PDA

Ver Versão Completa : CJ-5 x Bandeirante x Wrangler



FábioGondim
21/11/2005, 20:22
Pessoal, me desculpem a ignorância, mas apesar de louco para ter um jeep, pouco sei sobre eles... Desde os 18 ou 19 anos, tenho o sonho de comprar um Jeep, mas, por um motivo ou outro, nunca consegui realizar esse sonho. Decidi que, agora, está na hora.

Já li tudo o que está disponível no fórum, conheço os Jeep de muitas pessoas por aqui (Kriptonita, Hulk, Devasso, etc), já sei que há experts sobre muitos assuntos e sob vários pontos de vista (Sandro Tanuri, Leopoldo, etc), mas, confesso que, depois de ler tudo, ainda não consegui entender um monte de coisas. Não sei que viatura comprar. Por isso, peço a ajuda de vocês.

Primeiro, vou tentar imaginar que tipo de uso darei para o carro. Quero sair com os filhos e a mulher num fim-de-semana, com a capota aberta, pegar uma estrada de terra ou uma trilha leve ou média para uma cachoeira ou lagoa (tem muitas perto de Brasília). Em algum fim-de-semana, certamente irei acompanhar os mais animados, sozinho, para uma trilha mais pesada, com muita lama e pedras, etc. Certas coisas mais radicais, acho que nunca farei, até por falta de coragem.

Então, a viatura tem que ser boa de trilha, não muito ruim de asfalto e bonita (gosto das coisas bem arrumadinhas, com pequenos caprichos e boa aparência,que nem o Tornado).

Tenho namorado um monte de Jeeps por aqui há um ano. Quase fiquei louco quando vi o X-Viper e o Kriptonita à venda... mas, mais uma vez, não soube avaliar se essas viaturas, maravilhosas na minha humilde concepção, são adequadas para mim.

A dúvida principal e mais básica é que tipo de viatura comprar: CJ-5, Bandeirante ou Wrangler? Sei que são viaturas completamente distintas e os preços também o são, mas vou enumerar os motivos das minhas dúvidas para que os bondosos possam me dar uma luz.

Pelo que entendi, os CJ-5 são os mais comuns. Foram produzidos por muito tempo no Brasil e não é difícil encontrá-los por um bom preço. No entanto, seu projeto muito antigo cobra a conta depois. Para que a viatura fique minimamente funcional, seria preciso substituir a suspensão, ou, pelo menos, fazer alguns aprimoramentos importantes, substituir o motor (muito fraco o original), que leva à substituição do câmbiro e da T-case. Com isso, os eixos não agüentam o novo torque e precisam, também, ser substituídos. Acaba não ficando barato, apesar de, na minha opinião, ser o mais bonito dos Jeeps. :concordo:

Li que muitos CJ-5 adotam peças da Bandeirantes, que, segundo dizem, são peças robustas e confiáveis, do motor aos eixos, passando pelo câmbio e T-case. Seria uma boa viatura para comprar, sem a necessidade de muitos aprimoramentos, pois, segundo entendi, já viria aprimorada de fábrica. Infelizmente, são viaturas caras e, além disso, desculpem os "Toyoteiros" não são tão bonitas quanto dos Jeeps. :discordo:

Finalmente, temos os Wrangler. Pelo que entendi, essas viaturas estão um passo além das demais. Projeto moderno, peças de alta qualidade, motor potente, câmbio e T-case que agüentam o tranco, etc. Além disso, são muito bonitos e muitíssimo mais confortáveis que os outros dois que estamos discutindo. Curiosamente, não são mais caros do que os Toyota, não entendi o porquê. Seria a primeira opção de qualquer um, não fosse por um detalhe: poucos foram importados, então, além do alto preço das peças importadas, ainda são difíceis de encontrar e as peças, mais difíceis ainda.

Por outro lado, se o objetivo é comprar uma viatura que pode ser aprimorada, que pode ter seu motor e câmbio substituídos, etc, isso também poderia ser feito num Wrangler, não? Quero dizer, se o motor fundir, não se pode colocar um 4.3 V6 da Blazer, que certamente seria muito mais barata? Ou não seria possível adaptar o câmbio. Se é para fazer isso num CJ-5 ou, principalmente, num Bandeirantes, cujo preço é até superior ao do Wrangler, então, por que não fazer num Wrangler? Não entendi nadinha de nada...

Enfim, gente, como é que se escolhe um entre os três carros citados? :pensativo: Estou doidinho para comprar um (ainda não tenho a grana, só a vontade), pensando, inclusive em vender meu carro do dia-a-dia para ficar só com um Jeep por um tempo, mas não consigo dar o primeiro passo.

Agradeço a ajuda de todos e peço desculpas pelo livro que acabei de escrever. E olha que eu resumi muito minhas dúvidas...

Sergio Rocha
21/11/2005, 20:29
pelo que vc falou vá de Wrangler.

[]'

Dennis Figueiredo
21/11/2005, 21:36
Cara, pelo que tu escreveu que quer conforto, um certo grau de luxo, acabamento, passear com família, curtir sem preocupações...... esqueça o CJ.... é um carro muito antigo sem conforto e acabamento nenhum, para deixá-lo encima pouco coisa se aproveita e não é sempre que as adaptações ficam boas. Também não gosto muito da bandeirante, acho cara, com acabamento ruim e barulhenta.

Eu acho que pra você, que pensa até em trocar o carro por um jipe, a melhor opção é o Troller, se tiver mais grana compre um Wrangler que é O JEEP.

Também mais barato que isso tem os suzukis, viataras e samurais... :concordo:

FábioGondim
21/11/2005, 22:43
Obrigado pelas dicas, pessoal. Mas, tendo em vista que eu já me aprofundei no assunto bastante, já gastei meses filosofando, etc, daria para você tentarem explicar melhor? As ponderações que fiz, têm lógica? O Wrangler, além de mais confortável, é, realmente O Jeep? Por que? O que ele tem de melhor nas trilhas do que os outros? Terei problemas demais para encontrar peças? E, se tiver problemas (principalmente daqui a alguns anos), seria razoável pensar em fazer com um Wrangler o que hoje se faz com um CJ?

Essa minha impressão de que o Bandeirantes é caro demais procede ou é infundado (pelo que vi, um Band 90 tem o mesmo preço que um Wrangler 98)... O Band é mesmo um bom Jeep no que diz respeito a mecânica? Dá para transformar um Band em uma "fera" off-road?

Ih... mais um livro. Paro por aqui. :shock:

Muitíssimo obrigado pelas informações que vierem! :concordo:

FábioGondim
21/11/2005, 22:47
Cara, pelo que tu escreveu que quer conforto, um certo grau de luxo, acabamento, passear com família

Na verdade, não estou exigindo muito luxo para passear com a família, mas que iria, com certeza, tratar de deixar o CJ ou o Band o mais ajeitadinho possível, isso eu iria! Mas, nada de carpete ou teto rígido, ar-condicionado ou coisas assim. Simplesmente, pintura sempre retocada, lataria em boas condições, bancos limpos, etc... Mesmo assim, você continua convicto de que o Wrangler seria a melhor opção para mim? Na verdade, eu estava mesmo pensando num Wrangler e já tenho procurado bastante um que já tenha, pelo menos, um pneu maior e a suspensão levantada, mas é difícil...

Sandro Tannuri
22/11/2005, 00:02
Fabio,

A sua analise esta perfeita, se todo mundo lesse o forum como voce fez antes de gastar dinheiro em porcaria e depois ficar chorando aqui que a Band e desconfortavel, o CV é tosco e o Wrangler é caro de manter esse forum seria muito melhor.

Vou tentar resumir:

Se voce quer gastar pouco, gosta de fazer mecânica voce mesmo e não se incomoda de andar num veiculo com 30 anos de uso então compre um CJ.

Se voce quer um veiculo economico, duravel, bom para expedições, com peças e mecanicos em cada esquina porem caro e desconfortavel para o preço que cobram então compre uma Band.

Se voce quer conforto no asfalto e na trilha, desempenho no asfalto e na trilha e não se incomoda em gastar mais na manutenção alem de esperar por peças quando quebrar algo mais incomum então va de Wrangler.

Espero ter ajudado.

Abraços,

FábioGondim
22/11/2005, 01:37
Espero ter ajudado.


Está ajudando.... e muito!! Então, já vi que vou voltar à idéia original, que era comprar um Wrangler.

Fiz uns cálculos por alto do quanto se gasta para deixar um CJ bom e vi que dá para passar do preço de um Wrangler sem muita dificuldade... Além disso, para piorar, parece que os jeeps não ficam tão bons quanto os Wrangler por um motivo ou outro que eu ainda não consigo entender por ser leigo no assunto 4x4.

Os Bands, por sua vez, são caríssimos, beirando o ridículo.

Então, você acha que eu poderia comprar um Wrangler e, se o negócio de peças começar a ficar difícil demais, adaptar algo nele? Ou qualquer coisa que eu consiga encontrar no mercado nacional vai ser pior do que as peças originais? Se for isso, então, a viatura é boa demais!! :lol:

Obrigado!!

