Conectar

Ver Versão Completa : Homocinética no ENGESA..alguém já fez?

Cláudio Ferro
17/12/2013, 16:57
Alguém já trocou as cruzetas e semi eixos do ENGESA POR hOMOCINÉTICAS? As minhas pontas de eixo não aguentam rodar o pneu 315 R16 geolander - Tão quebrando direto...alguém tem alguma idéia pra me dar..pensei em tentar trocar por Homocinéticas...o que acham??

Vicente Guimaraes
17/12/2013, 18:23
Fala Claudio,

Está quebrando aonde? na trilha? qual uso do veículo?

Cláudio Ferro
17/12/2013, 23:18
Rapaz tá uma coisa de louco..to ralando com esta ponta de eixo..desde quando comprei meu ENGESA..não dei sorte..faço pouquissima trilha com ele, e quando entro em algum lugar..são lugares bem leves..eu tenho quase certeza que as rodas 16 com pneus 315/75 tão deixando o conjunto todo muito pesado pra rodar...antes tinha quebra a ponta de eixo do lado da roda livre..chegou a quebrar os encaixes de onde vão a cruzeta moeu!!! ai agora quebrou ao meio o semi eixo também do lado da roda livre do lado do motorista..ai mandei retrabalhar soldando ...fui testar num barranquinho pra subir...tudo tracionando perfeito..quando comecei a subir acelerar veio o estalo quebrou de novo ..desta vez os mesmos encaixes do mesmo lado do semi eixo de fora da roda livre do lado motorista e também para piorar o encaixe do eixo que vai até o diferencial...não sei mais o que tentar fazer..hoje gastei 300 reais em 15 minutos de brincadeira!:freaking:

ROBERTO SCHOLLER
18/12/2013, 10:13
Poxa!!!

Nos willyz estão fazendo direto, falam que fica muito mais resistente!

Nos engesas nunca vi, mas se aplicam em willyz e fica bom em engesa deve funcionar também!

Mas vamos ver o que os demais colegas falam.

abraço.

Cláudio Ferro
18/12/2013, 10:37
Cara to desanimado...juro por Deus..peguei o ENGESA na oficina com o Mecanico dentro do carro e fomos a um barranquinho de meio metro e tentamos subir para testar a tração dianteira...não deu nem 10 minutos de teste e quebrou as duas junções da cruzeta do lado do motorista..num acreditei naquilo...o que me faz desencanar deste sistema de cruzeta foi pelo menos ver que quebrou num lugar diferente ao qual o serviço tinha acabado de ser feiro na ponta de eixo..ou seja não foi quebrado por não soldar direito..ou até mesmo pode ter destemperado o resto da peça e ficou enfraquecida, mas acho que quem soldou fez o trabalho de temperar novamente a peça....:screwy:

Walter da Camper
18/12/2013, 12:17
Tem alguma coisa errada aí. Não é pra quebrar tão fácil.
A minha vtr teve o eixo reformado usando semi-eixos da Enfer há 3 anos, já fez trilhas de ficar pendurada em duas rodas (bloqueio 100% nos 2 eixos e pneus 33) e até já moeu 1 caixa satélite, e os semi-eixos continuam firmes e fortes.
Os Engesas da Rota4x4 usavam pneus 37 ou 38 e aguentavam trilha pesada.
Antes de pensar em modificar, seria bom pesquisar a fundo a causa do problema (empenamento do semi-eixo ou da tubeira, folga excessiva nos rolamento do munhão, batentes do esterço excessivamente abertos...).

Cláudio Ferro
18/12/2013, 12:36
uma coisa é certa..no meu ENGESA eles usaram o diferencial SPICER dana 44 com bloqueio até as pontas e depois soldaram o restante do ENGESA será que é isso que tá dando merda?

