Ver Versão Completa : MOTOR VORTEC V6 x CAMBIO CLARK 240V x REDUÇÃO DA BAND
ngnrodrigues
14/12/2013, 22:06
Pessoal por favor tirem minha duvida!
Estou montando um CJ5 com um motor vortec v6 x cambio clark 240V e redução da band e estou com uma duvida qual eixo devo usar o do willys canela grossa com coroa e pinhao 9x44 ou o eixo da band e com qual relação de coroa e pinhao, pois vou usar Pneus 33 , spoa, feixe de molas da band e carroceria de fibra.
Desejo a todos um feliz natal e um 2014 com muitas trilhas com bastante lama para todos nós.
Nelson
Jackson Castro
18/12/2013, 14:56
Se você pensa em colocar os eixos de toyota pra ganhar largura e compensar a altura pelo SPOA e de quebra ganhar um semi-eixo flutuante está certo, mas a relação de coroa e pinhão é mais longa e tem menos opção de troca por uma mais curta no mercado nacional.
Se você mantiver o eixo original e colocar rodas 15x10 com offset -44 acho que ajuda na estabilidade e é mais barato que os eixos.
Se colocar os da rural ou f-75 com as rodas de 8 ou 10 polegadas fica muito largo, bom pra estabilidade, mas para alguns é feio, desproporcional e pode dar problema com polícia rodoviária.
vou colocar duas fotos pra referência sua uma com eixos originais e outra com os eixos da f-75 e SPOA com molas da toyota, nas duas o pneu é 35"
e443894443895
Pablo.pinto2007
18/12/2013, 21:26
Estou montando um CJ5 com um motor vortec v6 x cambio clark 240V e redução da band e estou com uma duvida qual eixo devo usar o do willys canela grossa com coroa e pinhao 9x44 ou o eixo da band e com qual relação de coroa e pinhao, pois vou usar Pneus 33 , spoa, feixe de molas da band e carroceria de fibra.
Desejo a todos um feliz natal e um 2014 com muitas trilhas com bastante lama para todos nós.
Nelson
Olá Nelson... gostei da sua opção de motorização... se um dia eu for fazer um up, será com um motorzão... apesar de gostar muito do motor de dentista!!!
Esse câmbio é forte o bastante (pelo que já ouvi falar) e a reduzida da toy dizem também ser boa, mas a pergunta: porque não optou pela DANA 18? acha que não aguentaria?
Sobre os eixos, não tem segredo, vai de DANA 44 nos dois (original Willys, troller, F-1000, dentre outros)... sendo que na traseira coloca o flutuante e na dianteira eixos reforçados... assim vc não terá problema com a relação de coroa e pinhão disponíveis no mercado. A ensimec vende os dois conjuntos de semi-eixos reforçados, é de primordial importância caso o amigo tenha o pé bem pesado e goste de ouvir o motorzão roncando...
Já vendendo meu peixe... eu uso motorzinho de dentista, câmbio de niva, pneus 33" e pasmem eixo DANA 41 (são raros mas ainda restam alguns) e DANA 25 na Dianteira (original os dois do CJ-3A)... sendo que na dianteira mandei soldar as planetárias... e na traseira coloquei flutuante made in home... até agora (depois da reforma) não fiz lama nem erosão, mas duna foi show e nem sinal de qualquer anomalia ou tendência a dar problemas... só um pequeno problema: o terminal de direção novo já foi pro saco... mas também né, com pneu 33" não tem quem aguente, aqueles terminais baratinhos não aguentam mesmo... vou ver algo mais forte ou então trocar pelos da toy ou MB.
É isso amigo... não esqueça de postar a situação da "construção"...
Pablo
emazzini
31/12/2013, 11:47
Olá Nelson, tenho um conjunto parecido e também estou tentando melhorar um pouco.
Estou utilizando motor Vortec, câmbio da C20, reduzida Willys, eixos e molas da Bandeirantes nova (com diferencial deslocado) e pneus Super Tork 33". Eu usava SPOA, porém voltei para SPUA pois as cruzetas não aguentavam e o jeep tombava muito fácil por causa da altura.
