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Ver Versão Completa : Ranger esquentando na estrada



CATRINCK
10/12/2013, 18:37
Boa tarde, sou novo aqui e novo na ford ranger.
Comprei uma ranger xlt 4x4 cab. Dupla 2.8 2004, fiz uma primeira viagem andei no maximo 120km p/ hora e liquei o ar só nas cidades, na segunda viagem com chuva deixei o ar ligado por mais tempo e notei que o ponteiro de temperatura começou a subir, desliquei o ar e voltou ao normal (isso na estrada), na volta peguei estrada livre e resolvi dar uma esticada 120 a 130km p/ hora constante e voltou a subir o ponteiro, tirei o pé o ponteiro voltou ao normal(o normal para mim é no meio entre c e o h). Pergunto isso é normal?
levei no mecânico ele percebeu que o liquido de arrefecimento não tem aditivo.
Desde já agradeço o retorno!

bbmoro
10/12/2013, 19:50
Boa tarde, sou novo aqui e novo na ford ranger.
Comprei uma ranger xlt 4x4 cab. Dupla 2.8 2004, fiz uma primeira viagem andei no maximo 120km p/ hora e liquei o ar só nas cidades, na segunda viagem com chuva deixei o ar ligado por mais tempo e notei que o ponteiro de temperatura começou a subir, desliquei o ar e voltou ao normal (isso na estrada), na volta peguei estrada livre e resolvi dar uma esticada 120 a 130km p/ hora constante e voltou a subir o ponteiro, tirei o pé o ponteiro voltou ao normal(o normal para mim é no meio entre c e o h). Pergunto isso é normal?
levei no mecânico ele percebeu que o liquido de arrefecimento não tem aditivo.
Desde já agradeço o retorno!

Primeira coisa, verificaria em que condições está o líquido de arrefecimento. Depois disso, sugiro verificar a limpeza da parte externa dos trocadores de calor (ar condicionado, intercooler e radiador)

Guilherme Guaspari
11/12/2013, 08:45
Boa tarde, sou novo aqui e novo na ford ranger.
Comprei uma ranger xlt 4x4 cab. Dupla 2.8 2004, fiz uma primeira viagem andei no maximo 120km p/ hora e liquei o ar só nas cidades, na segunda viagem com chuva deixei o ar ligado por mais tempo e notei que o ponteiro de temperatura começou a subir, desliquei o ar e voltou ao normal (isso na estrada), na volta peguei estrada livre e resolvi dar uma esticada 120 a 130km p/ hora constante e voltou a subir o ponteiro, tirei o pé o ponteiro voltou ao normal(o normal para mim é no meio entre c e o h). Pergunto isso é normal?
levei no mecânico ele percebeu que o liquido de arrefecimento não tem aditivo.
Desde já agradeço o retorno!

Olha! A minha era uma 2.5 e acontecia isso tambem. Não sei como é a power stroke. Mas o problema na minha era no ventilador do motor. O ventilador da 2.5, não sei te explicar precisamente, mas ele funciona com a temperatura do motor. Quando frio, ela gira, mas é "boba". Quando esquenta, tem um gel (se não me engano) que faz dilatar e assim girar constantemente junto com o motor. A minha era somente essa pecinha com esse gel (acho que é gel, não lembro mesmo), e voltou ao normal. Não lembro do preço, mas não era nada absurdo.

CATRINCK
11/12/2013, 08:46
Valeu bruno irei verificar.

Pedro Eduardo Patussi
11/12/2013, 09:13
acoplamento viscoso a tal peçinha...hehe i num é nada barato não....

Guilherme Guaspari
11/12/2013, 09:52
acoplamento viscoso a tal peçinha...hehe i num é nada barato não....

bah! viagei entao Pedro. hahahaha
é que faz anos que me desfiz da Ranger.
valeu pela mão
abraço

CATRINCK
11/12/2013, 16:48
Notei que o mangueira superior do intercooler está vazando um tipo de óleo, não chega a pingar no chão e quando piso mais forte (ultrapassagens) sai fumaça preta (até gosto quando tem um carro muito colado na traseira), mas esse óleo pode causar aquecimento.
Obs: Eu nunca continuei forçando, sempre que sensor de temperatura passa do meio desligo o ar ou diminuo a velocidade.