FábioGondim
22/11/2005, 01:45
Se voce quer conforto no asfalto e na trilha, desempenho no asfalto e na trilha e não se incomoda em gastar mais na manutenção alem de esperar por peças quando quebrar algo mais incomum então va de Wrangler


Última dúvida: se o Wrangler é melhor no asfalto e na trilha, tanto em conforto quanto em desempenho e, ainda por cima, custa menos do que um Band e, considerando os aprimoramentos necessários para que possam ser comparáveis, menos do que um CJ, então, por que todo mundo que queira ter um jeep mais agressivo não compra logo um Wrangler????? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Feroza4x4
22/11/2005, 03:22
Última dúvida: se o Wrangler é melhor no asfalto e na trilha, tanto em conforto quanto em desempenho e, ainda por cima, custa menos do que um Band e, considerando os aprimoramentos necessários para que possam ser comparáveis, menos do que um CJ, então, por que todo mundo que queira ter um jeep mais agressivo não compra logo um Wrangler????? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Pô cara, num espalha isso senão eles valorizam, e eu ainda não comprei o meu! :mrgreen:

Falando sério, pelo que vc escreveu, vá de Wrangler e seja feliz. :concordo:

Emendando o que o Sandro já falou, se existe um projeto que conseguiu aliar desempenho muito satisfatório no asfalto e na trilha, é o Wrangler.
O único fato que talvez o desabonaria no que vc deseja (passear com a Família) é a ausência de porta-malas. Mas para isso também existem soluções razoáveis, como os racks/boxes da Thule, iguais àqueles que vêm nos "Doblò Adventure Estrada Real".

Desempenho perfeito para as piores trilhas não existe "de fábrica". Sempre vai precisar de um "up-grade" no jipe, ou um "down-grade" no ímpeto.

As "adaptações" que vc questiona, claro que são possíveis de se fazer, mas não creio que para um Wrangler isso seria o ideal. Se o medo é falta de peças, lembre-se que ele é (e ainda será) muito vendido nos EUA, então mercado de reposição não será problema por um longo tempo, e importação dos EUA tb não é a coisa mais difícil do mundo. Eu, no máximo, trocaria eixos por nacionais, como os D44 do troller por exemplo.

Ajudei ou atrapalhei? hehehe

Sds,

Ronaldo B.
22/11/2005, 07:34
Fábio,

A explicação do Sandro diz tudo, mas acho que prá você que está comprando o primeiro 4x4, o ideal é mesmo o CJ e te explico porque.

1. Na faixa de R$ 15.000,00 você já encontra CJ´s em bom estado e quase prontos para o que você quer.
2- O investimento inicial é mais baixo que em uma Band ou num Wrangler, se você não gostar ou desisitir, não perde muito na hora da vender o jeep.
3- A manutenção do CJ e o custo das peças é bem mais barata que de um Wrangler, além da facilidade de encontrar algum mecânico que mexa em CJ se comparado a um Wrangler.

Eu não optaria em ficar com o CJ como único carro, nesse caso o Wrangler leva vantagem, mas tem que avaliar bem o custo benefício para depois não se arrepender, dá para fazer adaptações no Wrangler, o problema é só o custo e achar quem faça bem feito, tá certo que dificilmente ele quebra, mas quando quebra aí é que o bicho pega.

Resumindo, vai de CJ, compra um que esteja em bom estado, leva um mecânico que entenda de 4x4 prá verificar a viatura antes da compra, leia muito, mantenha outro carro para o dia a dia nem que seja um Uno Mille e seja feliz, mas não esqueça de considerar outras opções como Samurai, Vitara, JPX, Engesa, etc.. só depende de quanto você quer gastar na compra e depois na manutenção, lembrando que não existe 4x4 econômico e que esse tipo de brinquedo, ao contrário do que alguns falam, é caro sim.

[]´s

Marcelo
22/11/2005, 09:57
Fábio,

Só uma resalva sobre o que você comentou lá em cima, o Ronaldo falou mas não se aprofundou:

Um CJ para atender os objetivos que você mencinou não é necessária toda essa avalanche de modificações que você citou (motor, câmbio, eixos etc). :discordo: Se o motor original estiver bom (seja 4 ou 6 cilindros) dá conta do recado fácil. E isso vale o mesmo para o câmbio, reduzida, eixos etc. :concordo: :concordo:

A grande maioria das adaptações que o pessoal faz é para deixar ele mais preparado para trilha, exclusivamente, e não são trilhas leves nem passeios, mas sim das médias para cima. :twisted:
No demais, o que você precisa fazer num CJ, que esteja original, ficar do jeito que você deseja é trocar a caixa de direção (colocando uma hidráulica se quiser mais conforto), colocar freio a disco na dianteira, pedaleira suspensa com hidrovácuo e por ultimo, porém não menos importante, pneus (mas isso você terá que fazer com qualquer veículo 4x4). No demais, se o CJ estiver em ordem, não precisa mexer em mais nada de grandes mudanças. :wink: :wink:

Leve em consideração também os Samurais/Vitaras. São uma boa pedida para o uso que você pretende, e ainda tem a versão conversível (acho que é a soft-top :roll: ).

[s] ajudados,

FábioGondim
22/11/2005, 10:51
O único fato que talvez o desabonaria no que vc deseja (passear com a Família) é a ausência de porta-malas. Mas para isso também existem soluções razoáveis, como os racks/boxes da Thule, iguais àqueles que vêm nos "Doblò Adventure Estrada Real".

Na verdade, os passeios que eu imagino seriam aqueles em que você vai e volta no mesmo dia, então, porta-malas não seriam problema. No máximo umas mochilas no chão do carro... Eu moro num local de Brasília que, saindo de casa, já há trilhas com cachoeiras. Um monte de gente vem para cá fazer trilhas de jeep e bicicleta. Eu nunca fui, mas dizem que é ótimo... e perto de mim! :lol: Rack eu vou instalar, com certeza, pois sou windsurfista e minha pranchinha vai ser levada em algum passeio desses.

FábioGondim
22/11/2005, 10:52
Pô cara, num espalha isso senão eles valorizam, e eu ainda não comprei o meu!


:oops: Tem razão... silêncio!!! eheheheh :concordo:

_portela
22/11/2005, 10:53
Fábio,

Pelo que você comenta a sua última opção seria uma Band, certo?

O CJ é, sem dúvida, o mais barato em todos os sentidos, mas você tem que gostar de graxa, caso contrário esqueça.

Há pouco tempo atrás eu tive a mesma dúvida e enchi o saco aqui...Olha que não era o meu primeiro 4X4...Fui muito ajudado (sobretudo pelo Tannuri e pelo Gui) e me decidi apenas por um quesito...Espaço um pentelhésimo maior no 90tinha em relação ao Wrangler para poder carregar um pouco mais de tralha do Portelinha. Se eu tivesse possibilidade de ficar com minha antiga SW4 e mais o Wrangler seria o ideal...Mas como só poderia ficar com 1 viatura, optei pelo 90tinha.

Ainda acho o Wrangler um P. Jeep e pelo seu jeito eu ficaria com ele sem medo de ser feliz. Como disseram aqui, algumas peças você até vai ter que esperar, mas ainda por muito tempo serão fáceis de achar lá fora. As de mantenção periódica acho que não lhe darão dor de cabeça.

No mais o Wrangler é bom de tudo. Bonito, carismático, confortável, bem acabado, suspensão e motor animal...Quer mais o quê? Só faltava ser econômico... :mrgreen: Mas não dar para ter quase 200cv e um P. desempenho com economia, né?

[]s

FábioGondim
22/11/2005, 10:58
se você não gostar ou desisitir, não perde muito na hora da vender o jeep.

Olha, estou há uns dezessete anos esperando a vontade passar. Toda vez que vejo um Jeepão na rua, fico babando. Acho que não vou desistir não... Posso até não ficar fazendo muita trilha, por falta de tempo, mas me desfazer do Jeep, só se bater ou capotar e não tiver mais jeito de consertar. O Jeep será dos meus filhos um dia... :dance:



não esqueça de considerar outras opções como Samurai, Vitara, JPX, Engesa, etc

Iiiihhhhh. Mais variáveis! Se já está difícil decidir com somente três opções. Uma das condições é poder tirar a capota. Esses jipinhos que você citou, aí é que eu não conheço mesmo... A mecânica é boa? Qual seria a ordem dos jipinhos em termos de mecânica, do melhor para o pior?

FábioGondim
22/11/2005, 11:03
Um CJ para atender os objetivos que você mencinou não é necessária toda essa avalanche de modificações que você citou (motor, câmbio, eixos etc). Se o motor original estiver bom (seja 4 ou 6 cilindros) dá conta do recado fácil. E isso vale o mesmo para o câmbio, reduzida, eixos etc.


Na verdade, não foi bem isso que eu quis dizer. Gente, o que eu digo, também, não importa. O que VOCÊS dizem é que importa. Eu sou um leigo tentando entender o que fazer e contando com sua ajuda. Mas o que eu quis, realmente, dizer é que, para um CJ ficar num nível equivalente ao de um Wrangler para trilhas, é capaz dele ficar mais caro do que o Wrangler, sem, contudo, ter a mesma confiabilidade. Eu estou tentando comparar coisas que sejam comparáveis, ou seja, dois jeeps que conseguem percorrer a mesma trilha, sem quebrar. Desculpem a falta de precisão, mas só consigo ir até aqui nas minhas colocações. A partir daqui, é com vocês! :concordo:



Leve em consideração também os Samurais/Vitaras.


