Ver Versão Completa : Peça alternativa Vitara
aavr1010
20/11/2005, 19:48
:? Aí galera, alguem poderia me indicar uma peça alternativa para meu Vitara 1,6 ano 93 - 8 válvulas? Trata-se de um sensor em contato com a água, logo após a válvula termostática. Não é o sensor que alimenta o indicador de temperatura do motor no painel, já que este continua funcionando. É o outro sensor, que parece estar relacionado ao controle da lenta. Fui inspecionar o mesmo, já que haviam resquícios de silicone que algum mexânico improvisou e constatei que o mesmo estava totalmente quebrado, ficando um pedaço grudado na rosca do coletor. Após isto, a marcha lenta está ficando acelerada, mas curiosamente a luz do check engine apagou. Embora não exista um código específico, a alteração da lenta, certamente relacionada a este sensor estava gerando erro, sendo emitido o código 45 (circuito de mínima, contato sempre fechado). Necessito comprar uma peça nova e não vi nenhuma referência no fórum a respeito de uma sensor nacional que sirva.
Posta uma foto para mostrar o sensor pra podermos ajudar com certeza do que estamos falando....
Se decifrei direito a que vc explicou, este é o sensor de temperatura do sistema de injeção.... o vitara usa dois sensores de temperatura.... um para o painel e outro para o sistema de injeção....
Naum lembro decor qual é a adpatação... mas parece que tem mais de uma que dão certo.... use a pesquisa do forum e busque por sensor de temperatura....
Se o problema for realmente esse ( se não bote uma foto) com certeza vc resolve seu problema....
[]s
aavr1010
21/11/2005, 13:40
As informações são contraditórias, mas acho que resolvi a questão. Segundo o Edvaldo da Suzucar, o sensor a que me refiro seria responsável pelo acionamento da ventoinha do ar condicionado. Eu já adquiri a peça sobresalente. Estranho apenas as informações que são conflitantes, já que o manual Haynes refere ser este sensor responsável por informações passadas à TBI, não havendo qualquer referência a sensor de acionamento da ventoinha do ar. A localização da peça é no coletor, em contato com a água da refrigeração e logo atras da válvula termostática, com parte central na cor vermelha. O contato é um fio único, com cor esverdeada. De qualquer forma farei a instalação e postarei o resultado.
Será que estamos falando da mesma coisa?
Por isso pedi a foto... :wink:
[]s
aavr1010
21/11/2005, 22:35
Taí o que voce queria, a foto do sensor. A parte interna fica em contato com o líquido de arrefecimento.
É esse o danado mesmo....
ele manda a informação de temperatura para a central.....
o outro manda para o painel....
já que vc falou em Haynes....
aí vai a foto dele e a confirmação do manual para o que falei....
para quem naum tem o manual em casa e tá acompanhando pode ser util...
[]s....
http://tinypic.com/fye97m.jpg
tonyclau
22/11/2005, 08:03
1010, bom dia!
Escrevi para você no tópico "caninho do coletor", e o seu problema é muito parecido com o meu, pois seu carro falhava como se cortasse o combustível. Gostaria de saber se após mexer neste sensor de temperatura, e sumindo o código 45 (no meu caso é o 44), o carro não está falhando mais ou tendo o suposto corte de combustível, e a peça que você adquiriu é original, ou foi alternativa?
Obrigado,
Toninho
aavr1010
22/11/2005, 09:03
A peça que adquiri é original, mas usada, comprada na suzucar. Ainda não chegou pelo Sedex, o que deverá ocorrer amanhã. Através de informações coletadas, não é possível a substituição por outra, devendo ser usada a original. Agora, com relação á função, fico confuso. Alguns dizem que é a função do sensor é apenas acionar a ventoinha do ar, outros dizem que o sinal alimenta o módulo, sendo muito impoirtante para o controle de emissões de consumo. O código de erro não aponta para o sensor de temperatura (o que refoça a tese de que este sensor não alimentaria o módulo), mas sim para o circuito de mínima e por sinal a luz voltou a acender após 01 dia de normalidade. Com relação ao sintoma, observa instabilidade da lenta e alguns engasgos ao dirigir, como se faltasse combustível ou então alguma falha elétrica. Infelizmente apenas em Dezembro poderei testar o sistema.
Após a troca do sensor passarei mais informações.
aavr1010
02/12/2005, 17:45
:shock: Descobri que a peça referida não é o sensor que envia informações ao módulo. Trata-se do sensor que aciona a ventoinha do ar condicionado. Sem esta peça o ar condicionado não funciona. Fui obrigado temporariamente a fechar o circuito na carcaça com um fio até conseguir a peça. Alguem saberia dizer se existe peça alternativa no mercado?