Pedro Eduardo Patussi
12/12/2013, 09:43
intercooler da ranger melejado de oleo é normal...agora se está vazandooooo.... é q a coisa ta bem feia.... tua turbina deve ta td fudida então...

troca a mangueira se ela tiver trincada...e encaixa ela bem...escapar ar ali...da perda de potencia...

a minha em dias muito quentes na cidade...com anda e para...anda e para no transito...com a/c ligado...a temperatura chega proximo de ferver....(antes do vermelho)
desligo o A/C em coisa de 2min no maximo...a temperatura está normal... na metade....tanto faz se estiver andando ou se estiver parada ainda...(obvio q andando abaixa mais ligeiro ainda)

CATRINCK
12/12/2013, 10:31
Pedro xará (meu nome também é Eduardo Catrinck) isso que eu queria saber, eu tinha um Fiat Estrada antes da Ranger, no dia que o ponteiro do marcador de temperatura passou do meio foi só piorando até fazer motor, me disseram que a "Ranger é normal subir temperatura só não pode subir muito", mas eu não acreditei. Sou novo na Ranger e fiquei com receio de de tomar um prejuízo.
Na cidade com transito mais intenso posso ligar o ar direto que não passa do meio, o estranho é que só começa subir o ponteiro na estrada.
A mangueira melando é porque estava com a parte de traz fora da braçadeira.
Valeuuu!

marcoswiedemann
12/12/2013, 11:16
Boa tarde, sou novo aqui e novo na ford ranger.
Comprei uma ranger xlt 4x4 cab. Dupla 2.8 2004, fiz uma primeira viagem andei no maximo 120km p/ hora e liquei o ar só nas cidades, na segunda viagem com chuva deixei o ar ligado por mais tempo e notei que o ponteiro de temperatura começou a subir, desliquei o ar e voltou ao normal (isso na estrada), na volta peguei estrada livre e resolvi dar uma esticada 120 a 130km p/ hora constante e voltou a subir o ponteiro, tirei o pé o ponteiro voltou ao normal(o normal para mim é no meio entre c e o h). Pergunto isso é normal?
levei no mecânico ele percebeu que o liquido de arrefecimento não tem aditivo.
Desde já agradeço o retorno!

Eu trabalho com uma ranger 2002 motor 2.8
com ar ligado na estrada com velocidade superior aos 110
ela esquenta mesmo, tenta manter uma velocidade de 100 pra ver se esquenta, nessa velocidade ela fica antes do meio no marcador, mas se vc forçar a 120 ou mais ela acaba esquentando mesmo.
esse motor não é pra velocidades altas.
se vc quer andar acima dos 120 compra uma com motor 3.0 diferencial mais longo que a 2.8.
faz o teste e posta o resultado
boa sorte

CATRINCK
13/12/2013, 07:03
Agora fico mais tranquilo, agora mesmo estou saindo para viajar vou aproveitar e fazer alguns testes.
Valeuuuu!

Pedro Eduardo Patussi
13/12/2013, 17:44
a minha é totalmente oposto....em dias MUITO QUENTES... ela esquenta muito com A/C ligado na cidade...em baixas velocidades.... e na rodovia pode desce o cacete direto...com a/c ligado...acima de 120km/hr...q a temperatura sempre fica no meio...tanto em subidas e descidas.... em dias normais...nem muito quentes...nem fresco...mantem ponteiro na metade em qlq lugar....

CATRINCK
16/12/2013, 08:44
Chequei de viagem ontem, quando estava chegando em casa em uma subida, ela subiu a temperatura outra vez, no resto da viagem foi tudo tranquilo.

CATRINCK
16/12/2013, 09:52
Hoje notei que a hélice do radiador com o motor desligado e com a mão girava tanto para esquerda e direita sem girar a correia e com muita facilidade isso é normal?

Guilherme Guaspari
16/12/2013, 15:23
Hoje notei que a hélice do radiador com o motor desligado e com a mão girava tanto para esquerda e direita sem girar a correia e com muita facilidade isso é normal?

Com o motor frio é normal.
experimenta fazer isso com o motor quente. Ela tem que ficar bem pesada!

CATRINCK
16/12/2013, 18:28
Obrigado pala dica.

CATRINCK
17/12/2013, 14:37
Guilherme com o motor quente continua a mesma coisa.

HENRIQUE JR
18/12/2013, 08:23
Guilherme com o motor quente continua a mesma coisa.
Bom dia Catrink;
Tive uma Ranger 2.8 2002, excelente carro e motor muito bom, mas como alguém citou anteriormente, este motor não é para altas velocidades. Lembro que a minha, com 120km/h, a rotação ficava bem elevada e fazia bastante barulho.
Com relação ao aumento da temperatura, não é normal subir, pelos seus relatos, provavelmente o acoplamento viscoso deva estar quebrado, mas sugiro fazer uma revisão completa no sistema (radiador, bomba d'agua, válvula termos tática e acoplamento viscoso).
E coloca aditivo de boa qualidade.

