aterramento, refiz a ligação e 100% resolvido.
Agora a questão da oscilação nos instrumentos do painel quando liga farol vou tentar resolver aterrando os instrumentos em pontos distintos e não tudo no mesmo ponto na lataria.
Abraços,
Jonas