Ver Versão Completa : Singularis Porcus
Caio Melis
06/12/2013, 11:31
Singularis Porcus
Falar de algo singular é falar algo único, único no estilo, único na paixão único em tudo.......motor, bomba injetora, ponta de eixo, roda livre, etc, etc, etc.
Criticado por muitos, elogiado por poucos, estes poucos que tem o prazer de pilotar este veículo.........singular.
Não é fácil se adaptar ao seu instinto animal, acho que é por isto que surgem criticas. Um jipe duro, seco, mas simples com o prazer inigualável do motor diesel mesmo quando 3 cilindros. Veículo de fácil adaptação esbanja espaço.
Então estou aqui, após muito tempo olhando este grande canal de comunicação, me inspirando nos quase extintos Singularis Porcus que existem. Venho apresentar o meu!
Já aprendi muito com esta nação 4X4Brasil, espero aprender ainda mais e contribuir na medida do meu humilde conhecimento.
Tenho o meu Singularis Porcus de mecânica original, que mesmo assim traz uma emoção muito grande. Quebra..... com certeza todos quebram, e fico bravo....não. Trabalho com mecânica há muito tempo e o meu prazer também é consertar. O meu projeto de melhoria é bem extenso creio que levarei em torno de 4 anos para concluir, nada assustador , pois tenho apenas as férias e feriados para ajustes demorados.
Não tenho pressa.....
Motor CBT 3 cil
Caixa 260F
Transferência CBT
Eixos DANA44
442174
RODRIGO TOMITÃO
11/12/2013, 16:56
Caio ta bunitão o javali em parabens, tenho um 90 esta desmontado fazendo melhorias.
na minha assinatura tem o tópico dele.
abraço
Caio Melis
11/12/2013, 20:25
Rodrigo, conheço seu java e o histórico parabéns par vc também e que grandes melhorias hem....
O meu está no começo desta jornada.
Abraço
Caio Melis
11/12/2013, 20:30
Para os originais:
Guarnição de freio traseiro: D10
Cilindro de freio traseiro: F100
Reparo cilindro mestre freio: D10
Pastilha freio dianteiro: Kombi
URSO 4X4
16/12/2013, 23:57
Muito bonito seu singularis porcus,parabens
Caio Melis
19/12/2013, 19:16
Obrigado URSO....
Em breve fotos das adaptações:
Banco do NewFiesta
DH opala
Pedaleira Opala
Coluna de direção Opala
Vitor JAVA 90
21/12/2013, 11:47
Grande Caio vc por aki rapaz..... legal quanto mais porcos tivermos registros melhor, nao lembro se cheguei a te mostrar a foto do meu depois que eu ergui com a sua ideia de calços em tubos?
Caio Melis
05/01/2014, 10:30
E ai Vitor, desculpa a demora mas final de ano é assim mesmo.
Eu vi sim o seu java depois do up da carroceria, ficou bem alto.
Abraço
Caio Melis
05/01/2014, 10:43
O Papai Noel chegou e trouxe muitos presente ao Singularis.....
A começar pelo banco, adaptação da base para receber o banco do NewFiesta, absurdamente confortável
445739
Do lado passageiro espaço ideal para a bateria auxiliar
445740
Aproveitando a adaptação do banco e aumentando a segurança com um par de cintos com três pontos
445741
Detalhe para a segurança dos bancos........ hehehehe.... AIRBAG
445742
Caio Melis
05/01/2014, 11:22
Generosidade de Papai Noel mesmo - Direção Hidráulica!
Sei que já existe muitos tópicos sobre adaptação de direção hidráulica no javali, mas vou deixar mais uma contribuição.
Caixa da direção hidráulica adaptada próxima do radiador sendo necessário uma abertura na caixa do radiador (Caixa direção do OPALA)
445743
Bomba da direção hidráulica adaptada no lado esquerdo do motor utilizando a polia da bomba d'agua como motriz (Polia B160), soldada na polia da bomba água.
