Ver Versão Completa : Informações sobre f-1000 deserter sr xk
Troller-a-vista
08/08/2014, 11:39
drossor, teoricamente o motor deveria enviar a mesma quantidade de ar para todos os cilindros correto? Quem faz esse papel é a valvula de admissão. Assim vc foi ensinado creio eu.
Ou seja, valvulas iguais, sede idem, cilindros idem, camara idem = desempenho redondo.
Isso é o que chamamos de mundo ideal, se assim fosse possivel, o teu motor seria quase um motor eletrico tamanha falta de vibracao e ruido, ou pelo menos seria praticamente igual estivesse desligado.
Só que mundo perfeito nao existe, ha centenas de peças trabalhando que desbalanceiam todo o conjunto a comecar pela admissão.
O ar nao entra igualmente denso nem igualmente em quantidade em todos os cilindros, pelo simples fato de que jamais será possível entrar ar na mesma quantidade em um circuito onde apenas há uma entrada de ar (uma tubulacao, coletor de ar, filtro de ar, etc) para 2 ou mais cilindros, essa conta nunca será justa! Se o fluxo estiver centralizado no motor, os cilindros da extremidade terao menos ar que os internos, se estiverem nas pontas terá menos ar o cilindro mais longe, e por aí vai.
Em um motor com admissão não forçada (aspirado), a entrada de ar é bem pouca como deve imaginar, vamos chamar essa entrada de ar de "dispersão". Qdo vc tem a sobrealimentação a entrada de ar em grande quantidade pode ocasionar duas coisas:
a) a dispersão mais igual entre todos os cilindros (ou seja o turbo anulou os defeitos de projeto ou igualou a entrada em todas as valvulas o que eu acho quase impossivel), nesse caso todos estariam mais próximos um dos outros em desgaste, carbonização etc,
b) a dispersão bem mais diferente entre todos os cilindros (ou seja, o turbo evidenciou algo que a fisica faz tranquilamente, o que deve ocorrer em 99.9% dos carros), obviamente o contrário do dito acima.
Como o turbo jorra muito ar dentro do motor, voce não vai notar isso na prática mas qdo há uma diminuição dos gases - ou seja volta a ser aspirado- vc vai sentir isso imediatamente. Ficando assim:
a) Como agora haverá uma falta de ar em relacao ao turbo, imediatamente os cilindros irão ter um desbalanceio maior na admissão, nao gerando a potencia ideal. Ou seja, como não tem mais tanto ar, tudo irá voltar ao "caos esperado" de todos os motores.
b) Como agora havera falta de ar em relacao ao turbo, porem todos os componentes estavam já amaciados para a entrada antiga de ar, vao aparecer muito mais as folgas e assentamentos do motor e obviamente evidenciar isso por exemplo com maior trepidação e demora em subir giros e gerar potencia.
Em ambos os casos o motor irá sentir, talvez na prática isso seja bem difícil de notar, mas ao colocar dois motores iguais, um sempre aspirado e um DES-aspirado, vc vai sentir mais facilmente.
Pode parecer pouco, particularmente acho que entre 5 a 8 cavalos por exemplo dificilmente um não-piloto consegue notar de diferente esteja ele num fusca ou numa ferrari. Mas eles existem e te farão falta por exemplo ao ultrapassar um bi-trem numa rodovia carregada.
Essa questão de admissão de ar é tão confusa e complexa que até mesmo a Formula 1 não entende direito, estamos falando de uma complexidade fisica e de que gases muito ampla pra em poucas linhas um leigo como eu tentar explicar.
Mas eu vi um programa da discovery outro dia sobre f1 que uma mudanca simples de 2 aletinhas dentro daquele tubo acima da cabeca dos pilotos que aspira o ar conseguiu dar um impulso de 50cv no motor pelo simples fato que o ar antes entrava no tubo e caia mais fresco, denso e rápido nos últimos cilindros em relação aos cilindros mais perto da cabeça do piloto, com as aletas dentro do tubo conseguiram dispersar o ar melhor, ganhando muito mais força. Claro otimizando também a quantidade ar que entrava pela valvula de admissão.
Estamos falando de um motor que deve dar uns 2.5 palmos de uma extremidade a outra, imagina isso num motor como o s4t ou o mwm 6cc que tem mais de meio metro de cumprimento ehehhe A diferença é absurda. Sem contar que é todo estrangulado em relacao a quantidade de ar absorvida.
Edintruder
08/08/2014, 23:06
Esse caso que o Troller comentou ocorre em turbinados também quando a turbina não é bem dimensionada para o motor. Uma turbina "pequena" que otimiza torque em baixos rpms gera restrição de gases em alta, mesmo metendo 2 bar de pressão. O ar gera tanta turbulência no coletor de admissão que a pressão sobe mas o fluxo não flui para as sedes, gerando picos de pressão nas curvas do coletor e reduz na entrada das sedes de válvulas. Em dinamômetro mostra bem isso. É bem perceptível nos HSD 2.5 quando aperta a haste da WG para dar mais pressão.
Dessa forma, pressão não é tudo, mas sim fluxo de ar. Esse é o ponto superior dos bi-turbos que conseguem manter um fluxo adequado numa margem muito maior de rpms, sem necessariamente ter mais pressão de trabalho. A minha F1000 ficou melhor com 1,5 Bar do que com 2 Bar justamente por esse fator que o Troller explicou.
Um motor turbo original para funcionar sem turbina, precisa reduzir a injeção de diesel, uma vez que a mistura será tão rica que fará fumaça sem gerar potência. Porém vale comentar que a durabilidade poderá ser equivalente, pois o pessoal entende que a pressão da turbina prejudica o motor, e na verdade isso não ocorre, pois o que mantém a proteção de desgaste é o filme de óleo, então basta usar óleo de qualidade que ele protege o motor da mesma forma.
Gleison, a principal diferença em motores turbinados pro fora é que não tem os Jetcoolers que servem para resfriar os pistões, porém num projeto como o 229, Q20b, S4, esse fato pode ser desprezado pois é motor de ferro. Os Jetcoolers fazem falta em motores com cabeçotes de alumínio, por exemplo que sofrem muito com a ação do calor. Um bom exemplo do alumínio é nas SW4 3.0 96-2002 é que se não deixar o motor resfriar trabalhando na lenta antes de desligar, é comum trincar os cabeçotes, justamente pela condução do calor vir do centro do coletor mantendo a peça dilatada e as pontas do cabeçote se resfriarem mais rápido. Quanto maior a diferença mais risco de trincas. Isso nãoo corre em motores com cabeçote de ferro, principalmente no caso dos MWM 229 e X-10 com cabeçotes individuais.
Um HSD moderninho, sem jetcooler não duraria quase nada, enquanto o 229 passa dos 1.000.000 sem dar passo em virabrequim.
Boa noite amigos do forum! Me perdoem por estar ausente durante esse tempo todo, é que tive problemas financeiros, imprevistos que me fizeram desistir temporariamente do meu sonho de ter uma maquina a diesel parruda como essas jóias de caminhonetes Ford que tanto amamos. Percebi que o tópico tomou grandes dimensões né ! Que bacana ! Li tudo com muita atenção e percebi que tem gente na mesma balada que eu, buscado sua viatura, e tirando suas dúvidas com os colegas aqui ! Fico muito feliz por fazer parte desse grupo, e espero trocarmos muitas boas idéias ok!Pois bem, se tudo ocorrer como planejo daqui em diante, agora acho que vai dar certo minha busca pela femil. Em 2015 espero ter uma graninha melhor pra comprar uma quatro faróis, cabinada, com ou sem turbo, já não faz mais diferença, pois o que eu quero mesmo é ter uma F-1000 ! Fato !Meu sonho de ter uma band foi por agua a baixo (por enquanto) devido ao preço absurdo das bands de 84 em diante, Impraticável! Sei que são veículos fantásticos, mas eu acho que a galera tá viajando, pedindo de 35 latinhas em diante numas máquinas que não estão (em sua maioria) valendo isso tudo. Valor sentimental eu não posso pagar. Desisto por enquanto !Mas, andei olhando umas F1000 por aê, e achei de 23 à 30 milers, coisa muito boa ! Gostei ! E me surgiu uma pequena questão. Pra dar um trato por dento, tipo (bancos, carpetes, portas) sai muito caro? Pintura? A mecânica delas é muito cara ? Pneus? pois vejo algumas com bons preços mas estão com algum desses itens precários, então venho até vocês, que são feras no assunto, pra me dar mais algumas dicas ok!Um Ford abraço a todos !
E aí Pagel, uma boa escolha a tua de vir para as F1000. Bem, a minha F84 que é cabinada, precisei dar um trato nos bancos dianteiros e forros de porta. Os bancos aproveitei só as ferragens trocando as espumas e forrações e as portas foi tudo novo. Gastei R$750,00 e ficou muito bom. As espumas são no formato Recaro e deram um toque muito elegante ao interior da camionete. O banco traseiro não precisei mexer pois está igual a novo, assim como o carpete. O teto está inteiro e é daqueles com varões transversais mas precisa de uma boa limpeza a qual julgo arriscada ante a possibilidade de rasgar-se. O ideal seria trocar o forro mas para isto seria necessário retirar os vidros mas o para brisas está tão bem vedado que não tenho coragem. Quanto a questão de gastos com pintura isto é muito variável ante ao estado do carro, os materiais a serem utilizados e o profissional que irá executar o serviço. Evidente que queremos o melhor pelo menor preço mas quase nunca é assim. Ainda na minha F84 mandei repintar o teto e tirar alguns pequenos pontos de ferrugem na calha do teto. Serviço mediocre que custou R$500,00 que apos algum tempo ficou com mapas e bolhas de tinta mas a ferrugem não voltou. De igual forma terei de refazer o serviço no próximo verão. A frente troquei inteira, capô, para lamas, para choque, grade tudo novo, refiz a lateral direita que ficou muito bom também. Então refarei o teto, a lateral esquerda traseira e a porta esquerda, trocarei a tampa traseira já que tenho uma nova original e repintarei o tampão que cobre o porta malas e aí se vai uns R$2.000,00. Já quanto aos pneus estou com eles em meia vida, mas a medida original gira em torno de R$450,00 cada. Espero ter ao menos ter te dado uma pequena idéia. Boa sorte na empreitada, qualquer dúvida estamos a postos pra colaborar. Ford abraço.
E aí Pagel, uma boa escolha a tua de vir para as F1000. Bem, a minha F84 que é cabinada, precisei dar um trato nos bancos dianteiros e forros de porta. Os bancos aproveitei só as ferragens trocando as espumas e forrações e as portas foi tudo novo. Gastei R$750,00 e ficou muito bom. As espumas são no formato Recaro e deram um toque muito elegante ao interior da camionete. O banco traseiro não precisei mexer pois está igual a novo, assim como o carpete. O teto está inteiro e é daqueles com varões transversais mas precisa de uma boa limpeza a qual julgo arriscada ante a possibilidade de rasgar-se. O ideal seria trocar o forro mas para isto seria necessário retirar os vidros mas o para brisas está tão bem vedado que não tenho coragem. Quanto a questão de gastos com pintura isto é muito variável ante ao estado do carro, os materiais a serem utilizados e o profissional que irá executar o serviço. Evidente que queremos o melhor pelo menor preço mas quase nunca é assim. Ainda na minha F84 mandei repintar o teto e tirar alguns pequenos pontos de ferrugem na calha do teto. Serviço mediocre que custou R$500,00 que apos algum tempo ficou com mapas e bolhas de tinta mas a ferrugem não voltou. De igual forma terei de refazer o serviço no próximo verão. A frente troquei inteira, capô, para lamas, para choque, grade tudo novo, refiz a lateral direita que ficou muito bom também. Então refarei o teto, a lateral esquerda traseira e a porta esquerda, trocarei a tampa traseira já que tenho uma nova original e repintarei o tampão que cobre o porta malas e aí se vai uns R$2.000,00. Já quanto aos pneus estou com eles em meia vida, mas a medida original gira em torno de R$450,00 cada. Espero ter ao menos ter te dado uma pequena idéia. Boa sorte na empreitada, qualquer dúvida estamos a postos pra colaborar. Ford abraço.Valew Zé V8 !Muito obrigado pelas dicas amigo! Foram de grande ajuda! Pois bem, parece que é mais barato do que pensei, acho que com 4 pilas consigo deixar a viatura bem simpática né?E a mecânica? Alguém sabe o que sai mais caro pra fazer? Quais testes básicos devo fazer pra saber se a mecânica está em ordem, bem como os custos de manuteção dos problemas mais comuns.Desde já agradeço muito por todos os colegas que colaboram com tudo quanto possível !Ford abraço !
Edintruder
11/08/2014, 13:38
O 229 é simples, se ligar está bom! kkk
anda com ele, puxa forte na rodovia e fica da olho na temperatura. Se não estiver aquecendo e com o motor quente não fumaçar azul, ele está bom. Isso é motor feito pra durar na mão de peão.
O que vais gastar é jogo de barras de direção, pivôs, buchas da suspensão dianteira, rolamentos de rodas e cruzetas. Fora disso de mecânica é óleo e filtros.
Se gasta mais mantendo a carroceria e interior do que a mecânica dessa picape.
drosssor51
11/08/2014, 23:23
X2..... se você não conhece o 229.... é bom levar para algum mecânico escutá-lo..... se tem alguma batida no virabrequim...... analisar a fumaça como o Edin falou....
E principalmente fazer uma primeira partida bem cedinho.... e analisar a dificuldade para o motor pegar...
Se estiver ruim de pegar, é BI ou taxa de compressão....
Dá para chorar um bom desconto pelo carro...
Gleison Prieto
12/08/2014, 01:36
Troller-a-vista e Edintruder ...
Obrigado pelas explicações ... bem claras e técnicas.
Aos poucos to aprendendo devagar um pouco da mecanica ... mas parece que quanto mais assunto eu vou me inteirando, vou cruzando mais informações e novas dúvidas surgem rsrs, vamos que vamos no aprendizado.
Pagel, vi que voce mudou o avatar ... encontrou sua F?
Se sim, parabens. Está bem bonita mesmo.
Ai pelo norte do país elas são encontradas com facilidade?
Zé V8 ... pelo jeito voce deu um trato recente nos itens de lataria e tapeçaria.
Sei que preço varia de profissional para profissional conforme os produtos utilizados e qualidade do serviço, mas queria saber se voce tem uma base de preço para funilaria de uma caçamba cabine simples: se for fazer o assoalho dela, por volta de uns 1500?
Drosssor51, nunca tive experiencia com pickup diesel, ainda mais full ... sei que isso pode exigir ouvido apurado, mas é possivel ouvir algum ruido do virabrequim diante do ronco do 229? É tipo uma batida solta, alguma espécie de folga?
Valeu ..
Edintruder
12/08/2014, 07:45
Tem 2 formas de escutar motor diesel batendo:
1a - Estetoscópio com um eletrodo de solda no lugar do "sino". Vai encostando a ponta do eletrodo na altura dos mancais e vai dando aceleradinhas. Quando o motor acelera é que ele bate.
Isso serve para todos os motores.
