Ver Versão Completa : Lift Suspensão SW4 95
Pessoal,
Para fins de registro e futuras consultas, vou relatar meu lift de suspensão.
Desde que comprei minha SW4 venho estudando as opções de lift suspensão para ela.
Durante minhas pesquisas, uma das opções populares nos EUA para um lift de 2 polegas é da OME, composto por:
Dianteira:
Amortecedores OME N98
Espaçadores do pivô superior
Traseira:
Amortecedores OME N72F
Molas OME 900
http://toyteclifts.3dcartstores.com/Full-OME-Suspension-90-95-4Runner_p_224.html
Outra opção nacional muito parecida é da SOB Performance:
http://www.sobperformance.com.br/index.php/kit-de-suspens-o-2-5-para-hilux-sw4-92-ate-96.html
Depois de muito analisar e ponderar, resolvi importar devagar todos esses componentes.
O primeiro deles foi as molas. Mesmo com as informações valiosas do tópico "MOLAS TRASEIRAS SW4", resolvi tentar as molas OME-900. Ao recebe-las, a surpresa: as dimensões delas são bem parecidas com as que o Dr. Guilherme recomenda para as SW4 dessa geração:
1- Comprimento .......................400mm
2- Diâmetro interno...................133mm
3- Diâmetro interno do último elo ....104mm
4- Número de elos ....................6
5- Espessura do fio ..................15,5mm
O próximo item foi os amortecedores, que devem ser 2 polegadas maiores que os originais. Achei os amortecedores da OME muito caros, e depois de muito garimpar na Internet, descobri a medida deles:
N98 - 389mm aberto e 349mm fechado
(http://www.sierraexpeditions.com/index.php?l=product_detail&p=1551)
N72F - 548mm aberto e 329mm fechado
(http://www.sierraexpeditions.com/index.php?l=product_detail&p=1522)
Com as medidas em mão, comecei a procurar uma opção. Dentre os nacionais achei apenas os Offshox, que achei caro. Parti então para os importados, e dentre diversas opções escolhi os Skyjacker:
Skyjacker N8022 para traseira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=32831)
Skyjacker N8052 para dianteira (http://skyjacker.com/product.php?ProdID=30145)
Faltavam apenas os espaçadores de pivô. Esse espaçador é um bloco de alumínio ou ferro que vai entre o pivô e a bandeja superior. Com eles a dianteira aumenta em 1,5 polegadas.
Durante minhas pesquisas, achei o site do cara que praticamente inventou esse método de lift, e que também vendia os espaçadores:
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/BallJointSpacer.shtml
Depois de ler bastante o site dele, descobri que para o kit de lift ficar mais completo, precisaria de mais alguns componentes:
"Panhard Drop Bracket": Com o aumento da suspensão traseira, a barra de panhard tende a ficar mais inclinada, jogando o eixo um pouco para fora do lado do passageiro. Com esse bracket, a barra volta para posição original, e consequentemente o eixo.
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/CoilSpringSpacer.shtml#PanhardDropBrkt
"Diff Drop" e "Sway Bar Drop": Com o aumento da suspensão dianteira, as homocinéticas tendem a trabalhar mais anguladas, o que pode vir a comprometê-las. Com o uso desses blocos, desce-se o diferencial dianteiro e a barra estabilizadora em 1 polegada, aliviando assim a tensão nas homocinéticas.
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/DiffDrop.shtml#Introduction
Munido de todos esses itens, bastava achar apenas alguém competente para instala-los. Resolvi começar com a suspensão traseira por ser mais fácil.
Apos instalar as molas, amortecedores e o "Panhard Drop Bracket", o resultado: 7 cm de lift (quase 3 polegadas!). Muito mais que do que as 2 polegadas esperadas. Acredito que as molas originais estavam "cansadas" em quase 1 polegada.
Outra surpresa agradável foram os amortecedores originais Toyota. Ainda estavam em bom funcionamento e sem vazamento. Não sei se eram os originais do carro ou se algum dono anterior trocou por originais Toyota. De qualquer forma a durabilidade é memorável.
Minhas impressões preliminares são de que o carro está muito mais firme e estável na traseira. Ainda não testei na trilha, ficando esse teste para um próximo post.
A dianteira em contrapartida continua original e bem "molenga". A instalação do lift na dianteira fica também para um próximo post.
Em anexo seguem algumas fotos.
Renato Camargo
09/12/2013, 00:22
Obrigado por compartilhar, no aguardo próximos posts.
