Ver Versão Completa : ajuda: motor maxxion 300 TDi, problemas sem explicação
paulo.serejo
26/12/2013, 15:48
Caros amigos,
Não sei o que fazer. Postei meus problemas no tópico "bombas injetoras", mas a coisa piorou. Minha Defender é de 2001. Agora tem 245 mil km. Começou a fumaçar lentamente, com uns 220 mil km. Foi piorando. Na revisão anual, troquei todos os filtros. Levei ao bombista. O carro, que originalmente era de SP, estava (eu já sabia) com a bomba um pouco fechada. Feita a revisão, o carro saiu andando muito mais! Mas a fumaça piorou. Há um ano e meio que o carro ficava com gotejamento de óleo. Muito pouco. Algumas gotas. Eu já tinha notado que por duas vezes o óleo havia baixado muito (uma vez chegou a acender a luz). Mas nas duas vezes havia uma explicação: a primeira eu desgraçadamente esqueci de trocá-lo, de modo que rodei 15 mil km sem troca nenhuma (podem xingar à vontade, eu mereço). Mas o motor jamais esquentou. Na segunda, o retentor da correia dentada soltou e escorreu óleo. Voltei à oficina e tudo foi reparado. Ok. Mas a fumaça (até aqui, sempre preta), firme...
Voltando ao início da história, retornei ao bombista: depois de 15 dias com o carro lá parado, o sujeito me devolve o carro, com o suspiro (aquele que sai da válvula acima do motor e vai ligado à turbina) ligado a uma garrafa de coca-cola espirrando óleo para todo lado! Tapando o suspiro, a fumaça que sai pelo escapamento é branca e espessa como a que sai da chaminé de um trem a vapor. Eu andando na rua e as pessoas fechando os vidros dos carros. Uma vergonha.
Levei a outro mecânico, que mediu a compressão do motor. Deu 200 alguma coisa (não sei qual a unidade de medida). Parece que o mínimo fica em torno de 400. A explicação pelo que entendi é esta: a compressão do motor é sempre a mesma. Se os ajustes dos anéis, pistões etc. não estão corretos, a pressão passa para onde não deveria ir. Isso explicaria o retentor ter saído do lugar e o fato de o motor estar soprando pelo suspiro, como também a queima de óleo.
Fui aconselhado a abrir o motor, trocar tudo, camisas, anéis, pistões. Disseram-me que era melhor passá-lo, para aproveitar o trabalho, para o 2.8.
Minhas perguntas: se estava saindo fumaça preta, como agora está saindo fumaça branca? O bombista pode ter colocado pressão excessiva e danificou o motor? Como o motor pode ter piorado tão repentinamente?
Acho 240 mil km pouquíssimo, para um carro que quase não pega engarrafamento, não carrega carga como um caminhão e faz poucas trilhas, sempre leves (nunca pus o carro na bagaceira). A falha na troca de óleo, sem aquecimento, não explica um desastre desses, ainda mais que a fumaça preta já estava saindo. O motor parece ser fragilíssimo. O primeiro carro que tive, a long long time ago, foi um chevette, com o qual rodei 500 mil km. Pô, um motor de chevette mais resistente do que um que equipa uma Defender? Sinceramente, estou completamente perdido.
Abraços,
Paulo
Bem, tive sempre carros a gasolina e que rodavam bastante, trocava os óleos sempre aos 10 k km e nunca tive problemas de motor.
Quando comprei meu carro atual, já fui informado que a troca tem que se dar a cada 5 k km, pois o uso em cidade é considerado intenso e isso reduz a eficiência do lubrificante.
Bem, passei a fazer como o recomendado, aí comecei a perceber, depois de analisar a vareta de óleo, que o óleo tava baixando assustadoramente. Pela primeira vez, saberia o que era enfrentar uma retífica de motores, e dessa vez de um motor diesel, que se não fosse a compra de peças originais fora do Brasil, eu pagaria o dobro!
Pois bem, na oficina onde costumo levar meu carro, é normal ver carros tendo motores abertos com essa Km que vc infroumou. Não sei qual o motivo... Agora, essa história de motor diesel rodar 1 k km, bem, só se for em carro pequeno na Europa, pra mim, aqui no Brasil, isso é lenda (o máximo que vi foi uma D20 com 566 k km). Já carros a gasolina, já vi alguns com mais de 600 k km e sem sinal que iriam precisar de retífica.
Pra mim, tem turbina, vai rodar menos (volto a dizer, com exceção de carros de passeio). Nunca vi carro diesel (de grande porte) turbinado com altíssima km. Já me acostumei com isso e se meu carro rodar comigo uns 300 k km antes de precisar fazer retífica estarei satisfeito!
Outra coisa, vc é o primeiro dono? Meu carro foi vendido pra mim com "160 k km). Mas o hodômetro passou dos 200 k km e não acendeu a luz da troca da correia dentada, logo, a km foi alterada. O que não acho ruim, sinal que o carro rodou bem mais de 200 k km sem precisar fazer o motor!
Renato Franco
26/12/2013, 17:58
Caros amigos,
Não sei o que fazer. Postei meus problemas no tópico "bombas injetoras", mas a coisa piorou. Minha Defender é de 2001. Agora tem 245 mil km. Começou a fumaçar lentamente, com uns 220 mil km. Foi piorando. Na revisão anual, troquei todos os filtros. Levei ao bombista. O carro, que originalmente era de SP, estava (eu já sabia) com a bomba um pouco fechada. Feita a revisão, o carro saiu andando muito mais! Mas a fumaça piorou. Há um ano e meio que o carro ficava com gotejamento de óleo. Muito pouco. Algumas gotas. Eu já tinha notado que por duas vezes o óleo havia baixado muito (uma vez chegou a acender a luz). Mas nas duas vezes havia uma explicação: a primeira eu desgraçadamente esqueci de trocá-lo, de modo que rodei 15 mil km sem troca nenhuma (podem xingar à vontade, eu mereço). Mas o motor jamais esquentou. Na segunda, o retentor da correia dentada soltou e escorreu óleo. Voltei à oficina e tudo foi reparado. Ok. Mas a fumaça (até aqui, sempre preta), firme...
Voltando ao início da história, retornei ao bombista: depois de 15 dias com o carro lá parado, o sujeito me devolve o carro, com o suspiro (aquele que sai da válvula acima do motor e vai ligado à turbina) ligado a uma garrafa de coca-cola espirrando óleo para todo lado! Tapando o suspiro, a fumaça que sai pelo escapamento é branca e espessa como a que sai da chaminé de um trem a vapor. Eu andando na rua e as pessoas fechando os vidros dos carros. Uma vergonha.
Levei a outro mecânico, que mediu a compressão do motor. Deu 200 alguma coisa (não sei qual a unidade de medida). Parece que o mínimo fica em torno de 400. A explicação pelo que entendi é esta: a compressão do motor é sempre a mesma. Se os ajustes dos anéis, pistões etc. não estão corretos, a pressão passa para onde não deveria ir. Isso explicaria o retentor ter saído do lugar e o fato de o motor estar soprando pelo suspiro, como também a queima de óleo.
Fui aconselhado a abrir o motor, trocar tudo, camisas, anéis, pistões. Disseram-me que era melhor passá-lo, para aproveitar o trabalho, para o 2.8.