2a - Tu soltas o filtro de ar, com uma mão tu vai abafando a entrada de ar na admissão de forma a manter o motor em rpm próxima da lenta e com a outra mão tu vai acelerando a BI até o limite. O motor vai trabalhar todo errado pela falta de ar, vai fazer uma fumaceira doida, mas nesse momento, o que tiver folga vai bater nitidamente, daí basta ver se as batidas vem de cima, baixo, frente ou traseira do motor.
Isso serve para qualquer motor diesel.
Aos poucos to aprendendo devagar um pouco da mecanica ... mas parece que quanto mais assunto eu vou me inteirando, vou cruzando mais informações e novas dúvidas surgem rsrs, vamos que vamos no aprendizado.
Zé V8 ... pelo jeito voce deu um trato recente nos itens de lataria e tapeçaria.
Sei que preço varia de profissional para profissional conforme os produtos utilizados e qualidade do serviço, mas queria saber se voce tem uma base de preço para funilaria de uma caçamba cabine simples: se for fazer o assoalho dela, por volta de uns 1500?
Drosssor51, nunca tive experiencia com pickup diesel, ainda mais full ... sei que isso pode exigir ouvido apurado, mas é possivel ouvir algum ruido do virabrequim diante do ronco do 229? É tipo uma batida solta, alguma espécie de folga?
Valeu ..
Gleison, quanto a questão funilaria, especificamente a caçamba, se o teu problema for o assoalho não remende e nem chapeie. Tire as medidas e mande dobrar uma chapa no mesmo padrão da original, pode até escolher uma chapa mais grossa e troque o assoalho inteiro, o serviço fica perfeito valendo a pena o resultado final. No caso da tampa traseira, opte por troca-la também, existem muitas tampas originais usadas em bom estado a venda, basta garimpar um pouco. Mas se o custo disto exceder R$1.500,00 procure uma caçamba usada em bom estado e troque pela tua, às vezes vale mais a pena e menos incomodação com chapeador. Complementando o que o Edin falou sobre o motor, tem mais um teste, ande com a F e acelere para pegar um pouco de velocidade e depois tire o pé do acelerador, ao acelerar de novo fique atento a cor da fumaça, se sair fumaça azul com o motor quente obviamente, os vedadores de valvula estão danificados. Ford abraço e boa sorte.
drosssor51
12/08/2014, 12:04
Valeu ..
O 229.... mesmo sendo barulhento.. tem o giro "suave".... sendo o barulho proveniente das explosões em cada cilindro.
Quando existe uma folga nos mancais do virabrequim, o batida é forte e nítida, devido a alta taxa de compressão e do grande volume dos cilindros.
O Edin postou uma forma de se amplificar a audição..... mais simples ainda.... somente uma chave de fenda longa.... poe a ponta no motor e o cabo suavemente encostado no ouvido....
Pagel, vi que voce mudou o avatar ... encontrou sua F?Se sim, parabens. Está bem bonita mesmo.Ai pelo norte do país elas são encontradas com facilidade?Tô procurando, quem me deras ter uma dessas, mudei o avatar por ter focado na busca pelas F-1000, encontrei essa imagem na net mesmo kkkkkkkkkAqui no Norte é COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL encontrar uma femil em bom estado ! Quando encontramos uma mais ou menos, os tiozinhos pedem 50 pilas ! É incrível ! Um absurdo total ! Com certeza vou ter que reservar uns trocados para passagem (de ida, volto rodando na máquina) e hospedagem no sudeste ou sul, onde encontrar na net a máquina, telefono, combino preço, e faço as visitas com quantas opções possível encontrar, tiro folga do trabalho e peito no rumo daí pra constatar a qualidade do produto pessoalmente, e depois fecho negócio, documentação e DÁ-LHE RONCO RUMO A SANTARÉM-PA ! Penso em fazer isso, com certeza economizo uns 10 milers, e invisto na viatura, quando puder.Ford Abraço !
O 229 é simples, se ligar está bom! kkkanda com ele, puxa forte na rodovia e fica da olho na temperatura. Se não estiver aquecendo e com o motor quente não fumaçar azul, ele está bom. Isso é motor feito pra durar na mão de peão. O que vais gastar é jogo de barras de direção, pivôs, buchas da suspensão dianteira, rolamentos de rodas e cruzetas. Fora disso de mecânica é óleo e filtros. Se gasta mais mantendo a carroceria e interior do que a mecânica dessa picape.kkkkkkkkk.... Carro de peão mesmo ! Isso que transmite segurança nelas ! Fantásticas essas máquina ! Com essa manunção, acho que vai ficar mais barato que meu gol que me tira milão toda vez que para na oficina aaaaaffffffffffff tô cansado de carro a gasolina ! ÔÔÔ treco pra dar problema !Muito obrigado pelas dica amigo !
Tem 2 formas de escutar motor diesel batendo:1a - Estetoscópio com um eletrodo de solda no lugar do "sino". Vai encostando a ponta do eletrodo na altura dos mancais e vai dando aceleradinhas. Quando o motor acelera é que ele bate. Isso serve para todos os motores.2a - Tu soltas o filtro de ar, com uma mão tu vai abafando a entrada de ar na admissão de forma a manter o motor em rpm próxima da lenta e com a outra mão tu vai acelerando a BI até o limite. O motor vai trabalhar todo errado pela falta de ar, vai fazer uma fumaceira doida, mas nesse momento, o que tiver folga vai bater nitidamente, daí basta ver se as batidas vem de cima, baixo, frente ou traseira do motor.Isso serve para qualquer motor diesel.MESTRE, tem que ser MESTRE pra entender desse jeito de 229 ! Parabéns cara, um dia chego perto disso aê !
Edintruder
13/08/2014, 13:18
Pagel, sempre que encontrares uma F1000 na internet, dá uma olhada aqui no fórum para ver se tem alguém da mesma cidade. Daí tu pedes para ir lá dar uma primeira olhada para ti, pois isso te poupará muitas viagens improdutivas.
Ppor exemplo, o que encontrarem em Rio Grande é só pedir para eu dar uma olhada, em Pelotas tem o Leonardo Raffi que pode ir lá, e por aí vai....
A galera desse fórum é muito unida nessa hora.
Pagel, sempre que encontrares uma F1000 na internet, dá uma olhada aqui no fórum para ver se tem alguém da mesma cidade. Daí tu pedes para ir lá dar uma primeira olhada para ti, pois isso te poupará muitas viagens improdutivas.Ppor exemplo, o que encontrarem em Rio Grande é só pedir para eu dar uma olhada, em Pelotas tem o Leonardo Raffi que pode ir lá, e por aí vai....A galera desse fórum é muito unida nessa hora.Muito Obrigado amigo ! Que coisa boa saber que tem tanta gente bacana nesse forum, é um prazer poder contar com a ajuda de todos. A dica está anotada, e isso vai ser de grande ajuda mesmo. E com certeza, se um dia quiser conhecer Santarém, dar um mergulho na praia mais bonita do mundo - Alter-do-chão, estarei à disposição ! Uma vez que veículo em bom estado nesse fim de mundo, IMPOSSÍVEL ! KKKKKKKKKKKKKUm Ford abraço !
Paulo Nascimento
13/08/2014, 23:47
Pessoal, boa noite.
Acompanhei atentamente todos os comentários aqui e unindo todos eles a algumas pesquisas que fiz, gostaria de ter a opinião de vocês.
Vou explicar um pouquinho da história que me trouxe até aqui e espero não desvirtuar muito a discussão deste tópico...
Eu participo do fórum na área de Land Rover, mas recentemente cedi a meu pai, que vai completar 69 anos, uma Ranger XLT CD 4x4 V6 1999 para realizar viagens curtas e frequentes entre São Paulo e Ibiúna (160km ida e volta) e viagens longas e mais raras entre São Paulo e Bahia (5000km ida e volta).
Essa Ranger esteve comigo por mais de 12 anos, pois a comprei com apenas 20.000km rodados e hoje tem 155.00km originais. Rodei por todo o Sul e Nordeste do Brasil, além de Paraguai, Uruguai e Argentina, sem absolutamente nenhum problema.
Até hoje o máximo de manutenção que fiz, foi trocar bateria, alternador, fluídos, correias, velas e embreagem, de resto, tudo original e em perfeita ordem.
Mas para meu pai, aposentado, o consumo de combustível, começa a pesar, e pensei em trocar por um veículo diesel que seja simples e bastante robusto, exigindo pouca manutenção e cuidados.
Inicialmente pensei em Defender, Discovery 1, outras picapes médias diesel, mas acabei chegando nas picapes grandes (F1000 e D20 e suas variações).
Como nessas viagens sempre há carga e também alguns trechos de estrada de chão, acho que a resistência das picapes grandes seria ideal.
Pergunto aos amigos, o conforto de uma picape dessas e a exigência física para dirigir é compatível para um senhor de quase 70 anos e sua esposa (minha mãe será a passageira constante)?
Fiquei na dúvida sobre uma F1000 SR Deserter ou uma D20 Brasinca Andaluz! O que vocês recomendam? Há diferenças significativas?
Um abraço e agradeço de antemão pela ajuda de todos,
Paulo
duardobruno
14/08/2014, 10:57
Pessoal, boa noite.
Acompanhei atentamente todos os comentários aqui e unindo todos eles a algumas pesquisas que fiz, gostaria de ter a opinião de vocês.
Vou explicar um pouquinho da história que me trouxe até aqui e espero não desvirtuar muito a discussão deste tópico...
Eu participo do fórum na área de Land Rover, mas recentemente cedi a meu pai, que vai completar 69 anos, uma Ranger XLT CD 4x4 V6 1999 para realizar viagens curtas e frequentes entre São Paulo e Ibiúna (160km ida e volta) e viagens longas e mais raras entre São Paulo e Bahia (5000km ida e volta).
Essa Ranger esteve comigo por mais de 12 anos, pois a comprei com apenas 20.000km rodados e hoje tem 155.00km originais. Rodei por todo o Sul e Nordeste do Brasil, além de Paraguai, Uruguai e Argentina, sem absolutamente nenhum problema.
Até hoje o máximo de manutenção que fiz, foi trocar bateria, alternador, fluídos, correias, velas e embreagem, de resto, tudo original e em perfeita ordem.
Mas para meu pai, aposentado, o consumo de combustível, começa a pesar, e pensei em trocar por um veículo diesel que seja simples e bastante robusto, exigindo pouca manutenção e cuidados.
Inicialmente pensei em Defender, Discovery 1, outras picapes médias diesel, mas acabei chegando nas picapes grandes (F1000 e D20 e suas variações).
Como nessas viagens sempre há carga e também alguns trechos de estrada de chão, acho que a resistência das picapes grandes seria ideal.
Pergunto aos amigos, o conforto de uma picape dessas e a exigência física para dirigir é compatível para um senhor de quase 70 anos e sua esposa (minha mãe será a passageira constante)?
Fiquei na dúvida sobre uma F1000 SR Deserter ou uma D20 Brasinca Andaluz! O que vocês recomendam? Há diferenças significativas?
Paulo
Bichoooo... a galera aqui é FORDEIRA, então acredito que a maioria das opiniões sejam pela F1000. Quanto a conforto, F1000 SR Deserter, é muuuitíssimo confortável, principalmente para passageiros. Tenho uma F1000 Super 4x4 Cab Dupla. Acho a embreagem um pouco dura e barulhenta. Já mexeu na oficina, o meca fala que tá normal, o nhec nhec sempre volta com o tempo. O estranho é que minha noiva anda e acha normal tb. Acho que to meio mole kkkkk. A da ranger era uma seda, macinha demais. A suspensão da 4x4 é mais firme que as 4x2, mas não chega a ser desconfortável não . Gosto da SR Deserter pelo interior e acabamentos e ainda por ser 4 portas. Meu pai teve 2, então andei bastante nelas. Motor é show! MWM 229, BOM E BARATO! A questão da caçamba tipo porta-malas, vai do gosto. Tem gente que gosta, tem gente que odeia pq não dá pra levar cargas mais altas que normalmente se carrega em caçambas. Em relação a ranger (falo pq já tive ranger tb), vc vai achar a F1000 mais banheirão, mas o legal é pq F1000 é Full!! É grande pra caramba. Ranger por dentro é um carro normal e o conforto do banco traseiro é uma piada a parte. Já na F1000, se der sorte pega uma com sofá-cama atrás, é uma maravilha só. As D20, principalmente do modelo Andaluz, já vi várias por aí, na grande maioria com motor Perkins. Não chega a ser ruim, mas não vai nem perto do MWM 229 das F1000, principalmente em desempenho e rusticidade. Mas se for S4T Plus.... pode até rolar, pq tb sou fã de D20 com Maxion S4T.
Mas vamos à questão que vc falou de ECONOMIA...
Cara, a não ser que teu pai viaje muiiiito, grandes distâncias e tal.... pra compensar rodar no diesel mesmo.
Pq já foi muito discutido aqui a questão do CUSTO X BENEFÍCIO do DIESEL X GASOLINA.
O Caveirão ( minha F1000) faz 9 na estrada, andando como moça. E com o preço do diesel a 2,50 praticamente.... Eu não sei da onde criaram uma lenda de camionetes diesel fazendo 12, 13 até 15 km por litro. Tenho um amigo que tem uma ranger 2010 e jura que a dele faz 13 km/l. Nunca vi, viajei com um outro amigo numa D20 S4T Plus, um canhão, 140 / 160 km direto, facinho. Mas qdo parou no posto.... 7,5 km por litro. As F1000 que conheço principalmente de 93 pra frente... todas bebem bem, não chegam a fazer 10 por litro. Indiferente de ser turbo ou não. Muitas vezes um bom carro a gasolina, mais novo, dando pouca manutenção, peças mais baratas, podendo fazer seguro e tal, sai bem mais em conta.
AGORAAAAA se teu pai é que nem a maioria aqui, gosta de trem bruto, força, cheiro de diesel, castanhado, barulhão, fumaça preta, 4x4 na veia..... aí simmmmm. Compre uma F1000 ou D20, que a manutenção é barata (em relação a pickups 4x4 modernas) e elas são realmente muito resistentes. Verdadeiros tratores ou tanques de guerra, como muita gente fala.
Abco.
Edintruder
14/08/2014, 11:55
Paulo, de D20 ou F1000 o teu coroa estará muito bem servido. As duias andam a mesma coisa, freia a mesma coisa, consomem a mesma coisa e tem conforto similar. Eu te diria para pegar a que estiver melhor. A dica é motor turbo e relação de marchas longa, tipo a 100km/h com menos de 2000rpm no motor, pois será mais econômica e faz menos ruído. Sendo cabinagem fora da linha original, com certeza a prioridade foi o conforto. Então a dica é pegar a picape e levantar os carpetes para ver o estado do assoalho. Se estiver bom é porque foi bem cuidada. Pega a que estiver melhor, independente do ano ou se for GM ou Ford.
Dicas então:
- estado geral de conservação;
- motor turbinado;
- 5 marchas e diferencial longo. (nesse caso experimenta e confere o rpm a 100km/h.)
A F1000 do Eduardo é igual à minha, relação 3,07:1, porém se fosse 4x2 com relação 2,72:1, seria mais econômica na estrada. Nesse caso, as nossas andam com cerca de 2000rpm a 100km/h e as 4x2 turbo original andam a 1800rpm a 100km/h. O consumo melhora com certeza.