Belezura!:safari-rig: Acompanhando os próximos capítulos da transformação! um forte abraço!
Eduardo Schaefer
09/12/2013, 10:26
Fala rOd, uso essa mesma receita na minha JAPA a um ano e pouco, molas OME 901, fiz esse suporte para a barra panhard traseira e espaçadores de 1,5 pol na dianteira.Só falta fazer aquele "espaçador" para aliviar as homocineticas e estabilizadora, é a próxima melhorada na suspensão.Valeu a pena cada $$$ que gastei.Abraço
Pessoal,
Enfim consegui terminar de montar todo o lift.
Na dianteira ganhei 2 pol de lift com a seguinte receita:
-Espaçador de 1,5 pol entre o pivo superior e a bandeja;
-Aperto na barra de torção para ganhar 0,5 pol;
-Amortecedores 2 pol maiores,
-Espaçador do diferencial, para desce-lo em 1 pol;
-Espaçador da barra estabilizadora, para desce-la em 1 pol;
Na traseira, conforme falei, ganhei 3 pol com a seguinte receita:
-Molas 2 pol maiores que a original (OME-900);
-Amortecedores 2 pol maiores;
-Bracket para descer a barra panhard;
Fora isso, aproveitei para trocar TODAS as buchas por PU, troquei o amortecedor da barra de direção, instalei novos suspiros para os diferenciais, roda livre (a minha por ser a gasolina não tinha) e um bloqueio para o diferencial traseiro.
Estou completamente satisfeito com o resultado. O carro subiu muito e a dirigibilidade melhor bastante. Achei até estranho, mas acho que é por causa dos amortecedores novos. Me alertaram que as buchas de PU poderiam ranger, mas está tudo silencioso até agora. O comportamento das trilhas também melhorou, abrindo mais a suspensão e pegando menos nos obstáculos.
O bloqueio é 100% e automático. Só destrava quando faz uma curva. Ele ajuda muito nas trilhas e na cidade não me incomoda. Depois de muito ler, achei que seria horrível andar com o bloqueio na cidade, mas você quase não noto ele. De vez em quando escuto ele estralando ou cantando pneu. Só não acelera fazendo curvas. Não achei nada demais.
Seguem muitas fotos:
Amortecedores (OME SD33, Skyjacker N8022 e Skyjacker N8052):
http://i.imgur.com/agWnyIz.jpg
Espaçadores do diferencial e barra estabilizadora dianteiras (Fat Bob's Garage):
http://i.imgur.com/m0WxAcH.jpg
Espaçadores dos pivos (Fat Bob's Garage):
http://i.imgur.com/NVmmqtm.jpg
Bracket para descer a barra panhard traseira (4Crawler):
http://i.imgur.com/rrtX1TP.jpg
http://i.imgur.com/lb1Zt0V.jpg
http://i.imgur.com/I99d2Lz.jpg
Bloqueio (Spartan SLT830):
http://i.imgur.com/drzi6Xf.jpg
Buchas em PU (Energy Suspension Hyperflex Master Kit Toyota 4Runner - 8.18103):
http://i.imgur.com/fOfl2uO.jpg
Graxa para as buchas (Energy Suspension):
http://i.imgur.com/LcCxLSX.jpg
Molas traseiras (OME 900):
http://i.imgur.com/0DMDcJ0.jpg
Suspiro dos diferenciais (Trail-Gear Toyota Creeper Differential Breather):
http://i.imgur.com/XZYCKWE.jpg
Roda livre (AVM 413):
http://i.imgur.com/Z4RV8Cv.jpg
Espaçador do pivo instalado:
http://i.imgur.com/ImvP0SX.jpg
Espaçador do pivo e amortecedores instalados:
http://i.imgur.com/xFVVTyt.jpg
Espaçador da barra estabilizadora instalado:
http://i.imgur.com/VNTd3GC.jpg
Buchas de PU instaladas:
http://i.imgur.com/hrJr11b.jpg
http://i.imgur.com/guZbJtU.jpg
http://i.imgur.com/tBwm1oi.jpg
Carro antes:
http://i.imgur.com/EaD9b8R.jpg
Carro depois:
http://i.imgur.com/ics5Jle.jpg
http://i.imgur.com/bujD8Jp.jpg
http://i.imgur.com/fubFuW8.jpg
Rodrigo,
Meus parabéns !
Ficou muito legal e invocada a tua vtr!