Minhas perguntas: se estava saindo fumaça preta, como agora está saindo fumaça branca? O bombista pode ter colocado pressão excessiva e danificou o motor? Como o motor pode ter piorado tão repentinamente?
Acho 240 mil km pouquíssimo, para um carro que quase não pega engarrafamento, não carrega carga como um caminhão e faz poucas trilhas, sempre leves (nunca pus o carro na bagaceira). A falha na troca de óleo, sem aquecimento, não explica um desastre desses, ainda mais que a fumaça preta já estava saindo. O motor parece ser fragilíssimo. O primeiro carro que tive, a long long time ago, foi um chevette, com o qual rodei 500 mil km. Pô, um motor de chevette mais resistente do que um que equipa uma Defender? Sinceramente, estou completamente perdido.
Abraços,
Paulo
Amigo, a medição da pressão de compressão normalmente é feita em psi (libras por polegada quadrada, igual ar nos pneus). Se a pressão obtida é metade da de projeto, a vedação de seu motor já foi pro espaço, razão da injeção de mistura no bloco e sopro no suspiro. Trilha não funde motor de carro, o que causa esse tipo de problema é exatamente o tipo de uso que você narrou: uso urbano (longos períodos em marcha lenta = lubrificação deficiente), uso rodoviário com giros altos e constantes e, principalmente, negligência na troca de óleo. Ademais, apesar de ser idolatrado por muitos, esse motor ficou conhecido pela baixa durabilidade, tanto que a Ford trocou de fornecedor em 2001, deixando a maxxion e indo para a International, de tanto problemas que teve com a então recém-lançada Ranger diesel. Abraços.
roberto.cardoso@ig.com.br
26/12/2013, 18:36
Pow Renato, não faz isso não.... Se falar mal do 300TDI tem gente aqui no fórum que vai solicitar pro moderador te banir!
Brincadeiras à parte, motor, independe de ser à álcool, gnv, gasolina, diesel requer manutenção em dia. Pisou na bola na manutenção... sentiu no bolso.
Tive uma Ranger V6 movida a GNV e Gasolina, todo mundo criticava o uso de GNV naquele motor. Acreditem rodei mais de 150.000KM sem nenhum problema, mas seguia todas as recomendações de manutenção preventiva bem como utilizar também o combustível original do motor (gasolina).
Já nos motores diesel, na Defender (300TDI) tenho poucos KM's pra comentar, mas a família trabalha com micro-ônibus de uso urbano e tivemos um eletrônico MWM que durou mais de 400.000KM sem retífica de motor (tivemos 2 trocas de turbina) ou bicos.
Já os anteriores (que tinham bomba injetora) não passavam de 280.000KM.
Amigo, a medição da pressão de compressão normalmente é feita em psi (libras por polegada quadrada, igual ar nos pneus). Se a pressão obtida é metade da de projeto, a vedação de seu motor já foi pro espaço, razão da injeção de mistura no bloco e sopro no suspiro. Trilha não funde motor de carro, o que causa esse tipo de problema é exatamente o tipo de uso que você narrou: uso urbano (longos períodos em marcha lenta = lubrificação deficiente), uso rodoviário com giros altos e constantes e, principalmente, negligência na troca de óleo. Ademais, apesar de ser idolatrado por muitos, esse motor ficou conhecido pela baixa durabilidade, tanto que a Ford trocou de fornecedor em 2001, deixando a maxxion e indo para a International, de tanto problemas que teve com a então recém-lançada Ranger diesel. Abraços.
paulo.serejo
26/12/2013, 22:46
Obrigado pelas respostas. Mas minha mancada na troca de óleo foi há três meses. O que eu não entendo é como estourou tudo na revisão da bomba injetora. O problema se agravou repentinamente. Agora preciso comprar um kit retifica? Alguma dica de onde comprar ou não comprar de jeito nenhum?
Renato Franco
26/12/2013, 23:37
Pow Renato, não faz isso não.... Se falar mal do 300TDI tem gente aqui no fórum que vai solicitar pro moderador te banir!
Brincadeiras à parte, motor, independe de ser à álcool, gnv, gasolina, diesel requer manutenção em dia. Pisou na bola na manutenção... sentiu no bolso.
Tive uma Ranger V6 movida a GNV e Gasolina, todo mundo criticava o uso de GNV naquele motor. Acreditem rodei mais de 150.000KM sem nenhum problema, mas seguia todas as recomendações de manutenção preventiva bem como utilizar também o combustível original do motor (gasolina).
Já nos motores diesel, na Defender (300TDI) tenho poucos KM's pra comentar, mas a família trabalha com micro-ônibus de uso urbano e tivemos um eletrônico MWM que durou mais de 400.000KM sem retífica de motor (tivemos 2 trocas de turbina) ou bicos.
Já os anteriores (que tinham bomba injetora) não passavam de 280.000KM.
Olá amigos,
Não estou falando mal ou bem, estou narrando fatos. Tive duas rangers V6, uma delas vendi com 170 kkm para um amigo, que quando vendeu já estava com mais de 260 kkm, sem qualquer problema de motor. Quando saiu a diesel, corri para conhecer o carro- total decepção - frouxa, barulhenta, vibrava muito, não quis nem saber, continuei com a V6. Logo começaram os problemas de motor fundindo com menos de 50.000 km. Ao que me lembro, em menos de dois anos a Ford mudou o motor, e entraram os Power Stroke da International, com TGV. Com estes me encantei, comprei uma O km em 2002 que vendi com mais de 170 kkm, não baixava uma gota de óleo entre as revisões, não melava escape, um tremendo torque, fazia mais de 11 km/l, um espetáculo de motor, embora ainda um pouco ruidoso perto dos atuais eletrônicos (especialmente do meu querido PSA V6 - risos). As Rangers com motor Maxion são o maior mico de mercado até hoje.
Quanto à sugestão de onde comprar o kit retífica, não sei te aconselhar amigo, mas posso te indicar um mecânico em SP que manja muito de Defenders - o Ronald, é só dar uma busca aqui no fórum com este nome que vai aparecer o telefone dele. Se não conseguir, devo ter anotado em algum lugar. Ele poderá te dar as informações necessárias, é um cara muito sério. Recomendo, sempre levo minha Disco lá, mas o lance dele é mesmo as Defs.
Abraços.
Ademais, apesar de ser idolatrado por muitos, esse motor ficou conhecido pela baixa durabilidade, tanto que a Ford trocou de fornecedor em 2001, deixando a maxxion e indo para a International, de tanto problemas que teve com a então recém-lançada Ranger diesel. Abraços.
Não é verdade, o motor 2.8 é o denominado por você "baixa durabilidade" com um virabrequim que dá maior curso ao pistão, uma turbina TGV e mais algumas outras pequenas mudanças. Por sua vez o motor Maxion 2.5 é o motor Land Rover 300 Tdi com outras mudanças introduzidas pela Maxion.
