PDA

Ver Versão Completa : SNORKEL DE DIFERENCIAL



Ira
20/11/2005, 11:04
Sempre ouço dizer que é necessário evitar a contaminação por água e lama nos diferenciais e no câmbio. A solução para isso seria o tal SNORKEL DE DIFERENCIAL E DE CÂMBIO. Alguém sabe como fazer?: :?:

Vi no site da Donati que existe um modelo exclusivo para Willis e Toyota. Será que existe algo parecido para o NIVA :?: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775

Abraços

Ira

Peter
20/11/2005, 20:58
Ira

Acho que não é dificil de fazer.Não montei e não testei,é uma sugestão.
Foto 1(Croquis).
Como no caso da Donatti temos mangueiras, conexões , reservatorio.(foto 2),etc.

Este kit da Donatti não deve servir para o Niva talvez por causa das roscas das conexões e comprimento das mangueiras ,que devem ser determinadas.

As roscas das conexões voce pode obter tirando o respiro do diferencial e do cambio(não sei se é diferente).
As conexões que vão no diferencial e cambio devem ser cotovelos com rosca de um lado e perfil para mangueira do outro semelhante a da foto4.

O reservatorio deve estar a uma altura superior a altura do nivel de agua esperado.

Este reservatorio poderia ser colocado na parte inutil do porta malas,atras do revestimento lateral.

Em lugar de vir até o reservatorio com tres mangueiras,poderia se interligar a do cambio com o diferencial dianteiro(foto 3),caso o reservatorio seja posicionado atras do revestimento,atravez de um T.(vide foto5)
O reservatorio teria que ser de chapa mas reforçada no fundo para permitir que se possa fazer rosca ou soldar as conexões.(foto3)

Cavalcante
20/11/2005, 21:13
Ira, me citando a mim mesmo, postei o seguinte em outro tópico, a um certo tempo...

Rogerio, é o seguinte: olhando por trás o seu Niva, no diferencial traseiro, mais ou menos na posição de 1 hora dos ponteiros do relógio, você vai encontrar um copinho de uns 10 mm de diâmetro, um pouco amassado. Esta é a tampa do respiro do diferencial traseiro. Retire esta tampa e o respiro aparece (é um bico). Encaixe uma mangueira neste bico e aproveite o encaminhamento das tubulações de freio para levar até a caixa de transferência, a de câmbio e o diferencial dianteiro. Na caixa de transferência e na de câmbio é mais difícil de chegar, mas não impossível. Se você soltar os coxims do câmbio (apoiado em um macaco), e baixar as caixas uns 5 centímetros já dá pra alcançar. Você pode usar uma mangueira para cada um ou utilizar derivações em T, para que as saídas de cada respiro se conectem a uma só mangueira. Aí é só levar a(s) ponta(s) até um local alto no carro. No meu eu prendi (com cuidado para não esmagar a mangueira) na travessa onde se encaixa a vareta que sustenta o capô quando aberto. Depois disso, se entrar água nos seus diferenciais só aquelas equipes de socorro para submarinos russos é que vão poder te ajudar
_________________

PS.: Umas pesquisas nos tópicos anteriores do fórum respondem muitas perguntas, e dão muitas novas idéias... Use o link pesquisa, na barra superior do fórum e divirta-se!

Peter
21/11/2005, 07:00
Ira
Desculpe faltou colocar uma conexão e um tubo no respiro da caixa de transferencia e conecta-la através de um T à que vem do cambio.
A sugestão do Cavalcante é boa ,bonita e barata.

Ira
23/11/2005, 18:25
Obrigado, amigos, pelas valiosas dicas. :concordo:
Vou estudá-las e certamente vou colocá-las em prática, assim ficarei menos preocupado quando enfrentar água.

[]

Ira

AMANETO
16/01/2006, 14:55
Caros camaradas niveiros,
fiz os meus respiros de diferencial/transferencia/cambio, usando peças de uso em instalações de ar comprimido, elas tem engate rápido da mangueira e são de plástico ou metal, vou anexar uma foto, talvez dê para ver melhor, o custo de cada cotovelo aqui, fica em torno de r$ 8,00 e o metro da mang, em r$ 2,50, o diferencial trazeiro, é só retirar o original e colocar o cotovelo novo, a transferencia/cambio e dif diant, tem que fazer rosca na peça orginal, que sai sob pressão.

braszil
17/01/2006, 01:45
Como disse o Cavalcante nao precisa roscas apenas colocar as mangueiras nos bicos que a propria pressao das mangueiras prendem. Depois é so levar as mangueiras para lugares altos e seguros como disse o Peter. Dentro do porta malas traseiro subindo pela lateral funciona uma beleza. Boa sorte e nao va gastar muitas latinhas com algo que nao precisa. So as mangueiras de boa qualidade bastam.
Abraços