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Ver Versão Completa : Troca dos rolamentos dianteiros da Defender



Alessandro Lira Perez
06/12/2013, 19:17
Boa noite amigos do fórum!
Novato na área!http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png
Estou para trocar os rolamentos das rodas dianteiras da minha Defender 90 2002 e gostaria de saber se alguém tem a tabela de torque dos parafusos e porcas para a montagem do sistemahttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon5.png
Onde consigo comprar aquele soquete grande para extração da porca trav. do rolamento de roda http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon5.png
Ultima pergunta! Alguém saberia me informar como consigo aquela bíblia de manutenção da defenderhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon5.pnghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.png
Tenho o grande prazer de agradecer a todos os amigos do fórum que colaboraram muito com suas opiniões na escolha do veículo!
Atenciosamente; Alessandro.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png

Hugo4x4
07/12/2013, 09:36
Toda informação técnica está nos manuais postados em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/119754-repositorio-curso-land-rover-no-itunes-u.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/129072-repositorio-de-documentos-no-google-landroverdocs.html

Uma ideia da chave das porcas é esta de fabricação própria, ou importar uma.

http://imageshack.us/a/img208/2103/bd2h.jpg

http://imageshack.us/a/img6/3610/tl5k.jpg

Msrezende
07/12/2013, 12:53
E ai companheiro? Moramos perto, sou de Iguaba Grande. Poderiamos tentar fazer esta ferramenta em um serralheiro aqui da região, é so ter as medidas. Abraços.

Alessandro Lira Perez
08/12/2013, 14:38
Valeu Hugo pela dica!
Você acha melhor um serralheiro ou torneiro mecânico?
Acabei de comprar o carro e a chave da porca do segredo da roda veio toda lascada. Os pinos internos estão soltos,um abacaxi. Tem alguma solução? Para ajudar as porcas de segredo das rodas estão bem gastas e apertadas.Nao consigui tirar a roda.kkkkkkk!

Alessandro Lira Perez
08/12/2013, 14:41
Claro Companheiro! Não sei se posso ajudar muito. É meu primeiro carro a diesel! Mesmo assim estou a ddisposição. Abraços.

Hugo4x4
08/12/2013, 19:31
Valeu Hugo pela dica!
Você acha melhor um serralheiro ou torneiro mecânico?
Acabei de comprar o carro e a chave da porca do segredo da roda veio toda lascada. Os pinos internos estão soltos,um abacaxi. Tem alguma solução? Para ajudar as porcas de segredo das rodas estão bem gastas e apertadas.Nao consigui tirar a roda.kkkkkkk!

Alessandro

Um serralheiro faz tranquilo, tem que levar uma porca de amostra e um soquete.
As porcas segredos são ruins, como não estão boas compra porcas normais.

Alessandro Lira Perez
08/12/2013, 20:53
Alessandro

Um serralheiro faz tranquilo, tem que levar uma porca de amostra e um soquete.
As porcas segredos são ruins, como não estão boas compra porcas normais.

Valeu Hugo! Vou procurar um serralheiro amanhã. Isso depois de conseguir tirar a roda.

Alessandro Lira Perez
08/12/2013, 21:00
Sabe dizer se tem algumma restrição em usar maquina de solda no parafuso da roda?Tem que retirar a bateria? Fico com medo de queimar algum sistema eletrônico.

Hugo4x4
08/12/2013, 22:29
Sabe dizer se tem algumma restrição em usar maquina de solda no parafuso da roda?Tem que retirar a bateria? Fico com medo de queimar algum sistema eletrônico.

Uma chave grifo pode ser menos invasiva.

Djalma Inoue
08/12/2013, 23:10
Amigo seja bem vindo,a chave segredo vc pode comprar no Brasil ou importar a mesma é só ver a letra que esta cunhada nos seus parafusos segredo e comprar a chave com a mesma letra. Quanto a soldar algo no seu carro tem sim que desligar a bateria, eu usaria a solda como último caso, tentaria primeiro a chave, depois a chave de grifo e por último a solda.
Para ajudar antes de tentar forças o parafuso dá umas marretadas no mesmo para acordá-lo e ai entra com as providências acima.

Boa sorte e um forte abraço.

Alessandro Lira Perez
09/12/2013, 08:06
Uma chave grifo pode ser menos invasiva.

