PDA

Ver Versão Completa : Oleo nas rodas dianteiras

wladimircapelo
19/11/2005, 20:23
Percebi recentemente respingos de óleo nos aros das rodas dianteiras do meu jeep. Isso é normal? O que causa isso?

obrigado.
Wladimir

leopoldo
19/11/2005, 22:19
Não é normal

Não deveria acontecer

Não fique marcando touca.

Possibilidades:

vazamento de fluido de freio

vazamento de óleo/graxa do cubo de roda

wladimircapelo
19/11/2005, 23:01
valeu leopoldo.
vou dar checada.
você acha que pode ter a ver com os espaçadores das rodas?

leopoldo
19/11/2005, 23:28
Os espaçadores podem eventualmente ter piorado uma condição que já não era lá essas coisas, como retentores e rolamentos velhos. Uma distância maior, um momento maior no apoio ..... que é o rolamento. Um pequeno desgaste agora aumentou e quem sabe a porca da flange não afrouxou !!!

Não no caso de eventuais vazamentos de burrinhos de roda, que normalmente são devido à corrosão interna dos cilindros de roda.

Observe que é muito raro mas pode ser vazamento de graxa proveniente do munhão, ou pela manga, ou pelos pinos mestres. De qualquer forma, é indicativo de problema potencial muito sério.

Rogério Tortato
20/11/2005, 01:07
teve uma ocasião, em que fiz uma revisão no meu diferencial dianteiro, que vi (e troquei) os retentores que impedem a passagem do óleo do diferencial para as extremidades dos eixos.

se tais retentores estiverem sem ação, é possivel que o óleo do diferencial atinja os cubos e respingue nas rodas, não é Leopoldo?

abraços.

leopoldo
20/11/2005, 10:43
Sim, é posssível

mas

seria muito mais comum vazar primeiro pela roda livre, pois para chegar à traseira do cubo, precisaria vencer a graxa do cubo.

Veja a consistência do que vaza. Se for meleca, é graxa, ou voce passou por cima de meleca de cachorro :lol:

Se for mais líquido, sinta o cheiro, pois óleo de diferencial tem cheiro bem característico.

E se vc tem uma WAP, faça um teste: manda jato nos respingos. Fluido de freio costuma levemente espumar quando jateado.

Fora que ele pode ser dissolvido com alcool.

wladimircapelo
20/11/2005, 16:38
Meus agradecimentos aos colegas Rogerio e Leopoldo. Vou dar uma checada essa semana. Obrigado.