PDA

Ver Versão Completa : Óleo errado no motor da Amarok.

Sergio Maurer
26/12/2013, 09:11
Bom dia. Possuo uma pick-up Amarok e em uma das revisões descobri que colocaram em seu motor o lubrificante 5W40 para motor sem filtro de partículas no lugar do 5W30 para motor COM FILTRO DE PARTÍCULAS. Andei 10.000 km com esse óleo. Já ocorreram problemas no catalizador, mas a agência VW disse que foi apenas sensores (DÚVIDO). Que mais pode ter ocorrido no motor além de já ter danificado o sistema de filtro de partículas. Agradeço.

Yeroe
10/01/2014, 02:17
Sérgio, ocorre que em autorizadas se usa óleo em Barril de 250l, portanto é o que tem na hora.

A especificação para as Amaroks até 2011 Castrol Edge Professional é essa 5w40 CF, para as mais novas 5W30 também na espeficação Diesel.

Mas acredito que não é isso que tenha afetado o Filtro EGR, já que essa peça é muito sujeito a problemas.

Agora tente encontrar óleo nessa especificação no Brasil...

Sergio Maurer
13/01/2014, 09:00
Sérgio, ocorre que em autorizadas se usa óleo em Barril de 250l, portanto é o que tem na hora.

A especificação para as Amaroks até 2011 Castrol Edge Professional é essa 5w40 CF, para as mais novas 5W30 também na espeficação Diesel.

Mas acredito que não é isso que tenha afetado o Filtro EGR, já que essa peça é muito sujeito a problemas.

Agora tente encontrar óleo nessa especificação no Brasil...

A troca do óleo foi feita em uma agência da VW. Já afetou algo do filtro, pois acenderam as luzes do painel. Levei para a VW e ficou 30 dias para aguardando peças. Não falaram o que trocaram. E quanto ao motor? Não pode ter acontecido um desgaste prematuro?

TOYHOCAYEN
21/07/2015, 10:41
Bom dia. Possuo uma pick-up Amarok e em uma das revisões descobri que colocaram em seu motor o lubrificante 5W40 para motor sem filtro de partículas no lugar do 5W30 para motor COM FILTRO DE PARTÍCULAS. Andei 10.000 km com esse óleo. Já ocorreram problemas no catalizador, mas a agência VW disse que foi apenas sensores (DÚVIDO). Que mais pode ter ocorrido no motor além de já ter danificado o sistema de filtro de partículas. Agradeço.

Caros Companheiros
Alguém sabe informar o que pode acontecer se inverterem o Óleo do Motor?
No caso do Sérgio, colocaram óleo 5W40 no lugar do 5W30; no meu caso colocaram 5W30 na minha Amarok 2012 (Sem filtro de partículas.)

O fato de diminuir a viscosidade pode prejudicar o Motor?
Afinal o Motor das Amaroks com e sem filtro de partículas não é o mesmo?

Agradeço a Todos.

PauloTupã
08/09/2015, 20:40
Meu caro

Não acredito que o uso do 5W30 no lugar do 5W40 vá acarretar algum problema, ainda mais se for apenas em um intervalo de troca. A Toyota alterou a viscosidade dos óleos há um tempo. Utilizavam o 15W40 e passaram a utilizar o 5W30, que é o que vem sendo colocado na minha SW4 nas revisões. O mesmo aconteceu com a honda, que passou a utilizar lubrificante 0W20. Salvo engano, antes utilizavam o 10W40.

GRocha
03/08/2017, 17:35
Meu caro, tenho uma amarok 2013, estou pensando seriamente em passar a usar o óleo mineral 15W40 no motor dela. Tenho um amigo aki tem uma 2011/2012 e há muito ele usa o 15W40 da Ursa e o carro tá com quase 200.000 Km e até agora nenhum problema.... Já dei uma pesquisada a respeito da diferença do óleo sintético e o mineral é basicamente o seguinte: o sintético não cria borra no motor e o mineral sim, mas se vc trocar a cada 5.000 Km o mineral não cria borra no motor. Qto a lubrificação é a mesma. Alguém concorda ou discorda?

Xandyib
07/08/2017, 18:56
Boa noite galera sei q esse tópico aki não tem nada haver cm minha dúvida mas foi o mais próximo, tenho uma amarok trendline 2012 e ela não trava as portas ao entrar em movimento com outros carro isso é normal ou é configuração ?