Guilherme Guaspari
19/12/2013, 09:17
Guilherme com o motor quente continua a mesma coisa.

Tchê! vai ter que trocar então essa viscosidade da polia para não se incomodar.
Quanto ao motor de baixa velocidade, não quer dizer. A minha que era bem mais fraca (2.5) andava com o pé embaixo e ela só aquecia por duas coisas, ou essa viscosidade da polia, ou pela sujeira acumulada nas aletas dos radiadores, principalmente do intercooler. Caso contrário, não aquecia nem a pau.

RGamaJr_4x4
20/12/2013, 13:38
na volta peguei estrada livre e resolvi dar uma esticada 120 a 130km p/ hora constante e voltou a subir o ponteiro

Se o problema ocorre somente na estrada é certo que o problema não é com a embreagem multiviscosa da ventoinha, pois na estrada já há a ventilação natural... e muita!
E essa "pecinha" da imagem não tem nada de barato. 444126

Minha Ranger que é 2.5 e anda mais esgoelada que as outras a 120km/h não superaquece.

Primeiro tem que certificar-se se está aquecendo além do normal mesmo. Quando vc diz que o motor esquenta, o ponteiro tá em que posição?
Uma coisa é certa, na cidade o motor sempre trabalha mais fresco, mesmo em dias quentes com trânsito engarrafado.

Sgustavoneri
19/12/2016, 21:29
Boa noite pessoal, afinal de contas, descobriram o mistério, a minha está com o mesmo problema do vivente ali de cima, na estrada andando por volta de 100 km/h com ar ligado, a minha começou a esquentar, isto que acabou de voltar da manutenção do ar, onde foi instalado um ventilador na frente do radiador do A/C

ederjanio
25/07/2019, 17:05
A minha esquentou duas vezes e queimou a junta de cabeçote. A primeira a junta era de amianto, como tinha acado de comprar o carro não sabia. A segunda foi descoberto que o suporte da bomba d'água estava danificado, cheio de ferrugem e buracos. Daí a bomba não tinha pressão suficiente para jogar a água para todo o sistema.
Ranger 2.8 power stroke 2004/2005.

Nacelio do ceara
31/10/2019, 21:23
Boa noite rangeiros, estive lendo os tópicos de elevação de temperatura.
Tenho uma ranger CD 2002 XLT 4×4.
que no mês 09/19 era só pegar a estrada a temperatura ia no topo.
Levei no meu mecânico com 30 anos de experiência em qualquer tipo de motor a explosão.
Retirou o cabeçote e media altura, deu 127. Com junta de aço de 3 pontos
Altura original 128.13 com junta de aço de 1 ponto e altura mÃ*nima 127.88. Com junta de aço 3 pontos
Ou seja estava baixÃ*ssimo. Fizeram só para vender.
SOLUÇÃO:
comprei um cabeçote que ainda não tinha sido retificado na sucata ou seja altura original de 128.10 sem junta.
levei na retifica, e mandei da uma geral:
# recuperar todos os buracos de corrosão,
# troca dos retentores mwm,
# retificação das sedes de valvulas,
# esmerilhamento das valvulas,
# junta de aço mwm de 3 pico,
Altura final 128.13.
Aliado a isso troquei a bomba d'agua, varetei o radiador, troquei todos os mangotes de agua, retirei a valvula termostatica e travei a hélice de refrigeração do radiador.
Porque travar a hélice e tirar a VT.
Simples aqui no Ceará media de temperatura na sombra e 35 graus.
Resultado final ponteiro da temperatura mal descola. Quando ligo o ar ele fica entre o 1 ponto e o meio.
Tanto faz na cidade como na estrada. Fica a dica.

Nacelio do ceara
31/10/2019, 21:34
Descupem os caracteres alterados, foi o próprio sistema do android que alterou, mais acho que deu para enteder,

