Conectar

Ver Versão Completa : PowerBox + Filtro K&N na Triton 3.2



MarceloGuerra
29/11/2013, 15:36
Olá pessoal,

Venho dar informações de um tunning light que fiz, com excelentes resultados.

Instalei um filtro de alta vazão que atende à todas as normas de filtragem (K&N, link abaixo) e um "powerbox" (link abaixo) que aumenta a potência e altera a curva de resposta do torque.

Sobre o filtro: Instalei primeiro só ele. A unica diferença foi um pouco mais de torque em arrancada, mas nada que realmente empolgue. Legal que esse filtro é lavável e não precisa ser trocado.

Sobre o powerbox: É uma caixinha que possui o chicote pra ligar entre o sensor de temperatura do diesel no commom rail e a central, não corta nenhum fio, não altera a central e pode ser instalado e desinstalado em 5min.

funciona assim: A central lê a temperatura da linha de alta pressão de diesel (commom rail) pra ajustar o tempo de injeção dos bicos. Diesel frio = tempos maiores (mais viscoso), diesel quente = tempos menores (mais liquido).

O powerbox fica entre o sensor e a central, alterando a leitura de forma que ela sempre "pense" que o diesel está mais frio, usando assim um fator de correção em toda a curva de injeção que compensaria isso, injetando mais diesel.

O resultado: Um aumento muito bom de torque nas arrancadas, deixando a condução muito, mais muito mais confortável. O turbo enche mais rápido (tenho leitura do OBD2 com app torque no painel), e a L200 fica muito mais esperta, não precisa passar de 2000 RPM nunca na cidade.

O powebox tem um ajuste, você pode aumentar ou diminuir essa alteração de leitura que ele faz, deixei no default de fábrica que ainda é uma margem segura de operação.

Links (exatamente o que comprei e trouxe de viagem):

Filtro
Amazon.com: K&N 33-2951 High Performance Replacement Air Filter: Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B002BVHR6G/ref=oh_details_o07_s00_i01?ie=UTF8&psc=1)

powerbox
PowerBox CR Performance Diesel Tuning Chip for MITSUBISHI Triton 3.2 CRD 120 KW / 163PS / 353 NM : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B00BUT116M/ref=oh_details_o05_s00_i00?ie=UTF8&psc=1)


Sobre o consumo: Aumentou um pouco, mas nada alarmante. Fazia 9Km/l na cidade, agora estou fazendo 8,5Km/l. Na estrada não medi ainda, estou usando há 1 mês.


Pra quem quiser dar vida nova na resposta do motor, recomendo. Como o resultado final não é um aumento de potência muito grande e sim uma alteração na curva de potência, não existe um risco considerável em usá-lo.


Abs
Marcelo

ricbetiatto
20/02/2017, 10:29
qual a marca do seu power box amigo?

brunogiem
09/06/2017, 00:30
Top demais.. na minha Triton, coloquei filtro K&N, chip da TDC perfornance, fiz um killer na EGR (isolando, ela não recebe os gases do escapamento, portanto não corta quando tem mais fumaça), e o escape direto (sem catalisador e silencioso), ficou um avião....

rctorrezam
09/05/2018, 18:49
Colega
Como anda o Consumo?
Ainda aprova a caixinha?