Ver Versão Completa : Tranco na caixa da defender 110.
Elton Adam
12/12/2013, 20:57
Toda vez que engato as marchas, sinto um tranco que vem da planetária. Alguém já teve esse problema? Abraxx!!!
Luciano Valois
13/12/2013, 16:38
o problema tá no pé, tenta tirar mais devagar.
tem outras opções:
ball joint (pivo da suspensão traseira, fica logo em cima do diferencial traseiro)
folga no conjunto semi-eixo e tulipa
buchas dos eixos ruins, principalmente dianteiro
vai verificando esses itens com calma
boa sorte
rodrigoboscardin
14/12/2013, 07:13
Munha 130 tinha um tranco mto forte e o problema era as arroelas do diferencial central q estavam mto gastas. Comprei arroelas mais grossas e agpra tem um minimo tranco.
Eu já tinha visto ball joint e semieixos/tulipas.
Abçs
Rodrigo
Elton Adam
15/12/2013, 20:20
Piazada! Mandei na oficina do kiko aqui em Curitiba... O problemas está nas pontas de eixos, ao tirar o copinho das ponteiras dos eixos, dá pra ver a folga, quando tira o pé da embreagem. R600,00 de peça, mais R$200zentão de mão de obra! Abraços!!!
rodrigoboscardin
16/12/2013, 11:16
Dá pra soldar!
Uma coisa banal que causa tranco na defender é o ajuste do cabo do acelerador. se este estiver com minima folga vai dar tranco mesmo. parece bobo, mas um cabo ajustado ajuda e muito a "calibrar" o pé.
quanto aos semi-eixos traseiros consegue trocar em casa sem muito conhecimento... já os dianteiros não.
Pode ser feita solda, porém é bom levar em um torneiro para fazer o serviço e certificar que não vai ficar "torto" se não já viu a merd@.
Djalma Inoue
20/01/2014, 00:46
Pessoal eu também tenho este problema pensei que poderia ser cruzeta gasta, aqui no forum falaram que quando o anel interno que trava a cruzeta estivesse com aquela área limpa é que precisava trocar a mesma bom troquei a cruzeta e por azar meu comprei quatro cruzetas sem pinos graxeiros, mas tudo bem o problema é que o tranco continuou, não era a cruzeta agora gostaria que vcs vissem estes vídeos que fiz para poder me dar uma resposta de qual o problema pode ser:
https://www.facebook.com/photo.php?v=662068757176896&set=vb.100001213332158&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?v=662046157179156&set=vb.100001213332158&type=3&theater
Toda vez que engato as marchas, sinto um tranco que vem da planetária. Alguém já teve esse problema? Abraxx!!!
alexsmith
21/01/2014, 09:43
Djalma, não consegui ver o vídeo. Tá público ou só para amigos do facebook? Abraço!
Djalma Inoue
21/01/2014, 12:29
Foi mal Alex estava só para amigos agora esta público. Obrigado pelo alerta.:putz:
É que eu achei que somos todos amigos aqui kkkkkkkk. Brincadeirinha rsrsrsrs
Djalma, não consegui ver o vídeo. Tá público ou só para amigos do facebook? Abraço!
roberto.cardoso@ig.com.br
21/01/2014, 15:26
Djalma, boa tarde.
A folga do primeiro vídeo parece normal, em todos os carros que tive com cardan essa folga sempre existiu.
Já a do segundo vídeo eu acho que não (eu estou exatamente com essa folga e ao analisar a ponta de eixo "estriado" na tulipa, percebi que a folga está ali) pelo que percebi o freio de mão estava puxado correto?
Da uma olhada na tulipa. Veja se a folga está no estriado.
Encomendei duas tulipas novas e estou aguardando chegar, em breve trocarei e te falo o resultado.