Iiiihhhh.... Está complicando... Poderia fazer um ranking de jipes? Para mim, é muito confuso.

FábioGondim
22/11/2005, 11:08
Pelo que você comenta a sua última opção seria uma Band, certo?


De forma nenhuma... A Band está no páreo para valer. Aliás, foi depois de ler alguma coisa por aqui é que minha dúvida voltou com força total. Só não consiguia entender o preço, altíssimo. Aí, vim aqui tirar essa dúvida e, pelo que estou entendendo, o preço da Band não dá para entender mesmo. Entendeu?! :pensativo:



Espaço um pentelhésimo maior no 90tinha em relação ao Wrangler para poder carregar um pouco mais de tralha do Portelinha.


O que é um 90tinha? Tem foto? :oops:

_portela
22/11/2005, 11:22
O que é um 90tinha? Tem foto?


É um Land Rover Defender 90 :mrgreen:

Não quiz comentar sobre ele para não fundir a sua cabeça com mais uma opção :roll:

[]s

_portela
22/11/2005, 11:26
Quanto ao preço da Band acho que a lógica é a mesma para o Defender, ou seja, é inversamente proporcional a facilidade de manutenção pelo próprio dono...

[]s

Duda Lopes
22/11/2005, 12:01
Sandro Tannuri,

Se voce quer um veiculo economico, duravel, bom para expedições, com peças e mecanicos em cada esquina porem caro e desconfortavel para o preço que cobram então compre uma Band.


Gostaria de complementar o que o Sandro falou sobre a Band: :concordo:

Vc mora no D.F. terra dos nossos Políticos Larápios, aqui em Sampa os Larápios (que não são os Políticos) adoram uma Toy Band, digo isso pois levaram a minha em 2000 e até hoje não vi nem a sombra dela.
Então estude como é a procura das Bands pelos Larápios e veja se vc não corre o risco de ficar sem ela depois.

Espero ter ajudado.

[]´s.

FábioGondim
22/11/2005, 14:56
Vc mora no D.F. terra dos nossos Políticos Larápios, aqui em Sampa os Larápios (que não são os Políticos)...

Vou pedir licença ao Fórum só para fazer um brevíssimo comentário sobre políticos...

Essa fama do DF não é justa. :discordo: Aqui não é terra de políticos larápios. Na verdade, os políticos vêem de todos os Estados para cá, mas são eleitos aí. Os políticos daqui são pouquíssimos, minoria mesmo. Então, não dá para ficar pondo a culpa de tudo em Brasília e se esquecer de que cada Estado tem sua parcela de responsabilidade no que tem acontecido de ruim no nosso País.

Pronto, fim dos comentários não off-roads. :concordo:

Obrigado pela dica quanto a roubos de Band. Vou procurar saber, com alguns jipeiros daqui, como anda a questão. Aliás, alguém sabe me dizer onde e quando os jipeiros daqui se encontram? Era nas quintas-feiras no Terraço Shopping, mas, me disseram, teria passado para as imediações da ponte nova, não sei em que dia.

[]'s agradecidos pela ajuda

FábioGondim
22/11/2005, 15:12
pelo que vc falou vá de Wrangler.




Eu acho que pra você, que pensa até em trocar o carro por um jipe, a melhor opção é o Troller, se tiver mais grana compre um Wrangler que é O JEEP.




Falando sério, pelo que vc escreveu, vá de Wrangler e seja feliz.




...prá você que está comprando o primeiro 4x4, o ideal é mesmo o CJ...



No mais o Wrangler é bom de tudo. Bonito, carismático, confortável, bem acabado, suspensão e motor animal...Quer mais o quê? Só faltava ser econômico... Mas não dar para ter quase 200cv e um P. desempenho com economia, né?


Pessoal, fora os amigos que estão analisando as questões e dando respostas, sem manifestarem preferência, posso ver que o Wrangler está ganhando...

Então, supondo que eu vá, mesmo, comprar um Wrangler, qual o tamanho do pneu eu poderia colocar sem quebra dos eixos? E a suspensão, como levantá-la? Que kit utilizar? Sandro, alguma sugestão, amigo? (já me sinto até amigo de vocês, de tanto que já li e reli o que escrevem por aqui... É muito legal esse clima.) :palmas: :palmas:

Duda Lopes
22/11/2005, 16:47
FábioGondim,

Vou pedir licença ao Fórum só para fazer um brevíssimo comentário sobre políticos...

Essa fama do DF não é justa. Aqui não é terra de políticos larápios. Na verdade, os políticos vêem de todos os Estados para cá, mas são eleitos aí. Os políticos daqui são pouquíssimos, minoria mesmo. Então, não dá para ficar pondo a culpa de tudo em Brasília e se esquecer de que cada Estado tem sua parcela de responsabilidade no que tem acontecido de ruim no nosso País.

Pronto, fim dos comentários não off-roads.



Grande Fábio, :pensativo:

Concordo com vc e acho que vc não percebeu que eu estava brincando :putz: , em momento nenhum quis falar mal do Povo de Brasilia :stop: , principalmente por ter parentes aí. :D

Desculpe a brincadeira e desculpe também se te magoeei :twisted: , encerro minha participação nesse tópico. :mrgreen:

[].

Eriksom Teixeira Lima
22/11/2005, 18:36
Fábio

Se você tiver dois filhos, esqueça o CJ: não cabem passageiros atrás, ainda mais para rodar com segurança. Te digo isso, pois comprei um Jeep para meu filho, ainda não entreguei :twisted: , e digo com tranquilidade, andar mais de 10 km na traseira de um CJ nem o pior filho merece :stop:

Como você faz questão de teto removível, das Band só te sobrariam as opções de veículos oriundos dos militares (tá bom, "só" é força de expressão, mas a maior parte é originada deles). Tenho dois veículos a diesel, todo mundo valoriza os ditos por ser combustível mais barato, daí cobram caro. Exceto se você for rodar pelo menos 50 mil km por ano, não vale a pena a diferença de preço que o povo tem pedido nas Band.

Wrangler: concordo com você, é muito bonitinho (bonitinho é muito meigo :parede: fazer o quê?). Se você não pretender ser um Tannuri, um Wrangler normal te atenderá muito bem. Comprando um carro bem cuidado, e não querendo ser um Tannuri, o Wrangler é bem resistente, e vai te atender muito bem. A única coisa é que você deve pedir dicas sobre como escolher um Wrangler. O Tannuri conhece e pode te ajudar se for essa sua escolha.

Suzuki Samurai: é um carro muito valorizado, pois é pau pra toda obra. Manutenção muito barata, com vários itens com similares nacionais. De brinde, você leva um carro ... melhor, um jipe com excelente desempenho. Mas, para os DOIS (02) passageiros que vão atrás, não é uma tortura como os CJ, mas é desconfortável.

Só não entendi uma coisa: como uma pessoa normal acha que seja legal andar pelo Planalto Central sem capota e sem ar condicionado :pensativo:

Eriksom

Jorge Grego
22/11/2005, 19:41
Caro Fábio
Fique esperto com o seguro.
O da Toyota e o do Wangler são muito caros.
Abraços
Jorge

Sandro Tannuri
22/11/2005, 21:11
Fabio,

Tudo que foi dito ai em cima tem sua razão, são tantas informações e variaveis que pode ate deixar voce meio tonto. :mrgreen:

Minha opinião pessoal:

Se puder comprar e manter escolha o Wrangler.
Se quiser começar com menos $ compre o CJ.
Se quiser dar a volta ao mundo escolha a Band, mas não passe pelo RJ e SP porque te roubam ela. :mrgreen:

Abraços,

lucas felipe
22/11/2005, 22:18
Bom na minha humilde e tosca opinião eu digo o seguinte:

- Cj ou Rural. É um carro de fácil modificação, manutenção relativamente barata e "pau pa qualqué obra".

- Bandeirante. É um carro para expedições e talvez uma trilhinha, possui manutenção cara e modificação "fácil" e cara.

- Wrangler. É um excelente carro para trilhas leves e pesadas, possui modificação "fácil" mais relativamente cara, manutenção cara (mas se o carro estiver em boas condições é um excelente carro).


Bom resumindo...

Vá de wrangler e seja filiz... se puder... :mrgreen:

lucas felipe
22/11/2005, 22:46
Bom na minha humilde e tosca opinião eu digo o seguinte:

- Cj ou Rural. É um carro de fácil modificação, manutenção relativamente barata e "pau pa qualqué obra".

- Bandeirante. É um carro para expedições e talvez uma trilhinha, possui manutenção cara e modificação "fácil" e cara.

- Wrangler. É um excelente carro para trilhas leves e pesadas, possui modificação "fácil" mais relativamente cara, manutenção cara (mas se o carro estiver em boas condições é um excelente carro).


Bom resumindo...