Adaptação de polia na bomba da direção hidráulica do vectra/astra/S10 gasolina, modelo (B140 - alumínio) Torneada e furada.
Suporte com bucha e esticador para a correia.
445744445745445746
Cardã da direção do caminhão Scania, cortado e adaptado para a nova coluna de direção - Eu achei este cardã pesado o da caminhonete S10 adapta certinho inclusive no entalhado da caixa de direção. Na facilidade do custo "zero" fiz esta adaptação.
445747
Coluna de direção do Opala, reposicionada para ter ângulo de articulação nas cruzetas do cardã da direção. Sua posição ficou excelente para conforto ao dirigir, pois ficou bem elevada em relação a original. Será adaptado todo o sistema elétrico (Limpador, setas, farol alto e partida) na coluna do opala.
445748445749445750
Na parte inferior foi utilizado praticamente tudo do javali mesmo, braço Pitman cortado e soldado para ter ângulo de articulação, terminais do javali com barras alongadas e terminal duplo cortado e soldado, pios o cone ficava para a dianteira impossibilitando a articulação. Fiz o cone para cima mas após instalado verifiquei que o melhor era ser para trás :parede:
445751445752445753
De momento é só, espero em breve realizar mais melhorias, pena que o orçamento está cortado!!
Próximo passo - Pedaleira suspensa do opala.
Vitor JAVA 90
07/01/2014, 11:37
Generosidade de Papai Noel mesmo - Direção Hidráulica!
Sei que já existe muitos tópicos sobre adaptação de direção hidráulica no javali, mas vou deixar mais uma contribuição.
Caixa da direção hidráulica adaptada próxima do radiador sendo necessário uma abertura na caixa do radiador (Caixa direção do OPALA)
445743
Bomba da direção hidráulica adaptada no lado esquerdo do motor utilizando a polia da bomba d'agua como motriz (Polia B160), soldada na polia da bomba água.
Adaptação de polia na bomba da direção hidráulica do vectra/astra/S10 gasolina, modelo (B140 - alumínio) Torneada e furada.
Suporte com bucha e esticador para a correia.
445744445745445746
Cardã da direção do caminhão Scania, cortado e adaptado para a nova coluna de direção - Eu achei este cardã pesado o da caminhonete S10 adapta certinho inclusive no entalhado da caixa de direção. Na facilidade do custo "zero" fiz esta adaptação.
445747
Coluna de direção do Opala, reposicionada para ter ângulo de articulação nas cruzetas do cardã da direção. Sua posição ficou excelente para conforto ao dirigir, pois ficou bem elevada em relação a original. Será adaptado todo o sistema elétrico (Limpador, setas, farol alto e partida) na coluna do opala.
445748445749445750
Na parte inferior foi utilizado praticamente tudo do javali mesmo, braço Pitman cortado e soldado para ter ângulo de articulação, terminais do javali com barras alongadas e terminal duplo cortado e soldado, pios o cone ficava para a dianteira impossibilitando a articulação. Fiz o cone para cima mas após instalado verifiquei que o melhor era ser para trás :parede:
445751445752445753
De momento é só, espero em breve realizar mais melhorias, pena que o orçamento está cortado!!
Próximo passo - Pedaleira suspensa do opala.
Grande Caio estas fotos nao poderiam ter chegado num horario melhor, estou para adaptar direçao de opala no meu porco tbm, vc poderia postar fotos da polia soldada na polia da bomba dagua??
abraços
Caio Melis
07/01/2014, 19:33
Grande Caio estas fotos nao poderiam ter chegado num horario melhor, estou para adaptar direçao de opala no meu porco tbm, vc poderia postar fotos da polia soldada na polia da bomba dagua??
abraços
Vitor, no momento não tenho a foto com este detalhe mas tem que comprar uma polia B160, tornear o centro num diâmetro que encaixe na polia da bomba d'agua. Quando puder tiro a foto.
