Ver Versão Completa : Dúvida Engraxamento Hilux Japa
SandroGaúcho
25/11/2013, 10:55
Bom dia Senhores
Ontem eu estava engraxando a japa e me surgiu uma duvida se pode engraxar os pivos, pois ele tem biqueiras mas de difício acesso
E aproveitando esse topico, gostaria de saber que graxa voces estao usando?
Valeu
Eu engraxo as cruzetas da minha a cada 5 mil km. Meus pivôs tem os bicos, mas como eles não estavam vazando nem nada, apenas coloquei um pouquinho de graxa em cada um. Fiquei com medo de colocar demais e estourar a coifa deles.
Se existe o bico para a graxeira pode engraxar sem medo. A minha tem um total de 11 pontos e faço periodicamente. Coloca-se graxa até sair a velha toda e começar a aparecer a nova, aí está bom. Vai ter cruzetas, pivôs etc... para a vida toda...
SandroGaúcho
25/11/2013, 15:27
As biqueiras dos pivos das viaturas de vocês é em ângulo?
As minhas são retas e vou ter que fazer uma gambiarra pra acessá-las, algumas dica de como encaixar a engraxadeira?
Valeu
As biqueiras dos pivos das viaturas de vocês é em ângulo?
As minhas são retas e vou ter que fazer uma gambiarra pra acessá-las, algumas dica de como encaixar a engraxadeira?
Valeu
Existem as engraxadeiras com bico flexível, sei que na loja do mecânico existe essa opção! Um forte abraço meu amigo
Na minha, o bico do pivô inferior é em "L".
jipinhotoyota
25/11/2013, 21:15
Tem um artigo interessante que fala sobre isso: http://www.clubedagraxa.com.br/blog/como-lubrificar-os-pivos-da-suspensao/
Tentei fazer isto na minha SW4 93, mas tinha um tampão de plástico no lugar da graxeira (marcada pela seta na primeira foto).
Na de vocês também é assim? Amanhã, vou tentar remover o tampão pra ter certeza.
Minha viatura tá fazendo alguns rangidos e estalos. Acho que é falta de lubrificação mesmo.
jipinhotoyota
25/11/2013, 21:20
Sandro,
quanto à graxa, tô usando à base de sabão de lítio (azul). É recomendável também as que contém bissulfeto de molibdênio, mas são bem mais caras. Acredito que não são indispensáveis, a não ser que tenha costume de atravessar rios com o carro. Dizem que é bom evitar aquelas à base de sabão de cálcio, pois não duram muito tempo.
Um abraço
Troller-a-vista
25/11/2013, 22:34
Antes de sair por ai engraxando tudo e todos, saiba quais graxas sao apropriadas a cada componente.
EU nao sei todos os efeitos e aplicacoes, isso vc deve procurar saber, mas nao caia no golpe de achar que tudo serve pra tudo. Nao é bem assim.
Por exemplo, a molykote que contem bissulfeto de molibdenio, é uma das melhores nesse quesito e de uns anos pra cá, ficou bem mais barata, antigamente custavam os olhos da cara, tipo 500 gramas iria pagar bem mais de 150 reais, hoje isso deve ta por bem menos de 50 reais.
A molykote é excepcional, por exemplo pra aderir aos metais, ela gruda neles de tal forma que forma uma barreira que envolve as moléculas e sua formulacao é ideal pra lugares com alto atrito e faz com que td deslize com uma forma que vc nem imagina - nao nao é pra usar no sexo... - ideal por exemplo pra rolamentos, peças móveis etc.
A graxa azul ou náutica é uma graxa bem interessante, mas dificil de encontrar, muito interessante pra lugares onde estará em contato com agua, pois ela repele a agua e parece uma cola, é difícil de retirar e nao fica caindo ou pingando.
A graxa comum, tb chamada de amarela ou marronzinha, é uma graxa com baixo poder de lubrificacao, mas em contrapartida ela nao resseca facilmente, ótima pra por em lugares onde fica exposta ao tempo, como portoes, rolamentos de portoes, entre outros lugares. Mas nao pode ser aquecida, nao pode muita coisa que um rolamento por exemplo de alto atrito ou impacto vai sofrer..
