PDA

Ver Versão Completa : Controle do Guincho no Painel



Luis Assis
16/12/2003, 20:03
PessoALL,

Estou querendo fazer um controle de painel para o Hipull 9000, que acione o guincho e que tenha uma chave geral. Alguem ja fez isso, ou tem um esquema eletrico de como ligar o que e onde? Achei um controle pronto na Internet, mas não sei se serve para qualquer guincho ( foto em anexo ) ...

PS: Giovani, aquela caixa de controle ao lado do banco do motorista, no T-Rex, é controle de guincho????

[]'s
Gustavo

fpandur
18/12/2003, 09:48
Fala Gustavo !!

Tenho este esquema no meu CJ. Quando o guincho estava p/ ser enviado, pedi ao Vanderlei (Work) p/ me enviar uma tomada extra, daquela que se conecta o controle. Instalei ela no painel e ao lado dela, tenho uma chave de 3 posições. Esta chave me permite acionar o guincho sem o controle remoto. E como ela não retorna ao centro, posso acionar o guincho e ficar com as mãos livres p/ dirigir e trocar de marcha. É claro, isto quando estiver atolado ... :roll: :lol: :lol: E se eu quiser, posso controlar o guincho com o controle, de dentro do CJ. A instalação é super-simples, basta ligar a tomada extra e a chave em paralelo com a tomada lá da caixa de controle do guincho. Mas eu recomendo fortemente a instalação de uma chave-geral somente p/ o guincho. Afinal, você (ou pior, algum gaiato) pode acionar o guincho sem querer e aí já viu, né ?! :roll: P/ complementar, coloquei um LED que se acende quando a chave-geral está ligada, assim não esqueço a chave-geral ligada quando saio da trilha. :wink:

Também coloquei a caixa de controle dentro do cofre do motor e puxei a tomada do controle remoto p/ a frente do guincho. Assim, se eu precisar operar o guincho do lado de fora, não preciso abrir o capô.

Se quiser, posso tirar foto de tudo isto e postar aqui.

Abraços

Giovani
18/12/2003, 22:44
PS: Giovani, aquela caixa de controle ao lado do banco do motorista, no T-Rex, é controle de guincho????

:D Grande Mestre!!!

:D Também! Ali tem controle do guincho, luzes, faroletes, ventoinha, chave geral e uma tomada 12V. Fazer esse controle do guincho é barbada! Ponha uma chave com led ou lâmpada embutida, tipo essas de pisca alerta ou afogador, para ligar a corrente no guincho. Para acionar o guincho para trás ou para frente, use um botão de vidro elétrico. Os da linha Ford possuem uma setinha em cada sentido, no botão... :wink:
[]'s

Luis Assis
21/12/2003, 19:21
Mais simples do que eu imaginava... Obrigado pelas Dicas... Flavio, se puder enviar as fotos, eu garadeceria....
[]'s
Gustavo

fpandur
23/12/2003, 09:15
Olá Gustavo

Seguem as fotos. Coloquei as explicações nela, pois achei mais fácil de entender. A chave interna que uso p/ controlar o guincho é uma de 3 posições, haste metálica da Marília.

Qualquer dúvida, é só escrever. Estarei em QAP até o dia 25/12, pois em 26/12 estarei saindo com o CJ p/ a Juréia (700 Km daqui ...). :wink: :P :P :P

Abraços

Nando
24/03/2004, 22:51
É verdade que esse esquema foi para o saco? (leia-se não funcionou e foi removido)

( )s

fpandur
25/03/2004, 07:28
Olá Fernando

Num intindi :?: :?: :shock: Você se refere ao esquema das fotos que enviei ? Está funcionando perfeitamente, inclusive usei muito na trilha deste último final de semana ... :wink: :P

Abraços

Nando
25/03/2004, 19:56
Flavio

Quando comprei meu guincho peguei esse esquema aqui no forum e fui atras para fazer igual, mas fui fortemente desaconselhado pelo Wanderlei devido ao tamanho dos fios necessarios, que não segurariam a corrente. Ele inclusive tinha falado de casos onde o guincho tinha queimado por causa disso, e que esse esquema tinha sido removido. Bão, deve tre sido de outra pessoa.... Vc nuca teve problemas?

( )s

Giovani
25/03/2004, 20:01
Flavio

Quando comprei meu guincho peguei esse esquema aqui no forum e fui atras para fazer igual, mas fui fortemente desaconselhado pelo Wanderlei devido ao tamanho dos fios necessarios, que não segurariam a corrente. Ele inclusive tinha falado de casos onde o guincho tinha queimado por causa disso, e que esse esquema tinha sido removido. Bão, deve tre sido de outra pessoa.... Vc nuca teve problemas?

:D Fala Nando!!!

:D Entrando no papo... Tamanho do fio???? Diâmetro ou comprimento?? Vc não precisa na mais forte ou comprido do que o mesmo cabo usado no controle remoto... :roll: E se quiser usar uma chave toda de plástico, também pode! Basta instalar um relé. :wink:
[]'s

Nando
25/03/2004, 20:17
Fala Giovani

Estava me refrindo aos cabos que partem do guincho para a caixa de controle, para poder colocar a caixa por dentro, os cabos devem ter pelo menos um metro, o que, segundo o Wanderlei, é muito comprido para o diametro padrão.
Quanto ao controle remoto sei que não tem problema, inclusive tenho na Cabra uma tomada instalada no painel, mas o que estou atrás é de um jeito de colocar a caixa dentro do capô, para não virar tijolo quando me enfio na lama.