446066 esta é a polia.
Depois fazer 3 cordões de solda, o mais uniforme possível para não desbalancear o conjunto.
Abraço
Vitor JAVA 90
08/01/2014, 19:35
Caio veja se entendi bem, vc pegou esta polia b160 e usinou um rebaixo nela para encaixar no ´´fucinho´´ da pólia da bomba d´água? e depois soldou correto?
Caio Melis
13/01/2014, 16:30
Caio veja se entendi bem, vc pegou esta polia b160 e usinou um rebaixo nela para encaixar no ´´fucinho´´ da pólia da bomba d´água? e depois soldou correto?
Isto mesmo!!!, mas ao invés de um rebaixo na polia, vc vai ter que retirar completamente o miolo da polia b160 e soldar na bba d'agua.
Vitor JAVA 90
14/01/2014, 21:50
Isto mesmo!!!, mas ao invés de um rebaixo na polia, vc vai ter que retirar completamente o miolo da polia b160 e soldar na bba d'agua.
foi oq pensei, caso contrario tamparia os parafuso ... entendido Caio, obrigado..
agora outra questao, preciso trocar os amortecedores no meu javali, vc ja adaptou algum no seu java? tem conhecimento de algum candidato que deixe o porkinho mais confortavel?
simtesch
15/02/2014, 23:47
Olá Vitor,
Troquei os 04 do meu Javali e não vi tanta diferença no "conforto"!!!! Acho que só reduzindo as lâminas do feixe você pode deixar o Java menos bruto!!!!Utilizei os Traseiros da F-1000 até 91 se não me engano...L12613...Os meus antigos eram originais....Instalação rápida e fácil!!!!Parabéns pelo Porco Javali Van Mellis....
Abs
Roland
foi oq pensei, caso contrario tamparia os parafuso ... entendido Caio, obrigado..
agora outra questao, preciso trocar os amortecedores no meu javali, vc ja adaptou algum no seu java? tem conhecimento de algum candidato que deixe o porkinho mais confortavel?
Vitor JAVA 90
16/02/2014, 17:16
Olá Vitor,Troquei os 04 do meu Javali e não vi tanta diferença no "conforto"!!!! Acho que só reduzindo as lâminas do feixe você pode deixar o Java menos bruto!!!!Utilizei os Traseiros da F-1000 até 91 se não me engano...L12613...Os meus antigos eram originais....Instalação rápida e fácil!!!!Parabéns pelo Porco Javali Van Mellis....AbsRolandGrande Roland, no meu javali acredito que os amortecedores sao da f1000, nao tenho ctz se sao os originais, como eu levantei meu jipe nos jumelos os amortecedores ficaram curtos e socando mto, fiz uns calços para abaixar os amortecedores, e montei pneu radias 315x16 para asfalto ficou outro carro, claro que continua bruto, porem mto mais confortavel, eu diria que está proximo de um carro dos mais durinhos, um fusquinha talves kkkkk
Caio Melis
18/02/2014, 17:59
Grande Roland, no meu javali acredito que os amortecedores sao da f1000, nao tenho ctz se sao os originais, como eu levantei meu jipe nos jumelos os amortecedores ficaram curtos e socando mto, fiz uns calços para abaixar os amortecedores, e montei pneu radias 315x16 para asfalto ficou outro carro, claro que continua bruto, porem mto mais confortavel, eu diria que está proximo de um carro dos mais durinhos, um fusquinha talves kkkkk
Pessoal, desculpe a demora.....
Eu não troquei os meus amortecedores ainda, mas tenho estas informações, é importante investigar.
A referencia original do amortecedor do Javali e' o L12.987 COFAP
Este amortecedor esta' fora de linha e seu substituto e' o L12.613 COFAP
O que mudou de um para o outro foi o sistema de dentro que foi melhorado.