Cláudio Ferro
18/12/2013, 13:54
Acabei de pesquizar este modelo aqui..será a solução ou não??
http://www.casadatransmissao4x4.com.br/engesa/431-eixo-dianteiro-engesa-camper.html443891

regisbellini
18/12/2013, 19:53
Cláudio,

Tem coisa estranha por aí!!! Uso meu Engesa em trilhas médias c/ pneu 35 e bloqueio 100% sem problemas de quebra. Detalhe que meu eixo dianteiro ainda é dana 30.
Tenta ver o que o Valter falou sobre o empenamento da carcaça. Agora como a peça já havia sido soldada e passado por torno anterior, podemos imaginar que a resistência estava comprometida. Tenta arrumar uma nova e montar após a conferencia do itens que o Valter citou.

abs,
Regis

RogérioNunes
18/12/2013, 20:51
Cláudio, o eixo dianteiro é D44? Se for, arruma outro semi eixo inteiro e troca, tem coisa errada aí essa peça não quebra assim tão fácil não.
Não justificaria vc trocar todo eixo por conta disso, o custo será bem grande.

Cláudio Ferro
18/12/2013, 22:48
o problema e que o meio o diferencial é SPICER 44 da rural, williys... ai chega nas pontas das rodas vira ENGESA...tá muito gambiarra..eu to achando!

JUNINHO_BITTENCOURT
19/12/2013, 14:30
Claudio, cabe a Homocinética Band sim.

Eu tenho os munhões do Engesa D30 no D44 no meu Willys desde 2010, so tem que desbastar um pouco por dentro do munhão para não raspar a homo, use a coifa do Monza para cobrir a homo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/204070d1260446672-cj5-1955-pitbull-gm-6cc-4-1-turbo-38-5x14-5-10.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/296746d1307632417-sera-que-o-contran-melou-o-off-road-no-brasil-cj5-056.jpg

RogérioNunes
19/12/2013, 14:32
Tem certeza que é tudo engesa nas pontas? Ou está com o cubo de roda willys refurado para 6 furos?
Mesmo se o cubo for engesa, tem como usar as rodas livre do jeep/rural e manter o semi eixo original.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/12/2013, 14:52
Tem certeza que é tudo engesa nas pontas? Ou está com o cubo de roda willys refurado para 6 furos? Mesmo se o cubo for engesa, tem como usar as rodas livre do jeep/rural e manter o semi eixo original.

É tudo Engesa, veja o post na pagina anterior, inclui as fotos agora.

Exceção das Mangas, que fiz mais parrudas e alterei os rolamentos (veja comparação da manga original Engesa usinada internamente para montar com a Homo e as novas mangas, ando com 38.5x14.5 e ja as mangas teriam quebrado.

O Semi não tem como manter, tem que fazer novos, não tem comprimento suficiente para cortar a cruzeta fora e frezar as estrias, tem que fazer novos, fale com a Ensimec.

Roda-livre mantive a do Engesa, alterando somente o cubo interno para a de Band, ja quebrou algumas milhares, a de Band/Troller cabe no lugar.
Porém tem que fazer um espaçador para a rodalivre:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/216536d1268754233-cj5-1955-pitbull-gm-6cc-4-1-turbo-38-5x14-5-dsc00658-1-.jpg

Cláudio Ferro
19/12/2013, 15:26
Ai sim hein...hehehe...se pude e tiver mais algumas fotos destas pra eu levar no mecanico para ver se da um luz.ok obrigado!

RogérioNunes
19/12/2013, 15:34
Opa! Juninho a pergunta que fiz, se era tudo engesa mesmo, foi pro Cláudio. O seu trabalho foi muito bem feito!
No caso do Cláudio tem coisa errada ma montagem que fizeram no eixo dele pois esse semi original do eixo D44 não quebra fácil assim não. E mesmo no eixo D44 original é possível instalar a Homocinética da band sem a necessidade de trocar toda ponta.

Cláudio, tira umas fotos da extremidade do eixo da sua viatura sem a roda pra entendermos o que tem lá.

