Conectar

Ver Versão Completa : Bate-pedra no assoalho interno do troller

Bruno Adriano
24/12/2013, 08:36
Pessoal,

Então, adquirir meu TROLLER 03/04, em novembro deste ano. E logo na primeira semana decidi que faria alguns serviços no melhor estilo: “faça você mesmo, no seu tempo, em sua casa tomando sua cerveja e ouvindo sua música, sem se estressar com os mecânicos”!

O primeiro foi a remoção completa de todo o forro interno do carro, pelos seguintes motivos:
- existiam 4 camadas de forro (1 - a borracha colada no assoalho; 2 – uma manta corta fogo; 3 – o forro que acho que era original e 4 – uma camada de forro de vinil cobrindo tudo) – tinha mais de 30 kg de forro!
– dentro do jipe cheirava a mofo, e tinha até barata!

– como parte do forro ficava molhada, uma parte da água se acumulava nas duas travas do assoalho onde os bancos traseiros são montados (acho bom vc dá uma olhada no estado da sua!), pois as minhas estavam péssimas = totalmente enferrujadas!

– com o forro a limpeza do interior do jipe seria complicada, pois usarei o jipe para trabalho em zona rural e obras de construção.

– Não gostava nem um pouco do aspecto de algo “MALACABADO” dentro do jipe!

Então, após pesquisar na internet decidi aplicar: BATE-PEDRA. Encontrei opiniões das mais diversas: gente que defende totalmente a utilização e gente que nem quer ouvir falar da aplicação de bate-pedra.

Bom, decidi que aplicaria, e que se por acaso ficasse ruim, arrancaria tudo de novo. Usei como base principalmente estes dois exemplos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/91956-acabamento-batida-de-pedra-no-chao-do-samurai.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/62120-troca-do-forro-do-vitara.html

PREPARO DO JIPE:
1 - Removi os bancos e o console que fica entre os bancos dianteiros
2 - Removi toda a forração – cortei em pedaços, pois sabia que não utilizaria novamente (prefiro ficar sem forro!)
3 - Removi a cola - essa foi a pior parte e consumiu mais de um dia de trabalho. Grande parte do trabalho foi realizada raspando com espátula, faca, facão, etc. Depois apliquei um pouco de diesel, não adiantou. A cola saiu mais fácil com querosene comum. Pensando em agilizar o serviço, comprei um removedor para ver se retirava a cola mais fácil e quase deu M****A. apliquei e em um pequeno pedaço para fazer o teste e depois de uns 30 segundos a fibra começou a amolecer! Removi tudo com um pano e muita água na mesma ora! Sem maiores danos!
4 - Lixei o assoalho - usei primeiro um disco de lixa grosso preso na furadeira e depois lixa mais fina . Tirei todo o resquício de cola que existia, inclusive nos cantinhos.
5 – lixei bem as duas travas do assoalho onde os bancos traseiros são montados e pintei com spray preto.
6 - cobri as partes que não queria pintar – para cobri usei uma fita adesiva (e deu um trabalho grande para retirar os restos do adesivo da fita). Recomendo usar fita crepe.
7 - Limpei tudo com thinner e pano que não deixa fiapos - e fui tentar dormir esperando o outro dia quando comecei a aplicar o bate-pedra.

COMPRA DO MATERIAL:

4 latas de bate-pedra MAXI RUBBER (900 ml) – R$ 12,00 por lata = R$ 28,00 dilmas
2 rolinhos com textura – R$ 8,00
1 bandeja de pintura – R$ 5,00
2 litros de thinner da marca Anjo – R$ 16,00 (acho)
1 lata de esmalte sintético extra rápido preto fosco - marca BRASILUX R$ 20,00 (acho)
3 caixas de Skol piriguete – R$ 55,00

APLICAÇÃO:

Não dilui o BATE-PEDRA, usei como vem na lata.

A primeira aplicação foi feita em uma camada mais fina (uma lata para todo o interior). Deixei secar bem de um dia para o outro com sol quente e as portas abertas para ventilar. Após aplicar, basta lavar o rolo em água quente, e ele fica pronto para a nova aplicação. Usei apenas um rolinho nas 3 aplicações.

Na segunda aplicação também usei uma lata apenas e deixei secar bem.

Na última aplicação usei duas latas – pois dei demãos bem generosas, pois queria ficar uma textura boa. Também deixei secar bem.

Finalizei o processo com duas demãos de tinta esmalte sintético extra rápido preto fosco, aplicado também com o rolinho texturizado (sem diluir).

RESULTADO

Achei que ficou muito bom! Agora VUDOO é uma “sandália Havaiana” – lava e seca na hora!

Acabou aquele cheiro de “cachorro-maluco-de-rua” que ficava dentro do carro.

Posso lavar o assoalho com, jato d’água e sabão!

Esteticamente ficou muito bonito!

Sobre os ruídos não senti diferença significativa. O carro está com pneus 33 mud.

Com relação ao calor, notei que na parte das pedaleiras a temperatura aumentou um pouco. Nada fora do bom senso. Por exemplo, depois de aplicar fiz uma viagem com um deslocamento de 200 km (100 de asfalto e 100 de estrada de barro) e foi tranqüilo, sendo que estava de bermuda e descalço. Minha esposa também notou, mas considerou “aceitável”.

Não sei qual a resistência mecânica do Bate-pedra, mas já fiz uma viagem e coloquei uma pá diretamente sobre o assoalho do “imenso porta-malas” e não tive problemas com descascar ou arrancar pedaços.

Desculpem o relato, mas queria apresentar todos os detalhes da aplicação, pois não se encontra muita coisa na net.