Aproveitando o tópico, queria a opinião dos senhores a respeito desta Fordona abaixo. Tenho uma oportunidade de negócio nela e como estava atrás de uma Bonanza por questão familiar e terminei achando esta viatura (pois prefiro Ford!). É um modelo da SR. O antigo dono eu conheci, era um militar que cuidava muito bem do carro e o atual dono parece que a pegou em um negócio. Vejam só: F100 MODELO SR SOUZA RAMOS 1981 Raridade, MOTOR MWM 229 - Taguatinga - Carros - TAGUATINGA NORTE (http://taguatinga-distritofederal.olx.com.br/f100-modelo-sr-souza-ramos-1981-raridade-motor-mwm-229-iid-691406198#) . Abraço!
Aproveitando o tópico, queria a opinião dos senhores a respeito desta Fordona abaixo. Tenho uma oportunidade de negócio nela e como estava atrás de uma Bonanza por questão familiar e terminei achando esta viatura (pois prefiro Ford!). É um modelo da SR. O antigo dono eu conheci, era um militar que cuidava muito bem do carro e o atual dono parece que a pegou em um negócio. Vejam só: F100 MODELO SR SOUZA RAMOS 1981 Raridade, MOTOR MWM 229 - Taguatinga - Carros - TAGUATINGA NORTE (http://taguatinga-distritofederal.olx.com.br/f100-modelo-sr-souza-ramos-1981-raridade-motor-mwm-229-iid-691406198#) . Abraço!
Rfdex, se eu achasse uma carroceria destas eu certamente compraria para por em cima da minha F84 em uma pintura vinho sólido com a capota bege e o interior todo em vermelho, seria a minha Bronco "made aqui". Vai fundo amigo e deixe a imaginação rolar.
duardobruno
14/08/2014, 14:22
Ué Raphael, desistiu da Toyotinha? Outro dia vi essa F100 aí pela internet, achei legal pois lembra um Ford Bronco. Mas nesse caso aí, acho que tinha que rolar uma vistoria pessoalmente, afinal é um carro de 33 anos. Agoraaaa.... estando inteiro e bem cuidado... roda mais 33 anos.
Pessoal, boa noite.
Paulo
Olá Paulo, como algus já disseram somos fordeiros ao extremo, mas como sou ético não falo mal de D20 que são boas camionetes mas não são a minha preferência. Quanto a F1000, muitas qualidades aqui já foram expostas e não te preocupa quanto ao fato do Sr. teu pai necessitar de alguma condição fisica acentuada para dirigi-las. Por óbvio vais pegar com direção hidráulica. A embreagem estando em perfeitas condições é bem macia, igual ao cambio sendo um verdadeiro carrão. Se comprares as de 1997 em diante terás ainda a vantagem da embreagem hidráulica também. Quanto a configuração simples ou dupla depende da necessidade do dito Sr. Evidente que as cabine dupla são voltadas para o espaço interno e conforto sendo comparáveis a um Ford Landau, mas por via de regra suas caçambas são exiguas. Já a pick up é mais arisca devido a distribuição de peso concentrado todo na frente logo, a traseira pula mais e joga também devido ao seu robusto feixe de molas. Boa sorte e Ford abraço.
Tô procurando, quem me deras ter uma dessas, mudei o avatar por ter focado na busca pelas F-1000, encontrei essa imagem na net mesmo kkkkkkkkkAqui no Norte é COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL encontrar uma femil em bom estado ! Quando encontramos uma mais ou menos, os tiozinhos pedem 50 pilas ! É incrível ! Um absurdo total ! Com certeza vou ter que reservar uns trocados para passagem (de ida, volto rodando na máquina) e hospedagem no sudeste ou sul, onde encontrar na net a máquina, telefono, combino preço, e faço as visitas com quantas opções possível encontrar, tiro folga do trabalho e peito no rumo daí pra constatar a qualidade do produto pessoalmente, e depois fecho negócio, documentação e DÁ-LHE RONCO RUMO A SANTARÉM-PA ! Penso em fazer isso, com certeza economizo uns 10 milers, e invisto na viatura, quando puder.Ford Abraço !
Pagel, faço minhas as palavras do Edin, se precisar que eu veja alguma F1000 aqui na região metropolitana de Porto Alegre é só dizer que faço este "sacrifício"kkkkk. Dá uma olhada em um site chamado carros na serra aqui do RS, é região de colonizadores italianos e gente bem caprichosa, sempre aparece umas F1000 muito boas na faiza de R$25 a R$35 mil das quatro faróis. Ford abraço.
Edintruder
14/08/2014, 16:22
Essa SR do anúncio é parecida com uma aqui da cidade, porém é vermelha. É muito boa. O espaço interno é espetacular.
O melhor dessas picapes é a resistência em caso de colisões, porém por esse valor, não seria melhor pegar um carrinho de plástico moderninho e semi-novo?
Olá pessoal! Obrigado pelas prontas respostas. Não, a Toyota está firme e forte aqui na garagem. E quanto ao carrinho de plástico eu tenho um para o dia a dia também. Esse "Bronco made in Brazil" seria um extra. Abraço.
Troller-a-vista
14/08/2014, 19:02
essa ultima SR estilo blazer eh pessima!
costuma dar muita entrada de agua nessa "capota" gambiarra, faz um barulho terrivel e esse banco traseiro perdeu muito espaco em ambos os lados. vai ser do tamanho de um banco de um carro normal compacto.
qr um baita bancao confortavel? corta o topo da caixa de roda, deixa quadrado e coloca o banco sobre ela, vc ganha 30 cm em casa lado e ainda retira esse descansa braco maluco. mais 10 cm de cada lado, ai sim fica um baita sofa...
faca td sem calombos e bem confortavel, pronto vc tera um banco tipo sulam e maravilhoso.
Pagel, faço minhas as palavras do Edin, se precisar que eu veja alguma F1000 aqui na região metropolitana de Porto Alegre é só dizer que faço este "sacrifício"kkkkk. Dá uma olhada em um site chamado carros na serra aqui do RS, é região de colonizadores italianos e gente bem caprichosa, sempre aparece umas F1000 muito boas na faiza de R$25 a R$35 mil das quatro faróis. Ford abraço.Que beleza ! Muito bom mesmo, obrigado amigo ! Meus pais são do RS, tem sangue de gaúcho, meu velho cuida dos carros dele melhor do que cuidou dos filhos kkkkkkkkkkkk. É bom saber que aí tem umas Femil em bom estado, se eu encontrar ai, vou mesmo ! E dá-lhe 5000 km de ronco ! hehehehe Valew !
Que beleza ! Muito bom mesmo, obrigado amigo ! Meus pais são do RS, tem sangue de gaúcho, meu velho cuida dos carros dele melhor do que cuidou dos filhos kkkkkkkkkkkk. É bom saber que aí tem umas Femil em bom estado, se eu encontrar ai, vou mesmo ! E dá-lhe 5000 km de ronco ! hehehehe Valew !
Quando estava a procura de f1000, a mais conservada q achei foi uma cabine dupla ano 90, a camionete tava mais conservada q a Silverado 2001 q comprei. Se quiser busca-la ta em rio verde MS. 200 km da capital.
Paulo Nascimento
14/08/2014, 21:14
Olá Paulo, como algus já disseram somos fordeiros ao extremo, mas como sou ético não falo mal de D20 que são boas camionetes mas não são a minha preferência. Quanto a F1000, muitas qualidades aqui já foram expostas e não te preocupa quanto ao fato do Sr. teu pai necessitar de alguma condição fisica acentuada para dirigi-las. Por óbvio vais pegar com direção hidráulica. A embreagem estando em perfeitas condições é bem macia, igual ao cambio sendo um verdadeiro carrão. Se comprares as de 1997 em diante terás ainda a vantagem da embreagem hidráulica também. Quanto a configuração simples ou dupla depende da necessidade do dito Sr. Evidente que as cabine dupla são voltadas para o espaço interno e conforto sendo comparáveis a um Ford Landau, mas por via de regra suas caçambas são exiguas. Já a pick up é mais arisca devido a distribuição de peso concentrado todo na frente logo, a traseira pula mais e joga também devido ao seu robusto feixe de molas. Boa sorte e Ford abraço.
Amigos Zé V8, Edintruder e Duardobruno,
muitíssimo obrigado pelos comentários e pela imparcialidade quando possível...rs
Fiz a pergunta aqui, pois também tendo a preferir a F1000, especialmente o conforto interno das SR Deserter, mas confesso que acho a parte externa das Brasinca Andaluz mais bonita.
Só que em viagens vale o conforto do interior e não a beleza do exterior!
Meu pai é dessas pessoas que acham que caminhonete diesel faz 14km/l, e eu consigo com meu Discovery 1 Tdi, no máximo 10km/l de média. É algo que vou alertá-lo, e acho que valerá a economia no IPVA e talvez futuras manutenções.
Vou iniciar a busca e visita a algumas anunciadas, e voltarei a incomodá-los com as dúvidas de novato nas picapes full.
Um abraço e obrigado mais uma vez,
Paulo
Edintruder
15/08/2014, 08:27
Mas tem modelos que fazem 14km/l, uma Hilux 2.5 std (2005/06), Hilux 3.0 SRV 2003 ou 2004, S-10, Frontier, Ranger 3.0... Mas a Andaluz com certeza tem muito mais estilo. Eu pego uma Andaluz e não pego nenhuma outra dessas que citei antes.
Troller, não fica bravo, mas quanto a Sulan está te pagando para fazer propaganda para eles? kkkk
Blazer Sulam Topeka Turbo Diesel Intercooler (ñ D20,bonanza) - Ano 1991 - 125000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-572029117-blazer-sulam-topeka-turbo-diesel-intercooler-n-d20bonanza-_JM)
D-20 Brasinca Andaluz Ano 1991 E D-10 Vermelha Ano 1975 - Ano 1991 - 8000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-574645542-d-20-brasinca-andaluz-ano-1991-e-d-10-vermelha-ano-1975-_JM)
Ford F-1000 Super Série Cabine Dupla Turbo Diesel 3.9 Mwm - Ano 1990 - 0000000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-572628781-ford-f-1000-super-serie-cabine-dupla-turbo-diesel-39-mwm-_JM)
Essa última, se colocar a frente original da F1000, fica muito mais legal...
F-1000 Deserter Xk Raridade E Impecável - Ano 1994 - 1 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-572273443-f-1000-deserter-xk-raridade-e-impecavel-_JM)
duardobruno
15/08/2014, 10:12
Meu pai é dessas pessoas que acham que caminhonete diesel faz 14km/l, e eu consigo com meu Discovery 1 Tdi, no máximo 10km/l de média. É algo que vou alertá-lo, e acho que valerá a economia no IPVA e talvez futuras manutenções.
É como eu disse: não sei pq criaram essa lenda que caminhonete diesel faz 14 km/l. Já ouvi mecânico dizer que saveiro diesel e aquelas antigas da pegeout fazem..... mas o desempenho é carroçal. Edintruder, discordo qdo vc fala que S10 faz 14, andei muito de S10 2.5 e 2.8, e ainda, tive uma 2.2 a gasolina. No custo x benefício, a 2.2 a gasolina ganha muito das 2.5 e 2.8 diesel. A galera rangeira diz que a 3.0 não chega a 10 tb. A minha era 2.5 diesel e não chegava a fazer 10 tb. Claro que vai muito do pé né xará, massss....
Essas pickups que o Edintruder postou, estão lindas! A Sulam, realmente é linda demais, pena que é Q20B.
duardobruno
15/08/2014, 10:31
Como disse meu amigo Zé V8: SOU FORDEIRO, massss.... dou o braço a torcer qdo vejo uma coisinha assim:
Motor Sprint 6cc MWM... hummmm se tiver tudo bem feitinho.... dá pra largar a família...
Bonanza Turbo Diesel 6cc Completa - Ano 1989 - 125000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-570819440-bonanza-turbo-diesel-6cc-completa-_JM)
Paulo Nascimento
15/08/2014, 21:53
Ford F1000 Deserter 1991 Diesel MWM 229 baixei só neste final de semana - Curitiba - Carros - Mossunguê Ecoville (http://curitiba.olx.com.br/ford-f1000-deserter-1991-diesel-mwm-229-baixei-so-neste-final-de-semana-iid-677391442)
Mas tem modelos que fazem 14km/l, uma Hilux 2.5 std (2005/06), Hilux 3.0 SRV 2003 ou 2004, S-10, Frontier, Ranger 3.0... Mas a Andaluz com certeza tem muito mais estilo. Eu pego uma Andaluz e não pego nenhuma outra dessas que citei antes.
Troller, não fica bravo, mas quanto a Sulan está te pagando para fazer propaganda para eles? kkkk
Blazer Sulam Topeka Turbo Diesel Intercooler (ñ D20,bonanza) - Ano 1991 - 125000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-572029117-blazer-sulam-topeka-turbo-diesel-intercooler-n-d20bonanza-_JM)
D-20 Brasinca Andaluz Ano 1991 E D-10 Vermelha Ano 1975 - Ano 1991 - 8000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-574645542-d-20-brasinca-andaluz-ano-1991-e-d-10-vermelha-ano-1975-_JM)
Ford F-1000 Super Série Cabine Dupla Turbo Diesel 3.9 Mwm - Ano 1990 - 0000000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-572628781-ford-f-1000-super-serie-cabine-dupla-turbo-diesel-39-mwm-_JM)
Essa última, se colocar a frente original da F1000, fica muito mais legal...
F-1000 Deserter Xk Raridade E Impecável - Ano 1994 - 1 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-572273443-f-1000-deserter-xk-raridade-e-impecavel-_JM)
Amigos,
Essa branca realmente ficaria fantástica com a frente original da F1000, e aproveitando, estou considerando todas as opções.
O que acham dessa Bonanza abaixo? Embora ainda estou à caça da Deserter ou Brasinca Andaluz...
Carros na Serra (http://carrosnaserra.com.br/mobile/?conteudo=anuncio&id_anuncio=585223)
Achei também essa Deserter, o que acham?
Ford F1000 Deserter 1991 Diesel MWM 229 baixei só neste final de semana - Curitiba - Carros - Mossunguê Ecoville (http://curitiba.olx.com.br/ford-f1000-deserter-1991-diesel-mwm-229-baixei-so-neste-final-de-semana-iid-677391442)
Abraços,
Paulo
Paulo Nascimento
16/08/2014, 01:16
Pessoal,
achei essa outra Deserter abaixo:
Carro Ford-F-1000-FORD F-1000 3.9 SR XK DESERTER DIESEL MANUAL-1988 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/ford/f-1000/3-9-sr-xk-deserter-diesel-manual/2-portas/1988/12146836)
É um modelo raro e muito bem conservado!
Dado o ano e o valor, vocês acham que vale a pena?
Como está aqui perto, vou ver o carro hoje mesmo e postarei as impressões.
Abraços,
Paulo
Edintruder
16/08/2014, 08:05
As Saveiros diesel batem fácil os 18km/l, as Peugeot também fazem acima dos 14km/l. As S-10 em rodovia até 100km/h chegam nos 14 sim. A minha Ranger tirava no máximo 11,5, sendo que o meu recorde foi 12,1 andando de boa de 90 a 100 km/h. Mas como eu andava sempre apertando, a média era de 9 a 10km/h na estrada. Sempre entre 130 e 150km/h.
