PDA

Ver Versão Completa : D 20 4 x 4

André Pereira
16/11/2005, 15:17
Prezados Companheiros,

Alguém tem conhecimento sobre se é possível transformar uma D 20 4 x2 em 4 x4 sem perda da suspensão dianteira independente? Nesse caso, qual deveria ser a suspensão adaptada na frente? Seriam necessárias outras modificações? Quais?

Walter L. L. Casitta
16/11/2005, 15:43
André, Pra isso você teria que conseguir novas ou num desmanche as peças da D20 4x4 que foi produzido entre o ano 98 e 90 e que tinha suspensão independente e barra de torção no lugar das molas helicoidais.
Infelizmente encontrar essas peças é quase impossível. A única D20 4x4 original que vi foi a muito tempo atrás e estava numa oficina sendo convertida pra 4x2.

Fernando Figueiredo
16/11/2005, 22:54
O chassi da 4x4 original GM é diferente da 4x2. Não há como transformar uma 4x2 em 4x4 com o sistema da GM (bandeijas e barras de torção). O que dá para fazer é colocar o "kit Engesa" com eixo rígido e feixe de molas.
Já tive os dois tipos.

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 08:34
O chassi da 4x4 original GM é diferente da 4x2. Não há como transformar uma 4x2 em 4x4 com o sistema da GM (bandeijas e barras de torção). O que dá para fazer é colocar o "kit Engesa" com eixo rígido e feixe de molas.
Já tive os dois tipos.

tem fotos?

SJKCaio
17/11/2005, 09:07
No site de picapes GM teve um caso desses de conversão, mas sinceramente o custo é alto para um resultado duvidoso.
Pelo valor investido vc tem opções 4X4 originais de fábrica e com curso de suspensão de verdade.

Fernando Figueiredo
17/11/2005, 11:04
Denis, não tenho foto da original.
Caio, no site do picapesgm.com.br, quem fez a transformação foi o próprio Ulysses. Ví o serviço e ficou muito bom. Não concordo com "resultado duvidoso". O que vale é a qualidade do serviço.
Em termos de valores, vale lembrar que uma D20, Bonanza ou Veraneio 4x4 são patamares acima de Hilux, L200, S10 etc.
já tive D20 4x4 (original e engesa), A20 4x4 e Bonanza 4x2. Em termos de conforto e espaço não tem comparação com a Hilux SW4 que tenho. O único problema é o seguro, ninguém faz.
Dá uma olhada no curso da suspensão da D20. Olha que ela tinha caído num senhor buraco (culpa destes zequinhas mal intencionados). Veja que a roda traseira não saiu do chão.

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 12:34
até que ta legal, fiquei meio interessado porque to a fimd de comprar um 4x4 com coforto para trilhas e passeios leves, pra pesadas eu tenho o meu Cjtão :mrgreen: , esse final de semana eu estava voltando de floripa e vi na BR uma D-20 tipo blazer, é bonanza né?

Ela tinha eixo rígiodos, estava bem alta e com pneus 33", achei bem legal.

17/11/2005, 13:52
Apesar de muitos dizerem o contrario, ja vi a montagem de dois kits originais GM , numa C20 4x2 e numa Siverado para transforma-las em 4x4. E garanto que é mais facil que a colocação do conjunto de eixo rigido/feixe de mola.

Ate mais

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 14:04
E oque vem no Kit?

Luiz Antonio
17/11/2005, 14:27
Dennis Figueiredo,

Tinha uma a venda aqui mesmo no forum, dá uma olhada no link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11778&highlight=bonanza

[]'s

17/11/2005, 14:29
Dennis

Os kits que eu vi serem instalados, acompanham, o eixo dianteiro completo as duas barras de torção e o suporte traseiro das barras de torção.

Inclusive , ha um tempo atras eu tinha um kit deste para venda(faltavam algumas coisinha), mas vendi para um amigo que tem uma D20 4x4 e comprou para ter reposição de peças.

17/11/2005, 14:35
Denis

Junto dos kits ia tbem a caixa de transferencia, da ZF traçada e reduzida(mas esta eu nao tinha para venda), e a saida do cardã dianteiro é para o lado esquerdo(contrario da willys).

Veja a foto deste link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11510

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 14:56
Pô..... legalzona......eu nunca tinha visto...... aqui esse bicho não existe.

SJKCaio
17/11/2005, 15:29
Não concordo com "resultado duvidoso". O que vale é a qualidade do serviço.

O duvidoso não se refere a qualidade e sim a funcionalidade da adaptação, a viatura é um trambolho para uma trilha.

Para não atolar em grama molhada e andar em estrada de terra em dia de chuva funciona, mas o custo para isso é alto.

SJKCaio
17/11/2005, 16:00
Fernando,

Em termos de espaço interno é covardia comparar com Mits, Toys e outras do mercado. Espaço tem de sobra........

Agora feixe de molas nunca vai ser igual a molas helicoidais na susp. traseira, isso faz diferença em termos de conforto.

Mesmo com a foto do diferencial no chão ainda não tô convencido que tenha um curso bom de suspensão :x :x :x

Fernando Figueiredo
17/11/2005, 17:32
Caio,
Ainda vou achar e escanear uma foto da minha A20 com o curso da suspensão totalmente aberto. Acho que vou te convencer.

André Pereira
26/11/2005, 17:02
Prezados Companheiros,

Na realidade, a orientação que de que preciso é sobre como adaptar a tração 4x4 na D-20 mantendo a suspensão independente (ou substituindo a suspensão independente existente por outra, também independente, ou tão confortável e confiável como a original). É que, tendo comprado um kit de tração 4x4 da engesa (com suspensão dependente), acabei por vendê-lo (antes de instalá-lo) depois de experimentar uma D. 20 em que se achava instalado e não gostar do resultado.

Grato,

André