Ver Versão Completa : Rumo Austral - de Curitiba a CARRETERA AUSTRAL E REGIÃO DOS LAGOS ARGENTINA
Marcelo J Manente
23/12/2013, 15:51
1º DIA – 22/12/2013 – DOMINGO.
De Curitiba a Quarai - RS / Artigas – Uruguai – 1150 km
Saí de Curitiba as 5:25 h debaixo de uma garoa fina e chata que me acompanhou até União da Vitória mais ou menos. O calor começou a chegar e por volta das 8 ou 9 horas e pegou pesado. Acho que deve ter ficado uns 30 graus ou mais.
Como estou viajando sozinho fui dando paradas a cada 2 ou 3 horas para esticar o esqueleto.
A estrada pelo interior tem muitas curvas mas tem trechos bem tranquilos em que se pode desenvolver 100 a 110 Km/h (GPS) numa boa.
Acabei não almoçando hoje, comi pão de queijo, amendoim japonês e frutas secas. Quando parei num posto para almoçar achei muito caro (era chique) R$ 21,00 o bufe livre.
Quando cheguei a Quarai estava iniciando a hora do agito na praça central. Os carros iam parando em volta da praça e deles saiam os jovens com cadeiras de praia, coolers de cerveja e se abancavam na grama da praça esperando a galera ficar desfilando com seus carro e com o som alto. Coisas do interior do Brasil.
Mudei roteiro inicial e vou entrar no Uruguai pra fazer umas comprinhas básicas. Depois entro na Argentina por Salto UR / Concórdia AR.
Por hoje é só, quase não tem fotos, mas não vou postar hoje ainda.
Vantagens de se viajar sozinho:
1º - Você pode soltar quantos puns vc quiser que ninguém vai reclamar.
Um abraço galera.
Marcelo, acompanhei a sua primeira viagem e vamos acompanhar essa agora....vai postando fotos e tudo mais...:pipoca:
Espero que dê tudo certo.
Abração.
Marcelo J Manente
28/12/2013, 00:13
2º DIA – 23/12/2013 – SEGUNDA..
De Quarai - RS / Artigas – Uruguai a Viale / Maria Gorda – km
Dia da lembrança (ou lambança).
Acordei tarde em Quarai, tomei um café reforçado e fui para Artigas pensando em pegar as lojas abertas as 8 h, todavia elas só abriam as 9.
Em Artigas tem umas 4 free shops apenas e nelas eu não encontrei o q queria: bateria extra pra minha câmera, um tripé e fogareiro de camping. Eu não quis trazer o meu fgareiro pq ele é muito grande.
Sai de lá 9:30 depois de carimbar meu passaporte. Segui pela estrada que leva a Salto e ela estava bem ruinzinha como da outra vez q passei por aqui em janeiro.
Passei para o lado argentino por cima da barragem de Salto Grande. Na Argentina tem uma aduana integrada com o Uruguai e ai é q começou o problema:
A moça da aduana tinha que ter me pedido o seguro Carta Verde e não o fez... Passei batido pela fronteira e segui viagem.
Até que tinha um bando de policiais na beira da estrada parando os carros. Eu por segurança já saquei dos documentos e ai que eu lembrei... não tinha feito o seguro... GELEI...
Com toda aquela agitação da semana q antecedeu a viagem eu esqueci. Até tinha cotado com o cara que faz seguro para a minha família a tempos e não fui buscar nem pagar...
Na primeira cidadezinha que achei eu parei, mas tinha q esperar a maldita siesta pois era 14.30 e esperei até as 16:30 para abrirem as portas. Falei com um corretor e ele me disse q só poderia resolver amanha (24/12). Beleza, tinha solução.
O que não tinha solução era a hospedagem pq aquela titica de cidade não tinha NENHUMA hospedagem. Tive de seguir, por estrada de terra, ate Maria Grande, uns 30 km de Viale.
Fiquei no hostal El Sossego 150 pesos, algo em torno de R$ 55. Quarto pequeno, limpo e bem gostoso. Tomei meia garrafa de um vinho marca Viejas Cepas, da uva Syrah e capotei na cama. Nota sobre o vinho: Um pouco mais amargo do que eu gosto.
É só, depois eu escrevo sobre o dia da Natividad.
Marcelo J Manente
28/12/2013, 21:17
3º DIA – 24/12/2013 – Terça (Martes).
De Viale / Maria Gorda a Villa Mercedes – km
Acordei as 7 e fiquei vendo TV. Sai do hostal e segui para Viale (30 Km) novamente por estradas de terra.
Chegando lá, fui direto a seguradora que enrolou, cobrou mais caro mas fez o seguro inclusive com assistência de guincho para até 200 Km (oba).
Terminado este tramite, segui viagem rumo a Santa Fé. Para chegar lá tem que se passar por um túnel por baixo do rio Paraná. Muito bacana. Parece que só desce, acho que deve descer a uns 100 m, sei lá.
Passando A cidade é só estradão... O problema é que em certos lugares parece q tem uma micro cidade a cada 10 Km. Ai tem q diminuir a velocidade até 50/60 por hora. Um saco.
Entrei no centro de Rio Cuarto para pegar dinheiro no banco. Peguei 1000 pesos. Até agora só troquei 120 dolares. 20 dolares me fizeram a cotação 8,40. 100 dolares fizeram 10 pesos por dólar.
Depois posto as fotos.
Um agradecimento especial a Tharla Vintem e ao Juninho que me ajudaram a pegar o telefono do meu corretor em CTBA.
Um abraço.
Marcelo J Manente
28/12/2013, 21:18
3º DIA – 24/12/2013 – Terça (Martes).
De Viale / Maria Gorda a Villa Mercedes – 590 km
Acordei as 7 e fiquei vendo TV. Sai do hostal e segui para Viale (30 Km) novamente por estradas de terra.
Chegando lá, fui direto a seguradora que enrolou, cobrou mais caro, mas fez o seguro inclusive com assistência de guincho para até 200 Km (oba).
Terminado este tramite, segui viagem rumo a Santa Fé. Para chegar lá tem que se passar por um túnel por baixo do rio Paraná. Muito bacana. Parece que só desce, acho que deve descer a uns 100 m, sei lá.
Passando a cidade é só estradão... O problema é que em certos lugares parece q tem uma micro cidade a cada 10 Km. Ai tem q diminuir a velocidade até 40/50/60 por hora. Um saco.
Só para contar, fiquei num hotel novamente, tá difícil de aguentar 40 graus... Quero mais é um quartinho com um AC geladinho (barato de preferencia).
Entrei no centro de Rio Cuarto para pegar dinheiro no banco. Peguei 1000 pesos. Até agora só troquei 120 dolares. 100 dolares me fizeram a cotação 8,40. 20 dolares fizeram 10 pesos por dólar.
Depois posto as fotos.
Marcelo J Manente
28/12/2013, 21:22
4º DIA – 25/12/2013 – Quarta (Jueves).
De Villa Mercedes a Mendoza a Malargue – 760 km
O hotel que fiquei se chama Hostal Del Sol e vc percebe que ele já teve dias melhores, agora esta muito decadente, porém tem ótima estrutura se vc não ligar para as coisas serem velhas e feias da idade. A piscina como vcs perceberam é ótima.
Dia de estradão apenas. A autopista até Mendoza é um espetáculo. Quase sem falhas.
Porquê fui a Mendoza??? Pensava em trocar os dólares... só esqueci de um detalhe, é dia 25, feriado. Nada está aberto... Poderia ter diminuído 200 km. No entanto a pequena passagem pelo centro da cidade já deu para ver que esta é uma cidade a se conhecer. E olha que eu não sou muito de querer conhecer cidades. Sem comparar tamanho ela (é muiiiito maior) a cidade tem um q de Maringa muito melhorada.
Segui de Mendoza rumo a Malargue pela Ruta 40. Até pensava em seguir exclusivamente por ela, mas tinha um trecho de 116 Km de terra e eu não estava muito a fim. Optei por seguir a San Rafael e depois a Malargue somente pelo asfalto.
Até que foi bom, passei por um lugar chamado Cuesta Del Carneiro ou de La oveja (não Lembro). Um lugar com bons visuais para fotos.
As primeiras montanhas nevadas ficaram a vista. Altos visuais.
Fiquei no hotel Rioma, um pouco caro para meus planos, mas como era feriado até hotel estava difícil de achar. Um hotel muito bom, com tudo que se necessita e ainda piscina.
Um abraço.
Marcelo J Manente
28/12/2013, 21:23
5º DIA – 26/12/2013 – Quinta (jueves).
Malargue e imediações– 200 km
Acordei meio tarde, tomei café (bommmm) e sai. Fui na secretaria de turismo para verificar se o q eu queria fazer podia dar certo. Infelizmente me cortaram o barato. Eu queria ir conhecer as termas do hotel abandonado, depois ir ao Valle Hermoso. Não dava, era muito mais longe um do outro do que eu achava. O rapaz da secretaria aconselhou a ir para o Valle Hermoso e depois a Cascada de Manquil-Malal.
Havia ainda os Castillos de Pincheira, uma formação rochosa muito imponente, porém não dava para ir a todos os lugares, por isso escolhi a cascada.
Bueno, sai da central do turista em direção a as Leñas 78 Km. No caminho temos a laguna de Lá Niña Encantada e o pozo de lãs animas.
A estrada para Las Leñas em seus últimos 40 Km estava um pouco esburacada. Chegando em Las Leñas é um pouco decepcionante, mas as fotos que eles tem lá do inverno são de uma beleza impressionante.
Perguntei como fazia para ir ao Valle Hermoso. Segundo o rapaz do centro de turistas, o caminho ao Valle Hermoso é somente para 4x4, mas na minha opinião os pseudo off Road que tem por ai dão conta. Mas tem que ir beeeeeeeemmmmmm devagar.
Saindo do centro de turistas são 27 Km de pura adrenalina. Eu simplesmente adorei e me arrependi de não ter colocado a máquina fotográfica para filmar uma parte do caminho. É simplesmente UM ESPETÁCULO. Curvas e mais curvas, zigue zagues para subir e para descer, a cominhonete tem horas que parece estar pendurada na beira de um abismo. E ESTÁ MESMO. As vezes tinham despenhadeiros de centenas de metros ao lado da roda...
E vc sobe, sobe, sobe, sobe e quando pensa que chegou, sobe mais um pouco. Ultrapassei todos os meus recordes de altura, seja a pé ou de carro. Cheguei a 2880 m de altura. E no meio da subida, dou de cara com um menino aparentando seus 7 anos mais ou menos, montado num cavalo e todo vestido de gaucho, sozinho no meio da montanha. Parei e pedi para tirar uma foto, ele deixou e acho que gostou pois sorriu. Fiquei impressionado. O que aquele carinha estava fazendo ali sozinho??? Nem lembrei de perguntar tão boquiaberto que estava.
Seguindo viagem chega-se ao mirante do Valle... 8-() É de ficar bobo com tanta beleza. As duas lagunas, a estrada serpenteando vale abaixo e aquela agulha de pedra encravada na entrada, como que colocada ali pela mão de Deus e entalhada em milhões de pedacinhos. Só faltou uma plaquinha dizendo: em obras...
Desci ao Valle e tirei muitas fotos, vcs não tem noção. Não coloquei tudo o q queria no face. Lanchei por lá, onde tem uma espécie de camping e depois de uns 45 minutos de descanso, segui viagem novamente em direção a Malargue novamente.
Passei novamente pelo centro de Malargue e segui 30 Km até a Cascada Manquil-Malal. Estava quase me arrependendo quando cheguei lá e me disseram que era uma caminhada curta, porém tinha de ser feita com guia$$$... Não me arrependi nenhum pouco de ter ido. A cascata é um museu de paleontologia a céu aberto. O guia foi me explicando tin tin por tin tin, o porque de haverem tantos fósseis de conchas, ostras e outros animais pré-históricos ali. O mais incrível é que apesar de ele falar solamente espanhol, eu consegui entender quase que 95 % de tudo o que ele me falou, em olhe que não eram poucas informações. Quando eu não entendia, o contexto do que ele falava completava a compreensão. Outro espetáculo da natureza, em um espaço de poucas centenas de metros tantos fósseis assim espalhados a nossos pés.
Voltei pro hotel cansado, sujo e maravilhado. Dormi com os anjinhos me embalando.
Um abraço amigos.
