PDA

Ver Versão Completa : Barra de torção da Ranger

PauloLimited
21/12/2013, 16:03
Opa, moçada. Fui ajustar a altura da Ranger, mas a barra do lado do motorista já esta com o ajuste no máximo enquanto do lado do passageiro ainda sobe bastante.

Oque eu devo fazer ? São as molas que cansaram ?

RGamaJr_4x4
21/12/2013, 17:25
Opa, moçada. Fui ajustar a altura da Ranger, mas a barra do lado do motorista já esta com o ajuste no máximo enquanto do lado do passageiro ainda sobe bastante.

Oque eu devo fazer ? São as molas que cansaram ?

Paulo, eu tenho pra mim que a barra de torção sofre fadiga com o tempo e acaba cedendo. A minha está com o ajuste no máximo dos dois lados, porém o lado do motorista fica cerca de 1,5cm mais baixo.
Resta saber se é possível girar a barra 180º pra resolver esse problema.

Se alguém souber fala aí!

Daniel.Shimomoto
21/12/2013, 21:52
Pessoal...eu também já passei por isso e acreditava que as barras de torção da Ranger arriavam. Mas não é nada disso.

O problema é mais simples e ao mesmo tempo mais complexo: Embuchamento da bandeja INFERIOR.

O embuchamento vai se desgastando e a frente arriando. Ai a gente vai apertando as barras para levantar a frente até chegar num limite que não tem mais espaço para erguer as barras.

A solução é desmontar a suspensão inteira e trocar as buchas de bandeja. É um serviço caro (pela complexidade) e demorado mas as buchas são baratas. A unica coisa é que as buchas tem que ser originais pois desmontar tudo para colocar bucha paralela não é uma boa ideia!

As barras de torçao so aceitam uma unica posição.

[]s

PauloLimited
22/12/2013, 12:36
Pessoal...eu também já passei por isso e acreditava que as barras de torção da Ranger arriavam. Mas não é nada disso.

O problema é mais simples e ao mesmo tempo mais complexo: Embuchamento da bandeja INFERIOR.

O embuchamento vai se desgastando e a frente arriando. Ai a gente vai apertando as barras para levantar a frente até chegar num limite que não tem mais espaço para erguer as barras.

A solução é desmontar a suspensão inteira e trocar as buchas de bandeja. É um serviço caro (pela complexidade) e demorado mas as buchas são baratas. A unica coisa é que as buchas tem que ser originais pois desmontar tudo para colocar bucha paralela não é uma boa ideia!

As barras de torçao so aceitam uma unica posição.

[]s
Valeu Daniel, vou trocar essas buchas. O resto da suspensão está nova e é tudo original, mas mesmo assim a frente está balançando. Tomara que trocando isso e levantando a frente, resolva.

Daniel.Shimomoto
22/12/2013, 13:45
Valeu Daniel, vou trocar essas buchas. O resto da suspensão está nova e é tudo original, mas mesmo assim a frente está balançando. Tomara que trocando isso e levantando a frente, resolva.

Qtantos mil km tem sua Ranger? Provavelmente vai ter mexer nas bandejas SUPERIORES!

[]s

PauloLimited
22/12/2013, 23:45
Qtantos mil km tem sua Ranger? Provavelmente vai ter mexer nas bandejas SUPERIORES!

[]s

225 mil km. Vou dar uma olhada nisso, mas amanha eu viajo nela e volto na sexta. Vou andar uns quase 4 mil km.

hugocsl
23/12/2013, 10:12
Verifica se o amortecedor está vazando, se ele estiver com problema pode ter "arreado" um pouco, dando essa diferença.

Na última das opções vc tb pode comprar um parafuso um pouco mais comprido do que o original e fazer o aperto.

Abs

PauloLimited
23/12/2013, 11:08
Cai num buraco, quebro amortecedor, terminal de direção e a peça que vai liigada no terminal. Pelo que deu pra observar aqui as buchas da bandeijas estão boas.