Para informação leia em:
Veículos 4x4 Off Road a venda - Carfix 4x4 Off Road BH Minas Gerais (http://www.carfix4x4.com.br/index.php?acao=manutencao&acao2=man1)
Internacional Engines compra Maxion - Revista - Webmotors (http://revista.webmotors.com.br/mercado/internacional-engines-compra-maxion/1334000084637)
Revista Carga Pesada - International compra a MWM (http://www.cargapesada.com.br/noticias/noticia_ver.php?id=2222)
Revista AutoData - Reportagens - MWM International vira o jogo (http://www.autodata.com.br/modules/revista.php?m=reportagens&recid=4211)
Olá amigos,
Não estou falando mal ou bem, estou narrando fatos. Tive duas rangers V6, uma delas vendi com 170 kkm para um amigo, que quando vendeu já estava com mais de 260 kkm, sem qualquer problema de motor. Quando saiu a diesel, corri para conhecer o carro- total decepção - frouxa, barulhenta, vibrava muito, não quis nem saber, continuei com a V6. Logo começaram os problemas de motor fundindo com menos de 50.000 km. Ao que me lembro, em menos de dois anos a Ford mudou o motor, e entraram os Power Stroke da International, com TGV. Com estes me encantei, comprei uma O km em 2002 que vendi com mais de 170 kkm, não baixava uma gota de óleo entre as revisões, não melava escape, um tremendo torque, fazia mais de 11 km/l, um espetáculo de motor, embora ainda um pouco ruidoso perto dos atuais eletrônicos (especialmente do meu querido PSA V6 - risos). As Rangers com motor Maxion são o maior mico de mercado até hoje.
Quanto à sugestão de onde comprar o kit retífica, não sei te aconselhar amigo, mas posso te indicar um mecânico em SP que manja muito de Defenders - o Ronald, é só dar uma busca aqui no fórum com este nome que vai aparecer o telefone dele. Se não conseguir, devo ter anotado em algum lugar. Ele poderá te dar as informações necessárias, é um cara muito sério. Recomendo, sempre levo minha Disco lá, mas o lance dele é mesmo as Defs.
Abraços.
Você se encantou pela potência e torque do International Power Stroque 2.8, como pode ver no post anterior o projeto e o mesmo do mal falado 2.5. O problema não foi o motor e sem o projeto de essas camionetas, o motor requerido para este fim era um de maior torque e potência.
Renato
A plaqueta do motor da minha Land diz:
http://imageshack.us/a/img571/5208/7p4i.jpg
Renato Franco
27/12/2013, 08:01
Renato A plaqueta do motor da minha Land diz: http://imageshack.us/a/img571/5208/7p4i.jpgWherever. Um funcionou, outro não. Não sei que "providências técnicas" eles tomaram para resolver o problema, mas o fato é que os Power Stroke, ainda que como evolução dos 300 Tdi, resolveram o problema da Ranger diesel. Curiosamente, a Ranger pesa 300 Kg MENOS que a Defender, e não tem 4x4 full-time. Talvez as Defs equipadas com motores posteriores à incorporação da Maxion pela International já tenham se beneficiado destes ajustes, como a sua. Abraços.
Luciano Valois
27/12/2013, 18:02
E como diria o poeta , e agora José!!!!
Renato Franco
27/12/2013, 20:30
E como diria o poeta , e agora José!!!!
Vide resposta imediatamente anterior, por favor. Se os problemas foram corrigidos pela International quando adquiriu a Maxion e repotenciou o motor, com novas bielas, nova turbina, enfim, uma evolução, como afirmou o colega, isso não infirma as assertivas anteriores, de que a versão original era problemática em relação à potência, nível de ruído e durabilidade. Vá no fórum das Rangers e dê uma olhada. Detalhe importante, eu ANDEI na primeira versão e TIVE, por quatro anos, a segunda versão da Ranger diesel, e posso te garantir que são carros MUITO diferentes...
Walter da Camper
27/12/2013, 20:53
Paulo, ao que parece, o problema no motor não surgiu repentinamente e os sintomas do desgaste estavam sendo mascarados por outros fatores. Concordo que se soprava óleo pelo respiro e a bomba estava fechada teria que fazer fumaça branca, contudo há outros fatores que influenciam na cor da fumaça (ponto da bomba adiantado, por exemplo).
Pelos relatos que se lê aqui no forum, 245 mil Km está na média da vida útil desse motor, assim como de muitos outros motores diesel de alta rotação (hsd).
Se por um lado não tenho Land, por outro, como amante do off-road, sou candidato a um dia ter uma (assim como Troller, Band...) e venho acompanhando os relatos sobre a mecânica da Defender e "na minha opinião" um projeto como esse merecia um motor um pouco mais resistente. O colega Renato citou a Ranger como exemplo de aplicação mal sucedida do HSD2.5, mas há um caso muito pior: Blazer e S10 até 2000 são um retumbante fiasco. Tudo bem que não tinha intercooler, entre outras diferenças de instalação, mas o fato é que trata-se do mesmo motor.
A realidade, que poucos conseguem aceitar, é a de que os motores diesel de giro rápido e baixa cilindrada duram menos do que um motor a gasolina de potencia similar e são muito mais melindrosos quanto ao uso e caros quanto à manutenção. Muitos ainda se apegam ao mito da longínqua durabilidade e resistência dos motores diesel, ocorre que esse benefício ficou perdido na época em que caminhonetes e jipes usavam motor de caminhão (sem turbina).
Abraços e boa sorte com a retífica.
PS. Alguns virão aqui para argumentar acerca da manutenção, mas essa é uma regra genérica e vale para qualquer veículo e combustível (até um Fiat 147 ou um Lada com manutenção impecável vai durar muitos KM).
Obrigado pelas respostas. Mas minha mancada na troca de óleo foi há três meses. O que eu não entendo é como estourou tudo na revisão da bomba injetora. O problema se agravou repentinamente. Agora preciso comprar um kit retifica? Alguma dica de onde comprar ou não comprar de jeito nenhum?
paulo.serejo
27/12/2013, 23:22
Sim, acho que vocês têm razão. O motor a diesel é menos durável. Esse é meu primeiro carro a diesel e eu embarquei na velha idéia de motores hiper-resistentes. Realmente, Walter, um carro excelente como a Defender (para o que se propõe) não deveria ter sido produzido com esse motor. Seja como for, agora é reparar e ter um cuidado extremo na manutenção. E esperar os próximos 250 mil km para fazer tudo de novo. O problema devia estar mesmo mascarado. Mas continuo sem entender o agravamento tão repentino ocorrido na oficina do bombista. Talvez quando o motor for aberto as coisas fiquem mais claras (autópsia). Acho que vou mandar abrir a turbina também.
Também não é assim. Conheço vários donos de Defender 300Tdi com 350, 400 e até 480 mil km. Tenho um amigo que roda 400 km/mês com uma Disco 1 200 Tdi com quase 380 mil km e ainda forte. E olha que ele não é nenhum exemplo de dono extremamente cuidadoso. Também já vi 300 tdi com 70 mil km perderem pedindo retifica. Mas acho que na média motores diesel rodam mais do que os movidos a gasolina. Nunca vi, na média , motores a gasolina durarem tanto.
