Ver Versão Completa : Melhor para uma longa viajem por toda a América do Sul
Prezados amigos do 4x4 Brasil !
Estou com um dilema quanto a que veículo comprar para fazer uma longa viajem saindo aqui do meu fim de mundo (Satarém-PA, no meio da Amazônia) e atravessar o nosso maravilhoso Brasil primeiro e após quem sabe se o $$$$$ der, dar uma volta na américa !
Vou ser bem claro e objetivo,
Disponho de no máximo 40 millers!
Uma viajem com esposa e um Filho !
Não tenho objetivo de comprar zero, é claro! Preciso de motor DIESEL ! PARRUDO, INDESTRUTÍVEL E SE POSSÍVEL ECONÔMICO!
SEM FRESCURAS ELETRONICAS QUE ME DEIXEM NO MEIO DO CAMINHO APÓS UMA CHUVA FORTE !
Não tenho frescura pra barulho, desde que não seja insuportável ! Meu único mimo é AR CONDICIONADO! E só !
Tenho algumas opções em vista e preciso saber dos senhores que entendem de carro bom, qua seria mais indicada visando meu interesse em longas viajens ok !
As opções são:
# F-1000 Deserter SR XK - Não conheço muito já vi uma e achei fabulosa ! Gostaria de detalhes sobre a fera (sei que é MWM 229) por isso acho ser uma boa! :)
# Toyota Bandeirante - Gostaria de saber em relação a motor, se longa ou curta e o que poderia fazer pra deixa-la mais confortável, se é que é possível ! :karate:
# Veraneio, Bonanza, D20 - Também tem lugar pra GM, pode ser uma boa talvez ? O que acham ? Qual me indicariam com que motor?
# A critério dos senhores me indicarem uma opção que lhes parece ser mais apropriada !
Desde já agradeço a todos os colegas do fórum e me desculpem pela longa descrição é que são muitas dúvidas e elas surgiram também com suas respostas !
Att,
Pagel
titanium
03/12/2013, 17:48
Olá Pagel!
Perguntar isso no ninho das Toyotas é pedir resposta viciada! kkkkkkkkkk
:D
Mas vamos lá.
Tudo depende do Que você deseja conhecer no percurso de sua viagem.
Se planeja ir a lugares inóspitos, com estradas esburacadas e/ou trilhas, recomendo buscar um veículo com tração 4x4.
A Band é uma ótima opção, no meu ponto de vista.
Sou suspeito a falar, mas a Cabine Dupla dará todo o espaço para malas que você precisa, e mais um pouco.
Se for viajar Acampando, melhor ainda! Pois ela carrega com tranquilidade toda a tralha do camping + malas.
Para isso, vai ter que fazer arranjar uma capota de fibra ou fazer algo de metal/aluminio. (se quiseres, tenho vários desenhos a respeito).
Uma outra ótima opção é a Band Longa (perua fechada), que oferece um conforto melhor que as Curtas e têm porta-malas.
Se usar bagageiro, fica ótimo também!
Com uma Curta também É Possível fazer expedições como estas!
Basta utilizar o bagageiro de teto + um reboque (carretinha) para carregar a tralha de camping e cozinha (se o seu estilo for de camping).
Quanto ao motor... bom... as Bands vieram com 3 motorizações.
Mercedes OM314 nas Bands de 78 a 90 :: treme bastante e é bem barulhento, mas é um jumento de carga! Roda Muito!.
Mercedes OM364 nas Bands de 90 a 94 :: treme um pouco e é menos barulhento (comparado ao 314). Muito resistente tb!
Toyota 14B nas Bands acima de 94 :: é mais elástico, mais silencioso e, turbinado, dizem que é o bicho! Não dura tanto quanto os mercedes, segundo RELATOS (não é minha opinião).
O difícil será encontrar uma Band PRONTA para Longas Expedições por menos 45 mil!!
Pronta para expedições = "Band com acessórios próprios para um carro de expedição, COMPLETAMENTE Revisada e com características estradeiras".
Encontra!!! Mas não é tarefa fácil.
O conforto de uma expedição vai além do ar-condicionado.
É um item importante. Mas o isolamento térmico-acústico tem que estar muito bom, PRINCIPALMENTE se você planeja ir para o USHUAIA, por exemplo.
O conforto de uma viagem também depende do Perfil de condução do motorista.
EU (EU) gosto de viajar a 120 km/h e ter margem para ultrapassagens.
Estou preparando minha Band pra isso.
Mas alguns não ligam pra esse detalhe... gostam de rodar a 90 km/h e não importam em acompanhar os caminhões na 3ª faixa (QUANDO ELA EXISTE).
Enfim, pra mim, a velocidade de cruzeiro É um item de conforto. Pra mim, a viagem torna-se menos cansativa quando CONSIGO Atingir o destino planejado SEM Atrasos. É confortável quando consigo subir uma Serra sem ter que acompanhar os Caminhões.
Aí é de cada um... você precisa analisar o que é importante pro seu estilo de condução.
Outro fator importante é analisar a Facilidade ou Dificuldade que terás de dar manutenção no veículo CASO ele dê problemas durante o percurso.
Dizem que a rede de Concessionárias da TOYOTA na América Latina é uma das melhores e mais bem distribuídas.
No entanto, a Bandeirante não é mais fabricada... SÓ QUE existem peças da Bandeirante que são herdadas das outras Land Cruisers (o sistema de freios e eixos é absurdamente semelhante, senão iguais).
Motores Mercedes utilizados nas duas primeiras versões da Band são encontrados AINDA HOJE em QUALQUER Autorizada Mercedes Caminhões!!
...
Quanto as outras opções que você apresentou, eu não sei opinar objetivamente.
Mas no final das contas você vai ver que O Melhor carro para sua Expedição será aquele que você Consegue Comprar, E QUE Esteja Bem Mantido!
O resto você planeja.
Se só consegue comprar um carro X e sabe que aquele carro precisa trocar uma peça de 10 em 10 mil KM (exemplo absurdo), você leva a bendita peça que precisa trocar e se organiza pra trocar de 10 em 10 mil kms.....
Ou seja, você precisa CONHECER e CONFIAR no Carro, seja ele qual for.
Existem muitos relatos de turma viajando de NIVA, Cherokee, Fusca, Brasília..........
Mas aqui vai um tópico pra complementar o que falei:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/81638-band-longa-608-84-ou-hilux-sw4-93-qual-e-melhor-para-viagens.html
Abraços
titanium
03/12/2013, 17:51
Aqui mais alguns ÓTIMOS Tópicos para ajudar (ou atrapalhar) a reflexão!
hehehehe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/14185-qual-melhor-viatura-para-expedicoes.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/42812-qual-o-melhor-4x4-para-expedicoes-atualmente.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/65396-projeto-interno-de-veiculos-de-expedicao.html
Abraços
Titanium,
Fantástica tua resposta, super completa! Obrigado mesmo !
Vou confessar, sou fanático por Toyota Bandeirante ! :concordo:
Já andei muito nelas e desde criança tenho o sonho de possuir uma.
Não gosto de andar muito na MACIOTA também não, acho que 120 na rodovia tá na média pra mim também !
Não pretendo acampar mas ir a lugares inóspidos a gente sempre acaba indo né !
Maaasss agora pintou uma dúvida:
A Band longa com motor OM 364 precisa de turbo pra andar meio pé nessa tocada? Como fica o consumo?
Nas Bands que andei era tudo original mas era um trator, 4X4 que subia cada barranco que era de suar frio !:safari-rig:
Estou pensando que quando for comprar vou ter que ir pra SP (e região sudeste) pra ter uma proximidade de maiores opções e menores preços concorda? Aqui na Amazônia, Toyota Bandeirante é carro de Rico ! Não custam menos de 50 mirréis ! Aqui elas tem uma utilidade danada, imagina: BR 163, Tranzamazônica, Ramais e mais ramais floresta a dentro, é adrenalina pura ! Já passei 3 dias pra fazer trechos de 90KM de Placas a Rurópolis !
Hoooo vida bôa hein !:twisted:
Não quero nunca mais passar por esses micos!
O que tu acha de uma Band Longa, ela se dá bem em lugares mais apertados como as curtas, a diferença é pequena?
Por aqui nunca ví uma Band Longa acredita? Só conheço por foto no ML hehehehehehehe :???:
Desde já agradeço muito ajuda amigo! Se puder me indicar aguém na tua região que tenha uma Band longa OM 364 ! Será de grande ajuda!
titanium
04/12/2013, 08:29
Pagel,
Vamos lá...
Comecei minha jornada procurando uma Band Longa (perua fechada capota de aço), mas não encontrei NENHUMA que estivesse boa de lata de de conjunto mecânico.
Encontrei, no entanto, uma Band Cabine Dupla E QUE o antigo dono aceitava troca na minha SW4 95.
A Band estava uma tetéia. Supimpa!
Toda durinha. Originalzinha. Bem cuidada.
Na primeira página da reforma da "Lenda" (codinome da minha Band) tem umas fotos dela orignalzinha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/116730-toyota-bandeirante-cd-88-lenda.html
Comprei a contra gosta da patroa.
Para você ter ideia, o primeiro apelido que minha esposa deu pro carro foi VERDUREIRA!!! Por conta da capota de lona...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois de um tempo acostumamos com o carro e vimos que ela atenderia MUITO BEM a nossa Proposta de Longas Expedições, Acampando. (e levando Tralha PraBARALHO!!!)
De toda forma, quando pensava em Band Longa para viagem, pensava na Band do César Machado, a Estradeira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/69654-bandeirante-estradeira.html
Há um tempo atrás ele estava vendendo........... inclusive, num preço campeão! Depois converse com ele (por meio do tópico dele) para verificar.
O César faz cotidianamente viagens. É o trabalho dele.
E ele deixou a Band pronta para longas expedições, Dentro daquilo que ELE Acha importante priorizar.
A Band é um LEGO Infinito.
É possível faze-la rodar a 120 km/h com RPM baixo.
Para isso basta alongar a relação dos diferenciais E/OU trocar o câmbio por um de 5 marchas.
Na minha, fiz os dois.
Troquei o câmbio mas não fiquei satisfeito. Achei que não alongou o quanto deveria.
Aí acabei de trocar a relação 10x37 por uma alongada da CONIFLEX 11x35.
Sei que, por hora, tudo isso será uma verdadeira sopa de letrinhas e que os detalhes você provavelmente não irá assimilar...
Mas o que quero dizer é que você prepara ela exatamente ao seu Gosto/Estilo de viagem. Enquanto que, em outros carros, você não tenha tantas opções.
E falando em ALONGAR A RELAÇÃO x VELOCIDADE x RPM DO MOTOR (barulho e consumo diesel) x POTÊNCIA, você precisa ter em mente que a Band foi feita pensando em um carro destinado à Roça (como dizem em Minas)!!
E estes upgrades permitem que ela fique um carro mais estradeiro...
Então para rodar a 120 km/h E AINDA TER MARGEM para Ultrapassagens, você precisaria de uma Band com
Câmbio 4m + relação (C&P) 12x35... OU
Câmbio 5m + relação (C&P) 11x35... OU
Câmbio 5m + relação (C&P) 12x35.... essa última é a mais alongada possível!!
PS: o Pneu também influencia a Relação do carro
Aí estamos falando de Relação do veículo.
Quanto mais alongado, mais força é necessária para movimentar o conjunto.
Aí entramos no assunto MOTOR.
Como o Hercílio falou em outro tópico, a diferença de barulho dos motores Mercedes 314 para o 364 não é grande. Mas existe.
Para movimentar um conjunto alongado, você precisará de um motor Turbinado. Muito bem turbinado, vale dizer...
E a Autonomia ficará otimizada.
EX:
- a minha Band com motor om314 original (maçarico) fazia 8.7 km/l na estrada (pé embaixo e não passando de 120 km/h).
- a Band do Fe_Jipeiro com a usina nuclear OM364 (superpreparada) faz uma média de 10.5 km/l na estrada e anda a 130 km/h FÁCIL.
A Band dele tem motor OM364 + SuperMega Preparação Turbo + Relação (C&P) 12x25 + Pneus 35" + Câmbio 5 marchas.
Chega fácil aos 160 km/h... mas vamos falar baixo pro povo não assustar aqui! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
...
E em relação a COMPRA da Band, certamente pelo Sudeste terás mais opções.
Mas logo aí ao seu lado tem a opção da Band do LOBO DA TRILHA.
Ele é de BELÉM e a Band dele é uma LONGA e está anunciada aqui nos Classificados do Fórum.
Fórum > Classificados > Venda de Veículos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/129184-vendo-toyota-bandeirante-longa-turbinada-intercooler-com-motor-om-314-a.html
Ele comprou essa Band em Sampa e levou para Belém...
Parece que deu uma boa revisão no veículo e agora está precisando vender.
SE FOR O CASO converse com ele, parece estar pedindo um bom preço.
.....
Por fim, fique atento para verificar se o VEÍCULO que você quer comprar + as manutenções + as preparações para expedição ficarão dentro do VALOR TOTAL que você deseja investir.
Mas se fazer EXPEDIÇÕES for do Gosto da sua família, o investimento no carro passará a ser secundário.
Pois o prazer que se tem com essas grandes viagens, o que se aprende, o que se visita, as culturas que se tem contato... tudo isso faz vale o investimento.
Forte abraço
Titanium,
Fico até com vergonha de postar nesse fórum só de feras !
Tuas respostas são excelentes, muito técnicas e com muito a ensinar ! :concordo:
Perguntava sobre outros modelos pois não fazia idéia que era possível alongar, turbinar fazer a Band virar uma SW4 na estrada ! hehehehe
Parece que vou optar pela Band sem pestanejar !
Só fiquei com um grilo: Se turbinar o OM 314, por exemplo, se eu não encontrar uma com OM 364, Como fica o consumo na estrada, pois pra mim que não sou muito cheio do $$$$ (Servidor Federal UFOPA) o consumo pesa, e coisa de 10 a 20% de economia já é uma vitória ! :euforico: kkkkkkkkkkk
Minha esposa gosta de viajar também, estamos pensando em ir primeiro em uma viajem (curta) até o RS, bobagem só uns 5.000 km ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só pra testar !
Se eu comprar uma Bando por uns 30 k, ano 88 a 90 por exemplo, com uns 10 K consigo botar turbinar e alongar a relação? Deixando Interior e AC fora dessa bagatela?
Obrigado desde já pela atenção e paciência em suas respostas !
Está sendo de grande ajuda a um aventureiro ainda sem pedigree ! kkkkkkkk
Valew, Abraço! :smile:
Rubens Linhalis
04/12/2013, 12:13
..
Se eu comprar uma Bando por uns 30 k, ano 88 a 90 por exemplo, com uns 10 K consigo botar turbinar e alongar a relação? Deixando Interior e AC fora dessa bagatela? ..
Lembra que alem dessas melhorias que planeja serem feitas na band, ainda tem a revisão/Troca dos itens que já tem no carro, além de imprevistos.
boa sorte e to acompanhando de perto!
guilhermeabreu
04/12/2013, 13:53
PAGEL
O TITANIUM deu praticamente todas as informações nescessárias , mas vc com pouca grana não consegue comprar uma BAND em boas condições por 30k e que SÓ PRECISE DE TURBINAR E ALONGAR , com 10k da pra turbinar e alongar e o restante ?????
Pra fazer uma BAND ficar como deve para expedições pelas dicas do TITANIUM que estão corretíssimas , vc não vai gastar menos de 55paus , e outra : se vc vai viajar com a esposa e um filho , esquece de BAND curta , tem que ser uma BAND longa no mínimo.
E qdo o TITANIUM fala em viajar a 120km/h , uma BAND sem ser turbinada e alongada , não anda a mais de 110km/h de final e nenhum motor gosta de andar com o pé no fundo o tempo todo , mesmo sendo estes motores OM 314 e OM 364 , é obrigatório que alonge o diferencial e/ou caixa + turbina .