Pessoal,
Carro Ford-F-1000-FORD F-1000 3.9 SR XK DESERTER DIESEL MANUAL-1988 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/ford/f-1000/3-9-sr-xk-deserter-diesel-manual/2-portas/1988/12146836)
Abraços,
Paulo
Que camionete legal!!! Lembro desse modelo aí que também foi vendido a órgãos públicos, como a FUNASA. Este aí está muito bem conservado!!! Abraço
Pessoal,
Abraços,
Paulo
Paulo, este modelo é uma verdadeira raridade, trata-se da versão Deserter Rally sendo a mais chamativa era da cor amarela. Esta branca me parece muito inteira pela foto e se estás perto não custa nada dar uma espiada. Carros desta idade já não podemos nos basear por preço de mercado e sim pelo estado de conservação. Por exemplo, minha F1000 cabinada 1984 considerando o estado e tudo que já fiz nela teria de vendê-la por uns R$40mil. Aí alguns podem me chamar de louco frente a idade do carro mas louco mesmo seria se eu a vendesse. Tudo que aparece eu faço e é um carro que é só entrar e escolher o destino que se quer chegar. Se estiver boa esta daí, compra e de brinde leva a grife SR. Ford abraço.
Achei esta aqui: F 1000 Deserter - Ano 1989 - 150000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-573473032-f-1000-deserter-_JM) . Abraço.
Achei esta aqui: F 1000 Deserter - Ano 1989 - 150000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-573473032-f-1000-deserter-_JM) . Abraço.Essa F1000 está a muito tempo no ML, não sei porque, mas acho ela interessante, por ser uma deserter, com a frente original, vidro traseiro menor e com acabamento interno melhor que as outras cabinagens. Se ainda estiver a venda, vale a pena conferir se ela estiver inteira compraria. Ford abraço !
Essa F1000 está a muito tempo no ML, não sei porque, mas acho ela interessante, por ser uma deserter, com a frente original, vidro traseiro menor e com acabamento interno melhor que as outras cabinagens. Se ainda estiver a venda, vale a pena conferir se ela estiver inteira compraria. Ford abraço !
Esta do anuncio é mais uma versão Deserter Rally, sendo que na tal versão a SR apenas equipava com uma grade com grupo ótico do passat, preservando o capô original sendo muito fácil colocar a grade original. Ford abraço.
duardobruno
18/08/2014, 09:04
Amigos,
Essa branca realmente ficaria fantástica com a frente original da F1000, e aproveitando, estou considerando todas as opções.
O que acham dessa Bonanza abaixo? Embora ainda estou à caça da Deserter ou Brasinca Andaluz...
Carros na Serra (http://carrosnaserra.com.br/mobile/?conteudo=anuncio&id_anuncio=585223)
Achei também essa Deserter, o que acham?
Abraços,
Paulo
Mas tem que atentar que é só a FAIXA DA DESERTER, e ainda, o preço tá meio salgadinho não tá não?
duardobruno
18/08/2014, 09:06
As Saveiros diesel batem fácil os 18km/l, as Peugeot também fazem acima dos 14km/l. As S-10 em rodovia até 100km/h chegam nos 14 sim. A minha Ranger tirava no máximo 11,5, sendo que o meu recorde foi 12,1 andando de boa de 90 a 100 km/h. Mas como eu andava sempre apertando, a média era de 9 a 10km/h na estrada. Sempre entre 130 e 150km/h.
A tua tava muito boa então, pq a minha ranger não fazia mais que 11, se não me engano. Mas era bomba aberta.
Mas tem que atentar que é só a FAIXA DA DESERTER, e ainda, o preço tá meio salgadinho não tá não?
Também achei salgado, será que é por isso que está tanto tempo a venda?
Edintruder
18/08/2014, 21:37
Essa F1000 Branca de Curitiba parece estar muito boa.
Não abriu o anúncio da Bonanza, mas falando sério, eu prefiro pegar uma Bonanza ou uma Veraneio das últimas do que pegar uma F1000 cabinada. Uma Veraneio 94 faz o meu coração bater mais forte! Depois de erguida e com 4x4, ficaria muito monstra!
Troller-a-vista
18/08/2014, 22:01
Edin, belas palavras!
Edintruder
19/08/2014, 01:21
Fala sério Troller, olha isso!
Veraneio,d20,bonanza 4.0 Tb Diesel - Ano 1993 - 000000000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-571408687-veraneiod20bonanza-40-tb-diesel-_JM)
Imagina com eixo rígido dianteiro engesa, lift de 6" e pneus 35""
Tem que prestar atenção que tem dois tamanhos de Veraneio, a longa do anúncio anterior e a curta:
Chevrolet D-20 Veraneio Ano 1995 Motor Maxion S4tplus 4.0tbd - Ano 1995 - 125000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-576740477-chevrolet-d-20-veraneio-ano-1995-motor-maxion-s4tplus-40tbd-_JM)
A verdadeira é a longa. Essa curta se não falha a memória não é original GM. Posso estar errado, mas acho que é Envemo.
Troller-a-vista
19/08/2014, 08:28
vishhh quero nem imaginar, senao o zeh v8 vai falar que alem de xixi eu to vomitando tb na sala e no quarto AHEUhauhe
edin, essa curta é uma transformação, note pela "capota" da mesma, igualmente aquela que mencionei da SR esses dias, é uma adaptação, gambiarra, pro ali tende entrar de tudo.
Nas d20, haviamos 2 tipos de chassi, normal e extendida. A normal obviamente era a cabine simples que sempre vemos por ai, a extendida, sairam poucas com cabine simples (mais voltadas para frotistas) e sobre ela foi feita a cabine dupla e também a imensa veraneio.
as bonanzas/blazers/semelhantes eram feitas sobre o chassi normal, encurtado 20cm para haver um balanço ideal e ficar harmonico. Cortava-se o chassi após o eixo, na extremidade final, assim não havia problemas de suspensão trabalhando erroneamente.
Essa veraneio encurtada ai me parece que está usando o chassi normal, sem corte algum, note as caixas de rodas traseiras, e o tamanho final condiz com uma cabine simples com capota, com uma leve acomodação de lata para as portas.
Se vc pegar a foto de uma d20 cabine dupla, vera que a porta traseira é reta do teto ao chassi, condizente com a veraneio, inclusive as medidas são exatamente iguais em ambas, a diferença visual que se percebe-se visualmente é uma ilusão de ótica na juncao da parte traseira de ambas, na d20 a cacamba está descolada da cabine, na veraneio é tudo junto portanto tem ali a placa de aço unindo tudo, mas as medidas são as mesmas.
Meu maior sonho é restaurar uma sulam topeka igual a original, colocar um mwm ou o ultimo da f250, sistema de tracao e ser feliz... seria um carro permanente!
mas a ideia de transformar uma veraneio ou bonanza em 4x4 engesa é muito boa. Se nao me engano, houveram algumas transformadas, moscas brancas, procure no picapes gm e no Chevrolet D-20 | Blog oficial (http://chevroletd20oficial.blogspot.com.br/) deve ter as fotos por la! tem uma cinza bem monstrificada nos anos 80/90 ficou bem legal!
Edintruder
19/08/2014, 21:20
Como eu queria cagar dinheiro! Com certeza teria uma Veraneio com mecânica da Silverado.
Como eu queria cagar dinheiro! Com certeza teria uma Veraneio com mecânica da Silverado.
KKKKKK Edin, se merda fosse dinheiro nós pobres nasceriamos sem cúkkkkkkkk.
vishhh quero nem imaginar, senao o zeh v8 vai falar que alem de xixi eu to vomitando tb na sala e no quarto AHEUhauhe
edin, essa curta é uma transformação, note pela "capota" da mesma, igualmente aquela que mencionei da SR esses dias, é uma adaptação, gambiarra, pro ali tende entrar de tudo.
Nas d20, haviamos 2 tipos de chassi, normal e extendida. A normal obviamente era a cabine simples que sempre vemos por ai, a extendida, sairam poucas com cabine simples (mais voltadas para frotistas) e sobre ela foi feita a cabine dupla e também a imensa veraneio.
as bonanzas/blazers/semelhantes eram feitas sobre o chassi normal, encurtado 20cm para haver um balanço ideal e ficar harmonico. Cortava-se o chassi após o eixo, na extremidade final, assim não havia problemas de suspensão trabalhando erroneamente.
Essa veraneio encurtada ai me parece que está usando o chassi normal, sem corte algum, note as caixas de rodas traseiras, e o tamanho final condiz com uma cabine simples com capota, com uma leve acomodação de lata para as portas.
Se vc pegar a foto de uma d20 cabine dupla, vera que a porta traseira é reta do teto ao chassi, condizente com a veraneio, inclusive as medidas são exatamente iguais em ambas, a diferença visual que se percebe-se visualmente é uma ilusão de ótica na juncao da parte traseira de ambas, na d20 a cacamba está descolada da cabine, na veraneio é tudo junto portanto tem ali a placa de aço unindo tudo, mas as medidas são as mesmas.
Meu maior sonho é restaurar uma sulam topeka igual a original, colocar um mwm ou o ultimo da f250, sistema de tracao e ser feliz... seria um carro permanente!
mas a ideia de transformar uma veraneio ou bonanza em 4x4 engesa é muito boa. Se nao me engano, houveram algumas transformadas, moscas brancas, procure no picapes gm e no Chevrolet D-20 | Blog oficial (http://chevroletd20oficial.blogspot.com.br/) deve ter as fotos por la! tem uma cinza bem monstrificada nos anos 80/90 ficou bem legal!
KKKKKKKKKKKK, esse Troller tem cada uma, parece aqueles guri chatos que ficam ao redor dos adultos azucrinando com uma idéia fixa, daqueles bem pentelhos mesmokkkkkkkkk. Tive uma idéia, vamos reunir o pessoal e fazer uma "vaquinha" e comprar uma D20 Sulam e de quebra umas tatuagens do símbolo da GM e o letreiro da Sulam kkkkkkk. Sinceramente faço votos que consigas adquirir a tua tão sonhada D20 Sulam, sei o quanto é bom o cara realizar um sonho do mesmo jeito que fiz com as minhas duas F1000. Torço por ti mas só não enche o saco cassetakkkkkkkk. Ford abraço.
Troller-a-vista
19/08/2014, 23:34
eu dou total apoio a vaquinha!!! inclusive aceito a cor que vier, sem grilos!!!
Tem todo meu apoio!
duardobruno
20/08/2014, 09:00
:fight: :screwy:
:fight: :screwy:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk k
KKKKKKKKKKKK, esse Troller tem cada uma, parece aqueles guri chatos que ficam ao redor dos adultos azucrinando com uma idéia fixa, daqueles bem pentelhos mesmokkkkkkkkk. Tive uma idéia, vamos reunir o pessoal e fazer uma "vaquinha" e comprar uma D20 Sulam e de quebra umas tatuagens do símbolo da GM e o letreiro da Sulam kkkkkkk. Sinceramente faço votos que consigas adquirir a tua tão sonhada D20 Sulam, sei o quanto é bom o cara realizar um sonho do mesmo jeito que fiz com as minhas duas F1000. Torço por ti mas só não enche o saco cassetakkkkkkkk. Ford abraço.
Vamos fazer uma enquete pública com a cor da Sulam que o TROLLER-A-VISTA ganhará!!!!!!!!
miguelcps
20/08/2014, 16:19
Vamos fazer uma enquete pública com a cor da Sulam que o TROLLER-A-VISTA ganhará!!!!!!!!
Como acompanho o topico desde o inicio, acho que tbem posso opinar, deixar o Ze V8 dar a 1a opiniao na cor.
Ri muito com os comentarios do Zé V8, principalmente...... Torço por t i mas só não enche o saco cassetakkkkkkkk.
Troller-a-vista
20/08/2014, 16:21
comeca com a vaquinha ... nao da uma de dilma que comeca enrolando e nao no final estamos falando de outra coisa ehhehe deixa a cor q tiver ta otimo! faz a vaquinha!
duardobruno
20/08/2014, 17:23
Rosa Mary Kay. :torcendo:
Troller-a-vista
20/08/2014, 17:31
sera q existe amarelo xixi?
Eu e minhas belas idéiaskkkkkkkk, fui dar asas a imaginação do guri Troller. O Troller bem que tu poderias postar umas fotos da tal D20 Sulam pra gente ver e fazer uma corrente de pensamento positivo. Daqui a pouco vai começar com a frase pré Natal "não esqueça a minha Sulam"kkkkkk. Posta aí algo pra gente olhar chato kkkkkkk.
Troller-a-vista
20/08/2014, 19:54
eu nao! vai que nego seca! o que nao falta é zeca pimenteira! eqto isso vou rindo um pouco :)
Paulo Nascimento
20/08/2014, 21:48
Amigos,
obrigado pelos comentários sobre as picapes que postei.
A Deserter Rally 1988 Branca de São Paulo está realmente muito bem conservada, linda mesmo, mas o preço está salgado...
A Deserter de Curitiba tem muitos reparos a fazer na fibra e no interior...
A Bonanza não vi, pois está no RS, mas pelas fotos, fiquei tentado..
Segue novo link para que, por favor, me ajudem com suas opiniões. Espero que este funcione...rs
Chevrolet Bonanza S / Luxe 4.0 Diesel Turbo Verde 1994 - 5521010 | Pense Carros RS (http://www.pensecarros.com.br/rs/anuncio/carros/chevrolet-bonanza-s---luxe-4-0-diesel-turbo/verde/1994/5521010?utm_source=Trovit&utm_medium=CPC_Trovit&utm_campaign=Premium)
Abraços,
Paulo
Troller-a-vista
20/08/2014, 22:16
paulo essa bonanza esta muito boa (boa ate d+ pra ser verdade...), ainda mais pelo preco... sei nao.
a bonanza tem um acabamento muito simples, muito menos, esteja ciente disso. Caso aceitar uma bonanza, a dica é: corte uns 8 ou 10 cm do tpo da caixa de rodas, deixe-a quadrada e coloque o banco sobre ela, isso vai poder tirar aqueles descansa bracos horriveis e aumentar o banco para mais 1 pessoa confortavelmente, (olhe a foto e veja o quanto de espaco é perdido ali na bonanza).
Com isso as pernas ficam menos flexionadas, mais confortaveis e mais espacosas, faz uma diferenca milagrosa! Qto ao corte da caixa de rodas fique tranquilo, mesmo carregada vc nao vai atingir o topo da mesma, ja que sao feitas para carregarem peso das d20 o que nao ocorre nas blazer ...
Era comum na epoca retirar um feixe de mola da traseira, nao recomendo! Fica uma porcaria embora mais molinha.
Lembrando que esse motor eh o s4t, nao o plus, o que da uma bela diferenca!
de resto ela esta maravilhosa!
Paulo Nascimento
21/08/2014, 00:12
Troller,
realmente, quando a esmola é muita, o santo desconfia... Será que vale a pena sair de SP e ir lá conferir?
A modificação da caixa de roda dever melhorar muito o conforto interno! Obrigado pela dica...
Creio que não exista Bonanza S4T Plus, certo? Pelo que li o S4T Plus entrou em 1995 e o último ano da Bonanza foi 1994.
