Ver Versão Completa : 4x4 com motor v6 transversal
daew galera dos mitsubishi .. estou com uma mecânica completa do eclipse gt 2011 v6 3.8 trasnversal ,
e quero adaptar em um jeep cj5.. como o motor é na transversal se por ele em linha vai dar pra fazer o
4x4 com a caixa de marcha original,.... e como o mesmo tem controle de tração gostaria de saber
se preciso fazer o esquema de soldar a satelite ou o próprio sistema eletrônico se encarregará de fazer
isso? alguem ja fez algo parecido. ?
gratoo.. abraço a todos.
Bom dia prezados ! a idéia é interessante, acho que o maior problema é a questão dos diferenciais, creio que a mecânica do Mitsubishi já tenha um diferencial dentro da caixa, e que ficaria muito reduzido trabalhando em conjunto com os diferenciais do CJ . . . em breve alguém que entenda mais vai opinar, vamos ver ! abraço à todos !
mali9ski
02/12/2013, 08:26
daew galera dos mitsubishi .. estou com uma mecânica completa do eclipse gt 2011 v6 3.8 trasnversal ,
e quero adaptar em um jeep cj5.. como o motor é na transversal se por ele em linha vai dar pra fazer o
4x4 com a caixa de marcha original,.... e como o mesmo tem controle de tração gostaria de saber
se preciso fazer o esquema de soldar a satelite ou o próprio sistema eletrônico se encarregará de fazer
isso? alguem ja fez algo parecido. ?
gratoo.. abraço a todos.
A mecânica inteira não é uma boa para por num jeep...
ela não tem reduzida, o diferencial é central e acredito não ter bloqueio, se vc soldar vai precisar desligar a tração e não vai ter como......
ele é feito para dar 200km/h com pneus pequenos se vc por pneus maiores não vai ''andar direito''... os diferencias não são de eixo rigido teria que fabricar uma suspensão independente, não teria rodas livres... e só a caixa também seria trabalhoso, não digo impossivel, pois o diferencial dianteiro é integrado ao cambio, e teria que ver se dava pra isolar tudo e usar só a saida para o traseiro, e talvez encaixa na dana 18, mas como é trranversal não dave caber legal no jepp...
mas o motor ai ficaria um espetaculo um 6 cilindros 24valvulas pequeno leve girador, se adptar ele em uma caixa e tranferencia de camionete ficaria muito bom........ eu adoraria tocar um coisa assim....
Uma gaiola daria certo com uma mecânica dessas, seria até perigoso....hahahaha
o motor vc pode adaptar, tanto faz se era logitudinal, tranversal ou de cabeça pra baixo...só colocar ele numa transmissão de 4x4, esquece o cambio original que é lógico que num vai aguentar o tranco do novo motor, procure uma transmissão mais "porrada".
Olá ! acho que a intenção do Jonnii é colocar a mecanica original do Eclipse, completa, com o semi-eixo esquerdo acionando o diferencial dianteiro do Jeep, e o semi-eixo direito acionando o diferencial traseiro . . .
Willian Del Piero Rocha
02/12/2013, 11:21
Acho que ele tem que explicar melhor o que quer, eu entendi igual o Dodger. Motor do eclipse com cx original do jeep.
agora que entendi oque ele quer fazer. Ok, meso que consiga, mas e ai? vai ficar a transmissão original do eclipse, sem redução?
minha duvida é apenas a seguinte... o motor é transversal tração dianteira ... se eu coloca-lo em linha
ficando assim um cardã pra frente e o outro pra trás... como a eletronica possui controle de tração
gostaria de saber se preciso soldar a caixa de satélite ou se o controle de tração se encarrega de bloquear a
tração .. .ficando assim tração integral fulll..
agora vamos para a explicação...
estou montando essa mecanica em duas suspenções completa do subaru wrx 4x4 ... so com a carcaça do cj5...
ou estou estudando uma gaiola estilo as rock bouncer do tim cameron e cia.....
assim não precisa de reduzida e como tenho mecanica e cambio não precisaria adaptar outro cambio...
já tenho um cj5 com motor 6cc 250s...
intão esse seria um projeto mais voltado as pistas ou locura ...só ... intão não precisa de reduzida a unica duvida
é essa sitada acima, a da tração mesmo....
so frisando quero montar com motor e caixa do mitsubishi...
