Ver Versão Completa : Reprogramacao da injecao da Disco 3 2.7 Diesel por modulo no Common Rail
Pessoal
bom dia
abri esse post porque entramos no assunto em outro topico meu que estava fora do contexto.
entao... segue relato...
ja remapeei a injecao de 3 carros: vectra gtx, disco v8 (que acabei de vender) e new beetle. nos tres casos a diferenca foi sensivel no torque/velocidade. ja a economia que todos programadores prometem, ainda nao vi (porem tambem nunca foi o fator motivador para mudanca....).
interessante que o cara que reprogramou meus outros carros sempre comentou: "Jorge, carro aspirado já fica bom... agora quer ver a diferenca mesmo é quando tu remapear um carro turbo... o carro parece que vira foguete". pois bem... peguei a disco diesel turbo.... era a chance de ver isso de perto....
ocorre que uma reprogramacao da injecao para disco 3 2.7 TD foi orçado por ele em 1600,00 (considerando que em menos de 1 ano fiz 3 carros com o mesmo profissional) e que segundo ele eu pagaria no minimo no minimo 2200,00 (o desconto seria por minha fidelidade).
ai comecei a fucar o assunto e achei no ebay um chip tuning plug n play que vai direto no common rail das disco a diesel. preço da brincadeira: 200 doletas já com frete DHL expresso. imaginei imposto de mais 100 reais (veio 128)... total em reais ficou na casa do quinhentao.
obvio que antes de comprar vi a reputacao do cara, vi a qtd de venda do produto, os depoimentos dos compradores, enfim aquela checagem basica que tem que ser feita.
outra grande diferenca desse sistema (alem do preco) é que a peca é plug n play e podera ser removida no caso de venda do carro ou ainda caso tivesse na garantia (para nao haver problemas nas CCS, o proprietario pode colocar/retirar o modulo sem deixar rastros).
por fim, ontem chegou a peca. porem apesar das fotos que o cara mandou nao localizei o tal do common rail da disco. vou ter que esperar a segunda para ir no meu mecanico.
ansiedades a parte, a promessa era passar de 190 cv originais para 236 cv. ganhar 46 cv por 500 cruzeiros ??? sem comentarios !
outra informacao que o produto traz é que o torque altera, mas ele da uma nomenclatura que desconheco (kW.... po Kw pra mim eh kilowatt... medida de energia.... sera que matei mais aula de fisica do que deveria ? rs) de 140 para 176)
mantenho voces informados.
abc
Moacirdias
16/12/2013, 08:22
Se eu não vender a minha vou fazer isso.... To só esperando vc testar...
amigos...
2a feira, oficina lotada... so pegaram no carro no finalzinho da tarde e nao deu tempo de instalar (visto que nao era serviço agendado nem prioritario).
descobri, no entanto que:
- sobre o carro: o common rail do carro fica atrás do motor (divisa com a cabine) e nao é tarefa fácil acessar e instalar o modulo por conta propria
- sobre o modulo: ele é configurável via jumper e chave seletora, onde voce pode deixar o carro mais economico, ou mais esportivo ou modo "flat"(conciliando economia/potencia/torque)
segundo o Xerife (meu mecanico), ate meio-dia ficará pronto. lhes manterei informados.
abc,
Bem amigos da rede globo..... rs
Landeiros, direto ao ponto: A Coisa funciona mesmo !