RicardoFLN
31/10/2019, 22:12
Boa noite rangeiros, estive lendo os tópicos de elevação de temperatura.
Tenho uma ranger CD 2002 XLT 4×4.
que no mês 09/19 era só pegar a estrada a temperatura ia no topo.
Levei no meu mecânico com 30 anos de experiência em qualquer tipo de motor a explosão.
Retirou o cabeçote e media altura, deu 127. Com junta de aço de 3 pontos
Altura original 128.13 com junta de aço de 1 ponto e altura mÃ*nima 127.88. Com junta de aço 3 pontos
Ou seja estava baixÃ*ssimo. Fizeram só para vender.
SOLUÇÃO:
comprei um cabeçote que ainda não tinha sido retificado na sucata ou seja altura original de 128.10 sem junta.
levei na retifica, e mandei da uma geral:
# recuperar todos os buracos de corrosão,
# troca dos retentores mwm,
# retificação das sedes de valvulas,
# esmerilhamento das valvulas,
# junta de aço mwm de 3 pico,
Altura final 128.13.
Aliado a isso troquei a bomba d'agua, varetei o radiador, troquei todos os mangotes de agua, retirei a valvula termostatica e travei a hélice de refrigeração do radiador.
Porque travar a hélice e tirar a VT.
Simples aqui no Ceará media de temperatura na sombra e 35 graus.
Resultado final ponteiro da temperatura mal descola. Quando ligo o ar ele fica entre o 1 ponto e o meio.
Tanto faz na cidade como na estrada. Fica a dica.

Parceiro,
Essa tua dica é péssima! Sorry.
Retirar a válvula termostática e travar a viscosa é um bom caminho pra detonar teu motor mais rápido. Mesmo nos teus 35 graus à sombra teu motor vai trabalhar frio!

Sds.

cristianoribeiro
21/11/2019, 20:33
Os mechanicos com 2mil anos de experiencia faltaram a algumas aulas, segue abaixo os motivos para não travar a hélice e não retirar a termostática.

travar a viscosa:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/137466-acoplamento-viscoso-travado.html

retirar a termostatica:
Qual e o problema de se tirar a valvula termostatica do motor? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wMSDciA9fAw)

Giulliano Nogueira
10/01/2025, 18:01
Prezados, adquiri uma ranger 2.8 limited 2005 há uns 3 meses...já tive outros carros a diesel e me surpreendi com a quantidade de problemas que tive...
Correia dentada quebrada no dia da compra...bomba d'água logo depois...entre outros detalhes menores
Mas o que vinha me causando problema maior era o superaquecimento na estrada.
10 km de estrada e temperatura lá batendo no vermelho...voltava pra cidade, tudo bem.
Troquei tudo que podia, menos radiador. Bomba d'água, VT, correias e nada de resolver.
O mecânico da Ford me disse que deveríamos isolar o ar quente pois poderia ser ele que estivesse bloqueando a circulação da água.
Ele sacou a mangueira de entrada e saída do ar quente e ligou uma na outra...mas antes lavou com uma mangueira ambas e saiu muita sujeira.
Peguei a estrada... Bingo 😁
O ponteiro travou antes do meio e não subiu mais.
Vou continuar os testes, mas até agora, tudo certo.
DICA: ISOLEM ESSA PORCARIA DE AR QUENTE

RicardoFLN
11/01/2025, 17:47
Prezados, adquiri uma ranger 2.8 limited 2005 há uns 3 meses...já tive outros carros a diesel e me surpreendi com a quantidade de problemas que tive...
Correia dentada quebrada no dia da compra...bomba d'água logo depois...entre outros detalhes menores
Mas o que vinha me causando problema maior era o superaquecimento na estrada.
10 km de estrada e temperatura lá batendo no vermelho...voltava pra cidade, tudo bem.
Troquei tudo que podia, menos radiador. Bomba d'água, VT, correias e nada de resolver.
O mecânico da Ford me disse que deverÃ*amos isolar o ar quente pois poderia ser ele que estivesse bloqueando a circulação da água.
Ele sacou a mangueira de entrada e saÃ*da do ar quente e ligou uma na outra...mas antes lavou com uma mangueira ambas e saiu muita sujeira.
Peguei a estrada... Bingo 😁
O ponteiro travou antes do meio e não subiu mais.
Vou continuar os testes, mas até agora, tudo certo.
DICA: ISOLEM ESSA PORCARIA DE AR QUENTE

Essa tua dica até pode servir pra quem não mora em lugares com inverno casca grossa!
Eu particularmente quando se refere ao sistema de arrefecimento, prefiro que tudo esteja perfeitamente funcional.

Não consigo conceber como o radiador de ar quente poderia estar bloqueando o fluxo da água de forma a impedir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento do motor e do arrefecimento do óleo lubrificante.
Tem grande chance de que quando o radiador foi "bypassado" e feita a limpeza tenha desobstruído a tubulação que vai pro radiador de óleo, e aí sim a coisa aí voltou a funcionar direito.