Robertux
02/12/2013, 15:33
Em mecânica nada é impossível, talvez seja inviável. Mas supondo que você consiga, em que posição ficará a alavanca do câmbio? A 1ª para a esquerda, a 2ª para a direita? Terá que adaptar um sistema de cabos e roldanas ou braços articulados, Sei não...
com o motor colocado de forma longitudinal os semi eixos ficariam pro lado do motorista estou certo? os eixos dana tem as saidas pro lado direito é isso ? como vai ficar ?
Pablo.pinto2007
05/12/2013, 19:36
É cada um que aparece!!!
Jonni a imaginação matou o jipeiro assim como a curiosidade matou o gato... mas é de pessoas como vc que o mundo evolui!!!
Se eu entendi esse mitsubishi que doou o motor e câmbio é 4x2... então vc quer jogar o motor dentro de alguma "base" (pois seu chassis é de quê? suspensão já vi que é de subaru e carcaça, casca de CJ)... e quer aproveitar as saídas dos semi-eixos que são controlados eletronicamente para jogar em cada eixo... bem se seu projeto for leve, ou diria levíssimo, se seu projeto é baixo dará certo... tipo um veículo leve para rally, veloz, ágil... seria um projeto muito interessante para competições força livre... é claro que isso envolve váris testes (para colocar numa competição).
Pablo
pesquisei bastante... powww ja vi cada locura nesse forum... acho que a galera anda meio sem criatividade... kkkkkkkkk.
jecaov8 os semieixos vão fikar central... e não usarei os dana e sim os eixos do subaru... o projeto da definido agora. kkkkk
Pessoal será um jeep cros.. quem ja foi na fena jeep sabe como eh que esta os jeep (que de jeep não tem nada. kkkkk. )...
intaõ será um carro para velocidade pablo.. assim sendo irá rodar com pneu piqueno... sistema de suspenção com bandejas
todas do subaru imprenza.. a minha unica duvida era à consequente do sistema de tração porem... vou montar e vou vendo como vai reagir...
na fenajeep... a galera ta usando bandeja na frente de e semineixo da sportage... com cambio f100 ( tenho 3 amigos que tem a mesma configuração em seus jeeps... com motor v6 do azera.. )...
eu ja quero usar o sistema completo motor e caixa do eclipse v6... com chicote, modulo, chave painel e tudo do eclipse... so adicionando o chassi... que vou mandar fazer de viga u e tubos... e a suspa completa do subaru wrx...
mais pelo geito a turma não com a mesma imaginação que eu. kkkkkkkkk... intão vou montando e postando fotos...
ate breve..
abraço e obrigado pela atenção galera..
Olá ! talvez o pessoal das gaiolas possa te ajudar mais . . . abraço !
Pablo.pinto2007
06/12/2013, 18:23
pesquisei bastante... powww ja vi cada locura nesse forum... acho que a galera anda meio sem criatividade... kkkkkkkkk.
jecaov8 os semieixos vão fikar central... e não usarei os dana e sim os eixos do subaru... o projeto da definido agora. kkkkk
Pessoal será um jeep cros.. quem ja foi na fena jeep sabe como eh que esta os jeep (que de jeep não tem nada. kkkkk. )...
intaõ será um carro para velocidade pablo.. assim sendo irá rodar com pneu piqueno... sistema de suspenção com bandejas
todas do subaru imprenza.. a minha unica duvida era à consequente do sistema de tração porem... vou montar e vou vendo como vai reagir...
na fenajeep... a galera ta usando bandeja na frente de e semineixo da sportage... com cambio f100 ( tenho 3 amigos que tem a mesma configuração em seus jeeps... com motor v6 do azera.. )...
eu ja quero usar o sistema completo motor e caixa do eclipse v6... com chicote, modulo, chave painel e tudo do eclipse... so adicionando o chassi... que vou mandar fazer de viga u e tubos... e a suspa completa do subaru wrx...
mais pelo geito a turma não com a mesma imaginação que eu. kkkkkkkkk... intão vou montando e postando fotos...
ate breve..
