Ver Versão Completa : Usar molas da Toyota na F 75.
Olá Pessoal!:violao:
Dando prosseguimento aos serviços da F 75... estive lendo tópicos, e pelo que consta, as molas da toyota adaptadas na F 75 é a melhor opção!
Nesse sentido, pergunto::drool:
1 - As molas da toyota é plug in play na F 75?
1.1 - Preciso mudar suportes?
1.2 - O comprimento (olhal p/ olhal) é o mesmo da F 75, em torno de 92 cm (dianteiro)?
Valeww! Fico no aguarado de contribuições:computador:
EveraldoJ
01/12/2013, 13:27
ola VULCZAK não é plug não voce precisa trocar suportes sapatas
que prendem as molas grampos e alongar uns 15 centimetros a ponta do chassi
mas se fizer isso vai ficar top ok.
Olá Everaldo!
|Blz. Obrigado pelo retorno!
Vou começar a compra então...kkkk
Enquanto verifico orçamentos, e materiais... se você ou outros companheiros do fórum puderem postar fotos para me guiar no serviço, eu agradeço.
Abs.
Denilsom
02/12/2013, 08:57
Colega eu comprei em sao paulo na Gama e agora ta na oferta mais barato que paguei so coloquei na dianteira não alonguei o chassi só precisa alongar se quiser o carro mais alto ficou muito bom macio e estavel nas curvas . na parte do suporte trazeiro da dianteira da pra aproveitar um furo no chassi do suporte antigo ai mantem a medida original do entre eixos !!Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-suspens-o-feixe-de-mola-toyota-para-jeep-rural-e-f-75-jumelo-alto-canela-grossa.html)
Diogo4x4
03/12/2013, 21:55
Compra o Kit lá da gama 4x4 de Sp! dai não precisa alongar o chassi.
Tem tambem o Kit ai de ctba mesmo,lá do Molas Kuzma,comprei o meu lá...
MAs preciza Gabaritar a carcaça,alinhar os Munhão se não fica uma Bo#$@.O Kuzma tbm faz esse Alinhamento...eu tenho tbm o gabarito.
E fica Shoow para andar,susp. trabalha muito...
Compra o Kit lá da gama 4x4 de Sp! dai não precisa alongar o chassi.
Tem tambem o Kit ai de ctba mesmo,lá do Molas Kuzma,comprei o meu lá...
MAs preciza Gabaritar a carcaça,alinhar os Munhão se não fica uma Bo#$@.O Kuzma tbm faz esse Alinhamento...eu tenho tbm o gabarito.
E fica Shoow para andar,susp. trabalha muito...
:? como assim gabarito? Ixxxi :rally:
Diogo4x4
03/12/2013, 22:35
Quando você coloca os Molejos por cima da carcaça,o cardan fica desalinhado e você tenque subir a ponta do diferencial até alinhar o cardan para não quebrar as cruzetas...fazendo isso os munhão fica desalinhado tbm,se montar assim fica impossivel de dirigir,fica o famoso efeito patrola(as rodas deitam no virar o volante)
Dai tenque por no gabarito e cortar a ponta da carcaça pra alinhar os munhão... Mas só fica bom se fazer no gabarito pra ficar tudo alinhado e não encomodar.
georgevalle
04/12/2013, 08:11
É o problema é a distância pois recomento levar na Kuzma fazer o serviço, mas se for fazer "by-my-self" eu fiz na rural e na F- 75 não mudei a inclinação do diferencial dianteiro, e não quebra cruzeta não mas elas trabalham praticamente no limite, para mudar as sapatas das molas, retira um (basta cortar a solda) coloca uma régua de nível (daquelas de pedreiro mesmo o ideal é aquila magnética algo em torno de vintão em materiais de construção) na sapata que não tirou e posiciona o diferencial de forma a esta sapata ficar no nível, coloca a outra sapata e acerta ela com o nível e solda, agora retira a outra sapata e coloca também no nível, simples e eficaz e outra dica na rural e na F-75 mantive os feixes originais (na F tirei duas molas de cada feixe para ficar mais macia).
Tenta se não ficar bom manda para Curitiba para o Rafael da Kuzma sofrer um pouco...
Olá George!