Herculanofilho
09/08/2017, 15:27
Boa noite galera sei q esse tópico aki não tem nada haver cm minha dúvida mas foi o mais próximo, tenho uma amarok trendline 2012 e ela não trava as portas ao entrar em movimento com outros carro isso é normal ou é configuração ?

Eu acho que é reprogramação do módulo pela concessionária.

Herculanofilho
10/08/2017, 01:51
Meu caro, tenho uma amarok 2013, estou pensando seriamente em passar a usar o óleo mineral 15W40 no motor dela. Tenho um amigo aki tem uma 2011/2012 e há muito ele usa o 15W40 da Ursa e o carro tá com quase 200.000 Km e até agora nenhum problema.... Já dei uma pesquisada a respeito da diferença do óleo sintético e o mineral é basicamente o seguinte: o sintético não cria borra no motor e o mineral sim, mas se vc trocar a cada 5.000 Km o mineral não cria borra no motor. Qto a lubrificação é a mesma. Alguém concorda ou discorda?

Eu acho que não vale a pena correr o risco de fundir o motor por falta de lubrificação. O óleo sintético vc roda 10.000 km e não corre risco algum.
A diferença em $$ é pouca. Uso o SHELL HELIX ULTRA 0W30. É mais barato que o Castrol e recomendado pela VW.

thyagovieira
10/08/2017, 10:17
A dica é o seguinte, use o óleo com a viscosidade recomenda pelo fabricante para a temperatura do nosso país e um óleo que atenda a normal determinada pela VW no manual.

Em uma pesquisa rápida na internet(confirme no manual por precaução)

Amarok até 2011
5W40 sintético
Normas:VW 508 88
Volkswagen G 053 553 R2

Amarok 2012 em diante
5W 30
Normas:Volkswagen G 052 195 R2 ou Mobil 1 ESP 5W30
VW 507 00

Fred Miranda
11/08/2017, 11:02
Oleo lubrificante é assunto para muita discussão e quase nenhum embasamento técnico.
Mas o que já li e estudei é o seguinte:
1. Quanto mais rodado for o motor é necessário aumentar a viscosidade, pois as folgas internas vão aumentando, a não ser que não baixe nada o nível de óleo.
2. Comparativamente um óleo 5w40 protege mais um motor de alto desempenho que um 5w30. A Amarok possui uma potência específica muito alta pela baixa cilindrada. Óleos com viscosidade maior possuem, geralmente maior proteção à altas temperaturas. Claro considerando óleos com bons aditivos (óleos modernos).
* tenho uma moto KTM de competição e no manual diz para usar óleo 10w50, porém se for usado em competições usar óleo 10w60.

Ismael peixoto
08/01/2019, 17:52
Não use um 5w40 se o fabricante lhe pedir um 5w30, pois você pode prejudicar o motor, procure sempre um profissional qualificado pq na internet nem tudo é verdadeiro, usar um óleo com a viscosidade acima só pq tem vazamento é um erro pois as camaras que esse óleo percorre não vai aumentar de tamanho. https://oleolubrificante.wixsite.com/meusite
Oleo lubrificante é assunto para muita discussão e quase nenhum embasamento técnico.
Mas o que já li e estudei é o seguinte:
1. Quanto mais rodado for o motor é necessário aumentar a viscosidade, pois as folgas internas vão aumentando, a não ser que não baixe nada o nível de óleo.
2. Comparativamente um óleo 5w40 protege mais um motor de alto desempenho que um 5w30. A Amarok possui uma potência específica muito alta pela baixa cilindrada. Óleos com viscosidade maior possuem, geralmente maior proteção à altas temperaturas. Claro considerando óleos com bons aditivos (óleos modernos).
* tenho uma moto KTM de competição e no manual diz para usar óleo 10w50, porém se for usado em competições usar óleo 10w60.