Vá de wrangler e seja filiz... se puder... :mrgreen:

Ronaldo B.
22/11/2005, 22:56
Se você tiver dois filhos, esqueça o CJ: não cabem passageiros atrás, ainda mais para rodar com segurança.

Eriksom,

Me desculpe em discordar em parte de você, já ví muito CJ com bancos traseiros muito bem adaptados, mas claro que se tiver dois filhos adolecentes não vai dar muito certo mesmo, no máximo se tiverem até de 10 anos de idade. :putz:

Quanto a segurança, prá quem quer um jeep com capota de lona, a instalação de uma gaiola de verdade é fundamental, ainda mais se for levar crianças, isso independente de ser CJ, Samurai, Engesa ou qualquer outro que não seja Metal Top. :concordo:


Se puder comprar e manter escolha o Wrangler.
Se quiser começar com menos $ compre o CJ.
Se quiser dar a volta ao mundo escolha a Band, mas não passe pelo RJ e SP porque te roubam ela. :mrgreen:

Sandro,

Em poucas palavras definiu tudo... :concordo: ... eu só acrescentaria um Vitara e/ou um Samurai entre o Wrangler e o CJ devido ao custo x benefício e serem mais confortáveis que um CJ mas nesse ponto não chegam a ser um Wrangler.

[]´s Confundindo ainda mais a cabeça do Fábio.. :lol:

FábioGondim
23/11/2005, 01:41
Desculpe a brincadeira e desculpe também se te magoeei , encerro minha participação nesse tópico.

Duda, eu não levei sua colocação à sério, fique tranqüilo. O que você falou é muitíssimo comum nós, de Brasília, ouvirmos. Só aproveitei o fórum para chamar a atenção da população para uma coisa que acontece, mas pouca gente percebe.

Por favor, não encerre sua participação nesse tópico por causa disso. Suas opiniões são ouvidas e respeitadas aqui. :palmas:

FábioGondim
23/11/2005, 01:57
Se você tiver dois filhos, esqueça o CJ: não cabem passageiros atrás, ainda mais para rodar com segurança. Te digo isso, pois comprei um Jeep para meu filho, ainda não entreguei , e digo com tranquilidade, andar mais de 10 km na traseira de um CJ nem o pior filho merece

Erikson, Mesmo de colocar uma gaiola de boa qualidade, não há como garantir a segurança de quem vai atrás? Para dizer a verdade, sempre tive a impressão de quem ia atrás ia meio desprotegido mesmo, em caso de capotamento... Meus filhos ainda não pequenos (2 e 4 anos), mas, como quero um jeep para a vida toda, para passar para meus filhos, então, não posso raciocinar desse modo.


não querendo ser um Tannuri, o Wrangler é bem resistente, e vai te atender muito bem. A única coisa é que você deve pedir dicas sobre como escolher um Wrangler. O Tannuri conhece e pode te ajudar se for essa sua escolha.

:D O que é "ser um Tannuri"? O cara não deixa barato para os Wrangler não, é? Ô Sandro, facilita aí para os "jipinhos"!! Falando sério, Sandro, quais seriam os principais aspectos a se observar num Wrangler usado? O que sai mais caro para consertar e não é fácil de detectar? Aliás, que diferenças há entre o 97 YJ e o 98 TJ? Vale a pena o esforço e comprar logo um 98?


Fique esperto com o seguro.
O da Toyota e o do Wangler são muito caros.

Boa dica, bem lembrado!!! Já me disseram que o seguro é proibitivo. Mas, como vocês fazem, por exemplo, com um CJ? CJ tem seguro?! :pensativo:


Se puder comprar e manter escolha o Wrangler.
Se quiser começar com menos $ compre o CJ.
Se quiser dar a volta ao mundo escolha a Band, mas não passe pelo RJ e SP porque te roubam ela.

:palmas: :palmas: :palmas: Sem comentários...


Bom resumindo...
Vá de wrangler e seja filiz... se puder...

Opa! Mais um voto!


Em poucas palavras definiu tudo... ... eu só acrescentaria um Vitara e/ou um Samurai entre o Wrangler e o CJ devido ao custo x benefício e serem mais confortáveis que um CJ mas nesse ponto não chegam a ser um Wrangler.
[]´s Confundindo ainda mais a cabeça do Fábio..

É... vou entrar no fórum dos Vitara e Samurai para aprender um pouco mais sobre eles. Hoje, não saberia reconhecer um na rua... Obrigado pelas dicas!! :concordo:

SmootH_
23/11/2005, 02:47
opa!!
e ai FábioGondim,
tudo bom?
olha, eu penso o mesmo que o Ronaldo B., havia dito anteriormente
o cj é facilimo de encontra peças e mecanicos assim como facilimo de mexe
barato
e, pra o proposito que ti tinha falado, nao precisa de tanta coisa em um cj não
meu padrinho tem um jeep preparado pra trilhas, todo original, mas apenas com outros pneus, e alguns acessorios, e se sai bem nas trilhas! isso que é o motor ohc 4 cilindros
tenho meu jeep, com mecanica original, e direção do maverick, o banzé(se quiser da uma olhada no frota4x4) sai com dois amigos meus pra da uma volta com eles, e eles ficaram impressionados, de como era legal, ate querem compra um hehe
eles ficavam pasmos e faziam comentarios do tipo"po, o kra passa por tudo e o jeep nao repuna nenhuma vez" "po isso aqui é muito massa, quero compra um pra mim" e coisas do tipo
acho o cj uma otima opção!
so tem que sabe o que faze, o que nao faze, e principalmente como cuida
fora isso é so alegria
quanto ao wrangler, é um BAITA jeep, muito bom mesmo
é um cj, so que confortavel, com muito mais desempenho, e mais moderno
a band eu nao compraria, nem vo cita, apesar de acha legal as curtas
samurai acho legal tambem! barato e versatil com otimo desempenho na trilha
espero te dado uma ajuda adicionando minha humilde opnião aqui
grande abraço!
até

Sandro Tannuri
23/11/2005, 10:01
Fabio,

Tanto o 97 quanto o 98 são TJ, YJ só de 95 para tras e vem com farois quadrados e feixe de molas.
Procure por barulhos na suspensão,motor e cambio alem de vazamentos no motor,cambio,transferencia,radiador,bomba dagua e na caixa de direção. Leve o carro numa concessionaria e peça para fazer um orçamento do que eles acharem que esta ruim, voce não vai consertar la e claro mas vai sair de la com informações que não teria só de olhar para o veiculo.

Boa sorte.

Abraços,

joaquim
23/11/2005, 10:30
Opinião de um Toyoteiro quem já teve CJ e está reformando uma F-75:

CJ - Quebra demais, se você pretende ser um especialista em mecânica no curto prazo, pode comprar.
Não ache que a manutenção dele é barata não, sai caro porque não existem mais peças de qualidade para usar. O CJ faz, se bem regulado 5 Km por litro, e anda no máximo a 80 por hora. Conforto: esqueça, não tem nenhum. Adaptações: tudo é possível, mas prepare o bolso, já gastei mais de 15K na minha F-75 e só o que vejo é um monte de ferro espalhado.

Wrangler - Não posso afirmar pois nunca tive, mas o que me preocupa é o preço da manutenção e a facilidade em se achar peças, já pensou em esperar alguns meses para que uma importação chegue?, outra preocupação é na hora da venda.

Toyota Band - Meu carro. Manutenção: não dá, quebra: não existe, conforto: razoável, a minha é completa, com tudo o que tem de direito, mas se comprar uma original, troque os bancos.
A minha é 89, mas recomendo a compra de Band com motor a partir do Mercedes 364, preferencialmento o motor Toyota, apenas com câmbio de 5 marchas.
Roubo em São Paulo: tenho a minha faz dez anos e até agora está comigo. Tudo depende de onde ela é deixada, e aqui em Sampa se rouba qualquer carro, moto, bicicleta... até a pé a gente corre o risco.
A Band tem a vantagem de ter alto valor de revenda, logo o que você pagou nela não deprecia.

Joaquim/SP

Duda Lopes
23/11/2005, 10:30
FábioGondim,

Duda, eu não levei sua colocação à sério, fique tranqüilo. O que você falou é muitíssimo comum nós, de Brasília, ouvirmos. Só aproveitei o fórum para chamar a atenção da população para uma coisa que acontece, mas pouca gente percebe.

Por favor, não encerre sua participação nesse tópico por causa disso. Suas opiniões são ouvidas e respeitadas aqui.


Ok, valeu e mais uma vez desculpe a bricandeira.

Jorge,



Caro Fábio
Fique esperto com o seguro.
O da Toyota e o do Wangler são muito caros.
Abraços
Jorge



Quanto ao seguro de um Wrangler e a procura dele pelos Larápios eu não posso palpitar, mas o seguro de uma Band você vai pagar bem caro.


Sandro Tannuri,



Se quiser dar a volta ao mundo escolha a Band, mas não passe pelo RJ e SP porque te roubam ela.


Não quero te deixar com medo e muito menos cortar o seu barato em comprar uma Band, não é essa a minha intenção e sei que muitos podem discordar de mim, mas já ouvi falar de casos aqui em Sampa em que os Larápios pegaram muito pesado para rouba-lás.
E como eu já disse, roubaram a minha Band em 2000 e graças a Deus eu não estava no carro.

