PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Ar no Capo



Augusto Braga
21/11/2005, 20:08
Aviso a Tds que tenham colocado o filtro de ar externo que pode ocorrer calço hidraulico em situação de chuva forte, principalmente nos Jotas sem os alargadores de paralama. Meu motor quebrou o eixo virabrequim em Julho, na epoca ainda usava um respiro com admissão 360 graus, o Andre de Niteroi me deu uma dica sobre um novo respiro, achei que agora tinha ficado beleza, mas depois de duas fortes chuvas, Eu abri o filtro e tinha bastante agua dentro, com o elemento já bem umido. Fiz então uma gambiarra para tentar melhorar isto, alem de estar procurando adaptar um alargador de paralama tabajara. Seguem fotos. Abraços quase calçados de novo.

Carlos Lima
22/11/2005, 14:27
Augusto,
Coloquei o meu filtro no caput com uma terminação de snorkel de alumínio da Tração Off Road. Ele já está lá há pelo menos 8 meses e até agora não deu problema. Inclusive peguei um alagamento em Niterói digo de trilha.
Vou verificar se o filtro está ok e te dou um retorno.
Sds.

Carlos Lima
29/11/2005, 11:39
Augusto,
Retirei a tampa do filtro para analisar a situação e não encontrei nem vestígio de umidade. Acho que a entrada para o filtro deve ter alguma rachadura para entrar água.
Abraço.

Augusto Braga
29/11/2005, 19:34
Carlos, a sua tomada de ar continua em cima do filtro ou Vc jogou no teto? Vc tem alargadores de paralama originais? Abrs

Augusto Braga
29/11/2005, 19:40
E, a verificação se tem agua ou não tem que ser feita imediatamente depois da chuva, e das fortes. Abrs

Carlos Lima
29/11/2005, 20:25
A tomada de ar fica logo depois do filtro, por um chapéu de alumínio. Após uma chuvarada (que já está por vir) darei uma olhada.
Abraços.

Augusto Braga
29/11/2005, 20:32
Tentei ver seu Jota, mas Vc não tem album de fotos, Alargadores originais ou sem como o meu?Abrs

Augusto Braga
21/03/2006, 20:14
To reabrindo o tópico para que prestem atenção ao risco de calço hidraulico, notem a tomada de ar foi deslocada mais p/ dentro do caput, talvez seja melhor fazer como o Martin esta pensando: colocar o filtro externo e adaptar uma mangueira como snorkel.


Abrs

Carlos Lima
22/03/2006, 20:09
Pessoal,
Já peguei umas boas chuvaradas e até agora não tive problemas com isso. Estou com o filtro pra fora a 1 ano e meio e já rodei 23.000Km assim.
Vou tirar foto pra mostrar.
Eu uso um chapéu de alumínio que comprei na loja Tração 4x4 em SP. O acabamento é ótimo.
Abraços.

kaducrema
22/03/2006, 23:32
Pessoal,

No DVD do JPX tem uma expedição à fronteira em que os Jotas vão com um snorkel que tem um copinho de vidro ou plastico transparente próximo a entrada de ar. Parecia que tinha água pela metade. Desculpem a pergunta torta de jipeiro do asfalto, mas eu queria saber a função do dito cujo.

Abraço,

Marcelo R. A. da Cunha
23/03/2006, 09:14
Pessoal,

No DVD do JPX tem uma expedição à fronteira em que os Jotas vão com um snorkel que tem um copinho de vidro ou plastico transparente próximo a entrada de ar. Parecia que tinha água pela metade. Desculpem a pergunta torta de jipeiro do asfalto, mas eu queria saber a função do dito cujo.

