PDA

Ver Versão Completa : Como colocar os roletes?

Fabiano-SL
18/11/2005, 10:58
Existem alguma forma "fácil" de se colocar os 88 roletes do carretel do câmbio?

edgar
18/11/2005, 17:41
bom, não custa tentar, ja que voce é dai perto liga para 3222-7615, fala com o claudio, foi meu professor de mecanica automotiva no senac, otima pessoa, teve uma autorizada willys. Se ainda estiver vivo :twisted: (espero que esteja) ele vai saber como se faz

PRIMU S CAR MECÂNICA E REVENDA PEÇAS VEÍCULOS LTDA
TEL: (051) 222-7615 - SANTOS DUMONT, 1116, PORTO ALEGRE

dptucunduva
18/11/2005, 17:47
Existem alguma forma "fácil" de se colocar os 88 roletes do carretel do câmbio?

Graxa, bastante.

Coloca uma "volta", coloca o espaçador, empurra os roletes com o espaçador, coloca outra volta, etc. etc. Tudo com graxa pros roletes ficarem grudados.

[]s,

Fabiano-SL
18/11/2005, 19:23
Pois é pessoal..

Eu falei com um mecânico e ele disse que coloca os roletes com um "gabarito".... nem imagino com seja isso. :roll:

chico menina
18/11/2005, 20:00
Voce pode usar o eixo velho como gabarito

No meu eu cortei as pontas de uma forma que ele ficasse do mesmo comprimento que o trem de engrenagens, coloquei o eixo dentro do conjunto e fui colocando os rolestes e os aneis separadores ao redor com bastante graxa, e no hora de montar na carcaça eu coloquei o novo eixo emperrando ovelho, desta forma os roletes ficaram bem posicionados sem correr o risco de cair algum durante a montagem do eixo novo.
desculpe se não fui muito claro pois estae minha primeira participação no forum

leopoldo
18/11/2005, 21:26
Coloca a lata de graxa na geladeira um dia antes.

monte os roletes/espaçadores com graxa gelada que também ajuda bastante.

eixo velho cortado (sem rebarbas) ajuda mas, não esqueça a direção que ele deve sair

realmente é um saco !

Fabiano-SL
19/11/2005, 15:42
Consegui!!! montei o carretel!!! foi na base da graxa mesmo!!!

Bom..surgiu outra dúvida:

Troquei o eixo piloto da minha caixa, pq o velho estava deplorável....mas este novo que comprei tem apenas uma diferença: um orificio na base do eixo piloto (ver foto) Dentro desse orificio tinha uma especie de "bucha de feltro", acho que é para uma passagem de oleo :roll: no antigo eixo piloto, nao tinha isso.... Minha duvida é a seguinte para que server esse orificio e aquela bucha de feltro, pois eu tirei a bucha e vi que ela estva muito ruim....será que existe essa bucha de feltro para venda? ou posso colocar outro material ali, ou nao preciso colocar nada ali....

Carlos ZN
19/11/2005, 16:23
Olá fabiano,

este feltro fica na ponta da moriga, dependendo do motor que usa dá para colocar um retentor, e o feltro funcina como guarda-pó.

Fabiano-SL
19/11/2005, 17:14
Fala Carlos!

Veja na foto.. marcaquei em vermelho onde tinha uma bucha de feltro dentro do furo, agora ficou só um furo... é ali que eu nao sei pra que serve, pois o eixo piloto antigo nao tinha esse furo :roll:

Ali onde marquei em amarelo, sao os feltros (tipo aruelas de feltro) que tinha no meu outro eixo piloto, tem uma borracha preta tambem...Bom, esses feltros aí vão vedar aquele furo, mas será que preciso colocar uma bucha de feltro dentro daquele furo? Pra q serve esse furo, se no antigo eixo piloto nao tinha isso? :pensativo:

leopoldo
19/11/2005, 19:15
Justamente esse é o problema.

O antigo tinha esse furo e não era tampado de forma alguma.

Esse lado do furo recebe óleo bombado pelo pé do dente da engrenagem e por centrifugação.

É para "jogar" óleo no lado do rolamento que fica tampado pela moringa.

Esse lado do furo fica em contado com o feltro do retentor da moringa e não com a borracha.

Fabiano-SL
19/11/2005, 20:26
Se entendi bem, então inverto a ordem montada ali na parte grifada em amarelo...deixo as duas "arruelas" de feltro em contato com o eixo piloto "tapando" o furo e a borracha em contato com a moringa...

Fabiano-SL
19/11/2005, 20:55
Obrigado ao pessoal que está respondendo aí.....

Esse cambio estava funcionando bem, mas como meu jeep está todo desmontado estou fazendo uma revisão e trocando algumas partes do cambio....

Vejam aí na foto (essa parte é aquela do conjunto de engrenagens que sai para a T-CASE.... ) se essa folga entre a bucha e essa tampa que encaixa o rolamento é normal....é uma baita folga (flecha em vermelho) O rolamento estava meio ruim (com folga), por isso acho q tem coisa errada nessa bucha....

leopoldo
19/11/2005, 22:13
Pelo que me lembro desse tipo de caixa, o anel espaçador não tem nada a ver com folga ou interferência.

O rolamento é quem alinha o eixo e esse anel está aí só para dar encosto contra o eixo.

Carlos ZN
20/11/2005, 13:05
Olá Fabiano,

Na parte do eixo piloto e muringa o Grande amigo e guru de Jeep Leopoldo respondeu.
Na parte da t-case acho que está com um problema, o rolamento fica no entalhado, e se está com folga entre rolamento e entalhado, terá que desmontar o cambio e trocar o entalhado.

leopoldo
20/11/2005, 13:11
Carlos,

:stop: esse anel é o batente entre o cambio e a reduzida.

é um espaçador que calça o rolamento.

Nada mais.

Não há problema algum nessa peça.

Vou achar uma figura..........

olha lá entre a peça 20 e a 21 :concordo:

Fabiano-SL
20/11/2005, 13:39
Blz então.... conclui-se q é o rolamento que faz o alinhamento do conjunto e que as peças em questão sao espaçadores....

Irei providenciar a troca desse rolamento também....

Assim que terminar o cambio, começo a T-CASE...certamente irei perguntar mais coisas :lol:

[]'s

Carlos ZN
21/11/2005, 08:18
Legal Leopoldo,

Estava pensando que era a folga era no encaixe do rolamento no eixo :concordo: :concordo:

pasotto
21/11/2005, 23:09
em se falando nos rolete, alguem tem a vista explodida do cambio 3 marchas do willys 66 com detalhes ??? meu jeep esta parado a 2 anos na garagem e finalmente sobrou tempo e dinheiro para acaba-lo

:concordo: :concordo:

obrigado
Carlos Pasotto
Laranjal Paulista -SP

pasotto
21/11/2005, 23:10
em se falando nos rolete, alguem tem a vista explodida do cambio 3 marchas do willys 66 com detalhes ??? meu jeep esta parado a 2 anos na garagem e finalmente sobrou tempo e dinheiro para acaba-lo

:concordo: :concordo:

obrigado
Carlos Pasotto
Laranjal Paulista -SP

Fabiano-SL
21/11/2005, 23:36
Tá na mão:

Vista em explosao do cambio 3 marchas - primeira seca.

[]'s