Abraços,

Bruno Adriano
24/12/2013, 08:42
mais fotos do resultados

hugocsl
24/12/2013, 11:14
Muito legal o relato. No meu carro eu mesmo pintei os parachoques e soleiras com o bate-pedra, é bem traquilo, não precisa do acabamento refinado e com um rolinho resolve :)

O meu assoalho é o original e está descolando um pouco e quando entra água fica uma semana com cheiro de molhado... Penso em pintar tudo de bate pedra, provavelmente eu mesmo vou pintar então gostei bastante das dicas. Só o cheiro dessa tinta que é esquisito, espero que não demore pra sair kkkkkkkk

Abs

Troller-a-vista
24/12/2013, 18:44
legal, belo serviço, ficou lugares pra escoar a agua? tipo furinhos estratégicos?

Eu teria feito um isolamento acustico e termico, manta asfaltica já! sem sombras de duvidas! principalmente por causa dos pneus.

Ja que fez o bate pedra, ja faz o isolamento com a manta e depois coloca um acabamento vinilico ja que nao quer maiores acabamentos..

Bruno Adriano
24/12/2013, 21:44
Hugo,

o cheiro do bate-pedra realmente é muito forte. Como moro em uma casa bem arejada, bastou abrir as portas do jipe e não tive maiores problemas. Após a aplicação o cheiro não demorou de sair. Eu fiquei meio tonto com a aplicação do thinner...com este vc tem que tomar cuidado...rs... :-?

legal, belo serviço, ficou lugares pra escoar a agua? tipo furinhos estratégicos?

Eu teria feito um isolamento acustico e termico, manta asfaltica já! sem sombras de duvidas! principalmente por causa dos pneus.

Ja que fez o bate pedra, ja faz o isolamento com a manta e depois coloca um acabamento vinilico ja que nao quer maiores acabamentos..

Troller-a-vista,

O Troller já possui dois drenos (carona e motorista (Foto)) para saída de água, com diâmetro de aproximadamente 2 cm. Eles são tampados por umas buchas de borracha - as minhas estavam ruins e eu retirei e estou andando sem.

Meu Troller já possui umas mantas asfálticas coladas por baixo do assoalho, acima da descarga. Além disto como expliquei o calor que passa para dentro do carro é totalmente aceitável, e realmente não incomoda.

Realmente hoje comprovei a praticidade do bate-pedra: lavei o carro completamente por baixo, motor e por dentro. em 10 minutos tava seco e pronto para sair. Dentro do carro agora apenas os tapetes de borracha e mais nada, nem quero saber de manta e coisas que deixem água acumulada! :curtir:

os níveis de ruído também não incomodam tanto, pois normalmente ando com os vidros abertos e o rock roll ligado!

saudações

Troller-a-vista
25/12/2013, 00:06
Bruno, que bom que nao tampou os buracos de drenagem, todo carro tem que ter e sao importantissimos, sao faceis de serem substituidos caso queira, todo carro tem e certamente algum vai dar certo ai, se nao rolar, por causa do bate pedra, da pra fazer facilmente usando uma borracha de pneu ou qqr outra coisa...

Longe de mim criticar ou dar lição de moral, mas de rockeiro pra rockeiro, com menor barulho interno, melhor sera o som do baixo torrando a orelha e a guitarra entra mais pra dentro...

mas enfim, se vc ta satisfeito, otimo.

A manta perto do escape e pelo lado de fora só tem a funcao de diminuir o calor gerado do escape, jamais ela vai diminuir um unico cisco de barulho usada dessa forma. E tb acho que termicamente falando nao tem quase nada de efeito.

o calor que vc sente vem do motor, nao do escape, embora toleravel, é pessimo pq com o tempo vai inundar a cabine cada vez mais.

Como vc esta sem nenhuma forracao fora o bate-pedra, vai ficar cada vez pior.

A manta asfaltico assim como o bate pedra, nao acumula agua, ao contrario, ajuda a escorrer. E o forro vinilico, tem a funcao estetica e de sujeira, pois limpar o vinil basta tossir que a sujeira vai embora, ja o bate-pedra com o tempo vai acumulando sujeira, principalmente, depois que sair a camada externa de solventes e tinta, assim como a cera na lataria que qdo vai perdendo acao vai grudando sujeira, o bate pedra acontece o mesmo.

Mas enfim, ta satisfeito neh? é o que vale, seja feliz assim :)

Troller-a-vista
25/12/2013, 00:07
PS: que monte de fio cortado sao esses?

Frederico Mendes
25/12/2013, 09:03
Bom dia!
O tampão para o furo voce encontra nas casas especializadas.
Eu comprei duas na CCS daqui do Espirito Santo (Trilha Vitória), por Cinco Reais cada.

telmopinheiro
25/12/2013, 09:25
O Gemada tem bate pedra no assoalho já a uns 4 anos (viajo muito, muita trilha pesada e uso a viatura no dia a dia). É excelente e não tem problema nenhum de aumento de temperatura e/ou barulho com o passar do tempo... a não ser que 4 anos seja pouco tempo..hehehe.

Pode ficar sossegado, sua solução foi ótima.

AndréAngra
25/12/2013, 11:26
Eu to querendo fazer esse serviço no meu, só que vou aplicar a rhino linings...meu vizinho aplicou na caçamba de uma hilux cs 93, e ficou perfeita!
O cara lá do Rj falou que já pintou alguns Troller´s tanto interior quanto exterior com a rhino linings.....é um pouco mais cara que a batida de pedra, mas o acabamento é top!

Savago
25/12/2013, 21:26
Amigo

Excelente relato, estilo DIY (Do It Yourself). Parabéns pelo trabalho e valeu por compartilhar a experiência.

[]s

Adenilson

Bruno Adriano
26/12/2013, 07:25
Bom dia!
O tampão para o furo voce encontra nas casas especializadas.
Eu comprei duas na CCS daqui do Espirito Santo (Trilha Vitória), por Cinco Reais cada.

Valeu pela dica!

Troller a Vista, estes fios são de uma caixa de som com módulo que veio junto com o jipe. Eu tirei pois ocupava metade do porta-malas... já fiz o acabamento.