Mesmo e' usado na F1000 e F100
A capa dos novos sao de plastico , as antigas sao de ferro , mas a cofap alega q o plastico e' melhor pq nao quebra a haste caso caia num buraco muito grande
O melhor 'e o da linha SUPER que eu passei a referencia acima ( OLEO ) ! Testei o TURBOGAS e a Linha RALLY, JAVA pula muito mais que o normal .
O código bate com a informação do Roland
Abraço
Caio Melis
18/02/2014, 18:02
Olá Vitor,
Troquei os 04 do meu Javali e não vi tanta diferença no "conforto"!!!! Acho que só reduzindo as lâminas do feixe você pode deixar o Java menos bruto!!!!Utilizei os Traseiros da F-1000 até 91 se não me engano...L12613...Os meus antigos eram originais....Instalação rápida e fácil!!!!Parabéns pelo Porco Javali Van Mellis....
Abs
Roland
Obrigado Roland!!
E ainda tem coisa por fazer.... como diz a minha mãe: "O QUE É DE GOSTO É O REGALO DA VIDA"
Abraço
fabriciojabuti
20/02/2014, 14:37
caio parabens pelo javali, qual foi o alargador que vc utilizou?
Caio Melis
25/02/2014, 21:04
caio parabens pelo javali, qual foi o alargador que vc utilizou?
Obrigado Fabrício.
Os alargadores são da GAMA. Pintados e colados com dupla face 3M.
Múcio Luiz
25/02/2014, 23:31
Buenas Caio! Parabéns pela viatura!
Sempre gostei do porcão! Trabalhei numa fábrica de tratores (Valtra Valmet) e ficava imaginando o Javali, um trator "civilizado".
Tenho uma Explorer que uso no dia a dia, viagens e trilhas leves. Meu $onho é comprar e equipar um Porcão pra trilhas pesadas. Principalmente depois desse vídeo.
TRILHAMT - JAVALI DO GARDENALMT - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Asc0LBbhHVs)
Gde abraço!
Vitor JAVA 90
26/02/2014, 00:00
Buenas Caio! Parabéns pela viatura!
Sempre gostei do porcão! Trabalhei numa fábrica de tratores (Valtra Valmet) e ficava imaginando o Javali, um trator "civilizado".
Tenho uma Explorer que uso no dia a dia, viagens e trilhas leves. Meu $onho é comprar e equipar um Porcão pra trilhas pesadas. Principalmente depois desse vídeo.
TRILHAMT - JAVALI DO GARDENALMT - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Asc0LBbhHVs)
Gde abraço!
Mucio esse ai é o marco gardenal, no perfil do javali no face ele esta na turma..rapaz gente boa, tenho um amigo em campos que tbm tem um javali, vamos conbinar uma trilha um dia pra vc ver os porcoes ao vivo na trilha.... vai acabar comprando um kkkkkkkk
abraços
Caio Melis
26/02/2014, 13:01
http://youtu.be/H-QHJqAVWmM
Mucio esse ai é o marco gardenal, no perfil do javali no face ele esta na turma..rapaz gente boa, tenho um amigo em campos que tbm tem um javali, vamos conbinar uma trilha um dia pra vc ver os porcoes ao vivo na trilha.... vai acabar comprando um kkkkkkkk
abraços
O meu ainda é novato perto deste javali do Gardenal.
Caio Melis
26/02/2014, 13:04
Mais video
http://youtu.be/yjI5HHgAJO8
Caio Melis
23/06/2014, 08:04
Melhorias no sistema de direção
Segue o esquema de colocar as barras do 608 no javali com direção hidráulica adaptada.
- Comprar as duas barras de direção do 608.
- Encurtar a barra de roda a roda (no meu caso foi 300mm)
- Inverter o terminal curto da barra curta, com um terminal longo da barra de roda a roda. Isto irá dar um ângulo melhor da barra que vai para o pitman.