Obrigado pela dica! Não deu certo. As rodas de liga leve não deixa espaço para encaixar a chave, mesmo usando uma pequena! Acho que vou partir para a souda e não quero mais saber de parafuso de segredo.

Alessandro Lira Perez
09/12/2013, 08:38
Bom dia Djalma! Não consegui a chave segredo e já tentei a chave de grifo. Essa idéia da solda foi minha! Sabe de alguém que ja tenha feito assim? Soldar uma pequena barra de ferro para ter mais apoio com a chave de grifo grande.
Agradeço a atenção!

Djalma Inoue
09/12/2013, 12:50
Você já deu as devidas marretadas para acordar o bicho?? Pinga um pouco de óleo de freio que vai ajudar a amolecer e soltar o dito cujo.

Quanto a solda já vi fazer isso não na roda mas em outros lugares, só ter atenção para não recozer senão fica maleável e não vai soltar vai entortar a haste.

Boa sorte na empreitada não esquece da marreta é importante.


Bom dia Djalma! Não consegui a chave segredo e já tentei a chave de grifo. Essa idéia da solda foi minha! Sabe de alguém que ja tenha feito assim? Soldar uma pequena barra de ferro para ter mais apoio com a chave de grifo grande.
Agradeço a atenção!

SIRON
09/12/2013, 14:36
Alessandro, acabei de trocar o semi-eixo dianteiro de minha 110. Para fazer isto precisei desmontar todo o cubo de roda....Tive grande dificuldade em achar a chave da porca do cubo...medi com paquimetro e descobri que a media é de 53mm...acabei emprestando uma chave soquete sextavada de 2 1/8 polegadas em uma oficina, a partir daí foi tranquilo!
Não sei se os videos abaixo já foram recomendados por alguém, mas recomendo fortemente ter um pouco de paciência e assisti-lo! São um pouco longos, mas vale a pena! Até uma mulher consegue fazer este serviço! ;)!!! Aliás, para um mecânico como eu de fim de semana, fazer isto foi muito facil. Estou consertando minha Defender em finais de semana e estou achando a mecanica muito simples, é só ter ferramentas corretas e um pouco de tempo! boa sorte!

Este video mostra como desmontar:
Land Rover Swivel replacement: part 1 removal - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=s2id4_VcJ54)

Este video mostra como montar:
Land Rover Swivel replacement: part 2 refitting - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9BExJlVBVPA)

Alessandro Lira Perez
09/12/2013, 16:21
Você já deu as devidas marretadas para acordar o bicho?? Pinga um pouco de óleo de freio que vai ajudar a amolecer e soltar o dito cujo.

Quanto a solda já vi fazer isso não na roda mas em outros lugares, só ter atenção para não recozer senão fica maleável e não vai soltar vai entortar a haste.

Boa sorte na empreitada não esquece da marreta é importante.

O meu amigo! Já fiz de tudo;usei todos os lubrificastes e desinfetantes. Se for por uma questão de batidas, as porcas vão ficar um bom tempo sem dormir.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.pnghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.pnghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png Dei uma ligadinha para os especialistas em mecânica da land! Só na soldahttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon9.png! Que já esta marcada para amanhã as 12:00hs.

Alessandro Lira Perez
09/12/2013, 16:36
Foram esses vídeos que me incentivaram a trocar os rolamentos! Procurei um profissional aqui em Cabo Frio e só achei curioso!
Curioso por curioso mexo eu mesmo:karate:. Já mexi muito nos meus outros carros.Bom no vídeo parece ser simples. No momento estou preocupado mesmo em me livrar dessas porcas de segredo:freaking:.
Fico muito agradecido por toda a atenção.Alessandro.
A partir do momento que começar a mexer, vou ver se da para fazer os vídeos, sem sujar a máquina de graxa!

Msrezende
09/12/2013, 19:24
Gostei dos videos...

Alessandro Lira Perez
09/12/2013, 21:30
Foram esses vídeos que me incentivaram a trocar os rolamentos! Procurei um profissional aqui em Cabo Frio e só achei curioso!
Curioso por curioso mexo eu mesmo:karate:. Já mexi muito nos meus outros carros.Bom no vídeo parece ser simples. No momento estou preocupado mesmo em me livrar dessas porcas de segredo:freaking:.
Fico muito agradecido por toda a atenção.Alessandro.
A partir do momento que começar a mexer, vou ver se da para fazer os vídeos, sem sujar a máquina de graxa!
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Apareceu uma dúvida! Como o veículo deve estar antes de levantar? Ponto morto ou engrenado? Tracionado ou neutro? Como não domino muito o inglês, não sei se foi falado alguma coisa no vídeo; onde o carro já aparece nos cavaletes.