Apesar de eu nunca ter ido a uma FenaJeep, imagino que o amigo irá usar para indoor!!! leve, ágil e veloz... vai ficar show... espero mais notícias!!!
Abraços!
Pablo
Olá! Se sua caixa tem controle de tração eletrônico vc não tem que soldar nada a eletrônica se encarrega em controlar a distribuição de torque entre os lados, vc terá um bloqueio de diferencial central controlado eletronicamente. Mas como já foi dito pelo menos eu tambem entendi assim vc estara usando o diferencial do mitsubish como central e mais um de subaru para as rodas, vai ficar muito reduzido.
essa é a ideia polaco... ja reuni, todas as peças, agora e passar essas ferias ai.. e começo do ano começar a brincadeira..
na pesquisa ja reuni bastante informação... agora não tem geito eh começar ir pros projetos... ...
vlw galera.
mali9ski
14/12/2013, 10:41
essa é a ideia polaco... ja reuni, todas as peças, agora e passar essas ferias ai.. e começo do ano começar a brincadeira..
na pesquisa ja reuni bastante informação... agora não tem geito eh começar ir pros projetos... ...
vlw galera.
Amigo tente conseguir na internet as relações da caixa diferencial central e dos finais, e crie um planilha no exell, com o tamanho dos pneus e tudo e veja a velocidade final que vc vai ter.....pra não desanimar depois de tudo pronto, que vai ficar extremente reduzida, depois cruze com a de um jeep reduzido e compare, e então rode na estrada com um jeep na reduzida pra vc ter uma ideia de como vai ficar, eu acredito que deva ficar assim com um jeep direto na reduzida...
boa sorte, essa eu vou acompanhar....
Dados Eclipse
FICHA TÉCNICA
ESTRUTURA
Monobloco
MOTOR
Modelo
6G75 MIVEC; dianteiro, transversal, 3.8 litros, 6 cilindros em V a 60º, 24 válvulas; gasolina
Número de válvulas por cilindro
4; SOHC (comando simples no cabeçote); sistema MIVEC (variação de tempo e abertura e fechamento das válvulas de admissão)
Diâmetro x curso
95,0 x 90,0 mm
Cilindrada
3.828 cm3
Potência máxima (cv / rpm)
267 / 5.750
Torque máximo (kgfm / rpm)
36,0 / 4.500
Taxa de compressão
10,5
Sistema de alimentação
Injeção eletrônica multiponto sequencial
TRANSMISSÃO
INVECS-II 5A/T-S - Câmbio automático de 5 marchas com sistema sequencial Sportronics; tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha - 3,789
2a marcha - 2,162
3a marcha - 1,421
4a marcha - 1,000
5a marcha - 0,686
Ré - 3,117
Redução do diferencial
3,325
Dados Subaru
Redução do diferencial
3.9
Flávio Cadore
15/12/2013, 00:25
Jonnii, essa parada é complicada e para cada lado que vc vai tem um problema...
Eu tenho uma gaiola com motor central e que no início eu iria usar câmbio transversal e dois diferenciais e que no final desisti porque fica reduzido demais.Uma conta simples que vc pode fazer é dividir a velocidade final do Eclipse pela relação do diferencial que vc quer colocar...digamos 210 divido por 3.9 ...deu 53 km/h nem pensar.
O ideal a meu ver seria neutralizar o relação do diferencial fabricando uma "caixa" com relação 3,9:1 na entrada do diferencial ( em vez de redução uma multiplicação).