Abraço,

Carlos

Não e agua não é oleo, e ele esta la para segurar o maximo de poeira possivel. Este tipo de entrada e utilizada em tratores e caminhoes, muitas vezes chamada de "ciclone" ela tem um sistema turbilhonamento que faz as particulas mais pesadas serem direcionadas para este reservatorio.

rgds

Martin Melcop
23/03/2006, 10:56
Galera,

como vou montar um snorkel a moda da casa, queria saber qual o material bom para fazer a parte superior do snorkel?

manolo
23/03/2006, 13:14
o meu jota, desculpa ( ex-jota ) foi vendido esta semana. estava com o filtro no caput.

passei por enchentes rios e etc e nunca entrou agua nenhuma.

ps o chapéu do filtro é uma capa de roda da mangels cortado e soldado dna saída do tubo.

Elmer_Jeep
31/03/2006, 11:43
Galera, 6 podem colocar umas fotos mais detalhadas, é que vou fazer em minha oficina a adaptação do filtro de ar assim na lateral do capo num JPX de um amigo meu, gostaria de saber se é feito algum corte no capo e se o filtro é fixado no capo ou no paralama :?:

Também (se possível) gostaria de ver detalhes da tubulação do filtro até a turbina.

Obrigado à todos :concordo:

Augusto Braga
31/03/2006, 21:47
Elmer, o filtro fica no capo, Vc tem que fazer uma abertura quase no final dele p/ passar a mangueira.Vou tentar tirar umas fotos da instalação no domingo p/ postar.

Abrs.

Elmer_Jeep
01/04/2006, 09:24
Augusto Braga, Obrigado irmão eu tava afim de fazer esse trampo hoje, sabadão e tal, mas vou aguardar as fotos pra não fazer besteira no capo alheio :lol:

valeu, 1 abraço.

Martin Melcop
02/04/2006, 08:55
Elmer,

vc vai colocar snorkel ou só o filtro para o lado de fora?
Vc vai usar que tipo de cobertura para a tomada de ar?? :pensativo: :pensativo:

leogc
02/04/2006, 12:18
Fala Martin,

e a Columbia?! já tá recuperada?!

abs

Martin Melcop
02/04/2006, 17:44
Está sendo montada :palmas: :palmas: :palmas:

Falta agora só colocar as aletas e o calço

Augusto Braga
02/04/2006, 20:11
Elmer, não tenho maquina digital, consegui uma polaroid emprestada que o computador simplesmente ignorou, desculpe.

Abrs

Elmer_Jeep
03/04/2006, 10:20
Elmer,

vc vai colocar snorkel ou só o filtro para o lado de fora?
Vc vai usar que tipo de cobertura para a tomada de ar?? :pensativo: :pensativo:

Fala Martin,

Queremos colocar o filtro com snorkel do lado de fora.

O captador de ar não sei ainda, pode ser um "chapeu chines" de motor estacionario ou um mais bonitinho q vende no donatti.

[]'s

leogc
03/04/2006, 12:36
vai vender?!

abs

Elmer_Jeep
03/04/2006, 14:58
Elmer, não tenho maquina digital, consegui uma polaroid emprestada que o computador simplesmente ignorou, desculpe.

Abrs

Tudo bem, não esquenta.

Se puder explicar mais ou menos como foi feita a fixação do filtro e qual a posição do corte no capo agente dá um jeito de copiar poraqui :lol:

[]'s

Martin Melcop
03/04/2006, 15:10
vai vender?!

abs

comigo???

se sim, ainda num sei, apesar de estar com dificuldade$ para terminar...

Augusto Braga
03/04/2006, 19:01
Elmer, da uma olhada no meu album de fotos que Vc vai ver a posição do filtro. Vc tem que tirar o filtro com suporte e ameaçar no caput, ai Vc marca os furos p/ os quatro parafusos e o furo maior p/ passar a mangueira. Eu tive que cortar a tomada e soldar em outro lugar p/ ficar certo.
Abrs

Augusto Braga
06/04/2006, 19:14
Elmer, seguem as fotos. O isolamento acustico/termico do caput Eu tirei p/ uma melhor troca de calor, barulho não atrapalha, asfalto não faz falta!


Abrs.

Elmer_Jeep
07/04/2006, 09:26
Augusto Braga, cara muito obrigado, era mais ou menos isso q eu tava pretendendo, agora é mãos à obra.

Obrigado mais uma vez.

Grande abraço.

