PDA

Ver Versão Completa : Jeep CJ-5 5224 1971 - Militar

Vicentecwb
28/11/2013, 01:57
Prezados,

Esta semana comprei num leilão do quartel um Jeep CJ-5 1971. No edital do leilão só constavam as informações que ele tinha motor, caixa e tração. Não sei se ele está com o o BF ou com o GM 2.5 da Bernardini.

Em todo caso o Jeep parece íntegro de lata e bem alinhado. Está descaracterizado com a pintura toda lixada. Não tem alguns acessórios.

Gostaria da sugestão da vocação deste Jeep. Minha idéia inicial é restaurá-lo como militar mesmo, visto que não sou trilheiro. Gostaria também da ajuda para me guiar neste início de restauração, principalmente com relação à parte mecânica. O que devo/não devo fazer. E mais, a melhor ordem para me dedicar neste projeto.

441104

Jacimar
28/11/2013, 06:08
Bom dia prezado ! parabéns pela aquisição ! na minha opinião, a primeira coisa é trocar os óleos e colocá-lo para rodar, a partir daí você perceberá as necessidades urgentes, tipo : freio em ordem ? suspensão em ordem ? etc, vai depender do tempo que ficou parado, boa sorte e um abraço !

georgevalle
28/11/2013, 07:54
Parabéns pela compra, agora muito trabalho, primeiro revisão na mecânica para poder identificar o que está faltando, então mãos à obra e pode contar com todos nós aqui do fórum...

uvantuil
28/11/2013, 08:13
Acompanhando...
mais um que ficara contaminado com ferrugem no sangue!!!!!
:curtir::euforico:

Sonhador
28/11/2013, 09:09
Imagino que primeiramente vc tem de avaliar qto tem para investir ...ou melhor ...como sera o dinheiro para investir ....
Mas de qualquer forma seria bom arrumar um bom mecanico 4x4 , e como os amigos ja citaram , conseguir ver as condicoes do motor , ja revisar os freios...e dai por diante vai preparando a carteira ...

turbino
28/11/2013, 10:05
Parabens pela compra, manda mais fotos, assim a galera pode te ajudar mais nesta empreitada. Boa sorte e nao se preocupe com os gastos, pois vale a pena cada centavo, isso eu te garanto.
vlw

vavarusso
28/11/2013, 10:15
Companheiro, eu fiz assim: desmontei todo o jeep, nao "deixei porca sobre parafuso," comecei pelos rolamentos das rodas, troquei todos, mais de 400k, diferencias, chassi, jumelos, montei essa parte, calculei os suportes do motor gm151, adaptação da DH VW, pintei tudo, fui para motor, flange e cx de chevete, funilaria da carroceria, pintura, amortecedores e capota... e estou nos ajustes... A primeira coisa depois da compra foi montar um singela oficina... já estou com masi de 2,5 anos de dedicação e é só alegria... Veja minha assinatura aqui embaixo "SÓ SEI QUE FOI ASSIM"

tuna
28/11/2013, 10:25
Amigo , bem vindo e parabéns pela aquisição, pode olhar no porta luva (se tiver) que lá dentro tem um curso de mecânica completo :mrgreen: se não tiver dentro do porta luva tá na caixa de ferramentas (que outro carro vem de fábrica com caixa de ferramentas????)
Vai com fé que o próprio jeep vai te dizendo quais são as necessidades dele, o que importa é só afinar o ouvido para entender o que ele diz e isso vai vir naturalmente...

boa empreitada

[]'s

Renan Folly
28/11/2013, 20:12
parabéns, boa sorte. preserve-o!

Vicentecwb
29/11/2013, 08:43
Obrigado a todos. Vou fazer um registro fotografico e vou postando aqui para vcs acompanharem.

Esta semana ainda estou na burocracia do leilão. Previsão para retirada dele na terça feira dia 3. Meu orçamento é de 4 a 5 mil reais nos próximos 4 meses. Acho que com esse dinheiro já dá pra dar uma boa geral.

Como minha idéia é fazer uma boa restauração não quero repetir processsos. Quando fizer o freio quero fazer completo para não ficar nada para depois etc. Essa é minha pergunta. Quais partes devo mexer primeiro que não serão influenciadas pelas outras ?

Penso em desmontar a mecanica completa. Fazer todo o ajuste de motor, alimentação, arrefecimento, lubrificação etc. Em seguida partir para os eixos, cardã, diferencial, pontas, freios, rolamentos etc. Na 3a fase fazer suspensão. E só depois desmontar a lata inteira para recuperação e pintura.