[]´s.

FábioGondim
23/11/2005, 19:47
Toyota Band - Meu carro. Manutenção: não dá, quebra: não existe, conforto: razoável, a minha é completa, com tudo o que tem de direito, mas se comprar uma original, troque os bancos.
A minha é 89, mas recomendo a compra de Band com motor a partir do Mercedes 364, preferencialmento o motor Toyota, apenas com câmbio de 5 marchas.

Pois é... toda hora fico na dúvida. Fico muito preocupado em comprar um carro que pode ter manutenção cara demais ou muito difícil. Não consegui concluir se é isso o que ocorre com o Wrangler.l.

O Band, se receber bastante acessórios, até que fica bonitinho. O que você quer dizer com motor a partir do Mercedes 364? Que ano é isso? Que modelo você recomenda?

Obrigado pelas dicas :concordo:

joaquim
23/11/2005, 22:27
Band 4 marchas é igual ao Chevette antigo, sobra motor e falta câmbio, o motor sai de giro e ela não anda, o que foi resolvido com as Bands a partir de 93, pois já têm o motor 364 e câmbio 5 marchas.
O motor Toyota é mais elástico, o que faz a Band andar mais.
Não acredite se alguem te falar mal do motor Toyota, se falar é porquê não conhece, é um ótimo motor.
Já fui com minha Band para Manaus em 97, mas de Porto Velho prá lá fui de balsa, na volta fui de Manaus para Belém, também de balsa. Saí de São Paulo e voltei do mesmo jeito - tranquilo, nem pneu furou.
Como comentei anteriormente, a minha é 89, com motor OM-314, mas é turbinada e tem câmbio 5 marchas, ar, direção, bancos de couro, vidros e travas elétricos...
Mas não adianta que não vendo! :P
Tô com ela faz dez anos e nunca gastei muita grana em manutenção. No motor menos ainda, só óleo e filtros, mais nada! :P
De despesa grande só o diferencial traseiro: $ 1.200,00 e o câmbio, que tava bom, mas mandei revisar: $2.500,00 - Isso em DEZ anos de uso, e porque troquei os meus por outros usados.
A manutenção da Band se resume a troca de óleos, filtros, pastilhas de vez em quando e pneus.

FábioGondim
24/11/2005, 00:07
espero te dado uma ajuda adicionando minha humilde opnião aqui

Com certeza, muito obrigado. Estou lendo com a maior atenção as opiniões de todos para tentar chegar a uma conclusão... Estou cogitando, de novo, para as Band... aiaiai. :pensativo:
Gente, já estou morrendo de vontade de comprar logo meu jipe... Só falta saber qual. :parede:

FábioGondim
24/11/2005, 00:08
E a Cherokee Sport?! :shock: Não tem a mesma mecânica dos Wrangler (motor, eixos, câmbio, etc)? não é um bom jeep para trilhas :?: :?: :?: :?:

Ronaldo B.
24/11/2005, 09:03
Gente, já estou morrendo de vontade de comprar logo meu jipe... Só falta saber qual. :parede:

Fábio,

Isso é normal, mas acho que você está fazendo o certo, procurando todas as informações possíveis antes de decidir qual comprar, mas tem alguns ítens que facilitariam na hora de decidir e até mesmo prá quem quiser opinar já dar uma sugestão direcionada a sua necessidade e tentar começar a diminuir um pouco as suas dúvidas, então vamos por partes:

Até quanto você está disposto a pagar pelo 4x4 que você quer comprar ?? Preço é um fator determinante, porque se acha 4x4 de R$ 5.000 a R$ 150.000,00 ou seja , vai de CJ a Land Rover !!!

Você quer um 4x4 para passeios com a família, trilhas leves para médias esporadicamente, certo ??

Vai usar o veículo no dia a dia também ??? Vai ser seu único carro ou um segundo veículo ??

Consumo e gastos com manutenção e seguro são fundamentais ou não são tão importantes ???

Se você tiver certeza das respostas para essas 4 perguntas, pode ter certeza que você vai ficar entre 2 ou 3 modelos no máximo prá escolher, aí fica bem mais fácil... :concordo:

[]´s

Nando
24/11/2005, 22:26
Não li todo calhamasso de coisas nesse tópico mas aqui vão os meus 0,01.

Dos três Jipes que citou eu ja tive 2, um Wrangler 1997 e um Band CD 1996, meu carro atual.

Wrangler

Prós:arrow: Motor muito potente, visual bonito, ótimo para cidiade e estradas de asfalto, confotável para motorista e carona, seguro barato.

Contras: :arrow: Consumo ridículo (4 km/l), falta de porta mala (tudo acaba indo no banco de traz), muito frágil, baixo e ineficiente para o offroad sem modificações de suspensão, manutenção cara, peças de difícil disponibilidade, caro e difícil de fazer upgrades de suspensão.

Band

Prós: :arrow: Muito robusto, aguenta muito tranco sem abrir o bico, simples manutenção e de fácil disponibilidade, fácil de modificar a suspensão para pneus maiores, performançe on road muito boa (Bands de 1996 em diante andam mais que qq pickup diesel não turbinada, da para andar a 140 tranquilamente), opções de com porta malas maior ou caçamba, confortável se os bancos forem trocados.

Contras: :arrow: Muito duro, balança muito na cidade, muito rústico (sem ar condicionado, vidros elétricos, suporte adequado para caixas de som, pouco acabamento), design antiquado, seguro muuito caro sendo inviável em capitais, muito visada para roubos.

Ou seja, são carros totalmente diferentes e com atributos diferentes.

Penso assim, se fosse apenas andar na cidade e fazer trilhas por perto e não tivesse problema em investir mais 20-30% do valor do carro em upgrades, ficaria com o Wrangler. Se fosse pensar em viagens longas e trilhas eventuais ficaria com a Band.

Não aconselharia um CJ pois demanda muito tempo e conhecimentos específicos para adaptações para se ter um carro razoável para um uso misto.

Dentro de minhas necessidades estou muito mais feliz com a Band que com o Wrangler. Sinto falta apenas de ter seguro....

Alcione
25/11/2005, 09:43
Bom dia pessoal;

Acompanho este tópico desde o início pois tambem tenho interesse em comprar um Wrangler para uso diário e passeios no final de semana com a família. Para trilhas eu tenho um CJ-77 "bem caprichado" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas lendo o que foi dito começam as dúvidas ;


Prós Motor muito potente, visual bonito, ótimo para cidiade e estradas de asfalto, confotável para motorista e carona, seguro barato.

Contras: Consumo ridículo (4 km/l), falta de porta mala (tudo acaba indo no banco de traz), muito frágil, baixo e ineficiente para o offroad sem modificações de suspensão, manutenção cara, peças de difícil disponibilidade, caro e difícil de fazer upgrades de suspensão.


- Frágil ?? Poxa sempre achei que fosse bem resistente :shock: :shock: Pode nos detalhar melhor onde pode quebrar com mais facilidade ??
- Suspensão ; Ele sendo baixo; é muito difícil e caro alterar altura da suspensão ?? É caro um serviço de qualidade ?? O quanto é caro ?? Sabe os informar ??
- Peças; As peças mecânicas não são as mesmas da Cherokee sport e da Ranger ??
- Disponibilidade; Não pode serem importadas dos EUA ou trazidas do Paraguai, é muito difícil ??

Desculpe tantas perguntas, mas como você já teve um, vou te explorar :twisted: :twisted:

Abraços,

Alcione
25/11/2005, 10:12
Quanto ao seguro, Curitiba apesar de ser a capital com o seguro mais caro do Brasil (proximidade com o Paraguai) neste ano não foi registrado na DRFV nenhum roubo de Wrangler (dado fornecido pelo meu corretor de seguro) .
Então acredito que posso arriscar e fazer um seguro apenas para 3°s e cuidar bem dele, estacionar somente em garagem, etc.....

Abraços,

Nando
25/11/2005, 10:31
Sobre a fragilidade do Wrangler:

É um caro inicialmente concebido para um uso quase 100% urbano, basta ver os ridículos 225x75R15 que vem originais no Wrangler. No meu tempo com o Wrangler ja gostava de encarar centenas de kns de terra em viagens longas, e não teve uma ocasião que ele não voltou direto para a oficina. Problemas de cambio, amortecedor, radiador, até trincos na carroceria e sempre uma baita barulheira. As trilhas que o Sandro faz exercem um desgaste diferente ja que não se atinge velocidades muito altas por um tempo prolongado e em estradas esburacadas, assim os problemas são outros. O que quero dizer, um Wrangler pode aguentar um Camel ou um Cachorro Louco, mas nunca aguentaria uma viajem ao Jalapão. Não sei se ficou claro o que quero dizer.... Outro fator tb seria os eixos, muito frageis para pneus maiores que 31 sob esforço de trilhas. Mais uma vez os upgrades são caros.

Quanto a modificar a suspensão, tanto os Kits, necessariamente importados, quanto a mão de obra necessária para instala-los aqui no Brasil são muito caras. Comprei um Kit para a minha ex-Hilux por US$ 650,00 fora o frete, esse kit levanta a Hilux em 5". Um kit para o Wrangler na mesma altura sai por volta de US$ 1300,00 sem o frete. Esses valores dobram se vc for importar, e ainda deve gastar mais uns 1500-3000 reaus de instalação.