IsmaelMatos
28/12/2013, 22:07
Oi Marcelo, boa noite,
Acompanhando daqui tua viagem. Não esqueça de nos disponibilizar as fotos!
Parabéns! Que a aventura se complete cheia de boas surpresas e com toda a segurança.
Abraços
3º DIA – 24/12/2013 – Terça (Martes).
De Viale / Maria Gorda a Villa Mercedes – km
Acordei as 7 e fiquei vendo TV. Sai do hostal e segui para Viale (30 Km) novamente por estradas de terra.
Chegando lá, fui direto a seguradora que enrolou, cobrou mais caro mas fez o seguro inclusive com assistência de guincho para até 200 Km (oba).
Terminado este tramite, segui viagem rumo a Santa Fé. Para chegar lá tem que se passar por um túnel por baixo do rio Paraná. Muito bacana. Parece que só desce, acho que deve descer a uns 100 m, sei lá.
Passando A cidade é só estradão... O problema é que em certos lugares parece q tem uma micro cidade a cada 10 Km. Ai tem q diminuir a velocidade até 50/60 por hora. Um saco.
Entrei no centro de Rio Cuarto para pegar dinheiro no banco. Peguei 1000 pesos. Até agora só troquei 120 dolares. 20 dolares me fizeram a cotação 8,40. 100 dolares fizeram 10 pesos por dólar.
Depois posto as fotos.
Um agradecimento especial a Tharla Vintem e ao Juninho que me ajudaram a pegar o telefono do meu corretor em CTBA.
Um abraço.
10 pesos por dólar, está muito boa a cotação.
Em julho deste ano o máximo que conseguimos foram 8,50 pesos por dólar.
Não sei se a inflação mudou o preço das coisas, mas acredito que a sua viagem está sendo barata.
Coloque fotos, por favor.
E boa viagem.:concordo:
Marcelo J Manente
29/12/2013, 23:57
10 pesos por dólar, está muito boa a cotação.
Em julho deste ano o máximo que conseguimos foram 8,50 pesos por dólar.
Não sei se a inflação mudou o preço das coisas, mas acredito que a sua viagem está sendo barata.
Coloque fotos, por favor.
E boa viagem.:concordo:
Acho que foi sorte, e foi só uma vez. Se eu soubesse tinha trocado todo meu dolar lá. Era uma barracona de beira de estrada, dessas que vendem de tudo um pouco. Agora, em Villa Angostura ofereceram 9 por dolar. Ai troquei 3 quartos do que tinha.
O bom é que a gente sai lucrando e muito, paga uma boa parte da viagem.
Um abraço.
Marcelo J Manente
30/12/2013, 00:09
6º DIA – 27/12/2013 – Sexta (Viernes).
Malargue a San Martin de Los Andes– 768 km
Acordei meio tarde, tomei café (bommmm) e sai. Tinha mais um booom trecho de estrada para cumprir, 770m km. É que, para cumprir os meus planos eu resolvi que não iria mais parar em Chos Malal para dormir. Resolvi seguir direto a princípio até Junin de Los Andes e depois de lá chegar resolvi esticar mais 40 km até San Martin de Los Andes.
Então não há muito a contar. Somente que peguei os meus primeiros 70 km de rípio (terra). Como podem ver pelas fotos que já postei, não tem muita coisa pra se ver no caminho. Uma ou outra formação rochosa, um montanha que me pareceu um vulcão, um vulcão de verdade (o vulcão Lanin) e só. Um laguinho tbm. Teve ainda a passagem de um “bando” de cabras na estrada.
Alem disso, para um cara que já teve uma amante russa, o Niva, vi uns russinhos em San Martin. Um estacionado, que eu tirei foto. Outro me seguiu dentro da cidade e outro estava vindo em sentido contrário ao meu por isso não tirei fotos.
Fiquei no hotel Cumelen, cuma? Isso mesmo, CUMELEN. Choveu no fim da tarde e não quis acampar ainda.
Marcelo J Manente
30/12/2013, 00:10
7º DIA – 28/12/2013 – Sábado (sábado).
Um problema, na hora de ir dormir ontem, as 22 h, mais ou menos, acabou a luz... Mas acabou em toda a cidade........... A Argentina esta vivendo com cortes de luz sem aviso por causa da onda de calor que está ocorrendo no país. O problema foi que não pude recarregar a bateria da Canon e ai vcs puderam ver a diferença de qualidade nas fotos deste dia que já postei. O preço aqui foi de $ 300 pesos.
A estrada até Villa La Angostura é um espetáculo, deu pra ver tudo o que eu perdi em janeiro deste ano quando decidi na última hora cortar este passeio por falta de tempo. São 120 km de florestas, montanhas e lagos de todos os tipos e tamanhos como vcs podem vem nas fotos.
O tempo começou a virar e pela manhã tive de usar blusa como vcs viram em algumas fotos. Mesmo assim fiquei com vontade de cair numa das inúmeras praias de lago que haviam. E tinha muiiita gente aproveitando pra fazer isso mesmo, cair na água, que apesar de gelada é transparente e linda.
Chegando a La Angostura resolvi fazer a minha primeira refeição direito. Fui a um restaurante e pedi um bife de chorizo e uma salada mista de tomates, alface e cebola. O bifão tinha um dedo e meio de altura. Estava muiiiiiito bom. Preço com refri: $ 140 pesos (50 reais). Por isso que eu digo q a comida aqui é cara. Com 50 reais no Brasil dá para comprar 2,5 kg de maminha na mostarda.
De lá segui a Bariloche com intenção de ir ao cerro Oto de teleférico, mas veio a primeira decepção: só estava funcionando até as 15 h e já eram 16. Na hora nem lembrei do cerro Catedral, maior ainda. Depois fiquei sabendo que ele funcionava até as 19 h. Se arrependimento matasse. No dia seguinte eu iria ficar com uma raiva deste esquecimento...
Só por saudosismo resolvi ficar novamente no hostel Marcopolo Inn, mas o preço foi o maior de todas as hospedagens até aqui $ 480,00 pesos (facada).
Marcelo J Manente
30/12/2013, 00:11
8º DIA – 29/12/2013 – Domingo (domingo).
Bariloche a El Bolson e lago Puello – 200 km (com passeios)
Acordei, tomei banho, tomei café e sai não muito cedo, pois o “acenso” ao cerro Oto iniciaria as 10 h apenas.
Sai em direção ao teleférico, já com muito vento, mas nem pensei no q estava por vir... O teleférico estava fechado por causa do vento..............
Que mer#@. Pensei, vou no Catedral. Não adiantou, estava fechado tbm, e a meteorologia previa chuva e mais vento por 4 dias... O que fazer então. Eu não sabia de nenhum cerro que pudesse ser subido com carro (depois eu soube, né Trajano?). Fiquei num mato sem cachorro.
Depois de analisar pensei em ir a El bolson, onde queria ir da outra vez que vim pra Argentina e não pude ficar e nem conhecer nada.
A estrada até El Bolson é muito linda, toda entre montanhas e lagos, mas eu não curti muito pois estava desanimado e aborrecido. No centro da cidade fui ao centro de informações turísticas que me indicou umm hotel, o Hielo Azul, com um preço bacana 190 pesos.
Passei também na famosa feira da praça central. Muito bicho grilo e muita coisa interessante. Pensei até em comprar uns recuerdos, mas isso só vou fazer na volta para o Brasil.
Conversei com os atendentes do hotel e resolvi ir no lago Puelo. Muitos visuais bonitos e praias interessantes, mas nada que me tirasse o gosto amargo na boca de não ter subido os cerros.
E pelo que me diz a meteorologia temos uns 4 dias de chuva. Isso arrebenta com meu planejamento. Vou ter que seguir direto a Perito Moreno e ao Chile. Quem sabe na volta , se não der pra cruzar pelo Chile, eu passe por aqui de novo.
Veremos...
Marcelo J Manente
30/12/2013, 00:13
Fotos No link do facebook:
https://www.facebook.com/carretera.austral.14/photos_albums
Abertas ao público.
F. Oliveira
31/12/2013, 12:32
Pow...muito foda! Acompanhando aqui...e parabéns por esta empreitada SOZINHO. hehehehhhehe
Marcelo J Manente
02/01/2014, 11:23
Pow...muito foda! Acompanhando aqui...e parabéns por esta empreitada SOZINHO. hehehehhhehe
Valeu Oliveira,
Sózinho, além de mais silencioso é mais complicado. Tenho que ficar parando a cada Km para tirar fotos. Quando estava no asfalto até dava pra arriscar nas retas umas fotos ao volante (não recomendo), mas na Carretera... Sem chance, tem que ir parando para tirar fotos.
Aproveito para mandar o 9º dia:
9º DIA – 30/12/2013 – Segunda (lunes).
El Bolson a Perito Moreno - 698 km (sem passeios).
Luvio La notche toda, ou seja, choveu a noite toda e de manhã continuava chovendo. Meu planos eram, fazer um circuito de cascatas e ir para o parque de Los Alerces. Mas a água não parava. Quase 9 da manhã e nada da chuva parar.
Fui ao centro ver se achava alguém que cambiasse pesos chilenos e não achei. Procurei então saber onde poderia achar. Me indicaram a cidade de Esquel, a mais de 100 km dali, porém no caminho planejado. Bueno, se não tem jeito...
Segui viajem e entrei em Esquel, nada de achar cambio com pesos chilenos, e isso ali naquela cidade que estava a 120 km da fronteira com o Chile.
Queimei estrada e planejei Rio Mayo, entretanto deu pra chegar a Perito Moreno. Depois daqui, vou ao Chile. Por onde vou entrar, ainda não sei...
Quais serão as próximas atrações...
Marcelo J Manente
02/01/2014, 11:25
10º DIA – 31/12/2013 – Terça (viernes).
Perito Moreno a Cueva de Las Manos e Cochrane (Chile) – mais ou menos 300 Km.
Em Perito Moreno fiquei no hotel Americano. Não tem estacionamento, porém tem quartos de bom tamanho, bem limpos e novos. O melhor foi o preço, o segundo mais baixo desde que cheguei na Argentina, 190 pesos. Tem um desayuno (café da manhã) razoável.
Quando cheguei aqui estava pensando em seguir até Los Antiguos e depois pegar uma estrada pouco conhecida que bordeava a divisa com o Chile até chegar ao Paso Roballos (pronuncia-se Robajos). Mas na central turística de Perito Moreno me lembraram que por outro caminho tem a Cueva de lãs Manos. Um museu pré-histórico a céu aberto, onde os homens das cavernas pintaram, a 9 ou 13 mil anos atrás, a silueta de suas mãos nas pedras. Além disso tem muitas outras pinturas rupestres. Por isso mudei de ideia e fui pelo caminho que passaria pela cueva, por Bajo Caracoles e ai seguia para o Paso Roballos e finalmente o Chile, em Cochrane.
Segui viagem de Perito a Cueva. Cheguei lá perto das 11 da manhã, horário da Argentina (1 hora a menos). Paguei 50 pesos e segui o guia até me juntar com outro grupo e outra guia. Ai começam as explicações e as pinturas rupestres. Chega a ser desconcertante imaginar aqueles seres humanos ancestrais fazendo aquelas pinturas. Alias, o lugar se chama vale do rio Pinturas. Foi fantástico, quando eu puder publicar todas as fotos q selecionei vcs vão ver.
Saindo de lá segui viagem rumo ao Chile e acabei de me perder um pouquinho na entrada da ruta a paso Roballos. O interessante foi que tinha sol até a divisa com o Chile, depois o tempo fechou e o visual não ficou tão bonito como as fotos tiradas na Argentina. Fora que acabou a bateria da Canon e tive de tirar fotos com a Fuji que não é a mesma coisa.
O caminho é um espetáculo. Lagos, montanhas nevadas, animais selvagens, paisagens de cair o queixo. Só espero que minhas fotos possam fazer juz ao que meus olhos viram. A estrada é estreita, sinuosa e toda de pedrinhas arredondadas que fazer parecer as vezes que rodamos em cima de bolinhas de gude. Tem que ir muiiiiito de boa, 30, 40 e máximo 50, mas só em retas. Vi de tudo na estrada, guanacos, lebres (não dava tempo de fotografar), pequenas emas (esqueci o nome), tatus e condores. Entretanto estes últimos estavam bem difíceis de fotografar.