NovoRei
08/01/2019, 19:10
Não use um 5w40 se o fabricante lhe pedir um 5w30, pois você pode prejudicar o motor, procure sempre um profissional qualificado pq na internet nem tudo é verdadeiro, usar um óleo com a viscosidade acima só pq tem vazamento é um erro pois as camaras que esse óleo percorre não vai aumentar de tamanho. https://oleolubrificante.wixsite.com/meusite

Falando somente sobre viscosidade, não tem problema usar um óleo com viscosidade quente maior. A lubrificação vai ser melhor desde que a bomba de óleo consiga manter a mesma vazão. De forma geral qualquer bomba consegue bombear até viscosidade W50.

caio-mecer
27/04/2019, 18:00
Falando somente sobre viscosidade, não tem problema usar um óleo com viscosidade quente maior. A lubrificação vai ser melhor desde que a bomba de óleo consiga manter a mesma vazão. De forma geral qualquer bomba consegue bombear até viscosidade W50.

Isso é bem verdade. Como a maioria não entendo muito do assunto, algo até compreensível, eles logo falam em tom de perplexidade: USE SÓ O QUE O MANUAL DIZ, senão você vai bater o motor do seu carro na primeira esquina e coisas desse tipo. Mas isso é o usuário MÉDIO. Já o pessoal que trabalha mais na parte de competições e preparações, ou então quem já fez curso de engenharia de fluidos ou petróleo, sabe que isso é só bobagem e alarmismo. Viscosidade pode ser sim alterada dependendo do tipo de uso e do do local em que é feito, tanto que um mesmo motor exportado pra vários países ou usado em vários modelos diferentes, por vezes vinham com especificações de lubricantes diferentes. Isso quando não ocorre de num mesmo país, geralmente de tamanho continental e com grande variação climática, caso do Brasil, um mesmo motor vir indicando várias viscosidades a depender de onde você reside, ex: motor GM VHC. Começou com 20w50, depois poderia-se usar do 5w30 ao 20w50, depois só o 5w30, e hoje usa o 0w20. O VW AP também terminou seus dias de vida usando o 5w40 na saveiro. Mas já usou diversos outros. Outra coisa, alguém sabe a diferença entre um motor 2.0 de uma Amarok que o manual recomenda o 5w40 para o 5w30? NENHUMA, a diferença vem logo após a saída da turbina, que é o DPF, sendo que o 5w30 além de menos viscoso tem baixo teor de cinzar, cinzas essas que entopem o DPF. O fato das montadoras estarem recomendado viscosidades menores de uns 15 anos pra cá, mas especialmente nos últimos 10 anos, não é porque um óleo menos viscoso é mais moderno, até porque na década de 60 você achava um 5w30 nos EUA, e sim porque um óleo menos viscoso propicia menor resistência mecânica reduzindo consumo e emissões. E qual é o foco das montadoras hoje? redução de consumo e emissões!!!! E qual era o foco até alguns anos? Desempenho e durabilidade. Logo um óleo menos viscoso ajuda na redução do consumo, mas tem interferência na durabilidade do motor, pois a capacidade de resistência menor, da mesma forma que diminui o filme de lubrificação entre as peças moveis, aumenta o desgaste delas. Mas quem tá se importando com isso se em 3 anos já passa carro frente e troca por um novo? Não é assim que funciona hoje? E não foi só os lubrificantes que mudaram para focar na redução de consumo e emissões, mas também o veículo todo em sim, cada vez mais leves, menos resistentes, já que o foco não é mais durabilidade do mesmo. Eu mesmo uso um 15w40 para diesel com DPF (Lubrax Advento CJ4) no Renegade diesel desde de 2016 e até agora ZERO de problema. A única coisa é que ele passou a consumir um pouquinho mais (coisa de 15 km/l para 14km/l), mas rodando no calor escaldante aqui do nordeste, o funcionamento ficou bem mais suave, e após abrir o motor para conferir alguns itens agora em fevereiro, me surpreendi com o estado das peças internas.

GLIDER
29/04/2019, 12:19
https://www.youtube.com/watch?v=UAuE3i6jTa0

https://www.youtube.com/watch?v=ZzG1qSPLWXY

https://www.youtube.com/watch?v=Z2RLc-L0DVw

https://www.youtube.com/watch?v=PVbSLuzzx_k

https://www.youtube.com/watch?v=6gFpALyiRBk

GLIDER
29/04/2019, 12:22
https://www.youtube.com/watch?v=Pk-CgiOm1Vc

https://www.youtube.com/watch?v=AoOH0O3cmuI