Abraços,
Pessoal eu também tenho este problema pensei que poderia ser cruzeta gasta, aqui no forum falaram que quando o anel interno que trava a cruzeta estivesse com aquela área limpa é que precisava trocar a mesma bom troquei a cruzeta e por azar meu comprei quatro cruzetas sem pinos graxeiros, mas tudo bem o problema é que o tranco continuou, não era a cruzeta agora gostaria que vcs vissem estes vídeos que fiz para poder me dar uma resposta de qual o problema pode ser:
https://www.facebook.com/photo.php?v=662068757176896&set=vb.100001213332158&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?v=662046157179156&set=vb.100001213332158&type=3&theater
Djalma Inoue
21/01/2014, 20:27
Valeu Roberto quando eu desmontei a roda dianteira esquerda neste serviço a tulipa estava boa as outras vou desmontar para lubrificar os rolamentos e vou dar uma olhadinha. Só uma curiosidade é folga zero ou tem uma tolerância?
:concordo:
21/01/2014, 21:14
Djalma,
Estou nessa dúvida também (vou conseguir matar a charada quando as peças chegarem... estão no correio), mas acredito que uma folga minima deve ocorrer devido ao atrito entre o estriado e a tulipa!
Pode inspecionar as rodas traseiras que com certeza terá uma folga.
Abraços,
Valeu Roberto quando eu desmontei a roda dianteira esquerda neste serviço a tulipa estava boa as outras vou desmontar para lubrificar os rolamentos e vou dar uma olhadinha. Só uma curiosidade é folga zero ou tem uma tolerância?
:concordo:
Djalma Inoue
21/01/2014, 23:29
A Traseira do lado direito eu não troquei levei em um mecânico para trocar o retentor em julho do ano passado o negócio já existia e não tinha folga pelo menos não me falou nada. Mas vou esperar chegar a sua tulipa ou quem sabe um expert nos da uma orientação, rsrsrs.
alexsmith
22/01/2014, 09:35
Show, agora consegui ver! :curtir:
Sobre as folgas:
No primeiro vídeo, a folga mostrada é exatamente igual a que eu tenho na minha Defender. Segundo o mecânico, existe um ajuste dentro do diferencial que te permite minimizar isso, mas se apertar demais, começa a fazer barulho na estrada. Ainda segundo o mecânico, essa folga é normal.
No segundo vídeo, o ideal seria poder ver a roda mexendo e o resultado do movimento no cardã, para poder dizer com mais precisão se é algo normal ou não.
Do meu ponto de vista (leigo), eu diria que, se existe aquela folga mostrada no primeiro vídeo, vai existir a mostrada no segundo também. Faz sentido isso?
Vejam se esse vídeo ajuda a esclarecer: Differential rear LANROVER DEFENDER LCC - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sQYv4gB7ghY)
Abraço!
Foi mal Alex estava só para amigos agora esta público. Obrigado pelo alerta.:putz:
É que eu achei que somos todos amigos aqui kkkkkkkk. Brincadeirinha rsrsrsrs
22/01/2014, 22:51
Djalma, boas notícias!
Minhas peças acabaram de chegar e até domingo te ajudo com a charada da folga!
Eu nem acredito, comprei as peças no dia 04/01/2014 na Brit-Car e hoje recebi as peças na minha casa, isso pq eu utilizei o serviço de envio via correio comum (RoyalMail + Correios), e o melhor de tudo.... R$ 0,00 de taxa! Ufa...
Abraços,
A Traseira do lado direito eu não troquei levei em um mecânico para trocar o retentor em julho do ano passado o negócio já existia e não tinha folga pelo menos não me falou nada. Mas vou esperar chegar a sua tulipa ou quem sabe um expert nos da uma orientação, rsrsrs.
Djalma Inoue
22/01/2014, 23:47
Roberto eu também comprei um monte de coisas que estão chegando ainda porque pedi para dividir em pacotes de 2 kg para vir pelo Royal Mail, só dois foram taxados.:cool: Estou vendo a tulipa uma preta e outra dourada?? este outro material que vc comprou é o que borracha do vidro da porta??
Djalma, boas notícias!
Minhas peças acabaram de chegar e até domingo te ajudo com a charada da folga!