Um abraço,
Paulo
Troller-a-vista
21/08/2014, 00:55
Eu ligaria antes, pediria a placa, faria uma investigacaozinha, muitas perguntas, deixaria claro que vc tem muitos km para chegar la, joga limpo, faca uma proposta antes, do tipo: olha eu ate vou ai se as condicoes forem realmente otimas como estao nas fotos, me mande os problemas, detalhes, bolhas, arranhados, etc, etc pra q eu possa avaliar, demonstre qto vai gastar com a viagem (que convenhamos sera BEMMM cara!) . Certeza que o lojista vai pensar 120x antes de deixar vc ir pra nada.
particularmente nao sou chegado nas bonanzas, esse banco traseiro é de matar e a falta de acabamento é muito grande em relacao as (agora o zeh v8 vai ter um orgasmo!) sulam e outras transformadas.
Mas é um ÖTIMO ponto de partida para uma transformacao no interior, diria que se essa for realmente boa como parece estar nas fotos, eu abracaria pra logo estacionar pra fazer mudancas internas.
O luxo e o conforto interno eram algo ostensivo nessas picapes, coisa que a bonanza nao tem, mas que pode ter! basta ter um bom tapeceiro!
Para se ter ideia, todo o interior era acarpetado ou aveludado, e quando digo TODO era TODO mesmo, colunas, portas, teto, etc, olhe nessas fotos que por dentro vc ve lata, nas transformadas nao, tudo era muito bem isolado termica e acusticamente, na minha sulam por exemplo tinham os carpetes (incluso do porta malas e o saco de ferramentas) com um carpete de ao menos 1.5cm de altura, os bancos eram recaro todo em veludo, nao haviam uma unica parte de metal dentro do carro aparente, 3 bancos na frente (ok o cambio atrapalhava, mas como eu era crianca, cabia perfeitamente la!), o teto solar era tipo webasto, as laterais de portas, e todo compartimento traseiro era forrada do mesmo veludo e desenho dos bancos, teto com um veludo um tom mais claro, etc.
Td isso da um outro aspecto ao carro e claro, conforto, sem barulhos, rangidos, etc, etc,etc. Enfim, isso vc pode conseguir com a bonanza, basta como eu disse ter um bom tapeceiro.
Tem uma enorme diferença nos bancos traseiros, nao consegui uma foto boa no google, mas achei uma que vc pode ver a diferenca (duro é esse acabamento bizonho em couro ehehe) : http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/picapes/219142d1270389467-pickups-ruins-de-lama-banco-traseiro-sulam.jpg (aqui note que o dono preferiu o vidro traseiro repartido, eu prefiro como da bonanza inteiriço, na minha nao tinham esse porta copos, tudo ali era veludo igual dos bancos com alguns acabamentos para nao ficar tudo reto).
o meu teto solar era desse tipo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/picapes/219143d1270389481-pickups-ruins-de-lama-teto-sulam.jpg
Achei outra foto do banco traseiro: http://images.quebarato.com.br/T440x/d+20+topeka+sulam+maxon+turbo+sao+paulo+sp+brasil_ _493534_9.jpg
Note que ha uma diferenca enorme entre os bancos, tanto na anatomia, qto no tamanho, era comum andarem 4 adultos folgados la, sinceramente acho que o couro nao combina com esses carros, tinham muito interior, um banco enorme desses no couro fica muito brega, prefiro tecido. Mas aí é com vc!
Edintruder
21/08/2014, 01:26
Olha essa!
Chevrolet Veraneio Custom Luxe Turbo 4.0 1991/1992 5P Branco Diesel - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes.jsp?id=6545685&posicao=7)
Não mexeria em absolutamente nada nela! Está perfeita! Melhor estilo muscle truck! kkk
Troller-a-vista
21/08/2014, 08:42
edin... inteira de lata ela parece estar, reformaram tb os bancos! me espanta essa frente, essa aí era da perkins, em 92 nao tinha mais perkins ! agora aquele mwm ali na frente... nussa.... da uma coceira danada!! imagina vc todo pimpao na sua bmw na estrada a 150km/h e uma veraneio listrada atras dando luz hehehehe deve ser hilario!
note que tem os dutos pro ar condicionado atras, embora original na veraneio, muitos quebraram e nao existem mais, gostei!
vizinho dos meus pais tem uma veraneio original, negocio é enorme ehehhe lembro de ter tido pouco contato com as veraneios (exceto dos milicos). mas deve ser bem gostosa!
alguem ja andou na grand blazer (silverado) ? ela é menor que a veraneio mas acho muito interessante tb... sempre vejo uma verde musgo aqui em ribeirao mas nunca consegui falar com o dono.
Paulo, a tal Bonanza tá "de cinema". Caxias do Sul é uma cidade conhecida pela qualidade dos carros lá ofertados. Os gringos são muito caprichosos com seus carros e especialmente fanáticos por camionetes. Minha F1000 84 comprei lá, foi de um senhor por 16 anos. Na década de 80 até meados de 90 o que mais se via rodando por lá era F1000 e D20, muitas delas cabinadas em uma cidade próxima, São Marcos onde a minha 84 foi cabinada pela ARB. Viravam carros de alto luxo com inúmeros acessórios à bordo. A Veraneio "SS" também tá bonita e com motorzão, mas entre as duas pegaria a Bonanza.
duardobruno
21/08/2014, 10:31
PAAAAAAAAAREEEEMMMMMMMMMMMMMM!!! Parem com isso!!! Vcs são sacanas!!! Eu gosto de Veraneio e Bonanza, se vcs ficarem postando essas camionetes aí, vai estragar meu relacionamento com o Caveirão. Já to aqui coçando a mão.... A única coisa que ainda está me mantendo ligado ao caveira é o 4x4 com engate manual. Se pegar uma Bonanza ou Veraneio 4x2, não vou ter saco nem dinheiro pra traçar. Tava a fim de pintar o caveira, deixar filé de lata e tal. Rodas de liga (vai deixar o Troller feliz), pneus maiores. Mas uma Bonanza ou Veraneio zeradaaaa... faz meu coração bater forte.
Duardobruno, para de ter idéias de traição, tu é fordeiro, portanto aja como tal. Se deres um tratão no caveirão vai ficar 10 e estará andando de "blue oval". Estamos apenas fazendo uma incursão no mundo GM. Por óbvio que a Bonanza tá demais de linda mas quando penso naquela suspensão dianteira com balanças e pivos e aquele setor auxiliar me bate um pavor. Camionete tem que usar Twin I Beam ou sistema com barras de torção pra aguantar o rojão. Quanto menos pontos articuláveis de interligação de componentes melhor, menor a chance de folgas e quebras, isso que não falei da robustez de um eixo rígido como nas F250 4x4 que chega a ser inacreditável sua maciez usando feixes de molas. Outra coisa que me preocupa na Bonanza é a pequena distancia entre eixos o que influencia bastante na estabilidade em relação ao seu centro de gravidade aliado ao fato de pular bastante. Faça um teste, ande em uma Bonanza e depois numa Veraneio, a maciez da Veraneio é absurda frente ao comprimento de seu chassi. A Bonanza por ser muito curta tende a ser mais arisca nas respostas do volante. Veja bem, não se trata de críticas, fiquei babando naquela Bonanza mas não posso me furtar de fazer uma explanação de características técnicas.
Troller-a-vista
21/08/2014, 11:38
eu nao vou dizer que ze v8 só falou asneira senao começa tudo de novo.... mas falou UAHeuAHeuAe a veraneio é mais macia obviamente pelo peso e pelo entre eixos maior, isso nao existe engenharia que mude, é física pura! Mas arisco eu te digo a bonanza nao é MESMO! Nem de longe, nem de perto! Tive a sulam que é praticamente o mesmo projeto da bonanza, nunca em nenhum momento tivemos problemas com centro de gravidade ou carro arisco, muito pelo contrário, era uma barca deliciosa! Como eu disse acima, alguns retiravam feixes de mola da traseira mas era altamente desaconselhável! qto a robustez do sistema de suspensao, pura lenda! A f1000 tb solta a roda se mal cuidada, sai roda e eixo, o edin mesmo já cansou de dizer isso no forum e explicar o por que . Se a f1000 tem uma suspensao quase igual da f250 (';e o que me falaram, realmente desconheco ambos) então o problema no fundo ainda existe em ambas e o resultado em conforto deve ser parecido... Carro mal cuidado vai dar trabalho, é roda que cai, frente que afunda, biela que explode, infiltracao etc... Carro bem cuidado é outra historia...
Duardo, faz o seguinte, se o 4x4 pra vc é primordial, pinta ele e coloca as faixas da d20 ehehheheh :esgrima:.. Mas a roda tem que trocar! ehehhehe
Eu sei que o edin nao concorda mas pra mim a veraneio é um carro pra viajar, desfrutar, nada de off road, é imensa, é pesada, torce d+ pra esse tipo de brincadeira, o gostoso dela é por a familia inteira, incluindo ai a sogra e alguns amigos e ir viajar. A bonanza é a mesma coisa mas pra quem nao quer levar a sogra ehehe ë muito diferente o resultado de off road dessas barcas anos 80*90 com as SUV de hoje..
Troller, não vou de novo iniciar o repente. Tens as tuas convicções e pontos de vista. F1000 cai roda sim, roda traseira por conta do maldito rolamento, F1000 tem defeito sim, qual carro não os tem. Veja bem, são as minhas opiniões e experiencias, não sou dono da verdade e nem melhor que ninguém e tu também não o és. Deves sim cuidar das asneiras que dizes para não pessoalizar, lembre-se do caso das rodas pretas e avalie quem fala mais bobagens. Definitivamente não entendo os seus ataques pessoalizados, mas vamos em frente pra ver no que vai dar.
duardobruno
21/08/2014, 16:06
Zé V8, obrigado por me lembrar outras grandes vantagens da F1000, sem contar que vc não citou o MWM 229, que EU ACHO, vou repetir, EU ACHOOOO, EU, EU EU AQUI, ACHO, melhor ainda que o Maxion S4t Plus. Por vários motivos.
Troller, 4x4 é primordial sim. Pq pra mim, PRA MIM, EUUUUU.... camionete 4x2 atola até em grama molhada, até se cachorro mijar na roda, então... Já tive e já passei umas vergonhas.... tipo foi todo mundo embora, até o palio e um chevette, o Eduardo ficou lá com a S10 4x2 dele derrapando num matinho baixo. Ah! Só uma dica pra manter o nível: É só vc medir as palavras qdo postar. Meça! Coisas tipo "asneira", "burrice" e tal, nunca são bem vindas em um debate. Use termos como, "discordo", "penso de forma diferente" e etc. Aproveite que aqui vc pode pensar antes de apertar o botão ENVIAR.
FORD ABCO A TODOS!
Paulo Nascimento
21/08/2014, 21:04
Pessoal,
acho muito bacana o fórum justamente por podermos contar com opiniões e discussões sempre construtivas, e as vezes com uma pitada de bom humor...
Agradeço pelas orientações e estou em contato com o anunciante da Bonanza e vamos ver se dá jogo...
Em princípio, penso que ela foi toda reformada, pintura externa, interior e inclusive o motor foi repintado, concordam?
Uma dúvida, esse tom de verde é original?
Agora já estou pesquisando opções de seguro, rastreador, etc...
Postarei as novidades...
Um abraço e obrigado a todos,
Paulo
Troller-a-vista
21/08/2014, 21:13
eu tenho quase certeza que foi reformada, o motor esta muito novo, parece ate polido! todo aquele verde impecavel e super brilhante tem cara de repintura e os bancos tb estao intactos.
nao sei se era cor original, lembro que a bonanza teve umas cores exdruxulas mas nao lembro delas.
Ai vem uma pergunta: pq foi reformado? Algum problema grande? batida? muito surrada? Pq foi inteira..
Dai vem outras perguntas: foi bem reformada ? daquelas reformas de priemira ou apenas cosmeticas?
Se as respostas forem em tom positivo, vai em frente, se houver problemas ai o bonito pode sair caro hein... mas eu pagaria pra ver!
Paulo, vindo aqui para o Sul avise para fazermos contato. Minha cidade fica a 40 km de Porto Alegre e a 100 km de Caxias do Sul. Estou as ordens para ajudar e até mesmo de ponto de apoio, inclusive se fizer negócio com a Bonanza, para uma revisão no carro antes de pegar a estrada. Acredito que vais fazer um bom negócio, boa sorte. Ford abraço.
Edintruder
21/08/2014, 21:35
Paulo, seguro só contra terceiros. As seguradoras que fazem seguros de picapes antigas tem um valor inviável...
Seguro contra terceiros é primordial. Imagina escapar o pé da embreagem num sinal? Só o pulo que vai dar pra frente é capaz de dar PT em muito carrinho de plástico de R$100.000,00
alguem ja andou na grand blazer (silverado) ? ela é menor que a veraneio mas acho muito interessante tb... sempre vejo uma verde musgo aqui em ribeirao mas nunca consegui falar com o dono.[/QUOTE]
troller, eu já andei, e parece que foi nesta daí que vc viu em rp, pode ser a de um amigo meu,
ela era gasolina e foi colocado o MWM 6 canecas da F250 já a algum tempo, ficou um show, ela é bem macia, anda bem e é econômica para os padrões,
pode ser até meio ofensivo para alguns o jeito que fala nos posts, mas acho que é até muito engraçado e me alegra qdo vc desce o pau qdo não gosta de determinada coisa, poderia até escrever um livro, ia ficar maneiro, acho que poderíamos relevar qdo nos sentirmos ofendidos,
uma pergunta, seu nome não é J_ _n não né, tenho um colega com este nome que é tipo vc, pode continuar assim,
sds,
joao.
Troller-a-vista
21/08/2014, 22:47
joao! Entao vejo sempre seu amigo, pq do lado ta escrito que é gasolina mas jurei que fosse um mwm qdo outro dia fiquei do lado ! vejo sempre ela nos lugares proximos.
eu nao mudo meu jeito de escrever por um motivo simples: sou simples d+, caipirao, sincero pacas. Já tenho na minha vida um monte de nhem nhem nhem mascarado, sou contra o politicamente correto e tb adoro apimentar, polemizar e principalmente rir. E faco dos foruns um momento pra isso.
Se fosse um forum de administração, consultoria de empresa (que é meu ramo), aí eu seria tão polido e meiguinho como propaganda politica, mas não é!
Levo isso aqui na brincadeira, leve, coisa pra passar o tempo. Po que a vida seja assim tb! Né não?!
Eqto isso vou dando meus pitacos, ensinando e aprendendo por este e por outros foruns. Alguns nao entendem, pra esses, dou minha risada e irreverencia, pros que entendem, dou motivos pra rirem e divergirem comigo.
Uso internet desde os 11 anos , já tive 3 foruns, moderei outros tantos, usei e moderei mIRC, e uma porrada de coisa, de uma coisa eu digo: os amigos aparecem e os inimigos somem , portanto, sejamos mais leves, descontraídos, risonhos e vamos tocar a vida.
Ainda mais num forum de carros, qro soh ver qdo a poderosa f1000 quebrar o cabo de embreagem na beira da estrada, vai querer um mala cheio dos frufrus que nao tem o que falar a nao ser o que vc já sabe ou alguem divertido, descontraído, com idéias diferentes da tua que podem te tirar de la?