Abs
Sergio
Marcelo-HPE
28/12/2013, 17:41
Tb achou que o Defender pelo jipão famoso que é , merecia uma motor melhor do que o famigerado e superado Maxion 2.5 , Merecia uma motor livre da porcaria da correia dentada que é uma fonte de problemas e gastos, livre de vazamentos de óleo, e do desempenho quase que paralítico,
Esse Motor é mal dimensionado para um Jipão de Tradição que o Defender , esse merecia um MWM 2.8 com boa potência e torque , com um sisitema de distribuição por engreanagens , Em fim um motor superior ao Maxion .
È uma pena .
Tb achou que o Defender pelo jipão famoso que é , merecia uma motor melhor do que o famigerado e superado Maxion 2.5 , Merecia uma motor livre da porcaria da correia dentada que é uma fonte de problemas e gastos, livre de vazamentos de óleo, e do desempenho quase que paralítico,
Esse Motor é mal dimensionado para um Jipão de Tradição que o Defender , esse merecia um MWM 2.8 com boa potência e torque , com um sisitema de distribuição por engreanagens , Em fim um motor superior ao Maxion .
È uma pena .
É uma pena mesmo, uma pena que pessoas tendenciosas e sem conhecimento pensem de essa maneira. Para sua informação e esclarecimento temos:
- O motor 300 Tdi foi substituído na Europa em 1999 pelo motor Td5, QUATORCE anos atrás.
- No Brasil fechou a montagem da Defender com o motor Maxion em 2005, OITO anos atrás.
- Desde 2007 até hoje, a Defender está com motor Puma, ou seja SEIS anos atrás.
ClaudioMartins
28/12/2013, 18:56
Pra não usar "inveja", digamos que seja uma emulação.
Mas isso faz parte. Na trajetória dos mitos sempre existem reações desta ordem...
É uma pena mesmo, uma pena que pessoas tendenciosas e sem conhecimento pensem de essa maneira. Para sua informação e esclarecimento temos:
- O motor 300 Tdi foi substituído na Europa em 1999 pelo motor Td5, QUATORCE anos atrás.
- No Brasil fechou a montagem da Defender com o motor Maxion em 2005, OITO anos atrás.
- Desde 2007 até hoje, a Defender está com motor Puma, ou seja SEIS anos atrás.[/QUOTE]
Paulo.serejo
A minha está com 200.000 km e tudo encima, creio que não terei o trabalho de algum dia fazer o motor. Desde "zero" cuido dela, trocas de óleo cada 5.000 km e controle de variáveis importantes, para em caso de problemas, parar o motor e não deixar acontecer outros por falta de água ou óleo.
Tem muito carro que prematuramente morre, a maioria por aquecimento. Este ponto é tão importante que deveria ser obrigatório a instalação, pelos fabricantes, de alarmes ou algo parecido, para avisar e parar o motor.
No teu caso, baixando óleo e com o teste compressão ruim, fazer o motor é o caminho. Fumaça branca indica também água no óleo por problemas na junta do cabeçote ou no cabeçote.
Difícil é explicar o que aconteceu na oficina do mecânico, e menos ainda, o que aconteceu com a Land nas mãos dos anteriores proprietários.
Marcelo-HPE
28/12/2013, 19:10
Hugo meu amigo , não é porque o motor ficou anos e anos , quer dizer que ele seja bom e maravilhoso .
So falta vc dizer que o maxion 2.5 é melhor que um mwm 2.8 . sejamos coerentes !!!
abs
Marcelo-HPE
28/12/2013, 19:14
Ao amigo , que está com o seu maxion 2.5 em final de carreira, sugiro humildemente , que faça um orçamento para retífica , e se ficar em torno de uns 9.000,00 , compre logo um motor parcial novo . !!
Marcelo-HPE
28/12/2013, 19:22
Pra não usar "inveja", digamos que seja uma emulação.
Mas isso faz parte. Na trajetória dos mitos sempre existem reações desta ordem...
- Desde 2007 até hoje, a Defender está com motor Puma, ou seja SEIS anos atrás.[/QUOTE]
Claudio, não é possível que não dá para conversar tecnicamente com vocês , que vocês já vem com questões subjetivas e emocionais .
Minha antiga ranger 2001 , era xôxa, vazava óleo pelo retentor geral do virabrequim , e fumaçava preto para caramba , é do motor 2.5 meu camarada .
Hugo meu amigo , não é porque o motor ficou anos e anos , quer dizer que ele seja bom e maravilhoso .
So falta vc dizer que o maxion 2.5 é melhor que um mwm 2.8 . sejamos coerentes !!!
abs
Marcelo
Seja coerente, leia o que postou e o que respondi.
Marcelo-HPE
28/12/2013, 19:29
Ok Hugo , Entendi , O TD5 eu não conheço , não sei se é bom ou ruim , mas o Ford Puma foi uma bela evolução era o motor que faltava .
abs.
Claudio, não é possível que não dá para conversar tecnicamente com vocês , que vocês já vem com questões subjetivas e emocionais .
Minha antiga ranger 2001 , era xôxa, vazava óleo pelo retentor geral do virabrequim , e fumaçava preto para caramba , é do motor 2.5 meu camarada .[/QUOTE]
A maioria compra um veículo por emoção, se fosse por razão, ao comprar uma camioneta elegeria Toyota, não gosto de camionetas, gosto de "JIPES".
Na época, ano 2004, tinha como opção no Brasil Defender e Troller, lógico que a razão me indicou uma Defender 110, para poder realizar expedições com a família.
Não vendo e não empresto a minha 110, é um grande prazer que tenho quando coloco as mãos no volante, quando lubrifico os rolamentos, quando troco a correia dentada, discos de freio, quando coloco o motor no ponto, em fim, uma terapia imensamente prazerosamente, um hobby.
Discutir tecnicamente? Disponha!!!!
Dinho_BH
28/12/2013, 20:40
È uma pena .
Marcelo,
Por falar em projeto ruim, não podemos esquecer do motor "moderno" da L200 HPE que fervia e empenava cabeçote.
Detalhe: "supostamente" um motor moderno, pois só saiu de linha no ano passado...
Abraços.
Renato Franco
28/12/2013, 20:55
Gente!
Minhas humildes desculpas por ter ousado questionar o dogma: O MAXION 300 TDI É O MELHOR MOTOR JÁ FABRICADO NA TERRA POR TODO O SEMPRE !!!
Novas desculpas por ter ingressado, inadvertidamente, em um tópico de Defenders. Juro por tudo quanto me é mais sagrado que nunca mais cometerei tal sacrilégio, e que talvez seja provocado por uma inveja renitente que ainda não saiu do armário, como muitos já disseram. Prometo que tratarei do tema com meu analista assim que ele retornar das férias, e aí venda minha Disco e consiga uma Defender 300 Tdi bem conservadinha...
Abraços a todos e Feliz 2014
Marcelo-HPE
28/12/2013, 21:06
Marcelo,
Por falar em projeto ruim, não podemos esquecer do motor "moderno" da L200 HPE que fervia e empenava cabeçote.
Detalhe: "supostamente" um motor moderno, pois só saiu de linha no ano passado...
Abraços.
4d56 !! Motor moderno da onde ??? esse motor equipava a l200 desde 1994 !! , porem o problema do aquecimento não era do motor em si , era do sistema de arrefecimento mal calculado e subdimensionado e ainda um cambio curto que fazia o coitado do 4d56 girar em alta rpm , mas tb tinha a porcaria da correia dentada , cabeçote muito sensível a aquecimento , eixo contra- balanço e outras fragilidades.