Nao sei precisar o quanto de potencia, mas visivelmente o carro:
- está mais forte (torque)
- está mais rápido (cavalagem)
- está mais esperto (acelerador com melhores respostas a qualquer pisadinha)
eu nao usei o sistema na cofiguracao Default, ja abri o modulo (meu mecanico colocou dentro da caixa do ABS, no motor pelo lado do motorista naquela caixa de proteçao plástica) e coloquei o jumper no modo 2 (parametros de modo esportivo) e girei o seletor ao máximo (ele vem configurado exatamente no centro e voce pode aumentar e reduzir com uma pequena chave phiips no sentido horario (aumento de potencia) e sentido anti-horario (aumento de economia)
dentro da cidade o carro continua dando 6.2 (como já antes fazia). na estrada nao testei ainda.
sobre ganhos de CV, realmente nao sei. mas certamente e sensivelmente que houve ganho. estou a procura de um dino que comporte veiculos 4x4... até agora só achei dinos 2x4...
amanha postarei o manual de instrucoes e fotos para voces.
também reduzirei os parametros a zero para ver se sinto perda e potencia (em 5 minutos agente acostuma com o a nova pegada e ja nao lembra como era antes!)
o acelerador mesmo, fiz o teste antes e depois e é impressionante como tem um "delay" na resposta que é quase eliminado com esse modulo.... faz so o teste na tua land: ligue a nave e de pequenas pisadinha "rasas" e muitas delas o carro nao mexe nem o conta-giros....
pelo que vi, além de remapear a injecao, ele vem com aquele acelerador eletronico (da uma olhada no preco disso no ML e caia pra trás Sprint Booster Land Rover Discovery Evoque Freelander Range - R$ 1.099,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519312803-sprint-booster-land-rover-discovery-evoque-freelander-range-_JM)).... ou seja, voce já tem uma vantage de ter um produto que agrega, além de ganhos de torque e CV, aceleracao.
aproveito para pedir: se alguem souber algum dino 4x4 na regiao de SC ou em Curitiba, estou disposto a fazer os testes direto no dino.... so nao vou ter os parametros sem o modulo porque plugá-lo é trabalhoso e demanda custos e parada do carro em oficina.... mas certamente o carro deve obedecer as informacoes divulgadas pelas fabricas d seu desempenho, nao é mesmo ?
alguma duvida, pergunte ai !
abc
Renato Franco
18/12/2013, 16:21
Pessoal
bom dia
abri esse post porque entramos no assunto em outro topico meu que estava fora do contexto.
entao... segue relato...
ja remapeei a injecao de 3 carros: vectra gtx, disco v8 (que acabei de vender) e new beetle. nos tres casos a diferenca foi sensivel no torque/velocidade. ja a economia que todos programadores prometem, ainda nao vi (porem tambem nunca foi o fator motivador para mudanca....).
interessante que o cara que reprogramou meus outros carros sempre comentou: "Jorge, carro aspirado já fica bom... agora quer ver a diferenca mesmo é quando tu remapear um carro turbo... o carro parece que vira foguete". pois bem... peguei a disco diesel turbo.... era a chance de ver isso de perto....
ocorre que uma reprogramacao da injecao para disco 3 2.7 TD foi orçado por ele em 1600,00 (considerando que em menos de 1 ano fiz 3 carros com o mesmo profissional) e que segundo ele eu pagaria no minimo no minimo 2200,00 (o desconto seria por minha fidelidade).
ai comecei a fucar o assunto e achei no ebay um chip tuning plug n play que vai direto no common rail das disco a diesel. preço da brincadeira: 200 doletas já com frete DHL expresso. imaginei imposto de mais 100 reais (veio 128)... total em reais ficou na casa do quinhentao.
obvio que antes de comprar vi a reputacao do cara, vi a qtd de venda do produto, os depoimentos dos compradores, enfim aquela checagem basica que tem que ser feita.
outra grande diferenca desse sistema (alem do preco) é que a peca é plug n play e podera ser removida no caso de venda do carro ou ainda caso tivesse na garantia (para nao haver problemas nas CCS, o proprietario pode colocar/retirar o modulo sem deixar rastros).
por fim, ontem chegou a peca. porem apesar das fotos que o cara mandou nao localizei o tal do common rail da disco. vou ter que esperar a segunda para ir no meu mecanico.
ansiedades a parte, a promessa era passar de 190 cv originais para 236 cv. ganhar 46 cv por 500 cruzeiros ??? sem comentarios !
