PDA

Ver Versão Completa : Suspensao de bandeirantes em F-75



Pavani
26/03/2003, 15:45
E ai galera...
Ja vi algo dobre colocar suspensao de Bandeirantes em Cj-5... Mas sinceramente, nao sei como fica... To projetando a minha futura aquisis;ao, se Deus quiser.... Uma F-75 e pensando em mudar algumas coisas... Sera que ficaria bom uma suspenssao de Bandeirantes numa F-75?!? Alguem ja fez isso?!? Se nao, qual seria uma boa maneira de adquirir altura e conforto sem perder a estabiliza;ao?!?
Valeu....
E noissss nas trilha......
Pavani

dptucunduva
26/03/2003, 15:51
Pavani,

Use a suspensão da S10. Segundo informações de quem já fez isso na F75, fica muuuuuuuito melhor que a original, tanto em conforto quanto em estabilidade e curso.

ramiro_eli
31/03/2003, 13:06
Pavani:

Instalei a suspensão da Toyota Band.(pick up) no meu CJ 5 a tres anos e estou muito satisfeito. o Jeep ficou muito mais macio e com um curso de susp. muito bom.
Montei os feixes traseiros com 3 laminas e os diant com 4.
O chassis foi aumentado em 3 cm na frente.

Sávio F75
11/04/2003, 14:14
8) Olá Amigo, estou nessa busca. COnsultei um mecânico muito experiente e ele falou o que eu já achava, pode correr o risco de ficar dura, já que a Bandeirante é mais pesada, motor a diesel, etc. Minha F75 é a álcool 4cc opala e encontrando soluções práticas, definitivas e acessíveis, podemos nos comunicar. Meu e-mail é savio@mv2online.com.br.
Abraços.

Sávio F75
14/04/2003, 12:39
Recebi uma dica interessante que me enviaram por e-mail:
Caso a F75 não vá carregar muito peso (lembrem-se que a capacidade de carga original é de 700 Kg), inverter as 3 lâminas menores do feixe traseiro e as 2 menores do dianteiro. Outra é utilizar uma fita de latão entre as lâminas. Será que funciona?
:roll:

Pavani
17/04/2003, 10:12
Olha.... Acho que nao viu... Nunca fui adepto de inerter molas.... Elas sao feitas assim, engenheiros projetaram elas assim e tal... Acho que nao e uma boa, pelo menos em Cjs quando fazem isso o jeep fica sem estabilidade.... Nao posso ter certeza, nunca fiz isso mas nao acho que seria uma boa nao....
Abra;o......
Pavani

Giovani
17/04/2003, 13:36
Recebi uma dica interessante que me enviaram por e-mail:
Caso a F75 não vá carregar muito peso (lembrem-se que a capacidade de carga original é de 700 Kg), inverter as 3 lâminas menores do feixe traseiro e as 2 menores do dianteiro. Outra é utilizar uma fita de latão entre as lâminas. Será que funciona?
:roll:

:D Olá Sávio!

:D Inveter lâminas não funciona. O que vc pode fazer é retirar 1 ou 2 lâminas das menores, que estão embaixo. No lugar delas ponha 1, no máximo 2 molas retas e grossas, veja as da F-1000. Dessa forma o "molejo" fica mais suave e quando houver carga, as molas retas seguram o feixe, não deixando ele trabalhar "invertido", o que aconteceria se vc simplesmente invertesse as molas. :wink:
:D Quanto à lâminas de latão... Não faça isso, o resultado não é nem perto do que se espera... Dê uma olhada no feixe de molas da S-10. Vc pode fazer um pequeno furo nas pontas de cada lâmina, porém sem transpassá-la. Faça com um torneiro umas "bolachas" de nylon, com diâmetro igual ao da lâmina e uma "tetinha" no meio, para encaixar no furo da lâmina. Ponha um calço entre as lâminas, no pino centro, da mesma expessura das "bolachas", uns 4 a 5mm. Esse calço deve ser de metal e ter só tamanho suficiente para ficar preso entre os grampos do eixo. Com isso haverá um espaçamento entre as lâminas e o deslizamento será feito nas "bolachas" de nylon, retirando todo o atrito das lâminas. Resultado: maciez e silêncio! 8)

Giovani
17/04/2003, 14:02
8) Olá Amigo, estou nessa busca. COnsultei um mecânico muito experiente e ele falou o que eu já achava, pode correr o risco de ficar dura, já que a Bandeirante é mais pesada, motor a diesel, etc. Minha F75 é a álcool 4cc opala e encontrando soluções práticas, definitivas e acessíveis, podemos nos comunicar. Meu e-mail é savio@mv2online.com.br.
Abraços.

:D Grande Sávio!

:D Depois que enviei a mensagem anterior é que vi essa outra... Bem, o seu mecânico muito experiente pensou no conjunto todo da Toyota, aí a resposta é essa mesmo, porém... O que é muito duro na Toyota é o amortecedor. As lâminas, pelo simples fato de serem mais longas que as da F-75, já às qualificam para maciez. Com a mecânica que vc tem, simplesmente diminua a quantidade de lâminas, vc pode deixar o feixe dianteiro com as 3 primeiras lâminas e uma reta embaixo, conforme descrevi antes. Use amortecedores de S-10 ou 608, que são macios. Mas verifique a posição dos suportes, pois o curso desses amortecedores é diferente do original. Use lâminas da Bandeirante na dianteira de sua F-75 e na traseira, não há porque mudar. Em conjunto com essas lâminas use também aquelas "bolachas". :wink: