Ver Versão Completa : 4x4 na ranger
engwalter
21/11/2005, 23:07
Ola galera com lama na veia
Alguem conhece algum mecanico que conserte a 4x4 da ranger
já passei em vários lugares e ninguém quer saber de mecher nesta encrenca
Luiz Antonio
21/11/2005, 23:24
O que tá acontecendo com a Ranger exatamente ??
[]'s
Se for problema no motor elétrico da CT, visite o site dos hermanos http://www.clubranger4x4.com.ar, no menu Notas Técnicas / Transmisión tem três artigos sobre o dito cujo.
Boa sorte!
Edintruder
22/11/2005, 19:03
O que tá acontecendo com a Ranger exatamente ??
x2!
Renato Fraga
22/11/2005, 23:38
já passei em vários lugares e ninguém quer saber de mecher nesta encrenca
Vai me dizer que quando mais você precisa de engatar a tração ou mesmo a reduzida, a dita cuja não funciona???? E as luzes do "4WD hight" e "4WD low" do painel ficam piscando intermitentemente quando está andando normalmente no dia a dia???????
Já passei por isso.........
engwalter
27/11/2005, 17:58
realmente é isto mesmo
na hora que mais preciso as luzes do painel ficam piscando
o módulo até da o sinal para o motor eletrico engatar - tenta 4x e ai começa a piscar tudo
ontem do nada aquela p. engatou mas ao desengatar não funionou mais
vou seguir o conselho do nosso colega Junior e duscar as oficinas hermanas citadas
Não consigo mais ficar sem fazer trilha com minha barca
valeu
Pequeno jr
27/11/2005, 18:31
olha este site e tenta você mesmo arrumar. O motor de transferência custa + de R$ 800,00.
http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/caja_tranfer.htm
http://www.clubranger4x4.com.ar/
Renato Fraga
28/11/2005, 14:47
Amigos. Não sei se fazem questão de manterem essa porcaria de acionamento elétrico da tração. Cansado de tanto passar apuros, eu estou bolando um mecanismo pra fazê-lo mecanicamente. Eu garanto que é bem simples. Mas ainda não consagui concluir.
Basicamente vou aproveitar apenas a carcaça de todo o mecanismo original, e através de cabos e conduites, instalar uma alavanca dentro do carro para então realizar a seleção das posições da tração. Só será necessário um pouco de critério no uso, uma vez que não existirá mais módulo para controlar os engates. Ou seja , deve tomar couidado pra não engatar na hora errada.
Garanto que por mais complicado que pareça, será uma solução definitiva, eficiente, e principalmente, baratíssima, em comparação à manutenção do sistema elétrico.
EU TENHO UM MOTOR USADO QUE RETIREI DE UMA RANGER 2,5 DIESEL.ESTA EM PERFEITO ESTADO.
SE INTERESSAR,TE FAÇO A 360,00 + FRETE.
ABRAÇOS
engwalter
28/11/2005, 22:34
me interessa sim , mas será que o motor elétrico da versão do diesel é o mesmo da gasolina V6
isso nao sei te informar....mas o pessoal aqui do forum deve dar uma ajuda.....de qualquer forma,vou tentar me informar tbem!!!!
abraços
Quanto ao motor elétrico, creio que tanto ele quanto a caixa de transferência sejam iguais na diesel e na gasolina.
Renato, quanto ao acionamento por alavanca, você terá que fazer um acionamento rotátorio. Já vi um acionamento por meio de um puxador de vidro manual, onde a pessoa girava a manivela e então girava a posição na caixa de transferencia. So que não vai ter como saber exatamente quantas voltas darem, será tipo '2 voltas e meia' para 4x4Hi, e 4 voltas e 1/4 para 4x4 Low. Eu acho que vai desvalorizar o carro e nem é tao necessário assim.
Na minha, depois de ter colocado o sistema PITUTO de roda livre, e dar uma revisada no motor elétrico (limpeza, etc), nunca mais tive problemas com o 4x4.
Renato Fraga
29/11/2005, 14:41
Quanto ao motor elétrico, creio que tanto ele quanto a caixa de transferência sejam iguais na diesel e na gasolina.
Renato, quanto ao acionamento por alavanca, você terá que fazer um acionamento rotátorio. Já vi um acionamento por meio de um puxador de vidro manual, onde a pessoa girava a manivela e então girava a posição na caixa de transferencia. So que não vai ter como saber exatamente quantas voltas darem, será tipo '2 voltas e meia' para 4x4Hi, e 4 voltas e 1/4 para 4x4 Low. Eu acho que vai desvalorizar o carro e nem é tao necessário assim.
