PDA

Ver Versão Completa : Motor Ford OHC no Jeep Cj3.



mktiberio
19/11/2005, 12:10
Falai Pessoal..

Descobri a 4x4Brasil por acaso e já foi muito útil para mim (passei a manhã inteira lendo as mensagens antigas e me considero um pouco mais conhecedor do mundo 4x4). :D

Tenho um CJ3A com motor OHC 4cc Gasolina, o motor está começando a queimar óleo, perder potência e a vazar óleo (quando o motor está quente, o vazamento é relativamente grande). :(

Minha dúvida é o que fazer com o motor. :pensativo:
Tenho o câmbio e reduzida em pereito estado (há pouco tempo atrás abri e refiz inteirinho, troquei uma porção de engrenagens e gastei uma fortuna), por ter um câmbio em perfeito estado, não gostaria de ter que trocar o conjunto todo.

Por também não querer gastar muito dinheiro, venho aqui, ver se o pessoal tem alguma sugestão boa para o meu caso.
Uso o Jeep somente nos fds e quando faço trilhas, sendo assim, não estou em busca de economia de gasolina, porém estou pensando em gastar um pouco a mais, trocar o carburador e ter meu CJ TAMBÉM sendo movido a alcool, e economizar um pouco em combustivel.

Pesquisei bastante, encontrei oficinas que dizerm que retificariam meu motor por completo, pela bagatela de R$ 2.400,00. No Josewal, posso trocar meu motor por um novinho por R$ 3.200,00. Em ferro velho, encontrei motores em bom estado por R$ 1.500,00. Tem cara que ta vendendo motor a R$ 500,00. Também tenho a possibilidade de comprar um motor bom (mas não zerado) por R$ 1.500,00. Só que tenho muitas dúvidas, li diversas pessoas dizendo que o OHC é um motor "fraco", porém para o meu CJ3A (levinho) acho que está de bom tamanho, visto que NUNCA me deixou na mão (a não ser por falta de velocidade, mas quem disse que quero velocidade no CJ, não sou louco). :mrgreen:
Colocar um de Opala 4cc, até onde sei (talvez muita gente não goste do que vai ler) o motor de Opala tem tecnologia inferior ao OHC. Outra opção seria o AP, só que ia gastar uma nota pra adaptar, então acredito que a melhor opção seria realmente trocar o meu OHC por outro OHC (possivelmente a alcool).

No Josewal, posso gastar os mesmos R$ 3.200,00 e instalar um Opala 4cc meia-vida (incluindo adaptação + motor), mas acho que não vale a pena gastar R$ 3.200,00, seja para se colocar um OHC ou opala.

Para falar a verdade, sou mais pegar um de 1500 meia vida e daqui a meia vida pegar outro de 1500. A chance de fod** um motor numa trilha é a mesma, sou mais arregas*** um motor meia vida que um impecavel.

- É fria comprar motor em ferro velho? Como descubro se o motor de um ferro velho não é roubado? Li por ai que da pra ver na policia civil, mas em que ligar existe inscrito o número do motor? Pra falar a verdade, olhei o meu por diversas vezes e nunca encontrei numero algum. Gostaria de verificar inclusive o meu, caso ele não esteja na-lei, já sei que a opção de retificar não existirá mais...... aí terei que pegar um outro. Sei lá, alguém tem alguma idéia diferente dessas que eu tenho?

Pra ser sincero nunca fui a ferro velho, vi outro dia uma listagem de ferros velhos aqui na 4x4, perdi um baita tempo procurando e não achei mais, alguém tem essa lista?

:arrow: Outro assunto> Não estou pensando em vender meu Jeep, porém quanto vocês acham que vale um CJ3A com pedaleiras suspensas, Hidrovacuo, Freio a Disco na Dianteira e Trazeira, cambio e reduzida impecavel, motor impecavel (talvez em breve), 4x4 funcionando, sto antonio, quebra mato, estribo, respiros nos diferenciais e cambio, filtro de ar dentro do painel, todos os medidores funcionando, capota fixa meio fodida, bancos meio ferrados e lataria com diversos pontos de ferrugem, direcao de maverick sem folga, e alguns outros acessorios como: farois de milha, farois auxiliares, pa e machado presos na laterial do carro, pneus GUYANE 750x16, alem de um radinho toca-fitas meia-boca, etc.

Acho que só.. pelo visto fiz mais perguntas do que devia.

[]s e obrigado.

Ronaldo B.
19/11/2005, 12:55
Como você tem poucas dúvidas, fica fácil responder... :lol: :lol:

Vamos por partes:

De cara o mais barato seria ou retificar o seu motor ou conseguir um outro OHC em bom estado ... :roll: ... e trocar o seu, adaptação bem feita sempre acaba saindo mais caro e prá cair na mão de um mecânico porco que vai cobrar barato e fazer um monte de merda na hora de adaptar outro motor, fico com o primeira opção, em se tratando de adaptações, a economia inicial normalmente sai caro no final.