outra informacao que o produto traz é que o torque altera, mas ele da uma nomenclatura que desconheco (kW.... po Kw pra mim eh kilowatt... medida de energia.... sera que matei mais aula de fisica do que deveria ? rs) de 140 para 176)
mantenho voces informados.
abc
Olá Jorge,
Faltou a algumas aulinhas de física mesmo - kkk.
kW é medida de POTÊNCIA, e não de torque, pelo sistema métrico (na verdade a medida é o W - Watt). A medida de "energia" que vc está acostumado a ver na sua conta de luz é o kWh, a qual, na verdade, deveria ser medida em kJ ou MJ (kiloJoules ou MegaJoules), se mantido o sistema decimal, só que fica mais fácil entender falando quilowatt-hora (tal potência x tantas horas). O cv ou hp, como estamos acostumados a medir potência, são medidas do sistema inglês, não me lembro ao certo quanto valem em kW, mas é da ordem de 730^740 (o cv é ligeiramente diferente do hp). O motor 2.7 da LR tem 145 kW, na configuração original.
Já o torque é medido em unidade equivalente a trabalho (força x distância), sendo mais comum a utilização do kgf.m (kilograma-força x metro), e o mais correto, pelo sistema métrico, o N.m (Newton-metro). Grosso modo, 1 kgf.m é igual a 10 N.m. O torque pela frequência (rotação) resulta na potência, só que tem que ter o cuidado de utilizar unidades compatíveis, para obter resultados consistentes (rpm é rotação por MINUTO, e o sistema métrico usa SEGUNDO como unidade 1 W = 1 J/s).
Abraços.
pessoal... so pra constar: Nao é só RedBull que dá asas... essa reprogramacao via common rail eh só alegria...
para complementar, descobri que a chave giratoria de selecao tava em 80% e hoje mexendo outra vez foi aos 100%... SEM EXAGERO nao estou com saudades nenhuma da minha V8tona.... porque essa bixinha tá andando mais que noticia ruim... pisou o carro te dá uma arrancada que o corpo dá quaaaaase um coice no banco (rs).... falando serio, o brinquedinho eh top mesmo... recomendo...
nao esquecam que se souberem de dino 4x4 me avisem... alias, to indo passar natal com minha familia lá no RJ (capital)... alguem indica um dino 4x4 pra testar a maquina ???
abc
Alexandre Tietsche
20/12/2013, 11:09
Aqui no Rio a única coisa que indico é não indicar nada..rs...
Se ta vindo de carro, passe em SP que você certamente será bem atendido e encontrará alguém com dinamometro.
Talvez até em Curitiba onde tem bastante carro de arrancada.
pessoal... so pra constar: Nao é só RedBull que dá asas... essa reprogramacao via common rail eh só alegria...
nao esquecam que se souberem de dino 4x4 me avisem... alias, to indo passar natal com minha familia lá no RJ (capital)... alguem indica um dino 4x4 pra testar a maquina ???
abc
jdavidjr
15/01/2014, 11:32
seifjr, no ebay vc também encontra o sprint booster, ele é universal para todos os carros que utilizam acelerador eletrônico
Renato Franco
15/01/2014, 17:26
Gente,Embora seja tentadora essa potência toda, acho vcs muito corajosos. "Envenenar" um motor que, se der pau, pode custar mais de 30.000, precisa ter coragem... Não existe mágica para aumentar potência, esse chip simplesmente manda mais mistura para o motor, seja aumentando pressão no turbo, seja atuando na válvula EGR, mas o fato é que as cargas e temperaturas a que o motor será submetido serão certamente superiores às de projeto, e aí, sabe-se lá...Abraços e boa sorte!!! Vou continuar com os 190 cv mesmo...
Nem falar do câmbio e dos diferenciais, que já tem algumas histórias...
Gente,Embora seja tentadora essa potência toda, acho vcs muito corajosos. "Envenenar" um motor que, se der pau, pode custar mais de 30.000, precisa ter coragem... Não existe mágica para aumentar potência, esse chip simplesmente manda mais mistura para o motor, seja aumentando pressão no turbo, seja atuando na válvula EGR, mas o fato é que as cargas e temperaturas a que o motor será submetido serão certamente superiores às de projeto, e aí, sabe-se lá...Abraços e boa sorte!!! Vou continuar com os 190 cv mesmo...
jdavidjr
16/01/2014, 00:48
Sobre o que eu li do assunto, o chip faz uma reprogramação da central eletrônica. Os carros saem de fábrica programados para atender a certos parâmentros que são impostos, como o de poluição por exemplo. A reprogramação da injeção eletrônica apenas tenta tirar o máximo do que o motor pode oferecer, logo como ninguém usa o carro sempre no limite de rotação, acredito que não há como supor possíveis problemas resultantes desta reprogramação
Renato Franco
16/01/2014, 10:07
Nem falar do câmbio e dos diferenciais, que já tem algumas histórias...Bom Clemente, já que vc entrou no tema, melhor explicar para deixar bem claro:1 - O problema do câmbio já está esclarecido, e se deve unicamente à incompetência da mão-de-obra (afinal, é um ZF). O problema é simples: o ATF submetido a altas temperaturas tem vida útil encurtada, e precisa ser trocado com frequência mais curta, conforme o próprio manual da ZF determina. O manual da LR, todavia, mantém a troca a cada 10 anos ou 240 kkm, e isso está gerando problemas de desgaste acelerado nos discos de composite (o problema do meu câmbio). Adicionei o Dr. Tranny e a trepidação praticamente desapareceu, confirmando o diagnóstico do Fraga (feito por telefone, pasmo). Como ainda remanesceu o shudder em algumas circunstâncias, é sintoma de que o desgaste dos discos é acentuado, razão pela qual mandei abrir o câmbio e substituir todos os discos, já aproveitando para revisar o conversor de torque e novamente trocar o óleo (por sinal, está internada fazendo isso agora). Carros que fazem off-road, como o meu, obviamente submetem o câmbio a esforços e temperaturas maiores, razão pela qual as trocas deveriam ser ainda mais frequentes, e, mesmo assim, os discos aguentaram 150.000 km sem manutenção adequada. Daqui para a frente, a cada 40-50 kkm, trocarei o ATF, dependendo do tipo de uso no período.2 - Diferenciais, até agora (batendo na madeira), sem problema algum.3 - Motor e Eletrônica, apesar de todo o terrorismo de todos, até agora, nada, nem um fusível ou lâmpada queimados.4 - Freios - troquei as pastilhas e discos com 105.000 km a primeira vez, e já rodaram quase 50.000, estando quase intocadas, prometem ir até os 200.000 fácil.5 - Suspensão - tirando as buchas, cuja vida útil é curta mesmo, pela maciez, só troquei uma bolsa de ar.Apesar da sua opinião, não acho o carro descartável, até porque não pretendo ficar 40 anos com ele (acredito que não viverei até lá, vc é mais novo, talvez consiga). Perto do que vejo aqui no forum, a Disco dá MENOS, e não MAIS, manutenção que as Defs, idade por idade. km por km, ainda que seja mais cara. Abraços.
O mercado é o termometro. Vamos acompanhar.
Enquanto isso vida longa a tudo que se fabrica.
Sim, o Defender tem muita manutenção, mas isso faz parte da idade do projeto. Todas as cruzetas ainda podem ser engraxadas, os rolamentos de roda são individuais e substituíveis, a Land Rover vende todas as peças dos diferenciais, do motor e do câmbio. Nem falar das gambiarras que os engenheiros deixaram para os donos resolverem, enquanto se dedicavam no projeto dos SUVs com freio de mão elétrico.
Enquanto existirem donos exemplares de Disco 3, como você, teremos por muitos anos o carro nas ruas. Agora quando as D3 caírem de valor ao ponto de chegarem ao nível das P38, vamos ver quem vai ter grana para resolver problemas como "transmission fault" ou desgaste do câmbio. Se você que é tão caxias com a manutenção teve um problema desta monta, imagine o resto...
Como medida de comparação, meu ex 90 chegou aos 10 anos de idade com 180mil Km, com embreagem original em excelente estado e apenas um retentor trocado no câmbio. Off road? Fiz tudo que tive direito. Em resumo, 150k Km não deveria ser um grande feito.
Veremos...
Abs
Clemente
Bom Clemente, já que vc entrou no tema, melhor explicar para deixar bem claro:1 - O problema do câmbio já está esclarecido, e se deve unicamente à incompetência da mão-de-obra (afinal, é um ZF). O problema é simples: o ATF submetido a altas temperaturas tem vida útil encurtada, e precisa ser trocado com frequência mais curta, conforme o próprio manual da ZF determina. O manual da LR, todavia, mantém a troca a cada 10 anos ou 240 kkm, e isso está gerando problemas de desgaste acelerado nos discos de composite (o problema do meu câmbio). Adicionei o Dr. Tranny e a trepidação praticamente desapareceu, confirmando o diagnóstico do Fraga (feito por telefone, pasmo). Como ainda remanesceu o shudder em algumas circunstâncias, é sintoma de que o desgaste dos discos é acentuado, razão pela qual mandei abrir o câmbio e substituir todos os discos, já aproveitando para revisar o conversor de torque e novamente trocar o óleo (por sinal, está internada fazendo isso agora). Carros que fazem off-road, como o meu, obviamente submetem o câmbio a esforços e temperaturas maiores, razão pela qual as trocas deveriam ser ainda mais frequentes, e, mesmo assim, os discos aguentaram 150.000 km sem manutenção adequada. Daqui para a frente, a cada 40-50 kkm, trocarei o ATF, dependendo do tipo de uso no período.2 - Diferenciais, até agora (batendo na madeira), sem problema algum.3 - Motor e Eletrônica, apesar de todo o terrorismo de todos, até agora, nada, nem um fusível ou lâmpada queimados.4 - Freios - troquei as pastilhas e discos com 105.000 km a primeira vez, e já rodaram quase 50.000, estando quase intocadas, prometem ir até os 200.000 fácil.5 - Suspensão - tirando as buchas, cuja vida útil é curta mesmo, pela maciez, só troquei uma bolsa de ar.Apesar da sua opinião, não acho o carro descartável, até porque não pretendo ficar 40 anos com ele (acredito que não viverei até lá, vc é mais novo, talvez consiga). Perto do que vejo aqui no forum, a Disco dá MENOS, e não MAIS, manutenção que as Defs, idade por idade. km por km, ainda que seja mais cara. Abraços.
Renato Franco
16/01/2014, 15:42
O mercado é o termometro. Vamos acompanhar. Enquanto isso vida longa a tudo que se fabrica.Sim, o Defender tem muita manutenção, mas isso faz parte da idade do projeto. Todas as cruzetas ainda podem ser engraxadas, os rolamentos de roda são individuais e substituíveis, a Land Rover vende todas as peças dos diferenciais, do motor e do câmbio. Nem falar das gambiarras que os engenheiros deixaram para os donos resolverem, enquanto se dedicavam no projeto dos SUVs com freio de mão elétrico. Enquanto existirem donos exemplares de Disco 3, como você, teremos por muitos anos o carro nas ruas. Agora quando as D3 caírem de valor ao ponto de chegarem ao nível das P38, vamos ver quem vai ter grana para resolver problemas como "transmission fault" ou desgaste do câmbio. Se você que é tão caxias com a manutenção teve um problema desta monta, imagine o resto...Como medida de comparação, meu ex 90 chegou aos 10 anos de idade com 180mil Km, com embreagem original em excelente estado e apenas um retentor trocado no câmbio. Off road? Fiz tudo que tive direito. Em resumo, 150k Km não deveria ser um grande feito. Veremos...AbsClementeBom, Clemente, não vamos de