Um abraço,
Edu
Rodrigo Show de bola! Vendo tudo do segundo andar hehehehehe, tá faltando o apelido do grandão!
Gustavo_Barreto
23/03/2014, 10:55
Rodrigão, quanto custou toda brincadeira?
Tio Eddie
23/03/2014, 11:46
Excelente o trabalho!
Grato por compartilhar e atiçar ainda mais os duendes.
[]s
Rodrigão, quanto custou toda brincadeira?
Não ficou barato por causa do imposto de importação (60%). O total de peças ficou em uns R$ 5.000, mais R$ 1.500 de instalação e R$ 500,00 de torneiro. Se quiser o preço de alguma peça especifica, me fale qual.
A troca de todas as buchas que encareceu a instalação, pois deu muito trabalho. A buchas dianteiras do kit não tinham aquelas partes metálicas, e o torneiro precisou fazer todas. Ficou muito top. Além disso sempre aparece outras coisinhas, tipo os retentores do diferencial, pastilhas de freio, alinhamento, caster, cambagem, etc.
pietrfist
11/04/2014, 12:32
Caramba, r0d, ficou bonita demais, parabéns! Tinha deixado esse tópico passar, mas bem legal mesmo.
O que está achando das buchas de PU? To numa dúvida aqui sobre isso.
De vez em quando ela range na dianteira, mas já esperava por isso.
Os gringos dizem que geralmente são as buchas das bandejas superiores que rangem, que basta deixar essas originais que o carro fica sem barulho. Mas vou deixar do jeito que está, pois o carro ficou muito bom.
pietrfist
12/04/2014, 19:18
Eu tava pensando em pegar as buchas da bandeja toyota e todas outras PU. Fico com receio do carro ficar rangendo muito, já que é o único, aí a patroa "chia"...rs
GALEGUITO
27/10/2014, 19:23
Boa noite Rodrigo.
Quanto pagou no bracket da panhard?
Sabe dizer se as medidas dele caberiam nas sw4 mais novas, a partir de 2006?
Eu comprei um bracket exclusivo para a geração da minha sw4:
Toyota 2nd Gen 4Runner Coil Spring Spacers and Panhard Drop Bracket (http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/CoilSpringSpacer.shtml#PanhardDropBrkt)
Acho que não serve numa 2006, porém não tem mistério. Qualquer torneiro consegue fazer uma.
victorsouza
05/02/2015, 19:19
Rodrigo, sensacional seu tópico!!!! Imagino que investiu muitas, muitas horas nas pesquisas. Admiro sua coragem em encarar todas esta empreitada... pois sempre tem alguns imprevistos... torneiro etc. Tenho uma SW4 2001 e tô pensando num lift mais básico... depois te consulto com mais calma. Por enquanto, fica o elogio!!!
victorsouza
08/02/2015, 21:08
Rodrigo, vi todo o seu tópico que é muito organizado e didático. Parabéns pelo trabalho da viatura e pelo forma clara que postou. Venho colocar algumas coisas. Tenho uma SW4 2001, que é meu único veículo, é para uso urbano diário e em viagens frequentes ao Rio (200 Km de distância), o outro veículo que temos é para uso da minha esposa (somente urbanos), e gosto de usar a SW4 para viagens por me sentir mais seguro no caso de algum acidente ocorrer, por ser maior, com ABS e AIR Bag, portanto, não utilizamos o veículo da minha esposa (um Meriva) em viagens. Mas, quero fazer algumas trilhas leves e médias, e para isto, penso (ainda não decidi, por isto estou te consultando) em algumas modificações, Visando, levantar um pouquinho, e melhorar a performance em trilhas de lama, areia, sem perder muito em segurança e conforto na estrada e cidade. Claro que quando melhoramos o offroad, normalmente pioramos o onroad, por isto preciso de um conjunto equilibrado, bom de asfalto e um pouco melhor de lama-areia. São estas mas modificações que penso:
1) Colocar um pneu (265/75/16 equivalente a 31.6") um pouquinho maior que o original (265/70/16 equivalente a 30.6") BF Mud, pois, dizem que melhorou muito o ruido no asfalto, e parece que não perde muito a eficiência no asfalto, por isto não pretendo utilizar allterrain. Escolhi esta medida, pois, pelo que li e observei no veículo, e a maior medida possível sem ter que usar espaçador ou ter que usar roda com offset mais pra fora. Fiz estas opções pra tentar ter maior vida útil do conjunto roda-rolamento-direção hidráulica, evitando aumentar muito o peso e esforço do conjunto;
2) Colocar as molas do Dr. Guilherme (aqui do do 4x4) pra dar uma levantadinha, principalmente na traseira, provavelmente a minha tem molas originais, e sede um pouco com carga, portanto, pra ficar com a traseira um pouquinho mais firme, e aumentar o ângulo de saída;
3) Já troquei o amortecedor dianteiro logo que comprei o veículo no final de 2013. Coloquei originais Toyota, hoje, não colocaria, mas agora já foi... e não foi Barato +-R$850,00.