SIRON
10/12/2013, 14:14
Alessandro, não me lembro do mecânico no video comentar algo sobre isto....mas eu deixei meu veiculo nos cavaletes completamente solto (neutro), apenas com o freio de mão puxado! Foi tranquilo!




.
Apareceu uma dúvida! Como o veículo deve estar antes de levantar? Ponto morto ou engrenado? Tracionado ou neutro? Como não domino muito o inglês, não sei se foi falado alguma coisa no vídeo; onde o carro já aparece nos cavaletes.

Alessandro Lira Perez
10/12/2013, 16:26
Alessandro, não me lembro do mecânico no video comentar algo sobre isto....mas eu deixei meu veiculo nos cavaletes completamente solto (neutro), apenas com o freio de mão puxado! Foi tranquilo!

Valeu pela dica! Os parafusos saíram :euforico:. Vou começar a desmontar amanhã. agradeço as dicas.

Alessandro Lira Perez
11/12/2013, 14:09
Alessandro, acabei de trocar o semi-eixo dianteiro de minha 110. Para fazer isto precisei desmontar todo o cubo de roda....Tive grande dificuldade em achar a chave da porca do cubo...medi com paquimetro e descobri que a media é de 53mm...acabei emprestando uma chave soquete sextavada de 2 1/8 polegadas em uma oficina, a partir daí foi tranquilo!
Não sei se os videos abaixo já foram recomendados por alguém, mas recomendo fortemente ter um pouco de paciência e assisti-lo! São um pouco longos, mas vale a pena! Até uma mulher consegue fazer este serviço! ;)!!! Aliás, para um mecânico como eu de fim de semana, fazer isto foi muito facil. Estou consertando minha Defender em finais de semana e estou achando a mecanica muito simples, é só ter ferramentas corretas e um pouco de tempo! boa sorte!

Este video mostra como desmontar:
Land Rover Swivel replacement: part 1 removal - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=s2id4_VcJ54)

Este video mostra como montar:
Land Rover Swivel replacement: part 2 refitting - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9BExJlVBVPA)
Boa tarde pessoal!
Alguém por ai soube indetificar quais são as numerações que o professor do vídeo fala quando usa o torqumetro?(aperto da pinça de freio e flange por exemplo).

Nelson Defender 110
11/12/2013, 16:23
Alessandro,
os videos são muito bons.
Mas a minha dica para vc pegar os valores de torque corretos é baixar o manual de oficina do defender (workshop manual).
O ideal é usar os videos em conjunto com o manual.
No manual tem todos os torques corretos.

Segue o endereço do site do Clemente onde é possivel baixa o manunal
Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)

Boa diversão

Alessandro Lira Perez
11/12/2013, 16:42
Alessandro,
os videos são muito bons.
Mas a minha dica para vc pegar os valores de torque corretos é baixar o manual de oficina do defender (workshop manual).
O ideal é usar os videos em conjunto com o manual.
No manual tem todos os torques corretos.

Segue o endereço do site do Clemente onde é possivel baixa o manunal
Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)

Boa diversão

Boa Nelson! Valeu pela dica. Logo que sobrar um tempo estarei dando uma olhada! Achei a chave da porca do cubo da roda na net!SeventySix - Peças Land Rover (http://www.seventysix.com.br)

Obrigado.

Hugo4x4
12/12/2013, 23:35
Siron

A chave para tirar a porca é 52 mm.

http://imageshack.us/a/img547/9822/uawu.jpg

Alessandro Lira Perez
13/12/2013, 15:25
Siron

A chave para tirar a porca é 52 mm.

http://imageshack.us/a/img547/9822/uawu.jpg

Olá Hugo!

É verdade! O meu também deu 52mm.
Achei os torques necessários para os parafusos envolvidos na troca do rolamento!