novo entrar naquela ladainha de comparar abóbora com tomate, né, o fato é que, com o respeito devido, a Defender é um carro que poucos tem a disposição de andar, suportando a vibração, o ruído, a lentidão, e todas os demais problemas inerentes ao projeto. Respeito o gosto de vocês, mas, como sempre digo, espero que respeitem o nosso. Eu estou disposto a pagar pelo meu conforto, pela mesma razão que hoje não encaro mais camping, prefiro um bom hotel, talvez há 20 anos, na sua idade, andasse de Defender e achasse o máximo, como curti minha Ranger 2.8, que era basicona, XL. Hoje não mais, é silêncio, maciez, desempenho, sem poeira, goteira, vibração, calor que vem debaixo, etc., etc.Agora, o mercado é curioso, mesmo antes de parar de comercializar ninguém comprava Defender O km, porque será??? Lógico que, sem a entrada na ponta das novas, as usadas se valorizam, ao contrário das Discos, que despejam 500 ou 600 novas por mês no mercado, parou para pensar um pouco nisso??? Será que a valorização das Defs não seria mais por conta da raridade e dos poucos aficcionados que restam, e ainda querem garantir seu exemplar de um "animal extinto". Aí fica fácil, né, simples lei da oferta e da procura, não tem oferta, mesmo com procura baixa, o preço sobe... É só ver a quantidade de umas e outras nas ruas, ou o número de licenciamentos nos últimos anos. Se for pelo "mercado", o melhor carro da LR é a Evoque, o que nós dois sabemos que é uma rematada bobagem, então vamos deixar esse argumento de lado, tá bom!!!Abraços.PS: não fui "caxias" na manutenção do câmbio, pois, se tivesse sido bem orientado desde o início, não teria deixado isso acontecer... vivendo e aprendendo, nos próximos 150 mil acho que farei menos bobagens (risos)
Muito bom ver o debate de pessoas que são cuidadosas com as viaturas, como por exemplo o Renato e o Clemente. Claro que existem muitos outros aqui no fórum como Mecano, o Haílton, o Baitati. Nem dá pra citar todos, são muitos. Espero um dia ter um pouquinho do conhecimento e experiência de vcs =].
Eu sempre aprendo alguma coisa nova, não só de mecânica.
Humildemente acredito que essa comparação de qual carro é melhor bem ultrapassada. Cada um gosta de uma coisa, fim.
Mas muito obrigado por manterem a conversa em um nível que sempre adiciona conhecimento aos leitores.
Abraço,
Eu gosto muito desses debates sobre a "manutenibilidade" dos carros; Isso desmistifica muita coisa
Hoje sabemos que há muitas peças que não possuem reparo; se der defeito só com adaptação ou trocando o conjunto inteiro. Nos modelos mais antigos, os engenheiros old-school projetavam peças que poderiam ser facilmente desmontadas e consertadas, vide o exemplo recente que rolou por aqui da bomba auxiliar de combustível do Defender que pifou e teve de ser substituída, se fosse num Fusca era só desmontar e trocar o diafragma! Veja o exemplo do diferencial das Disco 3, que segundo ouvi dizer "não tem reparo" (me corrijam!!)
Outro favor de impacto nessa conta é simplicidade do procedimento de reparo (não confundir com a especialização da mão de obra); mas há reparos que precisam de ferramentas especiais, muito delas eletrônicas e com códigos restritos apenas às autorizadas.
E por fim, com o tempo nós temos a diminuição da produção de certas peças o que aumenta o preço e o prazo de entrega.
(...)
Eu confesso, gostaria muito de ter **TAMBÉM** uma Disco TDV6 ou um Freelander Diesel, mas só compraria-os 0Km por conta disso tudo. Mas como no momento não penso em investir tão alto num carro, deixa pro futuro.