- Confeccionar uma chapa de 100X50mm soldada sobre 3 abraçadeiras de cruzeta do caminhão 1620.
- Alargar os cones do munhão.
467679
467680
467681
467682
467683
467684
467685
- Após fazer o alinhamento soldar os dois anéis que irão garantir que o conjunto de abraçadeira não corra.
Impressionante a diferença de estrutura!!!
RODRIGO TOMITÃO
24/06/2014, 11:30
Caio parebens pelo serviço, quero fazer isso no meu java tambem no futuro, estou precisando de uma roda livre original do javali 26 estrias vc não teria uma ai perdida ou saiba quem tem.
Caio Melis
24/06/2014, 12:55
Valeu RODRIGO T.
Eu não tenho esta roda livre, se souber aviso!
Abraço
RODRIGO TOMITÃO
24/06/2014, 14:48
Valeu RODRIGO T.
Eu não tenho esta roda livre, se souber aviso!
Abraço
valeu obrigado
Múcio Luiz
24/06/2014, 15:09
Caio, cada vez melhor o seu porco. Daqui a pouco vai estar mais confortável que a minha Explorer! :safari-rig: :cool:
Forte abraço!
valmirjunior
25/06/2014, 14:19
Sistema BRUTO kkkk. Como tem que ser.
Esta show.
Caio Melis
03/07/2014, 10:57
Pessoal,
Para quem tem o 3 cilindros, segue o esquema de retífica que eu utilizei. Adaptando o pistão do motor MWM X10.
Já funcionei o motor parado, falta funcionamento com carga.
Junto o procedimento de ponto da bomba injetora.
Caio Melis
03/07/2014, 11:13
http://youtu.be/cdOlwGfmg6o
valmirjunior
04/07/2014, 09:29
Caio, parabéns é pouco para te agradecer.
Este material é classe A1++plusextraquality kkkk.
Se este manual de procedimento para retifica e ponto existisse a alguns anos muitos não teriam trocado de motor.
Obrigado.
Caio Melis
05/07/2014, 11:14
Caio, parabéns é pouco para te agradecer.
Este material é classe A1++plusextraquality kkkk.
Se este manual de procedimento para retifica e ponto existisse a alguns anos muitos não teriam trocado de motor.
Obrigado.
Valmir,
Eu tento relatar tudo que faço, creio que assim outras pessoas possam utilizar.
Valeu pelo agradecimento, vale lembrar que ainda não andei com o motor colocando carga nele.
Assim que rodar coloco o depoimento.
Abraço
valmirjunior
07/07/2014, 08:39
Acredito que o porcão vai ficar um pouco mais forte pela cilindrada aumentada, se você colocar um intercooler e uma turbina valvulada o bicho vai render bemmmmmm mais.
Ainda estou acertando a documentação e fazendo uns ajustes no meu, assim que estiver em ordem vou colocar um intercooler, estou na duvida de usar um de cargo 815 (enorme) ou l200 (pequeno).
Caio Melis
07/07/2014, 11:07
Acredito que o porcão vai ficar um pouco mais forte pela cilindrada aumentada, se você colocar um intercooler e uma turbina valvulada o bicho vai render bemmmmmm mais.
Ainda estou acertando a documentação e fazendo uns ajustes no meu, assim que estiver em ordem vou colocar um intercooler, estou na duvida de usar um de cargo 815 (enorme) ou l200 (pequeno).
Valmir,
O aumento da cilindrada é quase insignificante, ficando nos 3.0l ou seja de 2,94 para 3.0l creio que o aumento da potência possa vir por causa da câmara de combustão, mas não comprovei , pois não rodei com o motor.