Problemas que estou tendo: o câmbio da C20 ficou muito longo para o diferencial, tendo como "fusível" do sistema a reduzida. Como você está usando reduzida da Band e o 240V, não terá esse problema. No seu caso, eu usaria eixos iguais ao meu (Band última serie) ou os da F-75 com as pontas de eixo reforçadas tanto na frente como atrás. A relação 9x44 ficará muito boa com esse câmbio e com pneus 33".
Caso tenha alguma outra dúvida, é só perguntar.
Eric Mazzini
vai usar molas toyota de quantas laminas ? com esse motor tem que usar barras anti torque
hpnardino
01/01/2014, 20:10
Nelson
Nelson,
Excelente conjunto, hoje eu uso o 4.1 MPFI e o 240F com reduzida DANA18,e eixos originais com espassador e pneu KM2 35". Mas esta reduzida apresenta vazamentos constantes, mas com você esta usando a red. da bande não terá este problemas, quanto aos eixos eu iria de dana44 justamente pela gama de relação de coroa e pinhão disponível no mercado, colocaria freio a disco nas 4 rodas e flutuante na traseira.
ngnrodrigues
12/01/2014, 11:18
Pessoal vai ai algumas Fotos das fases do processo de construção do meu jipe V6
1- Compra e reforma do chassis (barrear) estou usando barra chata de 3/16 x 1.1/2
2 - Solda e montagem dos feixe de molas da band (eu escolhi colar o jumelo para trás no feixe dianteiro)
2- Desmontagem e montagem dos dosi eixos troca de todos os rolamentos, retenores e ajuste da coroa e pinhão
3- Compra dos discos de freio ventilado ano 98 da F1000 tem que ser tirado uma face do disco para encaixar na pinça do uno
4- Compra das pinça de freio do uno
5- Compra do eixo flutuante da enfer (esperando chegar)
Pessoal mando mais fotos do no decorrer da montagem
Nelson Rodrigues
Stevan Franzol
12/01/2014, 12:34
Qual eixos voce ira usar ? To acompanhando o topico, pelo jeito vai ficar muito top, quem sabe mais pra frente faço isso no meu, abraços.
Compre o kit de freios a disco da Autocar 4x4 (http://autocar4x4.com.br/novo/home/index). Já vem com os discos da f-1000 e as pinças do opala, maiores que a do uno. Não precisa dar passe no disco da f-1000.
[]'s
Pessoal vai ai algumas Fotos das fases do processo de construção do meu jipe V6
1- Compra e reforma do chassis (barrear) estou usando barra chata de 3/16 x 1.1/2
2 - Solda e montagem dos feixe de molas da band (eu escolhi colar o jumelo para trás no feixe dianteiro)
2- Desmontagem e montagem dos dosi eixos troca de todos os rolamentos, retenores e ajuste da coroa e pinhão
3- Compra dos discos de freio ventilado ano 98 da F1000 tem que ser tirado uma face do disco para encaixar na pinça do uno
4- Compra das pinça de freio do uno
5- Compra do eixo flutuante da enfer (esperando chegar)
Pessoal mando mais fotos do no decorrer da montagem
Nelson Rodrigues
Esse kit feixe de molas com esse jumelo para trás talvez te der dor de cabeça na montagem dos eixos, seu jeep pode ficar indirigivel, tem alguns casos aqui no forum que aconteceu isso.
É bom dá uma pesquisada.
Para que fique bom do jeito que você quer fazer precisa deixar os suportes da mola em altura exatamente igual.
ngnrodrigues
12/01/2014, 15:33
Qual eixos voce ira usar ? To acompanhando o topico, pelo jeito vai ficar muito top, quem sabe mais pra frente faço isso no meu, abraços.
