Ver Versão Completa : Suzuki Grand Vitara Automático - Problema troca de marcha
Olá pessoal!
Estou precisando de uma ajuda de vocês.
Tenho um Suzuki Grand Vitara Automático ano 1999/2000, 2.0 16V.
Notei que mais ou menos de uns 2 meses pra cá ele perdeu potência e pelo barulho fica como se eu tivesse forçando muito o motor. Tenho a impressão de que ele não está trocando da 3ª para a 4ª marcha. Estou usando o OverDriver ON.
Alguém tem alguma dica? Não entendo quase nada desse assunto, mas gosto tanto dessa viatura. =)
Obrigado!
Rainer 89
04/12/2013, 12:23
Mefer,
Isso pode ser falta de fluido ou fluido velho na transmissão.
Verifica o nível do fluido (olha no manual como fazer pois o procedimento é um pouco complicado) e a cor do fluido, ele tem que ter uma cor avermelhada clara. Se estiver com uma cor escura mais pro marrom ou preto é hora de trocar.
Att,
Fala Rainer 89, blz?
Obrigado pela dica. Vou dar uma olhada sim. Eu não entendo muito disso, mas o fluido velho pode impedir a mudança para a 4ª marcha?
Você tem noção de quanto custa um serviço desses?
Um abraço!
Augusto Braga
04/12/2013, 13:53
Fala Rainer 89, blz?
Obrigado pela dica. Vou dar uma olhada sim. Eu não entendo muito disso, mas o fluido velho pode impedir a mudança para a 4ª marcha?
Um abraço!
Para passar para 4ª marcha, over drive , a luz do painel deve estar apagada .
Abrs
mas.marco
04/12/2013, 15:54
Fala Rainer 89, blz?
Um abraço!
Pagar pelo serviço??????
Amigo, de que lugar do RJ você é?
Obrigado pelas respostas, amigos!
Então, o OverDrive está ligado, ou seja, a luz apagada no painel.
Sou de Jacarepaguá. É muito complexo trocar o fluido? Algum tutorial? =)
Valeu!
Augusto Braga
05/12/2013, 13:30
Valeu!
Faz uma pesquisa sobre o assunto, é controverso . Meu GV troquei todo o oleo e o filtro no ZÉZUKI .
Abrs
mas.marco
06/12/2013, 13:06
Valeu!
A troca é super simples. Só um pouco trabalhosa para tirar o reservatório. Nada impossível.
De imediato, não troque NADA. Verifique a coloração e a quantidade.
Não tens o manual do carro? No manual informa como proceder.
Se não tiver, me manda um email mas.marco AT hotmail . com (at = arr oba)
A intenção do pessoal é ajudar mas esqueça zezuki, zezinho, romeu e julieta. Me manda um email que eu te oriento com o passo a passo.
Eu to do outro lado da linha amarela (norteshopping) se ficar com dúvida e quiser dar um passeio, tem o estacionamento do wall mart (gratuito) e lá posso te dar pequenas mas boas orientações sobre isso.
A troca é super simples. Só um pouco trabalhosa para tirar o reservatório. Nada impossível.
A intenção do pessoal é ajudar mas esqueça zezuki, zezinho, romeu e julieta. Me manda um email que eu te oriento com o passo a passo.
Eu to do outro lado da linha amarela (norteshopping) se ficar com dúvida e quiser dar um passeio, tem o estacionamento do wall mart (gratuito) e lá posso te dar pequenas mas boas orientações sobre isso.
Muito obrigado a todos pela ajuda!
mas.marco, valeu mesmo. Eu tenho o manual sim, vou dar uma olhada nele para ver como proceder, realmente não deve ser muuuito difícil.
Estou torcendo para que seja isso, mas estou muito preocupado com a viatura não passar da 3ª para a 4ª marcha.
Valeu pessoal, muito obrigado mesmo pela ajuda!
Vou postando novidades e vocês também sintam-se a vontade para mais sugestões. :)
mas.marco
06/12/2013, 19:43
Muito obrigado a todos pela ajuda!
mas.marco, valeu mesmo. Eu tenho o manual sim, vou dar uma olhada nele para ver como proceder, realmente não deve ser muuuito difícil.
Estou torcendo para que seja isso, mas estou muito preocupado com a viatura não passar da 3ª para a 4ª marcha.
Valeu pessoal, muito obrigado mesmo pela ajuda!
Vou postando novidades e vocês também sintam-se a vontade para mais sugestões. :)
Tá lá no manual o procedimento.
Verifique o nível. Se estiver baixo, complete.
