PDA

Ver Versão Completa : Vale a pena botar GNV no opala 6c

wladimircapelo
21/11/2005, 22:16
Meu jeep esta com o motor de opala 6c e seu consumo é normalmente muito alto. Sabendo que este é um motor robusto, decidi instalar "Gas Natural Veicular". Gostaria de saber se alguem já instalou nesse motor e qual as vantagens e desvantagens nessa adaptação. Agradeço a opinião de

Fabio Cortez
22/11/2005, 08:12
Bom Dia,

Se vc for procurar saber vai ouvir dizer que o consumo de gnv é em torno de 20% menor que o do combustivel original. Sendo assim, se seu carro faz 5km/l deveria fazer em torno de 7km/m3.

Conheço uma pessoa que usa gnv num opala com esse motor e essa regra nao funciona. O carro ganhou muito mais autonomia do que isso. O carro hoje faz em torno de 10km/m3. Pra um motor 4.1, acho muito bom. Pode ser um incentivo.

Pra vc não perder muito espaço no carro, aconselho usar 2 cilindros de 7,5 m3 na trazeira do carro, embaixo do banco do Zequinha.

Sds,

Fabio Cortez
22/11/2005, 08:13
Ahh,

Sem contar outras vantagens, vc naum vai ter problemas com inclinação e nem afogamento do motor. Quanto a perda de potencia, é irrisória para o 6 cil.

Sds,

Alessandro Henrique
22/11/2005, 10:40
A vantagem reside na economia, reducao de emissao de poluentes e incremento na durabilidade do motor.
Como desvantagem voce perde espaco para o reservatorio (cilindros) que ocupam um bom volume se voce deseja ter uma autonomia razoavel. Dependendo da regiao voce nao encontra postos de abastecimento. O motor pode perder ate 20% da potencia.

Ja existem outros topicos sobre este assunto onde poderas encontrar maiores informacoes :concordo:

Sds.

wladimircapelo
22/11/2005, 16:13
Obrigado Fabio e Alessandro. O que vocês comentaram já é suficiente para entender que por GNV é, de fato, uma boa. Vou procurar o tópico para me informara melhor....

Obrigado.
Wladimir

Vinicius_4x4
22/11/2005, 16:31
Aproveitando o tópico!

A tubulação utilizada no GNV não trabalha quando o jeep está na trilha? Penso nisto pois a tubulação é "parecida" com a utilizada para o freio, porém com uma parede muuuito mais grossa e ainda tem o fato de não poder utilizar flexíveis nas pontas (onde haveria o tal trabalho). Alguém sabe algo sobre isto?

[]´s

Fabio Cortez
22/11/2005, 17:43
Boa tarde Vinícios,

Não vejo problema nenhum quanto a tubulação, pois ela não passa por areas que tem movimento no carro como a suspensão, como é o caso do freio.

Sds,

Alessandro Henrique
22/11/2005, 18:02
Dependendo de como eh realizada a montagem da tubulacao, a mesma sera submetida aos esforcos que assolam a estrutura da viatura. A tubulacao em si possui relativa flexibilidade proposital e desejavel em muitos casos.
Acredito que seja possivel a utilizacao de pequenos trechos de mangueira adequada a esta finalidade.
O correto neste caso seria consultar as normas sobre a instalacao do GNV de modo a atender os requisitos da legislacao e evitar riscos desnecessarios.

Sds.

Vinicius_4x4
23/11/2005, 09:21
Olha! Acredito que não dê para utilizar mangueiras pois o gás é abastecido à 200 bar. Será que existe alguma mangueira que aguenta o tranco?

[]´s

Fabio Cortez
23/11/2005, 09:41
Alessandro,

Acredito que naum tenha nenhuma mangueira que pode ser usada. A tubulação sai da valvula do cilindro e vai até o redutor, onde acontece a redução da pressão. Só a partir desta parte que são usadas mangueiras.

Realmente depende do bom senso do instalador. Por isso aconselho procurar oficinas de confiança que sejam credenciadas pelo INMETRO.

Sds,

Alessandro Henrique
23/11/2005, 10:58
Existem mangueiras especiais e conexoes apropriadas para altas pressoes que contemplam o quesito de estanqueidade. Nao sei se estao disponiveis para os kit comercializados ate por uma questao de seguranca. Torna-se sensato e barato utilizar a mesma no circuito de baixa pressao apos o regulador, como foi mencionado.