Ao entrar na Carretera Austral senti um orgulho do dever cumprido. Era uma de minhas metas já na viagem anterior. A estrada nos leva nas bordas do vale do rio Baker até a cidade de Cochrane, um povoado um pouco maior da Carretera.
Fiquei no primeiro lugar que perguntei, o Hostal Central. Preço? 10000 pesos chilenos, algo como 45 reais. O lugar é um pequeno e aconchegante Bed & Breakfest (cama e café da manhã) só que com banheiros compartilhados.
Passei a virada do ano com a dona Trudi e seus outros hospedes, uma senhora e seu filho que são de Santiago. Foi divertido e muito diferente de todas as passagens de ano que tive. Apesar que me lembrou das vezes que passei a virada na chácara com meus pais. Tudo muito quieto, sem fogos e com a gente assistindo televisão na sala com alguns quitutes.
Hoje é só, como eu disse da outra vez, agora é mais difícil o contato pq a internet é mais difícil de encontrar por aqui.
Um abraço aos viajantes virtuais.
Marcelo J Manente
04/01/2014, 23:35
11º DIA – 01/01/2014 – quarta. CARRETERA AUSTRAL.
Cochrane (Chile) a Caleta Tortel e Villa O’Higgins – mais ou menos 280 Km.
No dia anterior eu tive uma pequena noção do que é a Carretera Austral, entretanto nada poderia me preparar para tanta beleza que eu vi hoje. Simplesmente MARAVILHOSO. Faltam palavras para descrever a estrada.
Aconselhado pela Senhora Trudy, a dona do hostal em que dormi, resolvi que iria passar para O’Higgins na balsa das 18 horas. Então saindo as 10 da manhã poderia desfrutar da estrada com mais tranquilidade e ainda visitar a Caleta Tortel antes de chegar a hora de passar pelo braço de mar que separa dos últimos 100 Km até a Villa.
Saindo de Cochrane a estrada vai ao lado de lagos, montanhas nevadas e espetaculares visuais. Mas a medida que ela vai estreitando e subindo e descendo montanhas as coisas vão ficando cada vez melhores. O problema de se estar sozinho é que se tem de parar a cada 2 Km para bater uma foto. Sem chance de tirar foto e dirigir, a estrada é perigosíssima e qualquer vacilo de 1 segundo vc pode cair num abismo e esperar horas ou dias até te acharem.
Quanto mais perto de Caleta Tortel vai se chegando maiores e mais numerosas são as cascatas. Sem brincadeira, são CENTENAS de cascatas, uma mais graciosa que a outra. Eu nunca vi nada tão belo na minha vida. Eu não estava preparado para tamanha beleza. E isso que o tempo não ajudou. Estava assim: chovia, fazia sol, garoa, teve até granizo e quase, quase nevou. Esqueci-me de mencionar que na noite de Ano Novo nevou nos picos a volta de Cochrane e ai tudo ficou muito, mas muito mais bonito.
Sei que quase fiquei com torcicolo de tanto olhar para a minha direita e iluminar meus olhos com a beleza de tantas cascatas. A mão de Deus é simplesmente maravilhosa.
Uns 40 Km antes de Puerto Yungay, onde se pega a balsa, tem a estrada de 22 Km que leva a Caleta Tortel. Novamente com centenas de cascatas e um rio ao lado. Neste trecho o tempo estava fechado, chovendo e com muito vento. Pensei que não iria dar para curtir a pequena cidade. Porém à medida que fui me aproximando do lugar o tempo foi se abrindo e ao chegar lá havia até um pouco de sol. Muita sorte.
Caleta Tortel é uma pequena cidade a beira da foz do rio Baker no oceano Pacífico. Quase que sua totalidade é construída em cima de palafitas e por isso, não há ruas. A gente chega, estaciona o carro na entrada e segue caminhando por suas passarelas que bordejam o mar e sobem e descem as encostas. É muito pitoresco o lugar. Existem até praças em cima das palafitas com balanças, gangorras e escorregadores para as crianças. A “cidade” tem de tudo, armazéns, ginásios de esporte, prefeitura, rádio, vários atracadouros, igrejas, mirantes, restaurantes, hospedagens etc. E tudo ligado por passarelas de madeira da região. Vcs vão ver nas fotos como é interessantíssimo. Fiquei uma hora e meia e não andei em tudo. O lugar é um verdadeiro labirinto de passarelas que sobem, descem e as vezes dão em um beco sem saída, como eu pude experimentar.
Seguindo adiante, voltei os 22 Km até a estrada principal, não sem antes parar para tirar numerosas fotos de outras cascatas. Ali ao porto são 43 Km. Novamente em meio a tantas cascatas que as vezes parece que elas vão cair no meio da estrada em cima do carro. Tem de todo tamanho e tipo que vcs pensarem. Não cansava de agradecer a Deus pela oportunidade que ele estava me dando.
Cheguei ao porto uma hora antes da partida. A balsa tinha lugar para uns 12 carros mais ou menos. As 17 horas partimos para um trecho de apenas 45 minutos de navegação. Todos os carros desceram e eu sai por último pois iria parar muito no caminho. A uns 30 Km do porto, vi um caroneiro e resolvi parar, já que todos à minha frente não o fizeram. Era um americano de Wyoming (não sei se é assim que se escreve) que está percorrendo a região a pé e de caiaque inflável. Troquei algumas palavras em inglês com ele e vi que tenho que estudar muiiiito para conseguir conversar. Eu até entendia bem o que ele falava, mas na hora de responder as coisas travavam. Fora que acabei me confundindo com inglês, espanhol, português... KKKKK
Depois do porto tem mais 100 Km do mesmo tipo de estrada que já descrevi antes, ou seja, cascatas, lagos, rios, montanhas nevadas etc. Um espetáculo. A, eu já falei isso??? Bem eu acho que vou falar muito mais até o final da viajem. Não dá para destacar nada, tudo é grandioso. E a estrada em si então??? Há que se louvar esta obra da engenharia chilena. Tem horas que vc vê a estrada lá do outro lado de um lago e não imagina como vai se chegar lá. Realmente é um prodígio da força humana ante a natureza.
Finalmente, às 21 horas, cheguei a Villa O’Higgins O destino final de minha jornada e o começo de meu retorno. Daqui até o final da Carretera são mais mil e tantos Km. A partir de Puerto Montt só tem asfalto, umas vinícolas e o caminho de casa. Vamos ver o que 2014 reserva para minha vida.
Para quem aguentou ler isso tudo Um abraço.
Olá Marcelo, rapaz, dei uma bobeada quando vi já estava na estrada!!
Como penso em Carretera a toda hora , gostei muito das suas fotos que andei vendo no face!!, além de inspiradoras, são documentais,
uma viagem de gente grande!
E pensando bem nunca havia tido uma visão tão boa do conjunto da Cueva de Las Manos e vila Tortel antes, valeu, muito bom mesmo.
Agora vou voltar e ler tudo desde o começo eheh
Abração e tenha um ótimo retorno!!
Marcelo J Manente
05/01/2014, 11:40
Olá Marcelo, rapaz, dei uma bobeada quando vi já estava na estrada!!
Como penso em Carretera a toda hora , gostei muito das suas fotos que andei vendo no face!!, além de inspiradoras, são documentais,
uma viagem de gente grande!
E pensando bem nunca havia tido uma visão tão boa do conjunto da Cueva de Las Manos e vila Tortel antes, valeu, muito bom mesmo.
Agora vou voltar e ler tudo desde o começo eheh
Abração e tenha um ótimo retorno!!
Ola Meccano,
Pois eu tbm não tinha achado nada muito abrangente da Cueva de Las Manos, sempre uma ou duas fotos. É bem mais interessante do que eu pensava. Os desenhos q estão lá parecem ter sido feitos a uns 9 ou 10 anos e não a 9 mil anos mais ou menos. Realmente um mergulho na pré história.
A Caleta Tortel é bem interessante e bonita mesmo. O duro é pegar um dia sem chuva por lá. Eu tive muiiita sorte, pq em mais da metade do caminho estava chovendo ou garoando, e quando cheguei lá o tempo estava aberto.
Aproveito para colocar o relato do 12º dia. Lembrando para quem começou a ler agora que as fotos estão abertas no perfil do Facebook: https://www.facebook.com/carretera.austral.14/photos_albums
12º DIA – 02/01/2014 – quarta. CARRETERA AUSTRAL.
Villa O’Higgins – 150 Km
Esqueci de falar que em Villa O’Higgins eu fiquei no hostel El Mosko. Recomendo a todos os viajantes. Quartos com banheiro, sem banheiro, e quartos coletivos como todo bom albergue. Tudo muito limpo, um ambiente agradável, pessoas do mundo todo. Inclusive encontrei um casal de curitibanos que está viajando 1000 dias pela América, o Rodrigo e a Ana. O site deles é 1000 dias - Por toda a América (http://WWW.1000dias.com) .
Neste dia resolvi dormir até tarde e fazer apenas passeios com a caminhonete, exceto uma caminhada leve até o mirante da cidade. O dia estava ótimo, sol e nuvens na medida certa. Fui ao final da Carretera Austral, depois fui ao final da estrada que deveria levar até a Argentina, o paso Mayer. Só que no momento só dá para passar a pé. Fiz minha primeira tentativa de pescar uma truta. Usei uma isca em fomato de grilo que foi beliscada umas vezes. Numa das vezes o peixe chegou a pegar, porém ao dar 2 pulos fora da água ele escapou.
A Villa em si não tem nada de muito interessante, mas os arredores tem várias possibilidades de caminhadas, tem onde pescar etc. É impressionante o numero de pessoas de países que vão da Alemanha aos EUA. É uma mistura de pessoas e raças que chega a confundir. Principalmente quando vc começa falando portunhol, e termina no meu Inglês fraco... Daí confunde tudo.
Muitas belas fotos novamente, neste que deve ser um dos lugares mais belos do mundo.
Por hoje é só.
Marcelo J Manente
12/01/2014, 00:57
13º DIA – 03/01/2014 – quinta. CARRETERA AUSTRAL.
Villa O’Higgins a Cochrane – + ou - 270 Km
Acordei tarde. Tomei o café da manhã, que por sinal é muito bom, o melhor até agora. Tinha ovos mexidos, um pão de forma com queijo dentro prensado numa sanduicheira, mais duas torradas, manteiga, doce, café com leite e suco de laranja. Realmente o hostel El Mosco é minha recomendação máxima em O’Higgins. Te um hotel melhor, mas custa os olhos da cara. Olhe o nome: Robinson Crusoe, Deep Patagonian Lodge. Chique no urtimo.
Hoje eu ia fazer umas caminhadas curtas com duração de 2 horas e 1 hora apenas, entretanto o tempo piorou muito durante a noite. O vento patagônico chegou valendo, e com ele veio a chuva e garoa. Bem, pensei, vou seguir a estrada até a balsa bricando nos riozinhos para ver se pego minha primeira truta.
A balsa sairia as 19 h e eu fui beeem devagar pela estrada já que eram uma 11 horas. Na segunda ponte, que é o canal de deságue do lago Cisnes eu parei a Ranger depois da ponte, arrumei as tralhas e segui para arremessar de cima da ponte. E qual foi a minha surpresa ao chegar em cima da ponte e olhar para baixo onde ainda havia barranco e avistar um Huemul (um veado da região) comendo frutinha e folhas de uma árvore. Saquei o celular q estava no meu bolso e tirei algumas fotos. Como o animal não se assustou nem um pouco com a minha presença eu sai de fininho e fui na Ranger pegar a Canon. Voltei e o huemul estava lá tranquilo, tranquilo comendo as suas folhas. Deu para tirar fotos, filmar e voltar pro carro guardar a câmera que o bicho não saia dali. Só saiu quando se fartou de folhas. Enquanto isso eu já estava pescando e só observando o veado ir embora bem de mansinho.
Nesse dia estreei a japona corta vento impermeável que tinha comprado para viajem a Ushuaia. Foi utilíssima já que o tempo estava bem ruim. Não parava de garoar, chover, e ventar.
Parei para tentar pescar em quase todos os rios e nada. Já estava o último rio antes da balsa e resolvi testar. Joguei a isca (um spiner tipo daqueles de traira), vim puxando e senti a fisgada. Depois de uma breve briga tirei minha primeira truta. Tinha uns 30 cm mais ou menos. E o bichinho mordeu a isca pra valer, foi uma dificuldade retirar a garateia sem machucá-lo muito para devolvê-lo ao rio. Depois disso peguei mais um pequenino e só.