A questão do intercooler não vejo muito o que extrair do 3 cilindros que já tem elevada potência original (84cv originais ) colocar um turbo com uma pressão de uns 1.2 bar seria uma boa, mas não sei se a junta de cabeçote aguenta. A junta de cabeçote tem sido o meu calcanhar de aquiles ultimamente!!! e por isto fiz o motor inteiro.
valmirjunior
07/07/2014, 17:14
Caio, qualquer "5cv" a mais neste motor faz uma diferença enorme, fora que o torque também deve melhorar.
Acredito que 1kg na turbina fique ótimo e o seu motor vai agradecer.
Com intercooler o motor deve ganhar perto de 10% de potencia, mudando escapamento (maior diametro), 1 kg de pressão seu javali vai passar dos 100cv, muito carro não tem esta potencia, fora que o torque vai passar fácil dos 30kg.
Quanto a junta, se o radiador esta em ordem e os bicos não estão com excesso de diesel, sobra a qualidade da mesma.
Ai só mandando fazer uma por encomenda.
Assim que possivel vou intercoolar o meu, só estou na duvida do grande ou pequeno.
Lauro Paiva
07/07/2014, 17:30
Nota DEZ summa cum-laude !!!!!
Vou copiar esse esquema!!!!
Melhorias no sistema de direção
Segue o esquema de colocar as barras do 608 no javali com direção hidráulica adaptada.
- Comprar as duas barras de direção do 608.
- Encurtar a barra de roda a roda (no meu caso foi 300mm)
- Inverter o terminal curto da barra curta, com um terminal longo da barra de roda a roda. Isto irá dar um ângulo melhor da barra que vai para o pitman.
- Confeccionar uma chapa de 100X50mm soldada sobre 3 abraçadeiras de cruzeta do caminhão 1620.
- Alargar os cones do munhão.
467679
467680
467681
467682
467683
467684
467685
- Após fazer o alinhamento soldar os dois anéis que irão garantir que o conjunto de abraçadeira não corra.
Impressionante a diferença de estrutura!!!
Caio Melis
08/07/2014, 10:48
Nota DEZ summa cum-laude !!!!!
Vou copiar esse esquema!!!!
Vale Lauro Paiva,
Estamos aí no que der e vier. A receita ficou boa!!
Belo trabalho no seu Porco.
valmirjunior
10/07/2014, 20:54
Caio, lembrei de outra coisa sobre a bomba injetora, lendo alguns relatos do grande Icojavali ele disse que a bomba do porcão trabalha com excesso em alguns momentos, como na ignição, sua bomba pode estar com algum problema acentuando esta característica negativa destas bombas, é outro ponto a verificar.
Caio Melis
11/07/2014, 10:03
Caio, lembrei de outra coisa sobre a bomba injetora, lendo alguns relatos do grande Icojavali ele disse que a bomba do porcão trabalha com excesso em alguns momentos, como na ignição, sua bomba pode estar com algum problema acentuando esta característica negativa destas bombas, é outro ponto a verificar.
Valmir,
A questão da bomba do javali na minha opinião é um mito, pois funciona exatamente igual a uma bomba em linha, porém os elementos estão dispostos na horizontal. No momento da partida os elementos ficam posicionados em débito total - é maior que o débito máximo (isto em qualquer bomba injetora) e depois da partido do motor os contrapesos internos da bomba mantém os elementos posicionados na marcha lenta.
A dificuldade de alguns bombistas é exatamente regular os contrapesos, causando a má fama da bomba, dizendo que desregulam, blá, blá .........etc.
E realmente se os contrapesos estiverem desregulados, não posicionam os elementos na marcha lenta e por consequência dispara o motor (vários relatos de disparos).
Tem um material que enviei sobre regulagens da bomba que indica os parafusos de ajuste dos contrapesos da marcha lenta.
A bomba CBT tem respostas de aceleração muito rápidas e tem pressões de injeção alta, mais não tem peça, é absurdamente pesada, desajeitada, causando espanto dos bombistas.
