PDA

Ver Versão Completa : Limpeza sistema arrefecimento Radiador Hilux- SW4.

TCHEIGOR
28/11/2013, 20:32
E aí gurizada, to querendo fazer a limpeza do radiador e troca do fluído de arrefecimento, quero perguntar se vou fazer a coisa certa.
Vi que a troca na máquina funciona bem no sitema selado, como minha japa tem vaso de expnasão que não é selado, pensei em fazer o seguinte:
1 - Abrir os drenos conforme o manual (inferior do radiador e no bloco do motor)
2- tirar a tampa do radiador e dar uma boa mangueirada de água dentro do radiador, pra encher ele e vazar pelos drenos até dar uma limpada na água.
3- fechar os drenos.
4- soltar a mangueira superior do radiador.
5- ligar o motor e esperar a válvula termostática abrir e recolher a água que sair pela mangueira superior do radiador que foi desconectada. Continuar botando água pelo radiador enquanto isso, até sair só água limpa. Nesse meio tempo deixar o ar quente ligado pra trocar aquela água e limpar a tubulação dele tbem.
6- abrir novamente os drenos, dar a mangueirada final com tudo aberto, fechar os drenos e daí sím encher com o fluído.

Minhas dúvidas:

É certo esse procedimento? Alguma outra dica?
E outra, qual aditivo posso usar? no manual recomenda diluir 50%. Minha camionete pega 9l. Ou boto 4,5l do concentrado + água destilada ou 9 litros do diluído, é isso mesmo? achei por 24 o litro do concentrado (Petrobrás Verde) ou 16 o litro do diluído no ipiranga (não lembro a marca).
Parece coisa simples, mas não quero dar bobeira!
abraço!

HERICK
28/11/2013, 21:04
Sim! Já fiz dessa forma e ficou beleza, mas ultimamente tenho estado meio preguiçoso de fazer made in home, até porque na garagem do meu prédio o pessoal encrenca, as últimas vezes fiz na máquina e foi feito também o teste de pressão, para verificar qualquer tipo de vazamento!:curtir:

Freitag
28/11/2013, 22:39
Em suma o procedimento é esse mesmo, faço sempre a cada 20.000 ou 2 anos, o que atingir primeiro. Quanto ao fluido ou usa tudo diluído ou no meu caso coloco 4l de concentrado e completo o resto. Mesma motorização. Serviço rápido, simples e de suma importância. []s

Glaicon
29/11/2013, 07:09
A única coisa que eu não faria é mexer no dreno inferior.
É uma peça plástica que já deve estar ressecada, podendo facilmente trincar ou quebrar ao mexer.
Solte a mangueira inferior que é mais fácil e seguro.:concordo:

Freitag
29/11/2013, 14:28
Boa observação Glaicon.

TCHEIGOR
29/11/2013, 17:44
bem pensado, valeu pela dica, eu não sabia que era de plástico! mas o dreno do motor vou ter que abrir, pra trocar a água do bloco, não tem jeito...

Ezahn
30/11/2013, 06:44
A minha eu abri o dreno do radiador, não teve erro, só o oring de borracha que aproveitei e troquei. Eu não fiz esta ultima parte de tirar a mangueira e funcionar o motor!
Quanto à diluição do fluido, é mais importante seguir a recomendação do produto que vc vai usar do que a do manual do carro!

TCHEIGOR
14/12/2013, 16:27
Então gurizada, fiz a limpeza! Abri o dreno do radiador sem problemas, não precisei fazer força, tava bem macio. O duro foi abrir o dreno do motor. Que lugarzinho miserável de mexer! E tava quase desistindo porque o parafuso não queria sair de jeito nenhum, mas no fim saiu, só que veio junto toda peça que prende no bloco do motor, não só o parafuso (tem o parafuso do dreno e o dreno, no caso o dreno saiu junto). O parafuso não consegui tirar nem com o dreno fora do lugar, pensem numa solda por corrosão das mais grudadas! Montei tudo de novo e ficou ok por enquanto, nada de vazamentos e consegui drenar tudo, pois couberam certinho os 9 litros. Vou ver se encontro o dreno e o parafuso pra trocar numa próxima limpeza, já consegui o código da peça.
Um abraço a todos e valeu pelas dicas!
Ps. dei uma de amador e esqueci a câmera fotográfica...como eu tava fora de casa, ficou sem fotos... (usei o pátio de um amigo emprestado)

TCHEIGOR
14/12/2013, 16:30
ah, antes de conseguir tirar o dreno do bloco tentei soltar as mangueiras do radiador. SEM CHANCE NENHUMA! Pelo jeito só cortando pra tirar, fiquei com medo de meter uma chave de fenda e estragar. E elas são todas novas, tem em torno de 30mil Km.