Segui para a balsa e ainda fiquei esperando quase duas horas antes de partirmos para o outro lado da carretera.
Depois de 45 minutos de navegação chegamos ao outro lado. Fui o primeiro a sair da balsa e estava com pressa. Já eram quase 20 horas e eu não queria dirigir no escuro. Só lembrando que por aqui o sol se põe lá pelas 23 h. Como a chuva quase não dava trégua segui num ritmo forte, porem cauteloso pois a estrada não dá margem a erros. Errou, dançou.
Cheguei à pacata Cochrane as 22 h e fui direto ao hostal da dona Trudy que ficou bem feliz em me ver. Ela me deu um quarto maior ao preço do menor. Um amor de pessoa a doma Trudy, me lembra a minha mãe.
Ao tem muitas fotos do dia de hoje.
Abraços galera.
Parabéns pela viagem, as fotos estão lindas.
Aproveito para perguntar se vc percebeu se há bastante oferta de diesel equivalente ao nosso S10?
obrigado
Marcelo J Manente
12/01/2014, 21:45
Parabéns pela viagem, as fotos estão lindas.
Aproveito para perguntar se vc percebeu se há bastante oferta de diesel equivalente ao nosso S10?
obrigado
E.Mac,
Não sei dizer que tipo de diesel é, eles só tem um tipo aqui na carretera.
Eu não soube como perguntar que tipo de diesel é. Eles nem entenderam que tinha outras qualidades de diesel.
Estou em Chaiten, penultimo trecho da Carretera. E que terei de pegar o ferry de Caleta Gonzalo pq daqui para Puerto Montt só segundas e sextas.
Um abraço
Marcelo J Manente
12/01/2014, 23:25
14º DIA – 04/01/2014 – sábado.
Cochrane a Chile Chico - 180 Km
Adorei ficar no hostal da dona Trudy, mas tem um problema: ao lado tem um bar de karaokê e dance. Quando eram duas da manhã eles começaram a tocar uma música muiiiiito alta e eu acordei e não conseguia dormir mais. Só fui dormir lá pela 3 e meia pq tomei meio comprimido de um sedativo que levei e capotei até as 10 da manhã.
Como eram apenas 180 km não liguei de sair tarde. Tomei o desayuno (café da manhã) antes de sair e comi tudo o que colocaram na mesa. Pensei em almoçar em Puerto Guadal, pero no ache nadie lá, opa... não achei nada lá. Bem, o jeito é seguir viagem.
Desde uma vila chamada Puerto Bertrand, a estrada começa de ficar nas bordas dos lagos. O primeiro é o Lago Bertrand. O segundo é o lago General Carrera, o segundo maior lago da América do sul depois do lago Titicaca da Bolívia.
É aqui que as coisas ficam boas... Eu já falei a palavra espetáculo??? Não neste relato. Gente, vcs não tem noção até ver o lago e as montanhas nevadas a sua volta. A estrada se contorce na beira de precipícios de mais de 200 ou 300 metros de altura escavados na rocha. E o dia hoje estava bem típico daqui nesta época: poucas nuvens, vento gelado e um céu azulão que só vendo nas fotos.
São tantas coisas para serem vistas e fotografadas que é aquele já famoso anda, para, anda, para e mais anda e para... É uma estrada fantástica. E o azul desse lago então? Não alterei em nada as fotos que postei. É tudo tal qual está nas fotos. Novamente é uma viajem tensa pq vc não pode bobear um segundo que é caixão na certa.
Cheguei em Chile Chico umas 16:30 h mais ou menos. Ai é que me lembrei de uma coisa, eu não almocei.............
Achei um hotel, o Hotel Austral, e depois fui bater perna pra achar um bom rango. Não achei nada que me agradasse, então fui no mercado, comprei frutas, salgadinhos e algo pra por no pão e esta foi a minha segunda refeição no dia. Lá pelas 23 h eu capotei...
Só isso por hoje.
Marcelo J Manente
12/01/2014, 23:28
17º a 19 DIA – 05 e 06/01/2014 – Domingo e segunda. Off Carretera.
Chile Chico 20 Km e Chile Chico a Cochrane (de novo??) - 180 Km
15º dia.
Bem já relatei o que fiz no domingo... NADA. Só descansei e bati pernas pela cidade.
Na verdade minha única intenção era pegar a balsa de Chile Chico a Puerto Ibañes a pé. Ela atravessa o lago General Carrera em 2:20 h mais ou menos, para retornar a Chile Chico depois de 50 minutos parada na outra cidade. Ai seriam mais 2:20 de navegação. O dia estava bem ventoso, mas o céu tinha poucas nuvens, acho que seria um belo passeio e tiraria muitas fotos. Porém como eu já relatei eu perdi a balsa por 2 minutos e foi pq esqueci que era as 16 q ela saia.
Já devo ter escrito que passei a fronteira para ir abastecer na Argentina, por isso aumentei a quilometragem do dia para 20 Km. Caramba, que diferença: em Chile Chico tudo morto, parado, em Los Antiguos – Argentina gente nas ruas, sorveterias e lanchonetes abertas, lojas de recuerdos cheias de turistas. Acho q os chilenos estão perdendo grana para os argentinos. Pode ser que o preço dos combustíveis no Chile por ser mais alto q a Argentina desestimule os passeios.
16º dia.
Acordei cedo, postei msgs no face e tomei o café da manhã. Alias, sempre como o que tiver pela frente no café da manhã pq ele tem se tornado a minha principal refeição durante esta viajem. Sempre tem algo que atrapalha a hora do almoço, ou eu chego muito cedo numa cidade, ou muito tarde, ou as belezas são tão grandes que me esqueço de almoçar. Ontem eu não almocei, mas pelos problemas que vcs já saberão (ou já sabiam).
Sai de Chile Chico com a intenção de ir para Puerto Tranquilo fazer o passeio pelas Capillas de Marmol (Capelas de mármore). Voltei todos aqueles Km da viagem de sábado pelo Paso de las Llaves, com aqueles penhascos maravilhosos e tudo mais q vcs já viram. Apesar de que o tempo não colaborou com o visual, estava ventando demais, nublado e chovia um pouco.
Fui seguindo e tirando fotos como sempre, sem problemas. Já tinha passado a pior parte do caminho quando entrei na vila Puerto Guadal. Passei a vila e segui 1,5 Km adiante quando num dos muitos solavancos da estrada a Ranger faz um grande barulho e deu uma guinada para a direita me forçando para fora da estrada. Eu estava numa pequena subida e sem nenhum despenhadeiro ou coisa que o valha ao lado. Segurei no braço e consegui trazê-la de volta a estrada ai parei para ver o que era.
Tinha quebrado o pivô de cima do lado direito. E eu tinha trocado os dois lados antes de viajar pq estavam ruins...
Fiquei desolado, emputecido, chateado. Ao mesmo tempo fiquei muito agradecido a Deus e aos meus guias porque se aquilo tivesse acontecido perto de algum daqueles despenhadeiros eu não estaria aqui para contar a história.
Pensando no que fazer eu lembrei que tinha o telefone da dona do hostal em Cochrane, dona Trudy Lopes. Liguei para ela e relatei qual era o problema. Ela prontamente ligou para umas pessoas e depois quando eu liguei de novo ela falou que conseguiu um caminhão para me resgatar. Eu estava a 75 km da cidade. Então fiquei lá esperando a chegada do “socorrista”.
Depois e 2:30 h chegou um cara com um caminhão q não era guincho... Pensei, e agora, como vamos colocar a Ranger lá se ela não pode rodar? O jeito que o homem arrumou foi sacar a parte do pivô q quebrou do lugar e encaixar suavemente o pedaço de 2 cm q sobrou no pivô. Depois de muito esforço conseguimos fazer isso. Assim pude rodar devagarinho até um barranco onde coloquei a Ranger na carroceria do caminhão. Feito isso, rodamos os 74 km até Cochrane muiiiiiiiito lentamente e lá chegamos as 21:30 h.
Hoje (07/01/14), o mecânico veio aqui ver se ele tinha a peça. Não tem! Tem q mandar vir de Coihaique, 290 e tanto Kms. Ou seja, ficarei parado uns 2 a 3 dias.
Ainda bem que a maioria das coisas que mais queria fazer eu já fiz. Faltavam as Capillas de Marmol, o Ventisqueiro Colgante e fazer a travessia de ferry a Ilha Chiloe ou Puerto Montt. Como eu estava adiantado 3 dias terei apenas q cortar a ida às vinícolas. O que para mim não é nenhuma grande perda, pois como sabem, eu prefiro a natureza às coisas feitas pelo homem. Além disso, nos mercados o vinho é até mais barato.
Bom, agora é descansar e esperar q não há mais nada a fazer.
Antes que perguntem eu não tirei fotos da Ranger quebrada. Esqueci ou inconcientemente não quis mostrar a c@%$#@.
Um abraço galera
Marcelo J Manente
12/01/2014, 23:30
17º a 19º DIA – 07,08 e 09/01/2014 – Terça, quarta e quinta.
Cochrane (de novo??) - 0 Km
17º a 19º dia.
Não aconteceu nada nestes dias, fiquei novamente no hostal Central da dona Trudy esperando que a peça pedida pelo mecânico chegasse de Santiago... Isso mesmo, da capital federal do Chile, a 2 mil e tantos kms de Cochrane.
Um dia destes inclusive choveu o diaaaaa inteiiiiiro.
Quinta a tarde me chega o mecânico pra dizer que a peça chegouuuu. Mas ao era a peça que servia na Ranger. Mandaram uma bandeja e pivô de Ranger 4x2 que é diferente. Acho que o mecaico ficou chateado tbm e viu a minha cara de desanimo e resolveu acer uma invencion, ou seja fazer uma gambiarra, no bom português. Eram 11 da noite do Chile quando o cara terminou de instalar a bandeja com um pivô q não sei de q carro é, só que é bem robusto.
Ele me pediu para sair passear por perto da cidade pela manhã no outro dia para testar. Dia 10 pela manhã sai pescar, fui numa santinha q tem na beira da estrada, dei uma forçada nuns buracos e tudo bem.
Segue no dia 10, o vigésimo dia de viagem.
Marcelo J Manente
12/01/2014, 23:31
20º DIA – 10/01/2014 – sexta.
Cochrane a Villa Cerro Castillo - 274 Km
Após o teste pela manhã da caminhonete resolvi seguir viagem para Puerto Tranquilo e ver as Capillas de Marmol. O dia estava fantástico, muito sol, poucas nuvens e pouco vento. Novamente segui na barranca do rio Baker até a localidade de Puerto Bertrand, no lago do mesmo nome. Gente, aquelas fotos onde a água aparece azul não é falso não, não mexi nada na foto. O rio é azul turquesa mesmo e em outros pedaços verde claro.
Depois do rio tem a beira do lago General Carrera de novo, só que desta vez do outro lado, o contrario da ida a Chile Chico. Outro espetáculo azul e verde das matas ao redor. Sim, pq no lado que vai a Chile Chico as coisas começam a ficar cinzentas quando se está perto da fronteira com a Argentina, mas do lado chileno tem muito verde e várias florestas.
A 6 Kms de Puerto Tranquilo (depois para quem vai pro sul e antes para quem vai pro norte) tem uma placa que diz “Bahia Mansa”. Ali partem passeios para as Capillas e é muito mais perto das formações do que sair da vila. Além disso é mais barato por sua proximidade. Quando eu cheguei tinha um casal com uma filha quase saindo e me juntei ao grupo. Saiu por apenas 7500 Pesos chilenos. Na vila é bem mais caro, acho que 20000 por cabeça.
O barquinho zarpou e logo estávamos nas formações. Gente, é realmente impressionante aqueles cogumelos de marre cinza azulado, branco e de diversas tonalidades emergindo das águas azuladas e quase transparentes do lago. Gente é lindo demais. Tirei foto até de pedra submersa de tão impressionado que estava. São 3 formações: a capela, que é a menor; a catedral e o túnel. O legal é que dá para entrar nas formações e passear por dentro delas de barco. No túnel inclusive, dá para descer do barco para se tirar foto. É interessante ver a erosão da água deixar na pedra umas marcas parecidas com escamas de peixe.
DEMAIS.
Mais uma das minhas metas alcançadas.