Era um motor limitado tipo o maxion 2.5 .
Marcelo-HPE
28/12/2013, 21:08
Gente!
Minhas humildes desculpas por ter ousado questionar o dogma: O MAXION 300 TDI É O MELHOR MOTOR JÁ FABRICADO NA TERRA POR TODO O SEMPRE !!!
Novas desculpas por ter ingressado, inadvertidamente, em um tópico de Defenders. Juro por tudo quanto me é mais sagrado que nunca mais cometerei tal sacrilégio, e que talvez seja provocado por uma inveja renitente que ainda não saiu do armário, como muitos já disseram. Prometo que tratarei do tema com meu analista assim que ele retornar das férias, e aí venda minha Disco e consiga uma Defender 300 Tdi bem conservadinha...
Abraços a todos e Feliz 2014
Meus pêsames !! hehehe
Marcelo-HPE
28/12/2013, 21:25
Minha antiga ranger 2001 , era xôxa, vazava óleo pelo retentor geral do virabrequim , e fumaçava preto para caramba , é do motor 2.5 meu camarada .
A maioria compra um veículo por emoção, se fosse por razão, ao comprar uma camioneta elegeria Toyota, não gosto de camionetas, gosto de "JIPES".
Na época, ano 2004, tinha como opção no Brasil Defender e Troller, lógico que a razão me indicou uma Defender 110, para poder realizar expedições com a família.
Não vendo e não empresto a minha 110, é um grande prazer que tenho quando coloco as mãos no volante, quando lubrifico os rolamentos, quando troco a correia dentada, discos de freio, quando coloco o motor no ponto, em fim, uma terapia imensamente prazerosamente, um hobby.
Discutir tecnicamente? Disponha!!!![/QUOTE]
Eu sei Hugo !! Eu sei !!! que é melhor falar mal da mãe do sujeito do que falar da Defender dele, mas vcs podem ser mais sensatos e aceitar que esse motor maxion 2.5 que vcs preferem chamar de 300 TDI , talvez para não associar o mesmo ao maxion 2.5 , não e um motor tão bom como o MWM 2.8 . assim como o meu 3.2 não é tão bom como um Cummins da F-250 e por aí vai .
Eu gosto dos meus Mitsubishi mas sei perfeitamente o que presta e o que não presta neles !! sei onde é calcanhar de Aquiles de cada um !!!
Mas vcs não !!! vcs falam desse motor com coisa que ele fosse o Top dos motores diesel !! e os fatos não dizem isso .
abs
Dinho_BH
28/12/2013, 21:42
4d56 !! Motor moderno da onde ??? esse motor equipava a l200 desde 1994 !! , porem o problema do aquecimento não era do motor em si , era do sistema de arrefecimento mal calculado e subdimensionado e ainda um cambio curto que fazia o coitado do 4d56 girar em alta rpm , mas tb tinha a porcaria da correia dentada , cabeçote muito sensível a aquecimento , eixo contra- balanço e outras fragilidades.
Era um motor limitado tipo o maxion 2.5 .
Marcelo,
O moderno estava entre aspas... rsrsrs... o problema é justamente este: um motor ultrapassado e que equipou um carro medíocre durante anos... coisa de mercado brasileiro... rsrsrs...
Abraços.
paulo.serejo
28/12/2013, 21:45
Caros amigos,
agradeço a todos as respostas. Eu realmente adoro minha Defender, carinhosamente chamada Helga (a viking mulher do Hagar, o Horrível, lembram?). Já quis uma Disco, que não comprei por medo do custo da manutenção. Há três causas possíveis para o que aconteceu com o motor da minha Defender: culpa da minha má manutenção (o antigo dono é um amigo hiper cuidadoso, e tem outra Defender); alguma m...que fizeram na oficina; fragilidade do motor. Talvez as três coisas juntas. Não tenho nenhuma dúvida de que a Defender é um off road maravilhoso, como também a Disco. Sou piloto de ultraleves. Acostumado com a delicadeza dos aviões, imaginei que a Land era só brutalidade. Eu devia ter sido mais cuidadoso. Vivendo e aprendendo.
Sobre a participação dos proprietários de outros veículos, só agradeço. Um amigo e instrutor com mais de 12 mil hs de voo, quando perguntado sobre qual o melhor avião, ele sempre responde - não importa, eu quero é voar. Da mesma forma, o importante, para nós, são as trilhas, os passeios, a cooperação para ir aonde poucos vão.
Depois da opinião de todos, acho mesmo que vou transformar o motor em 2.8. Vai aliviar o motor, vou ter mais conforto e segurança.
Feliz Ano Novo !
vcs falam desse motor com coisa que ele fosse o Top dos motores diesel !! e os fatos não dizem isso.
Tem polêmica pra discutir até o ano que vem!!! hehehe
Um pouco de história: Esse motor originalmente desenvolvido pela Land Rover, se chamava 300tdi, evolução do 200tdi; Mesmo que equipou Defenders, Discoveries e até Range Rovers (pasmem!!!). Naquele tempo se amarrava cachorro com linguiça, então esses motores eram bastante potentes para a proposta dos veículos.
Quando em 1999/2000 entrou em cena o novo td5, eletrônico e adequado às normas de poluição vigentes na Europa naquele período, o projeto do 300tdi foi vendido para a Maxion/International que passou a fabrica-los no Brasil sob o nome HS 2.5, equipando os Defenders montados no Brasil. Na Europa os Defenders e Discos 2 passaram a usar o td5.
Por isso chamamos esses motores de 300tdi, apesar de Defenders entre 2000 e 2006 usarem o Maxion HS 2.5;
O fato relevante nessa história toda é que só a partir da produção no Brasil que os 300tdi passaram a equipar outros veículos, e junto com isso a sua má fama floresceu!
Se você pegar fóruns Europeus, a reputação do 300tdi é a melhor entre todas as motorizações já utilizadas nos Land Rovers.
Boa parte dos problemas enfrentados pelos Maxions HS 2.5 é devido à sua aplicação em veículos com propostas diferentes e com sistemas de arrefecimento diferentes.
Não quero dizer que o motor é maravilhoso nem tampouco confiável, mas que ele foi e é usado de forma diversa ao que foi designado isso sim.
Eu apenas gosto do meu 300tdi (um legítimo 300tdi, antes do projeto ser Maxion); sei das limitações dele e ele sabe das limitações do meu carro e vivemos felizes assim ... 110 Km/h como velocidade de cruzeiro não é nada mal para um jipe com aerodinâmica dos anos 50
Abraços!
Marcelo-HPE
28/12/2013, 22:46
Marcelo,
O moderno estava entre aspas... rsrsrs... o problema é justamente este: um motor ultrapassado e que equipou um carro medíocre durante anos... coisa de mercado brasileiro... rsrsrs...
Abraços.
Dinho , aí vc falou bobagem !!! o motor era limitado , tinha problemas , mas a picape era espetacurlar !!! com chassi extremamente reforçado , suspensão alta de tanque de guerra com barra de torção e 6 lâminas no feixe traseiro , diferênciais e caixa de marchas AISIN , um dos melhores fabricantes do mundo , engate da tração por alavanca e Bloqueio 100% de diferêncial traseiro acionado por botão !! Era a picape + Off-road do Brasil !!!