E qdo ele fala em andar a 120km/h na realidade ele esta se referindo a SEGURANÇA NAS ULTRAPASSAGENS e nas subidonas de serra , pq vc ultrapassar outro carro num carro que só vai a 110km/h , É PERIGOSO DEMAIS e nas subidonas vai ficar comendo fumaça de caminhões .
Desculpe ai amigo TITANIUM em ficar falando por vc .
Agora : Se vc não precisar de andar em lugares inóspitos que precise de 4x4 , as outras duas opções suas , tanto a F-1000 qto a VERANEIO são excelentes opções , são carros já consagrados de muita resistencia , conforto e confiabilidade , pode rodar o mundo interio sem te dar problema , o motor MWM 229 da F-1000 e o MAXION S4 da VERANEIO são ótimos e confiáveis e de baixíssima manutenção e baixo custo . Sem falar que vc acha estes carros com preços bem mais em conta do que uma BAND longa em BOM ESTADO GERAL ( imprecindível isto ) que só precise de alongar o diferencial e turbinar .
Lembrando que já tive uma BAND curta 89/90 impecavel original com motor OM 314 com ar e dir. de fábrica e pnues 31" , era um luxo só toda em carpete e veludo , mas ela não passava dos 105km/h de velocidade final era verdadeira AGONIA em viagens longas , ULTRAPASSAGENS ENTÃO me deixa arrepiado só de lembrar .
Meus 0,02% de colaboração
Abraço e VIAJAR FAZ MUITO BEM AO ESPÍRITO , NÃO DESISTA DO SEU SONHO .
titanium
04/12/2013, 14:48
Lembra que alem dessas melhorias que planeja serem feitas na band, ainda tem a revisão/Troca dos itens que já tem no carro, além de imprevistos.
boa sorte e to acompanhando de perto!
Pois é PAGEL... surfando nas palavras do amigo Rubens Linhalis, lhe garanto uma coisa: Pegue uma Band o mais pronta possível para expedições!!!!!!!!!!
Veja, eu disse o mais pronta Possível!
Não significa necessariamente que TEM QUE SER uma Absurdamente toda pronta.
Mas como Rubens bem colocou: Se queres ter uma viagem tranquila, sem surpresas desagradáveis, tenha um carro que seja CONFIÁVEL.
E a confiabilidade passa, necessariamente, pela CERTEZA de que as principais peças do carro foram bem mantidas e estão em ordem para a expedição.
Motor, Eixos, Cubos de Roda, Sistema de Direção, Sistema de Freios, Câmbio, Transmissão...
TUDO ISSO TEM QUE ESTAR 100%!!
A parte elétrica é importante, mas não te deixará parado no meio do nada! Basta empurrar o bruto e fazer pegar no "tranco". Não é o ideal, mas é plenamente possível e não vai deixar você e sua família parado por dias em um lugar de difícil acesso.
Vamos a parte prática...
Sendo um motor 364 ou 314 ambos você terá que turbinar para poder Alongar a relação sem perder em desempenho na estrada.
O turbo vai além da questão da Performance. Ele entra em cheio na questão da SEGURANÇA e da ECONOMIA.
Explico: com a relação alongada o motor vai trabalhar com menos giro (RPM mais baixo). As bands originais são equipadas com Bomba Injetora "rotativa" e, BASICAMENTE FALANDO, quanto maior o RPM, maior a quantidade de Diesel que é consumido.
Numa situação de subida de serra, para manter uma velocidade agradável de subida, o "pé vai no porão" e a marcha é reduzida. Aí o diesel "Come solto"!
Com o Turbo você consegue subir com uma marcha confortável (quem sabe de 4ª), com um giro baixo e numa velocidade interessante.
E com a relação alongada, em retas, consegue manter uma velocidade de tráfego boa a um giro baixo. E isso contribui fortemente para um baixo consumo.
O consumo dos dois motores são bem semelhantes!
Já vi Band com o motor om314 turbinado e alongada fazendo 11.5 km/l, andando tranquilo na estrada.
Aí o cara preparou o carro não para velocidade, mas para andar macio... suave... sem perder em subidas e mantendo uma boa velocidade em retas... tipo uns 100... 110 km/h..
Entendo bem sua situação em relação a economia no consumo do carro.
Quando a grana é curta, qualquer 15 reais a menos no valor do Tanque faz muita diferença!
...
Gostaria de aqui fazer uma observação: o Motor 14B que equipou as Bands mais novas é bem elastico.
Dizem que ele trabalhando em conjunto com um câmbio 5 marchas, pneus 33" e relação 10x37 (original) vai muito bem nas estradas, mesmo sem Turbo.
Perde-se um pouco em subidas pela ausência de Turbo. Mas dizem (nunca testei) que é uma boa combinação também
Até por que ele é bem mais silencioso do que os Mercedões.
E se achar conveniente, uma preparação Turbo leve nele já ajuda Muito na questão da performance nas subidas.
Pense com carinho nessa opção também, já que queres uma Band mais para estrada do que para trilha.
OK?
A Band do Cesar Machado que lhe mostrei no tópico anterior, é nesse estilo. Só que ele usa pneus menores e não tem turbo.
Acho que, ainda assim, ele consegue velocidades máximas de 135 km/h. O que já é suficiente para ultrapassagens.
TURMA DO 14B, VERIFIQUEM A INFORMAÇÃO, por favor! :D
...
Mas agora vamos objetivamente a sua pergunta...
- Kit Turbo = 1700,00 com frete na TurboAnhanguera (em SP, mas mandam via correios)
- Turbo .42/.48 APL 240 = 1.300 com frete na SPA Turbos (em SP, mas mandam via correios)
- Abraçadeiras de Tuchos em Inox = 80,00 reais (aí na sua cidade deve encontrar)
- Relações alongadas 12x35, C&P dianteira e traseira = 2.750 com frete e rolamentos do fucinho
- Rolamentos e retentores do eixo = 450,00 (encontra na sua cidade).
- Mão de obra p/ instalação do Turbo e C&P = 1400,00
TOTAL = aproximadamente R$ 7.700 (um pouco a mais, um pouco a menos)
Outros valores de Ugrades/Serviços já com eventuais fretes (pensando nos custos aí da sua cidade):
Revisão de câmbio = de 2 a 3 mil.
Revisão do motor = de 1.500 a 7.000 mil.
Instalação de Ar-condicionado = de 3 a 4 mil.
Instalação de DH = de 2.5 a 5 mil.
Revisão do Sistema de Direção = 600,00 reais
Revisão da parte elétrica = de 600,00 a 1.500 reais
Revisão da Suspensão = de 400 a 950 reais.
Instalação de Amortecedores especiais = de 800 a 1.900 reais.
Tapeçaria e Bancos = de 900 a 2500 reais.
Por isso que digo que é melhor comprar uma Band mais preparada o possível.
Não só uma Band, mas QUALQUER OUTRO CARRO tem que estar o mais pronto possível para o seu Uso, pois pegar um carro para preparar do zero, sai caro e na hora de revender não se tem o retorno de tudo!
Agora, pegar um carro para fazer Por GOSTO e por ter a Certeza de que vai ficar 100% e que vai durar por bons e longos anos, aí é OUTRA HISTÓRIA! rsrsrs
Bom, desculpa ae os longos textos... rsrsrs...
Mas é que me empolgo com veículos de expedição.
Qualquer dúvida posta aí que a turma ajuda bastante!
Forte abraço
titanium
04/12/2013, 15:16
PAGEL
O TITANIUM deu praticamente todas as informações nescessárias , mas vc com pouca grana não consegue comprar uma BAND em boas condições por 30k e que SÓ PRECISE DE TURBINAR E ALONGAR , com 10k da pra turbinar e alongar e o restante ?????
Pra fazer uma BAND ficar como deve para expedições pelas dicas do TITANIUM que estão corretíssimas , vc não vai gastar menos de 55paus , e outra : se vc vai viajar com a esposa e um filho , esquece de BAND curta , tem que ser uma BAND longa no mínimo.
E qdo o TITANIUM fala em viajar a 120km/h , uma BAND sem ser turbinada e alongada , não anda a mais de 110km/h de final e nenhum motor gosta de andar com o pé no fundo o tempo todo , mesmo sendo estes motores OM 314 e OM 364 , é obrigatório que alonge o diferencial e/ou caixa + turbina .
E qdo ele fala em andar a 120km/h na realidade ele esta se referindo a SEGURANÇA NAS ULTRAPASSAGENS e nas subidonas de serra , pq vc ultrapassar outro carro num carro que só vai a 110km/h , É PERIGOSO DEMAIS e nas subidonas vai ficar comendo fumaça de caminhões .
Desculpe ai amigo TITANIUM em ficar falando por vc .
Agora : Se vc não precisar de andar em lugares inóspitos que precise de 4x4 , as outras duas opções suas , tanto a F-1000 qto a VERANEIO são excelentes opções , são carros já consagrados de muita resistencia , conforto e confiabilidade , pode rodar o mundo interio sem te dar problema , o motor MWM 229 da F-1000 e o MAXION S4 da VERANEIO são ótimos e confiáveis e de baixíssima manutenção e baixo custo . Sem falar que vc acha estes carros com preços bem mais em conta do que uma BAND longa em BOM ESTADO GERAL ( imprecindível isto ) que só precise de alongar o diferencial e turbinar .
Lembrando que já tive uma BAND curta 89/90 impecavel original com motor OM 314 com ar e dir. de fábrica e pnues 31" , era um luxo só toda em carpete e veludo , mas ela não passava dos 105km/h de velocidade final era verdadeira AGONIA em viagens longas , ULTRAPASSAGENS ENTÃO me deixa arrepiado só de lembrar .
Meus 0,02% de colaboração
Abraço e VIAJAR FAZ MUITO BEM AO ESPÍRITO , NÃO DESISTA DO SEU SONHO .
Opa Dr. Guilherme!!
Nem de longe minha resposta teve o objetivo de ser completa!
É apenas um ponto de vista que formei durante os longos anos de pesquisa nesse fórum, repleto de Feras como você!
E a intenção desse tópico é justamente mostrar ao amigo PAGEL as opções que ele tem!
Uma Band para expedições é um sonho Meu.
Mas TEM QUE SER SONHO!!!!
Por que se for só Vontade, não vai dar certo!!!
Além das opções apresentadas pelo Dr. Guilherme
Outras ótimas opções são a SW4 e a X-Terra!!
São confortáveis e confiáveis (se bem mantidas)!!!
Mas aí já precisa de uma margem financeira maior do que 40 mil.
Com 40 mil até se encontra Bands boas para expedições... só que tem que procurar bem e pegar uma que tenha PROCEDÊNCIA, de pessoa realmente confiável!!!
Sabendo que essa pessoa só vai vender nesse preço NUM CASO DE EXTREMA NECESSIDADE!!! rsrsrsrs
Não é fácil, mas encontra! hehehehehe..
O duro é que se o orçamento cresce para 50 mil, aí aparecem outras boas opções.... muito mais confortáveis que a Band!
Por isso digo: tem que ser SONHO. Se não for, não invista! rsrsrs
PAGEL, viagem pro SUL pra testar vai ser uma boa, heim!?!?
Uma boa opção pra ti também seria fazer o Litoral Nordestino.
No Ceará tem a Serra de Tianguá, que faz um friozinho de 22 graus... hehehehe.. não é lá uma Gramado ou Canela no RS mas quebra um galho!! principalmente pra quem ta acostumado com 37 o ano inteiro!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
(Não esquente a cabeça, não estou caçoando você! Sou do Nordeste e também sei o que é passar Calor!!! rsrsrs)
E como falei no primeiro post e Dr. reforçou: se não for passar por caminhos exageradamente inóspitos, um 4x2 é uma boa opção!
Até acho que tem uma Veraneio anunciada nos classificados aqui do fórum! Mas não sei a procedência!
Abraços
Uma Band 14b original, consegue manter 120 km/h na estrada. O problema são as ultrapassagens e subidas. Para isso uma turbina é fundamental. A segurança aumenta muito. Na minha opinião boa uma Band estradeira tem que ter AR, DH, 5M, turbina, bons bancos, isolamento térmico e acústico. Se for OM 314 ou 364 relações alongada ( no 14b não é essencial ), além é óbvio da mecânica 100%. Já fui com a Band aos Lençóis, Chapada Diamantina, Jalapão, em puxada forte de mais de 1.000km num dia sem problemas.
Rubens Linhalis
04/12/2013, 16:00
Fantastico o topico.
Muito enriquecedor..
Uma band dessas.. revisada e pronta, da a volta ao mundo só "trocando oleo"..rs
PAGEL,, Quanto tempo de viagem pretende fazer? E quantos km rodar?
MarcioNatal
04/12/2013, 18:30
Que tópico legal! Tô de olho!:pipoca:
A página de um casal de Holandeses que estão rodando o mundo num FJ 45 ( Band longa )
http://www.landcruisingadventure.com/
Fantastico o topico.
Muito enriquecedor..
Uma band dessas.. revisada e pronta, da a volta ao mundo só "trocando oleo"..rs
PAGEL,, Quanto tempo de viagem pretende fazer? E quantos km rodar?
Pois é cara, acho que durante 15 a 20 dias, por partes, primeiro vou atravessar o Brasil pra sentir a máquina, acho que uns 10.000 km ida e volta !
Pretendo fazer em partes a América, exemplo: pelo norte a, Venezuela, Colombia, Equador, Peru, e volto.
Depois: Por dentro do Br, pegando Bolivia, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e volto por dentro de novo !
Chão demais não é !
Vou Levar mais tempo na segunda (eu acho) cerca de 45 dias, pois são muitos lugares, mas não pretendo ir até o extremo sul da argentina não mesmo porque sou filho de Gaúcho, mas viví sempre por aqui no calor de 37 graus (com sensação de 50 devido a umidade):cool:como o Titanium falou ! kkkkkkkkkkkk :D
Nossa pessoal !
Fico muito contente em saber que nesse país existem pessoas tão bacanas e com disposição pra ajudar colegas em seus sonhos !
Pessoal, suas respostas são todas muito completas e estão me fazendo compreender bem minhas necessidades de investimento $$$$ e assim percebo que vou ter que fazer mais alguns consignados ! hehehehehehe:pensativo:
Mas é isso, como o Titanium falou, sonho é sonho !
Uma Band longa será um desafio pra mim mas acho que o resultado compensa, pois andando nesse monstro já passei por situações em que a fera chega a assustar de tanta força, puxa nas 4 rodas e sobe até em açaizeiro !
Mas não posso deixar de observar o que os colegas disseram, Band é caro ! Eu sei disso, e se não for po$$ivel vou ter que procurar uma outra opção e aí me surge a dúvida, uma SW4, por exemplo, não é cheia de partes eletronicas? Componentes que podem me deixar no meio do nada?
Tem uma Configuração Específica como a 2.8/3.0 e qual seria o ano da SW4 mais simples, parruda e sem frescuras? (se é que existe)?
Faixa de preço?
Sobre a F1000 deserter? aguém conhece? Sabe como é seu desempenho na estrada? Consumo? Sei que parece ser muito confortável porque só de entrar numa que estava à venda me senti no sofá de casa !:pipoca: O motor MWM 229 é muito barulhento? Ou dá pra andar de boa?
Sei qua parecem perguntas bobas, mas é que a vontade de viajar é muito grande, e só o que eu preciso é de confiabilidade, o carro tem que ser igual carro de bandido: Bateu, Pegou! Precisa rodar redondo longas horas e chegar inteiro !
Sei que não existe carro perfeito, não tenho essa ilusão e vivo na siplicidade desde sempre, por isso não tenho exigências de conforto e tal !
Estou muito feliz em poder compartilhar de suas idéias, estão me deixando bem confuso, :???: mas isso é muito bacana ! :concordo:
Agradeço a todos participam do Forum! Em breve posto mais conclusões!
Um grande abraço a todos !