Como ainda era cedo e eu tinha perdido 3 dias parado resolvi seguir viagem para Villa Cerro Castillo. A estrada segue fazendo imensos zigue-zagues pelas montanhas e por lá se chega a Vila que falei. Fiquei na hospedagem (esqueci o nome) que tinha restaurante e onde eu comi parte daquele enorme sanduiche de bife com ovo que vcs viram na foto.
Só por hoje.
Marcelo J Manente
12/01/2014, 23:32
21º DIA – 11/01/2014 – sexta.
Villa Cerro Castillo a Puyuhaupi - 258 Km de asfalto e 57 de terra.
Acordei tarde, para variar. Tomei o desayuno as 8:30 e fui para estrada. Destino: Coihaique.
Pela primeira vez na Carretera por asfalto. Um tapete de estrada. Passei tbm pelos caracoles da Carretera que sempre aparecem nas fotos quando se pesquisa sobre ela. Montanhas nevadas, montanhas de terra nua, florestas frias de ciprestes e as sempre presentes lagoas e cascatas.
Cheguei em Coihaique para comprar a passagem para Puerto Montt. O ferry saia no domingo, e era sábado... Pensei: vamos ver se dá. Mas não dava, não tinha mais espaço no ferry de domingo. Quando então??? Só sexta feira que vem... O que?????????? Que bo$%@. Não tem outro jeito? Só se vc for a Caleta Gonzalo, que é 60 km de terra a frente de Chaitén, lá tem ferry todos os dias indo a Hornopirem, perto de Puerto Montt. Bueno, se não tem outro jeito.
Comprei a passagem para segunda as 15:30 h. Acho que assim vai ser melhor, vou fazer a Carretera INTEIRINHA.
Agora terei que rodar mais para estar em Caleta Gonzalo segunda-feira a tarde. Segui então para Puerto Cisnes pensando em posar lá para no outro dia sair cedo e conhecer o Ventisqueiro Colgante.
Pé na estrada, asfalto ainda. Segue aquele tapete de estrada até a bifurcação para Puerto Cisnes. Como ainda estava bem cedo, resolvi encarar os últimos Kms até Puyuhaupi. Aqui a estrada de terra (ripio) entra numa floresta de fazer inveja a Serra Do Mar no Paraná. É o Parque Queulat. E como estávamos no alto da serra, para se chegar ao litoral tem que descerrrrrrrr. E tome descida nisso. Um zigue zague tão grande que fotografei o GPS para vcs verem.
Então termina a serra e começamos a seguir perto do nível do mar. É o Pacífico aparecendo em uma enseada. Antes disso, a 30 km da cidade tem a entrada do Ventisqueiro. Pensei em acampar pela primeira vez, mas o camping lá era muito precário.
Segui até Puyuhaupi e fiquei na hospedagem Carretera Austral, só para combinar.
No outro dia fui ao ventisqueiro antes de seguir a Chaitén, penúltimo trecho antes da balsa e da civilização.
Obrigado aos que estão mandando bons fluidos para a minha viajem.
Um abraço aos viajantes virtuais.
F. Oliveira
13/01/2014, 15:34
Rpz...o cara fazer tudo isso sozinho tem que ter muito colhão...hehehhehhehehehe...acompanhando a empreitada por aqui.!
roberto.cardoso@ig.com.br
13/01/2014, 16:43
Marcelo.... somente agora pude acompanhar seus relatos! Fico feliz por não ter desistido de viajar com a Ranger!
Lembro que no ano passado depois dos problemas você estava bem desanimado com ela!
Boa viagem.... continuo acompanhando por aqui!
Abraços,
Xexelo, conseguiu ver bem o ventisquero colgante?
Espetacular! E o som dos pedaços de gelo despencando...impressiona demais!
Em Chaiten não deixe de ver vem os arredores do vulcão de mesmo nome, o arraso da erupção de anos atrás deixou suas marcas.
Bom retorno. Aqui em Curita tá chovendo pacas..rsrsrsrs
Marcelo J Manente
14/01/2014, 02:08
roberto.cardoso@.br
Marcelo.... somente agora pude acompanhar seus relatos! Fico feliz por não ter desistido de viajar com a Ranger!
Lembro que no ano passado depois dos problemas você estava bem desanimado com ela!
Boa viagem.... continuo acompanhando por aqui!
Abraços,
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Ola Roberto,
A Ranger continua fazendo das suas, agora deu pra ferver. Tá vazando em algum lugar, mas só quando anda. E então, Acho que a válvula termostática travou. Quando começa a aquecer, tenho que parar, abrir devagar a válvula do reservatorio de expansão e quando para de borbular completo água. Dai tenho q soltar uma mangueira de cima do rádiador para completar água lá tbm.
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Ontem, 14:34F. Oliveira
Rpz...o cara fazer tudo isso sozinho tem que ter muito colhão...hehehhehhehehehe...acompanhando a empreitada por aqui.!
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Valeu Oliveira,
Não é fácil sozinho e é até mais chato. Principalmente quando vc esta em meio a muitos extrangeiros e não tem ninguém pra comentar em sua lingua. O bom é q dá para soltar uns palavrões.
Um abraço
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Xexelo, conseguiu ver bem o ventisquero colgante?
Espetacular! E o som dos pedaços de gelo despencando...impressiona demais!
Em Chaiten não deixe de ver vem os arredores do vulcão de mesmo nome, o arraso da erupção de anos atrás deixou suas marcas.
Bom retorno. Aqui em Curita tá chovendo pacas..rsrsrsrs
Ola Franco,
Cara, levei a maior sorte, no dia que fui ver o ventisqueiro estava um sol de rachar. Céu azul e perfeito.
Não cheguei a ver pedaços caindo, mas um estrondo que deu lá parecia que aquilo tudo ia vir abaixo.
Aquilo é lindo demais.
Devo chegar em Curita lá pelo dia 20, quem sabe já parou a chuva.
Veja minhas fotos no perfil do face: https://www.facebook.com/carretera.austral.14/photos_albums
Um abraço
roberto.cardoso@ig.com.br
14/01/2014, 10:53
Marcelo,
Boa sorte ai com a Ranger... a minha era uma V6 a gasolina, mas tenho esse 2.5 na minha Defender... É lento... mas aguenta o tranco... só temos que cuidar dele com carinho.
Sobre esse problema de aquecer, esta borbulhando no reservatório? O 2.5 apresenta muitos problema de aquecimento quando a junta do cabeçote queima ou apresenta problemas.
Alguns proprietários costumam fazer um furo na válvula termostática para que aumente o fluxo de água, isso é uma "gambiarra" para o motor aguentar mais tempo sem aquecer!
Veja se a bomba d'agua está legal, ela costuma gastar o rotor interno e não faz a água circular direito.
Sei que está viajando, mas se tiver um tempo de bobeira da uma lida nesse tópico, é de Defender, mas trata-se do mesmo motor. Pode ser que te ajude pra resolver o problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu-19.html
Abraços,
Marcelo J Manente
15/01/2014, 00:14
Marcelo,
Boa sorte ai com a Ranger... a minha era uma V6 a gasolina, mas tenho esse 2.5 na minha Defender... É lento... mas aguenta o tranco... só temos que cuidar dele com carinho.
Sobre esse problema de aquecer, esta borbulhando no reservatório? O 2.5 apresenta muitos problema de aquecimento quando a junta do cabeçote queima ou apresenta problemas.
Alguns proprietários costumam fazer um furo na válvula termostática para que aumente o fluxo de água, isso é uma "gambiarra" para o motor aguentar mais tempo sem aquecer!
Veja se a bomba d'agua está legal, ela costuma gastar o rotor interno e não faz a água circular direito.
Sei que está viajando, mas se tiver um tempo de bobeira da uma lida nesse tópico, é de Defender, mas trata-se do mesmo motor. Pode ser que te ajude pra resolver o problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu-19.html
Abraços,
Ola Roberto,
Cara, não sei qual é o mistério. Hoje ferveu uma vez quando fui para a última balsa da viajem... Depois parei no embarcadouro e um cara que era mecanico me viu fuçando e veio falar (em espanhol é claro) comigo. Expliquei para ele tudo o que aconteca. Ele olhou o óleo de cara (eu já tinha feito isso), não tinha uma bolhinha de água. Deita daqui olha dali, ai pediu para abrir a porta do passageiro e pos a mão por debaixo do tapete de borracha. Lá estava humido. Ele falou q pode estar vazando agua para dentro... O fato é q carrego o coller na frente e no chão. Só que estava sem gelo já a dois dias.
Depois da balsa, pegando o asfalto de novo tive a ideia de abrir o ar quente. Abri, deixei um bom tempo e depois desliguei pq estava quente.
Segui receoso, sem forção alem de 90 até a saída de Puerto Montt. Peguei a rodovia e coloquei 100. 0 Km e nada de ferver. 100 Km e nada. 200, 300 e ai foi o dia todo e nada de ferver. E o detalhe é que baixou muito pouco a água neste trecho todo. E foram no total quase 900 Km!!!!!
Sei lá, vou tocando assim.
Um abraço
Marcelo J Manente
15/01/2014, 00:20
22º DIA – 12/01/2014 – domingo.
Puyuhuapi ao Ventisqueiro e a Chaitén – 260 km.
8:30 h eu estava tomando o café, pãezinhos mal dormidos do dia anterior, duros. Mas como não tinha ninguém pra reclamar ficou por isso mesmo.
Sai direto para o Parque Queulat para fazer a trilha do Ventisqueiro Colgante. Voltei 30 km daquela estradinha de terra, paguei a entrada e segui para o estacionamento. Lá chegando encontrei uma turma de viajantes brasileiros vindos do Rio Grande do Sul. Estavam em uns 6 veículos.
Tinham duas trilhas, uma mais curta ia para uma pequena laguna e dava uma visão muito ao longe do glaciar. A outra, de 3.3 Km, subia um morro ao lado para ter uma visão bem melhor da atração.
Então vamos caminhar. Primeiro trecho até a base do morro, tranquilo. Segundo trecho, começa a subida em dezenas de zigue zagues. Na volta eu contei e foram mais de 30 curvas para suavizar a subida. Chegando ao alto a trilha se estabiliza se tornando quase reta a não ser por alguns sobe e desce não muito fortes. Anda-se na crista do morro quase por todo o caminho, assim geralmente têm ladeiras para os dois lados da trilha. Confesso que com meu físico de sedentário que sou, sofri na parte da subida, mas o restante do caminho foi uma caminhada de média dificuldade. Eu me admirei com minha capacidade. Fiquei imaginando que se eu fizesse exercícios físicos mais rotineiramente seriam muito mais estas minhas viagens.
Quando se chega ao mirante e se descortina aquela maravilha antes seus olhos todo o cansaço é esquecido e eu fiquei de boca aberta ante aquela beleza. Eu já usei esta palavra neste relato? ESPETÁCULO. A geleira e as duas cascatas de derretimento que caem de uma altura de centenas de metros e de deixar a gente boba. Fiquei lá uns 20 minutos, tirei dezenas de fotos e claro que pedi para uma pessoa tirar fotos de mim mesmo.
Desci de lá em êxtase, feliz da vida por mais um objetivo alcançado. Infelizmente, apesar de terem outros lugares para se ver no parque eu estou com o cronograma atrasado devido a quebra da Ranger e tinha que seguir a Chaitén.
Então mais ou menos as 13:30 h peguei novamente a estrada voltando 30 km a Puyuhuapi para abastecer e pegar o penúltimo trecho de estrada de terra até Chaitén. Aviso aos que querem se aventurar: este trecho está sendo asfaltado e se anda quilômetros e quilômetros sobre britas com muita, mas muiiiiiiiiiita poeira. Mais até do que as estradas que eu peguei até agora. Tem um trecho de uns 5 a 6 km com asfalto novo e uns 50 desde um rio que não lembro o nome meu destino de hoje. O resto é pó, pó, pó, pó, pó, pó, pó, pó e mais pó. Pouca coisa pra se ver, além do mais tem que se ficar muito atento pq desliza muito, não se pode descuidar. Fica-se muito tenso neste trecho para no final ter o alivio dos últimos km de asfalto.
Pouca opção de hospedagem, uma boa, porem cara, e outras meia boca. Fiquei novamente numa casa de família bem fuleira, mas não sou de luxo mesmo.
Hoje (13/01) serão 60 Km de terra, balsa e daí pra frente só asfalto. Uebaaaa.