Mas enfim... Meu nome nao é Jonelson nao ... Mas pode falar mais dessa gran blazer? Se nao me engano vi um dia ela pra vender... Como sera que esta? O que tem de bom? parece ser um pouco surrada de longe... O que me fala das grand blazers?
Me lembro que na epoca ela veio com uma novidade nao eram soldadas e sim coladas as partes traseiras, segundo a gm isso era mais resistente e nao dariam podres ou rangidos. Alguem lembra disso ou estou enganado? Inclusive vi uma branca ha uns 2 anos atras que vi bastante dessa cola nas juntas perto das portas traseiras.
faz um tempo que não falo com ele, mas acho que não tá vendendo não,
ela tem tudo dá época, ar dh, vds, travas, bancos couro, etc, tá um pouquinho surrada sim no acabamento, o dono não tá tendo muito tempo, agora é avô, motor, cambio e diferencial sem problemas, acho que manteve diferencial da gasolina, ela é verde mais ou menos escuro ( não sei se chega no "musgo"), a mesma cor da S10 verde mais escuras de 1996, mas vou relembrar os demais detalhes das gran blazers e te falo depois, eu acho que a carroceira dela é muito boa, não lembro de podres não, pode ser mesmo coladas como falou, vou verificar,
tbém gosto muito da ford, mas tbém gosto de tudo quanto é veículo bom, GM , VW, etc, tudo que tiver sido um marco e ter trazido referencias, inovação e alegria ao mercado, mas estou meio decepcionado com a ford e sua nova ranger ultimamente, pra não ficar neste tópico as vezes depois te mando em MP ou acho um tópico das grandblazers,
sds,
joao.
Troller, ser simples é bem diferente de ser mal educado. Incrivelmente no meu trabalho na área da segurança pública invariavelmente lido com todo tipo de pessoa e nem por isso deixo de tratá-las com educação e polidez algo que não aprendi no curso de graduação e nem no pós graduação mas sim aprendi na minha casa. Aquilo que chamas de "frufrus" eu conheço por respeito e nunca tive problemas por causa disto inclusive sendo reconhecido em meu meio pela minha personalidade forte mas educada. Humildade e bondade foram características que tornaram Jesus Cristo rei dos reis. Concluindo as F1000 não estouram cabo de embreagem porque não tem, seu acionamento é através de varão e se cair o pedal, quebrar o varão ou tirarem a embreagem fora por sacanagem ou diversão para mim não faz diferença sigo a viagem igual. Niguem aqui quer mudar o teu jeito de ser e só porque trata-se de um simples forum de carros onde estamos aqui nos divertindo, aprendendo e trocando experiências não quer dizer que devamos esquecer a educação e o respeito. Quando falamos pra ti estamos apenas te aconselhando pela consideração que temos por ti e pelas pessoas, então te liga aqui ninguem é inimigo de ninguem, aliás nem te conheço para chegar a uma conclusão destas.
Troller-a-vista
22/08/2014, 09:27
duardo , fica com ciumes nao! tem troller-a-vista pra todos!
zeh: bora :brinde: ?? mas pelo amor de deus, vamos de algo light, cerveja etc, senao ate vc levar na brincadeira eu já entrei em coma alcoolico...
Ô pessoal que gosta de uma alfinetada kkkkkkkkk
Paulo Nascimento
29/08/2014, 14:46
Amigos,
muito obrigado pelos comentários, e perdão pela demora da resposta, mas fui acometido de uma gripe forte nos últimos dias.
Ze V8, agradeço muitíssimo pela disponibilidade e ajuda. Mandei email ao pessoal da loja, me responderam e depois de algumas perguntas que fiz eles sumiram... De qualquer modo, se der certo de ir lá ver o carro, vou tomar a liberdade de te procurar sim...
Vou retomar as buscas e assim que tiver novidades, postarei aqui...
Grande abraço a todos,
Paulo
Paulo estarei aqui às ordens e no aguardo, me avisa aqui pelo forum que daí te passo meu numero de telefone e endereço para me encontrares. Melhoras na saúde, Ford abraço.
Paulo Nascimento
02/09/2014, 22:33
Paulo estarei aqui às ordens e no aguardo, me avisa aqui pelo forum que daí te passo meu numero de telefone e endereço para me encontrares. Melhoras na saúde, Ford abraço.
Zé V8, meu muitíssimo obrigado mais uma vez, mas o negócio não foi adiante infelizmente.
Achei esse outro modelo abaixo, dessa vez Ford!
Você e os amigos do fórum conhecem esse modelo? Será que vale a pena?
Achei bem bacana e parece estar muito inteira!
Ford F-1000 blazer mwm 229 turbo diesel - ford sr, 1981 - Carros em São Paulo | bomnegócio.com (http://sp.bomnegocio.com/vale-do-paraiba-e-litoral-norte/veiculos/carros/ford-f-1000-blazer-mwm-229-turbo-diesel-ford-sr-22923995)
Aguardo as importantes opiniões e comentários de vocês!
Um abraço a todos,
Paulo
Troller-a-vista
02/09/2014, 23:09
ja comentei dessa blazer ha alguns dias nesse topico.
acho fria, essa capota ai gambiarrada eh um prato cheio pra infiltracoes, alem de ser de gosto duvidoso.
Edintruder
03/09/2014, 01:45
Muito bacana essa Blazer aí. Pelo visto tem boa procedência e parece estar bem conservada. Eu pegava se pestanejar e trocava os adesivos de blazer e importava os logos da Bronco dos EUA.
duardobruno
03/09/2014, 10:39
Eu tb achei doida. Dá pra fazer um Bronquinho nela. Quanto a questão da capota, gosto é sempre duvidoso... pq cada um tem o seu. Eu acho bonita. Qto a infiltrações... Caras... o carro tem 33 anos. Se fosse pra infiltrar, vazar ou qualquer outro problema, já tinha acontecido. Concordam? E se vier a infiltrar ou vazar depois de 33 anos, acredito que um bom reparo faça-o rodar por mais 33 anos sem problemas. Abco a todos.
Troller-a-vista
03/09/2014, 11:23
duardo nao eh bem assim... esse eh um modo simplista de ver... a realidade normalmente eh diferente, ela tem infiltracoes (se tiver claro) durante 33 anos! vc conserta e vaza, conserta e vaza, lembra das TVs CCE? conserta conserta estraga? +- mesma coisa...
pra mim um carro com 33 anos que foi reformado, todo interior novinho e bonito, etc, etc, td limpinho, no minimo ou o cara eh um eximio conservador e neste caso provavelmente nao vai querer vender e se quiser vai querer muuuiito caro ou maquiou a noiva pra vender, reformou pra nao mostrar como tava ruim e quer repassar antes que a bomba apareca na mao dele de novo..
de novo: pode nao ser o caso do carro, mas cachorro mordido por cobra tem medo ate de barbante jogado no chao.. entao..
Paulo, em termos de camionete transformada para mim é o modelo mais bonito que existe a tal SR Country. Quanto a problemas de infiltração não posso te dizer pois não conheço ninguem que tem ou teve uma, mas uma coisa te asseguro, se entrasse agua já estaria com a estrutura comprometida face a idade. Atualmente existem soluções pra todo o tipo de problemas automotivos e se houver infiltração temos no mercado selantes como o sikaflex e também a cola PU de parabrisas. Este modelo para mim representa a mais fiel reprodução de uma Ford Bronco americana. Se eu comprasse uma destas traria os emblemas da Bronco pra ela sim. É um carro antigo não se descartando uma boa revisão ou algo para fazer e sempre quando compramos um carro usado, seja ele com um ou trinta anos de uso iremos fazer algo nem que seja para adequar ao gosto particular. O caso aí é comprar por um preço bom avaliando o que visivelmente será necessário mexer. Se estiver boa será uma exclusividade. Boa sorte e Ford abraço. Não esqueça que as SR eram homologadas pela Ford com o slogan de o Ford que a Ford gostaria de fazer. No site carros na serra tem uma 1989 anunciada como vermelha mas é bordô em Caxias do Sul e me pareceu muito boa.
duardobruno
03/09/2014, 16:30
duardo nao eh bem assim... esse eh um modo simplista de ver... a realidade normalmente eh diferente, ela tem infiltracoes (se tiver claro) durante 33 anos! vc conserta e vaza, conserta e vaza, lembra das TVs CCE? conserta conserta estraga? +- mesma coisa...
pra mim um carro com 33 anos que foi reformado, todo interior novinho e bonito, etc, etc, td limpinho, no minimo ou o cara eh um eximio conservador e neste caso provavelmente nao vai querer vender e se quiser vai querer muuuiito caro ou maquiou a noiva pra vender, reformou pra nao mostrar como tava ruim e quer repassar antes que a bomba apareca na mao dele de novo..
de novo: pode nao ser o caso do carro, mas cachorro mordido por cobra tem medo ate de barbante jogado no chao.. entao..
Troller, não concordo com o "modo simplista não", mas é simples mesmo. Falo por experiência. Um amigo do meu pai teve uma dessas aí, igualzinha, por uns 15 anos. Nunca ouvi falar que vazou. As vezes vc é muito inflexível na opinião. A exemplo das F1000 cabinadas que vc sempre cita com infinitas rachaduras e vazamentos. Meu pai teve teve umas 4 F's, se não me engano, cabinadas. Nunca vi rachadura na cabinagem, nem mesmo caçamba quebrada, como vc falou. Até já vi em outras, mal cuidadas ou surradas ao extremo, pelo tempo e pelo serviço. Mas já vi muitas outras que não vazaram, incluindo a minha, com seus 20 anos no lombo. Acho isso relativo pra tudo. Claro que é um ponto a ser observado, mas não que condene o carro ou que seja uma regra. Tudo é relativo. Vc citou aí a empresa CCE, que ficou conhecida por "CONSERTA, CONSERTA... ESTRAGA). Pois eu mesmo já tive ótimas experiências com aparelhos da marca CCE. Hoje em dia mesmo, uso um notebook CCE, que já está na lida faz 3 anos. Nunca deu problema. Antes dele, outro CCE, que durou 5, até que caiu do guarda-roupas e espatifou no chão. Como era antigo, não compensou o conserto. E não entendi qdo vc disse que aquele carro é de alguém conservador ou QUE NÃO QUER VENDER, ou VAI PEDIR MUITO CARO. Se o cara não quer vender, pq ele anunciou no site de vendas? E aparentemente, uma reforma como aquela, não compensaria o cara fazer APENAS pra vender pelo preço que ele está pedindo. Abco a todos.
Troller-a-vista
03/09/2014, 19:50
duardo, respeito sua opiniao. mas nao concordo.
A questao de infiltracoes e bla bla bla, como rachaduras, etc, é algo natural, é a física atuando e contra ela dificilmente teremos bons resultados.
Naquela época a fibragem era precária, pesada, grossa e agia de uma forma completamente diferente das fibras atuais, até pela sua construção e modelagem com técnicas diferentes.
Vamos a fisica? A fibra nao dilata como o metal (alias quase nao dilata), além de atuarem com a dissipação de calor mais diferente ainda! Portanto, por melhor que seja a fibragem e o trabalho (e acredito que marcas como SR, sidcar, envemo, brasinca tinham ótimas fibragens, estão aí pra provar isso!) jamais elas irão atuar conjuntamente.
Portanto, com o tempo ocorrem fissuras, muito muito pequenas, quase invisíveis a olho nu (especialmente se a pintura estiver boa, já que o verniz mascara e a tinta tende encobrir visualmente as fissuras) e essas deixam passar a agua. Portanto: NÃO, vc NÃO vai ver trincas facilmente, eu mesmo vi uma ou duas até hoje! Mas elas estão lá.
Infelizmente, muitas dessas picapes receberam camadas e mais camadas de massa plastica pra contornar isso afinal não se soldam fibra com metal. Isso ajuda e muito a fibra a ficar bonita. Mas por dentro ...
Afora essa questao de dilatacao, temos também a VIBRAÇÃO atuando, o metal vibra numa frequencia completamente diferente da fibra, alias a fibra na minha opinião é um excelente material pra evitar vibração mas nao vem ao caso. As fibras antigas grossas e pesadas praticamente vibravam muito pouco, mas sabemos que os motores da época não são digamos um exemplo de serenidade.
Assim a carroceria vibra de uma forma, a fibra de outra, aumentando muito as fissuras.
Então toda fibragem é uma porcaria?! NÃO~!!!!!! Como eu disse, houveram fabricas citadas acima que eram muito boas, muitas delas sairam com garantia de fábrica (como disseram com o AVAL da FORD, assim como tb da GM, como as SULAM, SR, BRASINCA, ENVEMO etc). Se podia comprar essas picapes direto dos no ccss.
Até onde eu sei, apenas a ENVEMO e a SULAM fabricavam a carroceria em metal, as outras eram fibragens. Por isso que eu tenho dois pés e uma mão pra trás quando falamos no assunto.
EU tive a oportunidade de acompanhar por anos uma ENVEMO e uma BRASINCA (nem vou comentar da minha sulam antes que venham falar que sou inflexivel de novo) e foram ótimas, mas também foram cuidadas a pão de ló. Também acompanhei uma CD que deu tanto problema de infiltracao que o dono trocou na orelha na época por um chevete junior.
Convenhamos que 30 anos depois, mesmo muito bem cuidada, certamente a CHANCE de haver problemas (nao estou afirmando que tenha! Pelo contrario! Seria otimo se nao tivesse) é muito grande.
E 30 anos depois, normalmente ja ocorreram batidas, pinturas, repinturas na mão de vários donos.
Quando eu digo que quem tem uma dessas em perfeito estado (perfeito mesmo!) vai querer uma nota pravender é pq é o praxe do mercado, nada d+. Se vc tivesse uma dessas em perfeito estado, iria pedir pouco? Nem tudo se vende apenas por prazer, tem gente apertada, tem gente que vai mudar, tem gente que precisa, tem gente que cansou, tem gente que tem facilidade pra pintar um carro.. tem gente de td q eh jeito!
Concordo que restaurar apenas pra vender é um tiro no pé... Mas eu sou um cara que quando precisa de pintar um parachoque sofre 2 meses atras de um pintor e ainda fica uma bosta.. ops... ruim.. Tem gente que tem facilidade paga pouco e sai bonito.
Enfim... respeito a opiniao, mas nao concordo. Mas isso é um forum de discussao, serve pra isso mesmo, nao pra impor verdades.
Edintruder
04/09/2014, 00:23
Aqui no litoral, compensa mais a fibra do que metal soldado. Uma cabinagem com fibra dura anos a fio sem exigir nenhuma manutenção especial, mas uma cabine de metal aonde existe solda corrida, com a maresia essas soldas corridas em pouco tempo brotam ferrugem que não pára mais. Nos meus carros só faço pontos de solda e corrijo com fibra. Nunca tive problemas com isso. Os cantos da cabine da minha F1000 arrumei com fibra em 2010, e estão até hoje sem nenhuma infiltração e sem ferrugens. Agora tenho que fazer outros pontos que enferrujaram, e farei com certeza com fibra, pois soldar lata aqui no litoral é um tiro no pé. Em 1 ano arrebenta tudo de novo.