Pagel
As primeiras SW conhecidas como Japa ( eram importadas diretamente do Japão ) são muito resistentes e parrudas porém o motor 2.8 é fraco e para estrada, tem que turbinar, mesmo assim a velocidade fica limitada pela relação curta. Tem a opção V6 á gasolina. As 96/97 ( não sei se os anos são exatamente esses ), sairam com motor 3.0TD com o sistemas de arrefecimento sub dimencionado para o Brasil e apresentam problema de superaquecimento. Em 98 o problema foi sanado. Apartir de 2001 ( tb acho ) elas começaram a vir com BI eletrônica. Em 2002 a importação foi suspensa, retornando em 2006 já o modelo Pit Bull. A SW sem dúvida tb é uma excelente opção para viagens. A diferença para a Band é questão de estilo, de tocada. A Band vai ser sempre um pequeno caminhão, já uma SW fica mais para um automóvel. Tenha em mente e o bolso preparado, que qualquer viatura escolhida dentro do seu orçamento, sempre vai precisar de uma revisão minuciosa e um tempo para vc pegar confiança e conhecer ela a fundo antes de sair numa expedição, portanto vá conversando com seu gerente hehehe.
Abs
Fabiano
A página de um casal de Holandeses que estão rodando o mundo num FJ 45 ( Band longa )
Landcruising Adventure » Every mile tells a story (http://www.landcruisingadventure.com/)
Esses Holandeses estão vivendo a vida de verdade !!!!!!! :shock: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk:D
Renato Camargo
05/12/2013, 20:21
Pagel sobre as viaturas vou dar a minha humilde opinião, Band não é carro, não é viatura, não é condução, é paixão tem gente que fala mal, que não quer nem de graça. Mas quem tem ama de paixão, tem uma mulher pelada do lado direito e uma Band do lado esquerdo atrás do muro debaixo de uma árvore coberta com uma lona, adivinhe o que Bandoleiro enxerga?? A Band, ela é sonho de criança. Nosso amigo Titanium tinha uma Sw4, a Mariposa, vendeu para comprar uma Band, o que leva uma pessoa que tem um carro completo, com ar, vidros e travas eletricas, ar condicionado enfim conforto de um Corolla e a parrudes de uma Band, a troca-lo por um carro mais velho, feio e duro (com o perdão da palavra, claro que a Lenda não é isso). Paixão essa é a resposta antes de comprar uma Band pense nisso ou você compra e adora ou não compra e fica frustado olhando para tudo quanto é Band que passar na sua frente. Desculpe o post longo, e espero ter te confundido ainda mais, rsrsrs.
Pagel sobre as viaturas vou dar a minha humilde opinião, Band não é carro, não é viatura, não é condução, é paixão tem gente que fala mal, que não quer nem de graça. Mas quem tem ama de paixão, tem uma mulher pelada do lado direito e uma Band do lado esquerdo atrás do muro debaixo de uma árvore coberta com uma lona, adivinhe o que Bandoleiro enxerga?? A Band, ela é sonho de criança. Nosso amigo Titanium tinha uma Sw4, a Mariposa, vendeu para comprar uma Band, o que leva uma pessoa que tem um carro completo, com ar, vidros e travas eletricas, ar condicionado enfim conforto de um Corolla e a parrudes de uma Band, a troca-lo por um carro mais velho, feio e duro (com o perdão da palavra, claro que a Lenda não é isso). Paixão essa é a resposta antes de comprar uma Band pense nisso ou você compra e adora ou não compra e fica frustado olhando para tudo quanto é Band que passar na sua frente. Desculpe o post longo, e espero ter te confundido ainda mais, rsrsrs.
Verdade amigo Renato Camargo ! :palmas:
Comprar uma Band é isso mesmo, eu sei que se não comprar vou ficar meio frustrado, mas, sou humilde em reconhecer que quando chegar a minha vez, vou ter uma, mesmo que seja uma curta só pra andar na cidade, viajens curtas e caminhos inóspidos na nossa querida Amazonia Brasileira (que tá se acabando) ! :-(
No momento preciso de um veículo para longa viajem, e tenho sei que não posso dar um apasso maior do que a perna, senão...
Mas é isso, obrigado pela dica, toda palavra amiga que me dê uma visão mais ampla desse negócio, já faz grande diferença!
Um grande abraço!:)
duardobruno
06/12/2013, 08:56
Bom, no ninho de Toyotas aparece um Fordeiro. Sou ex-rangeiro, atual Fmilzeiro. Mas já tive S10 tb. Então não sou viciado em Ford. Bem, vamos à minha opinião.:
Pra viagens, sou grande fã da Veraneio ou Bonanza. Principalmente as de motor maxion S4T de 150 cv. Manutenção barata e bom desempenho. MASSSSS dificilmente vc encontrará uma 4x4. Mas o banco traseiro vira uma cama. Uma boa, na faixa dos 40 a 50 mil.
Então sugiro tb F1000 4x4 Cabine dupla. Sou suspeito pq tenho uma. São raridades, mas dê preferência as de engate manual, com alavanca no assoalho (a minha é assim, mas garimpei anos pra achar uma, essa aí do avatar). Motor MWM 229, é tudo de bão! Manutenção é baratíssima, o carro é um blindado de guerra e é bem confortável. Ah! Em alguns modelos o banco traseiro tb vira uma cama. Entre 33 e 50 mil.
AS TOYOTAS.... sou fã delas tb. Entretanto, acho um pouco desconfortáveis e barulhentas. Bem jeepão mesmo. Mas de manutenção barata e raramente dão problema.
Mas vc vai reparar uma coisa. As 4x2, são mais estradeiras. Mantêm bem a velocidade de cruzeiro em 130 - 140 km/h, com mais facilidade que as 4x4. A maioria das viaturas 4x4, aos 120km/h estão urrando e pedindo marcha. Isto pq a relação das marchas é bem mais reduzida que as 4x2. Diferencial é diferente tb... por aí vai. Mas o 4x4 é tipo da coisa que vc diz que não sente falta até precisar dele. Lembrando que pickup 4x2 atola em grama molhada. Se cachorro mijar na roda, vc fica. Então o 4x4 é um grande apoio no carro. Não precisar nem ser "off road" realmente. Pickup 4x2, geralmente fica em atoleiro onde o mille fire, o palio e o golzinho dos seu amigos passaram com facilidade.
Carlo Pecca
06/12/2013, 09:17
PAGEL, meu pitaco:
Tenho uma Band curta, motor OM364, sem "DH, ArCondicionado, Guincho, Turbo e outros mimos", um pequeno Trailer e já realizei algumas viagens do Rio para Porto Seguro(BA), Tiradentes e vizinhanças(MG), Angra e Cabo Frio(pertinho de casa), bom no meu caso como reboco um trailer a velocidade máxima é de 70 Km, assim me programo para realizar as viagens considerando: três a quatro horas de estrada uma parada de 15 minutos, para esticar as pernas, Xixi, beber água/café, etc. Só viajo de dia das sete até as cinco da tarde e sempre procuro locais que recebam o conjunto Band+Trailer. Leva mais tempo, leva, mas pô: tudo é passeio, em baixa velocidade menos risco de acidente, menos consumo de combustível, menos ruído, enfim menos cansaço. Independente do tipo de "viatura" que vc irá comprar não esqueça de programar os destinos, considerando sempre: posto de abastecimento (combustível e comida), Assistência Médica (vc tá levando um filho pequeno), LOcal de dormida, Oficinas mecÂnicas ao longo do trecho a ser viajado. Não se assuste com tudo que foi dito, mas quem viaja com criança, tem que se preparar para tudo, e é tudo mesmo. BOA SORTE na compra da viatura e BOA VIAJEM!
442150 Meu equipamento de viagens.
Duardobruno
Valew a dica! :concordo:
Acho que vou tentar ver se eu encontro um 4x4 mesmo, pois sei que a gente acaba indo em lugares inóspidos e quando vê, tá na chuva, lama e tudo mais !
Obrigado ! :D
Carlo Pecca
Parabéns pelo trailler !
É isso mesmo, levar o pequeno conosco carece de atenção especial !
E, me diz uma coisa, quanto custa um trailler desse teu aí?
Como eu faço com relação aos documentos? Precisa de cadastro no detran né?
A Band puxa legal todo esse conjunto? :shock:
Grato pela ajuda de todos ! :concordo:
Carlo Pecca
06/12/2013, 22:29
"E, me diz uma coisa, quanto custa um trailler desse teu aí?
- Na faixa de 8 (pelado) até a 20 Mil Pratas, bem conservado com Arcondicionado, Sistema de água para banho, Banheiro Químico(pois ele é o menor da categoria), Fogão Duas bocas, Geladeira 60 Lts, Sistema Elétrico 220Vca/110Vca/12Vdc; TV a cores (telão de 15"), Armários (comida e roupas), cama de casal e um beliche para criança até 14 anos.
- É cadastrado no DETRAN como carretinha, paga somente IPVA anualmente e não paga Seguro Obrigatório e o principal : a tua Habilitação "B" permite conduzir uma automóvel + trailer;
- Sim, pois ela pesa 700Kg e a Band 2MIL Kg.
Tem um site www.macamping.com.br que fala tudo sobre trailer, motohome, barracas, carretinhas dormitórios e tem o forum com muitas dicas.
Outra coisa: esse trailer pode ser puxado de Brasilia, Variante, Opala, Fiat Estrada, Doblo, Adventure, Chevelho, qualquer carro tipo 1,4 a 2.0. Olha,... carro Mile nem pensar!
Grd Abraço.
Fabuloso !
Vou dar uma olhada !
Muito obrigado pela dica amigo ! :concordo:
Valew ! Um abraço !
MarcioNatal
07/12/2013, 11:32
"E, me diz uma coisa, quanto custa um trailler desse teu aí?
- Na faixa de 8 (pelado) até a 20 Mil Pratas, bem conservado com Arcondicionado, Sistema de água para banho, Banheiro Químico(pois ele é o menor da categoria), Fogão Duas bocas, Geladeira 60 Lts, Sistema Elétrico 220Vca/110Vca/12Vdc; TV a cores (telão de 15"), Armários (comida e roupas), cama de casal e um beliche para criança até 14 anos.
- É cadastrado no DETRAN como carretinha, paga somente IPVA anualmente e não paga Seguro Obrigatório e o principal : a tua Habilitação "B" permite conduzir uma automóvel + trailer;
- Sim, pois ela pesa 700Kg e a Band 2MIL Kg.
Tem um site www.macamping.com.br (http://www.macamping.com.br) que fala tudo sobre trailer, motohome, barracas, carretinhas dormitórios e tem o forum com muitas dicas.
Outra coisa: esse trailer pode ser puxado de Brasilia, Variante, Opala, Fiat Estrada, Doblo, Adventure, Chevelho, qualquer carro tipo 1,4 a 2.0. Olha,... carro Mile nem pensar!
Grd Abraço.
Carlo, bom dia.
Rapaz, ainda pretendo comprar um semelhante a esse seu. Acho muito bacana esse lance de trailler. É um sonho que ainda vou realizar. Parabéns, ele está muito bonito e organizado!
Um abraço e bom final de semana.
Márcio Humberto
titanium
08/12/2013, 21:12
Bom, voltando (eu) ao tópico.
Parceiro, eu acho que Expedições com Band curta são COMPLETAMENTE POSSÍVEIS!!!
Se o estilo da família for "Motorhome", o trailer sugerido pelo Carlo é uma ótima opção!
Mas como falei nas páginas anteriores, uma carretinha (Seja ela Offroad ou mesmo uma Normal) também supre com Louvor a falta de espaço da Band!
INCLUSIVE tem a vantagem de você poder deixá-la no hotel enquanto vai passear, por exemplo, num Shopping o Centro das cidades visitadas!
;)
Se o esquema fosse viajar acampando, poderia deixar acorrentado numa árvore e ir a cidade, por exemplo.
FOTO 1 e 2 - Carretinha Offroad - para expedições que passarão por trilhas médias ou até pesadas.
FOTO 3 - Carretinha comum - para expedições mais estradeiras.... no máximo passando por estradas de terra ou trilhas leves.
titanium
08/12/2013, 21:18
OPA!! hehehehe... Olha ae o amigo Renato lembrando da Mariposa!
Deixou saudades! Se a grana desse, teria ficado com ela e comprado a Lenda...
MAS quem sabe no futuro!?
SE A BAND NÃO FOR a opção da família (por não ser SONHO, por exemplo), Se fosse EU optaria por uma Hilux SW4 95 ouuuu uma SW4 2002.
Mas como falei, é minha opinião! hehehehe
A 2002 eu acho LINDA Demais! Credo! Até cheguei a considerar trocar a Lenda numa dessas (calma, já passou!)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
São carros confiáveis.
A 2002, apesar de já ter BI eletrônica, é um carro que foi muito bem testado e ainda seguia os padrões de qualidade antigos (mais rigorosos).
Acho que as mais modernas, apesar ótimas opções, não entregam a mesma qualidade das antigas.
MINHA OPINIÃO, ok???
hehehehe..
Abraços
titanium
08/12/2013, 21:39
Verdade amigo Renato Camargo ! :palmas:
Comprar uma Band é isso mesmo, eu sei que se não comprar vou ficar meio frustrado, mas, sou humilde em reconhecer que quando chegar a minha vez, vou ter uma, mesmo que seja uma curta só pra andar na cidade, viajens curtas e caminhos inóspidos na nossa querida Amazonia Brasileira (que tá se acabando) ! :-(
No momento preciso de um veículo para longa viajem, e tenho sei que não posso dar um passo maior do que a perna, senão...
Mas é isso, obrigado pela dica, toda palavra amiga que me dê uma visão mais ampla desse negócio, já faz grande diferença!
Um grande abraço!:)
CALMA AMIGO.... o banho de água fria que o pessoal deu é só pra você poder enxergar as outras opções.
BAND É CARA??? Depende do ponto de vista.
Você consegue comprar uma Hilux SW4 e uma X-Terra, que são ÓTIMOS Veículos, por 45 mil.
Não sei dizer, no entanto, o estado de conservação desses utilitários nessa média de valores.
Uma BANDEIRANTE por 45 mil você também encontra! Encontra até por 25 mil!!!
Depende, no entanto, DO TIPO DE EXPEDIÇÃO/AVENTURA que queres PROPORCIONAR a sua família, do tipo de DESTINO e CAMINHOS que queres percorrer.
uma Hilux de 45 mil é um carro PRONTO para Longas Expedições???? Eu não sei. Mas acredito que ainda se gasta uns 3 ou 6 mil com Revisões.
PARA POR AÍ???? Não!!!!
Ainda vai gastar mais com IPVA e SEGURO. O que, no ano, deve ficar em 5 mil reais a mais NO ANO!!!
uma Bandeirante é um carro mais barato a Longo prazo.
Imagine que você não vai pagar seguro pra ela (até por que não tem seguradora que faça, dependendo do ano)
IPVA você também não paga, dependendo do ano do carro! rsrsrs..
Ex: se comprar uma 1994 com motor 364 talvez no seu Estado não pague mais IPVA.
Continuando o comparativo...
Imagine uma Toyota 94 COMPLETAMENTE Revisada por 45 mil .... e uma X-Terra / Hilux 2005 revisada também por 45 mil.
QUEM TERÁ UM CUSTO DE MANUTENÇÃO INFERIOR no decorrer dos Anos???
Minha opinião???
Toyota Bandeirante tem um custo de manutenção pelo menos uns 30% mais barato e apresentam maior RESISTÊNCIA.
No entanto, são mais desconfortáveis.
Mais uma vez é uma questão de você analisar o que vai satisfazer melhor o gosto / estilo de viagem que você e a sua família procuram!
Forte abraço
CALMA AMIGO.... o banho de água fria que o pessoal deu é só pra você poder enxergar as outras opções.
BAND É CARA??? Depende do ponto de vista.
Você consegue comprar uma Hilux SW4 e uma X-Terra, que são ÓTIMOS Veículos, por 45 mil.
Não sei dizer, no entanto, o estado de conservação desses utilitários nessa média de valores.
Uma BANDEIRANTE por 45 mil você também encontra! Encontra até por 25 mil!!!