Eu nem acredito, comprei as peças no dia 04/01/2014 na Brit-Car e hoje recebi as peças na minha casa, isso pq eu utilizei o serviço de envio via correio comum (RoyalMail + Correios), e o melhor de tudo.... R$ 0,00 de taxa! Ufa...
Abraços,
ÔPA!! Roberto! poderia nos passar os pns dessas borrachas da base das portas!!?? E as borrachas de vedação a volta toda vai trocar tambem?
Nas fotos das borrachas inferiores, vejo pinos, como será a fixação?
...Voce já desmontou a borracha da 5a porta?? Rapaz, aquela curva lá de cima da porta que recebe a borracha de vedação estava totalmente destruida pela ferrugem!! Acho que lavar carro com wap enfia agua nesses lugares, é inevitável.
Obrigado e um abraço!
23/01/2014, 10:43
Djalma,
Até enviei um email para o pessoal da Brit-Car, comprei ambas tulipas genuinas, foram uma fortuna. Uma veio em uma caixa mais antiga (a de cor dourada) e a outra chegou em uma embalagem mais nova (a de cor preta), enviei o email questionando se realmente as duas são genuínas.
As borrachas são a parte inferior da porta, pelo que peguei referência são do modelo mais novo e dão uma melhor vedação na parte inferior.
Vou instalar no final de semana e postar o resultado aqui.
Abraços,
Roberto eu também comprei um monte de coisas que estão chegando ainda porque pedi para dividir em pacotes de 2 kg para vir pelo Royal Mail, só dois foram taxados.:cool: Estou vendo a tulipa uma preta e outra dourada?? este outro material que vc comprou é o que borracha do vidro da porta??
23/01/2014, 10:50
Meccano,
Segue os PNS
Portas dianteiras: LR029309
Porta traseira direita: LR029307
Porta traseira esquerda: LR029308
Pelo que vi, os pinos batem com a furação dos rebites existentes nas borrachas, pretendo utilizar a mesma furação. Será necessário apenas um furo na parte da lateral da coluna da porta para fixar a ponta da borracha. Se não bater a dremel fará novos furos... hehehehe
As borrachas internas estão inteiras e da porta traseira também, recentemente removi todas as borrachas de todas as portas e não vi nenhum sinal de ferrugem, apenas muita poeira.
Vou documentar a instalação das borrachas e atualizarei um tópico existente. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/111428-borrachas-da-porta-defender.html)
Abraços,
ÔPA!! Roberto! poderia nos passar os pns dessas borrachas da base das portas!!?? E as borrachas de vedação a volta toda vai trocar tambem?
Nas fotos das borrachas inferiores, vejo pinos, como será a fixação?
...Voce já desmontou a borracha da 5a porta?? Rapaz, aquela curva lá de cima da porta que recebe a borracha de vedação estava totalmente destruida pela ferrugem!! Acho que lavar carro com wap enfia agua nesses lugares, é inevitável.
Obrigado e um abraço!
27/01/2014, 12:53
Djalma, boa tarde.
Consegui trocar as tulipas no domingo, rapaz que diferença no carro... acabaram os trancos! Fiz uns testes arrancando o pé de uma vez da embreagem e antes dava um tranco monstruoso e depois da troca nada de tranco.
Da uma olhada no vídeo que eu fiz pra você analisar a folga. Fiz com a peça antiga e com a peça nova e também a folga que considero normal (aquela do seu primeiro vídeo).
Folga da Tulipa - Defender 2002 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=S-AUY_CZSwI)
Abraços,
Luciano Valois
27/01/2014, 16:47
Muito bom parabéns pelo DIY.
Como hoje estou de 90tinha me livrei por enquanto desse ponto rsrsr.
Abraços.
27/01/2014, 16:50
:concordo: Valeu Luciano.... eu pensei em soldar para nunca mais me preocupar com isso, mas se colocaram um eixo estriado e uma tulipa... pra alguma coisa serve (nem que seja pra quebrar)!!!
Na 90tinha o sistema é diferente?
