Ver Versão Completa : Regulagem turbina l200 sport hpe
gdpraciano
27/11/2013, 10:54
Bom, antes de tudo que deixar claro que ja pesquisei no forum, mas ainda nao ficou claro pra mim como se regula essa jonça..rs
enfim, minha L ta assobiando muito na lenta. Minha turbina é, creio, a tgv, igual essa : http://images03.olx.com.br/ui/8/30/04/1377135269_532562604_1-Turbina-L200-HPE-ou-Pajero-Sport-HPE-Motor-25-DieselModelo-TF035-TGV-Boqueirao.jpg
enfim, ela ta dando tudo a 2000 mil rpm. Tem como regular pra ela começar atuar um pouco mais tarde? ela pia muito mesmo na lenta...
Marcio Oliveira Menezes
27/11/2013, 14:48
Desculpe por utilizar seu topico gdpraciano, mas para nao abrir outro topico com esse mesmo tema, tambem estou com essa duvida com minha L200 2006 Sport Gls, tenho a impressao que ela assobia demais na lenta, não sei qual modelo da minha turbina, sou leigo e nem sem em qual parte do motor ela fica... Alguem sabe como faço pra resolver isso ae galera?
gdpraciano
03/12/2013, 01:31
e ai, ngm? ;/
SAPO-BOMBA
03/12/2013, 02:57
Já levou lá na MITO ou na NISSEI ( concessionárias Mitsubishi em Fortaleza ) ?
gdpraciano
03/12/2013, 12:51
Já levou lá na MITO ou na NISSEI ( concessionárias Mitsubishi em Fortaleza ) ?
Ja sim, foi diagnosticado que precisa de apenas regular a turbina, e tiveram o descaramento de cobrar 400 dilmas por isso!
Essa turbina não é a TGV, pois tem a WG. Basta você encurtar o comprimento da vareta que ela irá atuar mais tarde ou carregar "menos" como dizem. É simples.
gdpraciano
05/12/2013, 13:12
Essa turbina não é a TGV, pois tem a WG. Basta você encurtar o comprimento da vareta que ela irá atuar mais tarde ou carregar "menos" como dizem. É simples.
encurtei a porca maior. Afrouxei as contra-porcas e encurtei o tamanho da haste, ficou pior! Entao fiz o contrario, aumentei o tamanho, girando a posta no sentido horario, dei 3 voltas e agora a turbina ta acordando com 1500 rpm. O carro ficou perfeito! Mt obrigado pela dica.
SergioMedeiros
06/12/2013, 09:03
Onde que você está vendo a WG nessa turbina???? Cada uma.....
É a TGV sim! Essa haste que faz o controle das aletas da TGV!!!
SergioMedeiros
06/12/2013, 09:12
encurtei a porca maior. Afrouxei as contra-porcas e encurtei o tamanho da haste, ficou pior! Entao fiz o contrario, aumentei o tamanho, girando a posta no sentido horario, dei 3 voltas e agora a turbina ta acordando com 1500 rpm. O carro ficou perfeito! Mt obrigado pela dica.
Quando você encurtou, deixou as aletas mais abertas com a turbina em baixa... consequentemente menos pressão na saída dos gases, o que fez sua turbina não girar muito em baixa.
Quando estendeu a vareta, fechou as aletas, fazendo com que a turbina girasse com mais pressão em baixa. Por isso sentiu o carro mais esperto. Essa é a função da TGV.
Os dois parafusos também servem para essa regulagem. O de baixo regula a abertura mínima das aletas, e o de cima a abertura máxima. Só cuidado pra não deixar muito fechado, pois aí a turbina pode até "entrar" antes, mas vai oferecer muita resistência na saída dos gases e consequentemente ela pode até girar antes, mas vai oferecer muita resistência a exaustão dos gases da combustão.
gdpraciano
07/12/2013, 12:31
Quando você encurtou, deixou as aletas mais abertas com a turbina em baixa... consequentemente menos pressão na saída dos gases, o que fez sua turbina não girar muito em baixa.
Quando estendeu a vareta, fechou as aletas, fazendo com que a turbina girasse com mais pressão em baixa. Por isso sentiu o carro mais esperto. Essa é a função da TGV.
Os dois parafusos também servem para essa regulagem. O de baixo regula a abertura mínima das aletas, e o de cima a abertura máxima. Só cuidado pra não deixar muito fechado, pois aí a turbina pode até "entrar" antes, mas vai oferecer muita resistência na saída dos gases e consequentemente ela pode até girar antes, mas vai oferecer muita resistência a exaustão dos gases da combustão.