Sds.

Alcione
23/11/2005, 11:23
Bom dia;

Será que compensa financeiramente colocar este KIT GÁS ? Eu há um tempo também pensei em colocar no meu CJ pra economizar L$ mas vejam :

Se os gastos são em torno 20% menor fazemos algumas contas; O litro de gasosa em Curitiba está +/- L$ 2,45 com 20% de economia seriam L$ 1,96 = uma economia de L$ 0,49 por litro (tudo isso por equivalencia, é óbvio).

Um KIT destes custa em torno de R$ 3.850,00 (em Curitiba), Levando em conta que meu jipe faz uma média de 6,5 km/litro eu teria que andar muiiiiito, mas muiiiiiito apenas para pagar (com a diferença de ganho) este KIT. Isto tudo é claro no meu caso que utilizo o jipe apenas para passeio e trilhas.

Então pergunto; será que realmenta compensa a colocação do KIT GAS ?? Esta relação CUSTO X BENEFíCIO não é um pouco desproporcional pra um jipe ? Não esqueça que o carro tem uma perda de potência !!!

Setá que não sai mais barato por ALCOOL ??

Abraços,

Alessandro Henrique
23/11/2005, 11:38
Particularmente eu nao instalaria um sistema deste em minha viatura visto que soh utilizo a mesma para trilhas, nem tao pouco gostaria de carregar um monte de peso desnecessario bem como perder potencia. Esta alternativa pode ser uma opcao para quem roda com o jeep constantemente em transito urbano, nao sei a qual a necessidade do autor do topico.
Se fosse para avaliar melhor as alternativas, eu consideraria a possibilidade da utilizacao de alcool ou substituicao do motor por um de menor potencia ou inclusive, ambas as possibilidades.

Sds.

Fabio Cortez
23/11/2005, 11:41
Alcione,

Aí que vc se engana.

A economia é só de 20% no consumo. Sem contar que o preço do gás é menos da metade que da gasolina.

Em média a economia é de 70%.

Sds,

Alcione
23/11/2005, 12:09
Em média a economia é de 70%.

Bom dia Fábio;

Vou pesquisar com mais carinho os números, mas acredite com certeza 70% de economia é Impossível !! Seria um verdadeiro milagre !!

Abraços,

William_NATAL
23/11/2005, 12:57
Concordo com o Alessandro , se a utilização é somente p/ trilhas a economia não compensa , os veículos com gnv tem uma economia de +- 50% se o seu carro faz 8 km por litro vai fazer mais ou menos a mesma coisa com o GNV. a grande vantagem é que o GNV é muito mais barato, no caso da potencia poderia utilizar um "variador de avanço" , que compensa o "avanço" na hora da utilização do GNV, o carro perde somente uns 10%. Eu tenho dois carros com GNV e utilizo sem problemas.

Fabio Cortez
23/11/2005, 14:29
Boa Tarde Pessoal

Vamos as contas:

Carro a gasolina: consumo: 5km/l - preço da gasolina: R$2,50 - com 50 reais anda 100km.
Carro a Gás: Consumo: 7km/m3 - preço do Gás: R$1,20 - com 50 reais anda 290km.

Com o Carro a gás vc anda 3x mais com a mesma grana.

O custo da instalação de um kit de boa qualidade num carro carburado não passa de 1500 reais, com todos os acessórios possíveis.

Sds,

Vinicius_4x4
23/11/2005, 17:14
Minha experiência com carro à GNV! Realmente a economia parece milagre :mrgreen: . Sai muito barato, eu não to mais acostumado a abastecer com gasolina. O meu carro faz com R$ 25,00 (de GNV) quase 300 quilômetros, sendo que a gasolina ele faz 12 km/l. Nunca fiz a conta para ver quantos quilômetros eu rodaria com R$ 25,00 reais só sei que não é muito não (nem sei quanto tah a gasolina mais). Quero ver a hora que o jeep ficar pronto, vai ser um rombo no orçamento :mrgreen: !!