Na minha, depois de ter colocado o sistema PITUTO de roda livre, e dar uma revisada no motor elétrico (limpeza, etc), nunca mais tive problemas com o 4x4.
Olá.........
Na verdade, o acionamento mecânico que eu fiz, não vai usar nada de "rotatório", "puxador de vidro manual", ou mesmo "manivela". Ninguém vai precisar dar inúmeras voltas para realizar o engate. Imagine como é o engate de tração de uma rural willis, daquelas que a alavanca está debaixo do painel. Sim, bem parecido, mas te garanto que poderá ter um curso bem menor, com uma amplitude bem reduzida do movimento. E detalhe, você saberá exatamente quando cada opção estará acionada, atravéz das luzes do painel.
Compreenda que é muito mais simples do que parece, e pelo amor de Deus, nem se compara com o custo da manuteção do sistema elétrico, que não é eficiente, é caro, e muito sensível às adversidades.
E com relação a "desvalorização do veículo", com licença, eu resolví um problema de forma definitiva, barata e simples, que é pro meu uso, e não estou nem um pouco preocupado com o que um possível comprador venha a pensar a respeito desta alteração. Só te garanto que é funcional, e não vou abrir mão da eficiência pensando nos possíveis futuros dono do meu veículo.
Abraços.
ps.: caixa de transferência da Ranger é igual pra todas as 4x4, e o sistema elétrico também é bem semelhante, se não for idêntico ao da F1000 4x4.
engwalter
30/11/2005, 07:03
Rezo
vou tentar a limpesa do motor eletrico conforme a dica no site
http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/caja_tranfer.htm
ontem ele funcionou normalmente, porem hoje já pifou novamente
deve ser algum mal contato ou apenal limpesa
te informo do resultatdo
engwalter,
Não sei se vc viu, mas tem tbem este no site argentino: http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/motor_de_tranfer.htm. Versão original, em inglês, em: http://www.therangerstation.com/tech_library/TCaseshiftmotor.htm.
Mais um: http://www.prolab-avs.com.ar/ranger/transfer/motortransfer.htm.
Depois posta aqui o resultado e as dificuldades encontradas na limpeza.
[]'s
engwalter
30/11/2005, 23:28
muito boa dica
comecei a desmontar mas parei por que tem uns parafusos torx com um pino central
agora preciso achar esta chave
A ford faz tudo para complicar nossa vida
creio que agora eu já tenha boas instruções
se eu achar a chave neste fds vou fazer esta manutenção
valeu
Renato Fraga
30/11/2005, 23:56
Com uma chave de fenda bem pequena você consegre remover este parafuso..... Acredito que será muito difícil encontrar a ferramente correta. Eu fiz assim......
Edintruder
01/12/2005, 20:10
O bom é depois de remover o parafuso torx, fazer uma fenda com uma serrinha para poder usar a chave de fenda. Dá para tirar com chave alem, mas tem algumas medidas que fica difícil. Os da caçamba tirei 4 com alem 10mm, um cortei e outro usei a esmerilhadeira com disco de corte e fiz um sextavado de tamanho 23mm.
comecei a desmontar mas parei por que tem uns parafusos torx com um pino central
agora preciso achar esta chave
E aí Warti!?
Como ficou essa bronca? Conseguiste resolver?
[]'s
OJIPEIRO
14/12/2005, 16:30
e ai Warti conseguiu fazer a limpeza, deu certo.
Estou com um problema semelhante e quero fazer o mesmo no final de semana.
Só que a minha engata 4x4 e não engata a reduzida.
Alex
Explorer XLT
S.C.
engwalter
19/12/2005, 20:32
Pessoal
não precisei nem desmontar o sistema todo para ter sucesso
como não consegui a chave torx com furo no centro resolvi desmontar o que dava sem ela - limpei tudo com limpa contato inclusive a centralina da 4x4 que fica atrá do rádio
Não deu resultado na hora mas após 6 dias o sistema voltou a funcionar normalmente - acho que o produto químico deve ter tido alguma reação neste periodo
Fiz uma trilha este final de semana em cotia na off trac com direito a muitissima lama e o sistema ainda está funcionando normalmente mesmo após a lavagem
Valeram as dicas principalmente dos sites citados pela galera
j.sebastian
19/12/2005, 21:09
A tal chave com "furinho" no meio é uma "torx de segurança". Acha, aqui em SP, na Florêncio de Abreu. Eu tenho um joguinho xingling há um par de anos e já usei muito... tem um monte de parafusos assim nos Ford...