Se estiver normal, troque o óleo. Se não resolver, aí sim você leva pra ver o conversor.
Augusto Braga
07/12/2013, 00:11
ZÈZUKI é referencia no Rio , zezinho, romeu e julieta e mas.marco não conheço .
Abrs
mas.marco
07/12/2013, 09:18
ZÈZUKI é referencia no Rio , zezinho, romeu e julieta e mas.marco não conheço .
Abrs
Sim, Augusto, conheço o José.
Desculpe se o meu post pareceu 'ofensivo' à sua ajuda ao colega, dando-lhe a orientação ao mecânico.
Só achei que, de imediato, não era necessário levar o carro em oficina.
Primeiro, faz-se uma verificação rápida e simples em casa. Se não resolver, aí sim, leva na oficina.
Acho desnecessário quando surge um barulhinho e a pessoa já corre na oficina.
Tem que pesquisar, olhar, descobrir, buscar... Claro, se tiver interesse, tempo e consciência de onde se gasta o dinheiro.
Desculpe mais uma vez.
:concordo:
Fala pessoal!
Estou com uma dúvida, verifiquei o nível do óleo do câmbio com o carro desligado e estava muito cheio, daí depois fiz o procedimento que está no manual. Ligar o carro, aguardar uns 2 min com ele ligado e depois colocar em todas as marchas por 3 segundos. Para a minha surpresa o nível do óleo estava quase zerado. Isso é normal ou realmente está faltando óleo?
Se estiver faltando eu posso completar, só para uma situação de emergência e depois mandar trocar o óleo, e limpar o carter e filtro?
Muito obrigado a todos pela ajuda.
E mas.marco. Valeu mesmo pela ajuda nos e-mails.
Um abraço!
Troquei o óleo, pedi para limpar o cárter, mas infelizmente não deu certo. Continuo o com mesmo problema.
Rainer 89
23/12/2013, 22:40
Mefer,
A passagem da 3ª para 4ª marcha é controlado eletronicamente. Não sei exatamente como funciona o sistema mas acredito que possa ser um problema elétrico ou eletrônico. Em geral problemas mecânicos na caixa automática começam de forma sutil e vão piorando.
Att,
pacosancas
24/12/2013, 08:36
Fala pessoal!
Estou com uma dúvida, verifiquei o nível do óleo do câmbio com o carro desligado e estava muito cheio, daí depois fiz o procedimento que está no manual. Ligar o carro, aguardar uns 2 min com ele ligado e depois colocar em todas as marchas por 3 segundos. Para a minha surpresa o nível do óleo estava quase zerado. Isso é normal ou realmente está faltando óleo?...
O nível deve-se verificar com o motor ligado e já quente; eu acho que 2 minutos ligado nao da para aquecer até a temperatura correta. Eu sempre verifico após de ter dirigido por 10-15 minutos. O nível com o motor desligado sempre fica alto demais.
pacosancas
24/12/2013, 08:54
Troquei o óleo, pedi para limpar o cárter, mas infelizmente não deu certo. Continuo o com mesmo problema.
O manual diz:
Condition: Gear does not change to 4th (a caixa nao muda para 4ª)
Possible cause:
- O/D cut switch or its circuit faulty (interrutor O/D ou seu circuito em falha)
- 4WD low switch or its circuit faulty (interrutor 4WD ou seu circuito em falha)
- Engine coolant temperature ot its circuit faulty (sensor de temperatura do motor ou seu circuito em falha)
- Cruise control signal circuit faulty. (Sinal do cruise control em falha, mas acho que o modelo vendido no Brasil não tem).
Como falou o Rainer, a 4ª marcha é controlada eletronicamente. Se for uma dessas causas acima, pode ser fácil de resolver. Se não for isso e for alguma falha mecânica na caixa, pode ser bem mais caro.
Fala Rainer 89 e pacosancas, tudo bom?
Obrigado pelas respostas. Concordo com vocês, deve ser algo elétrico ou eletrônico. Mas a questão é: Pode ser algum mau contato ou só pode ser peça queimada? Ou seja, será que eu mesmo conseguiria verificar estes itens que possivelmente estão causando o problemas?
Valeu mesmo e um feliz Natal a todos. Muitas paz e harmonia para todos!
Ederson França
22/12/2016, 23:18
Comprei um GV automatico recentemente, e hoje quando fui subir uma ladeira mais ingrime senti ele fraquejou, parecia um câmbio mecanico quando patina a embreagem, o q pode ser? Alguem pode me ajudar?