As peças não são exatamente iguais as da Cherokee, algumas são, outras não. O acabamento é completamente diferente. O chato é ter que esperar 3 meses por coisas ridículas como puxadores das portas, esse tipo de coisa. Não me lembro sobre as peças de mecaninca mas mesmo assim naquela época o Wrangler era importado diretamente pela Chrysler, coisa que não acontece tão frequentemente hj em dia.

Alcione
25/11/2005, 10:41
Bom dia Nando;

CARAMBA :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Sempre tive uma idéia totalmente diferente do Wrangler ! :putz: :putz: :putz:

FábioGondim
25/11/2005, 22:15
- Frágil ?? Poxa sempre achei que fosse bem resistente Pode nos detalhar melhor onde pode quebrar com mais facilidade ??
- Suspensão ; Ele sendo baixo; é muito difícil e caro alterar altura da suspensão ?? É caro um serviço de qualidade ?? O quanto é caro ?? Sabe os informar ??
- Peças; As peças mecânicas não são as mesmas da Cherokee sport e da Ranger ??
- Disponibilidade; Não pode serem importadas dos EUA ou trazidas do Paraguai, é muito difícil ??

Putz!!! Isso para mim é novidade absoluta também. :shock: Sempre pensei, pelo que lia, que o Wrangler era O Jeep... Agora é que fiquei mesmo confuso. Alguém aí, por favor, esclareça... :putz:

FábioGondim
25/11/2005, 22:23
Band 4 marchas é igual ao Chevette antigo, sobra motor e falta câmbio, o motor sai de giro e ela não anda, o que foi resolvido com as Bands a partir de 93, pois já têm o motor 364 e câmbio 5 marchas.

Então, você recomenda a aquisição de uma Band de 93 para cá... Li, em algum lugar, que houve uma série especial da Band 94, amarela, capota de lona, etc, etc, que valeria a pena. Alguém sabe algo sobre essa Band? O que ela tem de melhor que as outras?
Outra pergunta, qual é o motor da Toyota? A partir de quando começaram a usar motor da Mercedes e quais são as desvantagens (ou vantagens)?

Obrigado, mais uma vez...

FábioGondim
25/11/2005, 22:32
Ronaldo B.,


Até quanto você está disposto a pagar pelo 4x4 que você quer comprar ?? Preço é um fator determinante, porque se acha 4x4 de R$ 5.000 a R$ 150.000,00 ou seja , vai de CJ a Land Rover !!!

Não sou rico, então, certamente, há limitações drásticas de orçamento. Contudo, como pretendo ter o carro para a vida toda (aquela coisa do carro do pai que os filhos herdam e com ele se lembram dos bons momentos que passaram com os pais, etc), então também não estou fazendo muita restrição orçamentária para a sua aquisição. Acho que algo até uns R$50mil eu consigo viabilizar, se for necessário, mas preferiria um pouco menos.


Você quer um 4x4 para passeios com a família, trilhas leves para médias esporadicamente, certo ??

Sim. Eu nunca tive um carro 4x4 e poucas vezes dirigi em estradas de terra. Nessas poucas vezes, sempre estive com um carro absolutamente inadequado, como, por exemplo, um Vectra. Se o vírus me pegar, estarei nas trilhas, pois adora aventuras, caso contrário, darei passeios agradáveis nos finais de semana com a mulher e os filhos, em trilhas leves ou moderadas.


Vai usar o veículo no dia a dia também ??? Vai ser seu único carro ou um segundo veículo ??

Ter um único carro seria uma solução desesperada para viabilizar logo o sonho, mas, na primeira oportunidade eu compraria um carro para o dia-a-dia e deixaria o Jeep só para os passeios. :dance:


Consumo e gastos com manutenção e seguro são fundamentais ou não são tão importantes ???

Mais ou menos. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Quero um carro sempre ajeitado. Não gosto de ganbiarras, então, sempre estarei comprando as peças necessárias, etc. Se isso ficar caro demais, talvez inviabilize a brincadeira. :pensativo:

Estou aguardando suas colocações. Obrigado por dedicar seu tempo às minhas dúvidas... :concordo:

FábioGondim
25/11/2005, 22:38
Vi uma Toyota Sport 2000 anunciada por um preço que posso pagar. Alguém tem algo a dizer sobre esse carro? Motor, câmbio, eixos, opcionais? Vale à pena? Agüenta o tranco? :?

FábioGondim
26/11/2005, 00:02
Achei outra Band... Uma 2001 com 44500km rodados. Novinha! Também posso pagar por ela... Detalhe, tem modelo nas Band ou são todas iguais? O que vem de equipamento numa Band 2001? Motor, câmbio, freios, eixos, rodas, ar quente, condicionado, etc? O que devo observar para ver se o preço está bom? (R$ 35mil) Obrigado mais uma vez... À propósito, estou cogitando as Band sem, contudo, desistir dos Wrangler. A dúvida é total. Só que apareceram essas duas com um preço que me pareceu razoável.

Alcione
26/11/2005, 09:44
Bom dia Fábio;

Deixa eu também te dar um palpite (nisso todos nós somos experts) possuo um CJ-77 muito, mas muito caprichado pra trilha, com a maioria dos recursos e acessórios necessários pra uma boa TRILHA !! Mas quando pego o asfalto .....hhuuummmmmmm ..... :putz: :putz: é complicado !!!! isto acontece com a maioria dos jipes (CJs). Se você quiser um excelente pro mato você não terá um bom carro pro asfalto !!! e vice-versa !!! Mais um detalhe isto pra duas ou três pessoas no máximo, você anda de jipe apenas pela paixão, alegria, satisfação em fazer algo que não é possível pra maioria dos mortais !!! Mas esqueça totalmente do conforto.

Na configuração que você necessita, bons passeios, trilha (inicialmente) leve, levar família, etc... Veja e analise a viabilidade de um SUZUKI VITARA, é um carro confortável, prático, muito valente e de manutenção menos complicada que muitos off-road.

Aqui em Curitiba tenhos vários amigos que utilizam o Vitara (metal top, open top e gran) no dia-a-dia e trilhas no final de semana sem nenhum problema.

Abraços,

Alcione
26/11/2005, 09:46
Mais um detalhe; vai pagar bem menos que na toy. Perto da metade do valor !!!!!!

joaquim
26/11/2005, 10:20
Fábio,

A "Band Amarela" série especial é a Band Sport, que saiu em 2000 e 2001, e não tem nada melhor ou pior que as outras.
A Band 2001 está entre as melhores pois já vem equipada com tudo de fábrica: Ar, direção, eixo traseiro flutuante, freio a disco...., só precisa trocar os bancos, se o dono já não os trocou.
Se o preço for esse mesmo - 35K, verifique o estado e se não é rolo ou golpe, pois uma Band desse ano vale mais que 50K.
Band é quase indestrutível, tanto que é a maior fornecedora de peças para upgrade em outros jipes. Fornece eixos, câmbio, transferência, molas, direção... precisa dizer mais algo?

Me desculpem os demais, mas CJ/Rural e F-75 é pra que gosta realmente de Jeep e de mecânica, pois parecem tabuada - só dão problema.
Estou reformando uma F-75´, mas de F-75 ela só vai ter a lata, os eixos e o chassi, esse último reforçado, pois se for original parace vidro, qualquer torção e ele quebra.

Os Suzukis são bons carros, mas procure antes ver a disponibilidade de peças e o preço. Como você mencionou, não gosta de gambiarras, então imagine as adaptações de pastilhas de freio de Corcel, lonas de Fusca, botões de vidro elétrico de Corsa.... a lista é grande! Um colega precisou de uma tampa de distribuidor para o Vitara dele, só achou uma xing ling importada por $150, que durou uma semana antes de rachar.

Pense também no que mencionei anteriormente: Band não desvaloriza, comprei a minha Band 89 em 1996. Com o preço que paguei (13k) comprava um Gol básico Zero, nove anos depois ela continua valendo o preço de um Gol zero!

joaquim
26/11/2005, 10:47
Band 4 marchas é igual ao Chevette antigo, sobra motor e falta câmbio, o motor sai de giro e ela não anda, o que foi resolvido com as Bands a partir de 93, pois já têm o motor 364 e câmbio 5 marchas.

Então, você recomenda a aquisição de uma Band de 93 para cá... Li, em algum lugar, que houve uma série especial da Band 94, amarela, capota de lona, etc, etc, que valeria a pena. Alguém sabe algo sobre essa Band? O que ela tem de melhor que as outras?
Outra pergunta, qual é o motor da Toyota? A partir de quando começaram a usar motor da Mercedes e quais são as desvantagens (ou vantagens)?

Obrigado, mais uma vez...