Seba, mexânico...
Walter L. L. Casitta
19/12/2005, 23:36
E o módulo da tração não é o que está atrás do radio. Esse é o de controle geral. O módulo 4x4 fica no lado direito, embaixo do painel e junto da porta.
ABSURDO mexer no motor, parafuso tork com chave de fenda modificada. ompra a porcaria da chave...nao adianta limpar motor, eh tudo blindado...e outra 99% dos mecanicos sao idiotas e nunca vao saber mexer nisso...ou vc mexe ou leva na ford. Ja tive que soldar os circuitos do meu motor queimadoe que funcionaram e depois deram defeito...ja etouachando que meu modulo jafoi pro brejo....outra...verifique se o rele ta funcionando
nao valter...o modulo da tracao eh uma parte do controle geral...akilo la eh o rele.
Walter L. L. Casitta
31/12/2005, 18:26
nao valter...o modulo da tracao eh uma parte do controle geral...akilo la eh o rele.
Amithai,
Eu consegui essa informação no manual de manutenção....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/ff4f4d219025d0d95ef0a1afc5c8adfc.gif
Graaaaande Walter!!!! Eh bom achar pessoas que tem conhecimento aki no forum.....e o mais legal eh discutir com elas pq ai a gente vai aprendendo. heheheh Vou fazer uma afirmação contundente mas por favor não me ache arrogante.....acredito que não exista isso!!! Pelo menos no meu carro(2000). Meu argumento eh forte pq originalmente meu carro eh 2000 sem tracao. Eu troquei o chicote principal, troquei o modulo GEM e coloquei um rele(original, tudo original) e meu carro ficou 4x4 igualissimo ao original. E te garanto que nenhum fio ou conector passou por esse modulo ai. O modulo que controla eh o GEM que fica atras do radio, valeu?
ehehehhe......isso vai gerar uma discussao das booooasss!!!
abs
Amithai
ps: ou vc desenhou isso ai ou isso ai eh de outro ano
Walter L. L. Casitta
01/01/2006, 22:28
Amithai,
O manual de manutenção que tenho cobre os modelos a partir de 2002. Pode ser por isso...
vc tem o catalogo de peças da ranger a partir de 2002? eu precisava...
engwalter
04/01/2006, 18:42
Fiz a limpeza sem problemas é bem simples
e está funcionando perfeitamente sem falhas
o interessante é que o sistema somente voltou a funcionar perfeitamente após dois dias da montagem
trocar o óleo da caixa de transferencia ajudou a engartar mais rápido
Valeram as dicas
J. G. Junior
05/01/2006, 10:57
Olá pessoal,
Tenho aqui no trabalho duas picapes ( S10/2002 e Ranger/2006) ambas 4X4. Como não sou eu que as dirige e os motoristas não conhecem nada de 4X4 e inclusive já andaram quebrando a caixa de transferencia da S10, gostaria de saber como eh que funciona o sistema de roda livre desses carros.
É necessario dar ré ( +/- 2 metros) para desengatar a roda livre, como na L200 GL, depois de desapertar ou girar o botão de 4X4??? O sistema é semelhante na S10 e Ranger??? É necessário alguma lubrificaçào depois do uso do 4X4???
Tenho duvidas pois na minha (L200 L), isso tudo é manual ( tração e roda livre).
Sei que esse sistema pode ser acionado com o veículo em movimento, mas depois da quebra da S10 ($$$), estou falando para os motoristas acionarem e desacionarem o sistema com o carro parado.
Antecipadamente agradeço as informações.
J.G.,
Sobre a Ranger: não tem roda livre! Tinha até 2000 e era automática acionada por vácuo, como vivia dando problema no acionamento, a Ford simplesmente aboliu a RL. O 4x4 HI pode ser acoplado e desacoplado em movimento (até 90 km/h), sem nenhum problema. Sendo que 4x4 LO só "entra" com o veículo parado e com os pedais de freio e embreagem pressionados, pode até girar a chave com o veículo em movimento que o módulo de controle não deixa engatar.
[]'s
Walter L. L. Casitta
05/01/2006, 12:58
A RL da S10 é acionada a vácuo... Funciona de modo automático e não precisa da ré pra desengatar.
Martin Melcop
05/01/2006, 13:07
Tenho duvidas pois na minha (L200 L), isso tudo é manual ( tração e roda livre).