Abraços,
Muito bom parabéns pelo DIY.
Como hoje estou de 90tinha me livrei por enquanto desse ponto rsrsr.
Abraços.
Luciano Valois
27/01/2014, 16:59
:concordo: Valeu Luciano.... eu pensei em soldar para nunca mais me preocupar com isso, mas se colocaram um eixo estriado e uma tulipa... pra alguma coisa serve (nem que seja pra quebrar)!!!
Na 90tinha o sistema é diferente?
Abraços,
Na 90tinha é uma peça só completa, tulipa e semi-eixo unidos. Acho que por um lado é bom e por outro é ruim. Se quebrar como é uma peça única, ela é mais cara que apenas a tupila. Porém acho que são poucos os relatos de quebra em 90tinha. Acho que ocorre mais em uso pesado de trilhas fortes.
Conseguiu as correias na toroffroad???
Abraço.
27/01/2014, 17:03
Consegui sim! Muito obrigado pela dica, já estão instaladas no motor...
Só preciso agora montar o paralamas dianteiro direito, a caixa de ar e isolar bem as conexões das mangueiras do snorkel... finalizo minha revisão e em 01/março vou pra estrada!
Abraços,
Na 90tinha é uma peça só completa, tulipa e semi-eixo unidos. Acho que por um lado é bom e por outro é ruim. Se quebrar como é uma peça única, ela é mais cara que apenas a tupila. Porém acho que são poucos os relatos de quebra em 90tinha. Acho que ocorre mais em uso pesado de trilhas fortes.
Abraço.
Luciano Valois
27/01/2014, 17:26
Blz, boa viagem e cuidado com esses motoristas loucos do nosso país.
27/01/2014, 17:35
Obrigado!!!
Blz, boa viagem e cuidado com esses motoristas loucos do nosso país.
Waldmartins
28/01/2014, 23:50
Abraço.
Isso na traseira né?
Luciano Valois
29/01/2014, 16:22
Isso na traseira né?
Positivo Wald, estamos falando de traseiros, rsrsrs. Para não confundir o pessoal que é malicioso, mais precisamente EIXO TRASEIRO.
No eixo dianteiro é tudo igual, tanto na 110 quanto na 90. Tulipa e semi-eixo em peças distintas.
Um abraço.
Waldmartins
29/01/2014, 23:29
Positivo Wald, estamos falando de traseiros, rsrsrs. Para não confundir o pessoal que é malicioso, mais precisamente EIXO TRASEIRO.
No eixo dianteiro é tudo igual, tanto na 110 quanto na 90. Tulipa e semi-eixo em peças distintas.
Um abraço.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...eu que sou malicioso nem tinha percebido...rs
Abs
Wald
Djalma Inoue
29/01/2014, 23:42
Roberto show de bola gostei do vídeo muito explicativo agora me diz uma coisa, pelo que o pessoal esta falando vc trocou as tulipas do eixo traseiro certo, e do dianteiro estava legal??? Ou é só necessário trocar as tulipas do eixo traseiro que resolve esta questão dos trancos.
E ai Valois vc é uma resenha em kkkkkkkkkkkk
Roberto este negócio vermelho ai dentro é graxa????? eu uso a br2 plus molykote qual vc usa??
Djalma, boa tarde.
Consegui trocar as tulipas no domingo, rapaz que diferença no carro... acabaram os trancos! Fiz uns testes arrancando o pé de uma vez da embreagem e antes dava um tranco monstruoso e depois da troca nada de tranco.
Da uma olhada no vídeo que eu fiz pra você analisar a folga. Fiz com a peça antiga e com a peça nova e também a folga que considero normal (aquela do seu primeiro vídeo).
Folga da Tulipa - Defender 2002 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=S-AUY_CZSwI)
Abraços,
30/01/2014, 09:02
Djalma,
Eu troquei apenas as tulipas traseiras, pois verifiquei as dianteiras e não tinham folgas (posso estar enganado, mas acredito que o freio de mão cause um desgaste maior nas tulipas traseiras). Após a troca das duas tulipas da traseira os trancos desapareceram 100%.
