Conectar

Ver Versão Completa : Cambio revisado da paulista4x4 e da gama4x4

turbino
26/11/2013, 08:33
Ola galera, abri a tampa do cambio (3M original) do meu jeep e constatei que em breve vou ter que fazer ele inteiro. Andei cotando o preço e vi que dependendo do caso compensa comprar um cambio revisado que vendem na gama e na paulista. Gostaria de saber se alguem ja comprou um cambio desses, se presta ou nao, se as peças sao de qualidade?

vlw galera

4X4GARAGE
26/11/2013, 08:44
coloque um de chevette mas nao entre nessa fria viu de comprar cambios revisados por lojas!conselho de dono de oficina!
[]s

gpolachini
26/11/2013, 08:55
Amigo,

A coisa de 2 anos o meu cambio de 3 marchas fundiu e eu comprei um cambio a base de troca na paulista 4x4, até hoje o cambio continua bom, foi só tirar um e colocar outro. Na época eu fiz uma cotação e o da paulista 4x4 era o mais barato, por isso comprei lá. Se fosse hoje com certeza eu colocaria um de chevette. Na época eu não tinha pensado em fazer isso, mais também não me arrependo de ter comprado o cambio na paulista 4x4.

turbino
26/11/2013, 09:27
coloque um de chevette mas nao entre nessa fria viu de comprar cambios revisados por lojas!conselho de dono de oficina!
[]s

Ola 4x4garage, desde ja muito obrigado. Esses cambios costumam dar muitos problemas? as peças sao de má qualidade? vc sabe de casos em que os cambios nao aguentaram?

vlw, muito obrigado

turbino
26/11/2013, 09:32
Amigo,

A coisa de 2 anos o meu cambio de 3 marchas fundiu e eu comprei um cambio a base de troca na paulista 4x4, até hoje o cambio continua bom, foi só tirar um e colocar outro. Na época eu fiz uma cotação e o da paulista 4x4 era o mais barato, por isso comprei lá. Se fosse hoje com certeza eu colocaria um de chevette. Na época eu não tinha pensado em fazer isso, mais também não me arrependo de ter comprado o cambio na paulista 4x4.

Ola gpolachini, vc sabe me dizer se eles trocaram as engrenagens, luvas etc, ou so revisaram mesmo?

desde ja muito obrigado.

vlw

Robertux
26/11/2013, 11:41
O câmbio do Jeep não é ruim, pelo contrário é excelente, prova disso é que tem Jeep rodando desde a década de 40, sendo forçado ao extremo e está aí firme. Quais carros da década de 40 ou 50 ainda rodam por aí sendo exigidos como são nossos Jeeps?
O problema é que não existem mais peças originais à venda, afinal o último Jeep brasileiro foi produzido há 30 anos, e as peças de reposição disponíveis no mercado, infelizmente, são de péssima qualidade, então você tira uma peça gasta, põe uma nova e fica pior, porque a nova é totalmente fora de especificação (tamanho, resistência, etc.).
Então, comprar um câmbio revisado é loteria, se as engrenagens originais estavam boas e foram mantidas, provavelmente você terá um câmbio que durará por um bom tempo ainda, mas se as engrenagens foram trocadas, principalmente se foram colocadas as da marca Patral, você certamente terá problemas.
O câmbio do Chevette é um ótimo câmbio, mas se a adaptação não for bem feita, ou, dependendo da flange utilizada, você terá problemas de marchas escapando, principalmente a 3ª.

O meu, eu garimpei peças originais usadas em bom estado, refiz o original e é só alegria.

Abraços

Roberto

4X4GARAGE
26/11/2013, 12:21
Ola 4x4garage, desde ja muito obrigado. Esses cambios costumam dar muitos problemas? as peças sao de má qualidade? vc sabe de casos em que os cambios nao aguentaram?

vlw, muito obrigado

algumas lojas tem pessoas qualificadas(acho q uma)o resto é terceirizado o serviço em oficinas ao custo de 100 pilas por cambio,voce acha que vai prestar?concordo com Robertux se vc encontrar peças usadas de epoca seria uma solução para voce,mas teria que colocar um kit que vai colocado no lugar da tampa da reduzida para prolongar a vida do cambio,dai vc nao teria problemas tao cedo!
[]s

turbino
26/11/2013, 12:48
É galera, pelo visto vou partir pra motor gm151 com cambio de chevette 5M, ate porque ja tenho o cambio do chevette e outra, a adaptação nao é tao complicada. Sei que nao é o topico indicado mas aproveitando o espaço me ajudem em duas questoes: No conjunto gm151+cambio5M chevette as alavancas tendem a ir pra traz assim como no bf161+cambio5M chevette?
O conjunto gm151+cambio5M chev aguenta trilhas leves?

desde ja muito obrigado a todos

mali9ski
26/11/2013, 14:12
Eu aconselho revisar o seu cambio, e procurar peçaas usadas originais, pelo menos vai saber o que tem dentro....

no período da garantia não vai dar problema mais depois vai dar, se a caixa não tiver recheada ou cheia de peças willparts....

gpolachini
26/11/2013, 14:12
Ola gpolachini, vc sabe me dizer se eles trocaram as engrenagens, luvas etc, ou so revisaram mesmo?

desde ja muito obrigado.

vlw

No meu caso não foram trocadas as engrenagens. Só foi trocado o eixo central mesmo.
Mais no meu caso o cambio fundiu por falta de óleo, não sei se ele fundir por outro motivo tenha que trocar as engrenagens.