Troller-a-vista
04/09/2014, 08:29
edin, sim, nisso vc tem toda razao, fibra nao enferruja! embora com o tempo cria bolhas e rachaduras (isso em qqr parte do continente eehehe) , mas teu caso é diferente (pelo que entendi, se estiver errado me corrija) vc usa a fibra pra cobrir o local, tipo uma massa plastica, é isso? nesse caso é pouquíssima fibra e não tem função estrutural ou grandes áreas.
entendi certo?
vejam, novamente vos digo: Não sou contra fibra, ao contrário, é um baita material ! Nao sou engenheiro pra explicar o pq temos poucos carros feitos com fibra, eu gosto bastante. Tem um video de uma feira que pegam um caibra e metem a porrada com tudo na fibra de um jipe (acho que era um troller nao lembro direito), todo cliente era desafio a quebrar ou amassar a fibra.. Resultado depois de dias levando porrada: só riscos. Acho excepcional a fibra, mas tenho consciencia de que fibra e metal são ótimos sozinhos, junta-los tem que ser muito bom ou ter técnicas modernas (como dizem que a tropical usa, não posso afirmar pq o maximo que cheguei de uma tropical cabine foi dentro de um supermercado toda trancada, logo, nao sei de nada).
duardobruno
04/09/2014, 08:35
Levando em consideração a opinião dos companheiros aí, principalmente a do Troller, que é contra a fibra. Qto será que sairia pra fazer na lata mesmo? Será que compensa? Dá pra fazer um serviço bem feito? Pq já aproveitaria muitas coisas já existentes no carro. Só mesmo a troca da fibra por lata. Pq realmente eu acho esse modelo lindo. Pra mim, se rolasse uma Sulam, Bonanza, Veraneio ou uma F1000 Blazer ou Country... não seria ruim não viu. rsrsrss Abco.
Troller==== O cara trocou uma F1000 CD por um chevette JÚNIOR??? Ptuz!! Foi pinga com veneno de rato! Certeza cara!! E olha que eu já tive chevette (mas era DL 1.6). Eu mandava passar grafiatto no teto da F1000, mandava assentar cerâmica no teto da F, fazia até um toldo em cima do carro, mas nunca faria uma troca dessas. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Abco
Troller-a-vista
04/09/2014, 09:16
duardo: novamente, nao sou contra a fibra, ao contrario, sou bastante a favor delas, mas sei que as tecnicas de fibragem da EPOCA eram completamente opostas as técnicas de fibragem de hoje, colagem, soldagem etc. Basta vc ver um puma, buggy,etc (que sao mais faceis de notar a diferenca por possibilitar ver frente e verso, espessura, peso etc). Todo mundo acha que sao carros levíssimos etc, NÃO são nÃO! Tem pesos parecidos com o KA e pouca coisa a menos que um GOL ou CELTA, pq? Pq a fibra era muito pesada na época, grossa mesmo, colocavam até areia e pedriscos nas fibras, pedacos de raspas de borracha, enfim, se colocava uma infinidade de porcaria pra dar volume e deixa-las mais "fortes". Basta vc ver um acabamento de um troller RF e de um troller t4 e vera a diferenca , isso pq utilizam nesses dois ultimos tecnicas quase iguais.
hoje a fibra é super leve, muito diferente, por exemplo na epoca era comum usar talco e outros pós na liga, hoje se usa gel coat (que já é obsoleto, as novas fibras como do novo troller por exemplo são PRENSADAS e utilizadas tipo um vácuo e moldes pra chegar no resultado final, algo proximo da fibra de carbono).
Quem entrou numa dessas transformadoras na época sabe o que estou falando, havia de tudo, era um mercado absolutamente maluco, inflacao de 800% na semana, então se via de tudo, por isso haviam TANTAS transformadoras mas poucas são boas, como as ja citadas. Era comum o fibreiro ir de uma pra outra fazendo cagada atras de cagada, então era comum tb vc ver uma picape show e outra do mesmo modelo uma porcaria. Por isso eu disse q o pensamento nao pode ser simplista, naquela época as coisas eram MUITO diferente de hoje.
Por exemplo, havia uma fabrica que fazia as IBIZA um furgao tipo americano com base na f1000. se nao estou enganado chamava FURGALAINE, algo assim. Rapaz, vou te dizer, aqueles trecos eram animais, super hiper bem acabado, cheio de luzes, neons, frisos coloridos (tudo isso era chiquérrimo na época) saias e sei la mais o que... Era um dos mais caros da época, era quase que inteira feita na fibra, algumas IBIZAs eram excepcionais, outras não aguentavam 5 anos de uso e estavam um caco, não eram carros de off road, pelo contrario, eram ate meio rebaixadas perto das f1000 originais, carro pra viagem mesmo, interior de outro planeta (pro bem e pro mal! hehehe).
Pelo que me lembro, só vi um topico dessas vans/furgoes no forum ... Ninguem lembra delas.A propria SR e BRASINCA tiveram muitos problemas desses.
A fibra como uma peça única e a parte, pode confiar, é excelente, agora quando vc unia a fibra com o metal a coisa complicava bastante. Hoje possivelmente deve ser muito diferente, basta ver as tropical e outros exemplos. O simples ato de mudar os materiais na fabricacao devem ter mudado tb essa relacao.
Tanto é que a GM só veio a fabricar a bonanza quando a empresa que a fabricava (quem comecou a fabricar bonanza nao foi a GM, foi outra transformada, me esqueci qual é agora) quando a mesma mudou o processo pra LATARIA. Na epoca a unica que fazia em latas tudo era a sulam que se recusou a fazer um produto muito mais simples que a sulam topeka. Enfim, nao vem ao caso isso no topico agora.
Hoje se eu comprasse uma blazer como essa ai q vcs gostaram tanto, tipo a bronco, eu cortaria a união da fibra com a lata e colocaria um seladin ou alguma cola e uniria ambos novamente, faria uma repintura e meteria bala, pra mim é uma solucao mais interessante, deixando apenas alguns pontos pqnos de uniao para evitar quebras ou que a capota saia por ai voando eheheh.
qto a CD, era uma d10, nao uma f1000, desculpe se nao disse antes, mas sim, trocou na epoca sim um pelo outro, lembro que a picape estava na lanternagem quando entrou um cara e gostou, trocou um pelo outro. Eu vivia na ccss era menino adorava tudo que tinha por la, lembro que o gerente (amigo da familia) que intermediou o negócio e o dono da d10 estava super feliz. No mesmo dia meu pai tb comprou um chevete jr prata, deve ter sido o segundo ou terceiro chevete da familia ehehehe por isso lembro bem. Como eu disse, épocas diferentes.
Bom dia pessoal, a título de informação Troller, as cabinagens da SR não eram em fibra e sim totalmente em chapa. A SR Country, nossa Bronco nacional recebia na parte de tras uma capota inteira de fibra PARAFUSADA na lataria com borracha de vedação em toda a volta exatamente igual a Bronco nos EUA. Logo não existe união fixa de lata com fibra e assim inexistindo risco de quebras, rachaduras e fissuras, inclusive podendo facilmente, com algumas alterações na forração do teto optar-se por removê-lo em dias de sol por exemplo, diga-se de passagem um trabalhão danado, mas possível. Já disse outras vezes, se eu encontrasse uma carroceria destas em um desmanche ela iria pra minha F84 mesmo tendo que encurtar o chassi. Em tempo, nas SR utilizavam-se peças móveis em fibra do tipo capo, grade, apliques laterais, aplique da tampa traseira, painel, console com frigobar mas nunca na estrutura.
A Ibiza foi realmente um projeto mal sucedido da SR, diferentemente das Furglaine que tinham um acabamento um pouco melhor mas eram mais voltadas para trabalho sendo montadas sobre o chassi da f2000 e das f4000 inclusive. Já a Sulamericana chegou a fabricar poucas unidades de uma luxuosa van chamada Poá Caravele também sobre chassi Ford.
Pessoal, estou de volta, andei meuio sumido, peço desculpas aos colegas, é que agora que consegui uma grana e vou enfim comprar meu primeiro carro a diesel kkkkk. Bom, hoje fui ver uma F1000 MWM 229 ano 86 cabinada de Lata pela Engerauto, é de um senhor aqui da cidade mesmo, Branca, e eu gostei de algumas coisas e outras não, mas vamos aos pontos: Quando ele ligou (estava parada a dias segindo ele), ela deu uns solavancos no motor, parecia que ia apagar, bem lento, daí com uma aceleradinha, mais uns segundos, PRONTO! Virou um reloginho, perfeito muito bonito o somzão do MWM, enchutão mesmo! Demos uma volta, muitíssimo macia, bem confortável, freio bom, sem solavancos (parece que a embreagem já é por cabo) e um funcionamento perfeito. Bom, quando chegamos, gostei tanto do barulho do motor, que resolvi ligar denovo, e aí: Solavancos, lmarcha lenta, quase apaga, passa 4 segundos, PERFEITO DE NOVO! INCRÍVEL! Então vem a pergunta: Isso é normal???? me parece que o acelerador está meio travado, pesado, mas ele andando não se nota um pulo sequer. O reparo desse problema (se é um problema) é cmuito caro? O motor é Cinza, será que é cor original? A bomba é Bosch, o estofamento está de gosto duvidoso (vou colocar dois bancos na frente e Beeeem largos (dicas se tiverem), e o mais importante: O cara quer 25.000! Ela tá com a pintura nova, mas acho que a tinta não ela boa e não ficou beem brilhosa, quanto custa em média um bom banho de tinta? Não possui trincas, só rachaduras beeeemm pequenas na tampa traseira na pintura parece e atras das lanternas traseiras. Ela já teve ar condicionado, tem compressor, mangueiras, radiador, mas ele disse que alguma mangueira furou e vazou o gas, penso em colocar uma caixa universal e consertar pois não gostei das saidas no painel ficou estranhp e sujeito a problemas (parece). Penso em Oferecer 24, gastar mais uns 4, será que consigo deixar ela com ar gelando e bancos melhores? Quais os itens devo me atentar quando fizer uma nova visita? Desde já agradeço muito aos colegas que me ajudam nessa empreitada! Desculpe o longo texto, mas é que são muuitas dúvias kkkkk. Gostei do carro, me pareceu bem confiável será que estou certo? Obrigado a todos!
sallespickup
28/12/2014, 12:12
Pagel vou dar uns pitacos, não sei ai mais por aqui as EFE cabinadas 2 portas cairam bem, então se tiver disponibilidade de viajar aconselharia a procurar um carro mais novo, principalmente acima de 90 pois ja é cambio 5 marchas pesado, tem bastante ja com diferencial braseixos, alem de relação mais longa, ficando melhor pra viagens, eu mesmo vendi a coisa de 6 meses uma 92 deserter, por 24 com ar funcionando mecanica file, por cerca de 32 acha até 93 ja com a cara moderna
Ford F1000 Motor 229 Mwm - Ano 1993 - 170000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-608088536-ford-f1000-motor-229-mwm-_JM)
F1000 Ano 95 - Ano 1995 - 162000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-603163894-f1000-ano-95-_JM)
Barbada f1000 dupla completa, 1993 - Carros no Rio Grande do Sul | bomnegócio.com (http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-caxias-do-sul-e-passo-fundo/veiculos/carros/barbada-f1000-dupla-completa-53982044?xtmc=f1000+dupla&xtnp=2&xtcr=19)
Ford F-1000 ne dupla - MWM Turbo Diesel - 1991, 1991 - Carros - Vila Ind, Bauru | bomnegócio.com (http://sp.bomnegocio.com/regiao-de-bauru-e-marilia/veiculos/carros/ford-f-1000-ne-dupla-mwm-turbo-diesel-1991-52971312?xtmc=f1000+dupla&xtnp=2&xtcr=47)
Ford F-1000 F.1000 ford 5 marchas, 1990 - Carros - Barreiro, Belo Horizonte | bomnegócio.com (http://mg.bomnegocio.com/belo-horizonte-e-regiao/veiculos/carros/ford-f-1000-f-1000-ford-5-marchas-23830874?xtmc=f1000+dupla&xtnp=3&xtcr=18)
F 1000 Cabinada SR Deserter - Caminhões, ônibus e vans - Citrolândia, Betim | bomnegócio.com (http://mg.bomnegocio.com/belo-horizonte-e-regiao/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/f-1000-cabinada-sr-deserter-44811073?xtmc=f1000+dupla&xtnp=4&xtcr=7)
Obrigado pelas dica amigo, é que meu $$$ não dá pra nenhuma dessas aí, precisaria viajar longe (gastar uns 1000 de buzão!) e depois óleo pra voltar (se não tiver nenhum imprevisto) são pelo menos 3 dias de chão (no mínimo), então fica inviável. Sobre o motor frio ficar na lenta tipo carro com vela queimada (a gasolina é claro)kkkkk, sabe o que pode ser? Desde já agradeço muito pela ajuda! Abraço!
Pode ser so a marcha lenta regulada muito baixa. Acontece isso quando se regula o motor quente com a lenta bem baixa, entao quando fria ela rateia e treme ate o motor esquentar um pouco. Se for isso, coisa que se resolve em 1 minuto alterando a marcha lenta para mais alta um pouco, no parafuso do cabo do acelerador! Abraço
Troller-a-vista
28/12/2014, 16:04
soh de banho de tinta vai gastar mais de 4 mil num lugar ruim.... pra fazer direito uns 6 mil, pra fazer BEM feito pode por uns 7 a 8 mil, pra fazer PERFEITO, ai nao tem limites, depende do cabra.
Beleza! Pode ser isso mesmo, pois quando ela esquenta fica sem um pulo sequer! Motor a Diesel é bem redondo mesmo, ele ronca pesado e no tempo certinho, achei muito massa esse motor! kkkkk
soh de banho de tinta vai gastar mais de 4 mil num lugar ruim.... pra fazer direito uns 6 mil, pra fazer BEM feito pode por uns 7 a 8 mil, pra fazer PERFEITO, ai nao tem limites, depende do cabra.Meu Deus! Assim eu desisto! kkkkkkkkkk Vai ter que ficar feia por muito tempo mesmo kkk mas e o AC? E os Bancos? Sera que isso eu consigo fazer?
Troller-a-vista
28/12/2014, 18:23
AC com peças de epoca pra resolver vai ser dificil, vai ter que adaptar uma gambiarra numa gambiarra de 30 e tantos anos ehehhe
o melhor eh refazer o sistema completo, entre 3 e 4 mil .... bancos vc arruma dependendo da regiao do pais o preco varia muito, alem do que, sem fotos, nao tem como saber o real estado, mas menos de 1.000 nao vai gastar pra reformar. ou arruma em desmanche bancos melhores por uns 500 reais os da frente.
O melhor é buscar alguma opção com menos coisas a fazer PAGEL. Aliás, como sugerido no outro tópico por outro colega, sugiro você abrir um tópico específico para sua empreitada! Ficará mais organizado. Mas de antemão digo que vale a pena você ir com calma, atrás de algo que irá trazer menos trabalho inicial. Nunca conseguirá nada perfeito. Mas pode achar uma F1000 com menos coisas a fazer... Abraço!