(isso era o que eu pensava)..........
Ricardo_Boiadeiro
15/01/2014, 19:24
Show de bola!!! Sou louco para fazer umas viagens assim, mas (acho que foi o que aconteceu contigo) não tenho muitos companheiros de off-road que topam umas aventuras dessas... você esta me inspirando a seguir sozinho kkkkkkkk
Valeu e boa viagem e boa sorte também, pois acho que nessa situação vale tudo.
Marcelo J Manente
16/01/2014, 00:59
Show de bola!!! Sou louco para fazer umas viagens assim, mas (acho que foi o que aconteceu contigo) não tenho muitos companheiros de off-road que topam umas aventuras dessas... você esta me inspirando a seguir sozinho kkkkkkkk
Valeu e boa viagem e boa sorte também, pois acho que nessa situação vale tudo.
Ricardo, não dá para perder uma viajem por falta de companhia. Tem que meter bronca e ir sozinho mesmo. AGora, é bom??? Não é colega. Faz falta alguem batendo papo com vc, tirando as fotos q vc não pode quando esta dirigindo, dividindo a boleia as vezes, dividindo as contas tbm. Faz falta uma opinião, um bate papo quando vc está com sono...
Mas vá assim mesmo.
Sabe-se lá como a gente vai estar amanhã, que dirá depois de um ano.
Um abraço
Ricardo_Boiadeiro
16/01/2014, 08:28
Ricardo, não dá para perder uma viajem por falta de companhia. Tem que meter bronca e ir sozinho mesmo. AGora, é bom??? Não é colega. Faz falta alguem batendo papo com vc, tirando as fotos q vc não pode quando esta dirigindo, dividindo a boleia as vezes, dividindo as contas tbm. Faz falta uma opinião, um bate papo quando vc está com sono...
Mas vá assim mesmo.
Sabe-se lá como a gente vai estar amanhã, que dirá depois de um ano.
Um abraço
É isso ai o que penso, sabe-se lá como será o amanhã... vamos viver o PRESENTE, a própria palavra já diz tudo!!!
Boa viagem colega.
André...
16/01/2014, 14:59
Marcelo,
Chegamos de Ushuaia ante ontem. Parabéns pela viagem.
Quem sabe, a carretera não será minha próxima.
abraço,
Marcelo J Manente
16/01/2014, 15:51
Marcelo,
Chegamos de Ushuaia ante ontem. Parabéns pela viagem.
Quem sabe, a carretera não será minha próxima.
abraço,
Valeu André, Ushuaia é ótima, mas não deixe de ir a Torres del Paine e El Calafate que são excelentes.
Aproveito para colocar o relato do 23º dia:
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
23º DIA – 13/01/2014 – segunda.
Chaitén a Caleta Gonzalo a Hornopirén– 70 km.
Hoje foi o caso de: quem não se comunica se lasca.
Como falei em outro relato comprei passagens para ir de ferry de Caleta Gonzalo a Hornopirén. O caso é que não me informei bem como seria esta travessia nem como era a tal Caleta Gonzalo. Só sabia que sairíamos as 15:45 h.
Bueno, as 9:00 h terminei o café da manhã, peguei as coisas, fui para o carro. Completei a água do radiador e dei uma geral nas coisas que estavam um pouco bagunçadas. Sai lá pelas 10 para as 10 h pensando em chegar em Caleta Gonzalo e passear pela “vila”. Mais 5 km de asfalto e 55 de uma boa estrada de terra. O detalhe que chama a atenção neste trecho é que ele passa por um pedaço da floresta destruído pela erupção do vulcão Chaitén em 2008. Essa erupção destruiu também boa parte da cidade que ainda esta se reestruturando. Outro fato curioso da estrada é que um trecho dela faz parte de uma pista de pouso!!! Cuma??? Isso mesmo, seu leito é uma pista de pouso, de modo que tem uma cancela para fechar a estrada se um avião for pousar.
É tbm um trecho de grande beleza dentro de um parque natural privado, o Parque Pumalin. Na estrada podemos ver vulcões nevados, lagos e fiordes quase sem nenhuma população. A organização tbm é impecável com trilhas bem delimitadas, locais para acampamento, cabañas para alugar (80 reais para cada uns dos 4 ocupantes), centro de informações turísticas, restaurante e lanchonete etc.
Só que a minha surpresa é que Caleta Gonzalo é apenas um embarcadouro que tem apenas a estrutura que relatei... Não é uma Vila!!! Cheguei lá as 11:10 h e teria de esperar até 15:45 h sem ter o que fazer... Bem, fiquei batendo perna pelas instalações e em uma trilha q ficava perto do cais.
Chegada a hora, cadê o ferry???? Perguntei pro encarregado e ele me disse que no outro embarque tinham muitos carros e por isso demorou. Tbm disse que o outro trecho de balsa estava atrasado. Como é??? Tem outro trecho de balsa? Isso mesmo, pega-se a balsa primeiro para um trecho de 40 minutos até um embarcador no fiorde Largo depois segue por 10 Km de estrada de terra (de novooooo) e pega outra balsa no embarcadouro de Lepetpu, desta vez maior e tem o trecho de sei lá quantas horas de ferry até Hornopirén.
Ai meus deuses... Muito legal, mas cansativo. Resultado: saímos atrasados, demoramos a sair com o outro ferry e só chegamos em Hornopirén as 21:30 h. Deu até para cochilar dentro da caminhonete. Pena que hoje o dia não colaborou e estava mais nublado que com sol. Assim não deu para curtir tanto o passeio de ferry. E pensar que o outro ferry que eu queria pegar seriam 12 horas de navegação..... pensem nisso!!!
Chegar para se hospedar numa cidade a noite é um porre, a gente acaba pegando o que vier pela frente e no meu caso, foi mais uma hospedagem com banheiro compartilhado. Fazer o que né?
Manhana tem o fim do fim da Carretera até Puerto Montt e daí por diante é caminho da roça. Vem os tediosos trechos de deslocamento sem muitas atrações no caminho.
Um abraço.
Newton Guerra
16/01/2014, 16:29
Marcelo, vai voltar por onde? Tem muita pressa? Se for subir um pouco pelo Chile, eu sugiro sair de Hornopirén , passar batido por Puerto Montt , passear em Puerto Varas, visitar o maravilhoso Vulcão Osorno e ir dormir em Villarica.
Se tiver um dia para ficar em Villarica, passeie pelo parque do vulcão Villarica e passe um tempo nas Termas Geometricas para descansar. O caminho até elas é muito bonito e as termas são muuuuuito legais. Termas Geometricas (http://www.termasgeometricas.cl/)
Saindo de Villarica passe pelo maravilhoso parque nacional Conguillio. Se quiser, pode cruzar para a Argentina pelo paso Icalma, que leva à Villa Pehuenia. De Pehuenia suba para o norte por Malargue, San Rafael e escolha um caminho para voltar ao Brasil. Por esse roteiro você vai pegar estradas boas sem trechos tediosos até Córdoba pelo menos.
Abraços
Marcelo J Manente
16/01/2014, 23:16
Marcelo, vai voltar por onde? Tem muita pressa? Se for subir um pouco pelo Chile, eu sugiro sair de Hornopirén , passar batido por Puerto Montt , passear em Puerto Varas, visitar o maravilhoso Vulcão Osorno e ir dormir em Villarica.
Se tiver um dia para ficar em Villarica, passeie pelo parque do vulcão Villarica e passe um tempo nas Termas Geometricas para descansar. O caminho até elas é muito bonito e as termas são muuuuuito legais. Termas Geometricas (http://www.termasgeometricas.cl/)
Saindo de Villarica passe pelo maravilhoso parque nacional Conguillio. Se quiser, pode cruzar para a Argentina pelo paso Icalma, que leva à Villa Pehuenia. De Pehuenia suba para o norte por Malargue, San Rafael e escolha um caminho para voltar ao Brasil. Por esse roteiro você vai pegar estradas boas sem trechos tediosos até Córdoba pelo menos.
Abraços
Ola Newton,
Pior é que to atrasado mesmo. 4 dias jogados fora na Carretera é muito.
Já estou em Mendoza, onde fiquei um dia pra descansar apenas. Nada de sair pra bodegas, no máximo fui andar no centro pela manhã. Comi uma parrillada bem gostosa e a tarde, depois de dormir até 17:30, fui ao Cerro de La Gloria e ao parque.
Meu roteiro da carretera foi muito corrido, melhor seria ter 30 dia só para ela. No futuro penso em fazer o seguinte: alugar um carro em Puerto Montt, dai fazer a Carretera bem de mansinho, curtindo cada cascata,cada lago, mirante, pescar, ir nas melhores trilhas, as termas, glaciares etc, etc. Na volta sair pela Argentina em Chile Chico e dai pra frente só estradão até chegar a Osorno pra ficar uns 2 dias e depois voltar a Puerto Montt pra devolver carro e voltar ao Brasil de avião.
Ai seria uma passeio bem feito. Mesmo assim já estou satisfeito pq posso dizer que fiz parte da ruta 40, a Carretera inteirinha e já fui a Ushuaia ano passado.
Um abraço
Marcelo J Manente
21/01/2014, 20:48
24º e 25º DIAS – 14 e 15/01/2014 – terça e quarta.
24º dia
Hornopirén a Curicó– mais ou menos 900 km
Dia de estradão apenas, nada a relatar a não ser q a Ranger ferveu uma vez só.
Uma nota importante: que estrada esta do Chile, quase que impecável. Pista dupla de Puerto Montt a Santiago onde vc engata uma 5ª. E vai embora, só reduz pra parar nos diversos pedágios e quando quiser para naqueles postos espetaculares da Copec.
Dormi no Hostal Boutique Oregon. Foi na indicação do GPS. Ótimo, só não ganha excelente pq não tem onde colocar o sabonete no banho e o papel higiênico fica solto em cima do vaso sanitário. Ok, ok, a porta do banheiro tbm estava suja. Mas pelos padroes da minha viagem, ficar num quarto com 5 camas...... uau.
25º dia
Curicó a Mendoza – 544 Km
Deslocamento, mas por um caminho bonito ao menos. A cordilheira dos Andes. Só que as estradas me deixam nervoso. E aqueles túneis ainda??? Que é aquilo. Parece q não acaba. Dá até uma certa claustrofobia.
E então chega Los caracoles...
Curvas e mais curvas subiiiiindo, subiiiindo. Chega-se a uma altitude de 3.200 m, meu novo recorde pessoal. Logo terei de bater este recorde. Só que eu não parei para tirar fotos. Estava cansado de estrada e não queria ficar atrás de caminhões.
logo chega a aduana integrada... Pense num troço lento. Acho que perdi bem umas 2:30 h a 3 h por lá. Uma fila enorme de carros que foi de lascar.
Despois da chatisse, começa a descida dos Andes. E no meio da descida tinha um acidente. Mais meia hora perdida. Resultado, o que era para ser 7 horas foram mais de 10 horas de estrada.
Um visual muito bonito, mas eu á ando mareado de estrada, nem parei para tirar foto. Só em movimento (poucas).
Amanã não sei se descanso, indo a algumas bodegas e conhecendo Mendoza ou sigo viajem... O que fazer?
roberto.cardoso@ig.com.br
21/01/2014, 21:26
Xexelo,
Nada como aproveitar para degustar alguns vinhos nas Bodegas... estive por ai em 2010 e conheci a Norton... era a mais requintada, mas foi a única que me atendeu sem reserva. E por me deixarem esperando por 15 minutos não cobraram nenhuma taxa de visitação.
Eu fiz uma parada estratégica em Mendoza para descansar, cheguei num sábado de tarde, conheci a Bodega e fiquei o domingo inteiro de bobeira passeado!
Pelo menos de final de semana era uma cidade bem badalada!
Abraços,
24º e 25º DIAS – 14 e 15/01/2014 – terça e quarta.
24º dia
Hornopirén a Curicó– mais ou menos 900 km
Dia de estradão apenas, nada a relatar a não ser q a Ranger ferveu uma vez só.
Uma nota importante: que estrada esta do Chile, quase que impecável. Pista dupla de Puerto Montt a Santiago onde vc engata uma 5ª. E vai embora, só reduz pra parar nos diversos pedágios e quando quiser para naqueles postos espetaculares da Copec.