Bruno Adriano
26/12/2013, 07:39
Eu to querendo fazer esse serviço no meu, só que vou aplicar a rhino linings...meu vizinho aplicou na caçamba de uma hilux cs 93, e ficou perfeita!
O cara lá do Rj falou que já pintou alguns Troller´s tanto interior quanto exterior com a rhino linings.....é um pouco mais cara que a batida de pedra, mas o acabamento é top!

Telmo

também achei...rs...

André,

quando decidi substituir o forro analisei esse rhino mas o custo é meio salgado e aqui em salvador, não encontrei nenhuma loja que faça.

segue o site da RHINNO para quem não conhece...tem as fotos de uma aplicação em Troller

Rhino Linings Brasil » Aplicações automotivas (http://www.rhinolinings.com.br/aplicacoes/automotivas/)

Savago,

Obrigado!

zeca_cj
26/12/2013, 15:52
Bruno, boa tarde.

Gostaria de parabenizá-lo pelo relato passo-a-passo. Ficou ótimo, rico em detalhes e certamente servirá de referencia pra muita gente que usa o fórum como fonte de pesquisa.

O que mais me surpreendeu foi você ser relativamente novo no fórum, com poucas mensagens. Normalmente gente com esse perfil gosta mais é de perguntar do que contribuir. rsrsrs

Estou fazendo uma "pequena" reforma no meu Troller (vide link em minha assinatura) e numa madrugada sem ter o que fazer resolvi arrancar o forro do assoalho, pois também vou modifica-lo. Coincidência ou não, também usei um facão pra arrancar o forro, visto que não achei a espatula.
Ainda não decidi qual material vou usar, mas o seu relato de como tirar a cola já me ajudou e em breve vou segui-lo.

Abraços!

Bruno Adriano
26/12/2013, 19:19
Bruno, boa tarde.

Gostaria de parabenizá-lo pelo relato passo-a-passo. Ficou ótimo, rico em detalhes e certamente servirá de referencia pra muita gente que usa o fórum como fonte de pesquisa.

O que mais me surpreendeu foi você ser relativamente novo no fórum, com poucas mensagens. Normalmente gente com esse perfil gosta mais é de perguntar do que contribuir. rsrsrs

Estou fazendo uma "pequena" reforma no meu Troller (vide link em minha assinatura) e numa madrugada sem ter o que fazer resolvi arrancar o forro do assoalho, pois também vou modifica-lo. Coincidência ou não, também usei um facão pra arrancar o forro, visto que não achei a espatula.
Ainda não decidi qual material vou usar, mas o seu relato de como tirar a cola já me ajudou e em breve vou segui-lo.

Abraços!

Zeca,

Rapaz, eu também sou de Salvador e já fui em umas reuniões do Terribles para procurar um mecânico que pudesse concluir a adaptação de um motor maxion + caixa original em meu JPX (desisti dele e tá jogado em minha garagem). A ultima vez que fui na reunião foi este ano. Inclusive iria hoje na reunião, mais tive que resolver outro problema. vai ficar pro próximo ano.

A proposito já li tudo sobre o taxi e a gaiola das loucas...

abraços baianos

AndréAngra
26/12/2013, 21:15
Realmente Bruno, o custo é mais elevado...e para você, o representante mais perto fica em Vilha Velha ES...um pouquinho longe de Salvador...rsrsr
Para nós aqui em Angra, tem um representante na Penha, no Rio.....vou me virar por lá mesmo! A proposta já subiu para o financeiro, e está aguardando captação de verba!!....kkkkk

Marcello_Calcagno
30/12/2013, 09:36
Vocês sabem dizer por onde entra tanta agua no troller?
Meus assoalhos do lado direito do passageiro, tanto na frente e atrás no piso, acumulam muita agua parada.
Não consigo achar por onde entra essa agua de chuva.

felipe.paris
30/12/2013, 12:53
Marcello, verifica se não é quando usa o ar condicionado. O meu era a água da condensação do Ar condicionado que não ia para o devido lugar.
Se não for isso pode estar entrando pelo eixo do limpador de para brisa.

Vocês sabem dizer por onde entra tanta agua no troller?
Meus assoalhos do lado direito do passageiro, tanto na frente e atrás no piso, acumulam muita agua parada.
Não consigo achar por onde entra essa agua de chuva.

gabrieluarian
30/12/2013, 15:52
Uma coisa que me enchia o saco era ali onde pisa para subir no troller, carro alto, quando raspa a sola da botina ou o bico do sapato da mulher bate na tinta, arranha e fica (pelo menos para mim) com aparencia muito feia. Para acabar com isso, apliquei a tinta bate pedra na soleira e resolveu o problema, agora quando bate ou esbarra, só suja e ainda ficou com uma aparencia bem legal.

445178 445179445180445181

Frederico Mendes
31/12/2013, 15:13
Uma coisa que me enchia o saco era ali onde pisa para subir no troller, carro alto, quando raspa a sola da botina ou o bico do sapato da mulher bate na tinta, arranha e fica (pelo menos para mim) com aparencia muito feia. Para acabar com isso, apliquei a tinta bate pedra na soleira e resolveu o problema, agora quando bate ou esbarra, só suja e ainda ficou com uma aparencia bem legal.

Gabriel, ficou bonito a sua soleira. Como foi feito a aplicação?
Usou algo antes do batido?

gabrieluarian
01/01/2014, 17:07
Gabriel, ficou bonito a sua soleira. Como foi feito a aplicação?
Usou algo antes do batido?

Levei para uma pessoa que trabalha com lanternagem e pintura, não tenho habilidade alguma com esse tipo de serviço.

Ele tirou a borracha que é colada por aquelas fitas dupla face da 3m, lixou e aplicou a tinta bate pedra, nao usa nada antes. Ele diluiu em 10% de água e aplicou com a pistola. O mais dificil mesmo foi fazer as linhas ficarem perfeitas, pois os dois lados precisam ficar iguais. Importante também lembrar que pode aplicar sem dó, para deixar uma camada bem grossa mesmo, caso contrário ele descasca facilmente.

Se for de Goiânia, posso te passar o telefone do rapaz que fez para mim, cara gente boa e serviço de primeira.