E tu sabes por que isso acontece? Porque os "expertos" quando fazem trocas de água pra limpar o sistema de arrefecimento nunca retiram o bujão de escoamento do bloco. Esse bujão de escoamento do bloco na Ranger 2.5/2.8 fica num lugar desgraçado, bem atrás do motor de arranque. Então ninguém faz! Tiram a mangueira lá da parte baixa do radiador e acham que saiu toda a água, e na real não retiraram nem a metade da água que fica no bloco, envolvendo os cilindros. Consequentemente o grosso da sujeira não sai!
Ai tu adiciona a tudo isso, proprietários antigos relaxados que metiam água de torneira na naba do motor por anos a fio, e está feita a cáca!

Sorte aí!
Sds.

Giulliano Nogueira
20/01/2025, 10:41
Prezados, bom dia.
Salvando a viscosa da ranger...dois furos paralelos atrás, limpar com ar e gasolina, preencher ambos os buracos com silicone cinza Whurt (alta temperatura) até vazar no outro furo, vedar com rebite os buracos.
Esqueça a palavra AQUECIMENTO

RicardoFLN
21/01/2025, 10:02
Prezados, bom dia.
Salvando a viscosa da ranger...dois furos paralelos atrás, limpar com ar e gasolina, preencher ambos os buracos com silicone cinza Whurt (alta temperatura) até vazar no outro furo, vedar com rebite os buracos.
Esqueça a palavra AQUECIMENTO

Salvando ou travando?

Sds.

ivan-dourado
24/01/2025, 10:15
Bom dia, tenho uma Ranger 2010/11 PowerStroke 3.0 e está com um problema semelhante. Quando estou na estrada e forço um pouco o ponteiro de temperatura sobre um pouco, tiro o pé e ele começa a voltar. Logo após ele começar a voltar para o meio, posso descer o pé novamente que ele segura no meio. Pode ser o fluido que esteja velho. Alguém encontrou solução para esse problema de aquecimento?

Giulliano Nogueira
27/01/2025, 18:35
Amigo, 95% de chance de ser a viscosa...
Se aquece somente na estrada, sob condições mais severas de uso (com giro alto ), verifique o gel da viscosa, faça a recarga com gel ou com o silicone de alta temperatura, que não trava mecanicamente a viscosa e ela gira normalmente com o motor desligado. Vai resolver

ivan-dourado
17/02/2025, 09:29
Amigo, 95% de chance de ser a viscosa...
Se aquece somente na estrada, sob condições mais severas de uso (com giro alto ), verifique o gel da viscosa, faça a recarga com gel ou com o silicone de alta temperatura, que não trava mecanicamente a viscosa e ela gira normalmente com o motor desligado. Vai resolver

Levei em um mecânico e ele falou que pode ser a bomba d'água. Porém ela foi trocada recentemente 02.05.2024 em uma outra cidade que eu morava. Esse mecânico é de confiança, mas ele nem mencionou a viscosa. Dito isto a pergunta é, esses 5% pode ser bomba d'água?

RicardoFLN
17/02/2025, 12:28
Levei em um mecânico e ele falou que pode ser a bomba d'água. Porém ela foi trocada recentemente 02.05.2024 em uma outra cidade que eu morava. Esse mecânico é de confiança, mas ele nem mencionou a viscosa. Dito isto a pergunta é, esses 5% pode ser bomba d'água?


Coloca aí nas possibilidades começo de fuga de compressão de algum cilindro pro sistema de arrefecimento (via junta cabeçote).

Sds.

hugocsl
19/02/2025, 20:56
Coloca aí nas possibilidades começo de fuga de compressão de algum cilindro pro sistema de arrefecimento (via junta cabeçote).

Sds.

Se for esse o caso, acho que tem um teste simples a ser feito.
Tira a tampa do reservatório do radiador, liga o carro e da umas aceleradas. Se a pressão do cilindro estiver "vazando" pela junta possivelmente o reservatório vai cuspir água para fora devido a pressão vindo da camera e passando para o sistema de arrefecimento.
Na teoria esse teste pode ser que ajude, digo na teoria pq eu mesmo nunca fiz, mas ouvi falar que funciona :)

RicardoFLN
19/02/2025, 21:12
Se for esse o caso, acho que tem um teste simples a ser feito.
Tira a tampa do reservatório do radiador, liga o carro e da umas aceleradas. Se a pressão do cilindro estiver "vazando" pela junta possivelmente o reservatório vai cuspir água para fora devido a pressão vindo da camera e passando para o sistema de arrefecimento.
Na teoria esse teste pode ser que ajude, digo na teoria pq eu mesmo nunca fiz, mas ouvi falar que funciona :)

A questão é que acelerar sem carga no motor é diferente de quando está com carga. Menos pressão da turbina, menos combustível, menos calor, etc.

Sds.