4)Penso também num conjunto de bloqueio. Não sei se colocaria nos dois eixos? Neste item preciso de uma ajudinha sua... Vc colocou somente bloqueio traseiro na sua, porquê? Considerando o uso do meu veículo, o que vc acha? Porque eles fazem barulho quando rodamos no asfalto, curva? Eles mudam a vida útil do diferencial-eixo? Quanto custa um bloqueio pro meu veículo? Tem algum link pra bloqueio que sirva no meu veículo? Porque vc usou a roda livre? Que eu saiba, bloqueio é pra evitar que a força seja transferida para a roda que está livre (quando o veículo está atolado), transferindo o esforço pra todas as rodas do eixo, ajudando a desatolar. E a roda livre que vc instalou, serve pra quê?
Se vc fizer alguma sugestão, que são bem vindas, peço a gentileza de colocar link de onde conseguir as peças, valor etc. Na minha cidade tenho bom mecânico.
Já agradeço antecipadamente.
Abraço, Victor
Supercharger
09/02/2015, 10:16
Victor, alguns comentários:
- 265/75/R16 é praticamente a medida original, não precisa de esquentar com nada.
- Se é seu carro para o dia a dia, um AT vai ser mais útil que um MUD.
- O jipe do Rodrigo é de trilha, por isso bloqueio automático, roda livre, etc.
- O bloqueio automático tem vantagens e desvantagens; em um jipe de trilha, estas são superadas por aquelas. Para um jipe de uso urbano, em que a trilha será eventual, e principalmente que é seu único carro e usado em viagens, não recomendaria um bloqueio automático. As desvantagens vão superar as vantagens. O seu caso é de um bloqueio selecionável, e este sim, custa caro pacas.
- Sinceramente, para o cenário que você descreveu, eu não investiria em um bloqueio, a não ser que um ARB de segunda mão caia no seu colo a preço de banana. Eu investiria em um bom guincho elétrico.
Victor,
Os comentários do Supercharger são excelentes.
Uso minha SW4 em trilhas, passeios e expedições. Por isso instalei esse monte de modificações.
Não acho legal andar com ela na cidade, pois ela é grande para estacionar nas vagas no centro da cidade, alta para entrar nas garagens e o bloqueio estrala nas curvas fechadas.
Analisando seu relato, sinceramente acho que seu carro original de atende perfeitamente.
1) Sobre os pneus, recomendo usar AT pois fazem menos barulho. Sou fã dos BF Goodrich. Acho que uma medida proxima a 31" é maximo que se pode usar sem comprometer a durabilidade dos componentes. Digo isso pois as V6 vinham com essa medida de pneu.
2) A troca das molas é interessante, pois ao longo dos anos elas "cansam" e a traseira fica baixa. Trocar por novas faz a traseira levantar novamente. Porém as novas molas não pode ser muito maiores que as originais pois os amortecedores ficarão pequenos, dando o famoso "fim de curso".
3) Como você não vai fazer lift na suspensão, não há necessidade de trocar os amortecedores.
4) Para seu uso, um bloqueio não se faz necessário. Eu tenho bloqueio traseiro apenas para ajudar nas trilhas. Um bloqueio dianteiro seria muito exagero para a minha utilização. Uma desvantagem do bloqueio que uso (automatico) é que ele estrala quando se faz curvas fechadas. Se não avisar os passageiros, eles sempre se assustam, hehe. Acredito que ele não diminua a vida util do eixo traseiro, mas sim dos pneus que sempre cantam no inicio em uma curva fechada. O que posso dizer é que o meu bloqueio está instalado tem um ano e nunca deu problema.
Sobre a roda livre instalada na frente, fiz isso apenas para melhorar o consumo do carro e aumentar a vida util do eixo dianteiro. Quando a roda livre está "livre" (posição 4x2), todo o eixo dianteiro fica imóvel, "poupando" os componentes e dimunuindo um pouco o consumo.