Abs.

Bruno Adriano
03/01/2014, 07:22
Gabriel,

Realmente ficou massa a soleira. No meu caso estou estudando a possibilidade de aplicar o batida-de-pedra em toda a lateral - paralamas. Depois quero colocar um jogo de soleiras de alumínio (links abaixo), pois como trabalho com o jipe, é constante a entrada e saída do carro com botas cheias de lama ou areia e já está arranhando. Vou tirar as medidas com papelão e mandar um serralheiro fazer...

exemplos de soleiras:

:: Meu Jipe :: (http://www.ideiasweb.com.br/shop/detalhe.aspx?comando=775120372SL&produto=183)

Ação 4x4 - Jogo de Soleiras Natural até 2008 - Troller - Acessórios Troller (http://www.acao4x4.com.br/troller/produto/acessorios-originais-troller/acessorios-troller/jogo-de-soleiras-natural-ate-2008---troller)

Marcello_Calcagno
Vocês sabem dizer por onde entra tanta água no troller?
Não consigo achar por onde entra essa água de chuva.

Rapaz no meu entrava água (aliás uma enxurrada)por cima das janelas do motorista e carona, além da porta dos fundos (nesta a borracha estava solta).

Neste fim de ano meu sogro foi pro Ceará e comprou o jogo de borrachas. Ontem arranquei a borracha antiga hoje pretendo colar as novas. Mais tarde postarei as fotos.

Th Cerga
05/01/2014, 17:02
Fiz o assoalho inteiro de bate pedra no meu RF 2000. Ficou bom, e nem usei pistola, foi com rolo de espuma e diluido 10% de agua.

Estou com ideia de fazer 100% das soleiras em bate pedra, mas antes vou plotar/adesivar/envelopar com preto fosco...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/130690-novo-na-frota-troller-rf-2000-a.html#post2066557

Abs.

gabrieluarian
06/01/2014, 20:16
Fiz o assoalho inteiro de bate pedra no meu RF 2000. Ficou bom, e nem usei pistola, foi com rolo de espuma e diluido 10% de agua.

Estou com ideia de fazer 100% das soleiras em bate pedra, mas antes vou plotar/adesivar/envelopar com preto fosco...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/130690-novo-na-frota-troller-rf-2000-a.html#post2066557

Abs.

Antes do Bate pedra, tentei plotar/adesivar/envelopar, mas não deu muito certo, na primeira raspada com o tenis, rasgou parte do adesivo!

Renato Froes
08/01/2014, 22:08
Amigos,

Eu fiz o revestimento do assoalho com KPO há uns 2 anos atrás e ainda está perfeito.
Acredito que não haja produto melhor para esse fim.

A textura ficou ótima e foi obtida devido à pistola que permite aplicar o produto "cuspindo" aos poucos.
Depois foi só pintar de preto fosco.

http://www.brascola.com.br/produtos/brascoved-kpo/

446235 446236 446237 446238

446240 446241 446242 446245

Abraços

Renato

Renato Froes
08/01/2014, 22:10
E o KPO não é solúvel na água (não vai desmanchar com as lavagens)

Th Cerga
09/01/2014, 08:16
Muito bom!!
Acredito que esse interior mais "limpo" deixa a manutenção mais rápida e fácil.

Alguém tem algo contra a falta de forrações e isolantes....?

Troller-a-vista
09/01/2014, 09:49
como assim algo contra?

Se vc vai usar o carro pra entrar na agua, poeira, sujeira, precisa lavar de verdade,nao tem outra opcao, tem que tirar td senao vai ficar fedendo.

Ai surgem as opcoes tipo bate pedra, e semelhantes.

Outra opcao seria fazer uma vedacao anti termica e anti ruido tipo manta asfaltica e aplicar os itens acima.

Se ainda o barulho te incomodar (e com certeza vai), pode colocar placas de eva de ao menos 1.5cm e uns borrachoes pra isolar melhor o ruido e temperatura.

Qdo precisar retrirar pra lavar, retira como um tapete de carro normal, lava td por dentro e recoloca, nao demora nem 1 minuto pra fazer a recolocacao...

gabrieluarian
10/01/2014, 08:37
A idéia do KPO é muito boa, até melhor que o bate pedra, só que bem mais cara!

Renato Froes
10/01/2014, 13:09
A idéia do KPO é muito boa, até melhor que o bate pedra, só que bem mais cara!

Na época eu gastei aproximadamente 270 reais.

dudurj
23/01/2014, 18:20
Parabéns pelo relato !!! eu fiz a mesma coisa no meu, e ficou ótimo, sobre o que o pessoal fala de isolamento acústico, isolamento térmico, eu não notei diferença alguma, e sem falar que eu ando a maior parte do tempo de vidro aberto .... logo, pra mim tanto faz com isolamento ou sem.......

Abraços !!

Troller-a-vista
23/01/2014, 20:18
mesmo com o vidro aberto, e ate sem a capota, carro com vedacao acustica a diferenca eh drastica... para ouvidos atentos, um simples insulfilm ja tem diferenca.

Th Cerga
24/01/2014, 08:30
Parabéns pelo relato !!! eu fiz a mesma coisa no meu, e ficou ótimo, sobre o que o pessoal fala de isolamento acústico, isolamento térmico, eu não notei diferença alguma, e sem falar que eu ando a maior parte do tempo de vidro aberto .... logo, pra mim tanto faz com isolamento ou sem.......

Abraços !!

No meu, senti um ruído um pouco mais forte na caixa de cambio, mas eu sou MUITO CHATO com carros...qualquer barulho tento resolver, mas estou aprendendo com o RF que alguns não vou conseguir tirar.

Outra coisa que chegou a incomodar um pouco, foi a temperatura no túnel, próximo do pé direito..na caixa de cambio também. Nos próximos dias, pretendo aplicar a manta térmica por baixo da carroceria, dentro do túnel.