Imagina se naquela época tivesse uma l200 com um MWM 2.8 , iria arrasar as outras !!!
Hoje infelizmente só sobraram os sedãs de caçamba , como l200 triton com protetor de carter de lata de sardinha e caixa de tração exposta , frorntier e amarok com altura de strada Locker e por aí vai .
Fique frio que eu não estou falando da lenda imaculada chamada .... Defender !!!! e sim do famigerado maxion 2.5 porque já tive e sofri com um
Se informe primeiro para poder argumentar !!
abs
Marcelo-HPE
28/12/2013, 23:10
Tem polêmica pra discutir até o ano que vem!!! hehehe
Um pouco de história: Esse motor originalmente desenvolvido pela Land Rover, se chamava 300tdi, evolução do 200tdi; Mesmo que equipou Defenders, Discoveries e até Range Rovers (pasmem!!!). Naquele tempo se amarrava cachorro com linguiça, então esses motores eram bastante potentes para a proposta dos veículos.
Quando em 1999/2000 entrou em cena o novo td5, eletrônico e adequado às normas de poluição vigentes na Europa naquele período, o projeto do 300tdi foi vendido para a Maxion/International que passou a fabrica-los no Brasil sob o nome HS 2.5, equipando os Defenders montados no Brasil. Na Europa os Defenders e Discos 2 passaram a usar o td5.
Por isso chamamos esses motores de 300tdi, apesar de Defenders entre 2000 e 2006 usarem o Maxion HS 2.5;
O fato relevante nessa história toda é que só a partir da produção no Brasil que os 300tdi passaram a equipar outros veículos, e junto com isso a sua má fama floresceu!
Se você pegar fóruns Europeus, a reputação do 300tdi é a melhor entre todas as motorizações já utilizadas nos Land Rovers.
Boa parte dos problemas enfrentados pelos Maxions HS 2.5 é devido à sua aplicação em veículos com propostas diferentes e com sistemas de arrefecimento diferentes.
Não quero dizer que o motor é maravilhoso nem tampouco confiável, mas que ele foi e é usado de forma diversa ao que foi designado isso sim.
Eu apenas gosto do meu 300tdi (um legítimo 300tdi, antes do projeto ser Maxion); sei das limitações dele e ele sabe das limitações do meu carro e vivemos felizes assim ... 110 Km/h como velocidade de cruzeiro não é nada mal para um jipe com aerodinâmica dos anos 50
Abraços!
Meu amigo , Parabéns pela explicação sensata e sem a cegueira da paixão , realmente é uma parte importante da história do 300 TDI que para minha surpresa originou o maxion 2.5 hsd , e concordo com vc a fama de ruim veio com ranger e S-10
Abração
Dinho_BH
28/12/2013, 23:32
...mas a picape era espetacurlar !!! ...
Marcelo,
Como a pick-up era espetacular se, com RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, o motor não durava 100K km sem fundir/ferver/empenar cabeçote?
Você condenou TODO o projeto Defender por causa de seu motor e quer me convencer que, a despeito do motor ruim, a L200 era uma boa pick-up?
No mínimo incoerente, não acha?
Abraços.
Marcelo-HPE
28/12/2013, 23:49
Meu amigo, eu não acabei postar ali que eu estava falando do maxion 2.5 e não do Defender :
"Fique frio que eu não estou falando da lenda imaculada chamada .... Defender !!!! e sim do famigerado maxion 2.5 porque já tive e sofri com um"
Quem sou eu para condenar um projeto de 4x4 , meu amigo !!! eu só falei que o Defender pela sua tradição merecia um motor melhor assim como a l200 também !!!
Em nenhum momento eu falei que a tração não prestava , que o chassi era ruim, que a caixa de marchas era fraca . só falei do motor pois já sofri com um de 2001 a 2004 .
Um 4x4 não é feito só de motor , uma prova disso era a S-10 que tinha um excelente motor e deixava a desejar no restante , por isso digo que a l200, pelo menos a 2008 que eu tive era uma boa picape , apesar do motor ser limitado e não aguentar altas rpm´s . mas o resto da mecãnica era muito robusta .
Caros amigos,
agradeço a todos as respostas. Eu realmente adoro minha Defender, carinhosamente chamada Helga (a viking mulher do Hagar, o Horrível, lembram?). Já quis uma Disco, que não comprei por medo do custo da manutenção. Há três causas possíveis para o que aconteceu com o motor da minha Defender: culpa da minha má manutenção (o antigo dono é um amigo hiper cuidadoso, e tem outra Defender); alguma m...que fizeram na oficina; fragilidade do motor. Talvez as três coisas juntas. Não tenho nenhuma dúvida de que a Defender é um off road maravilhoso, como também a Disco. Sou piloto de ultraleves. Acostumado com a delicadeza dos aviões, imaginei que a Land era só brutalidade. Eu devia ter sido mais cuidadoso. Vivendo e aprendendo.
Sobre a participação dos proprietários de outros veículos, só agradeço. Um amigo e instrutor com mais de 12 mil hs de voo, quando perguntado sobre qual o melhor avião, ele sempre responde - não importa, eu quero é voar. Da mesma forma, o importante, para nós, são as trilhas, os passeios, a cooperação para ir aonde poucos vão.
Depois da opinião de todos, acho mesmo que vou transformar o motor em 2.8. Vai aliviar o motor, vou ter mais conforto e segurança.
Feliz Ano Novo !
Paulo.Serejo
A cebolinha da pressão de óleo ascende quando a pressão é menor ou igual a 0,5 kgf/cm2, a pressão normal com o motor na temperatura de trabalho deve estar entre 1,8-3,9 kg/cm2. O teu motor teve problemas de lubrificação por miles de km, por isto aconselho instalar indicadores extras de variáveis, para poder identificar problemas antes de acontecer o pior.
Não esqueça, o indicador de temperatura da Land indica três pontos:
1º- Motor frio.
2º- Motor temperatura normal.
3º- Motor FUNDIDO!!!!!!!!
paulo.serejo
29/12/2013, 11:28
Hugo,
Boa informação! Quando a luz do óleo acende é porque já está com bem menos pressão do que o mínimo para lubrificar o motor. Não sabia disso. Começo a acreditar que a culpa foi só minha. Devo ter rodado uns mil km com pouca lubrificação. Além do indicador de pressão de óleo, você acrescentou mais alguma coisa? Já li em algum lugar que há uma luz de alerta para a temperatura da água também.
valeu pela dica!
abs.
Hugo,
Boa informação! Quando a luz do óleo acende é porque já está com bem menos pressão do que o mínimo para lubrificar o motor. Não sabia disso. Começo a acreditar que a culpa foi só minha. Devo ter rodado uns mil km com pouca lubrificação. Além do indicador de pressão de óleo, você acrescentou mais alguma coisa? Já li em algum lugar que há uma luz de alerta para a temperatura da água também.
valeu pela dica!
abs.