Fazer um lift na suspensão da SW4 da sua geração é um pouco mais fácil que na minha, pois a dianteira usa molas helicoidas e na minha é barra de torção. Isso permite o uso de espaçadores nas molas, aumentando a altura da suspensão.
Dê uma olhada nos kit da ToyTecLifts. Eles são bem conceituados nos EUA para lifts de SW4 (ou 4runner como eles chamam):
http://toyteclifts.3dcartstores.com/Complete-Lift-Kits_c_213.html
Dê uma olhada também no guia disponivel no forum Toyota-4runner:
http://www.toyota-4runner.org/3rd-gen-t4rs/66976-3rd-gen-4runner-lift-information-faqs.html
victorsouza
15/06/2015, 19:00
Rodrigo,
Agora já comecei minhas mechidas... kkk
Já coloquei os pneus 265/75/16 MUD BF, antes de colocar andei numa Hilux Pick up de uma amigo e gostei muito, achei que não iria me incomodar. E realmente não me incomoda o ruidozinho ... Já rodei mais de 3.000 Km com eles e parece que nem gastaram... Como não vou ter outros recursos offroad, resolvi investir num bom pneu off, ainda mais que achei um usadinho em EXCELENTE estado. Com isto a caranga já deu uma pequenina levantada, cerca de 3/4"...
Seguindo as orientações aqui do tópico, não vou colocar o bloqueio... Realmente não justifica... Agradeço as ajudas...
Agora vou fazer lift de suspensão, mas meu veículo é um pouquino diferente do seu, é uma sw 2001 diesel. De início vou pela traseira primeiro, vou colocar o amortecedor da Toyota Prado (consegui um usado com bom preço), pois cabe e é 2" mais longo, e com curso maior, fechado é igual, porém abre bem mais (2" a mais)... É p&p. Vou colocar as molas do Dr Guilherme para no total levantar as tais 2", ainda não sei se faço as molas mais compridas ou se faço as molas com o tamanho normal e uso somente o calço para levantar, e quando for vender o veículo, posso somente tirar os calços, e o carro volta na altura original... Neste sentido, devo ter a necessidade de colocar o reposicionador da Barra Panhard (já que vou levantar as 2"). Você pode me passar onde comprou , link, telefone etc e quanto gastou com esta peça?
Obrigado e parabéns pela aventura em transformar seu veículo!!!
Zap 22 99865-1402
Victor
Sou fã dos BF MUD, e na minha opinião eles são os muds mais silenciosos.
Não deixe de documentar sua modificação, para ajudar futuros interessados.
Sinceramente acho que você não precisará reposicionar a panhard. Para saber se será necessário, basta verificar ela não ficar paralela com o chão:
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/Images/PanhardDropBrkt04t.jpg
A minha eu importei desse site, mas qualquer torneiro consegue fazer. Não tem segredo.
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/CoilSpringSpacer.shtml#OnlineOrderingPHB
André 4Runner RJ
24/06/2015, 13:54
Sou fã dos BF MUD, e na minha opinião eles são os muds mais silenciosos.
Não deixe de documentar sua modificação, para ajudar futuros interessados.
Sinceramente acho que você não precisará reposicionar a panhard. Para saber se será necessário, basta verificar ela não ficar paralela com o chão:
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/Images/PanhardDropBrkt04t.jpg
A minha eu importei desse site, mas qualquer torneiro consegue fazer. Não tem segredo.
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/CoilSpringSpacer.shtml#OnlineOrderingPHB
R02,
Sei que cada um tem a sua, mas com relação ao MUD, tenho uma opinião contrária.
Depois de usar alguns modelos BFGoodrich, incluisive MUD, que na época ainda era fabricado nos EUA da própria marca, virei fã dos Wranglers MTR da Goodyear.
Já tive do modelo antigo e atualmente tenho o atual (Kevlar).
São muito bons tanto na terra quanto no asfalto e bastante conceituado lá fora, estando quase sempre entre os primeiros no ranking dos usuários.
505487Modelo antigo
505488Modelo novo
Fia aí minha dica!
Abs,
André
Ressucitando o tópico, tenho uma SW4 99 e estou querendo levantar 2pol. com calços de tecnil, alguem teria a receita e as medidas para confecção dos mesmo???
André 4Runner RJ
06/01/2017, 03:42
Tenho um kit em alumínio, porém de 3"!
Tenho um kit em alumínio, porém de 3"!
Tem fotos? Quanto quer por ele amigo?
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