Abs.

zeca_cj
24/01/2014, 11:13
No meu, senti um ruído um pouco mais forte na caixa de cambio, mas eu sou MUITO CHATO com carros...qualquer barulho tento resolver, mas estou aprendendo com o RF que alguns não vou conseguir tirar.

Outra coisa que chegou a incomodar um pouco, foi a temperatura no túnel, próximo do pé direito..na caixa de cambio também. Nos próximos dias, pretendo aplicar a manta térmica por baixo da carroceria, dentro do túnel.

Abs.

Revesti a parte interna do console central com uma manta de alumínio que é usada em telhados.

Na teoria ela não serve pra isso, inclusive não tem nenhuma informação na embalagem sobre sua propriedade de isolamento térmico, mas na pratica tenho visto amigos usando e falando bem. Então resolvi arriscar.

Por enquanto só usei no console central pq meu carro está longe de terminar as "pequenas" modificações. Mas o plano é usar em todo o assoalho (por dentro) e na parede corta-fogo (por fora).

TH, embaixo da coifa de couro da alavanca de marchas tem uma coifa de borracha que veda o buraco do assoalho que passa a alavanca. Se essa coifa estiver rasgada ou solta vai entrar vento quente. Dá uma olhada nisso.

Th Cerga
24/01/2014, 11:46
Revesti a parte interna do console central com uma manta de alumínio que é usada em telhados.

Na teoria ela não serve pra isso, inclusive não tem nenhuma informação na embalagem sobre sua propriedade de isolamento térmico, mas na pratica tenho visto amigos usando e falando bem. Então resolvi arriscar.

Por enquanto só usei no console central pq meu carro está longe de terminar as "pequenas" modificações. Mas o plano é usar em todo o assoalho (por dentro) e na parede corta-fogo (por fora).

TH, embaixo da coifa de couro da alavanca de marchas tem uma coifa de borracha que veda o buraco do assoalho que passa a alavanca. Se essa coifa estiver rasgada ou solta vai entrar vento quente. Dá uma olhada nisso.

Zeca...bacana o serviço com a manta...

Usei uns pedaços para fazer meu console também, mas depois de ver o que você fez, fiquei até com vergonha....vou desmontar nos próximos dias e refazer do jeito certo.

Sobre essa coifa, a minha esta podre, tentei remenda-la com silver-tape, fita isolante, silicone liquido...mas nada de sucesso. Sabe me dizer se existe alguma genérica para substituir ? Levei a original em uma oficina de caminhões que fazemos serviço aqui na empresa, e o rapaz falou para eu usar a coifa guarda pó de cambio do Ford Cargo, mas tem que fazer um corte na aba lateral para fazer a curva que tem no assoalho do RF.

Por falar em console, vi que o seu esta aberto na parte da frente (Foto), um pouco abaixo do espaço reservado para o som dos painel original...você tem um aparelho de som ou PX instalado ali ?
Recomenda eu instalar um PX ali ?!

Abs.

Renato Froes
24/01/2014, 11:52
Eu não tive nenhum problema com ruídos ou calor.
Muito pelo contrário, só felicidade:

Acabaram todos os tipos de cheiro: mofo, cigarro, sujeira, etc;
É muito fácil de lavar com uma magueira, água e sabão;
Seca quase que instantaneamente após a lavagem
O visual ficou muito melhor.
O assoalho do meu troller ficou disponível para instalar outros "bat-acessórios", rs.
(inslatei uns ganchos para amarrar a bagagem em viagens e trilhas)

zeca_cj
24/01/2014, 11:59
Zeca...bacana o serviço com a manta...

Usei uns pedaços para fazer meu console também, mas depois de ver o que você fez, fiquei até com vergonha....vou desmontar nos próximos dias e refazer do jeito certo.

Sobre essa coifa, a minha esta podre, tentei remenda-la com silver-tape, fita isolante, silicone liquido...mas nada de sucesso. Sabe me dizer se existe alguma genérica para substituir ? Levei a original em uma oficina de caminhões que fazemos serviço aqui na empresa, e o rapaz falou para eu usar a coifa guarda pó de cambio do Ford Cargo, mas tem que fazer um corte na aba lateral para fazer a curva que tem no assoalho do RF.

Por falar em console, vi que o seu esta aberto na parte da frente (Foto), um pouco abaixo do espaço reservado para o som dos painel original...você tem um aparelho de som ou PX instalado ali ?
Recomenda eu instalar um PX ali ?!

Abs.

Não sei lhe dizer a referencia dessa coifa porque a minha rasgou e não troquei :parede:

Minha noiva chamava o Troller de TESÃO: Calor que vem por baixo!

Naquele corte eu instalei um porta treco de plástico. Não sei de que carro é porque um amigo me deu, mas coube perfeitamente!

Chegando em casa posso fotografa-lo

Renato Froes
24/01/2014, 12:02
Zeca
Eu também estava curioso com esse recorte

zeca_cj
24/01/2014, 12:02

O assoalho do meu troller ficou disponível para instalar outros "bat-acessórios", rs.

Isso é muito importante!!!

Renato Froes
24/01/2014, 12:04
No meu troller eu evitei remover o console central porque ali existe uma trava multilock que abraça parte do console.

Bruno Adriano
24/01/2014, 22:38

Rapaz,

Estas realmente são as vantagens da troca do forro! Fiz uma viagem a trabalho, quatro pessoas entrando e saindo do carro com as botas sujas de lama areia durante 5 dias. Quando cheguei em casa bastou um jato de mangueira um pouco de sabão e pronto: "novo de novo"

esta semana aproveitei e arranquei o "forro interno" da tampa traseira e pintei com bate pedra! agora quero adaptar um porta treco E/OU uma bandeja!
:semideia amanha posto as fotos da bagaça...

Frederico Mendes
25/01/2014, 04:37

Renato bom dia!
Tem fotos, e demais dados dos ganchos instalados?
Onde comprou, qual preço? qual modelo?
Brigadinho...
Frederico

luiz albano
26/01/2014, 16:47
Amigos,

Eu fiz o revestimento do assoalho com KPO há uns 2 anos atrás e ainda está perfeito.
Acredito que não haja produto melhor para esse fim.

