PDA

Ver Versão Completa : Trinca no coletor da turbina



Caio Rivetti
16/11/2005, 16:10
Após 70.000Km, muito satisfeito com o desempenho da minha Hilux 5L turbo, o coletor de escape do meu kit turbo trincou do nada, uma trinca de mais ou menos 7cm de comprimento bem em cima da saida do cilindro N°3. O pior é que não sei quem é o fabricante do coletor, e não sei se a furação da minha turbina Mitsubishi TD04 è a mesma dos kits da IHI.
Quando der posto alguma foto.

SJKCaio
16/11/2005, 17:10
Xará,

Isso tem com soldar, mesmo sendo ferro fundido 8) 8) 8)

Caio Rivetti
17/11/2005, 09:03
Xara,
eu acho que essa vai acabar sendo a solução, eu não tava querendo soldar porque o lugar não é muito bom e eu não tenho boas recordações de coletores soldados. O do meu jeep quebrou duas vezes no lugar da solta, e não tava mal soldado não.

SJKCaio
17/11/2005, 09:33
Essa estória de se "jogar água" no coletor quente trinca, é lenda ou pode mesmo acontecer
?????

beni-rj
17/11/2005, 15:33
Essa estória de se "jogar água" no coletor quente trinca, é lenda ou pode mesmo acontecer
?????

Não é lenda não. O choque térmico provocado pela evaporação da água
quando jogada nas lavagens, com o motor parado, ou ao passar em poças de água de chuva, já
é suficiente para possíveis rachaduras. Por ocasião de travessias de rio, com muito maior razão.

Portanto, é aconselhavel envolver o coletor com anteparas metálicas ou material isolante a base de amianto ( não recomendável, por ser danoso à saúde ) ou fita especial própria para essa finalidade. Isso evita a evaporação rápida atenuando o choque térmico.

Quanto às possíveis alteração na performance dos motores vale a regra: Quanto mais quente na exaustão e mais frio na admissão tanto melhor.

Não esquenta, Caio, um bom soldador resolve isso fácil.

[]s Hiluxminados

Caio Rivetti
17/11/2005, 17:06
Sabe que eu não tinha pensado nesse lance da agua, sera que foi isso que aconteceu?
Bom de qualquer forma ja localizei o fabricante do kit, é a multiturbo, eles pararam de fabricar esse kit no final de 2003, justamente quando eu instalei o meu. Expliquei o acontecido a eles, e me disseram que nunca tiveram relato de algum coletor trincado. Por sorte eles irão fazer umas peças para reposição e dentro de uns 40 a 50 dias devo ter o meu novo coletor.
Beni essa ideia de por algum isolante me parece uma boa, principalmente para quem faz uso offroad do carro.

SJKCaio
18/11/2005, 10:37
O coletor original vem com um protetor de lata-aço , que é retirado na instalação do turbo :x :x

beni-rj
18/11/2005, 10:41
Caio Rivetti,

Caio

Se você estiver interessado na fita isolante ( importada ) dê uma olhada no seguinte site:

http://www.giba.com.br/

Tentei entrar agora mas a url está em manutenção.Tente mais tarde,há ( ou havia) boas informações
sobre o assunto quando consultei. Juro que não estou ganhando comissão!

[]s Hiluxminados

andrecneto
19/11/2005, 12:27
Caio,

Se puder optar pela troca da tubagem, eu penso ser a melhor opção. Depois que trinca, nesse tipo de local, naum tem como dimensionar o trinco...a solda vai ser sempre superficial (mesmo sendo Ferro).

Se eles te enrolarem com a peça, experimente falar com o Fabinho (www.intercooler.com.br) em goiânia. Eles fabricam o kit e provavelmente tem uma tubagem q serve pra vc.

grande abraço,
andré

Caio Rivetti
21/11/2005, 09:49
Andre,
eu vou trocar a tubagem sim, o fabinho foi a primeira pessoa que eu liguei, e ele me mandou ligar na Turbo Brasil em BH ( http://www.turbobrasil.com.br ) que é o fabricante do coletor deles. Mas como encontrei o meu fabricante acho mais facil esperar o coletor deles.