Depende, no entanto, DO TIPO DE EXPEDIÇÃO/AVENTURA que queres PROPORCIONAR a sua família, do tipo de DESTINO e CAMINHOS que queres percorrer.
uma Hilux de 45 mil é um carro PRONTO para Longas Expedições???? Eu não sei. Mas acredito que ainda se gasta uns 3 ou 6 mil com Revisões.
PARA POR AÍ???? Não!!!!
Ainda vai gastar mais com IPVA e SEGURO. O que, no ano, deve ficar em 5 mil reais a mais NO ANO!!!
uma Bandeirante é um carro mais barato a Longo prazo.
Imagine que você não vai pagar seguro pra ela (até por que não tem seguradora que faça, dependendo do ano)
IPVA você também não paga, dependendo do ano do carro! rsrsrs..
Ex: se comprar uma 1994 com motor 364 talvez no seu Estado não pague mais IPVA.
Continuando o comparativo...
Imagine uma Toyota 94 COMPLETAMENTE Revisada por 45 mil .... e uma X-Terra / Hilux 2005 revisada também por 45 mil.
QUEM TERÁ UM CUSTO DE MANUTENÇÃO INFERIOR no decorrer dos Anos???
Minha opinião???
Toyota Bandeirante tem um custo de manutenção pelo menos uns 30% mais barato e apresentam maior RESISTÊNCIA.
No entanto, são mais desconfortáveis.
Mais uma vez é uma questão de você analisar o que vai satisfazer melhor o gosto / estilo de viagem que você e a sua família procuram!
Forte abraço
É isso que eu queria saber amigo !
Olhando nessa ótica, acho que vou optar por uma Band, Curta ou Longa (se encontrar) !
Carro que não me dê dor de cabeça ! Que ande firme e que vá pra qualquer lugar !
Não pretendo dormir no carro, é um a carro pra conhecer lugares, e tirar belas fotos pra guardar de recordação pra sempre !
Acho que uma Bandeirante vai me levar sem pestanejar ! Se a manutenção for necessária, vou fazer o que for preciso e tentar comprar uma Band mais inteira possível, e assim, vou arrumando, pois percebo que as $$$ são altas e vou ter que me programar bem pra isso, então o gasto no carro pode ser o de menos nessa história ne? :concordo:
Já decidi !
Vai ser de Jipão Toyota Bandeirante Mesmo ! :cool:
Obrigado a todos que me ajudaram nessa escolha !
E se tiverem dicas de Band em bom estado ! Fico muito agradecido !
Grande abraço ! :D :concordo:
titanium
10/12/2013, 13:05
Pagel, acho que o fórum não permite veicular anúncios de veículos aqui nos tópicos, o que particularmente acho desnecessário.... pois EU Penso que o objetivo do fórum é justamente criar um meio para que possamos trocar informações e ajudar/orientar os companheiros.
Mas regras são regras.
:banido:
Bom de toda forma, vou deixar aqui o link da página de classificados de veículos daqui do fórum.
Lá tem algumas Bandeirantes à venda.
Procure com calma.
Classificados 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/classificados-4x4-brasil/)
Tem também o Rolo4x4: http://rolo4x4.com.br/
E mais uma vez digo: o grupo dos Toyoteiros do Google Groups tem boas opções anunciadas lá.
Não sei se você já está lá.. mas se quiser acessar o grupo, me manda um e-mail titanium.ssh GMAIL que te adiciono.
...
Um carro utilitário desses é pra manter por muitos anos.
Por isso pense que as vezes o custo inicial pode até ser alto, mas a longo prazo compensa.
(é como penso!) rsrsrs
Forte abraço e boa sorte na procura da sua viatura!
:palmas: :concordo:
Pagel, acho que o fórum não permite veicular anúncios de veículos aqui nos tópicos, o que particularmente acho desnecessário.... pois EU Penso que o objetivo do fórum é justamente criar um meio para que possamos trocar informações e ajudar/orientar os companheiros.
Mas regras são regras.
:banido:
Bom de toda forma, vou deixar aqui o link da página de classificados de veículos daqui do fórum.
Lá tem algumas Bandeirantes à venda.
Procure com calma.
Classificados 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/classificados-4x4-brasil/)
Tem também o Rolo4x4: http://rolo4x4.com.br/
E mais uma vez digo: o grupo dos Toyoteiros do Google Groups tem boas opções anunciadas lá.
Não sei se você já está lá.. mas se quiser acessar o grupo, me manda um e-mail titanium.ssh GMAIL que te adiciono.
...
Um carro utilitário desses é pra manter por muitos anos.
Por isso pense que as vezes o custo inicial pode até ser alto, mas a longo prazo compensa.
(é como penso!) rsrsrs
Forte abraço e boa sorte na procura da sua viatura!
:palmas: :concordo:
Obrigado Titanium !
Valew por ter iniciado as respostas no meu post, você foi de grande ajuda e me deu informações valiosas que foram determinantes para a minha decisão, e isso é muito bom ! :D
Gosto muito de Brasília, já fui aí uma vez em 2010 em treinamento, e achei uma cidade linda ! Um dia quem sabe, se puder é claro, te procuro pra gente trocar uma ideia !
Obrigado a todos do 4X4Brasil ! :concordo:
Carlo Pecca
11/12/2013, 14:59
PAGEL
Boa sorte na escolha da sua "viatura" e que grandes prazeres(na boa), ela venha lhe proporcionar. Não esqueça de contar tudo , OK?
titanium
11/12/2013, 16:40
PAGEL
Boa sorte na escolha da sua "viatura" e que grandes prazeres(na boa), ela venha lhe proporcionar. Não esqueça de contar tudo , OK?
X2!
Relate tudo por aqui! rsrsrs
Abraços e sorte na busca!
4432251 dia antes da viagem precisei abrir a caixa de cambio do jipe e pra nao perder a viajem acabei indo de carro baixo fui e voltei ao atacama sem maiores problemas, so dois pneus cortados por desatencao...a bandeirante e um excekente carro mas uma band revisada e confiavel nao sai barato
se o objetivo principal e a viagem eu aconselharia uma strada working cd com calcos nas molas...compra uma 0km como preco que vai gastar numa band e mais o gasto com revisoes....
X2!
Relate tudo por aqui! rsrsrs
Abraços e sorte na busca!
Pode deixar pessoal !
Quando puder vou iniciar minha busca, e posto tudo por aqui ! :cool:
Mas como o $$$ tá curto, vou adiar um pouco o sonho e deixar para 2014 ! :pensativo:
Desde já fico muito grato por tudo que me disseram, foi de grande ajuda ! :concordo:
Um abraço a todos ! :D
p.rpsilva
16/12/2013, 12:35
Prezado Titanium,
Meu nome é Paulo e sou novato no fórum.
Li e reli suas respostas ao colega Pagel e apesar de também me serem muito úteis, preciso "te alugar" um pouco, também...
Vou comprar uma Band curta mas, as minhas dúvidas baseiam-se mais no uso do diário.
Ela será usada "PRA TUDO"! hehehe...para uso urbano, rodoviário e passeios com trilhas leves.
Se for possível, me ajude com dicas sobre itens de importância à serem observados na aquisição de um veiculo desse tipo, principalmente no que se refere a alta kilometragem, possíveis defeitos(por mau uso), enfim...toda e qualquer informação sua e/ou dos colegas com experiências no assunto serão muito bem vindas.
Desde já, agradeço.
Paulo.
titanium
16/12/2013, 13:27
Olá Paulo!
Meu caro, vamos lá... aqui no fórum todos estão dispostos a Ajudar!!! hehehehe
Fique tranquilo em perguntar!
A dica que dou é: compre uma Band de algum Toyoteiro! rsrsrs..
Uma pessoa que conhece Bem o carro e que sabe exatamente o que tem que fazer e o que TerÁ que fazer em breve.
Tem um grupo do Google chamado toyoteiros-google que tem algumas à venda.
Não se importe de ter que ir buscar sua Band em outra Cidade\Estado!
O custo da passagem muitas vezes se tira na primeira revisão que você for fazer em uma sem histórico de manutenções! rsrs
Uma Bandeirante boa pra uso diário, viagens curtas e trilhas leves é fácil de encontrar. Principalmente se você não ligar pra uma ou outra falha que venha surgir... instrumentos que não funcionam... motor queimando óleo... Essas você encontra em qualquer lugar.
O problema é quando o nível de exigência aumenta! rsrsrs..
Mas como já dissemos: Compre a Band mais preparada possível!! Pois se for pegar uma Band por fazer, esteja preparado pra investir! rsrs..
Pense no seu nível de exigência em relação a ruídos, conforto térmico, tremedeira e dirigibilidade.
Pergunto: Já dirigiu uma Band? Tem certeza que ela É O Carro pra ti? kkkkkk
Se a resposta for sim, SHOW!!!
Pense no seu nivel de exigência sobre os itens de conforto e pesquise uma viatura que atenda esses requisitos.
Lembrando: bandeirante original é desconfortável! Ela toda preparada, continua desconfortável... mas bem menos!!!
Para rodar no dia-a-dia um câmbio 4 marchas sincronizado atende muito bem!
Se não se importar com barulho, calor no cofre do motor e andar a no máximo 110 km/h na estrada, as Bands com motor Mercedes OM-314 lhe atenderão bem!
Se quer um pouco mais de performance e menos barulho, Bands acima de 91 e menor que 94 com motor Mercedes OM-364 serão bem vindas! Até por que elas vem equipadas com câmbio 5 marchas... vai bem na estrada!
Consegue andar a 115... 120 km/h.
Pense também na quantidade de pessoas que utilizarão o carro contigo!
Mulher e filhos também?
Colocar criança (bebê) nas cadeirinhas traseiras é uma tarefa complicada, pois o acesso ao bando traseiro é delicado (dificil e desagradável) em Bands que não têm 4 portas.
Band Curta não dá pra colocar 4 portas.... nas bands perua Longa e nas Cabine duplas dá pra colocar as portas com uns 3.5 mil de investimento e uns 20 dias de serviço (num bom funileiro).
Agora.... se queres um carro que faça pouco barulho de motor e esquente menos o cofre, uma boa pedida são as Bands mais novas equipadas com motor Toyota 14B.
Dizem, no entanto, que esses motores têm um custo de manutenção um pouco mais caro que os Mercedes.
Essas Bands sairam acima de 94 até 2001.
Quanto ao conforto térmico-acustico nas Bands com motores Mercedes (OM-314 ou OM-364) dá pra um bom Tapeceiro ajudar!
A minha mesmo mandei forrar o cofre e por dentro já comprei forrada.
Melhora bastante!
..
Quanto ao MOTOR véio......
essa pergunta é delicada.
Existem algumas técnicas de como perceber (com alguma margem de certeza) que um motor está cansado.
Ex: motor baixando muito óleo; motor fraco; motor soprando ar pelo suspiro do motor; motor soltando fumaça branca ou azulada pelo escapamento depois que o motor estiver quente; motor soltando Muita fumaça branca na partida à frio; motor espirrando óleo pela tampa de óleo quando se retira a tampa e acelera o motor; motor jogando pressão pro radiador quando em funcionamento percebe-se que a pressão da agua do radiador está elevada, fazendo bolhas OU quando a tampa do radiador estiver fechada as mangueiras dagua estiverem excessivamente duras....
Enfim, existem algumas dicas pra tentar identificar um motor cansado.
Mas as vezes o cara é honesto e lhe fala que o motor está cansado e faz um bom desconto no veículo, de forma que você tenha dinheiro pra mandar fazer ele quando comprar.
Fato é que um motor Mercedes cansado ainda roda MUITO.
Claro que roda com as tradicionais incomodações de ter que ficar completando óleo (as vezes água também).
Mas vai longe se não deixar faltar água e óleo.
O grande segredo da durabilidade do motor e da Bomba injetora, é a troca do elemento de filtro de ar, óleo, diesel e o próprio óleo do motor de 5 em 5 mil km.
Se o dono fizer isso, o motor e a bomba injetora vão durar MUITO!
..
Quanto aos itens de conforto, eles podem ser melhorados com o uso de Bancos modernos e confortáveis, amortecedores especiais, jumelos menores (tamanho original), suspensão com separadores de molas do feixe, ar-condicionado, isolamento térmico acustico do cofre e interno (parede corta fogo, piso, laterais e teto).
...
Bom, se tiver alguma dúvida Pode perguntar que a turma aqui é "Ponta Firme"!
Abraços
Paulo,
Comprei a Band para ser o segundo carro, para brincar. Com o tempo ela passou a ser o primeiro e o Civic cada vez menos usado, até ser vendido. Dá perfeitamente para ser o carro do dia a dia, mas tenha em mente que volta e meia a viatura vai te deixar na mão por alguns dias para revisões. Não tem jeito, carro antigo sempre tem algo para fazer e se dixar acumular é pior. Na minha opinião os itens importantes ( além da manut. em dia é claro ), para se usar a band no dia a dia, viagens, trilhas leves e médias ( para trilha pesada tb dá, mas requer uma preparação maior e a viatura vai tar sempre na oficina ) são : DH, AR, freios à disco, Bancos melhores, isolamento térmico e acústico, 5m. A turbina é uma questão pessoal. Uma Band com motor 14b roda tranquilamente a 110, 120 na estrada mas uma turbina melhora muito as utrapassagens e segura a velocidade nas subidas sem a nescessidade de pisar fundo e ficar reduzindo toda hora.
Aí em Petrópolis tem o toyoteiro Chico Bicalho, camarada de primeira com uma Band show e que conhece um meca muito bom em Itaipava.
Abs
Fabiano
Também comprei uma Band como segundo carro. Era para atividades no fora de estrada somente. Acabou virando o primeiríssimo, pelo menos para mim. Uso exclusivo he he.
Como o pessoal já falou é bom comprar o mais completo possível. A minha é 14B, 5m mas não é turbinada. E faz falta na estrada, principalmente em subidas. Quanto ao quesito conforto não espere muito. Além disso cuidado que Band é vírus, pega e não tem cura.
MarcioNatal
16/12/2013, 22:29
Também comprei uma Band como segundo carro. Era para atividades no fora de estrada somente. Acabou virando o primeiríssimo, pelo menos para mim. Uso exclusivo he he.
Como o pessoal já falou é bom comprar o mais completo possível. A minha é 14B, 5m mas não é turbinada. E faz falta na estrada, principalmente em subidas. Quanto ao quesito conforto não espere muito. Além disso cuidado que Band é vírus, pega e não tem cura.
E extremamente contagioso!!!:safari-rig:
Um abraço
Márcio Humberto
Tenho Bandeirante desde 2004 e tive que usá-lo como carro principal por três anos (o outro, na época, era um Jeep Willys) sem problemas. Inclusive até nos dias de hoje, a patroa prefere viajar de Bandeirante do que de carro de plástico. Siga os conselhos acima e procure adquirir a de melhor estado e equipada com a maior quantidade de ítens que considerar essenciais (direção hidráulica (necessário), cinco marchas, freio a disco, eixo traseiro flutuante, ar condicionado, etc). Atualmente, dependendo da atualização, fazer upgrades mecânicos em Toyota Bandeirante é quase inviável devido aos custos das peças e mão de obra).
Seja bem vindo e boa sorte na busca.
Grande abraço.
p.rpsilva
05/02/2014, 10:25
Titanium,
Primeiramente, quero me desculpar pela demora em lhe responder/agradecer pela atenção.
Infelizmente, depois daquele contato inicial, tive uma série de problemas pessoais, de saúde inclusive que me deixaram fora de combate...a coisa foi séria.
Mas, a vida está voltando ao normal.
Lendo e relendo as suas colocações, vi que a Band é realmente a viatura ideal pra mim.
Porém(por que td tem que ter um porém??? hehehe...), no início deste mês, quando comecei à voltar a ativa(como expliquei acima), me deparei com um obstáculo.
Eu não tenho condições de comprar uma Band, pagando o valor à vista.
O meu carro atual, é financiado...e...TODOS os bancos que tentei, não financiam devido a idade dos veículos.
Não descobri um banco que financie uma Band 90, por exemplo.
Coisa de duro...rsrs.