A graxa branca nao lembro direito, usei muito pouco, mas bastante usada erroneamente em correntes pois tem poder de repelir a sujeira pode ser usada em lugares onde o acesso é dificil (portanto pessimo pra ficar limpando e desmontando qdo sujar), como fechos de portas de carro, acopladores, comutadores entre outras coisas...
Enfim, tem uma infinidade de graxas, 99% delas usadas erroneamente, algumas simples outras baratas outras raras e muito caras.
Lembre-se dependendo de onde for aplicar, quanto menos graxa colocar melhor, pois muita graxa exerce uma forca contraria, podendo destruir selos, borrachas, inclusive ferro, pois com o calor, esquenta e expande, ja vi rolamento estourar por usarem muita graxa ai já viu, estoura mesmo. Qdo nao a alta pressao interna pode frear ou prejudicar o bom andamento do equipamento.
AHH e nao se esqueca de procurar as graxas liquidas, podem ser especialmente interessantes para lugares de acesso quase impossivel ou apertados ou especificos...
Troller-a-vista
25/11/2013, 22:36
ahh... a molykote ou bissulfeto de molibdenio nao é muito boa com a agua... pra isso procure a graxa nautica.
procure se informar tb sobre os materiais que estarao em contato. por exemplo fibra de carbono só aceita um tipo de graxa sob pena de dissolver.
pontos onde ha borrachas e silicones, tb procure se informar, pq nao raramente as graxas sao a base forte de querosene e apenas petroleo, o que ataca as borrachas...
ThgVieceli
25/11/2013, 22:48
Cuidado com os pivos!!! Eu enchi demais um e estourou a borracha (coifa) dele hehehe. Agora levo numa oficina onde troca óleo e engraxa, os caras são profissionais e cobram R$ 7,00/litro aplicado, bem barato acho que é MARFAK o nome da graxa, não sei se boa... Engraxei apenas 2x e tem sido bom. Abçs
guilhermeabreu
25/11/2013, 23:27
Das graxas comuns a MARFAK é uma das melhores .
Qto aos PIVÔS , eu já comprei originais TOYOTA e eles veem com a graxeira fechada com um parafuso , daí teria que retirar o parafuso e colocar uma graxeira no lugar , mas na época que comprei estava com pressa e não fiz isto e para retirar o parafuso e colocar a graxeira com ela no lugar é uma bosta , muito difícil o acesso . Mas se conseguirem tem que colocar graxeira com ângulo de 45 graus para facilitar as lubrificações posteriores .
SandroGaúcho
26/11/2013, 12:02
Valeu pessoal
Eu estou usando a graxa da marca Ipiranga Litholine MP, tem um tom avermelhado.
A minha preocupação é porque eu ando em areia de praia e depois lavo em baixo com mangueirada mesmo.
Tem mecânico que diz que tem que engraxar o pivô e outro dizendo que não precisa, somente na montagem, entãosses...
OliverThies
26/11/2013, 12:37
Pergunta de cabaço.
A minha precisa engraxar?
Troller-a-vista
26/11/2013, 13:13
pessoal lendo o topico e inclusive o meu post, estou percebendo que alguns classificam as graxas pelas cores, o que é comum! Mas a cor nada mais é que um corante (na maioria dos casos)!
Uma graxa pode ter cor azul e nao ser nautica, ser branca mas nao ser de X elemento e por ai vai... Nao se apeguem as cores, isso é um erro gigantesco que muita gente insiste em dar como certo, não é bem assim nao... Procurem saber para QUAL FINALIDADE ela foi desenvolvida, pressao, calor, atrito e principalmente, material base . Isso tudo se acha com facilidade pelo google em ARTIGOS (esqueca foruns e revistas especializadas, sao os que mais falam porcarias!).
Boa sorte!
SandroGaúcho
26/11/2013, 16:01
OliverThies
Eu engraxava inclusive minhas Kombis e sei também que caminhonetes e caminhões tem itens que precisam de engraxamento, como buchas, pivos, cardãns, trizetas, homocineticas, munhão, molas, etc...
Pergunta de cabaço.
A minha precisa engraxar?