A Band começou a ser fabricada no Brasil em 59.
Até 1962 ela saia com o motor Toyota 2F 6 cilindros a gasolina, esse motor foi copiado da GM.
A partir de 1962 ou 1963 a Toyota adotou o motor Mercedes OM-324, injeção indireta - uma verdadeira fábrica de pregos, de tanta trepidação e barulho.
A partir de 1973 o motor foi substituido pelo OM-314, injeção direta.
Melhorou um pouco a vibração e o barulho, mas ainda não era possível escutar um rádio sem o auxílio de um amplificador de 200W.
Na década de 80 iniciaram as melhorias. Trocaram o câmbio seco pelo sincronizado, a caixa de transferência por uma com reduzida, mudaram os eixos, as portas, o painel...
Em 86 foi adotado o motor 314-S, muito menos barulhento e muito menos trepidante que os anteriores, esse motor saiu nos caminhões Mercedes 708E e é conhecido como pré 709, pois já traz muitas das características do motor OM-364.
Em 90 foi trocado o motor pelo OM-364.
Em 93 foi trocado o câmbio pelo de 5 marchas
Em 94 foi trocado o motor pelo Toyota 14B
Em 96 foi trocado o freio dianteiro pelo freio a disco.
Daí prá frente nada de importante mudou, apenas a adoção de ítens que antes eram opcionais para ítens de linha e a recalibração da bomba injetora para se adequar as normas de emissão de poluentes.
Um detalhe é que a Toyota sempre mudava a linha no meio do ano, então existe Band 90 com motor 314 e 364, Band 93 com câmbio de 4 ou 5 marchas, Band 94 com motor Mercedes, Band 96 com freio a tambor...

FábioGondim
26/11/2005, 10:49
A Band 2001 está entre as melhores pois já vem equipada com tudo de fábrica: Ar, direção, eixo traseiro flutuante, freio a disco...., só precisa trocar os bancos, se o dono já não os trocou.
Se o preço for esse mesmo - 35K, verifique o estado e se não é rolo ou golpe, pois uma Band desse ano vale mais que 50K.

Por isso mesmo é que estou ancioso... pode ser agora que meu sonho se realiza. Pelas fotos, a viatura está zero!!! Mas, claro, preciso dar uma olhada pessoalmente. Só estou aguardando um contato do proprietário. Que tipo de rolo ou golpe poderia ser? Alguém me ajuda? :pensativo:

Ronaldo B.
26/11/2005, 11:23
Me desculpem os demais, mas CJ/Rural e F-75 é pra que gosta realmente de Jeep e de mecânica, pois parecem tabuada - só dão problema.


Joaquim,

O que dá problema é carro mau conservado ou que o dono não quer gastar com manutenção, eu sou totalmente contra esse papo de comprar CJ ou F75 ou qualquer outro veículo caindo aos pedaços, não querer gastar com a manutenção necessária de depois reclamar que CJ quebra muito, quebra na maioria das vezes por culpa do próprio dono que é relaxado ou não tem dinheiro para manter o veículo com as condições minimas de uso e fica fazendo um monte de gambiarra e depois que dá merd@ reclama, pela forma como você disse que está reformando a sua F75, tenho certeza que essa não vai ficar quebrando a toda hora, mas prá isso precisa investir, e acho que você deve estar investindo bem em tudo que está fazendo e com certeza vai ficar muito boa. :concordo:



Os Suzukis são bons carros, mas procure antes ver a disponibilidade de peças e o preço. Como você mencionou, não gosta de gambiarras, então imagine as adaptações de pastilhas de freio de Corcel, lonas de Fusca, botões de vidro elétrico de Corsa.... a lista é grande! Um colega precisou de uma tampa de distribuidor para o Vitara dele, só achou uma xing ling importada por $150, que durou uma semana antes de rachar.


De novo caímos no mesmo ponto, existem peças de qualidade e porcaria para qualquer veículo não só para os importados, vai de cada proprietário saber o que está comprando e essa lista de adaptações que você citou na grande maioria das vezes é utilizada ou por quem não quer gastar comprando peças boas ou até mesmo como um "quebra galho" quando não se encontra a peça certa, mas algumas peças dessa lista podem ser usadas sem nenhum problema, basta saber o que pode e o que não deve ser feito, mas dificuldade de achar peça para um importado sempre pode ocorrer, isso é um dos ítens que deve ser avaliado antes da compra. :concordo:

[]´s

Ronaldo B.
26/11/2005, 11:34
Fábio,

Pelas suas resposta você tem tudo prá poder comprar um excelente 4x4 então aproveita e faz isso mesmo, pergunta muito, tira todas as suas dúvidas até ter a certeza de ter feito a escolha correta. :concordo:

Pelo que pude ver, acho que a tendência é você comprar uma Toyota Band, é um excelente carro, baixa manutenção, robusta, eu acho a Band quando equipada de forma moderada tão bonita ou mais que um CJ, o que me preocupa na Band é só o índice de roubos aqui em SP, não sei como é em Brasília, mas se não for muito alto, acho que você está no caminho certo, mas antes de decidir seria muito bom você conversar com alguém que tenha uma Band e você possa experimentar o carro, andar um pouco com ele e ver o que você acha, lembre que é diferente dar uma volta com o carro de comprar e usar direto, se você se sentir confortável com a Band, manda vê !!!

Segue os conselhos que o Joaquim te deu, porque realmente uma Band 2001 por R$ 35.000, deve ter alguma coisa errada, nem que seja o preço, então muito cuidado antes de fechar o negócio, principalmente com a documentação, verifique se existe a possibilidade de levar o carro ao DETRAN para uma vistoria antes da compra para verificar numeração de chassi, motor, etc. para não ter uma surpresa desagradável depois. Do mais, vai ter um excelente carro que vai te trazer muitas alegrias e vai durar o suficiente para passar para os seus filhos e até quem sabe para os netos !!! :concordo:

[]´s

joaquim
26/11/2005, 12:03
Ronaldo,

Concordo com tudo o que voce falou.
O CJ e seus derivados são de extrema simplicidade e confiabilidade, o problema é com o dono e com a qualidade das peças disponíveis para reposição.
Já tive CJ em que "gastei os tubos" para deixá-lo confiável e agora estou reformando uma F-75.
Como dificilmente se encontra um desses com manutenção decente e em dia, resolvi montar minha picape usando ítens confiáveis e atuais, como motor 4.1 MPFI, câmbio Clark, feixes e caixa de direção de Band, freios a disco (ainda não sei qual usar).
Um dia a F-75 fica pronta e confiável, mas até lá já terei gastado mais que o preço de uma Band.

Ronaldo B.
26/11/2005, 12:17
Um dia a F-75 fica pronta e confiável, mas até lá já terei gastado mais que o preço de uma Band.


Com certeza !!!! Mas quando estiver pronta você vai ver que valeu a pena, com essa configuração vai ficar excelente e extremamente confiável. :concordo:

[]´s

FábioGondim
26/11/2005, 23:10
joaquim,


Daí prá frente nada de importante mudou, apenas a adoção de ítens que antes eram opcionais para ítens de linha e a recalibração da bomba injetora para se adequar as normas de emissão de poluentes.
Um detalhe é que a Toyota sempre mudava a linha no meio do ano, então existe Band 90 com motor 314 e 364, Band 93 com câmbio de 4 ou 5 marchas, Band 94 com motor Mercedes, Band 96 com freio a tambor...

Então, quer dizer que posso comprar uma Band 97 para cá com exatamente os mesmos opcionais instalados? Freio a disco nas 4 rodas, inclusive? E o motor, hoje, não trepida tanto? Quanto faz por litro? Qual a potência?

FábioGondim
26/11/2005, 23:16
Ronaldo B.,


Segue os conselhos que o Joaquim te deu, porque realmente uma Band 2001 por R$ 35.000, deve ter alguma coisa errada, nem que seja o preço, então muito cuidado antes de fechar o negócio, principalmente com a documentação, verifique se existe a possibilidade de levar o carro ao DETRAN para uma vistoria antes da compra para verificar numeração de chassi, motor, etc. para não ter uma surpresa desagradável depois.

Pois é... vai ver que o preço era 53 mil e não 35 mil. Talvez tenham trocado os dois dígitos de lugar. :putz: Também estou achando muito barato. Por sorte minha, vi o anúncio no primeiro dia que foi publicado... O dono, contudo, não retornou. Amanhã, tento ligar para ele de novo e esclareço a questão. Se o preço for esse mesmo, é capaz de eu fechar negócio amanhã mesmo... Torçam por mim... :concordo:

FábioGondim
26/11/2005, 23:19
Ronaldo B.,

... eu acho a Band quando equipada de forma moderada tão bonita ou mais que um CJ...

Será?! Eu acho o CJ bonito demais... Quando vejo um arrumadinho, babo sem parar. Mas, tenho que ser prático. Não tenho muita paciência para ficar arrumando carro toda hora e não tenho muitos conhecimentos de mecânica. Então, prefiro um carro que não me dê dores de cabeça a toda hora, senão, a brincadeira perde a graça. Prefiro um Wrangler ou uma Band, que segundo estão dizendo, são viaturas robustas e que não me darão dor de cabeça. Se a Band estiver sendo oferecida mesmo pelo preço que li, vai ser ela mesmo... 8)

FábioGondim
26/11/2005, 23:22
Citação:

Um dia a F-75 fica pronta e confiável, mas até lá já terei gastado mais que o preço de uma Band.