Zepi
23/11/2005, 21:18
Olá pessoal!Tenho muito interesse nesse tópico,pois irei colocar GNV no final do mês ou início do outro.Já li bastante coisa sobre os mitos do gás veicular.O que descobri é que ele trabalha melhor em taxas de compressão mais altas,logo que também é passível de instalar o sistema em motores diesel que usam taxas 15:1 em diante.Todo mundo fala que o GNV deixa o carro mais fraco,entretanto acho que há um equivoco,pois os nossos motores não foram feitos originalmente para esse combústivel.Vamos pensar um pouco...se eu disser que o ácool é mais "potente" que a gasolina muitos irão conordar comigo,não é?Bem mas se é verdadeiro o argumento vamos colocar álcool puro em nosso carro original a gasolina e carro vai ficar mais potente??Vai ficar é uma mer*%&$#@... :shock:
Pra usar álcool são feitas algumas alterações no motor para que ele aceite esse novo combustível e nem sempre fica 100%.Será que é o alcool que deixa o carro mais potente???Claro que não!E então é o GNV que faz o carro perder potência?Já existem motores que foram fabricados para usar GNV como único combustível(ou seja não aceita gasolina)Isso é pura física :concordo: .Acredito que algumas mudanças como taxa,ponto,velas frias,ignição,velas com eletrôdos mais próximos,regulagem e etc,já devem tirar esse desconforto.Acho que é isso.Vamos discutir pois está muito interessante esse tópico.E se alguém quiser complementar o "contradizer",estamos ai para isso!

Abraços

Alessandro Henrique
24/11/2005, 07:16
Zepi,
Existem alguns kits comercializados fora do pais que utilizam propano em motores diesel de modo a aumentar a potencia em algumas situacoes entretanto, o motor nao trabalha o tempo todo com gas.

se eu disser que o ácool é mais "potente" que a gasolina muitos irão conordar comigo,não é?

Todo combustivel possui suas particularidades e as mesmas devem ser levadas em consideracao de modo a se obter o maior rendimento possivel ou seja, conseguir extrair com sucesso toda a energia contida (entenda por converter).
Condicoes de temperatura e quantidade de ar necessarias para a queima de uma parcela de um dado combustivel podem ser completamente diferentes para outros.
Veja que um dos principais dados para a comparacao de combustivel deve ser o seu poder calorifico superior, que expressa a quantidade de energia contida no mesmo por unidade de massa. Por exemplo, a gasolina normal possui 11000 kcal/kg e o alcool etilico 7200 kcal/kg , a diferenca de energia contida em ambos eh bem significativa sendo necessarios 1,527 kg de alcool para liberar a energia equivalente a 1 kg de gasolina. Esta eh uma das explicacoes para o maior consumo dos veiculos a alcool se comparados com a gasolina. Desta forma, o alcool nao eh mais "potente" que a gasolina.
Concordo com voce que nao eh justo tecnicamente dizer que o gnv seja um combustivel fraco, mas se utilizado em um motor projetado para gasolina o rendimento torna-se baixo justamente pelo fato do motor nao estar corretamente adaptado. Veja por exemplo a situacao do motor a alcool, o mesmo exigiu mudancas significativas em relacao ao a gasolina.

Sds.

William_NATAL
24/11/2005, 11:25
Na experiencia , de uso , que tenho com o gnv da para concluir:
a economia é mesmo de 50% , não de 70% como afirmaram anteriormente, porque o gnv gasta muito qdo vc aperta o pé, então na media geral vc acaba ficando com uma economia de 50% que eu ja acho muito boa.
O problema da regulagem é que voce fica com um carro bi combustível, então tem que ser uma regulagem intermediária que viabilize os dois combustíveis , como e feito hoje com os flex.
ja esta em teste uma turbina, feita pela bosh que funcionaria com uma taxa de 0,8 tornando o gnv muito superior, mas muito mesmo, a gasolina ou ao alcool , mas temos que aguardar...
Com relação a regulagem ela melhora se colocarmos velas frias, e um bom variador de avanço. Importante observar a potencia do motor x o redutor utilizado porque os redutores tem uma certa demanda, então se usarmos um carro com grande potencia o redutor tem que acompanhar.

Jalexandre
24/11/2005, 12:02
Depois de tudo isso ainda tem que acertar o documento (quanto custa isso ?), ou seja o que Deus quiser ???