Eu ainda não sei oque farei. A meta, é uma Band...agora, como será...não sei.
As outras opções de 4x4, na verdade não me interessam...por motivos diversos(financeiro, inclusive).
Agradeço muito à sua atenção...e também aos amigos Dimasi, PP5GAS, MarcioNatal, e Nirlei pela ajuda.
Espero fazer parte da turma e estar aqui, comentando sobre as Band mas, com conhecimento de causa...rsrs.
Forte abraço.
Paulo.
MarcioNatal
05/02/2014, 14:00
Titanium,
Primeiramente, quero me desculpar pela demora em lhe responder/agradecer pela atenção.
Infelizmente, depois daquele contato inicial, tive uma série de problemas pessoais, de saúde inclusive que me deixaram fora de combate...a coisa foi séria.
Mas, a vida está voltando ao normal.
Lendo e relendo as suas colocações, vi que a Band é realmente a viatura ideal pra mim.
Porém(por que td tem que ter um porém??? hehehe...), no início deste mês, quando comecei à voltar a ativa(como expliquei acima), me deparei com um obstáculo.
Eu não tenho condições de comprar uma Band, pagando o valor à vista.
O meu carro atual, é financiado...e...TODOS os bancos que tentei, não financiam devido a idade dos veículos.
Não descobri um banco que financie uma Band 90, por exemplo.
Coisa de duro...rsrs.
Eu ainda não sei oque farei. A meta, é uma Band...agora, como será...não sei.
As outras opções de 4x4, na verdade não me interessam...por motivos diversos(financeiro, inclusive).
Agradeço muito à sua atenção...e também aos amigos Dimasi, PP5GAS, MarcioNatal, e Nirlei pela ajuda.
Espero fazer parte da turma e estar aqui, comentando sobre as Band mas, com conhecimento de causa...rsrs.
Forte abraço.
Paulo.
Paulo, boa tarde.
Antes de mais nada, espero que se recupere logo, que fique 100% operacional o mais breve possível!
Quanto a agradecer, acho que não seja necessário! Acredito que todos aqui tenham um único objetivo: ajudar! Cada um da sua forma, dentro das suas limitações e conhecimento, mas ajudar sempre.
Tenha certeza que a alegria maior é poder colocar isso em prática. Quantas e quantas vezes já fui socorrido pelos amigos aqui do fórum? Já perdi as contas e todas as vezes que estou em uma enrascada, sempre tem alguém para somar! Bem vindo, mesmo sem uma viatura(por enquanto!).
Um abraço.
Márcio Humberto
Denise Ávila
05/02/2014, 16:26
Olá Galera!
Cá estou leitora ávida de tudo que vcs escrevem e, acompanhando este tópico, venho com mais perguntas. Já entendi a diferença entre os 3 motores que equipam as Bands (OM 314, OM 364 e 14 B). Entendi que, por conta de extensa frota de caminhões que rodam no Brasil os Mercedes tem manutenção mais econômica além de, qualquer mecânico de beira de estrada te tirar de um sufoco. Minha pergunta se refere às Bands com motor 14B que (me corrijam se falo besteira), motor este que não é mais fabricado. Se precisar fazer qualquer reparo neste motor será possível encontrar peças de reposição?
E quanto ao que vai além do motor? Falo dos periféricos que se encontram ao redor do motor e demais peças mecânicas tipo eixos, sistemas de freios, sistema de arrefecimento, embreagem, câmbio e etc. São os mesmos usados nos carros com 314 e 364? As Bands com motor 14B tem algo mais diferente além do motor?
Brigadão
Olá Galera!
Cá estou leitora ávida de tudo que vcs escrevem e, acompanhando este tópico, venho com mais perguntas. Já entendi a diferença entre os 3 motores que equipam as Bands (OM 314, OM 364 e 14 B). Entendi que, por conta de extensa frota de caminhões que rodam no Brasil os Mercedes tem manutenção mais econômica além de, qualquer mecânico de beira de estrada te tirar de um sufoco. Minha pergunta se refere às Bands com motor 14B que (me corrijam se falo besteira), motor este que não é mais fabricado. Se precisar fazer qualquer reparo neste motor será possível encontrar peças de reposição?
E quanto ao que vai além do motor? Falo dos periféricos que se encontram ao redor do motor e demais peças mecânicas tipo eixos, sistemas de freios, sistema de arrefecimento, embreagem, câmbio e etc. São os mesmos usados nos carros com 314 e 364? As Bands com motor 14B tem algo mais diferente além do motor?
Brigadão
MINHA OPINIÃO!!!!
A tendência é que peças do motor 14B se tornem raras e caras, pois o mercado é pequeno e limitado. Até onde sei, NO BRASIL, esse motor equipou poucas viaturas, daí a razão da afirmação acima. É um ótimo motor, mas .... fico com o mercedes
Denise Ávila
05/02/2014, 18:00
MINHA OPINIÃO!!!!
A tendência é que peças do motor 14B se tornem raras e caras, pois o mercado é pequeno e limitado. Até onde sei, NO BRASIL, esse motor equipou poucas viaturas, daí a razão da afirmação acima. É um ótimo motor, mas .... fico com o mercedes
Olá DeMelo
E como fica o prognóstico a longo prazo? Afinal estes motores são robustos mas não eternos. Dá para retificar um 14B? Em último caso dá para instalar um OM 364 no lugar do 14B? E os demais componentes mecânicos (câmbio, arrefecimento etc.)?
Brigadão
A retífica em si é a mesma em qualqiuer motor, o que muda são as peças ( anéis, casquilhos, bronzina, retentores etc... ) que precisam ser substituidas. As peças, acredito que vamos tem por muito tempo. Esses motores equiparam caminhões e ônibus, na A. Latina, Europa e Ásia é só importar. A feraço e Americas por ex. conseguem as peças. Quando ( 10, 15 anos ) as peças se tornarem raras, melhor instalar um MWM 2.8. Outra coisa, essa história que a Mercedes fabricará para sempre as peças de seus motores é lenda. O classe A é um MB e tenta achar peças para ele. Soube de gente que teve quebrado o copo do filtro do OM 314 e não encontrou. Aliás encontrou por módicos R$ 800,00. Todos os motores vão ter suas peças mais difíceis de encontrar conforme forem ficando antigos. Ficar Pensando nisso é sofrer por antecipação.
Denise Ávila
06/02/2014, 22:34
Dimasi
Brigadão por mais esta.
Pessoal, mil desculpas pelo tempo fora, tive problemas financeiros, contratempos e a Band foi adiada e agora tenho planos para 2015, mas essa toyota sai com certeza, se Deus quiser! O problema como sempre é o $$$. Tenho algumas opções, estou na dúvida, mas entre uma f1000, hilux/sw4, ou uma Band, pois tenho previsão de ter uns 26 mil, então gostaria de saber a opinião de vocês. Será que consigo uma toyota pós 84 original, boa de mecânica? Original mesmo, carro de tiozinho, aspirada, bruta e simples. Lata e interior, sei que é caro, mas posso arrumar depois quando puder. Desde já fico muito grato pelas respostas dos colegas do forum que sempre foram muito solícitos comigo e eu agradeço desde já a todas as dicas! Abraço a todos !
Pessoal, mil desculpas pelo tempo fora, tive problemas financeiros, contratempos e a Band foi adiada e agora tenho planos para 2015, mas essa toyota sai com certeza, se Deus quiser! O problema como sempre é o $$$. Tenho algumas opções, estou na dúvida, mas entre uma f1000, hilux/sw4, ou uma Band, pois tenho previsão de ter uns 26 mil, então gostaria de saber a opinião de vocês. Será que consigo uma toyota pós 84 original, boa de mecânica? Original mesmo, carro de tiozinho, aspirada, bruta e simples. Lata e interior, sei que é caro, mas posso arrumar depois quando puder. Desde já fico muito grato pelas respostas dos colegas do forum que sempre foram muito solícitos comigo e eu agradeço desde já a todas as dicas! Abraço a todos !
Rapaz,
Por esse valor tem que procurar bastante, pois tá no limite para comprar um bandeirante. O risco de comprar uma bomba é grande e as originais "de tiozinho" praticamente não existem mais!!! mas, se procurar muito, quem sabe... Só adiantando, a reforma da lataria de uma band com muitos podres não sai por menos de 10K!! interior vai mais uns 2/3k. Motor, vixe!!!! e assim por diante. O melhor mesmo é juntar mais dinheiro e comprar uma por 40k. Aí, sim, vc já está com um valor para uma boa bandeirante.
boa sorte
Rapaz,Por esse valor tem que procurar bastante, pois tá no limite para comprar um bandeirante. O risco de comprar uma bomba é grande e as originais "de tiozinho" praticamente não existem mais!!! mas, se procurar muito, quem sabe... Só adiantando, a reforma da lataria de uma band com muitos podres não sai por menos de 10K!! interior vai mais uns 2/3k. Motor, vixe!!!! e assim por diante. O melhor mesmo é juntar mais dinheiro e comprar uma por 40k. Aí, sim, vc já está com um valor para uma boa bandeirante.boa sorteÉ como eu imaginava. As Bands estão raras e muito caras, praticamente impossível pra mim no momento. Não posso chegar nesses 40k tão cedo, os 26 são o máximo mesmo, pensava em comprar boa de mecanica, rodar assim mesmo por uns 2 ou 3 anos e aí sim, fazer a danada ficar como eu quero. Sou assalariado, e como disse, a $$ apertou muito, tive que desistir da band ano passado, e agora tinha a esperança para 2015, mas acho que não vou ter minha toyota tão cedo. Mesmo assim, muito obrigado pelas dicas amigo! Foram de grande ajuda.
É como eu imaginava. As Bands estão raras e muito caras, praticamente impossível pra mim no momento. Não posso chegar nesses 40k tão cedo, os 26 são o máximo mesmo, pensava em comprar boa de mecanica, rodar assim mesmo por uns 2 ou 3 anos e aí sim, fazer a danada ficar como eu quero. Sou assalariado, e como disse, a $$ apertou muito, tive que desistir da band ano passado, e agora tinha a esperança para 2015, mas acho que não vou ter minha toyota tão cedo. Mesmo assim, muito obrigado pelas dicas amigo! Foram de grande ajuda.
Pagel,
Entendo suas angústias!! mas vai por mim, vc juntará a diferença muito mais rápido do que reformará uma toda detonada. Fica muiiittto caro a reforma e vc ainda tem o problema de mão de obra e peças. Mais um exemplo: vc não encontra mais lataria nova para band, então se vc não comprar uma boa de lata, terá que comprar a lataria usada a preço de ouro!!!!! E por aí vai!!!!
Às vezes queremos ter uma band a todo custo, mas ao final o desgaste é grande, principalmente quando a grana é curta. Então vá com calma e pesquise bem!! Melhor comprar uma toda feita, inteira, que te dará só alegrias, a comprar uma detonada que ficará mais tempo na oficina comendo seu suado dinheiro.
abçs
hercilio.neto
20/08/2014, 10:49
Pagel,
Entendo suas angústias!! mas vai por mim, vc juntará a diferença muito mais rápido do que reformará uma toda detonada. Fica muiiittto caro a reforma e vc ainda tem o problema de mão de obra e peças. Mais um exemplo: vc não encontra mais lataria nova para band, então se vc não comprar uma boa de lata, terá que comprar a lataria usada a preço de ouro!!!!! E por aí vai!!!!
Às vezes queremos ter uma band a todo custo, mas ao final o desgaste é grande, principalmente quando a grana é curta. Então vá com calma e pesquise bem!! Melhor comprar uma toda feita, inteira, que te dará só alegrias, a comprar uma detonada que ficará mais tempo na oficina comendo seu suado dinheiro.
abçs
Por isso é que considero viável a compra de uma Band anterior a 1982.
É possível comprar uma Band em boas condições por um preço razoável (entre 20 e 30k) e curtir muito até ter condições de trocar por uma mais nova.
Para quem faz essa opção, recomendo não investir muito na Band antiga, apenas itens essenciais como freio a disco e servofreio se já não tiver.
Eu tive uma Band 64 por quase 9 anos. Era meu carro do dia-a-dia, de trilhas e também fiz viagens. Tudo na manha, sem exageros.
Na época, eu não tinha condições de comprar uma Band mais nova (por conta de outras prioridades), e se eu não tivesse comprado o "Intrépido", teria ficado todo esse tempo com um carro de plástico.
Convenhamos: é muito difícil convencer a patroa a aceitar que você vai investir mais de R$ 40 mil em um Bandeirante.
Ela faz uma relação de "ótimos carros" (na visão dela) muito mais novos com preços equivalentes.
AndreyPrevidelli
20/08/2014, 13:32
É como eu imaginava. As Bands estão raras e muito caras, praticamente impossível pra mim no momento. Não posso chegar nesses 40k tão cedo, os 26 são o máximo mesmo, pensava em comprar boa de mecanica, rodar assim mesmo por uns 2 ou 3 anos e aí sim, fazer a danada ficar como eu quero. Sou assalariado, e como disse, a $$ apertou muito, tive que desistir da band ano passado, e agora tinha a esperança para 2015, mas acho que não vou ter minha toyota tão cedo. Mesmo assim, muito obrigado pelas dicas amigo! Foram de grande ajuda.
Veja, quando comprei minha Band, por total sorte e mesmo sem saber os detalhes técnicos já ditos aqui, coincidentemente achei uma ano 82, com reduzida e cambio sincronizado. Após, diante do falado pelos experts, pude realmente ver que sorte tive, pois se aparecesse uma 1970, pelo delumbramento que dá, teria comprado rsrsrsrss.
Agora, quanto ao tópico em questão, recentemente tive conversando com uns colegas que foram de moto para o atacama e cordilheira dos andes e fiquei maluco de vontade de ir, só que de BAND RSRSRSRSRS
Alguem do forum toparia encarar uma dessas?????????
Veja, quando comprei minha Band, por total sorte e mesmo sem saber os detalhes técnicos já ditos aqui, coincidentemente achei uma ano 82, com reduzida e cambio sincronizado. Após, diante do falado pelos experts, pude realmente ver que sorte tive, pois se aparecesse uma 1970, pelo delumbramento que dá, teria comprado rsrsrsrss.
Agora, quanto ao tópico em questão, recentemente tive conversando com uns colegas que foram de moto para o atacama e cordilheira dos andes e fiquei maluco de vontade de ir, só que de BAND RSRSRSRSRS
Alguem do forum toparia encarar uma dessas?????????
eu ja fui 17200 km ida e volta, recomendo a todos um dos lugares mais bonitos da terra
AndreyPrevidelli
20/08/2014, 14:15
eu ja fui 17200 km ida e volta, recomendo a todos um dos lugares mais bonitos da terra
CARAMBA.
Pessoal, ninguem topa programar uma dessas.....espirito aventureiro tá falando alto rsrsrsrs
Está nos meus planos. Talvez ano que vem...