A textura ficou ótima e foi obtida devido à pistola que permite aplicar o produto "cuspindo" aos poucos.
Depois foi só pintar de preto fosco.

Brascoved KPO | Brascola (http://www.brascola.com.br/produtos/brascoved-kpo/)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446235d1389225410t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01772.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446235d1389225410-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01772.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446236d1389225516t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01776.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446236d1389225516-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01776.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446237d1389225643t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01777.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446237d1389225643-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01777.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446238d1389225698t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01779.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446238d1389225698-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01779.jpg)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446240d1389225777t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01780.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446240d1389225777-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01780.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446241d1389225810t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01781.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446241d1389225810-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01781.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446242d1389225870t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01783.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446242d1389225870-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-dsc01783.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446245d1389226078t-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-pistola.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/446245d1389226078-bate-pedra-no-assoalho-interno-do-troller-pistola.jpg)Injuriado,o preto fosco poderia ser á base epóxi ,sabe se tem alguma reação com o KPO ou a própria fibra.

luiz albano
26/01/2014, 16:52
Acho que errei em alguma coisa no post acima...kkkk....Injuriado não me expreesei direito,gostaria de saber se sobre o KPO eu poderia usar uma tinta á base de epóxi devido á sua resistência á abrasividade?

Renato Froes
27/01/2014, 22:22
Boa noite Frederico

Os ganchos que eu utilizei são em forma de U, iguais ao da imagem abaixo.

448624

Comprei os ganchos "galvanizados" mas alguns enferrujaram já nos primeiros 6 meses.
(Talvez não tenha sido de boa qualidade, comprei em loja de material de construção)

Então aproveitando que nesse momento o meu troller está passando por uma pequena reforma eu removi a maioria dos ganchos e estou à procura de uns que sejam de aço inox ou galvanizados, mas de boa qualidade.

O mais complicado para colocar os ganchos é não acertar nada por baixo do troller na hora de furar o assoalho, pois nos locais onde você vai querer furar existem componentes do troller que são muito proximos da fibra, como o chassi, reforços estruturais, o tanque de combustível, mangueiras, etc...

Utilize uma broca que seja da mesma espessura do gancho, é para para ficar bem justo.
As porcas e arruelas também precisam ser inox.

Abraço

Renato Froes
27/01/2014, 22:34
Acho que errei em alguma coisa no post acima...kkkk....Injuriado não me expreesei direito,gostaria de saber se sobre o KPO eu poderia usar uma tinta á base de epóxi devido á sua resistência á abrasividade?

Luiz, para ser mais específico eu utilizei a tinta preto fosto (laca nitrocelulose) e não tive nenhum problema.
É bem barato, acho que uma lata custa 12 reais e ainda sobra muito.

Outra coisa:
É possível fazer uma mistura de KPO com verniz automotivo à base de PU já catalisado e aplicar tudo junto.
Assim o produto fica mais resistente e obtém textura no acabamento pois o KPO nao se mistura direito ao verniz.
(Não vou saber dizer a proporção dessa mistura, foi no olhômetro)

Acho que até a tinta preta poderia ser misturada junto.
O negócio é testar numa superfície qualquer e ver se depois de seco fica de acordo com o esperado.

Abraço

zeca_cj
28/01/2014, 09:44
Boa noite Frederico

Os ganchos que eu utilizei são em forma de U, iguais ao da imagem abaixo.

448624

Comprei os ganchos "galvanizados" mas alguns enferrujaram já nos primeiros 6 meses.
(Talvez não tenha sido de boa qualidade, comprei em loja de material de construção)

Então aproveitando que nesse momento o meu troller está passando por uma pequena reforma eu removi a maioria dos ganchos e estou à procura de uns que sejam de aço inox ou galvanizados, mas de boa qualidade.

O mais complicado para colocar os ganchos é não acertar nada por baixo do troller na hora de furar o assoalho, pois nos locais onde você vai querer furar existem componentes do troller que são muito proximos da fibra, como o chassi, reforços estruturais, o tanque de combustível, mangueiras, etc...

Utilize uma broca que seja da mesma espessura do gancho, é para para ficar bem justo.
As porcas e arruelas também precisam ser inox.

Abraço

No meu usei esses olhais.

Tem em formato de parafuso (foto) e porca.

http://www.kmbfix.com.br/images/Parafusos/olhal.png

Th Cerga
29/01/2014, 07:25
No meu usei esses olhais.

http://www.kmbfix.com.br/images/Parafusos/olhal.png

E por baixo do assoalho, teve alguma chapa ou arruela maior para dar suporte no parafuso.
Acredito que esse olhal com rosa, fica mais pratico.

Inclusive, já vi um pessoal usar esse olhal 3/4 no para-choque, substituindo as manilhas.

será que vai bem?!

Bruno Adriano
29/01/2014, 09:50
[QUOTE=zeca_cj;2079074]No meu usei esses olhais.

Zeca,

rapaz, tem como dizer quantos olhais e onde vc prendeu eles? Tem foto?

Comprei uma caixa de ferramentas e tava afim de fixar ela!

Ontem fiquei olhando onde furar e vi que debaixo tem vários suportes e travessas estruturais, e fiquei com medo de furar e fazer mer**!

zeca_cj
29/01/2014, 16:21
E por baixo do assoalho, teve alguma chapa ou arruela maior para dar suporte no parafuso.
Acredito que esse olhal com rosa, fica mais pratico.

Inclusive, já vi um pessoal usar esse olhal 3/4 no para-choque, substituindo as manilhas.

será que vai bem?!

Usei a maior arruela que tinha disponível pra dissipar a carga de tensão na maior área de fibra possível.

zeca_cj
29/01/2014, 16:24
[QUOTE=zeca_cj;2079074]No meu usei esses olhais.

Zeca,

rapaz, tem como dizer quantos olhais e onde vc prendeu eles? Tem foto?