( )s

Danniel Pizatto
25/03/2004, 20:54
O que deve ser observado é o seguinte:

Se for colocar uma chave geral entre a bateria e o guincho, tanto a chave como os fios devem suportar a corrente demandada pelo guincho.

Quanto à ligação caixa de reles - guincho, deve ser usado fio de mesma bitola que vai entre a bateria e os reles.

atentando pra isso, nao tem nenhum problema. Agora se vc for usar aqueles fios que vc usa pra amarrar seu cachorro no poste... :roll:

[]´s

Giovani
25/03/2004, 21:11
Fala Giovani

Estava me refrindo aos cabos que partem do guincho para a caixa de controle, para poder colocar a caixa por dentro, os cabos devem ter pelo menos um metro, o que, segundo o Wanderlei, é muito comprido para o diametro padrão.
...mas o que estou atrás é de um jeito de colocar a caixa dentro do capô, para não virar tijolo quando me enfio na lama.

:D Grande Nando!!!

:D Ah bão... Mas mesmo esses... Meu brother tinha um Warn 8.000, numa Pajero, e instalou a caixa dentro do cofre do motor, em cima do pára-lama. Nunca teve problema... :wink:
[]'s

dptucunduva
25/03/2004, 21:51
Estava me refrindo aos cabos que partem do guincho para a caixa de controle, para poder colocar a caixa por dentro, os cabos devem ter pelo menos um metro, o que, segundo o Wanderlei, é muito comprido para o diametro padrão.

Cara,

O Work 12000 já vem de fábrica com fiação SUBDIMENSIONADA. Pega a tabela de fios e vê lá a corrente necessária pra mover o motor de 2hp dele... Tem que ser fio de 35mm, e não 16mm como vinha nos 12000 mais antigos e 25mm como vem agora. Se vc trocar TODA a fiação do guincho por 35mm, vc pode por a caixa até lá na caçamba que não tem problema.

Um colega da jipenet trocou a fiação do work 9000 dele de 16mm para 35mm e a diferença é perceptível.

Eu estou trocando no meu também.

Como chave geral pro guincho, eu uso uma chave geral do caminhão mercedes, não sei qual modelo. É pra 1000A, 5x mais do que o work 12000 puxa em carga máxima. Com fiação de 16mm, o fio já começou a esquentar, por ser subdimensionada, mas a chave nem sentiu.

fpandur
25/03/2004, 22:27
Vamos lá, embora os colegas já esclareceram quase tudo nas mensagens anteriores:

- fiação da tomada do controle: é ridicularmente fina, quando comparada à do motor. Basta comprar um cabo tripolar na bitola adequada que não terás problema algum. Essa fiação é apenas p/ acionar a bobina da contatora e não o motor em si do guincho.
- fiação caixinha-motor: no meu caso, não precisei mudar nada ! O comprimento ORIGINAL dos cabos que vieram deu certinho p/ instalar a caixinha dentro do cofre. Portanto aqui, também não há problema algum.

Com relação à bitola dos cabos caixinha-motor, é o que o Parra disse: já vem/vinha subdimensionado de fábrica. Estou providenciando a mudança também p/ cabos 35 mm. Outra coisa que faz muuuuita diferença, embora nem todos atentem para isso: é altamente recomendável puxar um fio terra diretamente entre bateria e base do guincho. A imensa maioria (pelo menos é o que tenho visto ...) confia no contato feito pelos parafusos da base com o chassis. No começo pode funcionar que é uma maravilha, mas depois com barro/sujeira, começa a não ter mais um contato perfeito. Faço aqui também uma mea-culpa : quando instalei o guincho, fiz o contato do terra através dos parafusos. Sabe como é, a pressa de instalar o bichinho .... :oops: :roll: Esses dias estive medindo o contato entre o parafuso e o terra da bateria e já tem uma pequena resistência ali (1 ohm aproximadamente). Para os níveis de potência e correntes envolvidos, já é significativo e implica em perdas. Quando mudar os cabor p/ 35 mm, já vou consertar isto também

Abraços eletrificados !! :D

Nando
26/03/2004, 01:22
Flavio,

Sou bem leigo em elétrica, então não liga :roll: Como seria feito o aterramento entre o guincho e a bateria?

( )s

fpandur
26/03/2004, 19:15
OK Fernando, sossegado, vamu lá !

A maneira mais comum é usar o chassis, pois no pólo negativo da bateria sai uma fita (ou cabo) que vai ligado à lataria/chassis. Entretanto, por esse método, o terra chega ao guincho pelos parafusos da base, que conforme percebi, com o tempo começam a apresentar alguma resistência no contato elétrico.
Para resolver isso, basta fazer um cabo (da mesma bitola dos outros cabos do guincho), ligando o pólo negativo da bateria à base do guincho. Na ponta que vai na base, basta colocar um conector em que o parafuso passe por dentro dele. Na ponta da bateria, provavelmente vai ter que mudar o conector que vai no pólo desta, de modo a acomodar o cabo (ou conector) que está vindo do guincho.

Compliquei ou descompliquei ??! :D

Abraços