Dormi no Hostal Boutique Oregon. Foi na indicação do GPS. Ótimo, só não ganha excelente pq não tem onde colocar o sabonete no banho e o papel higiênico fica solto em cima do vaso sanitário. Ok, ok, a porta do banheiro tbm estava suja. Mas pelos padroes da minha viagem, ficar num quarto com 5 camas...... uau.
25º dia
Curicó a Mendoza – 544 Km
Deslocamento, mas por um caminho bonito ao menos. A cordilheira dos Andes. Só que as estradas me deixam nervoso. E aqueles túneis ainda??? Que é aquilo. Parece q não acaba. Dá até uma certa claustrofobia.
E então chega Los caracoles...
Curvas e mais curvas subiiiiindo, subiiiindo. Chega-se a uma altitude de 3.200 m, meu novo recorde pessoal. Logo terei de bater este recorde. Só que eu não parei para tirar fotos. Estava cansado de estrada e não queria ficar atrás de caminhões.
logo chega a aduana integrada... Pense num troço lento. Acho que perdi bem umas 2:30 h a 3 h por lá. Uma fila enorme de carros que foi de lascar.
Despois da chatisse, começa a descida dos Andes. E no meio da descida tinha um acidente. Mais meia hora perdida. Resultado, o que era para ser 7 horas foram mais de 10 horas de estrada.
Um visual muito bonito, mas eu á ando mareado de estrada, nem parei para tirar foto. Só em movimento (poucas).
Amanã não sei se descanso, indo a algumas bodegas e conhecendo Mendoza ou sigo viajem... O que fazer?
Marcelo J Manente
21/01/2014, 23:51
26º DIA – 16/01/2014 – quinta feira.
Resolvi que vou dar um tempo hoje aqui em Mendoza. Porém não vou fazer passeios em bodegas e etc. Vou apenas passear a pé e a tarde de carro.
Sai pela manhã para conhecer as ruas da cidade. Aqui quase todas as ruas são bem arborizadas e sombreadas o que, com o calor que faz por aqui no verão, é mais do que adequado. Sério gente, deu 40 graus a tarde. Fui a Av. San Martin, a principal, na Plaza Independência, Plaza San Martin e fiquei batendo pernas por ali entrando em lojas, vendo como era o ritmo da cidade. Na volta passei em um restaurante que estava aceitando dólar a 1 por 11 !!! Eu tinha uma nota de 20 dolares e almocei uma parrilada (churrasco) com salada e cerveja e ainda sobou um bom troco.
Voltei para o hotel e já era a hora da siesta. A rua estava quase deserta. Um baita contraste com as ruas fervilhando de gente de antes. Mas com um calor de mais de 40 graus não tem como não querer se esconder. Eu voltei para o hotel para dar uma dormidinha e só acordei as 5:30 h...
Então fui até o parque da cidade que tem um morro onde eles colocaram algumas estátuas e tem um belo visual e depois tentei ir numas bodegas. Tudo estava fechado as 19:00 h. Pensei que fechavam mais tarde por causa da siesta... Me lasquei.
Voltei para o hotel. Comprei mais uns vinhos e fui dormir. Alias comprei 32 vinhos para mim e 3 para um amigo.
Só por hoje.
geovanih
22/01/2014, 22:28
26º DIA – 16/01/2014 – quinta feira.
Resolvi que vou dar um tempo hoje aqui em Mendoza. Porém não vou fazer passeios em bodegas e etc. Vou apenas passear a pé e a tarde de carro.
Sai pela manhã para conhecer as ruas da cidade. Aqui quase todas as ruas são bem arborizadas e sombreadas o que, com o calor que faz por aqui no verão, é mais do que adequado. Sério gente, deu 40 graus a tarde. Fui a Av. San Martin, a principal, na Plaza Independência, Plaza San Martin e fiquei batendo pernas por ali entrando em lojas, vendo como era o ritmo da cidade. Na volta passei em um restaurante que estava aceitando dólar a 1 por 11 !!! Eu tinha uma nota de 20 dolares e almocei uma parrilada (churrasco) com salada e cerveja e ainda sobou um bom troco.
Voltei para o hotel e já era a hora da siesta. A rua estava quase deserta. Um baita contraste com as ruas fervilhando de gente de antes. Mas com um calor de mais de 40 graus não tem como não querer se esconder. Eu voltei para o hotel para dar uma dormidinha e só acordei as 5:30 h...
Então fui até o parque da cidade que tem um morro onde eles colocaram algumas estátuas e tem um belo visual e depois tentei ir numas bodegas. Tudo estava fechado as 19:00 h. Pensei que fechavam mais tarde por causa da siesta... Me lasquei.
Voltei para o hotel. Comprei mais uns vinhos e fui dormir. Alias comprei 32 vinhos para mim e 3 para um amigo.
Só por hoje.
Marcelo
Já tá no Brasil?
Não sei se vc sabe, mas a cota de importação de bebidas é de 12 litros por pessoa(no caso 16 garrafas)
Se ainda tá no exterior, olho vivo na divisa.
Abraço
Marcelo J Manente
23/01/2014, 00:39
Marcelo
Já tá no Brasil?
Não sei se vc sabe, mas a cota de importação de bebidas é de 12 litros por pessoa(no caso 16 garrafas)
Se ainda tá no exterior, olho vivo na divisa.
Abraço
Estou atrasado com os relatos finais, mas já estou em casa.
Passei por Rivera/Santana do Livramento que nem tem aduana brasileira para passar. Foi tranquilo. Pena q uma lombada me levou duas garrafas quando eu estava distraído (quebraram).
Valeu pela info. Um abraço.
Marcelo J Manente
23/01/2014, 12:10
27º e 28º DIA – 17 - 18/01/2014 – sexta, sábado.
27º dia – sexta - Mendoza a Nagoya (Entre Rios) – 1000 Km.
Paulada... Mesmo com a Ranger fervendo e com problemas de arrefecimento fiz esta loucura de rodar 1000 Kms em um deserto de 45 graus. Foi de lascar.
O Ar condicionado não estava mais conseguindo esfriar de tanto calor que estava. Foi melhor desligá-lo e seguir com as todas as janelas abaixadas. Um inferno de porta aberta. A cada 200 Km eu dava uma verificada e completava o nível de água. Assim não tive problema de aquecimento e pude rodar num ritmo de uns 100 Km/h tranquilamente.
Inicialmente eu queria ficar em Rosário, uns 100 Km de onde fiquei. Mas achei que era cedo pra parar. Resolvi tocar mais 56 Km até Victória. Chegando lá fiquei procurando lugar para dormir... Fui em vários hotéis (pq sem AC não daria pra dormir) e nada de ter lugar. Comecei a desconfiar... Perguntei num outro hotel pq estava tudo lotado e eles me informaram que sábado e domingo teria o Carnaval da cidade que era muito bem cotado na região e por isso tudo estava lotado. Até achei lugar para dormir, mas era uma suíte com hidromassagem e custava os olhos da cara.
Decidi seguir para a cidade seguinte, Nagoya, em cujo Gran Hotel, no ano passado meu tio foi roubado em 800 doletas. Claro que não fiquei no mesmo hotel e sim num outro que era melhor, o Hotel Luz. Bom quarto, boa internet (quando funcionou) e preço justo, 230 pesos, algo como 60 reais, mais ou menos.
28º dia – Sabado - Nagoya a Santana do Livramento – 540 Km
EU pretendia chegar mais longe no dia de hoje, mas problemas alfandegários e com a Ranger me fizeram rodar menos.
Como já relatei, a Ranger andava fervendo um pouco as vezes e eu tinha de completar a água do reservatório de expansão e do próprio radiador às vezes. Só que desta vez a temperatura subiu e eu não vi. Quando vi já estava lá em cima a temperatura então parei. Abri o capô e vi que tinha quebrado um peça de plástico do arrefecimento do motor e por ali vazava toda água que eu colocasse. Foi a terceira vez que ferveu na viagem e desta vez a temperatura foi lá pro vermelho. Achei que o motor ia pro espaço.
Olha daqui, pensa dali, fuça daqui e nada dentro do carro tinha o formato adequado para tapar o buraco...
Então eu achei a única coisa que cabia certinho no buraco aberto: uma caneta esferográfica... Não tive dúvidas, foi aquilo mesmo. E ficou bom, pois quando se fechava o capô, a tampa agia como uma trava, forçando a caneta no orifício aberto e vedando quase que totalmente o lugar. Coloquei a caneta, um super bonder e mandei ver até Feira de Santana, divisa com Rivera – Uruguai. Tudo isso com o C# na mão.
Passei na Ponte de Colón - AR a Paysandu - UR e na alfandega integrada, com aquele calorão fiquei em torno de uma hora para passar a fronteira. Um saco como sempre.
Passei pelo Uruguai quase sem olhar pros lados com medo de panes na viatura.
Cheguei em Rivera, dei baixa no passaporte e achei um hotel a 90 pilas com AC. Por ali fiquei.
Antes de dormir fui deixar a Ranger no estacionamento do hotel e substitui a caneta por uma peça de metal de um utensílio doméstico que comprei na Argentina, antes de sair de lá. Ele tinha um cabo de metal que ia aumentando de diâmetro, o que era perfeito para se encaixar no lugar da caneta. Tirei a caneta, sequei bem o local, passei mais super bonder, coloquei a peça de metal e depois uma cola com o nome de “pra que prego”. KKKKK
Marcelo J Manente
23/01/2014, 12:11
29º e 30º dia DIA – 19 e 20/01/2014 – domingo e segunda.
29 dia – Domingo – Santana do Livramento a Imbituba (SC) – 860
Acordei cedo e resolvi fazer uma comprinha pois tinha 100 dolares sobrando. Fui ate Rivera e as 9 já tinha algumas lojas abertas. Estava querendo um perfume, Amarula e talvez um par novo de telefones sem fio. Bati perna pelas 5 ou 6 lojas que estavam abertas no domingo e não achei telefones no valor que queria. Comprei o perfume, o Amarula e piquei a mula.
Fui até o estacionamento que ficava a 3 quadras do hotel, peguei a chave da Ranger, completei a água e daí fui ao hotel pagar e pegar as malas.
Sai as 11 da manhã. Segui em direção a Porto Alegre para depois pegar a BR 101. Estrada boa, mas pista simples e com muitos sobe e desce. E o calor gentemmmmm. O que era aquilo. Acho que estava uns 40 graus. E eu com medo que minha gambiarra estragasse. O ar condicionado da Ranger não estava aguentando com o calor, então segui com as janelas abertas.
Quando se chega a Porto Alegre não é necessário nem entrar nela, a Freway rodeia a cidade e é só engatar uma quinta e sair rodando.
Foi ai que comecei a notar uma perda de potencia na Ranger. Quando pegava uma subida ela já não respondia com rapidez. Estava mais fraca e chocha.
Mesmo assim fui tocando com o olho na temperatura. Deu pra tocar até Imbituba – SC onde achei, por indicações, um hotel de beira de estrada que tivesse AC e ventilador de teto, o que com o calor que fazia era imprescindível para um curitibano como eu acostumado a temperaturas de no Max. 30 graus.
30º dia – Segunda feira – Imbituba a Curitiba 442 Km (com desvios)
Já estava ansioso para chegar a Curitiba de modo que sai cedo. #SQN...
Pra variar dormi demais. Sai lá pelas 10:30 e pelo que dizia o GPS eu chegaria em Curitiba as 13:30. Sonha Marcelino....
Chegando na entrada de Floripa, anda, para, anda, para, anda, para... E assim foi nesse ritmo e depois da entrada da cidade deslanchou. Eu pensei ”Oba, agora a coisa vai”. Vai é parar de novo.
Depois de Florianópolis e logo depois do primeiro pedágio em direção ao norte começou mais um para e anda. E eu ansioso e nervoso com a Ranger, pensando que naquele calor ela já ia ferver e se acabar por ali mesmo. E assim seguimos até a entrada para Brusque quando eu emputeci e pensei “já que estou de férias, vamos passear mais um pouquinho”. Entrei para Brusque, uma estradinha de mão dupla e cheia de curvas com caminhões. Lenta... mas pelo menos andava, nem que fosse a 60 por hora, qualquer coisa era melhor do que andar 10 metros e parar de novo e assim sucessivamente.
De Brusque fui a Gaspar, dali a Blumenau, então segui uma rodovia que me deixou depois da entrada de Joinville (ou seja antes da entrada para quem vem do norte).