Comprei uma caixa de ferramentas e tava afim de fixar ela!

Ontem fiquei olhando onde furar e vi que debaixo tem vários suportes e travessas estruturais, e fiquei com medo de furar e fazer mer**!

Bruno vou ficar te devendo as fotos, mas o assoalho do RF tem algumas diferenças pro T4. Seu carro tem um baú debaixo do banco traseiro que o RF não tem por exemplo.

Coloquei os olhais em pontos estratégicos pra fixar as tralhas, mas com a reforma que estou fazendo agora vou precisar mudar tudo.

Prometo fotografar dessa vez! :dance:

eduardodesaa
28/08/2014, 23:11
Galera, preciso passar batida de pedra nos paralamas da minha viatura. Minha dúvida é, devo comprar a batida de pedra fosco? Parece que existe outro tipo...
Abraços

Bruno Adriano
31/08/2014, 16:01
Galera, preciso passar batida de pedra nos paralamas da minha viatura. Minha dúvida é, devo comprar a batida de pedra fosco? Parece que existe outro tipo...
Abraços

Eduardo,

Até onde eu pesquisei só tinha batida de pedra na cor preto fosco e branco.

Quando coloquei no assoalho do jipe, após a secagem pintei com tinta spray preto fosco e está durando até hoje!

usei da marca Maxi Rubber

eduardodesaa
31/08/2014, 17:44
Eduardo,

Até onde eu pesquisei só tinha batida de pedra na cor preto fosco e branco.

Quando coloquei no assoalho do jipe, após a secagem pintei com tinta spray preto fosco e está durando até hoje!

usei da marca Maxi Rubber

Bruno, blz
Então cara, eu fiquei na dúvida pq uma vez eu vi pra vender e o anúncio dizia que era preto fosco, daí eu pensei que poderia haver outro tipo que não fosse preto fosco, tipo preto brilhante.
Comprei da Maxi Rubber, ficou show e ficou idêntico.
Valeu!!
Abraço

theusmuller
29/09/2015, 18:42
Gurizada, optei por colocar bate-pedra no assoalho interno do troller e ficou muito bom. RECOMENDO para todos que não se “mixam” com bastante trabalho kkkkk.

Resolvi fazer outro “tutorial” para encorajar a todos. E assino embaixo do que os colegas fizeram também, pois aprendi tudo aqui nesse tópico (mas aperfeiçõei algumas coisas kkkk)

Segue abaixo:
1) Remova todo o tapete/emborrachado e o que tiver por baixo até achar a cola de sapateiro maldita (foto 0.1)... é puxado para remover a manta antirruído! Utilizei espátula, faca, força e outros.

2) Remover a cola de sapateiro e lixar a superfície que receberá o bate pedra. Na FOTO1 estão os materiais que utilizei. A FOTO2 demonstra o principal ingrediente para remover a cola de sapateiro sem muito esforço: THINNER 6000 e logo esfregar com um pano. (3 latas de Thinner, 1 pano, 1 lixa 100)

3) Na FOTO 3 se encontra o resultado... o piso “nu e cru”, como veio ao mundo.

4) Após aplicar 2 ou 3 demãos de BATE PEDRA com um pincel e/ou rolo de espuma. Na FOTO4 se encontram os materiais utilizados (1 lata de bate pedra, 1 lata de aguarraz, 1 lata de tinta esmalte, 2 rolos de espuma, 1 pincel, fita crepe para isolar). Na foto 5 é apresentado o bate pedra que utilizei (optei pelo que é diluído em solvente, por achar que dura mais... existe o que dilui em água, como todos sabem). Na FOTO 6 apresento o solvente que utilizei: AGUARRAZ... isso porque o Thinner 6000 não dilui o bate pedra.

5) Por fim, aplicar 2 ou 3 demãos de TINTA ESMALTE sobre o bate pedra (FOTO7)... eu sei, é exagero, visto que o bate pedra já faria o mesmo serviço.... mas sou exagerado e resolvi proteger ainda mais o bate pedra para não sair com o tempo.

6) Nas FOTOS 8 e 9 o resultado final.

Abraços a todos!

513040
513041
513042
513043
513044
513045
513046
513047
513048
513049

Th Cerga
30/09/2015, 10:12
Top! Preciso fazer meu assoalho novamente...tem alguns pontos onde esta o estepe (dentro da vtr, no lugar do banco traseiro) já está todo marcado! Fica feio! kkk

Alysson.sanson
07/01/2016, 11:30
Pessoal,
Estou fazendo esse procedimento no meu esses dias.
Realmente, retirar a cola é triste!
Mas conforme vai retirando as camadas e vendo a borracha, as mantas, com agua acumulada, cheiro de mofo, vai dando mais vontade de retirar tudo e deixar a parte interna limpa! Muito melhor!
Por enquanto estou seguindo as dicas dos colegas que postaram anteriormente. Aliás, deixo meu obrigado a vocês! É um tutorial muito interessante e prático!
Qualquer diferença que tenha realizado no meu, postarei aqui e também postarei fotos quando acabar o trabalho (e dá trabalho! hehehe!!).
Um grande abraço a todos!

Kteto
08/01/2016, 14:21
Pessoal, valeu pelas instruções e dicas, vou começar fazer no meu nesse final de semana.

Uma dúvida: Seria melhor instalar a manta asfaltica antes de tudo e depois passar o bate-pedra por cima? Pega bem a pintura na manta asfáltica? ou é melhor pintar e fazer uma forração removível com feltro ou até mesmo a manta asfáltica?

