Ver Versão Completa : Marruá x Guincho Mecânico x Reduzida
Tenho um Marruá AM50.
Como sabem ele possui motor MWM 2.8, caixa Eaton 2305C (antigamente conhecida por Clarck 240v) e não possui reduzida.
Atualmente possuo pneu 33', mas pretendo aumentar para pneus 35' e dessa forma acho que seria interessante ou instalar uma reduzida ou reduzir o diferencial, apesar de que dessa forma ficaria muito ruim para viagens e passeios, o que costumo fazer com o jipe.
Da mesma forma, pensei também em instalar um guincho mecânico.
Sei que essa caixa possui saída do lado direito (me corrijam se estiver errado) para ligar uma tomada de força. O problema: uma saída do lado direito da caixa pega bem na altura do diferencial dianteiro, então inviabiliza a instalação de guincho mecânico.
Conversando com meu amigo que é mecânico, ele disse: eu proponho, instalar caixa e redução da Toyota (5m) que dessa forma eu já ficaria com reduzida, sem flanges ou adaptações e conseguiria instalar o guincho mecânico.
Quanto às relações do câmbio da Toyota 5m, eu achei interessante, a primeira marcha não é tão reduzida que nem o Eaton 2305C, mas vou ter reduzida e ficaria bom dessa forma tanto para estrada quanto para trilha, sem precisar mexer em relação de diferencial.
O que acham?
Esse é um início de discussão sobre o assunto.
Abraços,
Jonas
Eduardo Velo
19/12/2013, 18:41
Não mexeria em nada , colocaria pneus 33" BF KM2 , instalaria guincho elétrico 12.000# e ficaria com uma baita vtr pra encarar trilhas e viagens , sem mexer em nada no trem de arraste ...
abs ...
Vicente Guimaraes
19/12/2013, 21:47
Não sei, a minha dúvida é se o conjunto MWMW 2.8 + cambio Toyota (Band?) de 5 marchas não ficaria um pouco frouxo.. este cambio foi feito para motor 14b de 3.7 litros (muito torque em baixa)
wanderson pg
26/12/2013, 17:39
ola jdutra estou no meu segundo marruá agora um am 100 e também estou com esse problema vou colocar pneu 35 e vai faltar a reduzida pensei em trocar o cambio todo para também ter uma velocidade cruzeiro 120km com um giro do motor um pouco menor pos nessa velocidade ele esta a 3000rpm me falaram para colocar o cambio da Toyota 3.0 mas estou vendo se consigo a flange .vamos ver se alguém pode dar uma ideia boa aqui no fórum . um abraço a todos !
ola jdutra estou no meu segundo marruá agora um am 100 e também estou com esse problema vou colocar pneu 35 e vai faltar a reduzida pensei em trocar o cambio todo para também ter uma velocidade cruzeiro 120km com um giro do motor um pouco menor pos nessa velocidade ele esta a 3000rpm me falaram para colocar o cambio da Toyota 3.0 mas estou vendo se consigo a flange .vamos ver se alguém pode dar uma ideia boa aqui no fórum . um abraço a todos !
Caro Wanderson,
Não sei qual o seu pneu atual, o meu atual é um 285x75x16 equivalente a um 33. Nessa medida, faço as trilhas tranquilamente, mas não tenho muita escolha de marcha quando preciso força e sinto mais falta de uma reduzida mesmo é para descer morros lisos ou muito ingremes por exemplo bem lento.
Como um colega falou a um tempo atrás aqui no fórum, não tem reduzida, tem que pegar o jeito de dirigir na trilha.
Em subidas muito fortes na trilha, a segunda marcha se encher o turbo da conta do recado, apesar de que dependendo do morro pede água, e nesse caso é o problema, a primeira é muito curta, tem força, mas não tem velocidade.
Para não mexer no câmbio e caixa de transferência que considero de qualidade, pensei até em apimentar um pouco o motor, ganhando uns cavalos e nesse caso acho que o pneu 35 ficaria bom nas trilhas.
Quanto à velocidade de cruzeiro, eu quando viajo com ele ando entre 80km/h e 100km/h, geralmente mais proximo dos 80km/h e não me incomodo quanto a isso.
Aguardo novas idéias....
Quanto ao guincho é uma pena não ter como adaptar o guincho mecânico no câmbio atual (a tampa da saída de força é na direita do câmbio, se fosse na esquerda daria, no meu cambio a tampa esquerda não tem parafusos, parece soldada).
Se partir para o guincho elétrico já vou colocar um bom Warn (aquele completo com compressor de ar).
Já estou me convencendo de que o melhor mesmo é apenas apimentar um pouco o motor, manter todo o restante original, que é um conjunto forte e original, sem modificações (sou meio contra muitas modificações) e se acostumar com a forma de dirigir sem reduzida nas trilhas.
Abraços,
Jonas
diogo ludovico
27/12/2013, 00:07
Acabei de fechar um trecho de quase 4000km com a AM200, usando pneus 285/75/16.
Viajando a 80/90 km/h, a um giro de 2400 RPM, com o consumo ficando em 7,5 km/l em media.
Viajar a 100-110 vai tranquilo, mas o consumo cai para 5,5 km/l.
Realmente falta a reduzida em certas situações, mas acho que com o chip de potencia, passando a contar com quase 200cv, dá para usar os pneus 35" sem perda de desempenho.
Se fosse mudar algo no conjunto, seguiria a receita do Lucas Nassif, cambio original com caixa de redução da hilux.
wanderson pg
27/12/2013, 12:01
ola a todos eu também estou usando pneu 285 o problema são as viagens longas sempre vou longe com esse marruá dai a ideia de deixar a relação mais longa para andar com giro mais baixo perguntei a um funcionário da Agrale e ele disse para colocar coroa e pinhão da ranger 6cc vou ver primeiro com pneu maior se a relação fica mais longa , semana que vem vou novamente ver o dakar e vou chipar o marruá antes de ir pos assim já troco os pneus no paraguay . um abraço a todos !
diogo ludovico
05/01/2014, 00:49
A que uso tem o eixo de F250 na traseira, dana 70, ai fica inviável trocar a relação.
Penso em colocar o pneu 315/75/16, pois tem que baixar giro tambem