Abraço
valmirjunior
14/07/2014, 11:34
Quanto a bombistas tive este problema, levei o meu javali para acertar a bomba (o carro não ligava) e quando o meu bombista viu a encrenca kkk.
Disse que era a primeira vez que via uma bomba como esta, falou que faria o possível (só não sabia o que fazer kkk), deu jeito e o bicho esta funcionando mas fico preocupado, e se der um problema maior, será que ele vai dar conta?
Caio Melis
15/09/2014, 12:27
E as modificações continuam, desta vez estou finalizando a pedaleira do opala mas, sem servo freio. Vamos ver como é que vai ficar! Ainda não andei para dizer se vai ficar muito duro.
477444477445
O cilindro mestre do freio é o mesmo do Javali, adaptado com o reservatório da D20. O cilindro da embreagem é tb do Javali.
Nos pedais do opala tive que aumentar em 12cm, ficando com uma relação de multiplicação da força de 7:1 contra 6.5:1 do original. Se alguém tem esta configuração me informe como ficou o freio.
valmirjunior
15/09/2014, 19:21
Opa Caio, estava pensando nisso, mas com hidrovacuo, o da d20 serve?
Caio Melis
16/09/2014, 08:27
Opa Caio, estava pensando nisso, mas com hidrovacuo, o da d20 serve?
Valmir, pelos relatos existentes nos tópicos do javali existe a possibilidade de colocar o da D20, porém todas as modificações com esta pedaleira foi com outros motores e requerem fazer uma caixa na chapa inclinada. O javali com motor original cria um certa dificuldade para esta instalação pois o turbocompressor é muito alto, tendo assim que colocar o hidrovácuo fora da posição do pedal (descentralizado) e o cilindro da embreagem adaptado dentro do jipe.
Eu particularmente acho que o freio do javali não é ruim e que a servo assistência tira a sensibilidade da frenagem principalmente no off road (porém freia com muito mais facilidade). A adaptação do hidrovácuo implica também na instalação de um alternador com bomba de vácuo, que vai necessitar retirar lubrificação de algum lugar, aí aumenta muito as modificações.
Estou fazendo esta experiência, colocando o cilindro mestre numa pedaleira suspensa, dando mais conforto para a posição dos pés e retirando os 3 "rombos" da pedaleira anterior, que fazia entrar o ar quente do motor, pó e água.
Ahh lembrando tb que vai ter pedal de acelerador a cabo, retirando aquele monte de varão o pedal original.
valmirjunior
22/09/2014, 08:33
Eu estou pensando em mudar o acelerador para cabo e utilizar o suporte dos varões para trocar a embreagem de hidraulica para mecanica (como fazem nos nivas)
Caio Melis
16/10/2014, 16:07
Para os curiosos em eletrônica:
Após pesquisar alguns modelos e verificar o valor para adquirir um painel com várias funções, chequei a conclusão que seria possível criar o próprio painel!
Utilizei funções simples e necessárias! Apenas pesquisando na internet fiz a montagem de um sensor de temperatura, um voltímetro e várias espias indicativas. É possível criar muito mais funções até com alarmes.
Ainda não finalizei mais segue uma prévia, está ficando muito bacana!!
480659 480661
480663
Eu ainda não mandei fazer os adesivos mas o objetivo é ficar assim:
480662
Em resumo o sensor de temperatura utiliza o CI LM3914 e LM35:
( Termometro Electronico con Led - Taringa! (http://www.taringa.net/posts/hazlo-tu-mismo/2047839/Termometro-Electronico-con-Led.html) )
O Voltímetro "indicador de carga da bateria":
( Indicador de tensão para bateria ou fonte (ART1153) (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/7046-indicador-de-tensao-para-bateria-ou-fonte-art1153) )
E os demais são LED's simples ligados com resistor de 1K para alimentação conforme sinal do circuito.
O circuito todo mais o tubo quadrado para montagem não sai mais que 35 reais. E umas belas horas quebrando a cabeça!!