Por isso é que considero viável a compra de uma Band anterior a 1982.É possível comprar uma Band em boas condições por um preço razoável (entre 20 e 30k) e curtir muito até ter condições de trocar por uma mais nova. Para quem faz essa opção, recomendo não investir muito na Band antiga, apenas itens essenciais como freio a disco e servofreio se já não tiver.Eu tive uma Band 64 por quase 9 anos. Era meu carro do dia-a-dia, de trilhas e também fiz viagens. Tudo na manha, sem exageros.Na época, eu não tinha condições de comprar uma Band mais nova (por conta de outras prioridades), e se eu não tivesse comprado o "Intrépido", teria ficado todo esse tempo com um carro de plástico.Convenhamos: é muito difícil convencer a patroa a aceitar que você vai investir mais de R$ 40 mil em um Bandeirante. Ela faz uma relação de "ótimos carros" (na visão dela) muito mais novos com preços equivalentes.Hercício, aqui em casa tenho muita sorte ! Minha esposa quer muito uma Bandeirante também srsrsrsrsr ! Acho que isso é raro, mas ela acha o toyotão muito agradável, ela diz parecer inquebrável, transmite confiança, minha cidade é uma buraqueira total, o custo de manutenção com carro a gasolina é terrível, fora a aporrinhação de estar em oficina toda hora arrumando parafernalhas eletricas etc... já sofremos muito com carro de plastico, fusca ... kkkkkkkk Mas se puderem me digam uma coisa: Qual a diferença (pra mim que uso na cidade ou uma estradinha de barro leve) entre ter uma toyota com reduzida, eixo flutuante etc... Posso colocar isso depois? Fica caro demais? As portas podem ser colocadas fechaduras das novas? Forro de porta? Ar condicionado? O motor om 314 é o mesmo no mínimo em que ano (década de 70)? Desculpe as perguntas bobas, mas eu quero muito ter uma Band, so me falta mais $$$ kkkkkkkkkkkk Mas desde já agradeço muito aos colegas que me dão força nessa batalha ! Obrigado amigos !
pagel,
band a partir do segundo semestre de 1981 ja começou a ser vendida algumas unidades com cambio sincronizado,eu consegui achar uma,e estou com ela a mais de 10 anos.
numa band vc pode tudo,trocar porta,motor,fechadura,cambio etc,basta saude financeira para tal.
a minha era lona,capota e porta,depois de um tempo,troquei a porta de lona por uma de lata,e por ai vai.
a primeira coisa que fiz foi o freio,era lona nas 4 rodas,um lixo,agora disco nas 4 com acionamento freio a ar,é o melhor freio,mas caro,o custo beneficio nao vale a pena,foi por luxo.e eu adoro o som da buzina,a corneta pega o radiador de ponta a ponta,fica fixada em fente ao radiador,essa é a fraca,na lateral tem mais 03 corneta,acionada pelo reservatorio do mb 608,ai o bicho pega,parece um trem chegando no cruzamento,so uso em digamos ocasioes especiais.
um sistema de disco na frente e tambor na traseira como nas modernas ja é o suficiente.
o gasto com uma band nao tem fim,vai depender do seu bolso e suas ideias.
o legal é que a viatura permite ir fazendo as coisas aos poucos,
boa sorte na compra e divirta-se com os up grades e acessorios/invencoes.
hercilio.neto
21/08/2014, 22:15
Hercício, aqui em casa tenho muita sorte ! Minha esposa quer muito uma Bandeirante também srsrsrsrsr ! Acho que isso é raro, mas ela acha o toyotão muito agradável, ela diz parecer inquebrável, transmite confiança, minha cidade é uma buraqueira total, o custo de manutenção com carro a gasolina é terrível, fora a aporrinhação de estar em oficina toda hora arrumando parafernalhas eletricas etc... já sofremos muito com carro de plastico, fusca ... kkkkkkkk Mas se puderem me digam uma coisa: Qual a diferença (pra mim que uso na cidade ou uma estradinha de barro leve) entre ter uma toyota com reduzida, eixo flutuante etc... Posso colocar isso depois? Fica caro demais? As portas podem ser colocadas fechaduras das novas? Forro de porta? Ar condicionado? O motor om 314 é o mesmo no mínimo em que ano (década de 70)? Desculpe as perguntas bobas, mas eu quero muito ter uma Band, so me falta mais $$$ kkkkkkkkkkkk Mas desde já agradeço muito aos colegas que me dão força nessa batalha ! Obrigado amigos !
Pagel,
O Toyota Bandeirante é um carro adorável, depois que a patroa conhece acaba gostando, mas assim, antes de experimentar, são realmente raras as mulheres que gostem. Você é um cara de sorte.
Como eu disse em posts anteriores, a Band antiga, principalmente anteriores a 1970 com teto de aço, devem ser mantidas o mais originais possíveis. É esse charme que agrega valor a essas Bands.
Mesmo nas Band fabricadas entre 70 e 81 que já têm o visual atualizado, não compensa investir em up-grades.
Para deixa-la com a configuração da Band 82, é necessário um grande investimento, pois a troca do câmbio e T-case por si só já é bem cara e implica em outros custos simultâneos, já que para instalar o câmbio será necessário trocar o eixo traseiro, além das consequentes adaptações de coxins, cardans, etc.
Eventualmente, se houver condições financeiras de avançar nos planos do eixo flutuante em conjunto com a troca do câmbio, dá pra equilibrar o custo x benefício.
Mas como eu disse é tudo caro, nesse pacote já vai uns R$ 8.000,00 e ainda vai ficar com a bomba de vácuo no alternador.
Por isso é que eu acho que ao invés de gastar essa grana toda de uma vez, é melhor vender e comprar outra que permita ir fazendo os upgrades com o tempo.
As portas modernas, sobrepainel, forros, volante moderno, ar-forçado, etc, etc, são apenas mimos característicos das Bands mais modernas. Não tem impacto no desempenho da band
Espero ter esclarecido.
T.Azevedo
21/08/2014, 23:24
Mostrei uma foto para minha mulher de uma CD que estou olhando. Perguntei o que ela achava mas sem tocar no assunto que vou comprar.
Ai ela: - Imagina indo pra Costa Dourada, Prado nele. Que lindo. Meu aniversario ta chegando, adorei!
KKKKK
Mostrei uma foto para minha mulher de uma CD que estou olhando. Perguntei o que ela achava mas sem tocar no assunto que vou comprar.Ai ela: - Imagina indo pra Costa Dourada, Prado nele. Que lindo. Meu aniversario ta chegando, adorei! KKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que bacana cara ! Acho que aqui em casa pode ser parecido, minha esposa com o passar do tempo vai querer uma pra ela também ! rsrsrsrsrsssHercílio, obrigado pelas dicas amigo ! Acho que se eu conseguir uma antiga boa de mecânica, vou colocar só um ar condicionado, pois na minha cidade é um forno! Umidade altíssima, e calor o ano inteiro de 33 graus com sensação de 60 kkkkkkkkkkkkkk Deserto do saara é friozinho se comparado à Amazônia ! rrssrssrss Mas se eu puder vou trocar uns desses mimos só pra deixar ela mais confortável (se é que é possível)kkkkMuito obrigado amigos !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que bacana cara ! Acho que aqui em casa pode ser parecido, minha esposa com o passar do tempo vai querer uma pra ela também ! rsrsrsrsrsssHercílio, obrigado pelas dicas amigo ! Acho que se eu conseguir uma antiga boa de mecânica, vou colocar só um ar condicionado, pois na minha cidade é um forno! Umidade altíssima, e calor o ano inteiro de 33 graus com sensação de 60 kkkkkkkkkkkkkk Deserto do saara é friozinho se comparado à Amazônia ! rrssrssrss Mas se eu puder vou trocar uns desses mimos só pra deixar ela mais confortável (se é que é possível)kkkkMuito obrigado amigos !
Pagel,
Caso vc compre, quando começar dirigir na cidade, perceberá que precisará também de direção hidráulica e freio a disco. Agora, se vc já teve fusca, tem uma ideia boa do que é dirigir uma band "pé-de-boi". A band será apenas mais pesada na direção e mais dura. No mais, são bem parecidos no quesito simplicidade e rusticidade.
Boa sorte na procura.
Pagel,
Caso vc compre, quando começar dirigir na cidade, perceberá que precisará também de direção hidráulica e freio a disco. Agora, se vc já teve fusca, tem uma ideia boa do que é dirigir uma band "pé-de-boi". A band será apenas mais pesada na direção e mais dura. No mais, são bem parecidos no quesito simplicidade e rusticidade.
Boa sorte na procura.
Certo amigo ! Me diz uma coisa, qual kit de direção hidáulica posso usar? Existe original das mais novas? Custa muito caro? Freio a disco na dianteira pelo menos? Quanto custa em média? Sei que são muitas dúvidas mas fico muito grato pelas respostas amigos ! Abraço !
Certo amigo ! Me diz uma coisa, qual kit de direção hidáulica posso usar? Existe original das mais novas? Custa muito caro? Freio a disco na dianteira pelo menos? Quanto custa em média? Sei que são muitas dúvidas mas fico muito grato pelas respostas amigos ! Abraço !
Pagel,
O ideal é colocar a DH ZF, original band, e freio a disco varga, também original. Os preços, me corrijam aí se estiver errado, são, aproximadamente, 3k dh e R$ 1.500 o freio a disco.
abçs
titanium
22/08/2014, 20:34
Pagel,
O ideal é colocar a DH ZF, original band, e freio a disco varga, também original. Os preços, me corrijam aí se estiver errado, são, aproximadamente, 3k dh e R$ 1.500 o freio a disco.
abçs
Fala turma!!!
Só complementando o que o DeMelo falou com propriedade,
Até encontra kit de 3 mil reais... mas Normalmente custa 5 mil reais o kit completo da direção hidráulica original ZF (mangueiras, bomba, setor, polias, correia, suporte..).
Existe também a possibilidade de adaptar a direção do DODGE DART que Também é ZF e é praticamente A MESMA coisa da original, pois o número de série é quase o mesmo. Pelo que vi, muda o braço pitman e a estria do pitman (e outros detalhes)
A DESVANTAGEM da caixa no lugar original é que o sistema continua com Muitos Terminais de Direção + Caixa Central... o que aumenta MUITO a Ocorrência de folgas no sistema.
A última opção é adaptar o setor de S10 ou Opala na ponteira do chassi.
É uma adaptação mais barata e com um excelente resultado, visto que as folgas diminuem bastante com a redução de alguns componentes "delicados".
Adaptar uma dessas custa uns 1800,00 já com a mão de obra.
..
Freio à disco é exatamente isso que o DeMelo falou mesmo! 1.500 kit + mão de obra!
Mas se você gostar de fuçar, dá para você mesmo instalar o kit.
..
TAZEVEDO, Costa Dourada é legal, mas eu gostei mesmo foi da Praia do Sossego!! kkkkkkkkk
Ali é show! Dá atá para entrar com carro na areia!
Abração a todos!
titanium
22/08/2014, 20:35
Mostrei uma foto para minha mulher de uma CD que estou olhando. Perguntei o que ela achava mas sem tocar no assunto que vou comprar.
Ai ela: - Imagina indo pra Costa Dourada, Prado nele. Que lindo. Meu aniversario ta chegando, adorei!
KKKKK
Ahhhh e Boa sorte na compra!!!!!
A cabine dupla é uma ótima Band!!
Mais confortável e cabe TODA a tralha da mulherada!
kkkkkkkkkk
Abraços
Fala turma!!!:DSó complementando o que o DeMelo falou com propriedade,Até encontra kit de 3 mil reais... mas Normalmente custa 5 mil reais o kit completo da direção hidráulica original ZF (mangueiras, bomba, setor, polias, correia, suporte..).Existe também a possibilidade de adaptar a direção do DODGE DART que Também é ZF e é praticamente A MESMA coisa da original, pois o número de série é quase o mesmo. Pelo que vi, muda o braço pitman e a estria do pitman (e outros detalhes)A DESVANTAGEM da caixa no lugar original é que o sistema continua com Muitos Terminais de Direção + Caixa Central... o que aumenta MUITO a Ocorrência de folgas no sistema.A última opção é adaptar o setor de S10 ou Opala na ponteira do chassi.É uma adaptação mais barata e com um excelente resultado, visto que as folgas diminuem bastante com a redução de alguns componentes "delicados".Adaptar uma dessas custa uns 1800,00 já com a mão de obra...Freio à disco é exatamente isso que o DeMelo falou mesmo! 1.500 kit + mão de obra!Mas se você gostar de fuçar, dá para você mesmo instalar o kit...TAZEVEDO, Costa Dourada é legal, mas eu gostei mesmo foi da Praia do Sossego!! kkkkkkkkkAli é show! Dá atá para entrar com carro na areia!:DAbração a todos!Meu Deus ! É muuuito caro o kit original de direção hidráulica original + freio a disco ! Acho que vou procurar muuuito uma band com dh e freio a disco já instalado, pois essa instalação por fora é quase inviável, deixa o custo muito alto. Se não encontrar vou fazer uma força, e frear com cautela kkkkkkkkk até poder instalar, pois com esse valor+o $ da viatura, dá pra comprar uma mais nova rsrssrssrsrrss. Caramba, essa brincadeira, se não pensar bem antes, sai cara! kkkkkkkk Obrigado amigos !
hercilio.neto
23/08/2014, 15:09
KKKKK
Fiz essa mesma experiencia, mas o resultado foi bem diferente... kkkkk
Depois que vendi o Intrépido e estava procurando uma nova Band para comprar, mostrei pra patroa uma Band CD que estava a venda, e a resposta que ela me deu (com expressão admirada) foi essa:
- Não somos feirantes, não precisamos desse caminhão!
Cara, a Band era linda. Cortou o meu barato.
Minha patroa é meio insensível quando se trata da minha paixão pelas Bands. kkkkkkkk
hercilio.neto
23/08/2014, 15:28
Meu Deus ! É muuuito caro o kit original de direção hidráulica original + freio a disco ! Acho que vou procurar muuuito uma band com dh e freio a disco já instalado, pois essa instalação por fora é quase inviável, deixa o custo muito alto. Se não encontrar vou fazer uma força, e frear com cautela kkkkkkkkk até poder instalar, pois com esse valor+o $ da viatura, dá pra comprar uma mais nova rsrssrssrsrrss. Caramba, essa brincadeira, se não pensar bem antes, sai cara! kkkkkkkk Obrigado amigos !
Pagel,
Caso opte pela Band antiga, recomendo somente o freio a disco e a bomba de vácuo no alternador.
Com pneus de até 10,5" de largura é possível manter a direção mecânica. Leva um tempo para acostumar, basta um pouco de jeito e pequenas mudanças na forma de dirigir, pois a dificuldade está em esterçar o carro parado. Mas basta mover um pouquinho e a direção já melhora.
A direção hidráulica original já encarece a compra de cara, mas sempre agregará valor, muito embora os reparos sejam caros também. Por isso precisa estar em boas condições.
Mas se a DH for adaptada voce deverá ficar atento. A instalação tem que ser muito bem feita e por profissionais que entendem de Toyota Bandeirante. Principalmente quando a caixa utilizada é da S10.
Não existe um kit pronto no mercado, então as peças são confeccionadas ou adaptadas a partir de peças de outros carros ou material comprado avulso.
A adaptação envolverá materiais e soldas que precisam corresponder ao esforço a que serão exigidos. Procure um bom profissional que possa avaliar como foi feito o serviço. Fuja de gambiarras, com direção não se brinca.
estyvybeykr
23/08/2014, 15:37
Pois eu fui na contra mão a que todos falam.
Como não tinha tempo $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ para comprar uma que fosse completa de tudo, fiz tudo por minha conta, aos poucos e deu no que deu Hoje.
Não se pode é ter pressa senão a vaca e os porquinhos vão pro brejo.
Pra quem não viu ainda deem uma olhada na minha assinatura e vejam o passo a passo da bagaça.
hercilio.neto
23/08/2014, 16:08
Estevão,
Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco... só que junto com o passar do tempo, vem o conhecimento.
Isso tem valor.
Não é mesmo?
Pagel,
Uma coisa que esqueci de mencionar:
O argumento que uso para poder "gastar" no meu jipe está no comparativo com o carro da patroa.
Olha só, a cada três ou quatro anos trocamos o patroamóvel, e invariavelmente temos que aportar mais de R$ 20 mil para um veículo de mesmo porte. Isso acontece por conta da desvalorização dos patroamóveis.
Nesse mesmo período a Band não desvaloriza quase nada. Então, "gastar" 5 ou 6 mil na Band neste mesmo período é uma verdadeira pechincha...
Viu? os números são os melhores argumentos... kkkkk
AndreyPrevidelli
23/08/2014, 18:56
Estevão,
Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco... só que junto com o passar do tempo, vem o conhecimento.
Isso tem valor.
Não é mesmo?
Pagel,
Uma coisa que esqueci de mencionar:
O argumento que uso para poder "gastar" no meu jipe está no comparativo com o carro da patroa.
Olha só, a cada três ou quatro anos trocamos o patroamóvel, e invariavelmente temos que aportar mais de R$ 20 mil para um veículo de mesmo porte. Isso acontece por conta da desvalorização dos patroamóveis.
