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Ver Versão Completa : calibragem correta



Paulo Macedo Junior
25/12/2013, 20:50
Boa noite a todos. comprei um CJ 74 com motor BF 161 e cambio original 4 marchas. Esta com pneus fronteira aro 15, mais largos que os 7.50x16. Acho que ja vi esses pneus num anuncio que falava em '"super fronteira". Qual a melhor calibragem deles para asfalto e trilha, respectivamente?

turbino
26/12/2013, 09:04
Ola Paulo, meu jeep ta com pneu 265/70/16, ando com 18 libras nas trilhas e estradas de terra.

ate mais...

sirdkt
26/12/2013, 09:58
E qual seria a calibragem na cidade e na trilha de pneus 33?

tuna
26/12/2013, 10:34
Eu entendo que vários fatores devem ser considerados, principlamente o peso da viatura, sendo que este costuma variar muito e ainda tala da roda, tipo do pneu, se radial ou não, recapado ou não, enfim existe uma série de variáveis que tornam as viaturas off-road muito únicas, dito isso, a mellhor calibragem para a sua viatura é simplesmente: a melhor calibragem para a SUA viatura...
Não muito cheio (pegando somente o centro do pneu no solo) uma maneira prática de descobrir isso é que sua viatura vira uma cabrito sem coração :mrgreen:
Não muito murcho (pegando somente as bandas laterais), viatura amarrada, beberrona e "mole" de condução...
Isso para estradas, na trilha a coisa muda, e muito, de figura, já vi gente usando até calibragem negativa com bead lock, lembrando que pneu murcho é igual a tração! simples assim, porém o limite para a "murcheza" é o destalonamento.
Para estradas, eu particularmente prefiro um pouco, só um pouco, abaixo do ideal, o que acaba privilegiando o conforto.
IMHO a melhor calibragem para a sua viatura é aquela que vc. descobre ser a melhor pra ela e pra vc!!
meus 0,02 cents
[]'s (com 20 lbs na cidade e 11 na trilha)...

POPEYE MIT
26/12/2013, 10:36
E qual seria a calibragem na cidade e na trilha de pneus 33?

O que vejo geralmente em MÉDIA é nos 33", A/T:
Asfalto: média 30 lbs.
Terra batida/ cascalho:media 25 lbs.
Lama: média 17 lbs.
Areia: media de 12 lbs.

Paulo Macedo Junior
26/12/2013, 11:16
Beleza, vou tentar andar com 30, até porque o jeep ta meio que passarinhando.

Robertux
26/12/2013, 11:25
Embora meu pneu seja de construção convencional e o seu de construção radial, o que altera totalmente a calibragem, eu vou passar os números que uso, apenas para você entender o mecanismo da coisa.
Meu Jeep é o CJ 5 e meu pneu é o 7.50X16, de construção convencional, ou seja, laterais duras, com câmara de ar. Nas trilhas uso de 12 a 14 libras, para ter mais aderência e no asfalto uso 22 libras para ter melhor estabilidade e menor consumo de combustível e pneu.
Para um radial, de laterais moles, o que "sustenta" o peso do veículo é a pressão do pneu, portanto tem que ser maior.
Para asfalto a maioria usa entre 30 e 35 libras. No barro, eu usaria entre 20 e 25, dependendo do peso do veículo, do pneu, das rodas, etc. O ideal no barro é a menor pressão antes de destalonar.

Abraço

Roberto