Estou usando o eixo do Willys com a coroa e pinhão 9x44
ngnrodrigues
12/01/2014, 15:37
Valeu amigo pela dica, vou providenciar as pinças
ngnrodrigues
12/01/2014, 15:40
vai usar molas toyota de quantas laminas ? com esse motor tem que usar barras anti torque
Amigo estou usando o feixe com 4 lâminas , mas desculpe a minha ignorância, mas o que é barra anti torque.
Stevan Franzol
12/01/2014, 18:28
Quanto custa um motor+Cambio igual o seu ? E de qual caminhonete é, e qual ano dele ? Obrigado e abraços.
ngnrodrigues
12/01/2014, 19:32
Quanto custa um motor+Cambio igual o seu ? E de qual caminhonete é, e qual ano dele ? Obrigado e abraços.
Amigo quando eu comprei o motor ele estava instalado em uma blazer ano 2000, ele estava trancado, faltando algumas peças(aranha, corpo de boboleta, distribuidor etc), pois estava jogada em quintal de um sitio cheia de ratos.
Motor: R$ 1000,00 e
Peças: R$ 5000,00 com a retifica não gastei nada pois é de um amigo meu
cambio: R$ 2500,00 tirei de uma sucata D20 (toda nova não gastei nada)
CX. transferencia da band: R$ 2500,00 (toda revisada)
Stevan Franzol
13/01/2014, 07:44
Obrigado ngnrodrigues, bom saber que assim posso ir pensando de por um motorzao desses no meu.
LOCATELLI BSB
20/01/2014, 12:55
Caro ngrodrigues, tenho um cambio parecido com o seu já acoplado em uma Cx Band e um motor GM 4 cil, o acoplamento foi feito aqui em BSB mas ainda está fora do Jeep que tem mecânica original. Pergunto se o seu cambio tem a inscrição 3315330 CURICICA (12/09/88)? estou com dificuldade para saber qual é o cambio (comprei como sendo 240F) para poder dar continuidade no projeto. Obrigado e abç.
Caro ngrodrigues, tenho um cambio parecido com o seu já acoplado em uma Cx Band e um motor GM 4 cil, o acoplamento foi feito aqui em BSB mas ainda está fora do Jeep que tem mecânica original. Pergunto se o seu cambio tem a inscrição 3315330 CURICICA (12/09/88)? estou com dificuldade para saber qual é o cambio (comprei como sendo 240F) para poder dar continuidade no projeto. Obrigado e abç.
Locatelli, veja se ajuda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/17023-que-cambio-e-esse.html
[]'s
LOCATELLI BSB
21/01/2014, 10:12
Ola tuna, é diferente das fotos, o meu tem a alavanca que parece ser Chevrolet 5 marchas, estou tentando passar as fotos para o computador mas ainda não consegui. Obrigado pela força e gde abç
Boa sorte na empreitada ...
[]´s
JCJ
LOCATELLI BSB
21/01/2014, 11:58
Obrigado JCJ, segue foto447768
Estou vendo que vc modificou a passagem da poli V, mas onde foi parar a polia tensora da correia ?
[]´s
JCJ
ngnrodrigues
21/01/2014, 22:45
se vc prestar atenção na primeira foto vai ver que eu coloquei mo alternador uma haste esticador, para eliminar do tensor
ngnrodrigues
21/01/2014, 22:58
segue mais uma foto da minha caixa 240V, veja se ajuda vc;
LOCATELLI BSB
22/01/2014, 09:36
ngnrodrigues, parece que é a mesma sim. Obrigado
ngnrodrigues
20/02/2014, 08:41
pessoal segue mais algumas fotos da montagem do chassis
Nelson
Lucas Prado
10/03/2014, 23:01
Parabéns pelo projeto, acho que vai ficar show de bola...
Estou iniciando um projeto Tb quero um câmbio clark 240v e a red. Da Toy, mas não éfacil de encontrar com um preço razoável. O motor será um mwm 2.8, pois o documento do meu willys jah está a diesel aí não quero voltar pro gasolina, preciso saber se ficaria bom com os eixos originais do willys cj5...