Se for trocar, eu não acho que o GM151 seja uma má escolha, vc já andou em CJ com esse motor ??? Posso te afirmar com toda a certeza que é o melhor custo x benefício, só perdendo em alguns casos muito específicos para o AP, mas aí vai depender do que uso que vc faz do seu CJ. O GM151 tem a manuteção mais barata dentro todas as outras opões e o OHC a mais cara, que só perde para o BF161.

Quanto ao valor do jeep, não dá prá avaliar pelo que vc relatou, se tivesse fotos ajudava, mas mesmo assim uma avaliação mais precisa, só vendo mesmo, o valor se define basicamente pelo estado geral da jeep, funilaria, chassi e mecânica, mais os acessórios e o que normalmente acaba subindo o preço é se tiver guincho e o tipo de pneus, se forem 33" melhor ainda.

[]´s

tavio_g
20/11/2005, 03:09
Eu retifiquei o meu.
Gastei uns 1800.
Uma dica, garimpe e peça descontos.
Outra dica, nao fale q é para jeep.
Diga que é para uma f100 que tá encostada... :mrgreen:
Fica bom o motor novo.
O meu eu tive uns problemas nas guias de válvulas que o cara da retífica refez agora recentemente e ele está em processo de montagem.
Agora, falar que não anda.. sei não, pode ser por causa da sua relação de diferencial, mas no meu, um cj5 78 se cutucar um pouco mais ele chega nos 120 marcados no velocimetro, se está certo ou não eu não sei ao certo, mas na Bandeirantes já ultrapassei varios carros nessa velocidadade :shock: :shock:
Olha, eu gastei essa grana, pq deixei ele standard e coloquei peças de qualidade.
Por exemplo o pistão que tinha pra por era Metal Leve(uns 500 mais ou menos, acho) e um outro generico por 300, escolhi as peças de melhor qualidade para fazer o serviço.
Pesquise pesquise e pesquise, a mesma bomba de óleo dele, eu achei por 480, e por 220 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

abraços

Marcos ET
20/11/2005, 03:42
...Colocar um de Opala 4cc, até onde sei (talvez muita gente não goste do que vai ler) o motor de Opala tem tecnologia inferior ao OHC. Outra opção seria o AP, só que ia gastar uma nota pra adaptar, então acredito que a melhor opção seria realmente trocar o meu OHC por outro OHC (possivelmente a alcool).

[]s e obrigado.

Falae mktiberio, blza?

Cara, tbem nao gosto muito do motor de Opala, os GM151... acho que é um projeto velho, gastao, pesado pakas... mas uso ele em meu CJ3A por alguns motivos.... veja:

1. Pra instalar o GM 151 nao existe complicação, basta mudar os calços de motor e colocar uma flange espaçadora entre cambio e capa seca...
2. O GM 151 a álcool, quando utilizado com comando de valvulas do gasolina, chega a desenvolver pouco mais de 105CV original (informação obtida através de sites dos "viciados" em opala....), com o cabeçote rebaixado em 1mm (muito normal hoje, pois nosso combustível melhorou muito), pode chegar a 110CV sem forçar.... (acho q o AP 2.0 tem 115CV....)
3. A curva de torque do GM 151 é melhor adaptável ao cambio do jeep que os AP...
4. É muito mais fácil encontrar peças do GM e do AP, os OHC tá meio complicado hj em dia....
5. mil e lá vai pancada o preço de uma retífica do OHC? e das peças tipo kit de embreagem? já comparou com os preços do GM e dos AP? putz! quase a metade do preço!!!
6. (a melhor de todas) voce compra um GM 151 COMPLETO por R$ 500,00 em BOM estado.....

agora, cuidado... um GM151 álcool, com carburador "2E" aberto, cabeçote rebaixado em mais de 2,5mm, dutos retrabalhados, escapamento dimensionado e outras coisas.... este "kit" pode render pra vc uma ponta de eixo com chaveta danificada (seu eixo é original?) e uma cruzeta de cardan danificada se você nao segurar o pé... :twisted: :twisted:

agora, tá afim de colocar um AP sem ter que gastar uma fortuna com os kits Deep Tech? veja a foto abaixo... aki gastamos com peças o seguinte:(pra colocar no jeep de um amigo)

1. R$ 50,00 carcaça do cambio (capa seca) de voyage
2. R$ 150,00 flange adaptadora da capa seca voyage com cambio 3M jeep
3. R$ 60,00 solda do eixo piloto do VW no eixo piloto do cambio 3M jeep
4. R$ 110,00 kit de embreagem completo GOL

proença
20/11/2005, 10:14
salve pessoal!

eu estou usando há um bom tempo essa configuração que o marcos mencionou
realmente a adaptação não ficou cara e tem funcionado muito bem, tanto em trilhas como pra uso em cidade e estrada
acredito que seja a melhor relação custoxbenefício atualmente
e se vc tem um cj3, pode ter certeza que ele vai ficar um foguete