Depois tem um macete de usar nesta caixa 3 engrenagens para a traseira e para a dianteira usar 2 para forçar o diferencial girar para o lado certo e de ponta cabeça.
Em casa eu tenho uma caixa compela do Subaru Impreza e a suspensão também...e te digo, a suspensão do Impreza não é tudo isto, que me perdoe a Subaru mas é isto mesmo. É uma suspensão para asfalto onde é necessário pouco curso...se usar esta suspensão para curso longo as buchas não agüêntarão.
Vc sabe aqueles 4 braços braços da suspensão do Impreza? ... vou usar para fazer um macaco para erger a minha gaiola...hehehehehe
Já o controle de tração do Eclipse tem que procurar saber como ele é feito...pode ser no módulo do motor ou até feito pelo ABS...se o Eclipse for mesmo 2011 até pode ser feito pelo ABS.
ate breve..
polaco a minha caixa é 6 marchas de embreagem dupla .. .manual....
pra cada lado que estou indo estou tendo mais duvidas ainda.....
e ontem oque me confuncio mais ainda.. foi ir ver um jeep willys com motor e caixa ap.. em diferenciais dana 44. (original do jeep).. rodar show de bola.. diz o dono do jeep que esta tudo zerado ...
flavio entendi seu ponto de vista... e sua explicação..
bom o que vou fazer? vou montar tudo agora no começo do ano... e ver como vai se comportar...
se não se comportar bem o que irei fazer eh adptar outra caixa de marcha ja com redução e caixa de transferencia
pra rodar o 4x4 show... mais os eixos serão dois eixos trazeiro do subaru imprenza wrx...
Jonnii vc tem certeza que o caixa era do ap? Muitos usam caixa chevette F1000 etc com redução do Jeep.
isso eh sim.. caixa do ap.... e é 4x4 integral pois ele soldou a caixa de satelite e ta de boa...
j martins
18/12/2013, 23:36
olá colega ja fiz uma gaiola 4x4 com eixos de f75 e motor e cambio do logus 2.0 sem a reduzida e ficou 100%
tem que bloquear a caixa, e usava as roda livre p desligar qdo queria
agora vou começar um cj3 com projeto semelhante,
os eixos originais do cj3 motor ap 1.6 turbo cambio do apolo ou verona 1.8 e acredito que vai ficar melhor q a gaiola
no seu caso provavelmente ira precisar de uma reduzida
deduzo que vai ficar muito longo se estiver certo, o cambio da pajero full seria o ideal p vc
j martins
18/12/2013, 23:50
o controle de traçao no seu caso é feito pelo abs
a relaçao se nao estou errado do meu cj3 ficara 3.66 na caixa e 5.39 no diferencial
e no seu caso 3.32 no cambio e 3.9 nos diferencias vai ficar muito longo no meu ver 200km/h
j martins... intaõ-se ... a gaiola ta pronta ... a peças estão todas reunidas...
agora é festar as festas de fim de ano... maiis com muita ansiedade pra chegar logo
fevereiro que é quando irei começar a montar.... tenho um mecânico e amigo muito loco.. auhhuaea
topa esses projetos malukos.. aeuhaeuhhuaehuae.
então, na parte mecânica conheci um cara aqui de curitiba que é envolvido na divisão de corrida da Audi Volkswagem,
e ele me explicou bem como funciona esses trem aii... e aparentemente ficará show a mecânica com a suspensão..
ficará um poco longo sim... porém como usará pneus 16 com pneus biscoito bem baixo... e um entre eixo de 210
ficará show de bola... com os amortecedores a gás do subaru a suspensão ficará muito rapida, assim dando a devida
aderência... e estabilidade nas curvas..
mais é isso ai.... obrigado pela ajuda como você ja fez uma arte dessas já sabe que funciona...
vlw... amigo e boas festas.
perfeitamente ... como os ap's originais, tambem trabalham transversalmente no jeep fica em linha!
Como anda o projeto? Já está em andamento?