Utilizo o Madman, mede temperatura da água de refrigeração, nivel do depósito de água, pressão do óleo do motor, temperatura do óleo da reduzida, temperatura dos gases de escape (muito importante isto), tensão da bateria, nível horizontal e vertical do carro. Veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/48920-ems-mad-man.html
Paulo,
quando a luz do óleo acende, quer dizer que não existe mais pressão de óleo, que no caso do Diesel em poucos segundos termina por destruir o motor. Prolongar a troca de óleo também é um grande risco. O excesso de carbono acumulado no óleo, um abrasivo, termina por travar os anéis e finalmente acelera o desgaste dos cilindros.
Em resumo, se a luz do óleo acendeu e você rodou muito tempo com óleo velho, estas são mais evidentes explicações do desgaste do motor.
Retifique o motor e siga à risca a manutenção preventiva e os conhecidos gatilhos do 300tdi.
Abraços
Clemente
Caros amigos,
Abraços,
Paulo
Paulo, onde vc fez as manutenções e reparos no seu Defender? Aqui em bsb mesmo? Quais oficinas?
Tô perguntando só para futuras referências.
Abraço,
paulo.serejo
30/12/2013, 23:25
Pessoal, respondendo por partes:
Clemente, obrigado. Vou tomar um cuidado extremo com a lubrificação de agora em diante. Estou curioso para ver o que aconteceu dentro do motor. A propósito, já comprei o kit para conversão do motor para 2.8. Por indicação, comprei na Leão Diesel. Não tenho intenção em correr, não passo de 100. Mas já que vou fazer o motor, melhor deixá-lo melhor. Pelo que li e conversei, não há contra-indicação, não é isso?
Hugo, vou comprar esse madman, sem dúvida. Pena que ele não tenha também RPM. Não entendi a diferença entre o modelos EMS1 e EMS2. Você poderia me dizer qual o melhor? Valeu!
Pedro, vim fazendo a manutenção anual, como se fosse um carro a gasolina, no Makoto. Não tenho nada a reclamar dele. Apenas que nossos carros exigem um conhecimento melhor. Por exemplo, jamais lubrifiquei as cruzetas. Só mesmo no final de cada ano... Já a revisão na bomba injetora deixou muito a desejar. Estou desconfiado com a qualidade do serviço e não aceito que um carro fique numa oficina por 15 dias sem um diagnóstico e ainda saia de lá com uma garrafa de coca-cola recolhendo óleo. Putz. O bombista foi o Fernando Bombas Injetoras.
abraços a todos,
Paulo
Tem defender com maxion 2.5 hsd rodando com mais de 500.000km sem ter problemas.
Como todo veiculo tem que fazer manutenção e manter tudo em dia. se não não aguenta. Pode ser o melhor motor do mundo ou o motor de um javali CBT 3 cilindros, se não souber como ou onde fazer a manutenção CORRETA, vai ter problemas!
Meu pitaco. Não tenho nada mal a dizer do meu 300TDI, pelo contrario acho ele robusto e de simples manutenção para o fim que foi designado ser um jipe, no caso do defender! Acredito que o Ford Puma deva ser um excelente motor se tratado em dia e com seus componentes devidamente isolados de umidade pois já escutei relatos de que as Pumas tem alergia a água (provavelmente exagero, não?). O Troller mesmo em 2013 teve um probleminha crônico que com o seu potente 3.2 eletronic deixou muita gente na mão com cabelo em pé e bolso vazio, pois nem a ford sabia o que estava acontecendo com seu novo conjunto.
Outro exemplo que posso dar é o velho willys... todo mundo acaba adaptando motor de opala, AP, cambio de chevette, enfim faz uma salada de "peças" para querer melhorar um projeto antigo. Eu não troco meu hurricane 6 canecos, com cambio sincronizado de 3 marchas e a reduzida originais por nenhum outro conjunto. Nem mesmo o freio a disco eu acho necessário adaptar ao willys. Já fiz muita trilha com ele original (exceto os pneus que uso aro 16 porém maiores) e nunca fiquei na mão. Pelo contrario sempre tive que trazer os super adaptados guinchados pois difícil ter uma boa adaptação. Ou seja na minha concepção o willys, para sua época, teve o que existia de melhor e não faz sentido querer mudar aquilo que já provou o que tinha para provar, como é o caso da defender! Alguem ainda tem dúvida a respeito deste jipe?
Enfim... quer ter um jipe, se prepara a aprender o minimo de mecânica, se não vai dançar conforme muitos "mexânicos" ditam a música e vai sofre ao invés de ter alegrias.
ClaudioMartins
31/12/2013, 09:22
Eis aí um depoimento claro, simples e bem colocado.
Tem defender com maxion 2.5 hsd rodando com mais de 500.000km sem ter problemas.
Como todo veiculo tem que fazer manutenção e manter tudo em dia. se não não aguenta. Pode ser o melhor motor do mundo ou o motor de um javali CBT 3 cilindros, se não souber como ou onde fazer a manutenção CORRETA, vai ter problemas!
Meu pitaco. Não tenho nada mal a dizer do meu 300TDI, pelo contrario acho ele robusto e de simples manutenção para o fim que foi designado ser um jipe, no caso do defender! Acredito que o Ford Puma deva ser um excelente motor se tratado em dia e com seus componentes devidamente isolados de umidade pois já escutei relatos de que as Pumas tem alergia a água (provavelmente exagero, não?). O Troller mesmo em 2013 teve um probleminha crônico que com o seu potente 3.2 eletronic deixou muita gente na mão com cabelo em pé e bolso vazio, pois nem a ford sabia o que estava acontecendo com seu novo conjunto.
Outro exemplo que posso dar é o velho willys... todo mundo acaba adaptando motor de opala, AP, cambio de chevette, enfim faz uma salada de "peças" para querer melhorar um projeto antigo. Eu não troco meu hurricane 6 canecos, com cambio sincronizado de 3 marchas e a reduzida originais por nenhum outro conjunto. Nem mesmo o freio a disco eu acho necessário adaptar ao willys. Já fiz muita trilha com ele original (exceto os pneus que uso aro 16 porém maiores) e nunca fiquei na mão. Pelo contrario sempre tive que trazer os super adaptados guinchados pois difícil ter uma boa adaptação. Ou seja na minha concepção o willys, para sua época, teve o que existia de melhor e não faz sentido querer mudar aquilo que já provou o que tinha para provar, como é o caso da defender! Alguem ainda tem dúvida a respeito deste jipe?
Enfim... quer ter um jipe, se prepara a aprender o minimo de mecânica, se não vai dançar conforme muitos "mexânicos" ditam a música e vai sofre ao invés de ter alegrias.
Pessoal, respondendo por partes:
Clemente, obrigado. Vou tomar um cuidado extremo com a lubrificação de agora em diante. Estou curioso para ver o que aconteceu dentro do motor. A propósito, já comprei o kit para conversão do motor para 2.8. Por indicação, comprei na Leão Diesel. Não tenho intenção em correr, não passo de 100. Mas já que vou fazer o motor, melhor deixá-lo melhor. Pelo que li e conversei, não há contra-indicação, não é isso?
Hugo, vou comprar esse madman, sem dúvida. Pena que ele não tenha também RPM. Não entendi a diferença entre o modelos EMS1 e EMS2. Você poderia me dizer qual o melhor? Valeu!