Nesse mesmo período a Band não desvaloriza quase nada. Então, "gastar" 5 ou 6 mil na Band neste mesmo período é uma verdadeira pechincha...
Viu? os números são os melhores argumentos... kkkkk
Corroborando o que o mestre Hercilio falou....rsrs
Tenho um vizinho que morre de vontade de andar na minha Band e um certo dia conversando ele me disse: " Andrey, acho que o único carro que não desvaloriza eh esse seu, pelo contrário, ele valoriza, pq os outros na hora da troca, Deus nós acuda......" Rsrsrs
Abc
Estevão,Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco... só que junto com o passar do tempo, vem o conhecimento.Isso tem valor. Não é mesmo?Pagel,Uma coisa que esqueci de mencionar:O argumento que uso para poder "gastar" no meu jipe está no comparativo com o carro da patroa.Olha só, a cada três ou quatro anos trocamos o patroamóvel, e invariavelmente temos que aportar mais de R$ 20 mil para um veículo de mesmo porte. Isso acontece por conta da desvalorização dos patroamóveis.Nesse mesmo período a Band não desvaloriza quase nada. Então, "gastar" 5 ou 6 mil na Band neste mesmo período é uma verdadeira pechincha... Viu? os números são os melhores argumentos... kkkkkHercílio, muito bacana ! É isso mesmo que acontece kkkkkk No momento não temos 2 carros (se tivesse já tinha torrado pra comprar a Band) mas se tudo oscorrer bem minha esposa terá o dela também, e já estou apresentando esses argumentos pra ela desde já, para que quando comprarmos o dela, que seja no mínimo uma hilux kkkkkkkkkkk Assim nã perdemos qualidade e confiabilidade toyota. Muito Obrigado pelas dicas anteriores amigo, é sempre bom ter a palavra de alguém que entende dessa arte de ter um toyotão ! Acho que estou no caminho de comprar uma boa toyota, se encotrar uma antiga inteira, compro na hora ceto? O motor OM 314 equipa ela desde que ano exatamente? O cambio sincronizado nas 4 marchas comparado ao sincronizado só 3ª e 4ª faz diferença em que sentido? O A/C pode ser instalado nas antigas também? Sei que são muitas duvidas, mas desde já agradeço muito a todos ! Acredito que com o apoio dos colegas vou ter uma Band no capricho ! Abraço !
hercilio.neto
23/08/2014, 23:59
O motor OM 314 equipa ela desde que ano exatamente?
O motor OM314 equipou as Band de 1972 a 1989, mas até 1982 não tinha bomba de vácuo, necessária para o funcionamento do servo-freio.
O cambio sincronizado nas 4 marchas comparado ao sincronizado só 3ª e 4ª faz diferença em que sentido?
São câmbios muito diferentes, o escalonamento do mais antigo é praticamente dividido entre a 2.ª, 3.ª e 4.ª marchas devido à ausência da reduzida. No sincronizado, o escalonamento é divido entre todas as marchas, o que permite um bom alongamento da relação trocando as C&P ou adotando pneus maiores.
O A/C pode ser instalado nas antigas também?
Perfeitamente. Inclusive pode ser retirado para ser instalado em outra, caso voce resolva trocar a Band. Apenas o suporte do compressor muda se o motor for outro.
O motor OM314 equipou as Band de 1972 a 1989, mas até 1982 não tinha bomba de vácuo, necessária para o funcionamento do servo-freio.São câmbios muito diferentes, o escalonamento do mais antigo é praticamente dividido entre a 2.ª, 3.ª e 4.ª marchas devido à ausência da reduzida. No sincronizado, o escalonamento é divido entre todas as marchas, o que permite um bom alongamento da relação trocando as C&P ou adotando pneus maiores.Perfeitamente. Inclusive pode ser retirado para ser instalado em outra, caso voce resolva trocar a Band. Apenas o suporte do compressor muda se o motor for outro. Perfeito Hercílio ! Muito obrigado pelas dicas amigo ! Então deixa eu ver se eu entendi: A 1ª marcha nas antigas é praticamente uma reduzida certo, podendo sair de 2ª e ficando 3 marchas (2ª,3ª e 4ª) pra "usar" de acordo com o desenvolvimento do jipe? A bomba de vácuo para servo freio tem que ser instalada para colocação do freio a disco certo? Esse serviço é muito demorado/difícil/caro? No sistema original, o freio é muito ruim mesmo? Pelo que entendi sobre a direção, é melhor comprar uma com direção mecânica original que funcione bem e sem grandes folgas, que comprar uma com DH adaptada e cheia de gambiarras(ou mal feita) certo? Um jipe desses todo original, só com freio a disco, A/C dá pra usar na cidade e ficar com ele por um bom tempo atá poder comprar um outro melhor (se der vontade rsrrsrs) ou falta mais alguma coisa? Obrigado pelas dicas, tudo é muito bem vindo quando não se entende muito de mecânica kkkkkkk Mas tenho muito interesse em aprender, e vou aprender pra poder um dia compartilhar com os colegas daqui do forum assim como vocês amigos ! Grande abraço a todos !
titanium
24/08/2014, 12:01
Perfeito Hercílio ! Muito obrigado pelas dicas amigo ! Então deixa eu ver se eu entendi: A 1ª marcha nas antigas é praticamente uma reduzida certo, podendo sair de 2ª e ficando 3 marchas (2ª,3ª e 4ª) pra "usar" de acordo com o desenvolvimento do jipe? A bomba de vácuo para servo freio tem que ser instalada para colocação do freio a disco certo? Esse serviço é muito demorado/difícil/caro? No sistema original, o freio é muito ruim mesmo? Pelo que entendi sobre a direção, é melhor comprar uma com direção mecânica original que funcione bem e sem grandes folgas, que comprar uma com DH adaptada e cheia de gambiarras(ou mal feita) certo? Um jipe desses todo original, só com freio a disco, A/C dá pra usar na cidade e ficar com ele por um bom tempo atá poder comprar um outro melhor (se der vontade rsrrsrs) ou falta mais alguma coisa? Obrigado pelas dicas, tudo é muito bem vindo quando não se entende muito de mecânica kkkkkkk Mas tenho muito interesse em aprender, e vou aprender pra poder um dia compartilhar com os colegas daqui do forum assim como vocês amigos ! Grande abraço a todos !
Só uma ressalva, ADAPTAÇÃO não remete a coisa Mal Feita.
O Mal Feito é consequência de algo mal planejado e executado.. rsrs
Como mencionei acima, a direção do Opala/S10 dá um resultado Superior ao da caixa original.
E o custo é baixíssimo.
No entanto traz a limitação de não poder (futuramente) instalar um Guincho MECÂNICO.
A questão é: você pretende fazer trilhas pesadas no futuro, de modo a justificar um guincho mecânico?
Comprei minha band CD com caixa mecânica e afirmo: se for usar ela no dia-a-dia e manobrar em espaços pequenos INVISTA em uma com DH ou compre uma sabendo que vai instalar uma DH, pois é terrível para manobrar em espaços curtos.
No entanto, se a Band for ser usada só em viagens e passeios de FDS, a DH Mecânica vai atender tranquilamente!
..
Se comprar uma band sem hidrovacuo, pode instalar um ServoFreio que vai utilizar-se da bomba do motor..
OU pode, ainda, instalar um alternador que tenha bomba de vácuo.
..
Se você vai usar no dia-a-dia e quer ar-condicionado e freio à disco, compensa pegar uma acima de 83, pois elas já vêm com servofreio e câmbio sincronizado.
Aí já busca uma com DH.
Rolo4x4, BomNegócio, OLX, WebMotors têm boas opções.
Aqui nos classificados do fórum também!
Abraço
Bão!!! estamos de volta ao que eu disse lá no começo: se vc comprar uma band por 25k, vai gastar muito para deixá-la um carro confortável para o dia-a-dia. Somente se vc se adaptar a ela como veio ao mundo pode valer a pena. Então, se vc fizer umas contas básicas, verá que rapidinho vc atinge a sifra de 40k e não fez nem a metade do que deveria. Então, soa mais racional juntar um pouco mais e comprar uma pronta.
Agora, se for comprar uma de 25k, siga o conselho de Hercilio, não invista muito, curta o carro como vc comprou, e depois venda e compre um melhor. Sairá beemmm mais barata.
abçs
Só uma ressalva, ADAPTAÇÃO não remete a coisa Mal Feita.O Mal Feito é consequência de algo mal planejado e executado.. rsrsComo mencionei acima, a direção do Opala/S10 dá um resultado Superior ao da caixa original.E o custo é baixíssimo.No entanto traz a limitação de não poder (futuramente) instalar um Guincho MECÂNICO.A questão é: você pretende fazer trilhas pesadas no futuro, de modo a justificar um guincho mecânico?Comprei minha band CD com caixa mecânica e afirmo: se for usar ela no dia-a-dia e manobrar em espaços pequenos INVISTA em uma com DH ou compre uma sabendo que vai instalar uma DH, pois é terrível para manobrar em espaços curtos.No entanto, se a Band for ser usada só em viagens e passeios de FDS, a DH Mecânica vai atender tranquilamente!..Se comprar uma band sem hidrovacuo, pode instalar um ServoFreio que vai utilizar-se da bomba do motor..OU pode, ainda, instalar um alternador que tenha bomba de vácuo...Se você vai usar no dia-a-dia e quer ar-condicionado e freio à disco, compensa pegar uma acima de 83, pois elas já vêm com servofreio e câmbio sincronizado.Aí já busca uma com DH.Rolo4x4, BomNegócio, OLX, WebMotors têm boas opções.Aqui nos classificados do fórum também!AbraçoValeu Titanium ! Obrigado pelas dicas ! Me diz uma coisa, essa DH adaptada do Opala usa menos componentes que a original certo? E isso é menos passível à problemas ok? Não uso pra trilhas e nem pretendo, só estradinha de terra, uma laminha lisa eventualmente, mas nada de muito agressivo, acho que um ecosport serve, mas preferencias a parte, não suporto esse carrinho. O servo freio usa a bomba do motor, então não precisa do hidrovácuo é isso? Acho que estou confuso, mas vou pesquisar melhor sobre esse assunto. Minha intenção em resumo é: Pegar uma BAND mais inteira possível, gastando no máximo 25 milers. Depois colocar um ar condicionado (sem ar na amazônia é sacrifício). Depois o resto: DH, Freio a disco... Se já vier com os dois últimos... Beleza ! Se não, como uso pouco, uma Band originalzinha, como veio ao mundo como diz o colega acima, já tá bão demaisss ! kkkkkkkkkkkk Sou louco por essas máquinas, já estou entrando no clima ! rrsrrsrrss Obrigado amigos ! Abraço !
hercilio.neto
24/08/2014, 18:41
Valeu Titanium ! Obrigado pelas dicas ! Me diz uma coisa, essa DH adaptada do Opala usa menos componentes que a original certo? E isso é menos passível à problemas ok? Não uso pra trilhas e nem pretendo, só estradinha de terra, uma laminha lisa eventualmente, mas nada de muito agressivo, acho que um ecosport serve, mas preferencias a parte, não suporto esse carrinho. O servo freio usa a bomba do motor, então não precisa do hidrovácuo é isso? Acho que estou confuso, mas vou pesquisar melhor sobre esse assunto. Minha intenção em resumo é: Pegar uma BAND mais inteira possível, gastando no máximo 25 milers. Depois colocar um ar condicionado (sem ar na amazônia é sacrifício). Depois o resto: DH, Freio a disco... Se já vier com os dois últimos... Beleza ! Se não, como uso pouco, uma Band originalzinha, como veio ao mundo como diz o colega acima, já tá bão demaisss ! kkkkkkkkkkkk Sou louco por essas máquinas, já estou entrando no clima ! rrsrrsrrss Obrigado amigos ! Abraço !
Na adaptação da caixa da S10 o sistema fica com menos articulações (terminais) e com isso, menos sujeito às folgas. Assim, consegue-se ter uma direção mais precisa.
A caixa da S10 é ótima e atende ao esforço solicitado na Band, mesmo com pneus grandes em trilhas.
Um ótimo exemplo de uma instalação bem feita é a CD do Elmer: Veja aqui=> http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/137013-bj55lp2bl-toyota-bandeirante-cd-2001-a.html
Mas tem muita adaptação feita de qualquer jeito por aí. Por isso recomendo consultar um mecânico experiente em Band, caso for comprar uma Band com DH adaptada.
O vendedor anuncia que a Band tem direção hidráulica e nunca menciona que é uma adaptação.
O servo-freio é baita conforto pois com freios a disco na dianteira o pedal ficará um pouco mais duro, mas o principal mesmo, é o freio da disco.
Freio a tambor na dianteira é temerário. Já tive Band com freio a tambor, gastei pra regular (troquei circuito, lonas, burrinho, etc) e nunca ficou bom. Na hora H o freio travava as rodas e era um Deus-nos-acuda. Só solucionou com adoção de freio a disco na dianteira.
Essa configuração mínima (OM314 com bomba de vácuo e cambio sincronizado), se estiver boa de lata e mecânica, é a mais vantajosa, mesmo que não disponha de nenhum up-grade.
Como eu disse antes, a Band é um carro caro, o ideal é comprar uma acima de 82 e fazer as coisas com calma.
Cada melhoria que a gente faz na Band é uma conquista.
A Band tem vocação para trilhas, expedições e trabalho pesado, mas pode ser também o carro do dia-a-dia, então você vai "construindo" a sua viatura conforme a sua utilização.
T.Azevedo
24/08/2014, 21:08
Uma curta dentro do seu orçamento e que parece valer a pena se a reforma foi bem feita. Tem que ver ao vivo. Duro que é do outro lado do Brasil hahaha.
Alguém sabe dizer que guincho mecânico é esse?
Parece adaptado com aquelas tomadas de força de implementos agricolas antigos.
Segue o link
Toyota Bandeirante 1988 Diesel 4x4 Fechada - Vila Velha - Carros (http://vilavelha.olx.com.br/toyota-bandeirante-1988-diesel-4x4-fechada-iid-611474982)
titanium
24/08/2014, 21:14
Valeu Titanium ! Obrigado pelas dicas ! Me diz uma coisa, essa DH adaptada do Opala usa menos componentes que a original certo? E isso é menos passível à problemas ok? Não uso pra trilhas e nem pretendo, só estradinha de terra, uma laminha lisa eventualmente, mas nada de muito agressivo, acho que um ecosport serve, mas preferencias a parte, não suporto esse carrinho. O servo freio usa a bomba do motor, então não precisa do hidrovácuo é isso? Acho que estou confuso, mas vou pesquisar melhor sobre esse assunto. Minha intenção em resumo é: Pegar uma BAND mais inteira possível, gastando no máximo 25 milers. Depois colocar um ar condicionado (sem ar na amazônia é sacrifício). Depois o resto: DH, Freio a disco... Se já vier com os dois últimos... Beleza ! Se não, como uso pouco, uma Band originalzinha, como veio ao mundo como diz o colega acima, já tá bão demaisss ! kkkkkkkkkkkk Sou louco por essas máquinas, já estou entrando no clima ! rrsrrsrrss Obrigado amigos ! Abraço !
Pagel,
não esquenta a cabeça... como o DeMelo falou, compra a melhor possível dentro daquilo que você pode pagar!
Esse lance de comprar barata pra ir equipando é uma possibilidade SIM.. mas sai MUITO mais caro!!!
OBVIAMENTE você terá um carro extremamente confiável em mãos, pois saberá exatamente O que Fez E QUANDO Fez...
Mas sai mais caro!
..
Com 25 mil você consegue encontrar uma Band Original... mas com coisa por fazer!
Sei que das Bands anteriores a 83 (com câmbio seco) existem várias nesse preço, ou que aceitam proposta para cair até esse preço..
E como o Hercilio falou, se for uma Band temporária, NÃO INVISTA Muito!
rsrsrsrs...
se for o caso, junta mais um pouco $$ e compra uma mais dentro daquilo que você considera necessário.