Agora uma dica, existem diversas tulipas na brit-car, umas de £ 10,00 e genuínas de £ 100,00, achei uma diferença de preço muito grande, e por este motivo optei pelas originais. Tenho relatos de amigos que trocaram e que continuaram com os trancos, depois da troca optaram por soldar as tulipas no semi-eixo.
Verifique se o estriado do seu semi-eixo está muito gasto (tanto do lado da tulipa como do lado do diferencial), se estiver não adianta trocar apenas as tulipas.
O vermelho (na verdade ela é rosa... ui) é graxa sim, eu também uso a graxa molykote, mas ao desmontar percebi que a graxa estava limpa e sem vestígios de contaminação, optei por não remover a antiga e realizar a substituição quando apresentar algum problema de rolamento.
Se precisar de alguma ajuda é só falar.
Abraços,
Roberto show de bola gostei do vídeo muito explicativo agora me diz uma coisa, pelo que o pessoal esta falando vc trocou as tulipas do eixo traseiro certo, e do dianteiro estava legal??? Ou é só necessário trocar as tulipas do eixo traseiro que resolve esta questão dos trancos.
E ai Valois vc é uma resenha em kkkkkkkkkkkk
Roberto este negócio vermelho ai dentro é graxa????? eu uso a br2 plus molykote qual vc usa??
Djalma Inoue
01/02/2014, 19:16
Muito bem, quero sua opinião sobre a folga na minha viatura da uma olhadinha no vídeo
https://www.facebook.com/photo.php?v=678832328833872&set=vb.100001213332158&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?v=678829322167506&set=vb.100001213332158 &type=3&theater
Será que tenho que tirar a tulipa para ver direito isso?
Outra coisa esta outra folga é normal?
Me desculpe a imagem estou sem minha câmera e fui usar o celular futuquei para colocar o video e acho que desconfigurei o bicho kkkkkkk é muita intimidade kkkkk
01/02/2014, 22:15
Djalma, boa noite.
Pelo que eu pude analisar a tua tulipa não está ruim, vi uma pequena folga, que pode gerar trancos na saída. Optei por trocar as tulipas pensando em proteger o estriado do semi eixo, pois a folga poderia fadigar o semi eixo.
Essa folga do video que faz o "clanck" quando VC gira o disco eu considero normal, todos os carros que tive com cardan apresentam uma pequena folga no diferencial.
Existem calços que podem diminuir essa folga, mas para instalar esse calço é necessário abrir o diferencial.
A folga do meu diferencial esta bem parecido com o seu, e os meus trancos acabaram depois das tulipas novas.
Qualquer coisa da um grito.
Abraços
Muito bem, quero sua opinião sobre a folga na minha viatura da uma olhadinha no vídeo
https://www.facebook.com/photo.php?v=678832328833872&set=vb.100001213332158&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?v=678829322167506&set=vb.100001213332158 &type=3&theater
Será que tenho que tirar a tulipa para ver direito isso?
Outra coisa esta outra folga é normal?
Me desculpe a imagem estou sem minha câmera e fui usar o celular futuquei para colocar o video e acho que desconfigurei o bicho kkkkkkk é muita intimidade kkkkk
Edvaldobranco
06/07/2014, 18:23
Fiz uma adaptação retirando o pivô e colocando uma bucha do diferencial do caminhão traçado ou seja o pivô foi substituído por um terminal de direção do caminhão e ai sim adaptado na bucha do diferencial, ficou sem nenhum tranco alem do carro ficar extremamente macia estou falando de uma 130
para ter uma noção melhor so vendo as fotos que postarei depois. grande abraço
Munha 130 tinha um tranco mto forte e o problema era as arroelas do diferencial central q estavam mto gastas. Comprei arroelas mais grossas e agpra tem um minimo tranco.
Eu já tinha visto ball joint e semieixos/tulipas.
Abçs
Rodrigo