Jalexandre
24/11/2005, 12:03
Depois de tudo isso ainda tem que acertar o documento (quanto custa isso ?), ou seja o que Deus quiser ???

William_NATAL
24/11/2005, 13:19
Por aqui ,

cerca de 80,00 inspeção veicular +tx detran = 150,00

Zepi
24/11/2005, 20:05
Todo combustivel possui suas particularidades e as mesmas devem ser levadas em consideracao de modo a se obter o maior rendimento possivel ou seja, conseguir extrair com sucesso toda a energia contida (entenda por converter).
Condicoes de temperatura e quantidade de ar necessarias para a queima de uma parcela de um dado combustivel podem ser completamente diferentes para outros.
Veja que um dos principais dados para a comparacao de combustivel deve ser o seu poder calorifico superior, que expressa a quantidade de energia contida no mesmo por unidade de massa. Por exemplo, a gasolina normal possui 11000 kcal/kg e o alcool etilico 7200 kcal/kg , a diferenca de energia contida em ambos eh bem significativa sendo necessarios 1,527 kg de alcool para liberar a energia equivalente a 1 kg de gasolina. Esta eh uma das explicacoes para o maior consumo dos veiculos a alcool se comparados com a gasolina. Desta forma, o alcool nao eh mais "potente" que a gasolina.
Concordo com voce que nao eh justo tecnicamente dizer que o gnv seja um combustivel fraco, mas se utilizado em um motor projetado para gasolina o rendimento torna-se baixo justamente pelo fato do motor nao estar corretamente adaptado. Veja por exemplo a situacao do motor a alcool, o mesmo exigiu mudancas significativas em relacao ao a gasolina.

Alessandro,

Concordo em gênero número e grau com vc!Na verdade só queria dizer que assim como acontece com a transformação de gasolina para álcool,o GNV também pode ser utilizado de forma até comfortável,efetuando algumas alterações...E é claro não se pode dizer que o combústivel por si só determina se o motor vai ficar mais forte o não.Muito boa sua explicação!

Abraços

Zepi
24/11/2005, 20:18
ja esta em teste uma turbina, feita pela bosh que funcionaria com uma taxa de 0,8 tornando o gnv muito superior, mas muito mesmo, a gasolina ou ao alcool , mas temos que aguardar...

Willian,
Onde eu consigo informações sobre essa turbina da bosh qu vc comentou?Ela é muito diferente das turbinas dos carros turbo?Em qual site eu encontro isso?

Abraço

William_NATAL
25/11/2005, 10:19
Eu li a respeito em revistas automotivas , 4 rodas etc, é mais ou menos assim: ela ainda esta em testes p/ bosh , não pode ser comprada, mas a turbina em si é igual as outras , o que muda é que ela entra em funcionamento no exato momento que se aciona o gnv , parece que se funcionar junto c/ a gasolina(do modo como esta regulada) poderá bater o motor. O GNV,sendo um gás, tem um poder de explosão maior do que a gasolina , c/ a turbina o carro anda mais e se gasta (r$) menos.

William_NATAL
25/11/2005, 10:25
veja outra explicação " Os sistemas de alimentação a gás atuais são perfeitamente adaptáveis para o uso com o turbo, bastando trocar ou ajustar as válvulas reguladoras para permitindo o ajuste às novas condições impostas pelo turbo.

Na verdade, parece faltar interesse dos fabricantes em desenvolver kits neste sentido, pois quem instala um kit de gás natural está muito mais interessado em baixo consumo e custo por quilômetro do que em alta potência ou em um (nada barato) kit turbo. O público consumidor destas soluções seria ainda menor que o consumidor de kits de conversão para gás -- pouca gente para justificar o investimento.

Isso, porém, não impede que um mecânico criativo ou um bom preparador possam adaptar os kits normais para funcionar com turbo, pois não se trata de nada tão complexo que um bom profissional não possa contornar.