Macanudo-RR
07/04/2006, 17:04
As fotos estão ótimas...
como faremos para colocar um snorkel mais alto?
Saudações 4x4!

Elmer_Jeep
08/04/2006, 01:57
Macanudo-RR, relaxa, deixa a viatura la na Retífica no sabadão que agente desenrola essa parada :concordo:

Martin Melcop
08/04/2006, 21:33
Eu tava vendo que não poderei colocar as minhas aletas muito para dentro como queira, pois como podemos ver na foto

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=36854

Tem um X que é a estrutura do capô :(

Mas quem sabe umas menores

Andrejur
09/04/2006, 19:20
+ OPÇÕES.

Martin Melcop
09/04/2006, 19:35
André,

vc comprou o seu tow bar?
Mandou fazer?

Andrejur
09/04/2006, 19:46
Martin, comprei na Paulista 4x4, marca Walrod(acho que é isso) foi o preço + barato que encontrei entre todas as marcas(Keko e outras).
Agora vem pronta para o CJ e vc tem que adptar a instalação no JPX, como todos os outros.

Abs.

Elmer_Jeep
10/04/2006, 00:51
blz André, obrigado pelas fotos :concordo:

abração.

marcio perotto
10/04/2006, 14:52
Andre, vendo as suas fotos achei interessante os amortecedores p/ alçar o capô. De que carro vc. usou p/ adptar ???

Andrejur
10/04/2006, 20:22
Da Tampa da Mala da Parati, mas tem que confeccionar os dispositivos tipo dobradiça para fixar no capo e chapa da caixa de roda. Os meus mandei fazer no torneiro.

Abs.

marcio perotto
11/04/2006, 12:11
Realmente ficou show, porque convenhamos o capô e pesado, acho que so o do Engesa ganha em peso. Ai faz umas fotos + detalhada das dobradiças manda p/ Getulio...

Abraço...


.

Andrejur
11/04/2006, 18:47
Assim que eu tiver mais folgado vou providenciar umas fotos mais detalhadas.

Abs.

marcio perotto
12/04/2006, 13:56
Ok, e como diria aquele antigo samba " ... vai um "treichinho" ai abaixo...

"o GUAIAMU que não se apavora,
disse, eu vou investigar,
vou dar um pau nas piranhas lá fora,
vocês vão ver elas vão ter que entregar...
Assassinaram o camarão..."

Abraço...

.

Andrejur
13/04/2006, 01:50
Bem lembrado. Gravação original dos "Originais do Samba"do qual fazia parte o saudoso Mussum antes de virar um dos "Trapalhões" junto com Didi(Renato Aragão), Dedé e o também falecido "Zacarias".

Abs.

marcio perotto
13/04/2006, 11:00
É um dos poucos sambas que ainda sei decor e salteado, se sabe né, aqui no Goiás (por sinal campeão estadual 2.006), a tradição é JECA & JOIA, Leandro, Zé Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e + trocentas bandas sertanejas. Como morei toda infancia e parte da adolescencia em Brasilia meu negocio é + Rock... Não tenho nada contra mas, se depender de comprar um CD sertanejo a turma acima vai passar da "banda ruim"...heheheeeeee...

E por falar em Niterói-RJ e o FOGÃO campeão???

Abs...

.

Andrejur
17/04/2006, 16:40
É, sou tricolor(fluzão) mas a galera do fogão estava carente faz um tempão.

Abs.

leogc
17/04/2006, 23:36
Fala Andre,

Te vi ontem parado na dutra num restaurante ali em nova iguaçu...só para variar tava babando no guaiamu.


parabens
abs

Andrejur
18/04/2006, 23:48
Fala Leonardo.
Era eu mesmo. Parei ali do Habibs pra mijar depois daquela engarrafamento brabo na Dutra. Só não estava babando porque a boca estava seca, só babei depois que eu comprei umas cervejas, hehehehe.

Abs.

leogc
19/04/2006, 09:16
hahahaha...quase que eu parei tb...mas a vontade de chegar em casa era maior que a de mijar...

abs