Grande Nelson,
Vou dar minha contribuição na sua dúvida inicial, pois tenho um conjunto muito parecido com o seu.
Acho mais interessante ir de Dana44 do Willys em SPUA, pois com pneus 33" não acho que SPOA casa bem. Se mantiver SPUA não precisa da barra anti-torção (anti-torque), no meu está assim e não tive problemas com axel-wrap. Se você quiser um pouco mais de largura para melhorar estabilidade, pode optar por alargadores de 50mm ou, se tiver a oportunidade, compra um D44 do Troller (em largura, as duas opções ficam quase iguais). D44 de Rural ou F75 são muito largos e, em muitas trilhas, mais enrosca que ajuda. Meu amigo que faz trilha comigo tem uma F75 e a diferença é gritante.
Como referência, meu CJ tem Vortec + 4L60E + Dana18. Eixos D44 Willys (flutuante traseiro e original dianteiro) + molas Toyota + amortecedores Ranger. No meu caso, o CA contrubui para poupar todo o conjunto, ajudado pelos bloqueios nos dois diferenciais.
Boa sorte na empreitada!
[s]
juleymar73
15/03/2014, 11:49
pessoal segue mais algumas fotos da montagem do chassis
Nelson
Muinto bom o serviço , NgnRodrigues , vc pois os suportes traseiros rora do chassi ? vc poderia postar fotos dos suportes traseiros ?
abraço]
ngnrodrigues
15/03/2014, 19:45
Muinto bom o serviço , NgnRodrigues , vc pois os suportes traseiros rora do chassi
AMIGO SEGUE MAIS FOTOS
Vc deve colocar o 1º furo do suporte do feixe de molas no 2º furo de trás do chassis, quando vc tira o suporte original fica 2 furos dos cravos e o suporte do jumelo deve ficar bem no final do chassis encostado na travessa traseira.
NELSON RODRIGUES
Grande Nelson,
Vou dar minha contribuição na sua dúvida inicial, pois tenho um conjunto muito parecido com o seu.
Acho mais interessante ir de Dana44 do Willys em SPUA, pois com pneus 33" não acho que SPOA casa bem. Se mantiver SPUA não precisa da barra anti-torção (anti-torque), no meu está assim e não tive problemas com axel-wrap. Se você quiser um pouco mais de largura para melhorar estabilidade, pode optar por alargadores de 50mm ou, se tiver a oportunidade, compra um D44 do Troller (em largura, as duas opções ficam quase iguais). D44 de Rural ou F75 são muito largos e, em muitas trilhas, mais enrosca que ajuda. Meu amigo que faz trilha comigo tem uma F75 e a diferença é gritante.
Como referência, meu CJ tem Vortec + 4L60E + Dana18. Eixos D44 Willys (flutuante traseiro e original dianteiro) + molas Toyota + amortecedores Ranger. No meu caso, o CA contrubui para poupar todo o conjunto, ajudado pelos bloqueios nos dois diferenciais.
Boa sorte na empreitada!
[s]
Marcelão, permita-me discordar da sua opinião :mrgreen:
eu usava eixos de f-75. Realmente são largos pra k7, mas não enroscava muito não, sempre passei pelos obstáculos numa boa, mesmo com eixos de f-75 meu jeep não era muito mais largo que os trollers não.
agora estou com eixos de rural, ainda são largos, mas o traseiro tem a mesma bitola que o dianteiro (que é igual ao f-75 :roll:)
Na minha opinião, alargadores são perigosos tanto pra segurança quanto para rolamentos hehe..
meus 0,02 cents.
[]'s
Tuna,
Não tem que se desculpar. Opinião, cada um tem a sua e aquilo que é bom para um, pode não ser para outro. :concordo:
Eu tenho alargadores há pelo menos uns 4 anos e nunca tive problema com os rolamentos ou outros itens (só com os páralamas, mais isso é enfeite:mrgreen:). Isso vai muito de marca e montagem dos rolamentos que fazem uma baita diferença. Com os alargadores eu tive o mesmo resultado com um custo muito inferior. Até porque, quando resolvi aumentar a bitola dos eixos, eu já tinha investido muito nos eixos (bloqueios, semi-eixos Ensimec, disco, rolamentos, rodas etc.) e a troca de um par de eixos completos, iria me custar muito mais.