E concordo com sua linha de raciocínio: freio à disco é FUNDAMENTAL (siga as dicas do Hercilio quanto a servofreio), DH também é muito importante para quem usa a Band no dia-a-dia (se for só final de semana, não é tão fundamental).
ar-condicionado na sua região faz bem!
Só corroborando com o que o hercilio falou: regular freio à tambor é TÃO chato que eu mandei colocar logo nas 4 rodas!!!! Freia que é uma beleza!!! E manutenção ZERO!
Nada de freio ficar puxando para um lado ou para o outro... rsrsrs
Dá uma olhada no Bom Negócio, OLX, Rolo4x4 e mercado livre.
E vai analisando com calma, que uma hora aparece!
Abraços
T.Azevedo
24/08/2014, 21:36
Cuidado com esses sites que tem muito anuncio falso como este aqui. Toyota Bandeirante 1994 - Campos Belos - Carros - BAHIANA (http://camposbelos.olx.com.br/toyota-bandeirante-1994-iid-689401986)
Curioso com o preço tentador, uma pessoa super atenciosa e que tem noções básicas sobre configurações bandeirante atende e começa te explicar tudo sobre o carro.
Conversa vai, conversa vem ele diz que tem gente olhando o carro interessado na tua frente e se você quiser preferencia tem que depositar um sinal de 5 mil :odedo2:
Não existe café gratis!
Na adaptação da caixa da S10 o sistema fica com menos articulações (terminais) e com isso, menos sujeito às folgas. Assim, consegue-se ter uma direção mais precisa. A caixa da S10 é ótima e atende ao esforço solicitado na Band, mesmo com pneus grandes em trilhas.Um ótimo exemplo de uma instalação bem feita é a CD do Elmer: Veja aqui=> http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/137013-bj55lp2bl-toyota-bandeirante-cd-2001-a.htmlMas tem muita adaptação feita de qualquer jeito por aí. Por isso recomendo consultar um mecânico experiente em Band, caso for comprar uma Band com DH adaptada. O vendedor anuncia que a Band tem direção hidráulica e nunca menciona que é uma adaptação.O servo-freio é baita conforto pois com freios a disco na dianteira o pedal ficará um pouco mais duro, mas o principal mesmo, é o freio da disco. Freio a tambor na dianteira é temerário. Já tive Band com freio a tambor, gastei pra regular (troquei circuito, lonas, burrinho, etc) e nunca ficou bom. Na hora H o freio travava as rodas e era um Deus-nos-acuda. Só solucionou com adoção de freio a disco na dianteira.Essa configuração mínima (OM314 com bomba de vácuo e cambio sincronizado), se estiver boa de lata e mecânica, é a mais vantajosa, mesmo que não disponha de nenhum up-grade.Como eu disse antes, a Band é um carro caro, o ideal é comprar uma acima de 82 e fazer as coisas com calma. Cada melhoria que a gente faz na Band é uma conquista. A Band tem vocação para trilhas, expedições e trabalho pesado, mas pode ser também o carro do dia-a-dia, então você vai "construindo" a sua viatura conforme a sua utilização.Hercílio, acho que entendi, então quer dizer que a caixa é da S10, e tem menos terminais pra dar problema certo? Então, é quase unânime a opinião de que é melhor comprar uma acima de 82 com cambio sincronizado, freio a disco é fundamental, e procurar muuito e ter calma é o segredo da batalha ok ! Nossa ! É bem confuso, mas acho que estou compreendendo a parada ! Vou buscar uma acima de 82, daí não vou precisar comprar outra futuramente, instalo o freio a disco, e se der sorte de encontrar uma que já tenha DH, beleza ! Uuuffaaaa !!! Que coisa, é uma carro bem complexo nas configurações e possibilidades, isso que fascina ! Muito obrigado pela dica amigo ! Abraço !
Com 25 mil você consegue encontrar uma Band Original... mas com coisa por fazer!.......Só corroborando com o que o hercilio falou: regular freio à tambor é TÃO chato que eu mandei colocar logo nas 4 rodas!!!! Freia que é uma beleza!!! E manutenção ZERO!Nada de freio ficar puxando para um lado ou para o outro... rsrsrsAbraçosTitanium, será que consigo alguma boa de mecânica pós 82? Nem que seja do pneu fininho completamente original sem nada mesmo? O freio a disco, precisa de hidrovácuo, ou não? Estou confuso com essa questão do freio, tem diferença servofreio ou freio a disco? O freio a disco é mais duro, mas freia bem e tem manutenção mais em conta e sem chatisse de regulagem certo? E pra ele funcionar precisa do tal hidrovácuo ou estou com mihas asneiras ? kkkkkkkkk Desculpe as perguntas bobas, mas é tudo novo pra mim, mas prometo que se aprender não encho mais o saco kkkkkk Abraço amigo !
Cuidado com esses sites que tem muito anuncio falso como este aqui. Toyota Bandeirante 1994 - Campos Belos - Carros - BAHIANA (http://camposbelos.olx.com.br/toyota-bandeirante-1994-iid-689401986)Curioso com o preço tentador, uma pessoa super atenciosa e que tem noções básicas sobre configurações bandeirante atende e começa te explicar tudo sobre o carro.Conversa vai, conversa vem ele diz que tem gente olhando o carro interessado na tua frente e se você quiser preferencia tem que depositar um sinal de 5 mil :odedo2: Não existe café gratis!Com certeza ! Olha que sou novo nessa área, mas numa roubada dessas eu não caio jamais ! Mesmo morando aqui em outro planeta rsrrsrsrss não libero um centavo sem antes ver carro, documentos, TUDO ! É pra isso, pra fazer um negócio certo, compartilhar as experiências com os colegas, que participamos de um fórum tão respeitado nesse país. Tenho certeza que se muitos colegas que fizeram péssimos negócios tivessem dado uma passado por aqui antes, seriam muito mais felizes com suas viaturas. Fico muito grato por todos que participam deste tópico, que já mudou a finalidade por questão de $$$ kkkkk Mas estou muito feliz por poder trocar uma idéia com um pessoal gente fina como todos vocês ! Obrigado pessoal! Boa noite a todos ! Forte abraço !
Denise Ávila
25/08/2014, 20:51
Oi Pagel!
Já deu uma olhada nos classificados aqui do Portal? Lá tem uma 79 com DH e freio a disco nas 4.
Vai que...
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/80202/5410-toyota-bandeirante-1979-79-diesel/)
T.Azevedo
25/08/2014, 21:25
Gostei dos compensados para o cachorro não mijar nas rodas ahahaha
Denise Ávila
25/08/2014, 21:39
Gostei dos compensados para o cachorro não mijar nas rodas ahahaha
Confesso que faço exatamente isto na LOBA. Não tenho cachorro no sítio, mas o caseiro tem, sem contar os dos vizinhos que sempre fazem uma visitinha.
Oi Pagel!Já deu uma olhada nos classificados aqui do Portal? Lá tem uma 79 com DH e freio a disco nas 4. Vai que...4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/80202/5410-toyota-bandeirante-1979-79-diesel/)Gostei ! Se tivesse esse dinheiro no momento, essa já tava na lista de visitas, muito boa, parece ser uma excelente opção pra mim no momento ! Obrigado pela dica !
475440
Um dia terei uma Band Igual a essa da foto, navegando na net, encontrei a Band que eu sonho em ter, e resolvi postar só pra alimentar a vontade kkkkkkkkk
AndreyPrevidelli
27/08/2014, 17:34
475440
Um dia terei uma Band Igual a essa da foto, navegando na net, encontrei a Band que eu sonho em ter, e resolvi postar só pra alimentar a vontade kkkkkkkkk
Pagel, que configuração de Band vc quer, longa, curta, CD ou simples.???
As vezes, do nada, se acha umas oportunidades, principalmente pra esses lados aqui de SP.
abc
Pagel, que configuração de Band vc quer, longa, curta, CD ou simples.??? As vezes, do nada, se acha umas oportunidades, principalmente pra esses lados aqui de SP.abcSou Louco por uma Band, tenho preferência por uma Longa pós 82 que esteja boa de mecânica e custe no máximo 26 latinhas. Não tenho o $$$ agora, mas ano que vem, em abril se Deus quiser, vou ter, e daí, vou entrar nesse país a dentro atraz da melhor Band que eu encontrar, vou como der, e volto rodando no toyotão. Se aparecer uma curta, não tem problema, mas uma longa é especial, pois pretendo um dia viajar por toda a américa do sul, e uma longa, seria seria mais conveniente. Vou precisar de dicas preciosas de todos aqui do fórum, e quando for bater o martelo pra direção que eu vou encontrar com a Band, se puderem é claro, vou pedir a alguém daqui do fórum, pra dar uma prévia de como está a máquina pra não dar viagem perdida kkkkkk Desde já agradeço a todos que me ajudam nessa busca ! Abraço !
leomrezende
03/09/2014, 11:38
Pagel,
O seu caso é semelhante ao meu. Eu sempre gostei muito da marca Toyota e sou apaixonado pelas Bandeirantes. No começo desse ano eu decidi comprar uma Bandeirante com mecânica 14b. Porém, devido algumas prioridades (apartamento, casamento, etc) e ao valor elevado do investimento, eu decidi esperar e juntar mais dinheiro para poder comprar uma com procedência.
Pelo que pesquisei, uma Bandeirante 14b com procedência vai me custar uns 40-50 pila. Como no momento eu tenho outras prioridades, vou precisar esperar um pouco para juntar. Até lá é segurar a ansiedade e pesquisar bastante hehehe. Acredito que essa seja a melhor opção. Juntar dinheiro e ir olhando com calma. No final o resultado é bom!
Pagel,O seu caso é semelhante ao meu. Eu sempre gostei muito da marca Toyota e sou apaixonado pelas Bandeirantes. No começo desse ano eu decidi comprar uma Bandeirante com mecânica 14b. Porém, devido algumas prioridades (apartamento, casamento, etc) e ao valor elevado do investimento, eu decidi esperar e juntar mais dinheiro para poder comprar uma com procedência.Pelo que pesquisei, uma Bandeirante 14b com procedência vai me custar uns 40-50 pila. Como no momento eu tenho outras prioridades, vou precisar esperar um pouco para juntar. Até lá é segurar a ansiedade e pesquisar bastante hehehe. Acredito que essa seja a melhor opção. Juntar dinheiro e ir olhando com calma. No final o resultado é bom!É isso mesmo amigo! Também sou louco por uma Band, não aguento mais andar de carrinho de plastico, quebra demais, é um sofrimento, minha cidade é horrível, de estrutura é uma vergonha ! A natureza é fantástica, mas nossas vias são das piores, e pra vencer essas dificuldades, só a Bandeirante pra aguentar o tranco. Ano que vem, compro uma no ato, quando juntar uma graninha que dê pra comprar uma de 82 em diante, procuro até achar uma boa, e vou buscar onde tive nesse país ! Aqui no meio do mato, só assim mesmo pra ter um carro desses kkkkkk Obrigado pelas dicas, paciência me falta, mas sou determinado, curioso, e quero enfrentar esse desafio, pois quando minha band tiver pronta, tenho certeza que vão me oferecer 70 pilas nela, e eu vou responder: Essa não é mercadoria ! Não vendo, não troco, não empresto, não faço negócio de espécie alguma ! Vendo a casa, mas a Band FICA ! Abraço !
Pessoal, estou de volta ao ninho das Toyota Bandeirante, minha eterna paixão kkkk
Estou com uma dúvida que nao sei se alguem por aqui sabe me responder, é o seguinte:
Hoje eu tenho uma F1000, carro bem cuidado, com manutençao rigorosamente em dia, mas 4x2.
Estou pensando em comprar uma Band Longa pós 82 e fazer dela meu veículo para longas viagens usando ela como minha casa.
Penso em fazer uma caixa/cozinha bem compacta, colocar um tanque de água embaixo da Band, onde costumam colocar um tanque extra, adaptar placa solar, duas baterias estacionarias, adaptar uma cama dentro, colocar climatizador de teto para dormir, e uma duxa atrás para banho. Vou bolar um banheiro pantografico que vai no rack de teto, bem como o porta potti.
Pensei de fazer isso na carroceria da minha F1000 e fiquei sabendo que esse "conjunto" ia fazer os homi encrencar que se tratava de um camper e aí a viagem ia azedar...
Entao pensei na Band longa, aliando robustez, 4x4, paixão, etc...
Então, na Band, isso é um motorhome? Ou a Band tem tratamento diferente e posso ficar sossegado?
Desde já agradeço a todos!
Normalmente não dá problema. A família novos olhos está rodando o mundo com uma Band parecida.
Rubens Linhalis
28/10/2016, 10:56
Pessoal, estou de volta ao ninho das Toyota Bandeirante, minha eterna paixão kkkk
Estou com uma dúvida que nao sei se alguem por aqui sabe me responder, é o seguinte:
Hoje eu tenho uma F1000, carro bem cuidado, com manutençao rigorosamente em dia, mas 4x2.
Estou pensando em comprar uma Band Longa pós 82 e fazer dela meu veículo para longas viagens usando ela como minha casa.
Penso em fazer uma caixa/cozinha bem compacta, colocar um tanque de água embaixo da Band, onde costumam colocar um tanque extra, adaptar placa solar, duas baterias estacionarias, adaptar uma cama dentro, colocar climatizador de teto para dormir, e uma duxa atrás para banho. Vou bolar um banheiro pantografico que vai no rack de teto, bem como o porta potti.
Pensei de fazer isso na carroceria da minha F1000 e fiquei sabendo que esse "conjunto" ia fazer os homi encrencar que se tratava de um camper e aí a viagem ia azedar...
Entao pensei na Band longa, aliando robustez, 4x4, paixão, etc...
Então, na Band, isso é um motorhome? Ou a Band tem tratamento diferente e posso ficar sossegado?
Desde já agradeço a todos!
Pode rodar tranquilo. Existem muitos brasilerios e extrangeiros rodando em Defender 110 com projetos do tipo que quer fazer.. entao, nao deve ter problema quanto a lei.
helder.dir
30/10/2016, 13:14
Pavel, caro colega.
Enfrente o desafio, band é bom demais..., qto ao projeto, eu tbm penso quase tudo igual...e aos poucos vou deixando a minha como eu quero....
A propósito, tbm sou do Pará, estou em novo progresso..., as x vou ai na sua cidade, inclusive talvez em dezembro eu irei, obviamente de Band......, seria legal batermos um papo toyoteiro.
Abraços e viva as toyotas, viva a Amazônia paraense!!!
Senhores, estou com uma dúvida cruel, e não consigo encontrar nenhuma Band longa pela rua pra medir, e gostaria pedir encarecidamente aos colegas que possuem uma Toyota bandeirante longa que por favor me passem as medidas internas de largura, altura (parte mais funda do assoalho) e comprimento do vidro traseiro ate a parte de traz da porta (atraz do banco da frente), pois procurei essas medidas pela internet em todos os sites possíveis e não encontrei.
Desde já agradeço muuuuutíssimo a quem puder fornecer esta informação a todos do 4x4 Brasil!
Deco Adventure
02/06/2017, 19:36
http://http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/Manual%20de%20Servi%C3%A7o-TOYOTA.pdf
Isso deve te ajudar Pagel.
uabarros
07/08/2017, 22:33
Senhores, estou com uma dúvida cruel, e não consigo encontrar nenhuma Band longa pela rua pra medir, e gostaria pedir encarecidamente aos colegas que possuem uma Toyota bandeirante longa que por favor me passem as medidas internas de largura, altura (parte mais funda do assoalho) e comprimento do vidro traseiro ate a parte de traz da porta (atraz do banco da frente), pois procurei essas medidas pela internet em todos os sites possíveis e não encontrei.
Desde já agradeço muuuuutíssimo a quem puder fornecer esta informação a todos do 4x4 Brasil!
Pagel, tenho uma BAND longa... Se ainda não tiver conseguido as medidas, me manda um e-mail (uabarros@gmail.com) que te envio...
Abraço!!!
Bira.