Nossa, obrigado pelas informações! na F está com SPOA e molas originais, mas vou mexer para acertar os suportes dos amortecedores, e tbm acho q as molas estão mto desgastadas, e descalibradas (uma gde, outra pqna, outra desgastada, etc).
Aproveito para perguntar mais uma coisa: Ontem estava lendo uma revista, e o cara colocou um suporte de mola maior (7cm) e é claro, a viatura subiu muuuito, mas era jeep, então foram feitas mais adaptações p estabilizar.
então, no caso da F75, será que se eu colocar um suporte de uns 4 ou 5cm vai prejudicar muito a estabilidade? já estou com pneus 33?
Valw
georgevalle
04/12/2013, 16:44
Esse suporte que você fala é o jumelo certo? Se for ele altera a inclinação do eixo e fica ruim para dirigir, agora se mudar também o apoio da mola na mesma proporção fica igual, mas vai fazer muita alavanca no chassi (assim como molas muito arqueadas) e isso prejudica a estabilidade.
Esse suporte que você fala é o jumelo certo? Se for ele altera a inclinação do eixo e fica ruim para dirigir, agora se mudar também o apoio da mola na mesma proporção fica igual, mas vai fazer muita alavanca no chassi (assim como molas muito arqueadas) e isso prejudica a estabilidade.
Então, faz um tempo que estou mexendo com isso, mas o que estou pensando no momento, é (lembro que é SPOA):
1 - Molas da Toyota;
2 - Apoio ou Suporte das molas (soldado no eixo), um pouco maior e mais robusto que o atual, que não é original;
3 - Jumelo tipo revólver;
4 - Amortecedores de ótima qualidade e com regulagem (colocados no suporte superior original, e na parte inferior, "adaptar" pelo nível inferior das molas, com isso consigo uma distância aproximada da original)
Nas fotos é possível verificar que os amortecedores estão na chapa ou suporte (não sei como chama) original, vou passá-los para debaixo do feixe de molas, logo acima do suporte das molas, e confeccionar em chapa também, novos suportes para fixar os grampos.
Obs.: na traseira não sei se dá muita diferença com as molas originais ou as da Toyota?
O que ACHAM?
NunesF75
06/10/2014, 11:14
Comprei o Kit de Suspensão feixe de mola Toyota para Jeep, Rural e F-75 (Jumelo Alto Canela Grossa) no site Gama4x4 e estou com duvidas na montagem.
Alguém já adaptou esse kit, ou algum similar com mola da Toyota Bandeirante, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro. Como moro em uma cidade pequena tenho poucas opções de oficina mecânica, o que está fazendo o serviço pra mim nunca fez esse tipo de adaptação.
Se puderem me ajudar, não tenho experiência com isso. Se puderem me enviar foto e dicas.
Obrigado
Andre Nunes
(31) 8401 1620
Link do site:
Kit de Suspensão feixe de mola Toyota para Jeep, Rural e F-75 ( Jumelo Alto Canela Grossa ) (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-suspens-o-feixe-de-mola-toyota-para-jeep-rural-e-f-75-jumelo-alto-canela-grossa.html)
Foto do kit:
479636
antonio umino
06/10/2014, 11:56
Amigo.
Vc comprou o kit.... para o dianteiro e o trazeiro.
Se vc não colocaria o kit da toyota na trazeira. deixava original, trocando os jumelos...
Não tenho molejo da toyota... mas os da toyota na trazeira, o feixe é mais curto do que o original..
Não sei qual a sua intenção quanto à troca dos molejos.....
Se for para deixar a F 75 mais macia.. tira algumas molas do feixe..
No feixe trazeiro tem as molas do feixe e um tipo de contra feixe para carregar peso..
Se vc não for carregar peso. tira algumas molas do feixe. e deixa o do contra feixe, (3 ou 4 folhas) para eventual carga.
Quanto ao feixe dianteiro. o original realmente deixa a desejar... também trocaria pela da toyota.
Abçs
NunesF75
06/10/2014, 13:08
Os feixes de mola original estão podres, ate os suportes estão estourados. Não da pra aproveitar praticamente nada.
O carro vai ser de passeio, por enquanto não pretendo colocar ele na trilha, mais futuramente sim, vou preparando aos poucos.
Se tiver como me mandar foto pra ajudar na adaptação, ou me indicar um mecânico bom que ja tenha feito, moro na região de Belo Horizonte.
