xpkbr
28/11/2013, 20:13
Tenho uma Nissan Frontier japonesa AX 2.5 TDi, daquelas com intercooler no capô que a brasileira copiou, ano 2001. Ela não é uma dessas diesel "common-rail" que anda bem motor YY2.5 TDI, mas ultimamente eu tenho percebido que eu estou tendo que apertar mais o acelerador para ela ganhar giro, e parece que ela demora mais para ganhar rpm, sei lá. Ela NÃO está esquentando, NÃo bate as válvulas, apesar de ter 106.000 km rodados, nunca regulou as válvulas - nunca passou de 3200 rpm!, NÃO está soltando fumaça,preta nem branca; aliás, não solta fumaça praticamente nenhuma. Consumo está um pouco acima, talvez pelo fato de eu estar apertando mais o pé para ela andar. A questão é a seguinte. A bomba injetora dela é a Zexel VE idêntica a da Bosch (com compensador de altitude)...
Quem se habilita a falar sobre bombas mecânicas? Elas "tem regulagem"? Existe alguma maneira de saber se o desempenho dela está satisfatório, se eu é que estou desacostumado dela ser meio presa mesmo? Estou com ela há 12 anos, comprei zero. Em 2010 ela começou a sotar fumaça branca nas reduzidas, descobri que ela estava injetando diesel "na hora errada", tem um governador lá com uma mola de lâmina de aço, li tudo e vi fotos e diagramas "exploded view", meu mecânico generalista a levou a uma autorizada Bosch para diesel (carreta/ônibus, etc., só me falaram que "limparam" a bomba de palhetas de baixa pressão (garantem que não tiraram a bomba para colocar no banco de provas - ela chegou as nove da manhâ e eu a apanhei às 5 da tarde). Quando isso ocorreu, ocorria também um ruído surdo ao subir de giro, o assovio da turbina ficava "abafado", e a potência diminuiu. resumindo, lá na Bosch resolveram tudo em um dia e 380 reais (uma fortuna!!!).
Quem se habilita?
Na css o "responsável técnico" disse que NUNCA havia visto nem ouvido falar naquele modelo de Nissan Frontier AX 2.5 TDI ano 2001, NÃO tinha
nenhum o muanual de manutenção nem CD ROM de peças!!! Que país é esse? Sem os lubrificantes dos componentes da transissão ele sabia.
Quem se habilita a falar sobre bombas mecânicas? Elas "tem regulagem"? Existe alguma maneira de saber se o desempenho dela está satisfatório, se eu é que estou desacostumado dela ser meio presa mesmo? Estou com ela há 12 anos, comprei zero. Em 2010 ela começou a sotar fumaça branca nas reduzidas, descobri que ela estava injetando diesel "na hora errada", tem um governador lá com uma mola de lâmina de aço, li tudo e vi fotos e diagramas "exploded view", meu mecânico generalista a levou a uma autorizada Bosch para diesel (carreta/ônibus, etc., só me falaram que "limparam" a bomba de palhetas de baixa pressão (garantem que não tiraram a bomba para colocar no banco de provas - ela chegou as nove da manhâ e eu a apanhei às 5 da tarde). Quando isso ocorreu, ocorria também um ruído surdo ao subir de giro, o assovio da turbina ficava "abafado", e a potência diminuiu. resumindo, lá na Bosch resolveram tudo em um dia e 380 reais (uma fortuna!!!).
Quem se habilita?
Na css o "responsável técnico" disse que NUNCA havia visto nem ouvido falar naquele modelo de Nissan Frontier AX 2.5 TDI ano 2001, NÃO tinha
nenhum o muanual de manutenção nem CD ROM de peças!!! Que país é esse? Sem os lubrificantes dos componentes da transissão ele sabia.