O melhor é buscar alguma opção com menos coisas a fazer PAGEL. Aliás, como sugerido no outro tópico por outro colega, sugiro você abrir um tópico específico para sua empreitada! Ficará mais organizado. Mas de antemão digo que vale a pena você ir com calma, atrás de algo que irá trazer menos trabalho inicial. Nunca conseguirá nada perfeito. Mas pode achar uma F1000 com menos coisas a fazer... Abraço!
X2:palmas:
concordo
sei como vc esta se sentindo pois também já estive na mesma situação e a vontade é ir la e fechar negocio rápido mais calma..
agora que vc tem a grana na mão dá uma procurada melhor, pois não existe nada pior que um dia depois que você comprou seu carro tinha um outro á venda bem melhor e as vezes até mais barato.....
Fmil perfeita vai ser difícil achar, mas como o nosso amigo sabiamente colocou podes achar uma com menos coisas a fazer..... da uma olhada em sites de vendas como bom negocio, olx, Mercado livre sempre aparece bons negocios e calma uma hora tu acha a sua....
eu até iria nessa que vc viu desde que o valor tivesse mais em conta.........
sallespickup
28/12/2014, 19:25
sobre a aceleração no 229 frio ele quer morrer mesmo ou da umas aceleradas e ja fica joia ou aumenta a lenta
ja na camionete dei apenas exemplos pra vc entender que com o mesmo dinheiro tem coisa melhor, pelo que vc falou deste carro o maximo seria 20 mil, mais EU procurava uma melhor e como disse acima de 90, pois quem tem vai te confirmar que cambio 5 pesado e deferencial braseixos é outro carro, principalmente em manutenções
Pessoal, hoje fui ver a F1000 e dirigi ela, levamos em uma loja de refrigeração, fiz um orçamnto, e vai precisar so de um reparo no ar e vai gela normalmente, o sistema tá todo lá, é que o senhor que é dono dela não se importou em arrumar, pois tem o morcego pra jogar vento e custava uns $$, ao todo deu 1.500, os bancos da SW4 dois da frente 800 colocado, ao todo 2.300 para ficar top. O carro é bem conservado, ele ta vendendo porque quase não usa o carro, está com o motor cantando muito bonito, acho que vou pensar com carinho no caso, Maaaassssssss, Uma coisa me deixou com uma pulga atras da orelha: O acelerador é muuuuitoo pesado, o carro não dá soquinhos, a embreagem é bem macia, mas o acelerador é péssimo, o único problema do carro, parece que funciona assim, ou está acelerado ou não! Não tem aquele meio termo entendem? O que pode ser? Como resolver? Desde já fico muito grato!
Bom dia Pagel. Comece pelo mais simples, com o capo aberto e o motor em funcionamento, peça para alguem acionar o acelerador e observe. Verifique se o acionamento é por cabo ou varão. Acredito que o problema seja simples de resolver. Observe também, com o veículo ligado e parado, se ao subir de giro o motor tire repentinamente o pé do acelerador e veja se a rotação cai imediatamente. Se ficar acelerado, demorando para ficar em marcha lenta, os elementos da bomba injetora estão com problema. Consulte um bombista e orce o custo do reparo que deve estar em torno de uns R$ 1.800,00. Estas no caminho certo, boa sorte e Ford abraço.
Bom dia Pagel. Comece pelo mais simples, com o capo aberto e o motor em funcionamento, peça para alguem acionar o acelerador e observe. Verifique se o acionamento é por cabo ou varão. Acredito que o problema seja simples de resolver. Observe também, com o veículo ligado e parado, se ao subir de giro o motor tire repentinamente o pé do acelerador e veja se a rotação cai imediatamente. Se ficar acelerado, demorando para ficar em marcha lenta, os elementos da bomba injetora estão com problema. Consulte um bombista e orce o custo do reparo que deve estar em torno de uns R$ 1.800,00. Estas no caminho certo, boa sorte e Ford abraço.
R$ 1.800 o reparo! Meu Deus! Tomara que não seja isso, senão vou andar de gol mesmo kkkkkkkkkkk Mas acho que não é isso não, já fiz isso que você falou, hoje fui lá e verifiquei, já é por cabo, mas ele cai de giro imediatamente, mas o problema de pedal pesado incomoda muito. Ela parece assim que tem tres estágios, 1- Na lenta, 2- Pouco acelerado e 3- Bem acelerado. E é isso! Não gostei, parece muito estranho, mas dirigindo é macio demais, não faz diferença nenhuma, achei isso incrível, é muita força! O que posso fazer pra melhorar isso? Alguém tem dicas? Obrigado pessoal!
Troca o cabo e lubrifica as articulações. Esses dias num Scania com acelerador por varão, um 111, o acelerador tava pesado. Lubrifiquei todas as articulações, pensa numa maciez.
Troca o cabo e lubrifica as articulações. Esses dias num Scania com acelerador por varão, um 111, o acelerador tava pesado. Lubrifiquei todas as articulações, pensa numa maciez.
Obrigado pela dica! Vou colocar no Topo das prioridades!
Obrigado pela dica! Vou colocar no Topo das prioridades!
Seguindo o que o pessoal falou,as camionetes cabinadas estão desvalorizadas. Procure bem. Não tenha pressa. Já estive a procura de uma e e complicado achar uma integra.
Acha mais facil no sul e interior de SP.
Edintruder
31/12/2014, 15:11
E daí Pagel, vais entrar 2015 de F1000 então?
E daí Pagel, vais entrar 2015 de F1000 então?
Parece que sim Edintruder! O velhinho é casca grossa e não baixou o preço, ficou em 24.500, e nada a menos. Pra mim ir buscar uma no sul vou gastar uns 2.000 indo de buzão e assiscando não achar uma igual ou melhor. Então vou acertar com ele mesmo, e ser feliz! kkkk O carro parece estar muito inteiro, ele roda em média 6000 km por ANO! Eu ando isso também, talvez na F1000 vou andar um pouco mais (conforto, posso ir mais longe, diesel mais barato) kkkkkk Então, acho que vou ficar com a F1000 por no mínimo uns 10 anos, depois vejo o que eu faço, mas pelo visto, acho que vou gostar, e ficar com ela por mais tempo kkk. Dirigi ela, achei muito boa de mecânica, motorzão muito forte, enxuto e bem suave, não treme, funciona redondinho. Por isso acho que vai ser uma boa compra, o senhor é muito cuidadoso, é dono dela a 17 anos, conhece bem o carro e disse que vende com pena (quase chorou), pois não consegue mais dirigir por questão de saúde. Mas é isso, a única coisa que eu não gostei foi o acelerador, que é por cabo, mas é duro demais, não tem curso, parece bem curtinho. Eu acho que é cabo velho, ressecado, por isso está assim, ele disse que nunca trocou esse cabo, e o carro não dá manutenção nenhuma, pois ele não anda quase. Mas o que posso fazer pra melhorar isso? Aguém tem mais uma dica do que pode ser? Obrigado a todos amigos! Quando comprar vou abrir outro tópico com fotos, e buscar o apoio dos senhores para dicas sobre up's na fera!
Edintruder
03/01/2015, 10:53
Pagel, diz pro velho que ele pode ficar sossegado que a f está em boas mãos. rsrsrs
Sobre o cabo, experimenta acelerar a BI com a mão. Veja se ela está macia. Eu acredito que sim, e isso seja apenas efeito do cabo sujo e seco.
Pagel, diz pro velho que ele pode ficar sossegado que a f está em boas mãos. rsrsrsSobre o cabo, experimenta acelerar a BI com a mão. Veja se ela está macia. Eu acredito que sim, e isso seja apenas efeito do cabo sujo e seco.Beleza, vou fazer isso, vou levar em um mecanico de um outro cara aqui perto de casa que tem uma F1000 pickup, essa dele é top, bem conservada, de babar mesmo. Vou repassar essas dicas pra ele e acho que trocar o cabo vai resolver. Muito obrigado pelas dicas amigos! Foram de grande ajuda para concretizar minha escolha, e espero poder compartilhar novas idéias com todos. Um Ford abraço!
sergio_ribeiraopires
03/02/2016, 15:50
Ola pessoal, comprei uma F-1000 DESERTER 94 4X4 em maio de 2015, 236mil km originais, ja rodei 12mil km, tive os eguintes gastos:
TROCA BORRACHA E VEDACAO VIDRO DIANTEIRO......R$ 350,00
TROCA OLEO, FILTRO DE OLEO, FILTRO DE AR,
FILTRO COMBUSTIVEL....................................... ..R$ 300,00
BRAÇO DE ACIONAMENTO DA EMBREAGEM...............R$ 70,00
SEGURO SUHAY COM RASTREADOR........................R$ 1.500,00
SEMANA PASSADA TROCA BARRA E COLUNA DIRECAO.........................R$ 1.000,00 ainda eram originais
E esta semana começou um ruido vindo do diferencial, levei no mecanico ele disse que quebrou um dente da coroa do diferencial, e que vou gastar na faixa de R$ 800 a 1200 reais.
pergunta..... esta coroa e pinhao quebra com facilidade ou sera que o mecanico esta chutando????
ela é turbo intercooler 4x4 cambio 5 marchas.... eu ja havia postado que a velocidade maxima que atingi foi 130, se realmente eu tiver que trocar a coroa e pinhao, tem alguma medida ideal para a caracteristica deste veiculo, unica informacao que tenho do diferencial é uma plaqueta escrito albarus, relacao 3.07.... desde ja agradeco as informaçoes...
Edintruder
04/02/2016, 09:25
Sergio, o mecânico abriu o diferencial para ver??? Se ele não olhou, dificilmente ele poderá dar um diagnóstico correto. Diferencial não quebra assim do nada. Pede uma segunda avaliação. Outra coisa, as barras de direção apresentam desgaste, mas a coluna de direção não! O que desgasta e gera folga é o acoplamento elástico entre a coluna e o setor, e custa cerca de 100,00. O Kit de barras custa de 350 a 500,00. Então olha bem o que o mecânico está condenando pois só nisso aí dá pra ver que ele como mecânico é um excelente trocador de peças. O seguro está barato. Eu só consigo seguro contra terceiros a 1200,00!
Outra coisa, o braço de acionamento da embreagem simplesmente quebrou? Nunca vi essa peça sendo trocada.
Procura outro mecânico para orçamento do diferencial.
Ola pessoal, comprei uma F-1000 DESERTER 94 4X4 em maio de 2015, 236mil km originais, ja rodei 12mil km, tive os eguintes gastos:
TROCA BORRACHA E VEDACAO VIDRO DIANTEIRO......R$ 350,00
TROCA OLEO, FILTRO DE OLEO, FILTRO DE AR,
FILTRO COMBUSTIVEL....................................... ..R$ 300,00
BRAÇO DE ACIONAMENTO DA EMBREAGEM...............R$ 70,00
SEGURO SUHAY COM RASTREADOR........................R$ 1.500,00
SEMANA PASSADA TROCA BARRA E COLUNA DIRECAO.........................R$ 1.000,00 ainda eram originais
E esta semana começou um ruido vindo do diferencial, levei no mecanico ele disse que quebrou um dente da coroa do diferencial, e que vou gastar na faixa de R$ 800 a 1200 reais.
pergunta..... esta coroa e pinhao quebra com facilidade ou sera que o mecanico esta chutando????
ela é turbo intercooler 4x4 cambio 5 marchas.... eu ja havia postado que a velocidade maxima que atingi foi 130, se realmente eu tiver que trocar a coroa e pinhao, tem alguma medida ideal para a caracteristica deste veiculo, unica informacao que tenho do diferencial é uma plaqueta escrito albarus, relacao 3.07.... desde ja agradeco as informaçoes...
Primeiramente parabens pela bela escolha, sua caminhonete e um sonho de consumo para muitos, inclusive pra mim que ja sonhei ter uma dessas e hoje tenho uma 86 engerauto cabinada que e meu xodó kkkk. Voltando a questao, siga as dicas do Edin, ele sabe muito e compartilha suas experiencias com a galera aqui do forum como ninguem, ele disse sobre os trocadores de pecas, raça ruim de gente ignorante que nao faz nada que preste a nao ser decorar posicao de pecas e depois de 5 min de conversa condena um diferencial desse jeito! Fique longe desse cara, fiz meu freios com um desses e quase perdi mjnha vida. Agora, se tiver ue fazer diferencial mesmo, deixa original, pois nas 4x4 vai ter que mexer na dianteira tambem, coisa bem compicada... mas acho que possivel, meu centavos de contribuicao... ford abraço!
Edintruder
09/02/2016, 00:09
Pagel, valeu pela consideração.
Sergio, não cheguei a comentar sobre a questão do desempenho pois estava na correria e não quis deixar de responder sobre a parte mais importante.
Entenda que por ser 4x4, não tem relação de diferencial dianteiro disponível além desse, sendo assim a relação 3,07 que é padrão em todas as F1000 4x4 não tem como ser substituída.
As soluções seriam a troca da caixa de marchas por uma com 5a drive da F250 ou silverado, com as modificações necessárias para acoplar a caixa de transferência, ou o que é mais fácil e barato, a colocação de pneus maiores.
A tua usa motor 229 turbo, vai muito bem, mas a minha que usa o MWM X-10, na rodovia anda sempre implorando uma marcha mais longa... Hoje ando com pneus 35", que deixou mais suave e mais econômica. Basta levantar a tua F1000 que eles caberão sem problemas, e depois com os pneus maiores precisarás calcular a diferença de velocímetro e odômetro.
A minha tem uma diferença de 23% pra menos em relação ao original. Sempre que abasteço preciso calcular a média correta, sem dizer que a velocidade no painel é menor um pouco que a real dessa forma. A 110 no painel no GPS bate quase 130km/h.
anterodlneto
10/02/2016, 21:53
ola..otima caminonete,já reformei varias meu clientes não vende por nada.
tenho um oficina de funilaria e pintura em ituiutaba-mg caso algem queira reforma sua caminhote pode me chamar,no wats 34-99999-7111. veja algus dos meu serviços. https://www.youtube.com/watch?v=tLHXtYsuZ20
Edintruder
11/02/2016, 08:25
Anterodlneto, muito bom o trabalho! Essa dá até pena de usar!
anterodlneto
12/02/2016, 00:14
obrigado a todos e mais busco em qualquer lugar ....rsrs
anterodlneto
12/02/2016, 00:16
obrigado a todos,e mais se agente conbinar o serviço eu busco em qualquer cidade.
duardobruno
12/02/2016, 16:36
obrigado a todos,e mais se agente conbinar o serviço eu busco em qualquer cidade.
Antenor, claro que sem ver é difícil dizer. mas na média, quanto sai pra pintar uma F1000 94 dupla?
sergio_ribeiraopires
12/02/2016, 18:25
Galera muito obrigado pelas informacoes... vou levar em outro mecanico, fazer outro orçamento, depois posto o resultado...
anterodlneto
13/02/2016, 12:25
Antenor, claro que sem ver é difícil dizer. mas na média, quanto sai pra pintar uma F1000 94 dupla?
ola...
olha estou reformando uma este més,me chama no wats 34-99999-7111,ai vc me manda umas fotos para eu te dar uma noção de preço.
o preço depende muito do serviço, se for uma geral e um preço,se for um balho por fora e outro.
Ola pessoal, tenho uma F1000 SRXk deserter, 1993. Estou a procura de esquema eletrico dessa pick up. Alguem tem alguma dica de onde conseguir?