Com certeza !!!! Mas quando estiver pronta você vai ver que valeu a pena, com essa configuração vai ficar excelente e extremamente confiável.

Então... essa é a questão mais importante para mim. Percebi que iria gastar num CJ, que amo, mais do que em outros carros melhores e mais modernos... Então, reprimi um pouco minha paixão e dei espaço para a racionalidade, afinal, essa decisão afeta toda a família...

FábioGondim
26/11/2005, 23:26
A propósito, alguém poderia me dizer qual é o maior tamanho de pneus que o Band agüenta sem ter que reforçar os eixos?! Eu queria, pelo menos, um 33", por questões estéticas... Além disso, quanto dá para elevar a suspensão sem maiores problemas?

FábioGondim
27/11/2005, 10:55
Gente, continuo aguardando algumas dicas sobre os itens anteriores. Estou sainda de casa, agora, para ver uma Band, mas estou completamente sem convicção do que devo observar. Me ajudem!!!
Sando Tannuri, acho que você, nesse momento, poderia me dar uma ajuda inestimável, amigo. Responda o que disseram sobre os Wrangler e Band... Meu coração está inclinado para o Wrangler, mas minha razão está indo para o Band... tenho razão? As críticas que fizeram aos Wrangler por aqui procedem?

Obrigado

Sandro Tannuri
27/11/2005, 23:44
Fabio,

Ande nos dois, só depois escolha.
As opniões variam, ja dei as minhas e você ainda vai ouvir varias diferentes ate formar a sua.
Para trilha media e pesada um Wrangler original vai onde nenhuma Band vai, se quiser modificar existem 100 vezes mais peças para Wrangler do que para Band e isso para mim é o que importa. Se voce quiser fazer expedições então compre a Band, e para isso que ela serve.

Abraços,

joaquim
28/11/2005, 01:46
Fábio,

Estou respondendo as perguntas só agora, pois fiquei fora da Internet.
Procurei responder pela ordem.

As Bands com freio a disco só têm esse ítem disponível na frente, a traseira é a tambor, mas ha casos em que se adaptam os freios a disco originais ou o Super Brak Disc na traseira com bons resultados.
O motor, a partrir do 314-S já não vibra muito, e o motor Toyota é até silencioso para um Diesel.

A Band faz em média 10 km/l, independente da motorização, depende mais do pé do motorista.

Continuo achando que quando a esmola é muita, o santo desconfia, Band 2001 por 35K deve ter alguma coisa de errado.

Já vi Band com pneu 35 sem problema algum no eixo, só é preciso encurtar o diferencial para ela não ficar xoxa.
Pneu 33 cabe sem problemas, só é preciso alguns ajustes na suspenção e a instalação de "alargadores de paralama" para não levar multa.
A minha tem pneu 235/85-16, que equivale a um 32" x 9.1/2". Uso esse para não ter que mexer na suspenção nem ter que aumentar os paralamas.

No mais, siga os conselhos do Tannruri e do Ronaldo: Pense na utilização do carro, ande nos dois e use o seu coração. Decida só após isso.
Não se apavore para comprar o primeiro carro que aparece, pesquise os preços antes e tenha um mecânico ou pessoa que conhece o carro de sua confiança para verificar se ele está bom.
Tem muito picareta querendo se livrar de bomba por aí, exemplo é aquela Band de 280 CV que você postou no outro tópico.

FábioGondim
28/11/2005, 10:34
Ande nos dois, só depois escolha.

Sandro, por incrível que pareça, aqui em Brasília, não estou conseguindo um Bandeirante e um Wrangler para andar. Ontem, liguei para algumas pessoas que estavam anunciando Bandeirante, mas não consegui falar com nenhuma. Wrangler, simplesmente não tinha anunciado no jornal.
Por isso é que minhas dúvidas aumentam mais e mais...
Obrigado, mais uma vez, pelas suas impressões. Aliás, por favor, veja o que acha do Toyota MUITO equipado que coloquei no fórum de Toyotas...

FábioGondim
28/11/2005, 10:35
Continuo achando que quando a esmola é muita, o santo desconfia, Band 2001 por 35K deve ter alguma coisa de errado.

Acho que o cara anunciou errado. Não respondeu nem mensagens eletrônicas, nem telefonemas... :cry:

FábioGondim
28/11/2005, 10:41
Tem muito picareta querendo se livrar de bomba por aí, exemplo é aquela Band de 280 CV que você postou no outro tópico.

Pôxa, sinceramente, o cara não parece ser picareta não... É questão de gosto. Ele adora o carro, fala sobre ele com a maior empolgação, me deu endereço, telefone, etc para eu entrar em contato, disse que vai me dar todas as notas de tudo o que foi feito... sei lá... :?
Eu acho que motor a diesel tem que ter turbina, senão fica fraco demais. Claro que não precisa daquele exagero todo. Para ser sincero, acho que exagero é dizer que o motor chega a 280hp. Não acredito. De qualquer modo, dá para levar o carro numa oficina especializada em motores e mandar fazer um diagnóstico, não? Se estiver tudo em ordem, basta não utilizar a pressão do turbo, que é regulável no painel, podendo chegar a até 2,5bar (coisa que eu nunca utilizaria e o dono também disse que nunca utilizou). Eu limitaria a algo como 0,5bar e pronto! Os motores mais modernos (L200, Hilux) também não têm turbo e intercooler? :?

FábioGondim
28/11/2005, 10:42
Para trilha media e pesada um Wrangler original vai onde nenhuma Band vai, se quiser modificar existem 100 vezes mais peças para Wrangler do que para Band e isso para mim é o que importa.

Isso também importa para mim. Acho que encontrei um Wrangler sendo vendido aqui em Brasília. O cara da concessionária ficou de me ligar para eu dar uma volta...

FábioGondim
28/11/2005, 23:51
Pessoal!!! Fechei negócio, "de boca", numa Toy Band com todos os opcionais!! :lol: Amanhã, vou cuidar da papelada e da transferência do dinheiro. Torçam para que nada dê errado! :dance: :dance: :dance:

As dúvidas quanto ao que seria melhor ainda existem, mas creio que foi uma boa oportunidade que apareceu. Assim que estiver com o carro em mãos, vou publicar algumas fotos e dar mais detalhes da compra. Obrigado, de coração, a todos!! :concordo: :concordo: :concordo:

[]'s 4x4 sem conseguir parar de rir...

Ronaldo B.
29/11/2005, 08:18
Fábio,

Espero que dê tudo certo :concordo: :concordo:

Boa sorte com o novo brinquedo.

[]´s

_portela
29/11/2005, 11:35
Fábio,

Boa sorte :concordo:

Não esqueça de postar fotos aqui e relatar as usas impressões.

[]

joaquim
29/11/2005, 15:35
Fábio,

Boa sorte!

Aguardo as fotos!

FábioGondim
29/11/2005, 22:30
Obrigado pela força galera, mas não deu certo. Na verdade, deu MUITO errado mesmo. Estou completamente desanimado. Leiam o tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=201823#201823

e vão entender a minha dor. Além de não ter jipe, ainda tenho menos dinheiro para comprar um... :(

FábioGondim
11/12/2005, 21:40
Ampliando a dúvida.

Depois de amargar um golpe, passar meses tirando dúvidas sobre qual seria o melhor jipe, eis que me aparece um novo candidato que, até entáo, náo conhecia... o Engesa.

Enquanto procurava conhecer mais sobre o Engesa, me deparei com uma proposta que me parecia boa... Um Engesa Fase III, protótipo com kit comprado na Envesa, 17.000 km, etc, por R$ 40 mil. Poderiam dar uma olhada no tópico abaixo para ver a proposta que me fizeram? Preciso, realmente, de ajuda.

Obrigado mais uma vez. :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=205516#205516

CAVESO
27/12/2005, 01:31
Bom preço, facilidade de manutenção e um pouco mais de conforto?
Vá de engesa, de preferência um fase II!

FábioGondim
05/01/2006, 23:11
Bom preço, facilidade de manutenção e um pouco mais de conforto?
Vá de engesa, de preferência um fase II!
Já fui! Olha lá... :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15704

coura.assis
14/02/2014, 09:13
Já fui! Olha lá... :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15704

Bom dia Fábio!
Li esse assunto no Fórum (todas as páginas) e confesso que fiquei curioso quando disse que não deu certo a compra da Band. O link que você colocou não abriu e gostaria de saber o que houve. Problema com o carro?
Também estou em busca de um 4x4 e talvez passe pela mesma dificuldade sua.
E o Egesa II? Tá valendo a pena?
Abraços.

Dimasi
14/02/2014, 09:54
O post é de 2006, a última atividade do cara foi em 2009. Acho que ele não aparece mais por aqui.
Muito cuidado com anúncios de viaturas muito abaixo do preço, principalmente anunciadas em cidades do interior. Vc liga e eles vem com o papo que tem um interessado, querem um sinal para segurar o carro, te mandam cópia do documento etc.. etc... golpe. No ML tá cheio. Comprar, só vendo a viatura ao vivo e a cores, conferindo documentação no Detran e checkauto ( cobra uma taxa mas vale a pena ) e dindim na mão e viatura e documento na outra.
Abs