Abraço

Sydney66
26/11/2013, 21:43
algumas lojas tem pessoas qualificadas(acho q uma)o resto é terceirizado o serviço em oficinas ao custo de 100 pilas por cambio,voce acha que vai prestar?concordo com Robertux se vc encontrar peças usadas de epoca seria uma solução para voce,mas teria que colocar um kit que vai colocado no lugar da tampa da reduzida para prolongar a vida do cambio,dai vc nao teria problemas tao cedo!
[]s

Garage, que kit é esse que você mencionou? Onde encontramos? Colocado na tampa da reduzida?A tampa da reduzida fica na parte de baixo da carcaça.....

Grato.

tuna
26/11/2013, 23:06
Garage, que kit é esse que você mencionou? Onde encontramos? Colocado na tampa da reduzida?A tampa da reduzida fica na parte de baixo da carcaça.....

Grato.

Sydney, no meu tópico tem:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/41257-cj-5-1966-tsunami-11.html#post1717922

Chama kit prolong, é uma tampa que entra na traseira da reduzida comu um rolamento e um pino que liga o carretel do câmbio ao rolamento, apoiando assim o eixo, o que reforça muito o conjunto...

[]'s

4X4GARAGE
26/11/2013, 23:10

Grato.

oia aqui ADAP-BRASIL (http://www.adapbrasil.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=29)

[]s

Luiz Fernando de C
02/01/2014, 00:14
oia aqui ADAP-BRASIL (http://www.adapbrasil.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=29)

[]s

Pessoal, boa noite..ando meio sumido nas postagens aqui mas vi uma típica situação que estou passando. Meu Jeep, um Willys CJ5 com 1° sincronizada....escapa a ré e a terceira arranha um pouco na hora da mudança principalmente em rotações maiores....daí resolvi descer a caixa....mas não foi pra ver isso não...na verdade fui trocar o rolamento do colar de embreagem por conta de um ruído que depois vi que não era dele e sim do rolamento do Eixo piloto...daí vi que minha caixa apesar de boa andava cheia das folgas e vazamentos....então..agora diante disso separando as engrenagens e eixos e etc....ta tudo gasto..e tudo ja foi fresado...diante disso estou em um dilema....ou monto do jeito que está trocando apenas os rolamentos e sincronizadores ou então troco tudo....tudo mesmo....daí..a relação de peças...como um amigo disse...mais em conta ta ficando na Paulista 4x4.......vai

São Elas:

* Eixo piloto (Desgaste no encaixe dele com o entalhado e na parte cônica onde o sincronizador trabalha...daí o sincronizador não funciona mais e a terceira entra rasgando com a engrenagem em movimento.)
* Eixo entalhado (Desgaste no encaixe dele com o Piloto e folga no encaixe com o rolamento....)
* Eixo do carretel ( Pequeno desgaste logo no inicio do encaixe )
* Jogo de roletes do Piloto
* Jogo de roletes do Carretel
* Jogo de juntas da caixa
* Engrenagem da ré (Desgastou devido a folga de todo o conjunto)
* Luva do sincronizador da 1° e Ré. ( Folga no encaixe com a engrenagem da ré...os dentes estão um pouco deitados)
* Retentor feltro do Piloto
* 2 jogo Macaquinho de trava (reparo dos sincronizadores)

Por sorte..o Carretel ta novinho..e não precisa ser trocado....daí fica a dúvida....do que temos de peças hoje no mercado....ja ouvi dizer muito sobre má qualidade....mas pelo visto não tenho outra opção a não ser fazer a caixa com peça nova e torcer pra durar.......ou então fazer a tal Bucha de bronze duro entre o Piloto e o Entalhado recuperando os dois e continuar arranhando a 3° e talvez escapando a ré trocando somente os rolamentos que também já estão com muita folga.Pelo menos os rolamentos ainda existem SKF..Tinkem...FAG.....etc...4453144453154453184453 19445321

A Propósito..essa adaptação aí do final do entalhado...não seria meio desnecessária??? Pelo que vejo o eixo sofre mais no encaixe com o Piloto...e no meu modo de ver esse apoio pouco ajudaria..exceto se houvesse alguma folga demasiada na parte da reduzida. A não ser...que olhando por outro lado....evitaria a flambagem do Eixo entalhado mesmo que os roletes ou as sedes se desgastassem...ele continuaria com o alinhamento evitando o desgaste prematuro dos demais componentes.

antonio umino
02/01/2014, 14:47
Entrando no assunto.