RL na L200? Vc mandou instalar?
J. G. Junior
05/01/2006, 13:26
Martin,
O modelo L200- L , já vem com a RL manual (AISIN) de fábrica. É a mesma do SAMURAI, bem pelos menos na aparência. Sei, pq tinha um SUMY.
IvoCosta
28/01/2006, 09:34
Bom dia pessoal.
Sou novo aqui no forum e espero dar minha colaboração em algo que eu conheça.
Comprei uma Ranger com esse problema no 4x4 faz alguns meses e através de um amigo meu consegui o esquema elétrico e fuii analizar o circuito e parte mecanica. Após um exame e sabendo que o proprietário anterior havia trocado o motor eletrico sem solucionar o problema, descobri que o mesmo não havia sido trocado pois estava lacrado e nunca teve problema. A solução desse problema estava no conector grande ao lado do motor que por ficar embaixo e exposto a água da estrada fica oxidado e causa esse defeito intermitente de funcionar quando quer. O que eu fiz: Desmontei o conector, limpei todos os contatos(lavei com solvente)e após montar o conector, antes de conectar, enchi o mesmo com graxa para não entrar mais água. Essa tração nunca deve ser engatada com a pickup tracionando porque o motor eletrico não tem força pra engatar ou desengatar, ou seja, debriar sempre que for usar a tração ou desengatá-la. Esse problema de piscar as luzes no painel acontece porque a CPU nem sempre faz o check list qdo vc liga a ignição e se o motor que está com mau contato lá embaixo não coincidir com esse procedimento na verdade a CPU não acha a tração e fica piscando. Minha tração nunca mais incomodou e funciona 100%.
vc encheu o conector de graxa até a boca...
?
interessante...
Valeu!
IvoCosta
28/01/2006, 15:17
Enchi sim, pode ser até graxa de silicone, desde que não entre agua nos contatos.
e nao da mau contato nos terminais?
All,
Deem uma olhada no sistema do PITUTO q o Ojaneri falou, a princípio parece engraçado, mas é a graça de ver q a "roda pode ser re-invetada" e até simplificada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488
Ojaneri :concordo:
valeu
minha RL eh assim. Funciona q eh uma maravilha
QUE SACO!!! Compra uma porcaria de uma chave torx numa loja...que farofa, que gambiarra, q nojo.....os parafusos torx sao muito legais!!! Nao adianta tentar limpar motor a nao ser q esteja com disposicao de quebrar a parte de plastico para abrir os contatos pq ela eh selada.....vc pode limpar as partes mecanicas....nao sei se vai ajudar...pode ser...o negocio eh vc descobrir se o motor ta ok ou nao....com um multimetro..
ERIC BORMANN
06/03/2006, 20:48
já passei em vários lugares e ninguém quer saber de mecher nesta encrenca CARO COLEGA, EU SOU DE SOROCABA-SP, E TIVE O MESMO PROBLEMA , FUI ATÉ A CONCESSIONÁRIA E DISSERAM QUE NÃO SABIAM RESOLVER , E ENTÃO ME INDICARAM UMA AUTO ELÉTRICA ESPECIALIZADA NESSE ASSUNTO ONDE TODOS OS CASOS SEMELHANTES ELES ENCAMINHAVAM PARA LÁ. OBS:RESOLVERAM O MEU PROBLEMA . A AUTO ELÉTRICA SE CHAMA ELETRO LUZ FONE:(15)32277136 FALE COM O MARK
essa oficina deve ser a unica no brasil q conserta isso...
gugaoliver
03/02/2007, 02:44
realmente é isto mesmo
na hora que mais preciso as luzes do painel ficam piscando
o módulo até da o sinal para o motor eletrico engatar - tenta 4x e ai começa a piscar tudo
ontem do nada aquela p. engatou mas ao desengatar não funionou mais
vou seguir o conselho do nosso colega Junior e duscar as oficinas hermanas citadas
Não consigo mais ficar sem fazer trilha com minha barca
valeu
Walter, estou com o mesmo problema em minha Ranger. Vc encontrou alguma oficina boa aqui em SP? SE tiver alguma indicação, lhe agradeço muito!
Edintruder
04/02/2007, 09:14
já limpasses o motor elétrico? Tira ele fora e dá uma geral, na maioria das vezes resolve assim. Pois o motor engripa as buchas e não consegue mover. O módulo sinaliza o defeito piscando as luzes do painel.