Minha pergunta é, com uns 4 a 5 mil. Quanto disso eu conseguirei completar ??? hehehe

Abss

tuna
29/11/2013, 09:02
Vicente, comece pelo chassis, depois eixos e transmissão e suspensão, (rolamentos, retentores, engrenagens, sincronizados, feixes, buchas e amortecedores) depois freios, embreagem e sistema de direção depois motor, linha de combustível e por fim funilaria, pintura, tapeceria e elétrica).

eu faço nesta ordem e costuma funcionar :concordo:

[]'s

Vicentecwb
06/12/2013, 01:59
442132442136442136

Pessoal,

Conforme prometido seguem algumas fotos. Nao consegui anexar todas e algumas podem ir repetidas porque usar o ipad no forum eh f****.

Voltando ao jeep, ele esta pior do que eu imaginava, mas ainda aparenta ser alinhado. Informação importante é que ele nunca foi emplacado, ou seja ele pode ser montado livremente que a principio passa no DETRAN. (Alguém confirma essa info pra mim ?) outra coisa, ele veio com o motor bf original e cambio 3 marchas. Está sem a maioria dos periféricos inclusive carburador, tanque de combustível e etc. Gostaria de saber a opinião dos senhores se eu devo tentar manter a originalidade e ir para a placa preta ou se devo desistir e fazer algo mais moderno. Ressalto que estou sempre em busca do melhor custo beneficio.

Obrigado pelo apoio. []

Willian Del Piero Rocha
06/12/2013, 08:18
Vicente, não sei como funciona quanto a documentação(1° emplacamento), mas se mudar o motor vai ter que ter a nota fiscal(se for novo), ou a baixa do motor no detran(se usado)..Quanto a reforma, o Tuna já falou por onde começar e a sequência. No meu gosto(minha opinião) eu não faria o jeep para placa preta não, não ia gastar uma grana e tempo em um jeep que iria ficar limitado em seu uso, mesmo que seja algumas trilhas leves, vc corre o risco de encostar em um barranco, esfregar em uns galhos etc. Trilha pesada nem pensar. Deixaria a base mais original(motor,câmbio), e mudaria freio, bancos e elétrica. Minha opinião....
Vá em frente e pense direitinho antes de começar qualquer modificação, e muito cuidado com o " jaque "

Sonhador
06/12/2013, 08:37
Vicente
Concordo com o willian , eu não pegaria placa preta , vc fica preso a uma estetica , limitando suas opções , tendo de gastar bastante tempo e dinheiro atras de peças originais.
Imagine que jipe e como um lego , que vc pode ir montando com varias peças e deixando ele a seu gosto em confiabilidade e conforto , inclusive com alguns itens modernos.
Se voce gosta do visual original , vc pode trabalhar a parte mecanica mais atual e por fora aparencia mais original

megadeth
07/12/2013, 18:51
Olá amigo! Beleza de Jeep (Jeep é sempre bonito, dane-se o estado... kkk).

Eu sou da opinião de que não deve ir atrás de placa preta. A receita que eu sigo e me dá muitas alegrias pra utilização em trilhas até moderadas e muitos passeios, além de usar na cidade é um motor de Opala 4cc (famoso GM151), câmbio Clark 5 marchas (do Chevette) e injeção eletrônica da Pandoo (vtnc carburador).

Sei que o orçamento é limitado nesse início, e realmente freio, direção e suspensão nesse momento é mais importante, mas se planeje que em breve terá uma máquina ainda melhor!

Dic3
07/12/2013, 23:16
Vicente, qual foi a media de precos que os Jeeps sairam no leilao?

Eu tava louco pra ir mas se fosse a patroa me dava as contas (3 jeeps ia ser pedir demais kkk)

Vicentecwb
08/12/2013, 13:08
Vicente, qual foi a media de precos que os Jeeps sairam no leilao?

Eu tava louco pra ir mas se fosse a patroa me dava as contas (3 jeeps ia ser pedir demais kkk)

Kkkkk. Teve um completamente destruido que saiu por uns 6 mil. Os outros 4 que estavam melhores (inclusive o meu) sairam por 8.000 a 8.600. O meu foi o mais barato heheheh 8 mil.

Pessoal agradeço a ajuda de todos. Eu gostaria de esclarecer que meu estilo é mais pra antigomobilista do que pra jipeiro propriamente dito. Eu entendo que PP inviabiliza qualquer passeio ou trilha leve mas eu provavelmente vou só passear fins de semana com ele ou de vez em quando trabalhar dia da semana com a capota baixada. Barro ando quando precisa e para isso uso uma camionete... Claro que nem por isso quero mudar o jeep para algo que ele não é. Ele sempre vai ter o espirito aventureiro offroad.por exemplo a questao dos pneus. Os pneus originais parecem deixar na mao no barro , certamente pneus radiais mais largos têm um desempenho superior mas no meu caso os originais sao preferiveis por questoes esteticas.

tuna
09/12/2013, 00:32
... Eu entendo que PP inviabiliza qualquer passeio ou trilha leve...