Quanto aoeixo entalhado Leva em um bom torno... manda encher fica muito bom.
troca os roletes Não colocaria bronze no lugar dos roletes..
Eixo piloto... se não estiver com o lugar do rolete gasto, monta assim mesmo.
Quanto ao lugar do assento do sincronizado, dificilmente gasta.
Quanto ao conjunto do sincronizador manda também para o toneiro.
Enfim montaria o cambio, trocando os roletes e o rolamento. arruelas de encosto e do sincronizado.
Quanto à engrenagem Principal (penca). se tem desgaste no inicio de um dos lados.
É fácil.... tem um tubo de encosto entre os roletes (2 carreiras de cada lado).
Faz um corte neste tubo, (encurta) e na outra ponta coloca o que foi cortado para fazer o encosto na ponta,e coloca mais um anel...
Anel este que vem no conjunto de arruelas e travas. (usa o velho) pois vai ter mais um tubo de encosto.

Ok.

abraços.

Luiz Fernando de C
02/01/2014, 16:17
Entrando no assunto.

Quanto aoeixo entalhado Leva em um bom torno... manda encher fica muito bom.
troca os roletes Não colocaria bronze no lugar dos roletes..
Eixo piloto... se não estiver com o lugar do rolete gasto, monta assim mesmo.
Quanto ao lugar do assento do sincronizado, dificilmente gasta.
Quanto ao conjunto do sincronizador manda também para o toneiro.
Enfim montaria o cambio, trocando os roletes e o rolamento. arruelas de encosto e do sincronizado.
Quanto à engrenagem Principal (penca). se tem desgaste no inicio de um dos lados.
É fácil.... tem um tubo de encosto entre os roletes (2 carreiras de cada lado).
Faz um corte neste tubo, (encurta) e na outra ponta coloca o que foi cortado para fazer o encosto na ponta,e coloca mais um anel...
Anel este que vem no conjunto de arruelas e travas. (usa o velho) pois vai ter mais um tubo de encosto.

Ok.

abraços.
Sr
Antônio, obrigado pelas ponderações.
Então em relação aos eixos. Minha caixa está toda fresada.O eixo entalhado está com uma folga tamém no encaixe do rolamento de saída para a reduzida. E como te falei , o Piloto ão aceita mais anéis sincronizados...mesmo novos eles não ficam com aquele espaço da engrenagem e acabam não funcionando como freio.

No caso a sede do piloto está bastante marcada.O problema que receio é justamente a qualidade de fazer uma caixa na base PATRAL.....ou ficar com a minha no estado em que se encontra..e continuar com os arranhões na terceira marcha e o escape da ré;......Enfim.......Um cambio novo revisado e bem montado...e com lubrificantes adequados.....minah dúvida é essa....pois penso quanto tempo minha caixa aguentaria rodando do jeito que está...e fazendo apenas esses paliativos.

antonio umino
02/01/2014, 21:36
No mercado deve ter peças, com melhor qualidade.
Procurando vc acha...
E tem a opção de nos classificados achar um piloto e um entalhado,usado melhor que o seu
Como também um outro cambio .
Anuncia no compra-se que vc consegue...

ok.

até +

abçs

Luiz Fernando de C
04/01/2014, 00:10
445617[

Bem...no caso de só a marcha-ré estar escapando.....eu achei essa pequena diferença ao resolver desmontar a tampa da caixa...será hein????

Francisco Maciel
04/01/2014, 10:40
Cambio de Chevette nunca mais!

Coloquei 4 câmbios de Chevette e só tive raiva. Antes eu tivesse permanecido com o meu C-10 3 marchas.

Assim que descobri a adaptação do Chevette, fiquei empolgado e aderi a causa, hoje me arrependo do tempo gasto. Sei que pra muitos talvez tenha dado certo, mas infelizmente fui desafortunado.

Estou partindo pra um FS-2305 C. Quero ver quebrar, encavalar marchas, desengatar a quarta, ou soltar o trambulador.

Luiz Fernando de C
10/01/2014, 00:01
Bem pessoal....aguardando ansiosamente a chegada das peças para iniciar a montagem da caixa..e eis que me chega da referida loja que comprei as peças...o eixo piloto...com sinais de corrosão justamente na parte em que faz-se a conexão com o eixo entalhado...e agora...troco o monto assim mesmo???
Peça veio de São Paulo para Minas...por transportadora..nem 2 dias úteis até minha casa...mas a surpresa não foi das melhores....446408

Do jeito que está na foto, já está limpo com uma estopa e óleo de caixa...mas mesmo assim ficou desta forma...vale a pena montar????
Ou esperar uma possível troca?
Sinceramente...