Cláudio Ferro
19/12/2013, 17:47
Tem certeza que é tudo engesa nas pontas? Ou está com o cubo de roda willys refurado para 6 furos?
Mesmo se o cubo for engesa, tem como usar as rodas livre do jeep/rural e manter o semi eixo original.
Eu acho que é do ENGESA MESMO.pois as rodas livres fui pesquizer o numero de estrias..é são 27 parece as do ENGESA...

Cláudio Ferro
19/12/2013, 17:54
Então resumindo..terei que comprar quais peças da Toyota Bandeirantes, e qual ano? Levando em conta o que tenho no Jeep JÁ o que poderei usar?

Vicente Guimaraes
19/12/2013, 21:56
Claudio, eu acho que o problema está no fato do eixo ter sido bastante mexido.. tem peças de rural, de engesa, pode ter algum desalinhamento como os colegas salientaram. Esta viatura foi sempre sua? sabe-se lá o que o dono anterior andou fazendo... :)

Quanto eu reformeio a mecânica do meu engesa eu mantive o Dana 30 na dianteira todo original, não mexi em nada (só troquei as peças defeituosas por outras novas, isso por sugestão e obra do Roger Nunes que foi quem fez a reforma mecânica, e o bichão ficou perfeito.

Espero que vc encontre o melhor caminho para sanar este problema.

Cláudio Ferro
19/12/2013, 22:30
Tenho ele a mais ou menos um ano..e já peguei assim...esta tração dianteira para se ter idéia de como eu ando pouco em trilhas..demorei pra caramba pra sacar que não estava rodando as rodas da frente..eu postei o link daquelas peças do eixo dianteiro completo..por conta de achar que tá tudo muito adptado ..para tentar começar do zero..444071

RogérioNunes
19/12/2013, 22:34
Cláudio, apesar de não ver o estado do eixo que está na viatura, tenho certeza que trocando o semi eixo e as rodas livre resolverá seu problema definitivamente sem gastar muito pois um eixo desses que está na foto custa uns 6 mil mais mão de obra e "arremates", vai passar dos 7.

Cláudio Ferro
20/12/2013, 23:44
O que percebemos aqui ao abrir tudo e retirar as 2 pontas de eixo...do lado do motorista, foi que a ponta de eixo que vem de dentro em contato com o diferencial é da Rural, Willys..pelo menos suas estrias casam com o diferencial SPICER 44 wILLYS, Rural.que por sinal tem o bloqueio etc...esta com uns 2 ou 3 sinais de solda já...isso acho que devido a ter que soldar a ponta de ligação da Cruzeta de dentro com a outra ponta de eixo menor de fora..quer dizer só ai já foi adaptado e soldado, já deve ter perdido força na peça...a partir deste eixo de dentro o maior..que tem esta adaptção para se ligar ao eixo curto..dai para frente é tudo ENGESA..e ai que não sei o que devo fazer..para que eu não perca todo o meu conjunto de diferencial SPICER..44..com bloqueio...que parece ser bom?! Gosto pra caramba da Viatura ..mas tem hora que desanima:putz:

tiorico
23/12/2013, 10:57
Claudio,

Pelo que você está contando, me parece que o seu eixo dianteiro foi remontado com as medidas erradas...

Tire a medida dos seus semi eixos internos e ligue em alguma loja pra comparar com os semi eixos de rural e engesa. Pode ser que estejam fora de padrão e os semi eixos internos foram alongados ou encurtados para casar com as novas medidas do eixo.

Cláudio Ferro
23/12/2013, 16:59
Vou medir quando reabrir de novo..pode ser que estejam sim maiores ou menores..mas se estiverem mesmo maior ou menor..??