PauloLimited
23/12/2013, 11:11
Verifica se o amortecedor está vazando, se ele estiver com problema pode ter "arreado" um pouco, dando essa diferença.

Na última das opções vc tb pode comprar um parafuso um pouco mais comprido do que o original e fazer o aperto.

Abs

Os amortecedores estão novos, num rodou nem 10mil km eu acho. Quando chegar de viagem eu vou resolver isso. O parafuso maior fica bom tb ?

hugocsl
23/12/2013, 15:12
Não é o ideal, mas resolve!

[]´s

JRoberto
23/12/2013, 18:06
Pessoal, tem como tirar a lingueta e virar o encaixe um lado para baixo, dando assim mais curso no parafuso?

[]'s

Daniel.Shimomoto
23/12/2013, 21:59
Cai num buraco, quebro amortecedor, terminal de direção e a peça que vai liigada no terminal. Pelo que deu pra observar aqui as buchas da bandeijas estão boas.

Paulo,

Se você caiu num buraco quebrou tudo isso e a Ranger ficou com um lado arriado...ai o buraco pode ser mais embaixo. Pode ser empenamento de chassis.

Quanto as buchas de bandeja, é impossivel fazer qualquer diagnostico com o conjunto montado. Não dá para dizer se aparentemente está bom ou não. Tem que desmontar!

Daniel.Shimomoto
23/12/2013, 22:00
Pessoal, tem como tirar a lingueta e virar o encaixe um lado para baixo, dando assim mais curso no parafuso?

[]'s

Não.

Existe um kit nos EUA que tem a angulação da lingueta modificado para o erguimento de umas duas polegadas na altura da Ranger. Custa baratinho.

[]s

JRoberto
24/12/2013, 11:40
Valeu, Daniel! Vou dar uma procurada.

[]'s

Edintruder
24/12/2013, 11:46
Em relação aos parafusos, podes experimentar retirar 3 parafusos que montam a caçamba no chassis e substitui pelos que estão ajustando a altura das barras, pois tem o mesmo passo de rosca e são mais longos dando maior curso de ajuste. Basta trocar uns pelos outros. Ou procura esses parafusos em aço 12.8 no mínimo.

A maior parte da suspensão só é possível a avaliação na desmontagem da peça, como o caso das buchas e terminais.

thiagobonfim
26/12/2013, 19:50
tive problemas com amortecedores dianteiros da marca cofap turbo gas... comigo nao durou 2 meses... agora comprei os originais e espero que durem mais tempo...

espero ter ajudado, nao compre cofap, sao mais baratos porem nao duram...

abracos a todos feliz ano novo.

PauloLimited
27/12/2013, 23:42
Paulo,

Se você caiu num buraco quebrou tudo isso e a Ranger ficou com um lado arriado...ai o buraco pode ser mais embaixo. Pode ser empenamento de chassis.

Quanto as buchas de bandeja, é impossivel fazer qualquer diagnostico com o conjunto montado. Não dá para dizer se aparentemente está bom ou não. Tem que desmontar!
Daniel, cai no buraco segunda mesmo durante a viagem, sorte que eu estava a 70km/h.
Realmente a Ranger está com o chassi empenado, mas quase certeza que já vem de antes de eu cair nesse buraco, quebro justamente do lado do motorista, onde a barra de torção já esta no máximo.

O que vcs me aconselham pra resolver esse problema da melhor forma possível ?

Daniel.Shimomoto
28/12/2013, 18:07
Daniel, cai no buraco segunda mesmo durante a viagem, sorte que eu estava a 70km/h.
Realmente a Ranger está com o chassi empenado, mas quase certeza que já vem de antes de eu cair nesse buraco, quebro justamente do lado do motorista, onde a barra de torção já esta no máximo.

O que vcs me aconselham pra resolver esse problema da melhor forma possível ?

Bom...

Primeiramente mandar a Ranger para o gabarito a frio de chassis.

Feito isso, ai sim desmontar a suspensão dianteira e trocar as peças que precisa.

[]s