Torque aperto porca e contra porca dos rolamentos 50 Mn (37 lbf / ft).
Torque do parafusos do flange 65 Nm (48lbf / ft).
Torque dos parafusos da pinça de freio 82 Nm ( 60 lbf / ft) .
Torque das porcas da roda de liga leve 130 Nm (96 lbf / ft)

Foi como interpretei no manual! Não tenho 100% de certeza. http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png

Luciano Valois
13/12/2013, 15:54
é isso mesmo, para tirar a porca travante é necessário uma chave 52mm

Hugo4x4
14/12/2013, 08:14
Olá Hugo!

É verdade! O meu também deu 52mm.
Achei os torques necessários para os parafusos envolvidos na troca do rolamento!

Torque aperto porca e contra porca dos rolamentos 50 Mn (37 lbf / ft).
Torque do parafusos do flange 65 Nm (48lbf / ft).
Torque dos parafusos da pinça de freio 82 Nm ( 60 lbf / ft) .
Torque das porcas da roda de liga leve 130 Nm (96 lbf / ft)

Foi como interpretei no manual! Não tenho 100% de certeza.

Alessandro

Tem dois sistemas de aperto dos rolamentos do cubo, um com uma porca e outro com duas porcas, o formato das porcas são diferentes.
Se tiver uma porca procura orientação nos manuais do Td5 ou dos Pumas, para duas porcas no manual do 300 Tdi.

Alessandro Lira Perez
18/12/2013, 19:46
Alessandro

Tem dois sistemas de aperto dos rolamentos do cubo, um com uma porca e outro com duas porcas, o formato das porcas são diferentes.
Se tiver uma porca procura orientação nos manuais do Td5 ou dos Pumas, para duas porcas no manual do 300 Tdi.

Boa noite Hugo!

O meu é o de duas porcas(300tDi), manual onde copiei os dados de torque dos parafusos.
Quando desmontei percebi que perdi os rolamentos por falta de lubrificação. Vou ficar sempre de olho!
Abraços.

Alessandro Lira Perez
14/01/2014, 11:19
Alessandro

Tem dois sistemas de aperto dos rolamentos do cubo, um com uma porca e outro com duas porcas, o formato das porcas são diferentes.
Se tiver uma porca procura orientação nos manuais do Td5 ou dos Pumas, para duas porcas no manual do 300 Tdi.

Boa tarde Hugo!Acabei te respondendo de forma precipitada. O meu sistema é de uma porca só. Tive um pouco de dificuldade para retirar o rolamentoo de trás do cubo da roda dianteira,estava travado no semi eixo, mas depois deu tudo certo com umas batidinhas de leve e ajuda de um saca polia. A 90tinha esta 90%.

Alessandro Lira Perez
20/01/2014, 17:18
Estarei fazendo a lubrificação das outras rodas! Vou ver se da para fazer os vídeos! É difícil fazer vídeo com as mãos cheias de graxa.:esgrima:

Djalma Inoue
20/01/2014, 19:50
Aqui tem algumas informações que talvez te interesse, ah uma coisa importante não esquece que tem de ter uma chave estrela de 1/2" para soltar a pinça do freio compre a de cabeça reta pois a curva atrapalha devido o espaço.

Chave Estrela 12 x 916 Pol - R$ 7.16 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=80527&cat=2&subcat=114)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-8.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-11.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-12.html



Estarei fazendo a lubrificação das outras rodas! Vou ver se da para fazer os vídeos! É difícil fazer vídeo com as mãos cheias de graxa.:esgrima:

Alessandro Lira Perez
26/01/2014, 09:05
Aqui tem algumas informações que talvez te interesse, ah uma coisa importante não esquece que tem de ter uma chave estrela de 1/2" para soltar a pinça do freio compre a de cabeça reta pois a curva atrapalha devido o espaço.

Chave Estrela 12 x 916 Pol - R$ 7.16 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=80527&cat=2&subcat=114)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-8.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-11.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130462-preparando-defender-para-longas-viagens-e-acampamentos-12.html
Bom dia Djalma!
Desculpe a demora na resposta. Os endereços e videos muito contribuíram para deixar a DF em dia.
Agradeço pela sua atenção.
Quando chegar em casa vou ver as pastagens com mais calma.