Vicente Guimaraes
23/12/2013, 23:38
Coloca numa plataforma e manda para o Roger Nunes :) em Campos RJ

Cláudio Ferro
22/12/2014, 20:21
Pessoal boa noite...pra fazer esta adaptação de homocinéticas da Bandeirantes...gasta-se muito? Os passos seriam no caso abrir um pouco mais o munhão e o restante como fica os semi eixo os freios, as estrias desta homocinética para se encaixarem com meu Diferencial SPICER 44 etc??

Cláudio Ferro
22/12/2014, 20:48
Caso saibam de alguém querendo comprar meu ENGESA, por favor me avisem, não estou tendo tempo para me dedicar a ele plenamente ok muito obrigado!! :)

Cláudio Ferro
31/03/2015, 19:05
Pessoal boa noite...desmontei tudo meus semi eixos e outras peças do Engesa, barra de direção etc para mandar embuchar...

Peguei meus semi eixos que estão quebrados e medi eles vou passar pra vcs as medidas para ver se podem me ajudar ok

Diferencial Spicer dana 44

semi eixo dianteiro longo lado do motorista: 30 estrias e tem uns 78cm de comprimento, de ponta a ponta

semi eixo curto lado motorista: 27 estrias e uns 23cm de ponta a ponta

Roda livre casa com o semi eixo curto 27 estrias

Ambos quebrados por torção ok....se puderem me ajudar a dar uma solução de compra destas peças para eu poder repor blz...obrigado e fico no aguardo! :)

tiorico
01/04/2015, 08:36
Claudio,

Entre em contato com o pessoal da http://www.hd4x4.com.br . Eles fazem os semi eixos do tamanho que vc precisar e tem kit de homocinética tb.

Relendo seus comentários fiquei com a impressão que seus semi eixos internos podem estar mais compridos do que deveriam. Isso faria com que as cruzetinhas sejam forçadas excessivamente e no angulo errado, facilitando a quebra...

Melhor passar essas medidas pra eles e ver se estão no padrão

Nroma
02/04/2015, 08:25
Fiz a questão de dois meses a adaptação de homocinéticas no meu engesa, troquei o dana 30 pelo dana 44, retirei a tubeira do dana 30 levei em um local em araras/sp chamado coopevel, la fizeram o serviço de colocarem a tubeira no dana 44, coloquei a caixa satélite dana 44 da traseira na frente, pois comprei um bloqueio para a traseira, mandei o eixo para o Henrique da hd 4x4 de são carlos, ele configurou o eixo e fez os semi eixos para mim. trouxe para minha cidade em Rio Claro/SP. fui montar deu uns errinhos, mas ajustei, tive que cortar uns 2 mm dos semi, torneiro fez, tive que abrir um pouquinho as mangas de eixo para virar livre, pois estava enroscando um pouco, feito tudo isso ficou perfeito. já fiz trilha algumas vezes ficou perfeito, acabou aquelas cruzetas que se quebravam. o kit fica em torno de r$ 2300,00, o serviço na coopevel ficou em torno de R$ 500,00, mais uns ajustes, pouco dinheiro, o bloqueio para a traseiro coloquei um Eaton 100% não elétrico, direto. não gosto de muita coisa elétrica, para trilha, este bloqueio é ótimo, não precisa ficar ligando quando precisa, ~ele é automático, não estrala, andda normalmente estrada em alta. enfim ficou ótimo a vtr. qualquer duvida a respeito da adaptação se quiser entrar em ctt watz ou pelo fone direto (19) 997564202. Me ajudaram também terei o maior prazer de ajudar também.

Cláudio Ferro
20/04/2015, 23:01
Ola amigos obrigado pelas dicas...acabei fazendo uma adaptação de uma ponta do cardãn do jeep willys..ate bem robusta no engesa...montei tudo e havia uma folga boa no munhão também. Tiramos tpda folga..montamos tudo e agora tenho um problema na roda livre avm 402 de 27 estrias do meu Engesa..o problema é também do lado do motorista...vou precisar de uma roda livre com ps dentes mais inteiros e peefeitos, pois a minha esta pulando dente quando traço o 4x4 do Engesa. Se alguem tiver uma pra vender entre em contato?! Obrigado!