Companheiro, sinto discordar de vc hehe, mas o jeep original faz coisa pra baralho, ele foi FEITO pra isso, uma restauração criteriosa, aliada ao uso consciente da viatura, com pneus militares dá pra ir muito longe sem estragá-la, uma lavagem e uma boa manutenção preventiva vão deixá-la como nova depois.
Parta para a pp e seja feliz...

Veículos foram feitos pra rodar e o jeep foi feito pra rodar em condições severas, pode ir com fé que não vai estragá-lo não...

[]'s

Rodrigo Baratti
09/12/2013, 13:42
Companheiro, sinto discordar de vc hehe, mas o jeep original faz coisa pra baralho, ele foi FEITO pra isso, uma restauração criteriosa, aliada ao uso consciente da viatura, com pneus militares dá pra ir muito longe sem estragá-la, uma lavagem e uma boa manutenção preventiva vão deixá-la como nova depois.
Parta para a pp e seja feliz...

Veículos foram feitos pra rodar e o jeep foi feito pra rodar em condições severas, pode ir com fé que não vai estragá-lo não...

[]'s

X2
Se respeitar os limites do original vc consegue fazer bastante coisa.
Com meu jeep 1951 original 6 volts ainda já viajei pelo interior de SP em curtos percursos, 150 / 250 km sem nenhum problema, só não queira passar dos 70/80 km/h.
Já na cidade rodei bastante, mas é muito cansativo no transito mais pesado.

Estradas de terra já rodei muito e me diverti horrores com a família.

Mas fazer trilha é outra coisa!!

[]'s

Vicentecwb
24/02/2014, 21:12
Prezados,

Desculpe a demora para postar, mas sabem como é fim de ano ferias etc.
Atualizando a situação da viatura.

Incrivelmente a parte mecanica estava impecável (as peças que vieram) freios bons, suspensão boa, pneus em bom estado. Motor parece um relogio. Caixa de cambio tração e reduzida excelentes.Comprei um carburador usado mas em bom estado. Ja foi feita a pintura do chassi, motor, caixas e toda a restauração estrutural da lata.

Falta agora fazer a pintura estética. Pergunta: Alguem sabe qual é a cor verde usada nas viaturas ??? Tudo bem que não posso deixar camuflado, mas quero deixar verde oliva o mais próximo possível.

Estou fazendo uma lista de compras que vai desde tanque de combustível até a chave da OTAN.

Alguem sabe me informar a disposição e a lista de acessórios necessária para a restauração adequada ? Ex: esquema de luzes de blackout, olhos de gato etc etc etc...
Estou sem fotos novas. Mas logo já envio mais atualizações

Saudações.

Dic3
25/02/2014, 09:19
Vicente,

Poste mais fotos se possivel do andamento, to curioso. Em que bairro voce esta?
Chave Otan se precisar eu tenho pra venda e posso entregar ja pintada na cor do seu jeep, e ninguem bate meu preco.
Em relacao a cor, se voce quiser pintar no verde militar eu tenho o codigo da cor (foi a cor que pintei o meu e comprei na Darka) ou pode ser no padrao militar americano que tambem tenho o codigo e o lugar onde comprar.
Qualquer coisa da um grito!

Vicentecwb
25/02/2014, 11:26
Vicente,

Poste mais fotos se possivel do andamento, to curioso. Em que bairro voce esta?
Chave Otan se precisar eu tenho pra venda e posso entregar ja pintada na cor do seu jeep, e ninguem bate meu preco.
Em relacao a cor, se voce quiser pintar no verde militar eu tenho o codigo da cor (foi a cor que pintei o meu e comprei na Darka) ou pode ser no padrao militar americano que tambem tenho o codigo e o lugar onde comprar.
Qualquer coisa da um grito!

Dic3

Eu moro no campina do siqueira. Mas o jeep está em tibagi. Não consigo mandar mensagem interna porque não tenho 50 posts. Me mande um email e conversamos por lá pode ser ??? vicente.mp@hotmail.com

Dic3
25/02/2014, 11:31
Sem problemas Vicente, basta postar algumas coisas ai que logo vc chega nos 50 pts.

Te mandei um mail para vc ter meu mail