Djalma Inoue
26/01/2014, 11:38
Valeu Alessandro estamos aqui para ajudar os amigos se precisar de algo é só falar, se for dinheiro arruma para dois kkkkkk

Um forte abraço

Alessandro Lira Perez
28/01/2014, 12:23
Valeu Alessandro estamos aqui para ajudar os amigos se precisar de algo é só falar, se for dinheiro arruma para dois kkkkkk

Um forte abraço

Boa tarde amigos da DF! Me desculpe a falta de fidelidade com o título da pastagem! Esta na hora de trocar o óleo do motor e gostaria de aproveitar para trocar a junta do Carter antes de mexer nos rolamentos. Alguém já fez esse serviço? Andei olhando e parece que não tem espaço para o carter sair! Já olhei no manual a ordem de retirada, reposição e torque dos parafusos. Sei que tem um tempo para colocar no lugar, depois que passa a cola. Passo a cola dos dois lados da junta?

CGAUER
28/01/2014, 17:19
Fiz isso no meu ex 90.

O cárter sai sem problemas.

Abraços

Clemente


Boa tarde amigos da DF! Me desculpe a falta de fidelidade com o título da pastagem! Esta na hora de trocar o óleo do motor e gostaria de aproveitar para trocar a junta do Carter antes de mexer nos rolamentos. Alguém já fez esse serviço? Andei olhando e parece que não tem espaço para o carter sair! Já olhei no manual a ordem de retirada, reposição e torque dos parafusos. Sei que tem um tempo para colocar no lugar, depois que passa a cola. Passo a cola dos dois lados da junta?

Djalma Inoue
28/01/2014, 21:01
Eu sempre passo dos dois lados.


Boa tarde amigos da DF! Me desculpe a falta de fidelidade com o título da pastagem! Esta na hora de trocar o óleo do motor e gostaria de aproveitar para trocar a junta do Carter antes de mexer nos rolamentos. Alguém já fez esse serviço? Andei olhando e parece que não tem espaço para o carter sair! Já olhei no manual a ordem de retirada, reposição e torque dos parafusos. Sei que tem um tempo para colocar no lugar, depois que passa a cola. Passo a cola dos dois lados da junta?

batiati
28/01/2014, 21:12
Pessoal, seria isso?
Chave porca cubo de roda Defender 606435 (http://www.seventysix.com.br/index.php/chave-da-porca-do-cubo-de-roda-606435.html)

Djalma Inoue
28/01/2014, 21:24
É esta mesmo.


Pessoal, seria isso?
Chave porca cubo de roda Defender 606435 (http://www.seventysix.com.br/index.php/chave-da-porca-do-cubo-de-roda-606435.html)

Alessandro Lira Perez
29/01/2014, 10:30
Fiz isso no meu ex 90.

O cárter sai sem problemas.

Abraços

Clemente

Agradeço aos amigos pela atenção! Vou rodar os 400Km que me restam e cair dentro da junta.Vou ver se consigo convencer minha esposa a filmar o procedimento! KKKKKKKK. Atenciosamente : Alessandro.

Alessandro Lira Perez
24/03/2014, 11:39
Agradeço aos amigos pela atenção! Vou rodar os 400Km que me restam e cair dentro da junta.Vou ver se consigo convencer minha esposa a filmar o procedimento! KKKKKKKK. Atenciosamente : Alessandro.

Bom dia amigos do fórum! Chegada a hora de trocar a junta do carter. Tive um pouco de dificuldade de retirar o carter do lugar com o jipe no chão. Quando cheguei a conclusão que tinha que levantar o veículo;bom, com um jeitinho o carter saiu numa boa. Retirei os parafusos como manda o manual de manutenção do carro; limpei toda a cola antiga(do carter e do bloco do motor).
Primeira dúvida!

Para passar o silicone preto é preciso desengordurar(lavar com detergente) as peças a serem unidas ou posso deixar bem limpo com um pano sem óleo.

Mexendo no carter e passando alguns minutos embaixo do jipe. Percebi que o barulho de batida na roda, que a algum tempo tem perturbado, São as buchas inferiores do amortecedor esquerdo que estão arrebentados.
Segunda dúvida!

Para trocar as buchas tenho que retirar os amortecedores?
Tenho que trocar todas as buchas ou só as deterioradas?
Alguém conhece um link ou vídeo de algum amigo fazendo esse procedimento?
Qual buchas ou bucha eu compro?

Desde já agradeço a atenção dos amigos e peço desculpas pela quantidade de dúvidas em uma postagem!
Alessandro DF 90 2002.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png