[ ]´s sugerindo o AP

mktiberio
21/11/2005, 19:03
Falai pessoal, obrigado pelas respostas. De certa forma vocês me deixaram com mais dúvidas... mas blz.... sinal que os conselhos são bons. Li todas as mensagens postadas sobre AP, OHC e GM151, comparei as curvas de torque que encontrei na Internet. Sou da opinião que gosta de mexer em Jeep, sendo assim, quero ter um carburadorzinho pra poder mexer em uma eventual pane (nessa hora não gosto de muita coisa elétrica)... também gosto de fazer trilhas na manha, vencer por potência e não por velocidade.
Meu Jeep tem mais de 50 anos, o que adianta um motor dar 120 por hora se eu não confio nos parafusos que prendem o cubo da roda? Ou na minha barra de direção? Então.... fico com outro OHC ou GM. Encontrei um motorzão de opala a gasolina a R$ 800,00 meia-vida, o cara queria R$1000 pra fazer a adaptação do motor e mais R$400,00 das peças que o Marcos ET disse acima. Ta saindo pela bagatela de R$2200,00. O OHC ta saindo por 1500, um motor quase novo (vai saber se é mesmo).

Enfim... to em duvida ainda.

Alguém me indica uma oficina de condiança para a retífica?
Estou em busca de mais informações sobre a adaptação do motor do opala. Só de ter mais peças por ai já está valendo.



1. Pra instalar o GM 151 nao existe complicação, basta mudar os calços de motor e colocar uma flange espaçadora entre cambio e capa seca...
2. O GM 151 a álcool, quando utilizado com comando de valvulas do gasolina, chega a desenvolver pouco mais de 105CV original (informação obtida através de sites dos "viciados" em opala....), com o cabeçote rebaixado em 1mm (muito normal hoje, pois nosso combustível melhorou muito), pode chegar a 110CV sem forçar.... (acho q o AP 2.0 tem 115CV....)
3. A curva de torque do GM 151 é melhor adaptável ao cambio do jeep que os AP...
4. É muito mais fácil encontrar peças do GM e do AP, os OHC tá meio complicado hj em dia....
5. mil e lá vai pancada o preço de uma retífica do OHC? e das peças tipo kit de embreagem? já comparou com os preços do GM e dos AP? putz! quase a metade do preço!!!
6. (a melhor de todas) voce compra um GM 151 COMPLETO por R$ 500,00 em BOM estado.....


Que flange é essa (item 1)?

[]s e mais uma vez muito obrigado pela explicacoes

Excalibur
24/11/2005, 19:31
Mktiberio,

Não sei que flange é essa.
Acho que você deveria colocar um OHC usado, seria tirar um e colocar o outro.
Tenho um OHC e está durando muito.

Boa sorte

mktiberio
22/12/2005, 17:23
E ai pessoal,

Estou praticamente comprando outro OHC. A minha decisão foi baseada no custo de adaptação e no fato do meu estar com os itens periféricos bons, e trocando o OHC por outro terei uma porrada de peças de reposição.

A minha dúvida é com relação ao documento:

No documento do meu CJ3A 1951 não consta número do motor, ou seja, acredito que o Detran "pense" que possuo o motor original.

Estou quase comprando outro motor OHC que está instalado no carro original, sendo assim o motor tem procedencia. Visto que o carro está em nome do proprietário, se ele fizer uma carta de que está vendendo o motor de numero tal, do carro com chassi tal para mim e reconhecer firma é suficiente para eu regularizar o numero deste motor no meu documento?

[]s

Carlos
22/12/2005, 19:01
Só para vc ficar mais em dúvida :D :
Eu jamais colocaria outro OHC. Todo o dinheiro que vc gastar a mais para adaptar um AP será recuperado depois com a (ausência) de manutenção.
Além da facilidade para achar as peças (AP). Mesmo se vc Fu... o motor AP, é mais fácil achar outro AP usado. E, nesse caso, a adaptação já estará feita: é so trocar o AP.
De qualquer forma, pense bem antes de tormar qualquer decisão.

mktiberio
23/12/2005, 19:38
Eu jamais colocaria outro OHC. Todo o dinheiro que vc gastar a mais para adaptar um AP será recuperado depois com a (ausência) de manutenção


Acho que tudo depende do valor do OHC... :)
De qualquer jeito, vou dar mais uma pensada. Se eu quiser colocar um AP vou ter o mesmo problema. Se eu for comprar de PESSOA FISICA, como proceder? Uma pessoa me disse que bastaria eu ter uma copia do documento autenticada no nome da pessoa, e uma carta informando que o motor de numero X, do carro de placa Y e chassi Z foi vendida para mim. Sera que é tão simples assim?

Iago99
02/05/2024, 09:34
Comprei um motor OHC 2.3 4 cilindros pra adaptar em um jeep 1950 ainda com os suportes originais no chassi. Meu motor veio sem o suporte do coxin que vai no motor, queria saber onde conseguir esse suporte, ou se tem medidas pra fábricaçao do mesmo. Alguém que já fez essa adaptação pra conversar e me mandar fotos e medidas de como deve ficar