Alem de mais economico, o aumento de potencia pode ser de 50%. Segundo a BOSCH, um carro de 100cv aspirado, ao se colocar gnv vai para 90 cv, se for usado um turbo, sobe para 150cv...Isso acontece porque ao mesmo tempo que o gnv tem um alto grau de octanas (132), rouba espaço dentro da câmara de combustão diminuindo o ar do espaço necessário para combustão "

Zepi
25/11/2005, 22:44
willian,
Cara era exatamente nisso que eu estava pensando quan do li sua primeira mensagem!O que me intriga é como fazer para acionar o turbo somente no momento em que se aciona o GNV.Como se faz para interomper o funcionamento da turbina???Também pensei numa espécie de mini blower funcionando somente para enviar ar comprimido para dentro da câmara de combustão de forma a somente aumentar a eficiência do uso do gás sem a necessidade de aumentar astronômicamente a potência do motor!(o meu já tem 130 de fábrica)Como foi retificado e está um pouco taxado,carburador bijet 446,pistôes 0.30...acho que uns dez cv ele deve ter ganhado....
Se puder escreva mais sobre essa idéia de turbo em sistemas de gás.Ou envie uma "mp" com reportagem,pois estou interessadíssimo!Muito obrigado pelas preciosas informações!

Alessandro Henrique
26/11/2005, 06:28
Como se faz para interomper o funcionamento da turbina???
Atraves de um caminho alternativo no circuito de admissao (compressor) e controle da valvula waste-gate.

Sds.

Zepi
26/11/2005, 08:19
Cara encontrei a reportagem na revista quatro rodas,e é muito interessante...

Atraves de um caminho alternativo no circuito de admissao (compressor) e controle da valvula waste-gate.

Como vc falou não tem muito diferença do turbo comum,a grande sacada é conseguir interromper/iniciar o funcionamento da turbina conforme troca de combustível???Esse caminho no circuito de admissão,como seria feito?Poderia ser por comando elétrico?E a válvula waste-gate? :putz: desculpe não entendo da técnica a fundo da instalação do turbo :pensativo:

Zepi
26/11/2005, 08:24
Alessandro,
meu caro conterrâneo,obrigado pela ajuda não tinha percebido que vc é de POA.

Abraço.

Alessandro Henrique
26/11/2005, 09:44
Zepi,
O caminho alternativo seria uma tubulacao em paralelo ao estagio do compressor, normalmente denominada de by-pass. Tanto o sistema de by-pass como o controle do waste-gate podem ser efetuados atraves de valvulas eletro-pneumaticas acionadas no momento oportuno pela unidade de comando eletronico, se for o caso.
O waste-gate eh um atuador pneumatico que controla o fluxo dos gases de escape, permitindo ou nao a passagem destes pela turbina. Assim pode-se controlar de modo indireto a pressao de trabalho no estagio do compressor bem como aumentar a vida util da turbina utilizando a mesma somente quando necessario.
Veja que esta eh uma explicacao superficial e que existem muitos detalhes pertinentes a este assunto bem como maneiras diferentes de se exercer o controle. Os sistemas mais complexos normalmente empregam mais componentes devido as situacoes e requisitos a serem contemplados.

Sds.

lairtosartor
26/11/2005, 21:37
aê galera da discusão deste topico sobre gnv eu tenho uma f75 com carroceria de madeira a qual uso para trabalho, quando estava rodando tinha a seguinte configuração : motor opala 4cc a gasolina e instalei o gnv . qdo eu ia para o sitio ida e volta 128km na gasolina gastava +ou- uns 30 litros de combustivel e o motor fumava babava oleo.qdo coloquei o gnv ae so alegria gastava no maximo 13m3. então a diferença no bolso era bem grande , dai resolvi colocar o 4.1 a alcool e tambem gnv. quando voltar a rodar eu volto pra dar as prospecções dos gastos. entre alcool e gnv.

Fabio Cortez
27/11/2005, 14:21
Boa tarde,

Sua F75 deve ficar muito boa, o motor a alcool tem maior taxa de compressão, entaum perde-se menos potência do que quando o carro é a gasolina.

Sds,

lairtosartor
27/11/2005, 14:33
Boa tarde,

Sua F75 deve ficar muito boa, o motor a alcool tem maior taxa de compressão, entaum perde-se menos potência do que quando o carro é a gasolina.