Chegou a subida da serra, e eu nervoso. Parei, tomei uma água de coco gelada, um copo de caldo de cana. Completei água no radiador e no reservatório e comecei a subir.
Ai é que eu vi que realmente alguma coisa deve ter acontecido com o motor. A Ranger estava chocha que só, cheguei a baixar pra 3ª marcha a 60 Km/h na subida. E a temperatura subindo. Ou seja, deve ter queimado a junta do cabeçote e algum(s) pistão(ões) perdeu compressão.
Passado a parte mais forte da serra, segui mais tranquilo, sem forçar e por fim cheguei em casa ao som de “infinita Higway” dos Engenheiros do Hawai.
Afinal amigos:
“Nós não precisamos saber pra onde vamos, nós só precisamos ir.”
Parabéns pela viajem Marcelo, acompanhei todos os posts e as fotos no face e estou feliz que conseguiu chegar bem em casa e com a Ranger...agora é deixar tudo ok e começar a programar a próxima hein....
Abraço.
Marconi MBW
25/01/2014, 17:46
Parabéns pela viagem Marcelo, acompanhei aqui em Off a sua primeira e emocionante expedição e agora esta, faltaram fotos, todos adoram ver as fotos do percorrido.
Mais uma vez parabéns, agora é descansar e planejar a próxima
Grande abraço
Marcelo J Manente
25/01/2014, 23:41
Parabéns pela viagem Marcelo, acompanhei aqui em Off a sua primeira e emocionante expedição e agora esta, faltaram fotos, todos adoram ver as fotos do percorrido.
Mais uma vez parabéns, agora é descansar e planejar a próxima
Grande abraço
Marconi,
As fotos estão no Facebook. Eu criei um perfil só para relatar a viagem. O nome é Carretera Austral.
O link das fotos é: https://www.facebook.com/carretera.austral.14/photos_albums
Um abraço.
Marcelo J Manente
30/01/2014, 00:44
Umas fotinhas.
Marcelo J Manente
30/01/2014, 16:31
Outras fotinhas.
Marcelo J Manente
09/02/2014, 17:11
Mais fotos.
Parabens xexelo, é isso aí!!! belas fotos, foi um otimo passeio.
Marcelo J Manente
09/02/2014, 21:47
Parabens xexelo, é isso aí!!! belas fotos, foi um otimo passeio.
Valeu Milani,
Já estou pensando nas próximas. NOA e Atacama.
Um abraço.
Valeu Milani,
Já estou pensando nas próximas. NOA e Atacama.
Um abraço.
OPa!!! ja fui e adorei, pro atacama tive que ir 2x .... e ainda voltaria lugar fantastico, asism como o NOA( andei pouco, mas é lindo)..
Parabens pela escolha das novas trip's
abraço
JointMan
10/02/2014, 10:42
Perdoem o palavreado, mas puta que pariu que viagem hein?
Sozinho então, muito bom!
Tá certo que falta aquela companhia para comentar, curtir e dar os "likes" e "unlikes" da vida...
Em compensação, você faz o que der na telha, sem se preocupar com ninguém e isso, amigo, é uma tremenda vantagem.
Ai ai... quanto à minha, ainda para Ushuaia, o que dizer? Fudeu de novo...
Primeiro temos uma filinha, e isso me faz cancelar a viagem prevista pra 2013.
Agora, passei no concurso da fundação educacional do DF e aí que não vou ter férias mesmo em outubro/14.
Seremos colegas, Marcelo!
Senão de estrada (q ta difícil) pelo menos de profissão!
Mas para janeiro/15 não me escapa essa Ushuaia safada.
Vou pra lá, nem que seja arrastando (ou deixando rsrsrsrs) mulher reclamona ou abandonando emprego.
Questão de honra!
Parabéns kra por ter coragem para ir e disposição para relatar.
E para a próxima viagem, manda benzer a Ranger, lava com água benta, pendura pé de coelho e amarra fitinha de Sr. do Bonfim. Não sei qual dessas seria o certo, mas atacando por todos os lados fica mais difícil de errar não é?
Um abraço!
Perdoem o palavreado, mas puta que pariu que viagem hein?
Sozinho então, muito bom!
Tá certo que falta aquela companhia para comentar, curtir e dar os "likes" e "unlikes" da vida...
Em compensação, você faz o que der na telha, sem se preocupar com ninguém e isso, amigo, é uma tremenda vantagem.
Ai ai... quanto à minha, ainda para Ushuaia, o que dizer? Fudeu de novo...
Primeiro temos uma filinha, e isso me faz cancelar a viagem prevista pra 2013.
Agora, passei no concurso da fundação educacional do DF e aí que não vou ter férias mesmo em outubro/14.
Seremos colegas, Marcelo!
Senão de estrada (q ta difícil) pelo menos de profissão!
Mas para janeiro/15 não me escapa essa Ushuaia safada.
Vou pra lá, nem que seja arrastando (ou deixando rsrsrsrs) mulher reclamona ou abandonando emprego.
Questão de honra!
Parabéns kra por ter coragem para ir e disposição para relatar.
E para a próxima viagem, manda benzer a Ranger, lava com água benta, pendura pé de coelho e amarra fitinha de Sr. do Bonfim. Não sei qual dessas seria o certo, mas atacando por todos os lados fica mais difícil de errar não é?
Um abraço!
kkkkk é assim mesmo, mas relaxa filhos dao trabalho, tiram o sono, gastam$$$$ muito, mas é muito recompensante, a alegria de ver o filho te olhar nos fundos dos olhos e abrir aquele sorriso!!!!! vale mais que tudo!!!
Tbm estou de "molho", ja se vao 2 anos sem viajar (longe).... hj o muleke esta com 10 meses.... e logo logo ele que se prepare pra aguentar o pai e mae (e ele, logico) pelas estradas!!!
Parabens Jointman
JointMan
11/02/2014, 00:04
Certamente, Gmilani!
Compensam sim!
Mas eu tô aqui me coçando! Doido pra pegar um estradinha longa.
O complicado é que a patroa não gosta muito de viagens longas de carro.
Daí já está certo do "vale nights" para uma viagem extensa de 30 dias.
Agora só falta o trabalho deixar... froids quando não é uma coisa é outra.
Enquanto isso, vou baixando musicas e preparando o material de camping.
Uma hora a gnt sai, cara!
Marcelo J Manente
11/02/2014, 08:59
Perdoem o palavreado, mas puta que pariu que viagem hein?
Sozinho então, muito bom!
Tá certo que falta aquela companhia para comentar, curtir e dar os "likes" e "unlikes" da vida...
Em compensação, você faz o que der na telha, sem se preocupar com ninguém e isso, amigo, é uma tremenda vantagem.
Ai ai... quanto à minha, ainda para Ushuaia, o que dizer? Fudeu de novo...
Primeiro temos uma filinha, e isso me faz cancelar a viagem prevista pra 2013.
Agora, passei no concurso da fundação educacional do DF e aí que não vou ter férias mesmo em outubro/14.
Seremos colegas, Marcelo!
Senão de estrada (q ta difícil) pelo menos de profissão!
Mas para janeiro/15 não me escapa essa Ushuaia safada.
Vou pra lá, nem que seja arrastando (ou deixando rsrsrsrs) mulher reclamona ou abandonando emprego.
Questão de honra!
Parabéns kra por ter coragem para ir e disposição para relatar.
E para a próxima viagem, manda benzer a Ranger, lava com água benta, pendura pé de coelho e amarra fitinha de Sr. do Bonfim. Não sei qual dessas seria o certo, mas atacando por todos os lados fica mais difícil de errar não é?
Um abraço!
Valeu Joint,
Realmente foi uma viagem espetacular. Os lugares que conheci, as fotos que tirei, as pessoas que fiz amizade...
Pena eu estar sozinho. E viagem sozinho não quero mais. Falta companheirismo e cumplicidade...
Vou dar uma ideia pra vc: faz o seguinte, pra mulher não reclamar muit, vai de avião até Rio Gallegos. Aluga um carro lá e dai faz o circuito, Ushuaia, Punta Arenas (zona franca, ela vai go$$$tar), Torres del Paine, El Calafate e depois volta a Gallegos para devolver o carro e voltar ao Brasil.
Quem sabe assim vc vai fazendo ela tomar o gosto pela viagem e depois vc ensaia voos mais altos.
Agora a Ranger deu o que tinha que dar. Infelizmente vou partir pra outro veículo. Ela é herança de meu pai, guarda lembranças bonitas, mas infelizmente está velhinha demais para aguentar o tranco. Não sei qual será o meu novo veículo expedicionário, entretanto estou pesquisando.
Por enquanto ainda não decidi qual será o novo destino. Penso em noroeste Argentino e Atacama, mas no verão aquilo deve ser um inferno de dia e no inverno um gelo... Penso tbm em ir ao Peru, Cuzco, Machu Picchu e Interoceânica. Vamos ver o que o futuro aguarda.
Um abraço.
Marcelo J Manente
26/07/2015, 20:46
Mapa da Carretera.
Boa tarde, Xexelo. Muito bons seus relatos. Estou colhendo informações para viagem à Ushuaia com passagem pela Carretera Austral, e suas dicas serão valiosas. Por acaso sabe qual o passo mais ao sul do Chile para a Argentina? Em alguns mapas que vi seria o Passo Roballo. Saberia dizer se há outro mais próximo de Villa O´Higgins? Abraços.
Marcelo J Manente
09/11/2015, 18:01
Boa tarde, Xexelo. Muito bons seus relatos. Estou colhendo informações para viagem à Ushuaia com passagem pela Carretera Austral, e suas dicas serão valiosas. Por acaso sabe qual o passo mais ao sul do Chile para a Argentina? Em alguns mapas que vi seria o Passo Roballo. Saberia dizer se há outro mais próximo de Villa O´Higgins? Abraços.
Ola Luiz,
Atualmente o Paso Roballo ainda é o mais ao sul que se pode passar de carro.
O Paso Mayer ainda está em fase final de construção: http://www.plataformaurbana.cl/archive/2015/11/01/construccion-de-la-ruta-a-paso-mayer-esta-a-2-km-de-la-frontera-con-argentina/
No futuro poderemos sair de Vila O'Higgins e chegar até El Chaltén por estradas.
Abraços.
Obrigado, Xexelo. Andei pesquisando e achei informações sobre o Paso Mayer e o Paso Mosco, ambos não liberados para veículos. Há relatos de gente que teria cruzado o Meyer, mas pelo visto não é uma boa ideia. Além de haver o rio Carrera no caminho, que dependendo da época pode estar intransponível, o posto de fronteira do lado argentino, pelas informações no site oficial, não está preparado par liberar carros. O Paso Roballo, aparentemente, é a
melhor opção mais ao sul. Valeu.
Marcelo J Manente
10/11/2015, 12:43
Obrigado, Xexelo. Andei pesquisando e achei informações sobre o Paso Mayer e o Paso Mosco, ambos não liberados para veículos. Há relatos de gente que teria cruzado o Meyer, mas pelo visto não é uma boa ideia. Além de haver o rio Carrera no caminho, que dependendo da época pode estar intransponível, o posto de fronteira do lado argentino, pelas informações no site oficial, não está preparado par liberar carros. O Paso Roballo, aparentemente, é a
melhor opção mais ao sul. Valeu.
Luiz,
Tem este vídeo de uns Argentinos (acho) que passaram o Mayer de moto:
https://www.youtube.com/watch?v=qoM4OAt5lN8
Abç.
Marcelo J Manente
30/07/2016, 15:18
Saudades da Carretera.533491
Marcelo J Manente
28/09/2016, 22:08
Pessoal que vai a Carretera.
Indico para vcs Na cidade de Cochrane o Hostal Central.
Uma hospedagem muito simples, estilo bed&breakfast, mas muito limpa e com uma dona muito simpática, a Sra. Trudy.
Tem quartos, um chalé, area para camping etc. Um ambiente super familiar.
Hostal central - Avaliacoes | Facebook (https://www.facebook.com/hostalcentralcochrane/reviews/)
Fiquei hospedado lá por 6 dias quando tive problemas com a Ranger. A dona Trudy conseguiu um caminhão para eu rebocar a Ranger até a cidade e ainda conseguiu um mecânico para me atender na própria pousada.
536667
Marcelo J Manente
06/06/2022, 19:29
Recordando . Recordando.
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