Atualmente meu carro civil é um VW Jetta 2.0 TSI Turbo com injeção direta de combustível e câmbio DSG de dupla embreagem .... Comprei zero em 2011 e vocês acham que não sei que isso será uma verdadeira bomba depois que o peso da idade aparecer ?!?! Infelizmente é carro para ficar por uns 5 ou 6 anos no máximo.
Assisti alguns videos no youtube do procedimento de troca das embreagens do DSG, e francamente acho que nem sala de cirurgia dos hospitais brasileiros são tão limpas e organizadas pra realizar um procedimento daqueles!
(...)
Resumindo minha opinião: quem quer um carro complexo pra ficar como relíquia de família tem que estar preparado para lidar com esses "probleminhas" no futuro. Quem só quer curtir a vida útil do carro com muito amor e saúde, não creio que precise se aborrecer por conta desses temíveis detalhes técnicos!
Renato Franco
17/01/2014, 15:28
Eu gosto muito desses debates sobre a "manutenibilidade" dos carros; Isso desmistifica muita coisaHoje sabemos que há muitas peças que não possuem reparo; se der defeito só com adaptação ou trocando o conjunto inteiro. Nos modelos mais antigos, os engenheiros old-school projetavam peças que poderiam ser facilmente desmontadas e consertadas, vide o exemplo recente que rolou por aqui da bomba auxiliar de combustível do Defender que pifou e teve de ser substituída, se fosse num Fusca era só desmontar e trocar o diafragma! Veja o exemplo do diferencial das Disco 3, que segundo ouvi dizer "não tem reparo" (me corrijam!!)Outro favor de impacto nessa conta é simplicidade do procedimento de reparo (não confundir com a especialização da mão de obra); mas há reparos que precisam de ferramentas especiais, muito delas eletrônicas e com códigos restritos apenas às autorizadas.E por fim, com o tempo nós temos a diminuição da produção de certas peças o que aumenta o preço e o prazo de entrega.(...)Eu confesso, gostaria muito de ter **TAMBÉM** uma Disco TDV6 ou um Freelander Diesel, mas só compraria-os 0Km por conta disso tudo. Mas como no momento não penso em investir tão alto num carro, deixa pro futuro.Atualmente meu carro civil é um VW Jetta 2.0 TSI Turbo com injeção direta de combustível e câmbio DSG de dupla embreagem .... Comprei zero em 2011 e vocês acham que não sei que isso será uma verdadeira bomba depois que o peso da idade aparecer ?!?! Infelizmente é carro para ficar por uns 5 ou 6 anos no máximo.Assisti alguns videos no youtube do procedimento de troca das embreagens do DSG, e francamente acho que nem sala de cirurgia dos hospitais brasileiros são tão limpas e organizadas pra realizar um procedimento daqueles!(...)Resumindo minha opinião: quem quer um carro complexo pra ficar como relíquia de família tem que estar preparado para lidar com esses "probleminhas" no futuro. Quem só quer curtir a vida útil do carro com muito amor e saúde, não creio que precise se aborrecer por conta desses temíveis detalhes técnicos!Olá Batiati,Perfeita sua colocação.O que vejo, é que as vantagens que os modernos sistemas construtivos de automóveis agregam à qualidade e desempenho superam, em muito, a futura dificuldade de manutenção. Carros como o Jetta (tive um, vendi no mês passado, excelente), evidentemente terão mais dificuldade de obtenção de peças, pois mais "perecíveis", de modo que o "horizonte" de vida útil é de, no máximo, dez anos, que reputo razoável para um carro desse tipo.A LR, porém, tem mantido o fornecimento de peças para carros bem mais antigos e, a não ser que mude a política, não vislumbro dificuldades futuras de obtenção de peças (tenho amigos que tem Disco I 97 - tudo bem que não tem nada eletrônico - e não tem tido qualquer problema com peças).Numa boa, eu não pretendo ficar mais de dez anos com um carro, que é o tempo que considero em meu orçamento para depreciação total (ou seja, em tese, poderia por fogo nele depois desse tempo que não teria prejuízo). Contando mais dois anos de fabricação que tinha quando comprei, seriam doze anos de vida útil. Se atingir isso, para mim está ótimo, até porque após esse tempo certamente o caro já estará tão defasado que não me interessará mais, a não ser como curiosidade histórica, assim como uma Ranger XLT 98 ¨V6 gasolina que tive e adorei, mas naquela época, hoje, só de pensar naquela suspensão Twin-I-Beam que era macia mas pulava feito uma cabrita em qualquer irregularidade, não quero nem de graça...Enquanto isso, vou aproveitando o conforto e o desempenho insuperável das Disco em relação a qualquer outro SUV (aí eu topo qualquer discussão, e sob qualquer critério, pode por decibelímetro, acelerômetro, medidor de vibrações, o que quiser, não tem pra ninguém).Abraços.
