Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda eixo torto e caster f 75

Alexandre Scarfi
24/12/2013, 19:19
Minha F 75, após anos de reforma mecanica, dei uma meia sola na lata e coloquei pra andar, até ai 5 anos e 2 mecanicos e muita grana, comecei andando com um motor GM Silverado 4.1 com cambio 5M e t case Band, relação 12x47 e flutuantes ensimec tras.. Na primeira trilha andada gostei muito do comportamento, mas uma das rodas diant ficou caida para dentro (negativa), levei ao mecanico e o mesmo disse que havia entortado a ponta de eixo dianteira e que eu havia usado as buchas no lugar dos rolamentos do munhão e que devido ao peso do conjunto teriam que ser rolamentos. O mesmo que foi o responsavel por acertar o caster devido ao Spoa, disse que arrumou o "entortamento" da carcaça, mas nem vi o serviço como havia sido feito, pois foi meu irmão que correu atras.
Fiz mais 1 trilha (passeios da região) e no fim, no ultimo atoleiro fiquei e na primeira forçada ja senti que havia quebrado algo na tração diant, após ser puxado desliguei as rodas livre e fui embora 4x2. Estranhei porque as 2 rodas dianteiras estavam negativas e após desmontado (3° Mecanico) constatamos a quebra da cruzeta de um lado e as pontas do eixo (carcaça)tortas para cima, bem na parte onde reduz o diametro. Agora não sei como alinhar, se corto e ponho tubo novo nas pontas e reforço por cima, preciso ajustar o caster que passou do ponto após a suspensão de band ceder um pouco a cruzeta não esta alinhada. Preciso acertar este eixo e ja aproveitando que desmontei tudo estou trocando a relação para 9x44 pois estava frouxa e aproveitando para montar o kit ensimec na diant com homocineticas e bloqueio eaton na diant e tras, pra ver se assim não quebro mais. Alguem sabe me passar passo a passo como acertar este eixo? Parece que foi cortado, acho que o calor destemperou o material e minha preocupoação é ficar desalinhado em relação a cx satelite e prejudicar ossemi eixos novos, alem do alinhamento de direção. Marquei nas fotos 2 pontos, o caster é medido pelo angulo do braço do high steer? E a cambagem pela parte de fora da bola do munhão? Vejam as fotos.

antonio umino
27/12/2013, 09:14
A nossa Rural.
comprei um eixo inteiro. até que estava bom..
Mas estava torto.
Fizemos o endireitamento em casa mesmo.
conseguimos recuperar...
Ok.
Abcs
Então fizemos artesanalmente....444814444813

Alexandre Scarfi
29/12/2013, 16:20
É uma hipotese a ser pensada, estou tentando inicialmnte outro eixo.

Henrique Petropolis
29/12/2013, 17:44
Cedo ou tarde outro empena acaba parecendo , pois por mais alinhado que se faça ,fica destemperado ,e a fadiga por torção logo gera trincas e fissuras ,eu recomendaria outro eixo ,por que dificilmente voce acha alguem que possa temperar o material por igual ,para atingir o grau de dureza que ao qual foi elaborado !!

Alexandre Scarfi
31/12/2013, 11:54
Vi uma materia aqui no forum para trocar os tubos e colocar outros reforçados, gostei muito fica reforçado e melhora a questão de solda no material. Pois minha F 75 é muito pesada e teria que pular para eixos Dana 60 (que tem vantagens e desvantagens) ou outro e ja tenho o Kit da ensimec dianteiro e o bloqueio Eaton que perderia os mesmos.