Sds,` É dessa forma eu passarei dos 82hp para 142hp isto no alcool , a diferença é bruta em termos de hp e tambem acredito que sera muito mas muito boa mesmo em termos de combustiveis liquefeitos de petroleo. mas respondendo o inicio do topico geralmente quem coloca gnv em suas viaturas a diferenção tem um certo arrependimento ;

porque não coloquei gnv muito antes.
abraços

wladimircapelo
27/11/2005, 20:08
Bom, pelo visto a decisão de por GNV foi acertada. Devo estar instalando essa semana. Pelo que tenho lido, o motor 6cc do opala, mesmo que perca um pouco de potencia, ainda é um motor que responde bem ao uso diario, e quando em trilhas, posso acionar a gasolina. Pena que perdi a promoção de ganhar r$500,00 em bonus de abastecimento....

Valeu.
Wladimir

Zepi
27/11/2005, 20:49
Aqui em Poa ainda tem uma apromoção de 300,00 reais em abastecimento.Claro que eu preferia os 500 mas,já é melhor do que nada.Também devo estar colocando no início do mês que vem.Outra coisa,onde li sobre esse sistema de turbocompressor para gnv,dizia que o gás não deixava muito espaço pra o ar pois se expandia,lembro de ter lido também que pode-se empobrecer a mistura dessa forma deixando a mistura menos rica,ou talvez também se pudesse tentar enviar o ar mais denso para dentro da admissão...Será que um intercooler não ajudaria???Pelo que entendi o fato de o ar estar rarefeito que causaria a perda de força.Como dizia na reportagem,"é como se o motor fosse menor"...entendi que o motor perderia um pouco de cilindrada se posso assim designar...

Fabio Cortez
28/11/2005, 11:46
Bom Dia,

... e quando em trilhas, posso acionar a gasolina.

Depois que vc instalar, vc vai ver que nem é tão necessário acionar gasolina, dependendo do caso. Já usei gnv com motor bem mais fraco que esse na trilha e não me decepcionou.

Faça o teste.

Sds,

Zepi
28/11/2005, 19:56
De repente achei um outro jeito de compensar essa perda...
Meu motoré um willys 6cc,e para equivaler alguma perda estou pensando em trocar a caixa original pela do OHC que é praticamente igual só com a feliz diferença da 1ª,2ª e 3ª marcah mais reduzidas,assim teria mais torque e a relação da 4º marcha continuaria a mesma :concordo: !Se não me engano a 1ª do 6cc é 2,99:1 e a relação da 1ª do OHC é 3,57:1 :palmas: .O carro ficaria mais ágil nas arrancadas,e também nas subidas!O que vcs acham?? :pensativo: :pensativo:

Fabio Cortez
29/11/2005, 10:24
Zepi, Acho desnecessário.

Um carro 6 cil tem muito torque em baixa, a perda de potência existe mas nem é tanta assim...É preciso pensar no objetivo. ECONOMIA.

Vc acha que um 6 cil 4.1L a gás vai ficar mais fraco que um 6 cil 3.0 ou 2.6.

Com certeza naum...

Sds,

Zepi
29/11/2005, 21:13
Tomara meu amigo...Mas quanto tem um 4.1 de potência :pensativo: ?Sei que é um motor mais moderno,entretanto o 6cc 3.0 tem 140CV :palmas: ,e trabalha com rpm um pouco menor.Claro que se comparar com o bf-90cv ou 2600-110cv ai tudo bem....Sairam vários modelos 6cc/opala com diferentes valores de potência,não?Então por favor não rebaixe tanto assim meu 3.0 :cry: :cry: :cry: Alérm do mais o meu já tem uns 35 anos...Não to dizendo que tem comparação mas vc falou de um jeito,que parecia 1.0 :cry: :cry: !
Abraços.

Alessandro Henrique
30/11/2005, 07:12
So lembrando de um detalhe que as vezes passa despercebido, a potencia expressa dos motores mais antigos e a bruta, sem levar em conta as perdas com os perifericos. Ja os motores tidos como modernos atendem os criterios da SAE para estas medicoes, passando a divulgar a potencia fornecida no eixo, com todas os perifericos descontados. Ou seja, uns mencionam potencia bruta e outros potencia liquida.

Sds.

Zepi
30/11/2005, 08:11
Muito boa sua explicação :concordo: mas persiste as perguntas,qual apotência dos 6cc carburado(o mais potente)?E além do mais o motor ao qual me referi começou a ser produzido quase na mesma época,não?A não ser que se refira a motores recentemente fabricados ,ou os mpfi :pensativo: :pensativo: ?