Sergio, não seria justamento o contrario? Pq quando diminui o tamanho da haste, ou seja, girei ela pra esquerda, a turbina entrou mais cedo e carro ficou mais esperto ainda, mas nao passava de 2500 giros, fazia a valvula de alivio gritar! Quando alonguei , ou seja, girei a porca grande 3 voltas pra direita, a turbina passou a entrar mais tarde, e agora o carro ficou mais manco, no entanto mas gostoso de dirigir, e o motor vai com sobras ate os 4500 rpm, sendo que a turbina so acorda aos 1500 rpm. Antes, com o carro na lenta, a turbina ja piava alto, agora nem se escuta ela trabalhar com o carro na lenta..
SergioMedeiros
07/12/2013, 22:56
Olha só... primeiro que essa turbina não tem válvula de alívio.... ela justamente não precisa da wastegate por tem aletas que se abrem e fecham dependendo da quantidade de gases oriundos da combustão.
A regulagem da TGV é bastante complicada e sensível. Tem que regular a haste e os parafusos também. Não adianta abrir ou fechar as aletas mas reduzir seu curso com os parafusos limitadores. Se fechar muito e deixar o curso pequeno, vai ter pressão em baixa, mas com limite de abertura não vai ter a vazão necessária dos gases. Se abrir muito vai ter pressão em alta, mas em baixa fica manca. A regularem é muito sensível. Tres voltas é muito! Normalmente um quarto de volta já dá um resultado gritante... então se voce ja estava com ela desregulada, vai ter que penar muito pra chegar na regulagem perfeita.
Como vc sente ela "entrar"? Pelo barulho da turbina? Pela força do carro? Pelo manometro? To achando que vc ta escutando a turbina, mas isso não quer dizer que ela está funcionando da forma correta ou não.
Se voce estendeu muito a vareta, fechou demais as aletas... por isso só tá entrando acima de 1500 RPM. E em alta até está boa, mas não no ideal ainda.
Por isso que o valor da regulagem é alto... não é fácil.
gdpraciano
11/12/2013, 09:38
Olha só... primeiro que essa turbina não tem válvula de alívio.... ela justamente não precisa da wastegate por tem aletas que se abrem e fecham dependendo da quantidade de gases oriundos da combustão.
A regulagem da TGV é bastante complicada e sensível. Tem que regular a haste e os parafusos também. Não adianta abrir ou fechar as aletas mas reduzir seu curso com os parafusos limitadores. Se fechar muito e deixar o curso pequeno, vai ter pressão em baixa, mas com limite de abertura não vai ter a vazão necessária dos gases. Se abrir muito vai ter pressão em alta, mas em baixa fica manca. A regularem é muito sensível. Tres voltas é muito! Normalmente um quarto de volta já dá um resultado gritante... então se voce ja estava com ela desregulada, vai ter que penar muito pra chegar na regulagem perfeita.
Como vc sente ela "entrar"? Pelo barulho da turbina? Pela força do carro? Pelo manometro? To achando que vc ta escutando a turbina, mas isso não quer dizer que ela está funcionando da forma correta ou não.
Se voce estendeu muito a vareta, fechou demais as aletas... por isso só tá entrando acima de 1500 RPM. E em alta até está boa, mas não no ideal ainda.
Por isso que o valor da regulagem é alto... não é fácil.
Desculpe a demora em responder. Acho que sou um afortunado, minha turbina pia muito alto! Entao, antes ela na marcha lenta ja assobiava mt alto e qualquer toque no acelereador ela ja dava um pulo, mas quando chegava a 1500 rpm ja começava a fazer um barulho enorme de ar comprimido escapando em algum lugar, chegava a incomodar mesmo.. Com essas três voltas, a turbina está calada na marcha lenta e so começa a piar em 1400 rpm mais precisamente, e sinto quando que quando chega as 2600 rpm o carro fica muito nervoso, chegando aos 3500 rpm rapidamente! Sinceramente não achei o carro ruim de andar em baixa, pra mim, tá ate bom. O fato é que na alta parou de fazer aquele barulho irritante, como se fosse uma gritaria no motor, um ruido bem agudo mesmo. Eu dei meia volta primeiramente quando fui regular, mas nao senti diferença alguma. Mais uma, e nada.. quando dei a terceira, ai sim, senti uma sensivel diferença no carro. Andar com ele assim pode prejudicar o motor? pq pra mim, aparentemente o carro ta otimo de dirigir. Me tira uma duvida.. é normal a turbina piar alto? vejo que ela pia mais alto que os outros carros e até mesmo outras L que vejo por ai...