Pedro, vim fazendo a manutenção anual, como se fosse um carro a gasolina, no Makoto. Não tenho nada a reclamar dele. Apenas que nossos carros exigem um conhecimento melhor. Por exemplo, jamais lubrifiquei as cruzetas. Só mesmo no final de cada ano... Já a revisão na bomba injetora deixou muito a desejar. Estou desconfiado com a qualidade do serviço e não aceito que um carro fique numa oficina por 15 dias sem um diagnóstico e ainda saia de lá com uma garrafa de coca-cola recolhendo óleo. Putz. O bombista foi o Fernando Bombas Injetoras.
abraços a todos,
Paulo
Paulo
O EMS1 tem inclinômetro e pode ser facilmente fixado com Velcro, o EMS2 precisa de um furo no painel.
paulo.serejo
31/12/2013, 15:00
Valeu, Hugo.
É isso, Lucar. É preciso aprender um mínimo de mecânica. Difícil é quando a aprendizagem é mais lenta do que o surgimento dos problemas eheh. Felizmente esse forum pode adiantar muitas coisas.
Com a conversão do motor para 2.8, os que já a fizeram há algum tempo, tem algo a dizer? Vou ter de trocar a embreagem? E o sincronismo (ponto) da bomba injetora no motor convertido é diferente do ponto do 2.5 original?
Abs.
paulo.serejo
04/02/2014, 07:56
Bom, pessoal, parece que a história chegou ao final.
Retirei a viatura ontem da oficina do Patrick, em Brasília. Converti o motor para 2.8, com peças originais compradas na Leão Diesel, por indicação do Luiz Fraga. Troquei também bomba de óleo, bicos injetores, selos e válvulas.
Primeiras impressões:
-não há mais vazamento de óleo e a fumaça desapareceu. Zero. Apenas nas trocas de marchas, com baixa rotação, mas na primeira acelerada, zero fumaça. Ufa.
-o motor era 2.5 e estava com a bomba fechada. Agora está com motor 2.8 e a bomba regulada para ele. Resultado, o carro é outro. Confesso que estou até preocupado, pois havia me acostumado com o jeito antigo (subidas longas com carro cheio, às vezes tinha de pôr até a segunda marcha. Evidentemente estava errado). Agora, de quinta, a 80 km/h, numa subida, se eu acelerar ela vai para cima. Impressionante. Fiz um retorno de terceira!
-o som do motor mudou bastante. O lento claque-claque agora está acelerado. Não sei se é questão de regulagem, ou bomba muito aberta, ou se é assim mesmo. A impressão que tenho é que está no dobro da rotação (pensem num metrônomo). Disse o mecânico que em marcha lenta ela está regulada para 800 RPM. Há também um barulhinho das válvulas trabalhando, que o Patrick me mostrou, esclarecendo que é normal dos motores convertidos.
- na entrada de ar, na lateral do carro (onde vai o snorkel), com a mão próxima dá pra sentir o ar entrando. Encostando o ouvido, o som parece de água em ebulição, só que muito mais rápido e grave, quase um ronco. Esse som agora eu ouço dentro do carro também, como que saindo por baixo do painel, no lado do passageiro. Não é alto, mas não existia. Será que eu devo aumentar a entrada de ar?
- o que me preocupou foi a temperatura. Com todos os problemas que enfrentei, a temperatura jamais subiu. Sempre esteve razoavelmente abaixo do centro. Às 6 da manhã, rodava mais de 10 km (de quinta) com o indicador marcando pouco acima do frio. Agora o marcador fica próximo do centro, o tempo todo. Não gostei disso.
- Ainda não deu para ver como ficou o consumo, com essa potência toda. Quando medir, posto aqui.
Abraços a todos,
Paulo
Paulo,
no sábado estive na oficina do Patrick, ele estava trabalhando no seu carro. Acabando de fechar o motor. Eu nunca tinha visto um motor sendo passado pra 2.8 e fiquei sapeando. Eu acho que ele é bem conservador quanto as modificações no projeto original né? hehe
Espero que sua viatura fique melhor que antes. Vê se providencia um sensor de nível pra não ter dor de cabeça com possíveis vazamentos de água.
Achei seu carro muito bonito e bem cuidado.
Quem sabe um dia agente se encontra por aí.
Abraço!
Waldmartins
04/02/2014, 14:18
Paulo.serejo
sobre o marcador de temperatura, o normal é isso mesmo. Ficar o tempo todo próximo do meio...aliás, o tempo todo não...qdo vc dá partida no carro e sai, ele demora um pouco a ir pro meio. Depois de chegar lá, ele trabalha o tempo todo lá.
O meu não é assim pq a válvula termostática está com um furo, mas assim que der eu vou trocar a VT.
Abs
Wald
paulo.serejo
05/02/2014, 08:50
Paulo.serejo
sobre o marcador de temperatura, o normal é isso mesmo. Ficar o tempo todo próximo do meio...aliás, o tempo todo não...qdo vc dá partida no carro e sai, ele demora um pouco a ir pro meio. Depois de chegar lá, ele trabalha o tempo todo lá.
O meu não é assim pq a válvula termostática está com um furo, mas assim que der eu vou trocar a VT.
Abs
Wald
Wald,
Você acertou na mosca. Depois do seu post, me lembrei que o mecânico tinha dito que trocaria a válvula termostática. Liguei para ele e, bingo!, a válvula foi trocada. A diferença de temperatura na verdade é a leitura correta dela. Por via das dúvidas, vou medir a temperatura com aquele termômetro lazer.
Abraços,
Paulo
paulo.serejo
05/02/2014, 16:32
Paulo,
no sábado estive na oficina do Patrick, ele estava trabalhando no seu carro. Acabando de fechar o motor. Eu nunca tinha visto um motor sendo passado pra 2.8 e fiquei sapeando. Eu acho que ele é bem conservador quanto as modificações no projeto original né? hehe
Espero que sua viatura fique melhor que antes. Vê se providencia um sensor de nível pra não ter dor de cabeça com possíveis vazamentos de água.
Achei seu carro muito bonito e bem cuidado.
Quem sabe um dia agente se encontra por aí.
Abraço!
Puxa, Pedro! Eu quase fui pra lá no sábado. Não fui porque o Patrick me pareceu sistemático e eu fiquei no pé dele a semana toda. Acho que por ele o motor ficava 2.5, mesmo. Mas até agora o carro está ótimo, com muita força. Já estou atrás de um alerta de nível. Falei com o Marcus Kroeger, ficou de me dar uma resposta. Além disso, vou colocar conta-giros, pressão e temperatura do óleo e outra temperatura da água. Sabe como é, cachorro picado de cobra tem medo de salsicha.
Vamos nos esbarrar na cidade, sim, logo logo.
Grande abraço e obrigado pelo elogio à Helga (110).
Paulo
paulo.serejo
23/02/2014, 17:59
Caros,
me comprometi a informar aqui o consumo, após a conversão do motor. Fez 11,98 km/l, com diesel comum. O carro está ótimo.
abraços,
Paulo
Paulo
Caramba excelente consumo, principalmente pq o motor ainda esta amaciando, situação que normalmente bebe mais, deve ser porque agora precisar pisar menos!!!!
ja pegou estrada com ela??? tomara que a minha fique econômica assim
Abraço, Pedro