Mas como disse, para mim atende, para outros pode não atender. Na minha opinião, eu prefiro os eixos um pouco mais estreitos que de F75 ou Rural, por isso se fosse trocar, iria de Troller que é um meio termo entre os eixos, além de já serem flutuantes. Se conseguir pegar completo com os discos e pincas, melhor ainda.
[s]
Tuna,
Não tem que se desculpar. Opinião, cada um tem a sua e aquilo que é bom para um, pode não ser para outro. :concordo:
Eu tenho alargadores há pelo menos uns 4 anos e nunca tive problema com os rolamentos ou outros itens (só com os páralamas, mais isso é enfeite:mrgreen:). Isso vai muito de marca e montagem dos rolamentos que fazem uma baita diferença. Com os alargadores eu tive o mesmo resultado com um custo muito inferior. Até porque, quando resolvi aumentar a bitola dos eixos, eu já tinha investido muito nos eixos (bloqueios, semi-eixos Ensimec, disco, rolamentos, rodas etc.) e a troca de um par de eixos completos, iria me custar muito mais.
Mas como disse, para mim atende, para outros pode não atender. Na minha opinião, eu prefiro os eixos um pouco mais estreitos que de F75 ou Rural, por isso se fosse trocar, iria de Troller que é um meio termo entre os eixos, além de já serem flutuantes. Se conseguir pegar completo com os discos e pincas, melhor ainda.
[s]
Concordo, os mais largos ainda tem a vantagem de fazer maior alavanca na suspa fazendo torcer mais, mas aí realmente é tudo questão de necessidade/vontade/possibilidade...
[]'s
Pessoal,
E para acoplar o Vortec no 240V?
No meu caso, Engesa, serviria a caixa seca original?
Abs
ngnrodrigues
09/07/2014, 19:29
Pessoal estou de volta, demorei um pouco mais estou continuando a montagem do meu jipe.
Mandei pintar o chassis primeiro com zarcão marítimo e depois pintei com preto fosco.
E também segue algumas fotos do motor, caixa e redução instalada no chassis, tive que fazer mais alguns reforços no chassis e terei que pintar todo o chassis novamente
Aproveitei também fiz logo a tubulação do escapamento e o cardan trazeiro, com relação ao cardan dianteiro terei que cortar as duas bolas do eixo dianteiro para dar a inclinação correta do cardan.
segue abaixo algumas fotos.
fala chefia blz e ai como anda o projeto??como ficou o acionamento da embreagem ?? belo projeto ... valeu abraxx
squinzani
26/06/2015, 10:09
terminou o jeep?
Nelson
tenho um par de diferencial completo modelo moderno da toyota 1995 eixo flutuante traseiro e homocinética na dianteira p venda, vc tem interesse? faço por 4.500 revisado. Estou no Sul de Minas Varginha
ngnrodrigues
28/10/2015, 23:09
Pessoal tô quase terminando de motar meu jeep, só falta agora comprar a gaiola, o guincho, toldo, e o radio,
No começo de janeiro de 2016 vai fazer 3 anos que comecei a montar meu jeep. Primeiro comprei o motor trancado e faltando algumas peças, depois comprei a redução da band, depois o cambio 240V da D20, depois o chassis com apenas os dois eixos, depois o kit de feixe de molas da band depois a carroceria da fiber e assim por diante, eu já gastei ate hoje aproximadamente uns R$ 42 mil reais e ainda não acabou.
Segue abaixo algumas fotos de como ele estar hoje.
Em algumas fotos aparece o meu willys ele tem um motor AP 2.0 carburador weber 40, cambio chevette, eixo dianteiro ensimec e bloqueio com solda o diferencial dianteiro, Igniflex emais algumas coisinhas.