Drmoises
15/12/2013, 21:09
Drenei o meu em casa a alguns anos e matei a grama... Amadorismo puro!
De uma atenção na tampa do radiador. Algumas vezes, depois de mexer ela pode apresentar vazamentos.

TCHEIGOR
15/12/2013, 23:46
valeu a dica dr, mas por enquanto to conferindo o nível todo dia pra ver se não aparece nenhum vazamento, então to sempre mexendo na tampa! saiu uma água bem ferruginosa e to com medo que agora com adição do aditivo surja um vazamento! terça vou fazer a primeira viagem e ver como ela se comporta. pescaria e acampamento pra tirar o stress!
abraço!

HERICK
16/12/2013, 05:21
valeu a dica dr, mas por enquanto to conferindo o nível todo dia pra ver se não aparece nenhum vazamento, então to sempre mexendo na tampa! saiu uma água bem ferruginosa e to com medo que agora com adição do aditivo surja um vazamento! terça vou fazer a primeira viagem e ver como ela se comporta. pescaria e acampamento pra tirar o stress!
abraço!

Geralmente o vazamento nesse radiador ocorre na solda superior, ou seja na chaleira, em oficinas que fazem essa limpeza com máquina se faz o teste com um aparelho simples que joga pressão de ar dentro do radiador e se detecta no mesmo momento aonde está o vazamento, de qualquer forma fique atento! Um forte abraço.

Freitag
17/12/2013, 13:27
Vai monitorando que não tem erro, se observar alguma anomalia corrija logo.

Renatopami
27/09/2019, 02:39
Vai monitorando que não tem erro, se observar alguma anomalia corrija logo.
Ressuscitando o tópico....
Estou querendo trocar o líquido de arrefecimento da minha Hilux 2006 em casa,alguém saberia me dizer onde fica o dreno do bloco do motor D4D?
O dreno do radiador acredito que ela tenha como nos outros modelos...rs...é uma borboleta na parte inferior,correto?
No manual diz que são 10 litros no sistema....o litro do líquido original na Toyota custa 79,00....vai dar uns 800,00 pra trocar tudo

Guilherme Hilux 2002
04/12/2023, 13:56
Boa tarde pessoal!
Comprei recentemente uma Hilux SR5 3.0 diesel 4x2 ano 2002/2003, sou novo aqui no grupo e queria tirar umas dúvidas.
Preciso fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e tô querendo fazer em casa.
Gostaria de saber qual a proporção de fluido x água desmineralizada, quantos litros de cada vai no sistema e se indicam algum fluido específico pra ela.
Agradeço desde já a atenção!

Glaicon
05/12/2023, 06:11
Boa tarde pessoal!
Comprei recentemente uma Hilux SR5 3.0 diesel 4x2 ano 2002/2003, sou novo aqui no grupo e queria tirar umas dúvidas.
Preciso fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e tô querendo fazer em casa.
Gostaria de saber qual a proporção de fluido x água desmineralizada, quantos litros de cada vai no sistema e se indicam algum fluido específico pra ela.
Agradeço desde já a atenção!
Bem vindo fórum, Guilherme.
Um produto com preço bom, aprovado pelo INMETRO, e já diluído, é o da Radiadores Visconde.
Você pode comprar pelo Mercado Livre.
Segue um link, como exemplo:
Aditivo Diluido Radiador Visconde Rv Extra Rosa 7 | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1823334978-aditivo-diluido-radiador-visconde-rv-extra-rosa-7-_JM#position=21&search_layout=grid&type=item&tracking_id=24cd5e2a-7ba8-4d1b-86f8-ed947ab6f5f1)