Abraços

Fabio Cortez
30/11/2005, 09:20
Bom Dia,

Zepi, De maneira nenhuma quis desmerecer seu 3.0, é p... motor...mesmo tendo a idade que tem.

Só quis dizer que o 4.1, mesmo com gás, vai esbanjar potencia. melhorou?

sds,

Alessandro Henrique
30/11/2005, 10:26
Zepi,
O Gm 6 cilindros mais potente foi o 250s a alcool.
A SAE comecou a ser adotada antes do aparecimento dos injetados. A questao toda normatizou de que modo o fabricante do motor deve proceder com tenste em dinamometro e anunciar a potencia do mesmo. Uns anunciavam a potencia liquida e outros a bruta. Deste modo a comparacao era eronea.
Quando comecou exatamente nao sei.
Sds.

Zepi
30/11/2005, 19:52
Bom Dia,

Zepi, De maneira nenhuma quis desmerecer seu 3.0, é p... motor...mesmo tendo a idade que tem.

Só quis dizer que o 4.1, mesmo com gás, vai esbanjar potencia. melhorou?

sds,

Agora melhorou... :oops: :|

Zepi, Acho desnecessário.

Um carro 6 cil tem muito torque em baixa, a perda de potência existe mas nem é tanta assim...É preciso pensar no objetivo. ECONOMIA.

Vc acha que um 6 cil 4.1L a gás vai ficar mais fraco que um 6 cil 3.0 ou 2.6.

Com certeza naum...

Sua opinião já me animou!Tenho medo de ficar com um motor muito fraco :cry: :cry:
Mas acho que não terá galho,pois o 3.0 roda sempre solto e elástico,sempre levantando o giro mesmo com pé alto!

Zepi,
O Gm 6 cilindros mais potente foi o 250s a alcool.
A SAE comecou a ser adotada antes do aparecimento dos injetados. A questao toda normatizou de que modo o fabricante do motor deve proceder com tenste em dinamometro e anunciar a potencia do mesmo. Uns anunciavam a potencia liquida e outros a bruta. Deste modo a comparacao era eronea.
Quando comecou exatamente nao sei.
Sds.

Alessandro,

Valeu pelas dicas,e espero que o velho 3.0 fique legal no gás...não ter que taxar ou usar uma regulagem que só beneficiasse o GNV...Mas só testando para saber,né,pois pretendo usar o gás na maior parte do tempo.

Abraço amigos.

lairtosartor
30/11/2005, 20:38
só pra descontrair pessoal da uma olhada nesta foto

Zepi
11/01/2006, 18:47
E ae galera!Coloquei um kit gás no meu bf-184,e a primeira impressão que é que não se consegue encontrar diferença,pelo menos no meu caso.Detalhe,meu motor foi recém retificado(menos de 1000km) e ignição eletrônico com bobina MI.Simplesmente ficou muito bom,inclusive melhor que a gasolina.Anda que é uma beleza!Quanto a economia ela faz 9,3km/l na cidade e acho que isso ultrapassa os 50%!Mais uma coisa coloquei uma válvula que tem duas saídas de gás,na qual vai uma saída para cada corpo do carburador(meu carburador tem corpo duplo)É isso ai,no meu caso tudo que disseram é lenda!Vou agora dar uma taxadinha nele,filtro de ar esportivo,tudo para melhorar o desempenho que está igual ou melhor que na gasolina.No reveilon rodei mais de 1200 km e fez,na estrada,uns 12,5km/l. :palmas: :palmas: :palmas: Inclusive estou com um problema de regulagem na gasolina que faz com que o carro perca força e apague como se não recebesse combustível,mas quando passo para o gás tudo beleza :pensativo:

Louback
12/01/2006, 10:56
:D Pessoal, realmente o GNV tem suas vantagens, mas o Alessandro Henrique tem razão, mas vamos pensar: "Vou fazer meu jeep um carro de uso diário ou quase diário? Vou andar em trilhas leves ou pesadas? O Kit com 16 m3 zerado com variador de avanço sai por + ou- uns R$ 2.800,00 a R$ 3.000,00. Será que compensa o investimento? :pensativo:

:D Abraços :concordo:

Cláudio Brasília
14/01/2006, 22:23
Algué aí da Galera se lembra do que acontece quando se está abastecendo e, por acoso, o negócio explode...só sobra o chassis, o resto vai para o espaço...no Rio, uma vez, uma Kombi ainda levou uma boa parte do posto junto...

cleyton_jopavi
14/01/2006, 22:59
Cláudio,

Isso é rarissímo de acontecer.
Alguns casos foram reportados, mas descobriu-se depois que o "ESPERTO" :parede: fez uma GAMBI mal feita não deu certo. Teve gente que botou botijão de gás de cozinha pra aumentar a capacidade volumetrica e BUMMMMM foi tudo pelos ares.... a pressão que o cilindro de gás natural suporta é muitas vezes maior que um boyijão de cozinha.

Outros exemplos são de carros acidentados, totalmente destruidos, e que o cilindro de gás fica intácto.

Num explode assim não como você está falando, milhares de veículos usam o combustível GNV.

Mas lembre-se, tem que ser responsável e instalar em empresa ccredenciada pelo inmetro, e fazer revisões periódicas.

Cleyton Viana

Caiogaucho
15/01/2006, 00:42
Pessoall,

Só pra ilustrar...O meu é um CJ5 com motor da C 20 1994, equipado com 25m³ de GNV. A perda de potência não é significativa, até porque sobra torque no motor. E no dia-a-dia que é o meu caso, a economia é brutal!!

É isso

Caio

cleyton_jopavi
15/01/2006, 10:50
Só pra ilustrar...

A gente corre mais risco de acindentes nas estradas esburacadas brasileiras do que em explosão de carros com KIT GÁS.

Cleyton Viana

kleber oliveira
08/07/2008, 20:29
socorro!!! meu comprei um 6 cc e estava com o gn desligado , bom segundo quem coloco pra funcionar falou q tinha q trocar o manometro a chave comutadora ( pra mim esta boa, pois nao queria devolver) e a eletrovalvula ( acredito pois nao tinha no carro). esta funcionando, mas com um cilindro de 14 m3 rodo 50 km!! bom, o carburador nao esta furado e ainda nao troquei os cabos de vela, mas acho q isso nao faz com que meu carro tenha o mesmo consumo q na gasolina!! fiz o seguinte na mangueira q abastece o carburador tem uma valvula, fechei ela o maximo possivel , perdi sensivelmente potencia!! vamos ver como vai ficar!!

Se alguem poder me ajudar!! grato

Zepi
08/07/2008, 21:33
Algué aí da Galera se lembra do que acontece quando se está abastecendo e, por acoso, o negócio explode...só sobra o chassis, o resto vai para o espaço...no Rio, uma vez, uma Kombi ainda levou uma boa parte do posto junto...

Amigo.... com certeza já aconteceu acidentes com carros movidoas à gnv...mas não se iluda,se a bomba nesse acidente estivesse colocando ar comprimido aconteceria a mesma coisa!!!!O que faz explodir é a PRESSÃO e não o tipo de combustível.E em todos os casos são cilindros não aprovado pelo imetro.Esse cilindro é produzido para suportar 800 bar de pressão e trabalha na média de 200!

Eu bem me lembro de um fato que ocorreu aqui em canoas no dia do vestibular da UFRGS no RS...Quando uma brasília inflamou o tanque e o mesmo explodiu(pressão no tanque) e interditou a Br-116.....foi permitidoaos alunos chegarar após o horário, tamanho o transtorno...e os carros zero que pegam fogo?eu já vi, torradinho por cause de uma mangueira estourada.Aquele lenda que butijão explode...explode nada...o problema é pressão.
Cerveja explo se deixar no freezer..vc vai deixar de tomar porque pode explir então?Hehehe!
Eu mesmo já sofri incendio no meu carro movido a gnv...só o fogo foi com a gasolina...sem saber passei para o gnv e como ele não inflama fácil coma a gasolina, acabou por diminuir o estrago do fogo pois logo que iniciou não tinha mais o que queimar, já que a rural( carro antigo) não quase nada de plástico ou mangueiras.
Eu sou testemunha disso...minha rural que sabe!Hehehe

Abs