Ver Versão Completa : Molas para Engesa FII Diesel
Estou fazendo a manutenção do meu Engesa FII Diesel com motor Q20B e preciso trocas as molas.
Observei que no forum a indicação é pelas molas originais da Rota, mas vi mencionar nas molas do Ford Landau/Galaxy. :idea:
Gostaria de saber como é ou foi a experiência/comportamento com estas molas? :?: :pensativo:
Ou vou ter que optar pelas ... :parede:
Saudações,
Kawate,
Permita-me pegar uma carona em seu tópico, pois estou com o mesmo problema.
Estou adaptando um Q20B num fase II e não sei que mola utilizo.
Qual é o preço das molas "originais" do diesel na rota?
Abraços
Gerson Jacareí
17/11/2005, 07:40
Bom dia Carlos , eu tenho um FI 6cc , tiver que trocar as molas que eram para um motor 4cc , fiz varias experiências com molas da F1000 , saveiro e calços nas molas , mas o resultado não foi satisfatório , agora comprei as molas da rota para o motor 6cc , ficou beleza , acho que vale apena compra a mola certa na rota que ficar fazendo experiência e perdendo tempo e $ com montagem e desmontagem .
Apenas uma opinião
Vou tentar mais um vez contatar a rota 4x4 através de email, visto que já mandei vários emails e eles não respondem.
Obrigado Gerson!
Vou tentar mais um vez contatar a rota 4x4 através de email, visto que já mandei vários emails e eles não respondem.
Obrigado Gerson!
Carlos,
Realmente não insista no email, pois o João e o Igor não são do tipo "on-line" :lol: :lol:
No meu Fase 3 com motor 6CC eu coloquei as molas do Engesa Diesel da Rota 4x4 e estou satisfeito com o resultado. Optei pela mola do modelo Diesel e não a original do 6CC, pois com o guincho/suporte o peso na extremidade dianteira aumentou em uns 55kg. Outro detalhe é que tenho os amortecedores Rancho (c/ regulagem interna), sendo assim é possível calibrar a gosto do freguês. :concordo:
[]'s
Vou tentar mais um vez contatar a rota 4x4 através de email, visto que já mandei vários emails e eles não respondem.
Se for apenas preço, os valores são:
- Mola para 6cc ou para diesel (tamanho original) R$120,00 cada.
- Mola somente para diesel com 46cm(alt.) R$135,00 cada. Essa mola o fio é mais grosso.
Cotei estes valores hoje, pois estou precisando trocá-las tb.
Valeu Gnecchi e Silvio.
Agora que complicou ainda mais!
Uso as molas originais à diesel ou as tais de 46 cm com fio mais grosso?
Com a palavra os especialistas...
No meu caso, irei colocar as mais altas pois pretendo usar pneu 33".
Segundo o João da rota o lance do fio mais grosso nas molas mais antas é devido à resistência.
Caramba! Quanto mais fico sabendo a respseito das molas, mais dúvidas surgem (será que estou me aproximando da resposta ou sou burro mesmo?).
Vou colocar o Q20B e pneus 33". Posso trocar as dianteiras por essas de 46 cm com fio mais grosso e manter as traseiras originais, ou troco as 4?
Abraços e desculpe a burrice e petulância do amigo aqui!
Caramba! Quanto mais fico sabendo a respseito das molas, mais dúvidas surgem (será que estou me aproximando da resposta ou sou burro mesmo?).
Vou colocar o Q20B e pneus 33". Posso trocar as dianteiras por essas de 46 cm com fio mais grosso e manter as traseiras originais, ou troco as 4?
Abraços e desculpe a burrice e petulância do amigo aqui!
Se não me engano a mola mais alta é para ser usada na traseira e não na dianteira :pensativo: :pensativo: . A mola da dianteira (p/ diesel) tem o fio menor que da traseira, entretanto possui 10 voltas, sendo que a traseira apesar de ter fio maior e comprimento maior, tem apenas 08 voltas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_molas_ii.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_molas_i.jpg
Estas são as molas da Rota4x4 que coloquei no Predator e tem as seguintes especificações:
Dianteira - Mola do Engesa Diesel
Comprimento a Vazio: 425mm
Diâmetro do Fio: 15mm (eu não tinha paquímetro para medir... foi na trena messss)
Diâmetro Externo: 135mm
10 voltas
Traseira
Comprimento a Vazio: 435mm
Diâmetro do Fio: 16mm
Diâmetro Externo: 145mm
08 voltas
Coloquei estas molas por causa do BF 33"x12,5" e ainda assim precisei trocar os alargadores de paralamas originais por alargadores mais largos, pois pegava neles (com roda Mangels modelo Daytona de 15x8 com offset de -25).
Com essa configuração o pneu traseiro ainda pega no paralama quando estou fazendo trilha, portanto se fosse para optar por uma mola um pouco maior eu sem dúvida partiria para esta alternativa.
Sendo assim, eu sugiro vc pegar as molas maiores da Rota4x4 :concordo: ... e tem outra, se vc montar as molas e não gostar do resultado num teste preliminar, o Igor troca ela para vc (é claro que não é pra ficar rodando 01 mês com as molas ou fazer uma trilha para depois trocar :lol: :lol: )
Obs: em outubro/2004 eu paguei R$440 no jogo dianteiro + traseiro.
[]'s
Valeu gnecchi pela aula sobre molas!
Como estou em minas (longe da rota) vou dar uma pesquisada pra ver se consigo alguma mola equivalente com as mesmas medidas das originais.
Mais um detalhe: onde consigo alargadores mais largos?
Abraços
Mais um detalhe: onde consigo alargadores mais largos?
Abraços
Acho que comprei os alargadores na Rota4x4 tb :pensativo: acho que custou uns R$80 cada !! bem carinho né :evil:
[]'s
Pessoal,
Na dianteira do Engesa e Camper a diesel, fica bem bom a mola do Maverick 6 cil.
Para os 6 cil, fica bom a da Pampa CHT c/ar, fio com diametro de 14,14 mm.
Pessoal,
Estou mais enrolado que as molas de engesa.
Fui tentar com o delegado a mudança de motor mas o cara colocou mil empecilhos, portanto, como o motor está novinho, vou mante-lo à alcool mesmo.
Se alguem souber as medidas originais das molas para o engesa à alcool eu aceito.
abraços enrolados
Obrigado Pessoal pelas informações!
Acho que vou optar pelas molas da Rota mesmo :D justamente pra não dar :parede: .
Muito obrigado :concordo:
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