Moacirdias
18/01/2014, 23:57
Bem amigos da rede globo..... rs
Landeiros, direto ao ponto: A Coisa funciona mesmo !
Nao sei precisar o quanto de potencia, mas visivelmente o carro:
- está mais forte (torque)
- está mais rápido (cavalagem)
- está mais esperto (acelerador com melhores respostas a qualquer pisadinha)
eu nao usei o sistema na cofiguracao Default, ja abri o modulo (meu mecanico colocou dentro da caixa do ABS, no motor pelo lado do motorista naquela caixa de proteçao plástica) e coloquei o jumper no modo 2 (parametros de modo esportivo) e girei o seletor ao máximo (ele vem configurado exatamente no centro e voce pode aumentar e reduzir com uma pequena chave phiips no sentido horario (aumento de potencia) e sentido anti-horario (aumento de economia)
dentro da cidade o carro continua dando 6.2 (como já antes fazia). na estrada nao testei ainda.
sobre ganhos de CV, realmente nao sei. mas certamente e sensivelmente que houve ganho. estou a procura de um dino que comporte veiculos 4x4... até agora só achei dinos 2x4...
amanha postarei o manual de instrucoes e fotos para voces.
também reduzirei os parametros a zero para ver se sinto perda e potencia (em 5 minutos agente acostuma com o a nova pegada e ja nao lembra como era antes!)
o acelerador mesmo, fiz o teste antes e depois e é impressionante como tem um "delay" na resposta que é quase eliminado com esse modulo.... faz so o teste na tua land: ligue a nave e de pequenas pisadinha "rasas" e muitas delas o carro nao mexe nem o conta-giros....
pelo que vi, além de remapear a injecao, ele vem com aquele acelerador eletronico (da uma olhada no preco disso no ML e caia pra trás Sprint Booster Land Rover Discovery Evoque Freelander Range - R$ 1.099,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519312803-sprint-booster-land-rover-discovery-evoque-freelander-range-_JM)).... ou seja, voce já tem uma vantage de ter um produto que agrega, além de ganhos de torque e CV, aceleracao.
aproveito para pedir: se alguem souber algum dino 4x4 na regiao de SC ou em Curitiba, estou disposto a fazer os testes direto no dino.... so nao vou ter os parametros sem o modulo porque plugá-lo é trabalhoso e demanda custos e parada do carro em oficina.... mas certamente o carro deve obedecer as informacoes divulgadas pelas fabricas d seu desempenho, nao é mesmo ?
alguma duvida, pergunte ai !
abc
Me passa o modelo q vc comprou.... Achei vários modelos....
obrigado
danielbaldi87
16/02/2014, 18:27
se mais alguém for se aventurar em chip melhor pesquisar nos forum UK.
lá é praticamente unanime não comprarem.
se quer melhorar eles dizem para reprogramar o modulo.
a questão aqui é saber se existe alguém capaz de fazer este serviço corretamente
a quem tiver interesse deem uma olhada
DISCO3.CO.UK - View topic - Common rail plug (http://www.disco3.co.uk/forum/topic80357.html)