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Ver Versão Completa : Tração acionando sozinha



williangandolphi
20/12/2013, 18:48
Pessoal,

tudo bem?

Sou novo no forum, comprei há 9 meses uma Pajero Sport HPE 2005/2005 aut, recentemente senti que o carro ficou "pesado" para andar(parecia que estava com o freio de mão puxado rs) e o consumo aumentou, isso faz uma semana e coincidentemente ou não foi após passar em uma valeta(devagar), senti como se fosse um solavanco para baixo e um barulho tipo raspando(como se uma peça estive pagando em outra, ou a pastilha do freio pegando no disco). Enfim, o carro está tracionando sozinho, não preciso mudar a alavanca de 4x2 para 4x4, e dependendo do momento o carro fica sem a tração e anda mais "leve". A luz de aviso de ABS e tração fica piscando constantemente.
Levei na oficina e pediram para eu trocar a válvula solenoide e os interruptores ponta pino e ponta bola, mas não garantiram que isso pode resolver o problema.
Alguém já teve algum caso parecido?

Obrigado!

Pablo.pinto2007
21/12/2013, 05:25
Pessoal,

tudo bem?

Sou novo no forum, comprei há 9 meses uma Pajero Sport HPE 2005/2005 aut, recentemente senti que o carro ficou "pesado" para andar(parecia que estava com o freio de mão puxado rs) e o consumo aumentou, isso faz uma semana e coincidentemente ou não foi após passar em uma valeta(devagar), senti como se fosse um solavanco para baixo e um barulho tipo raspando(como se uma peça estive pagando em outra, ou a pastilha do freio pegando no disco). Enfim, o carro está tracionando sozinho, não preciso mudar a alavanca de 4x2 para 4x4, e dependendo do momento o carro fica sem a tração e anda mais "leve". A luz de aviso de ABS e tração fica piscando constantemente.
Levei na oficina e pediram para eu trocar a válvula solenoide e os interruptores ponta pino e ponta bola, mas não garantiram que isso pode resolver o problema.
Alguém já teve algum caso parecido?

Obrigado!

E além dessa parte toda aí elétrica e eletrônica, tem também a cuicas à vácuo, que são as peças responsáveis pelo acionamento... se estas estiverem sem a conexão e ar em bom estado ou se a própria cuíca estiver furada ela pode jogar e acionar sem que seja solicitada!!!

Pablo

Murillus
22/12/2013, 14:35
Lascou... O problema das MIT... O sistema de tração interage com o do ABS... Vai ter que trocar as válvulas solenoide e o sensor do ABS... Por baixo custara umas 10 mil latinhas na CCS... Meu conselho é procurar um bom mecanico de sua confiança que passe o scanner no carro e descubra o problema real...

williangandolphi
26/12/2013, 12:11
Pablo,
obrigado pelas dicas.

abs

williangandolphi
26/12/2013, 12:20
Murillus,
levei até a concessionária que a comprei, e o diagnóstico inicial foi o de trocar a solenoide e os interruptores. Pediram 3K pelo serviço. Fiz uma cotação em um site onde já compro algumas peças p Pajero e L200, neste site as mesmas peças ficaram em R$668,00.
Tenho um mecânico que é de confiança, estou pensando em comprar as peças e pedir a ele que faça as substituições.
Tive um problema com a L200(tração), não era algo tão grave, porque colocando a camionete no elevador, quando acionava a traçaõ a roda girava, porém, quando precisava fazer força, ela não girava. Na concessionária pediram 8K p trocar o diferencial dianteiro(achei o cúmulo trocar tudo, na bandeirante trocamos praticamente 100% das peças, sem esse conceito plug in play da Mit), enfim, desmontamos as rodas, compramos as peças e o carro está rodando até hoje sem problemas. Gastei uns 1,2K, meu pai que fez o serviço(tudo foi feito em casa, ele anda com a bandeirante desde 90, então conhece um pouco do funcionamento, com a mit devido ao ABS e cambio automático ele não quis arriscar).

Obrigado!

williangandolphi
10/02/2014, 18:42
Pessoal,

após a troca dos solenoides e interruptores da tração(ponta pino e ponta bola), o problema do carro parecer que estava engatando a tração sozinho parou, porém, quando aciono a tração a mesma não atua. O mecânico testou 3 interruptores que vão na caixa de transferência(1 ponta pino, 1 ponta bola, e 1 ponta pino(pino menor, rosca mais grossa, conector redondo, apena um fio), os 3 apresentaram falha(nenhm tipo de condutividade). Trocamos os 3, porém o problema da traçaõ não atuar persiste. Alguém poderia dar uma "LUZ".

Obrigado!

Ronnie.L200
06/01/2015, 21:43
Pessoal,

após a troca dos solenoides e interruptores da tração(ponta pino e ponta bola), o problema do carro parecer que estava engatando a tração sozinho parou, porém, quando aciono a tração a mesma não atua. O mecânico testou 3 interruptores que vão na caixa de transferência(1 ponta pino, 1 ponta bola, e 1 ponta pino(pino menor, rosca mais grossa, conector redondo, apena um fio), os 3 apresentaram falha(nenhm tipo de condutividade). Trocamos os 3, porém o problema da traçaõ não atuar persiste. Alguém poderia dar uma "LUZ".

Obrigado!

Você poderia compartilhar a solução do problema ?
Estou com algo parecido com a minha L200.
Obrigado.

Xandão
26/07/2018, 11:09
Olá Willian, conseguiu resolver seu problema ? Pode ser coxim, a minha estava assim é trocamos o coxim do câmbio e parou.

FaRoFFeRo
27/07/2018, 16:57
que piada, não tenho mais otimismo com esse carro.
Quando a gente quer ele não engata o 4x4.
quando a gente não quer agora ele engata sozinho? kkk

No meu caso quando eu engato o 4x4 ele so faz efeito depois de uns 5 minutos, uma voltinha mais pra frente ai ele engata.
Não é de primeira.

Volmar grechi Junior
05/10/2020, 18:44
boa noite turma.
venho aqui trocar uma informação sobre um problema que estou tendo com um paj TR4 ano 2013, que alem de ludar no painel o numero de 2 pra 4 na tração sozinho sem atuar a alavanca.
Tenho tbm o acionamento do diferencial diant sem tbm acionar a alavanca.

Vamos la no que ja fiz testes:

solenoide aciona com 12v direto na valvula.
tem corrente nos terminais da solenoides.
as mangueiras todas conectadas sem nenhum vazamento no sistema e nem no tanque expansor.

ja verifiquei e testei e limpei os 3 interruptores da cx de redução os de cores: branco, preto e marrom. todos tem continuidade fechado e outro aberto, pois um trabalha malha fechada e vice versa.

a principio eu qndo realizei as limpezas o carro parou de alternar os numeros no painel e funcionou o engate e desengate da tração perfeitamente.
com 3 dias apos ele voltou a acionar a tração sozinho e as vezes alterna a numer no painel..

pessoal minha duvida e dificuldade de correção é que os interrup e solenoides dão mais de 5mil reais...

então peço ajuda de quem puder me dar uma força. vi no you tube um caso desse onde foi feito a troca do interruptor de term BRANCO e resolveu. Mas o dele era somente a alternação dos numeros no painel de 2/4.

fico no aguardo.
meu zap é 27 981221111. junior