SergioMedeiros
11/12/2013, 10:59
Muito alto não é normal essa assoviar não. Tenho a impressão que a sua turbina já foi desregulada antes de vc. A quanto tempo ta com o carro?
Ela faz um barulho alto quando tiramos o pé rapidamente. Aí sim ela grita... mas na aceleração é bem silenciosa.
O barulho que está ouvindo não é de ar escapando... é da turbina girando mesmo. Nada de mais.
A TGV entra em baixa mesmo. ou seja, se tá entrando em 1400RPM, tá ótimo. Mas não se baseie pelo assovio... instala um manometro nela que vai te ajudar um monte a ver o funcionamento correto da turbina.
gdpraciano
11/12/2013, 18:52
Muito alto não é normal essa assoviar não. Tenho a impressão que a sua turbina já foi desregulada antes de vc. A quanto tempo ta com o carro?
Ela faz um barulho alto quando tiramos o pé rapidamente. Aí sim ela grita... mas na aceleração é bem silenciosa.
O barulho que está ouvindo não é de ar escapando... é da turbina girando mesmo. Nada de mais.
A TGV entra em baixa mesmo. ou seja, se tá entrando em 1400RPM, tá ótimo. Mas não se baseie pelo assovio... instala um manometro nela que vai te ajudar um monte a ver o funcionamento correto da turbina.
to com o carro a tres meses, e ela ficou assim depois que o motor foi feito, a cerca de 1 mes atras. A minha, antes de dar essas tres volta chegava a dar um breve espirro, quando tirava o pé. Agora quando tiro o pé ta ate silenciosa, mas quando acelero ela pia, e pia bunito! (kk) Mas, tipo, ela pia dos 1400 rpm ate os 1900, depois ela se cala e o carro ganha cada vez mais força, ate chegar nos 4000 rpm e o motor estrangular, acho que por excesso de ar. ( nao sei se é isso, apenas estou chutando) vou tentar fazer um video e volto a postar aqui pra vc ver como ta..!
SergioMedeiros
12/12/2013, 14:53
Boa! Posta um vídeo aí pra tentar ajudar.
Pode ser que as aletas do TGV não estejam abrindo todo o curso necessário, por isso que voce sente o carro estrangular, pois não vai dar vazão suficiente nos gases. O complicado é que você tá a pouco tempo com a viatura, e não conhece seu funcionamento normal. O ideal era vc tocar outra l200 que esteja com a turbina regulada.
desculpe a intromissão, mas esta turbina é a mesma da triton? queria que ela jogasse mais ar nas altas.
gdpraciano
15/12/2013, 19:19
Sergio, ai está o video. Depois dos 30 segundos o barulho da turbina é exatamente como tou falando... Turbina l200 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XFojkIEKFPY)
Boa! Posta um vídeo aí pra tentar ajudar.
Pode ser que as aletas do TGV não estejam abrindo todo o curso necessário, por isso que voce sente o carro estrangular, pois não vai dar vazão suficiente nos gases. O complicado é que você tá a pouco tempo com a viatura, e não conhece seu funcionamento normal. O ideal era vc tocar outra l200 que esteja com a turbina regulada.
SergioMedeiros
16/12/2013, 22:02
Sergio, ai está o video. Depois dos 30 segundos o barulho da turbina é exatamente como tou falando... Turbina l200 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XFojkIEKFPY)
Amigo, complicado hein? Olha, tenho a impressão que tua turbina tá carbonizada. Por mais que você regule as aletas, o curso da haste de controle pode estar curto e pesado, fazendo as aletas não abrirem o suficiente. Com quantos Km tá a pick-up? Sugiro fortemente você pagar os R$ 400, mas negociar já uma descarbonizarão dessa turbina.
Agora, o barulho ficou legal!!! :-)
gdpraciano
17/12/2013, 00:10
sérgio, descorbri o por que da turbina piar tao alto. Por acaso fui mexendo, mexendo, mexendo.. e vi que o escapamento, na saida da turbina estava solto! a conexao turbina escapamento, ou por onde sai os gases do motor e entra no escapamento estava aberta sem as porcas que seguram, tinha uma abertura de mais ou menos 2 centimentros. Coloquei as duas porcas que fixam o escape nessa sai de gases, apertei com vontade e agora o carro ta super silencioso;)
Amigo, complicado hein? Olha, tenho a impressão que tua turbina tá carbonizada. Por mais que você regule as aletas, o curso da haste de controle pode estar curto e pesado, fazendo as aletas não abrirem o suficiente. Com quantos Km tá a pick-up? Sugiro fortemente você pagar os R$ 400, mas negociar já uma descarbonizarão dessa turbina.