Laba
24/05/2016, 16:55
Ola amigos obrigado pelas dicas...acabei fazendo uma adaptação de uma ponta do cardãn do jeep willys..ate bem robusta no engesa...montei tudo e havia uma folga boa no munhão também. Tiramos tpda folga..montamos tudo e agora tenho um problema na roda livre avm 402 de 27 estrias do meu Engesa..o problema é também do lado do motorista...vou precisar de uma roda livre com ps dentes mais inteiros e peefeitos, pois a minha esta pulando dente quando traço o 4x4 do Engesa. Se alguem tiver uma pra vender entre em contato?! Obrigado!

eu tenho uma.... meio tarde o retorno hehehe mas tenho

Cláudio Ferro
10/01/2020, 11:16
5 anos depois hehehe obrigado pela ajuda dos amigos....segui com os mesmos eixos adaptados as castanhas das cruzetas do Cardã do jipe Willys, no qual as castanhas não se quebraram mais! Os semi eixos tanto longo quando o curto já foram quebrados mais umas duas vezes.... Mas até hoje não os substitui e já estão com certeza judiados de reparos e soldas, apesar de que nos últimos consertos, acabei engrossando um pouco mais os eixos e criando assim um pouco mais de resistência na peça, o que acaba talvez não significando muito pois onde quebra novamente parece ser ao lado do ponto que foi reparado. Ou seja onde sofreu destempero do material!

Hoje usando pneus com recapagem VJ910 com tamanho final por volta de 36 R16, ando com mais cuidado e me utilizo bem do recurso do guincho para não sobrecarregar o sistema.... A ideia ainda continua sendo de mudar para eixos estriados forjados e cabeças homocinéticas nas pontas dentro do Munhão.

Hoje com mais experiência e conhecimento da Viatura, percebo que está tudo correto com os meus eixos Dana 44 e que o problema sempre foi estes semi eixos já cansados de emendas, e devido ao grade peso de minha Viatura, cerca de quase 2.500Kilos. Com toda estrutura da Gaiola externa e pneus grandes!

Seguem fotos do Engesa e da Explorer hoje em dia, onde montei uma empresa de passeios turísticos e levo pessoas em Comboio etc pela nossa Região aqui de Poços de Caldas... A ideia agora é ter também uma Defender 110 hehehe 570505e ele ganhou outro irmão Off-Road no qual tenho gostado bastante também, uma Ford Explorer V6 4x4 ano 94...570502570503570504

jaycamargo
28/01/2020, 11:59
É tudo Engesa, veja o post na pagina anterior, inclui as fotos agora.

Exceção das Mangas, que fiz mais parrudas e alterei os rolamentos (veja comparação da manga original Engesa usinada internamente para montar com a Homo e as novas mangas, ando com 38.5x14.5 e ja as mangas teriam quebrado.

O Semi não tem como manter, tem que fazer novos, não tem comprimento suficiente para cortar a cruzeta fora e frezar as estrias, tem que fazer novos, fale com a Ensimec.

Roda-livre mantive a do Engesa, alterando somente o cubo interno para a de Band, ja quebrou algumas milhares, a de Band/Troller cabe no lugar.
Porém tem que fazer um espaçador para a rodalivre:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/216536d1268754233-cj5-1955-pitbull-gm-6cc-4-1-turbo-38-5x14-5-dsc00658-1-.jpg
Bom dia.
Meu nome é jairo e tenho um ensesa fase ll. Quero fazer essa mesma adaptação na minha viatura,porem entrei em contato com a ensimec e eles não fornecem mais peças off-road. Poderia me dizer quais os cumprimentos dos eixos que foram feitos pela ensimec. Vou falar com pessoal da hd 4x4 para ver se eles me fornecem esse eixos, mas preciso saber o tamanho deles.Obrigado.!!