479655479656
Miguel Angelo F
06/10/2014, 13:35
Estou montando (aliás o mecânico) na minha. Não é complicado, mas cheio de macetes que não saberia te informar somente escrevendo, além do que não entendo quase nada de mecânica.
Denilsom
06/10/2014, 13:49
Colega na minha rural coloquei só na dianteira não tem segredo só arranquei os suportes das molas originais com uma talhadeira de aço forte para cortar os rebites, não alonguei a ponta como muitos fazem pois não precisa, um dos proprios buracos do chassi da parte de tras isso na dianteira serve de base para não sair da medida da cx de roda, o suporte da frente fica rente ao inicio do chassi ai e so marcar os outros furos colocar parafusos e depois dar uns pontos de solda.
NunesF75
08/10/2014, 13:01
Colega na minha rural coloquei só na dianteira não tem segredo só arranquei os suportes das molas originais com uma talhadeira de aço forte para cortar os rebites, não alonguei a ponta como muitos fazem pois não precisa, um dos proprios buracos do chassi da parte de tras isso na dianteira serve de base para não sair da medida da cx de roda, o suporte da frente fica rente ao inicio do chassi ai e so marcar os outros furos colocar parafusos e depois dar uns pontos de solda.
Ja me deu uma luz, vou conversar com o mecânico. Seria possível me enviar umas fotos? vai me ajudar muito.
Vou adaptando ela aos poucos pra trilha, como sou leigo no assunto vou precisar de muitas dicas.
Obrigado
Denilsom
09/10/2014, 12:43
Nunes vc queria umas fotos ve se estas da pra ter ideia da posicao os jumelos ficam um pouco deitado mas fica macio , agora se quiser que o carro fique mais alto ai sim tem que aumentar a ponta do chassis uns 5cm.
FernandoRisso
09/10/2014, 16:04
a posição correta dos jumelos é 45º
antonio umino
09/10/2014, 16:39
Nunes vc queria umas fotos ve se estas da pra ter ideia da posicao os jumelos ficam um pouco deitado mas fica macio , agora se quiser que o carro fique mais alto ai sim tem que aumentar a ponta do chassis uns 5cm.
Denilson... um favor.
Vc poderia postar fotos da caixa de direção no bico da Rural e as ligações dos terminais de direção...
Me parece ser caixa do Opala...
abraços.
euclidesjr
13/10/2014, 20:43
a posição correta dos jumelos é 45º
Então esse da foto do Denilsom está correto?!
Denilsom
19/10/2014, 18:05
Denilson... um favor.
Vc poderia postar fotos da caixa de direção no bico da Rural e as ligações dos terminais de direção...
Me parece ser caixa do Opala...
abraços.
Antonio a cx de direçao é do Omega e a barra ta ligada com o terminal do Jeep com a barra da 4x2 que da a medida correta roda a roda
NunesF75
27/10/2014, 23:15
481878481879
Ja estou fazendo a instalação, vou parafusar e colocar no chão pra ve como fica. se tiver tudo ok vou reforçar o chassi e soldar. obrigado pela ajuda.
NunesF75
11/11/2014, 08:56
483403483404
Aproveitei um dos furos do chassi na parte da frente do chassi, assim vou ter que aumentar uns 4cm, pouca coisa. Ta ficando show. Essa semana começo a mexer a parte traseira.
Denilsom
12/11/2014, 11:29
E isso ai nunes ta ficando perfeito!!
Marcos Vinicius Amaral
07/11/2019, 10:10
Olá galera,
Estou com um problema em minha F-75, comprei as molas de toyota, junto com os jumelos articulados (revolver). Porem não consigo mais utilizar os amortecedores originais por motivos da abertura que os jumelos abrem. Consultei aqui pelo fórum e questões de medidas e acabei comprando os traseiros da F-250, especificação GL12726 Turbogás. Até ai tudo bem, na parte traseira da picape deu certo, já foi instalado. Meu problema agora é na parte dianteira, o mecânico não está conseguindo instalar. Disse que não vai dar certo, mais vejo que os amortecedores são bem parecidos com o original. Alguém aqui poderia me dar um auxilio, se eu tenho que mudar o suporte, ou foto se alguém utilizar essa receita para mostrar pra ele. Pois agora estou num beco sem saída, até tirar dessa oficina.
Agradeço desde já.
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