Agora, o barulho ficou legal!!! :-)
SergioMedeiros
17/12/2013, 19:22
sérgio, descorbri o por que da turbina piar tao alto. Por acaso fui mexendo, mexendo, mexendo.. e vi que o escapamento, na saida da turbina estava solto! a conexao turbina escapamento, ou por onde sai os gases do motor e entra no escapamento estava aberta sem as porcas que seguram, tinha uma abertura de mais ou menos 2 centimentros. Coloquei as duas porcas que fixam o escape nessa sai de gases, apertei com vontade e agora o carro ta super silencioso;)
Show!!!! Mas uma pergunta, não tava fazendo um barulhão de ferro no motor? Pq se o escape tá solto, bate tudo!
Parabéns por insistir e achar a solução!
gdpraciano
18/12/2013, 19:32
Show!!!! Mas uma pergunta, não tava fazendo um barulhão de ferro no motor? Pq se o escape tá solto, bate tudo!
Parabéns por insistir e achar a solução!
Bom, se tava eu nao ouvia, visto que o barulho da turbina era excessivamente alto. O escape tava solto, mas nao totalmente, pois ainda estavam dentro do pino, apenas faltando as porcas para apertar. Mt obrigado pela ajuda e paciência!
SergioMedeiros
18/12/2013, 19:49
Blz!!!
Voce até vai sentir ela mais esperta, pq se tava dando vazão dos gases ali, o carro fica mais fraco, mesmo passando normalmente pela turbina.
Por isso colocar um diretão pode até ficar com som bonito, mas perde um pouco da potencia.
Murillus
19/12/2013, 02:52
Muito complicado este ajuste... vou procurar um bombista...
Lucas SP
09/01/2014, 15:24
Boa tarde amigos. Estive lendo por curiosidade o tópico e fiquei com uma dúvida. Tenho uma Outdoor GLS 2010 e sinto que o carro estrangula bastante acima dos 3k rpm. Será que este ajuste da abertura total das hastes poderia resolver essa questão? Ou seria talvez problema de carbonização na turbina?
Tenho a EGR fechada com uma junta cega, poderia este "estrangulamento" estar relacionado de alguma forma a isso?
Abraços.
SAPO-BOMBA
10/01/2014, 00:25
O certo é passar primeiramente o scanner no carro... A partir das leituras, sabendo o sintoma na hora dos testes, vai poder ir direto em cima do defeito, e claro, das possíveis soluções.
Robmotta
22/01/2015, 16:39
O certo é passar primeiramente o scanner no carro... A partir das leituras, sabendo o sintoma na hora dos testes, vai poder ir direto em cima do defeito, e claro, das possíveis soluções.
Sapo-Bomba, boa tarde!
Voce sabe me dizer quais os valores que deveria estar no raster do turbo e do turbo variavel? eu passei o Raster na minha onte, esta tudo ok, nao deu nenhum codigo de falha, porem notei nas leituras da pressao do turbo e na pressao do turbo variavel uma variação de uma pela outra, ou seja, o turbo apareceu leitura de 902 mbar, e o turbo variavel 498 mbar, é isso msm? eu liguei para a empresa que presta serviço para onde eu trabalho e o responsavel nao estava.
Desde ja agradeço.
Abc
Robson
Boa tarde a todos. Sou novato aqui e muito leigo no assunto mas bem curioso a aprender. O fato é que temos aqui no trabalho uma L200 2005 HPE sport, e ela está fraca para arrancadas mas quando ela alcança aproximadamente 3000 giros ela ganha força até alem da conta, desenvolve muito bem, porem na baixa, ela as vezes custa a subir uma simples rampa de garagem, e em outros casos em marcha ré, afundo o pé no acelerador e ela não tem o minimo de força. Ja foi trocado todos os sensores que o mecanico condenou e agora ele fala em regular a turbina, mas ja tem 4 meses que ele vem tentando e não acha o ponto. Alguém aqui acha que seja este mesmo o problema e que possa me dar uma luz? Extste 2 parafusos la, um mais apertado (fechado) e outro mais frouxo (aberto)... é ali mesmo a regulagem desta turbina?