RogérioNunes
02/01/2014, 22:27
Alexandre, esse serviço deve ser feito por quem tem experiência e conhecimento de geometria de suspensão.
No seu caso você deve desmontar completamente e levar a carcaça no torneiro, cortar as pontas(marque a posição para montagem posterior) nessa solda horrível que fizeram e sacar a bola do munhão.
Depois de conferir quanto a empenos e fazendo as devidas correções se necessário, monte as pontas novamente só na pressão mas sem soldar.
Monte a carcaça na viatura que deve estar nivelada tanto longitudinal quanto na transversal e usando um goniômetro acerte o alinhamento com o pinhão e depois o cáster de 3,5 a 6 graus.Para isso, use uma alavanca nos furos dos rolamentos na bola do munhão para acertar a posição desejada e depois que estiver certo é "só" pontear e remover o a carcaça para soldar. Fácil não é?
Não se preocupe quanto a "TÊMPERA DE MATERIAL" os tubos dessas carcaças são de baixo carbono e não são temperáveis. O problema está em quem vai soldar e a solda empregada. Recomendo solda AWS 7018CC.
Nessas imagens o eixo já passou pelo torno para conferência e faceamento da superfície onde a bola encosta, isso vai garantir o paralelismo entre as superfícies e a concentricidade com o tubo e caixa satélite.
Tenho uma F75 com motor Q20B (320KG) e em 10 anos de muitas trilhas e viagens nunca tive problema de empeno ou quebra do eixo dianteiro, somente quando usava rolamentos no munhão estes não duravam muito. Depois que passei a usar os mancais de aço temperado nunca mais tive problema....

Alexandre Scarfi
02/01/2014, 23:55
Rogerio, agradeço a orientação e as fotos, meu mecanico tem o goniometro para acerto do caster (tenho um bom conhecimento de angulos de alinhamento), depois da experiencia que vi aqui no forum, hoje comprei o tubo mecanico (parede de 1") e levei a carcaça no torneiro para cortar/limpar/sacar os tubos e preparar os tubos novos cuidando na questão do alinhamento, comprimento e dos munhos prensados o suficiente para eu ajustar o caster., vou trocar os tubos que no geral não estavam bonitos, colocar os tubos novos (veja topico do Magao pretendo melhorar uns detalhes) e as soldas farei em minha oficina (fabricamos caldeiras) com o eletrodo especifico para configuração do material, acredito que na eletrica seja mais facil que comprar um rolo de mig com arame especial só para isto. Só vi a situação das soldas e do eixo depois que tinha andado e dado pau! Até arrepiou rsrsrs. Achoi que ja consegui me entender com os pontos onde tomarei as medidas de comprimento do eixo, angulos e outros, vou postar umas fotos do serviço conforme ele for andando e da F 75. Obrigado

Alexandre Scarfi
03/01/2014, 13:39
Veja as fotos da 445474F 75, ja faz445473 40 dias que ta parada.445477445478445472

RogérioNunes
03/01/2014, 14:32
Se já tens conhecimento e ferramental, é só partir pra cima e fazer!! Foi acertada a sua decisão de trocar os tubos pois esses realmente estão bem ruins.
Acompanhei o tópico do Magaao e achei desnecessária e dispendiosa a solução dele pois os tubos que ele usou, se não me engano, foram 1045 que é de soldabilidade um pouco complicada. O probelma é quando o pessoal quer fazer esse tipo de serviço com o serralheiro da esquina...
Quanto comprar arame só pra isso, não é necessário. Com eletrodo revestido e um bom soldador vai ficar muito bom e não te dará mais problemas.
Boa sorte na empreitada!

Alexandre Scarfi
11/04/2014, 20:12
Acabei o serviço no eixo! Resolvi um problema, mas criei outro, agora meu cardan dianteiro acabou de estrangular, preciso de uma junta CV. Vejam as fotos do eixo pronto, ficou nervoso....458992458993458994458995458996458997

RogérioNunes
12/04/2014, 10:44
Ficou ótimo o serviço!
Mas não entendí o pq de ficar estrangulado, não faz o alinhamento da bola com o cardã antes de soldar?

Alexandre Scarfi
19/04/2014, 23:19
Fala ai Rogerio!
A cruzeta da saída da T case já estava no limite e após a troca do eixo a altura acabou aumentando mais um pouco, pois o diâmetro do "tubo" do eixo é maior e os suportes do feixe de molas acabaram ficando um pouco mais alto que os outros que estavam. Por fim só "tim,tim,tim" que era o barulho do flange e cruzeta batendo, levei numa oficina de cardan e eles trocaram a luva de saída da T case e acabou o barulho, mas a vibração veio com tudo. Estou tentando comprar na Dennys driveshift um cardan pronto com a junta cv. Veja as fotos.

Alexandre Scarfi
19/04/2014, 23:30
459832459833459834459835459836