Kteto
Troller T4 Verde Fosco
Ex Vitara JLX

achoefel
22/08/2016, 20:06
Comprei meu troller 2002 2.8 faz menos de 1 mes, e resolvi agora remover aquele forro de vinil do piso. Minha dúvida é a respeito daquele feltro que fica em cima do túnel da caixa de mudança, ou em baixo do console. Nos primeiros relatos, e fotos, o pessoal tirou o feltro, e agora nas fotos e relato do theusmuller, me parece que ele deixou o feltro e pintou ele com o bate pedra. Também tenho dúvida se devo comprar o bate pedra a base de água ou solvente, e este esmalte sintético, é automotivo ou de uso geral? E no buraco onde passa a alavanca de marchas, o meu veio aberto,e queria saber que tipo de borracha vai ali.

amonluna
23/08/2016, 08:46
Comprei meu troller 2002 2.8 faz menos de 1 mes, e resolvi agora remover aquele forro de vinil do piso. Minha dúvida é a respeito daquele feltro que fica em cima do túnel da caixa de mudança, ou em baixo do console. Nos primeiros relatos, e fotos, o pessoal tirou o feltro, e agora nas fotos e relato do theusmuller, me parece que ele deixou o feltro e pintou ele com o bate pedra. Também tenho dúvida se devo comprar o bate pedra a base de água ou solvente, e este esmalte sintético, é automotivo ou de uso geral? E no buraco onde passa a alavanca de marchas, o meu veio aberto,e queria saber que tipo de borracha vai ali.

No meu quando fizer vai ser retirando tudo (inclusive essa manta q fica sobre o tunel) pra deixar o interior facil de limpar e usando a batida base solvente q dizem q é mais resistente, depois pretendo forrar tudo com placas de EVA (pra isolar calor e barulho) sem colar nada, apenas encaixando as placas, dai quando precisar limpar fica moleza...

sobre a vedação da torre da alavanca procura uma coifa que sirva, parece q dá bandeirante ou da D20 serve, no meu caso tive q trocar o cambio por um de ranger, dai foi preciso cortar um pouco a fibra pois a torre da alavanca do novo cambio fica uns 10 cm mais pra frente, dai o buraco não é mais redondo e nenhuma coifa serve, tive q improvisar uma proteção usando um pedaço de EVA e várias camadas de manta de feltro pra absorver o barulho e o ar quente q sobre do cambio, ficou otimo agora, dá até pra ouvir musica e conversar ao mesmo tempo, sem a vedação o barulho q subia por ali era tão alto q tinha q botar o som no talo.

Abraços e boa sorte.

Bruno Adriano
28/08/2016, 21:20
Pessoal,

Já se vão quase 3 anos desde que apliquei o bate pedra no assoalho do jipe. Eu que criei este tópico em 2013....

E vou dizer uma coisa: foi a melhor coisa que já fiz!

O único local onde arranhou um pouco (bem pouco mesmo) foi onde o pé direito (acelerador) descansa! devido ao constante tira e coloca o pé! e muitas vezes com lama e areia das trilhas. No restante das áreas onde apliquei está intacto!

Eu carrego um monte de tralha do trabalho e ele está ok! E olhe que não tenho pena de arrastar as coisas no assoalho!

Atrás do banco traseiro carrego o tempo inteiro uma caixa de ferramentas de plastico duro, que deve pesar uns 6 quilos. Ela fica atrás do banco traseiro, do lado do motorista, e neste ponto apenas marcou/ descascou um pouco a tinta.

Mas de maneira geral ele está OK!

Utilizei o bate pedra da Max Rubber que é solúvel em água, mas não dilui ele, usei como veio na lata. e utilizei esmalte sintético automotivo.

Eu apliquei ele também nos para-lamas e para-choques, e vou dizer essas áreas pegam sol, chuva e maresia (moro na frente da praia) a 2 anos e está perfeito! onde chego todo mundo pergunta: "que tinta e essa?"

Meu carro, depois da trilha, só lavo o motor, lavo por DENTRO, e por Baixo, largo a pintura de lama até a chuva lavar ou rolar a próxima trilha. E o bate pedra continua firme!

Sobre as dúvidas de manter ou não o feltro: eu tirei!

Minha mulher dirige o jipe direto e nunca reclamou do calor nos pés.

O jipe está na oficina (resolvendo um problema de aquecimento) mas assim que puder eu mando umas fotos do assoalho como está hoje.

O

Abs

Bruno Adriano
28/08/2016, 21:25
fotos dele hoje em dia!

VPegorim
26/10/2016, 07:21
Bom dia , fiz o mesmo com o Bate pedra no assoalho no meu Troller 2003, único problema que não consegui tirar o console central, tirei a alavanca de cambio mas não tirei a alavanca do freio de mão com medo de desregular o mesmo, como tirou esse console central? tem alguma manha ou tem mesmo de tirar a alavanca do freio de mão?

abraço

theusmuller
26/10/2016, 11:01
Bom dia , fiz o mesmo com o Bate pedra no assoalho no meu Troller 2003, único problema que não consegui tirar o console central, tirei a alavanca de cambio mas não tirei a alavanca do freio de mão com medo de desregular o mesmo, como tirou esse console central? tem alguma manha ou tem mesmo de tirar a alavanca do freio de mão?

abraço

Bom dia Pegorim.

Não sei se entendi direito teu questionamento, e responderei de acordo com o que entendi:

Para tirar o console (aquele baú + porta copo e tal...) simplesmente soltei os parafusos, puxei a alavanca do freio de mão toda para cima e fui manobrando o console até sair (cuidado com os fios do isqueiro - desconecte-os).

Era isso? Nem toquei na alavanca do cambio.

Abraço

VPegorim
26/10/2016, 17:45
Bom dia Pegorim.

Não sei se entendi direito teu questionamento, e responderei de acordo com o que entendi:

Para tirar o console (aquele baú + porta copo e tal...) simplesmente soltei os parafusos, puxei a alavanca do freio de mão toda para cima e fui manobrando o console até sair (cuidado com os fios do isqueiro - desconecte-os).

Era isso? Nem toquei na alavanca do cambio.

Abraço

Isso mesmo, não consegui retirar esse console central , meu freio de mão ta meio duro e não sobe tanto, isso que ficava segurando o console.

jimnythiago
12/12/2018, 08:54
Estou pensando em pintar o parachoque do meu jimny com bate pedra... E a coragem que esta faltando....